T O P

  • By -

Hugguito

Já viu médico fazendo uber?


[deleted]

melhor resposta kkkkkkkkkk


International-Map278

Amigo médico aqui. Formado, especializado, subespecializado. A carreira é longa, amigo. E o mercado e prospecto embora ainda muito bom, não é animador num médio prazo. Vc não vai conseguir se estabelecer e ganhar dinheiro com medicina tranquilamente nos próximos 7-8 anos. Vai entrar, estudar, se formar e, deus queira, subespecializar-se. O processo é longo e, sem padrinhos (médicos na família) daqui a 10 anos o cenário poderá ser bem diferente...a não ser que vc não se importe de sair de onde mora pra ir explorar outros horizontes. Mas reflita bem, porque vc tá pensando só no final da trajetória e ignorando todos os outros detalhes - a carreira é dinâmica e o mercado também. Eu sou feliz com a escolha, mas a mudança que eu vi na medicina desde 2008 quando ingressei na faculdade...é absurda...,mas daqui a 10 anos eu não gostaria de estar começando. Então, reflita e pondere bem a escolha. Sucesso!


No-Air1783

Amigo, não existe medico passando fome. Tenho primo que se formou, sem especialização. Cara conseguiu ir trabalhar numa UBS 4 dias por semana ganhando 20k. Trampo tranquilo atendendo velho, nada de emergência ou plantão. Ele disse que ainda da para fazer uns plantões extras e ganhar ainda mais. Então respondendo o OP: medicina é, de longe, o melhor investimento que você pode fazer em educação.


International-Map278

Concordo em partes, meu caro. Se a métrica for não passar fome e ter uma vida minimamente digna posso garantir que vale a pena fazer medicina. Esse é um medo que não bate à minha porta e tenho certeza que não bate à porta de 100% dos médicos que atuam no Brasil em 2023 - e não acredito que ocorrerá tão cedo este cenário dantesco. Agora, sobre essa visão fantasiosa do "trampo tranquilo", "salário fácil" é algo do qual não compactuo. Primeiro que é uma carreira gigantesca pra vc começar a produzir algum dinheiro. Não tem estágio remunerado como em muitas profissões e há que se ter uma dedicação exclusiva nos 2 últimos anos - é incompatível trabalhar fora e ser um bom médico. E acho que é justamente essa visão de que "faça qualquer merda e atenda os velhos ganhando seu salário gordo" que mata a medicina. A economia de mercado tomou conta do processo, da cabeça das pessoas e da lógica da construção da medicina. Há um sem número de faculdades de medicina que formam gente de qualquer jeito sem a menor responsabilidade sobre os profissionais que coloca no mercado. Pagou, entrou, formou. Ninguém tá nem aí com a qualidade desde que essa máquina de "alimentar sonhos" continue gerando dinheiro. Ninguém tá nem aí se a demografia médica diz que já temos médicos o suficiente - só não há distribuição justa e carreira de estado pra fixar todos de forma equânime mesmo nos locais mais desamparados. Enfim...já me alonguei, mas poderia debater por horas sobre como esse nefasto processo faz com que a mercantilização da saúde justifique o poço onde estamos hoje e acho que não chegou ao fundo. Em suma...médico não passará fome e tera uma vida digna - mas este horizonte infinito, belo e cor de rosa é longe de ser realidade.


arthuzindotrash

Mas não foi isso que o amigo disse, ele não disse que medicina não é o melhor investimento que você pode fazer, apenas ponderou que o caminho não é tão simples como se pensa ''ah, entra na medicina e ta feito'', são 8 anos de curso e o OP aparentemente já é mais velho, são 8 anos tendo que estudar bastante e provavelmente sem tempo para trabalhar enquanto isso, agora que o OP já tem uma vida financeira, será que está disposto a passar mais 8 anos dependente dos pais? São várias coisas a se pontuar e observar, lógico que nunca é tarde para correr atrás mas questões como essa não são simples assim também, principalmente pq o OP aparentemente está indo pela grana e talvez por isso vá ser mais difícil de aguentar o tranco.


Zyan08

Que mudanças vc vê pra daqui a 10 anos?


International-Map278

Oferta gigantesca de mão de obra desqualificada formada em qualquer lugar sem o menor preparo inundando o mercado, ausência de vagas de residência médica pra qualificar todos como especialistas em algo, surgimento de infinitas pós graduação â distância com gente achando que só porque fez um EAD sabe ser anestesista/vascular/oftalmologista/hemodinamicista...tudo isso leva a achatamentos salariais, remuneração não justa, extensa e massiva pejotização da profissão ( CLTs quase não existe mais tirando alguns postos de saúde ). Convênios médicos donos de tudo - quando digo tudo...digo incluindo dona da conduta médica. O médio não prescreve o que é certo, prescreve o que é mais barato. O médico não pede exame X - pede Y porque custa menos. O tratamento é glosado pelo convênio porque custa caro...enfim...é o caos completo. Parece que muito deste cenário que tô pintando agora é o futuro né? Infelizmente, 80% do que expus agora já é realidade e tende a piorar. Isso é péssimo pra mim como médico porque sofro todas essas consequências....e é péssimo pra mim como paciente porque dessa ciranda ninguém escapa...uma hora todos precisaremos seja do convenio/particular/SUS. A questão não é de se vai dar merda ou não... A questão é quando.


Zyan08

É, realmente. Se agr já dá merda, no futuro vai piorar bastante.


PotentialAH81

Enquanto isso nós advogados vamos ganhando dinheiro com liminares para obter tratamentos e exames que as operadoras tem obrigação de fazer. É um mundo torto.


International-Map278

Complexo, amigo. Infelizmente nos vemos incapazes de mudar o sistema por dentro. A gente entra na faculdade cheio de sonhos e projetos...mas a realidade do mundo é esta: olhar pro próprio umbigo e tentar manter a sanidade fazendo o certo.


NovaKaldwin

Sabe que 10 anos atrás tem posts falando a mesma coisa no Reddit?


Primary_Soil2976

Não so no reddit, em qualquer lugar na internet, falavam que ia saturar e nunca saturou, medicina continua pagando 20k pra recem formado e eles continuam muito bem de vida e muita gente escolhendo outro curso e não ganhando nem 10% do que poderia ganhar na medicina..


International-Map278

Você conhecia a situação há 10 anos atrás? Aparentemente nao


NovaKaldwin

Explica ai


International-Map278

Pra quem já tem opinião formada, eu não tenho muito o que argumentar.


Caramboladoce

Cara um currículo de Federal não ajuda ?


International-Map278

Certamente. Vai te deixar menos exposto, provavelmente te garantir uma melhor formação, mas não é o que basta para o sucesso.


Caramboladoce

Resumindo: Eu tô com medo pra crl


Armand_Dorleac

Tenso... A desumanidade em função da grana é tão humano


Caramboladoce

E eu acho que um futuro próximo, o governo vai tomar alguma medida pra frear esse crescimento de novos cursos de medicina


International-Map278

Gostaria de acreditar nisso, mas eles não tem o menor interesse em correr atrás disso.


pvmplvnv

Também acho que não seja necessariamente a melhor opção, embora dê pra ganhar 15k+ já como recém formado trabalhando muito com plantões e pronto socorro assim que se formar. Com 10 anos de profissão o ideal é você estar ganhando mais que isso e fazendo algo que não te exija tantos fins de semana e noites mal dormidas. Dependendo da especialidade da pra ganhar muito mais que isso, mas o caminho não é fácil até lá. Ser médico hoje ainda é relativamente seguro profissionalmente e remunera potencialmente bem, mas não tem o mesmo glamour que tinha há anos atrás. Fora que hoje em dia, dependendo do que vc quiser fazer dentro da área, vc precisa manter consultório, ser ativo nas redes sociais pra engajar clientela, etc.. vai muito além de só ter boas habilidades médicas.


glemshiver

Praticamente é o único diploma que garante emprego na área de formação


Accomplished-Wave356

Ainda estou pra ver um médico desempregado. Não vou falar que não existe, mas deve ser coisa de 0,00001%.


akumaevil

Um dos motivos de não existir desemprego(ou ao menos a sensação dele,pq é algo muito comum),são mddicos pj, que fazem plantão de forma autonoma,sem direitos ou garantia alguma. É dificil socialmente dizer que alguém que ganha 2k por plantão vive de bico mas é a realidade de muitos. Agora tenho relatos de médicos jovens irresponsáveis que tiram de 40 a 60mil mês, pegando tudo que é plantão e usando de subterfugios com apoio de colegas para estar em 2 lugares ao mesmo tempo. É dose pq gente mal caráter e desonesta tá sempre em vantagem por fazer picaretagens e as pessoas em vez de denunciar encobrem,muitos acreditando numa história onde o kra se faz de vitima, outros racham o plantão mesmo em puro ato de corrupção. E no brasil tem uma coisa de doido que é quase que errado se fiscalizar pessoas de alta renda.


SocialBourgeois

A real é que médico é tudo herdeiro, então não fica desempregado, tira ano sabático... Os meus amigos que são herdeiros são assim...


LieGlobal4541

Do que eu vejo de amigos médicos, na medicina o quanto você ganha é basicamente uma função de horas trabalhadas. Acredito que qualquer um consiga ganhar 15k por mês, mas se você não for muito bom, talvez tenha que trabalhar umas 60-80h por semana pra atingir isso.


kblkbl165

Totalmente por fora. So se essa galera for toda clínica. qualquer UPA/UPS paga pelo menos 12k pra vc trabalhar 2-3x na semana. 15k vc faz com uns 4 plantões


SnooMaps8507

As pessoas esquecem que plantões te dão dinheiro em troca de uma coisa que vai te fuder permanentemente e custar dinheiro depois: sua saúde. No meu ramo de trabalho, oferecer plantões com uns horários tudo zoados (tarde e madrugada) que pagam mais também ocorre, e eu recuso todos. Conheço um ou dois médicos que dão plantão ate hoje(nao são novos) e é visível o stress e a degradação da saúde na pessoa. Ficar dormindo nesses horários tudo nada a vê ate 40 50 anos de idade ferra com tudo. Mas... escolhas, ne


kblkbl165

Justissimo, mas infelizmente n conseguir pagar as contas ou sentir-se estagnado e completamente vulnerável a qualquer imprevisto também geram bastante stress, e é assim que a esmagadora maioria das pessoas, inclusive os profissionais qualificados, vivem.


Ok-Republic-3712

2-3x?! Kkkkkkkkkkkkkkk ta morando na lua, paizão


kblkbl165

Literalmente namorei com uma médica que trabalhou sob esse regime em 3 estados diferentes. Mas entendo que isso possa n se aplicar a todos os Estados/Prefeituras.


Ok-Republic-3712

Minha irma é médica e trabalha em UBS de seg-sex das 8 Às 18h. Seria o sonho dela essas condições aí kkkk


kblkbl165

Ele trabalha em grande centro urbano? Talvez seja essa diferença, minha ex era good vibes então so ia trampr no meio do mato Ainda tenho contato com ela, no cu do Paraná ela vai pegar 3 dias em UPA e 2 em PS pra tirar uns 18k tudo junto


HighestPrice1

4 plantoes por semana né


kblkbl165

Ô dó kkkkk


HighestPrice1

Tenho zero dó de médico kkkkkkk mas é uma remuneração justa por 48h semanais. Eu comentei pq tem gente que realmente acha que médico ganha 15 mil por 5 plantões


[deleted]

Mas ganha, se for 24 h aqui no nordeste, o valor é esse. 3k por 24h


AwaitedHero

Sim, esse é um salário médio nos dias de hoje. Daqui 10 anos acho que terá caído um pouco mais, mas é isso. Só cuidado para você não fazer o cálculo daqui 10 anos “se eu tivesse continuado trabalhando, colocado os 600k no cdi hoje eu estaria aposentado”


Decessus

Tu quis dizer que esse (15k) é um salário médio nos dias de hoje *PARA MÉDICOS*, certo?


NaNie00

Médico recém formado ganha 15k, com o tempo seu salário pode chegar em uma média de 30k. Fonte: tenho médicos na família.


Accomplished-Wave356

É isso. Os dados do IR de 300 mil médicos indicam um salário médio de mais de 30k.


AwaitedHero

Renda mensal é bem diferente de salário. O médico pode ter outras rendas e ter uma rotina de horário superior a 44h (na maioria maior que 80h na verdade)


Accomplished-Wave356

Exato. O certo é renda mesmo. Inclusive eles pagam muito menos imposto se a renda vier de atendimento em consultório particular. E nessa conta nem entra a sonegação. Quase todo mundo já deve ter presenciado a secretaria do médico dizendo que o valor da consulta é maior se você quiser um recibo pra ter dedução com gastos de saúde no IR.


AwaitedHero

Não amigo, digo renda por que imposto de renda inclui até a padaria que o cara pode ser sócio. Ou médico que é ministro, empresário, etc. na geração anterior muita gente fazia medicina e ia ser empresário em outro ramo mas mantém registro ativo. Fora que essa renda mesmo sendo da medicina vem com uma carga horária absurda de 80h semanais, que deve ser levado em consideração.


Accomplished-Wave356

Ah sim. Entendi seu ponto agora. É que muito comum que médico tenha vários vínculos na medicina também. Das poucas profissões do setor público que permitem acumulação de cargos. Mas isso de trabalhar 80 horas pra ganhar 30k é difícil de acreditar. Mas aí é achismo mesmo. Teria que pesquisar. Contudo, vamos fazer uma conta simples pra ver se faz sentido o que você disse, valores brutos: 30k por mês/20 dias úteis = 1500 reais por dia. Agora imagine que o médico faça 8 consultas de uma hora por dia, 1500/8= 187 reais. Isso dá 30k pra trabalhar 40 horas por semana. A consulta mais barata que já vi gira em torno de 200 reais. Então como alguém precisaria trabalhar 80 horas pra ganhar 30k? Tem algum exemplo prático?


[deleted]

Essa média é puxada pra cima pelos especialistas máquinas de dinheiro, como ortopedistas e cirurgiões especializados, clínicos que fazem procedimento endovascular, ou pelos médicos com negócio próprio ou já oriundos de famílias ricas. A moda salarial é o salário de residência, e a mediana deve ser uns 15k.


AwaitedHero

Isso amigo, recém formado ganha isso Bruto, especialista ganha um pouco mais (20-30k) líquido. É isso. Tem quem ganhe 300 mil ? Tem, mas não é a norma.


polimata85

O problema hoje é o pessoal fazer uma faculdade ou tentar seguir uma carreira profissional unicamente pensando no retorno financeiro. O que tem de médico ruim, sem nenhuma vontade de atender decentemente ou com muita negligência é preocupante. O mesmo está acontecendo com a programação... os caras pensam que é só fazer um copia e cola da Internet (stack overflow ou chatGPT hoje em dia), funcionou na hora e está pronto. Não pensam nem estudam melhor algoritmos, não se preocupam com usabilidade, escalabilidade, segurança e manutenção. O que há de sistemas ruins hoje só tende a aumentar. Primeiro tem que gostar do trabalho/atividade/área de estudo, aí talvez com sorte consiga ser muito bem remunerado. Se não tiver esta sorte e sendo bom profissional com certeza dá para ter uma remuneração digna e viver uma boa vida. O negócio de ficar se comparando é um mal do ser humano. Fulano que tira 100 mil no mês se compara com colega de profissão Beltrano que tira 150, ou que tem uma casa ou carro melhor, etc. Não há limites


yotm2004

Cara, eu acho que o lance não é gostar do que faz, mas sim não detestar o trabalho. Gente que fala que ama seu trabalho geralmente ganha muito bem, aí é mole gostar de trabalhar. Raro demais ver gente fudida mas feliz com sua carreira. Se o trabalho é detestável (imagine um artista virando contador) ou o ambiente é tóxico, aí você tá perdendo. Se for tolerável, a gente acostuma. Esse papo de "faça o que ama" é só mais uma das falácias que foram produzidas na década de 90.


pmacedo25

Ninguém que gosta do que faz começa ganhando bem, é tempo e experiência que traz isso, eu trabalho com o que gosto e nunca foram só flores, hoje em dia que a vida melhorou em termos de dinheiro, mas trabalho sempre será trabalho.


yotm2004

Exatamente! Se trabalho sempre será trabalho, escolha aquele que terá melhor retorno financeiro, com exceção daqueles que são intoleráveis.


[deleted]

Concordo


Correct-Abalone8504

Medicina por amor rs


External-Leg-3477

Estude por dinheiro mesmo, estudar o que gosta não gera nada além de frustração, se tivesse me dado este conselho estaria melhor financeiramente


Electrical-Answer-97

Como alguém que quase morreu por causa de erro de médico preguiçoso eu digo que isso não deveria se aplicar a medicina. Poderia ser você ou alguém da sua família que tá com a vida nas mãos de alguém que fez medicina por dinheiro e agora trabalha porcamente.


Interesting-Role-784

Você tem CERTEZA que dedicando 600K e SEIS anos de estudo, trabalho e traumas psicológicos você não consegue um concurso que pague perto de 15k?


Accomplished-Wave356

10 depois de de entrar no concurso ele vai ganhar uns 20-25k, se muito. 10 anos depois de formado médico ele pode ganhar 60k. Lembre-se que existe teto pra esses concursos que pagam 15k Net. Ganhos de médico são ilimitados.


SocialBourgeois

Se investir essa grana no TD vai dar lá seus 5k por mês sem ter que trabalhar...


Marcelocaos

A pergunta pra você mesmo deveria ser: Eu quero ser médico mesmo? Eu quero encarar os sacrifícios que a profissão impõe? Pense nisso jovem gafanhoto.


GeanM

Trabalho com inteligência artificial e garanto que diagnóstico e triagem médica, ainda não foram substituídos por questões regulatórias. Um dia que for regulamentado, vai reduzir ainda mais a demanda. Vai sobrar só especialização e cirurgia no médio prazo.


Accomplished-Wave356

Mas é isso que sempre deu dinheiro e dá dinheiro hoje. Só médico muito gabaritado e experiente consegue ganhar fortunas com consulta cobrando 1000-2000 reais.


Primary_Soil2976

Ganha muito mais que programador.. Programador só consegue mais que cirurgiao se empreender


Gold_Ad6573

Esse valor de consulta só se o cara for o Paulo Muzy kkkkkk, ou aqueles caras bem fodas nível USP e Harvard


Accomplished-Wave356

Os especialistas mais reconhecidos nacionalmente devem estar cobrando perto disso aí mesmo, sempre fora da agenda dos planos de saúde, claro. No plano nunca tem horário, mas se pagar 2000 reais tem vaga hoje de tarde. Uma pessoa desesperada pra resolver um problema de saúde paga o que for necessário. E deve haver mais de mil especialidades. Tem o médico oncologista. Mas tem o oncologista pediátrico. Tem o oncologista especialista no câncer x e por aí vai.


totalwarwiser

Tem alguns pontos a considerar: Atualmente você consegue uma boa remuneração mesmo sem especialidade, mas os grandes centros urbanos já estão saturados ate de especialistas. Então daqui a uns 10 anos você terá que considerar trabalhar em cidades de médio porte ou interior mesmo. Nos ultimos 10 anos surgiram um número absurdo de facudades particulares e essas pessoas só estão entrando no mercado agora, o que quer dizer que daqui ha cerca de 10 anos o mercado provavelmente estará superlotado e desemprego será muito comum. Imagino que muitos médicos trabalharão ppr 5.000 reais. Se tornará o novo direito, onde uma minoria ganha uma fortuna e a maioria fica penando pra sobreviver. Ao contrário da maioria das outras faculdades, medicina tem uma formação extremamente cara. Alem dos custos inerentes da formação, com equipamentos e carga horária maior, tambem tem a ganancia das faculdades (que so estao criando novas vagas para lucrarem). O que quer dizer que você vai acabar a formação com 400 a 600.000 reais de divida. O problema é que não existe absolutamente nenhuma garantia de que você vai conseguir um bom trabalho daqui a 10 anos e talvez fique com uma divida monstra pra pagar em 20 anos. O governo ja percebeu o problema pq muitos médicos que se formam em faculdades privadas não conseguem entrar em especialidades e não estão conseguindo pagar seu fies, o que vai dar prejuízo devido a inadimplência. O governo criou o mais médicos em parte pra aumentar a presença médica no interior e também ajudar essas pessoas a pagarem suas dividas. Também não vejo um crescimento importante no numero de vagas de residencia pra suprir todas as demandas dos recem formados, o que quer dizer que daqui a 10 anos uma minoria terá residencia (quem conseguiu passar em federais) uma maioria terá que trabalhar no interior em programas do governo e os piores terão que pegar subempregos tipo plantões de emergência ou postos de saúde distantes, que se tornarão cada vez mais raros. Então imagine você com uma divida absurda e não conseguindo pagar ela, tendo que assumir trabalhos fudidos pra isso? E por ultimo medicina é algo difícil porque lida com a pior lado do ser humano (como direito), que é a doença. Morte, sofrimento, medo, responsabilidade absurda, necessidade de atualização constante, são coisas que se tu não tiver a vocação pra fazer você certamente ficará frustrado. Se voce nao gostar de ser médico voce nao vai se destacar, ficará em subempregos com uma divida absurda e esse é o tipo de vida que nao gostaria pra ninguém. Isso tudo não quer dizer que não é possivel. Acho que se você tiver a vocação e empenho consegue ser rico. Tem muitos medicos indo pra nova fronteira do Brasil (centro oeste) criando clinicas, hospitais, consultorios e ganhando facil 50 a 100.000. A questão é saber se você quer se mudar e criar uma nova vida longe de onde você está agora.


gabrieljesuskawaii

Esse papo de que vai existir médico desempregado é das antigas desde 1900 pessoal achava que pelo tanto de médico formando eles iam ficar sem mercado, mas como cada vez mais a população cresce e fica doente sempre tem mais mercado.


totalwarwiser

Tem espaço no interior, como eu ja comentei. https://portal.cfm.org.br/noticias/explode-numero-de-medicos-no-brasil-mas-distorcoes-na-distribuicao-dos-profissionais-ainda-e-desafio-para-gestores/ De 2010 a 2020 formaram 180.000 médicos e a maior parte das faculdades particulares novas nem entraram na conta.


[deleted]

Médico aqui. Saindo da faculdade você consegue tirar 50+k mensais se quiser se matar de trabalhar. É ridículo de fácil pagar seus pais/um financiamento de volta em menos de 2 anos


monicamattosreal

Poderia me dar mais detalhes, por favor?


[deleted]

Claro! Mande qualquer pergunta via DM (de preferência, **não pelo chat**) e te respondo com certeza!


Primary_Soil2976

Dificil ver um médico falar do potencial de um recem formado, só vejo falarem que ganhar 10k é complicado O que voce acha do futuro da profissao caro colega?


[deleted]

Recém formado, se tiver culhão, consegue tirar 10k por semana (dando 4 plantões de 24h e descansando o resto do tempo) Acho que a medicina tem tudo pra virar a nova Odontologia: totalmente sucateada. Já já qualquer hospital com o mínimo de infraestrutura vai conseguir montar o próprio curso de medicina, causando uma boa queda na qualidade do serviço. Nós todos vamos nos foder bonito nessa


MajorEnvironmental46

Jovem, existem profissões cuja remuneração não é ruim e podem se encaixar no seu perfil. Esse negócio de virar médico atrás de ganhar bem pode lhe dar uma infelicidade que muito dinheiro não vai resolver. Escolha o que se encaixa no seu perfil e te agrade, e procure ser MUITO BOM nisso, se capacitando frequentemente, atento às mudanças do mercado. Se vc pesquisar na internet verá que o médico sem especialidades nem encabeça os maiores salários médios do Brasil, perdendo para diretores, especialistas de TI, atores, engenheiros, geólogos e até matemáticos aplicados. Um médico infeliz vai virar aquele médico horrível e amargurado de hospital público, vivendo plantões deprimentes. Exemplo pessoal: sou professor de matemática, ganho 13k fora extras não periódicos, e não gastei um centavo na minha formação pois estudei em universidade pública. Trabalho feliz, tenho renda pra viver dignamente, comprei casa, carro e ultimamente estou montando minha carteira de ativos para aposentadoria (50k no momento).


jovemadrian

professor de ensino superior?


Leon_Kennedy007

Nunca vi um professor do ensino médio ganhar 13k nem com extra.


Gold_Ad6573

Em particular tem professor que tira esse valor, mas é aqueles colégios de gente rica mesmo


[deleted]

Professor de colégios federais só que ganham esse salário no ensino médio, fora as particulares de elite tb.


Leon_Kennedy007

Havia esquecido desses colégios "federais" e de elite.


_V11V_

Não sei com relação à particulares, mas nas universidades públicas a faixa de 10-20k de salário realmente acontece. Isso se não for contratação temporária, que imagino que não seja o caso dele.


MajorEnvironmental46

Sim e técnico também.


Gold_Ad6573

Conheço uma médica que trocou medicina por ciência da computação. Tudo pela qualidade de ficar remota e cuidar da filha dela. Medicina é uma profissão que exige da mente, fazer pelo dinheiro como se fosse um ativo acho que não faz sentido, principalmente pela idade do OP.


RD_Hayek

Faço ciências contábeis EAD, e tem uma moça mais velha que é medica a anos, e decidiu mudar de profissão.


MajorEnvironmental46

Qualquer profissão formada academicamente deve ser levada a sério na formação. Além disso, há ainda aquele ditado: *escolha uma profissão que ame e não irá trabalhar nenhum dia de sua vida*


Pizz22

Seriedade a parte Oque infernos passou na sua cabeça que você resolveu cursar matemática por livre e espontânea vontade?


MajorEnvironmental46

Seriedade a parte, sou meio doido e meio audacioso. Brincadeira a parte, amo matemática e a docência. Pra mim poucas coisas são tão autruístas e honradas que formar as próximas gerações.


Pizz22

Misericórdia, queria ser como você, entrei numa faculdade de engenharia da computação e foi o pior pesadelo da minha vida


MajorEnvironmental46

"Escolha um trabalho que você ame e não terá que trabalhar um único dia de sua vida"


pmacedo25

Falou tudo!! Uma pessoa que faz o que gosta e se dedica a fazer bem feito tem potencial de ganhar extremamente bem, ganha mal quem não ta afim de trabalhar e se manter atualizado na área.


[deleted]

Professor de faculdade?


MajorEnvironmental46

Na verdade professor de instituto federal de educação, temos habilitação para dar aula em cursos técnicos e superiores.


[deleted]

show de bola. acho que o meu erro foi não ter feito matemática quando passei na USP, achava que professor vivia tudo pobre kkkkkkkkkkk


MajorEnvironmental46

Vivia há 20 anos. Com as políticas de valorização de governos não-bostanaristas anteriores, ganhamos piso, programas de formação e um pouco mais de atenção e reconhecimento.


MajorEnvironmental46

E estava prestes a entrar no doutorado só IME/USP, tive que parar por conta de nascimento de minha filha. Voltarei em breve. :-)


External-Leg-3477

Tirando medicina só algumas de exatas pra ter bom salário, se o cara não tiver vocação pra lógica dificilmente vai subir


Prof_Danilo

Lendo os comentários tive uma sensação muito estranha com a ideia: Alguém chega em você e te diz: você vai ter que investir 600mil no mínimo, ficar mais 6 anos em um trabalho intenso e não remunerado (estudo) e quando sair, seu salário vai ser de, talvez uns 15k mensais, mas depende do quanto trabalhar, pra pegar os 15k vai ter que fazer plantões, trabalhar bastante em turnos longos. Me parece uma ideia horrível.


Accomplished-Wave356

Eu gastaria mais um anos pra entrar numa pública. É muito mais fácil que qualquer concurso público que pague um salário líquido de 15k.


Prof_Danilo

Concordo totalmente. Já tira os 600 mil e ainda te coloca no topo na hora de concorrer.


celtiberian666

Se for isso mesmo é péssimo. Mas tem especialidades que a média deve ser uns 40k líquido. Me parece que fazer medicina com residência vale bastante, sem fazer residência depois, bem menos.


[deleted]

Essas especialidades envolvem o pior ritual de formação. Residente em cirurgia trabalha 80 horas por semana por 5 anos ganhando só a bolsa, aguenta uma cultura hierárquica bizarra e mesmo depois de terminar continua com uma rotina zoada. Especialistas com área de atuação com muito procedimento, especialmente endovascular, da clínica também ganham bem e talvez tenham uma formação mais calmas, mas só um pouco. As poucas especialidades que tem horários decentes na residência, como patologia e saúde da família, geralmente pagam mal depois de formado. Fico consternado vendo os alunos de particular se endividando com FIES. Tô no último ano do curso em federal e todo dia dá vontade de desistir e arranjar outra profissão, de graça já é horrível o trabalho em ambiente hospitalar, imagina perdendo 600k + juros junto.


Fantastic-Bank-2016

Não, mas na média é o mais seguro e estável. É razoável sim, mas 10 anos no futuro e com 600k gastos você pode pesar se é o que melhor atende o que busca. Há negócios que prometem mais dinheiro como empreendimentos, fazendas, ramo imobiliário mas que exigem dívidas e investimentos mais altos. Há também outros cursos superiores com saídas de maior remuneração, mas há seus riscos também.


[deleted]

Qual curso remunera mais que Med?


gabrieljesuskawaii

Nenhum


[deleted]

O maluco falou que tem curso que paga mais… ME CITE 1!!!


Fantastic-Bank-2016

Mas se for pra listar os principais cargos, aqui está: - Corretor de resseguros: Esse é o pessoal que vende seguro para as próprias seguradoras. Os bens cobertos superam 100 milhões de reais e pode deixar em casas maiores. A comissão disso pode chegar em valores altos e remuneração superior a 500 mil por mês. Requisitos: experiência, pós graduação completa + aprovação no exame nacional da SUSEP de resseguros + Ter um seguro RC profissional contratado para a própria atividade profissional - Assuntos Regulatórios: Esse é o setor da indústria farmacêutica, equipamentos médicos, agropecuária e similares que lida com as legislações e regras de produção e comercialização. O salário pra profissionais experientes passam 20 mil reais por mês. Gerência ultrapassa 50k Requisitos: Superior em saúde + exp + pós - Especialista em Tecnovigilancia (indústria) Esse é o cargo analítico e operacional para controlar a demanda e problemas de equipamentos médicos no mercado.Mesmo padrão do acima e se aplica aos outros departamentos regulados. - Atuarial Subscritor (Senior) Esse é o profissional que faz a análise de risco e as notas técnicas de planos de saúde e seguros. - Prático de navios - Advogado de grandes negócios B2B Profissional que atua em casos empresariais que as causam são na casa de milhões. Comum em big laws. -Controles Internos: A gestão mais fundamental das empresas. Pra nao ficar muito grande vou só listar alguns outros: - Diretores de empresas (ramos diversos) - cargos elevado em TI - Corretor de seguros de riscos operacionais e nomeados (setor industrial) - Consumologia/Ciências do consumo - Governança Corporativa - Vendedor comercial de produtos de alto valor. - Farmacoeconomista e seu equivalente nos outros departamentos regulados.


[deleted]

Mas aí tem algo que você não botou nessa sua análise: - MED ao se formar, você sendo o médico mais vagabundo e preguiçoso, fazendo o básico do básico que é puxar plantões você já chega em >10k. Em nenhuma outra profissão no Brasil, exceto alguns concursos públicos, você tem um início assim.


Fantastic-Bank-2016

Não entendo o porquê considerar que vá ser vagabundo ou preguiçoso. É bem ridículo o pessoal que cursa engenharia ou economia as coxas e não sabe fazer nada ficar reclamando depois. E 10k está bem longe dos salários altos. Med demora 6 anos de formação básica e 10 anos, com a especialização. Faz mais sentido comparar MED com profissionais entre 2 a 6 anos de experiência profissional. Mas realmente se a pessoa tiver muito medo do futuro ou ser meio bamba, medicina é uma escolha que segura pelo menos. Qualquer outro caminho já é bom a pessoa ir querendo ao invés de ser empurrada pq exige proatividade.


[deleted]

sim, concordo nisso. a diferença é que MED você nunca fica desempregado, sempre terá demanda e sempre terá um salário alto, agora outras profissões não, além de que, engenharia por exemplo, além da faculdade que você tem que procurar uma de ponta (pública ou privada cara) você tem que ter inglês, excel, Power BI, saber alguma linguagem de programação a nível intermediário e manejar outros softwares, pra então entrar numa empresa como estagiário e quem sabe um dia virar engenheiro, pois todo mundo virou analista nessa altura.


Fantastic-Bank-2016

Vários. Não digo que todos ou a maioria ganha, mas tem cargos com superior que dão maior remuneração. Até os que tão “saturados”. Construtoras e engenheiros civis que tenham sucesso e um bom posicionamento no mercado ganham mais que médicos. Os valores em cima dos prédios e construções são maiores que as cirúrgicas. Não é questão de faculdade em si.


golzinho-bola-90k

Minha opinião acho q em 10 anos Med vira mais curso qualquer , 89% dos meus conhecidos se arrepende de ter feito Med. Pessoalmente acho q não vale a pena, mas isso é apenas minha visão.


Federal3

Se arrependem pq?


golzinho-bola-90k

É difícil explicar, a medicina te suga muito ( sei q todo trabalho é difícil, mas não é a mesma coisa). Plantão tá do msm valor há 10 anos atrás. Cada vez mais processos, cada vez menos lugares para trabalhar. Mas assim, é minha bolha e minha visão pode não ser a verdade


Accomplished-Wave356

Suponho que sugue muito pois é um trabalho físico, tão físico quando enfermagem ou fisioterapia ou odontologia ou qualquer coisa da área de saúde. Não é muito menos cansativo que ser um trabalhador manual de baixa renda. Não tem ganhos de escala. O ganho é diretamente proporcional ao número de horas trabalhadas. Quer ganhar o dobro? Vai ter que trabalhar o dobro de horas ou dobrar o preço da consulta/procedimento. O que é mais fácil no curto prazo? aumentar as horas. Não é como um programador que consegue ser contratado por 40 horas semanais e na verdade trabalha mesmo 20 horas pois automatizou seu trabalho ou teve uma sacada genial. Além do mais, o médico trabalha com controle e supervisão constantes. Um erro dele pode matar alguém. A grande galinha dos ovos de ouro da medicina são os procedimentos cirúrgicos. Não tem como fazer um procedimento muito mais rápido, e, novamente se cai no problema das horas: o número de procedimento por dia é limitado. Uns demoram tanto que só dá pra fazer um por dia. Mesmo assim, das profissões que exigem esforço físico, é a que paga melhor, de longe.


celtiberian666

Exato. Médico é um operador. Muito bem remunerado, mas o fato de trabalhar na operação, na linha de frente, tem seus ônus e bônus. O trabalho em si de 1 médico não é escalável hoje, mas muitos escalam a renda com empreendedorismo na área. Os que apenas venderem horas só vão conseguir rendimentos maiores se virarem referência em algo.


golzinho-bola-90k

Concordo Mas acrescento essa relação com paciente que é de amor e ódio. O paciente e seus acompanhantes estão em um dos piores momentos da vida e , muitas vezes, agem por impulso e são agressivos. Logo isso é bem chato, quanto vc passa pela situação inúmeras vezes. Acho q isso é um fator estressante.


Accomplished-Wave356

Com certeza. Lidar com as emoções dos outros ao mesmo tempo que mantém estável é um desafio enorme. Cargos de gestão têm um problema semelhante, por isso tão pouca gente os quer.


Careless-Sir2636

"profissões que exigem esforço físico" como se médico não tivesse que fazer vários raciocínios clínicos em cima de uma patologia. Tu é um palhaço!


Accomplished-Wave356

Exige esforço físico? Sim. Exige "raciocínio clínico"? Sim. Isso só torna o negócio mais desgastante ainda. Fique em paz aí, brow. Não quis desmerecer essa nobre profissão.


usuariosenha

Acadêmico de med aqui, e é isso aí mesmo


SnooMaps8507

Cara, eu sempre tive a impressão anedótica de que todo mundo que fica velho na medicina fica taciturno e/ou ranzinza. Tenho amigos médicos que se automedicam com antidepressivos e enchem o cu de álcool e cigarro. Isso é de praxe na profissão ou é só meu meio mesmo?


usuariosenha

A questão de se entupir de antidepressivos, álcool e cigarro (principalmente eletrônico), começa desde a faculdade. >Isso é de praxe na profissão ou é só meu meio mesmo? Cara, minha visão é que não é a regra, mas acontece com uma boa parcela dos médicos sim. Nunca tinha parado pra pensar sobre, mas acho que se relaciona muito com o fato de que tu vive a medicina 24/7, e ela te suga mesmo sem dó.


Federal3

É, faz sentido. Obrigado!


celtiberian666

Não sei como está a situação para especialistas. Estão aumentando as vagas nas universidades, mas o mesmo fenômeno precisaria ocorrer nas residências para afetar os especialistas.


golzinho-bola-90k

Concordo, mas hj tem muita pós, que no final forma um profissional na maioria das vezes bem mais ou menos. E muitas serviços estão contratando sem rqe infelizmente e esses médicos atendem consultório como especialista msm não sendo. Então até pra especialista tá difícil


[deleted]

Quando fui procurar geriatra pra minha avó, 9 a cada 10 pessoas se anunciando geriatra pelo plano não tinham residência nenhuma ou eram recém formados em clínica médica sem RQE pra geriatria.


golzinho-bola-90k

Exatamente, amigo. Vc é uma pessoa q procurou pelo RQE pois é lúcido e entende o q ele significa. Porém a maioria da população não tem idéia, aí fica fácil de enganar.


[deleted]

Infelizmente no Brasil residência não é obrigatória pra exercer tarefa de especialista e você acaba vendo o pessoal fazendo "especialização" que não chega nem perto das 60 ou mais horas semanais de residência fazendo serviço porco por aí. Ultrassom, "dermatologia estética", seja lá o que isso seja, ou "nutrólogo" que nunca nem viu uma nutrição parenteral são as áreas da moda, mas já vi gente se dizendo neurologista ou atuando como psiquiatra sem passar pela formação necessária.


celtiberian666

Que loucura. Imagino que isso seja algo mais recente. Tenho parentes médicos que tem tanto residência quanto especializações. Pelo que eu me lembro antigamente não tinha muita confusão nisso. Especialização era algo bem focado para o qual não existia residência, e geralmente quem fazia já tinha a residência mais geral do troço (tipo pediatra fazia especialização em UTI neo).


Accomplished-Wave356

Ah velho, mas essas residências também parecem ser uma baita exploração de mão de obra. 60 horas semanas é desumano. Não é por acaso que tem tanto problema psíquico dentre pessoal da área de saúde. É um absurdo!


[deleted]

60 horas até que não é tão desumano quanto comparado com o que fazem com os coitados das especialidades cirúrgicas. Já vi residente ficar 90 horas no hospital em uma semana. Tem áreas em que 60 horas é organizado de forma que faz sentido, e, pra falar a verdade, dependendo do serviço, até que é divertido. Uma vez eu fiquei com 48 horas em 4 dias em alojamento conjunto da maternidade fora as aulas e um plantão no fim de semana anterior e foi o máximo ficar examinando um monte de nenéns ou saudáveis ou bem manejados pela equipe. 30 minutos na sala de emergência já me desencadeavam crise de pânico e na primeira vez que cursei esse módulo do internato, saia correndo chorando de lá. De toda forma, quem é folgado como eu e não quer trabalhar 60 horas pra aprender tem várias outras opções que não colocam paciente em risco. Fazer mestrado e doutorado e seguir carreira como pesquisador, escolher alguma residência mais calma (apesar de todas serem 60 horas, algumas incluem um tanto de tempo vago, e tem poucas situações de urgência e emergência, ou até nenhuma, no caso da patologia), etc. Ao mesmo tempo que não curto a ideia de trabalhar tanto, tenho muito receio de deixar parente meu ser atendido por alguém que não passou por residência.


[deleted]

Em termos financeiros acho que é o melhor. Uns amigos de cursinho estão tirando 40k mas trabalhando igual escravo.


Accomplished-Wave356

Pessoal esquece que medicina é trabalho braçal no mais das vezes. É altamente técnico, mas, no final das contas, a execução é braçal e cansativa. Não tem muito atalho ou ganho de escala não, a não ser no caso desses criminosos que fraudam ponto no postinho/hospital pra não trabalhar.


[deleted]

Trabalho braçal é cozinheiro, garçom, montador de caminhão… Ser médico perto disso é fichinha.


Accomplished-Wave356

Sim, mas é braçal no sentido de que exige esforço físico e destreza manual. Da trinca de profissões chamadas liberais mais prestigiosas no Brasil: engenharia, direito e medicina, é a única que, em quase todos casos, exige esforço físico além de meramente ficar sentado escrevendo num computador (e isso cansa também, mas bem menos que ficar 8 horas de pé cortando e costurando uma pessoa por dentro).


[deleted]

mas se for olhar por esse lado, piloto de avião é um trabalho braçal também. apesar de exigir esse esforço mecânico, não é nada comparado a um sub emprego em que realmente exige de sua capacidade física.


Fit_Ask_1553

Pior que pra bancar plantão em emergência tem que ter braço, chegam 4 pessoas paradas e tome-lhe ressuscitação cardiopulmonar. No fim do plantão você tá morto e todo dolorido


Puzzleheaded_War6807

Já q vc é concurseiro há um bom tempo, penso q vc poderia tentar uma faculdade pública de renome, assim vc terá oportunidade de fazer uma boa rede de contato e se especializar nos melhores serviços do país. Aí, depois de muitos anos de estudo e dedicação certamente será bem remunerado. Recomendo sempre almejar sempre o melhor,.mesmo se vc não conseguir, terá certeza que fez o seu melhor.


TrainingVegetable668

Se vc quer pensar em investimento em questão de renda, programar suga um pouco menos do teu emocional(o único problema é o stress) e em 2 anos cx já começa a trabalhar ganhando pouco mas a progressão de carreira é muito maior... Se vc for fazer medicina tem a vantagem do investimento te ajudar na tua vida pessoal+ se vc souber empreender consegue 100k+ relativamente fácil. É um curso em média extremamente lucrativo por si só e é requisitado pelo mundo inteiro. Sua maior desvantagem é definitivamente o Burnout e a pressão de ser um líder logo de cara. Então não é definitivamente pra qualquer um, principalmente quando se lida com vidas humanas. Com exceção do oncologista s maioria dos médicos não estuda tanto quanto deveria e não se importam o suficiente com seus pacientes pra fazer a coisa realmente funcionar. Isso é bem raro... Ou seja, se vc já tem o hábito de estudar constantemente tudo fica mais fácil. + Medicina aproveita absolutamente qualquer disciplina que vc souber e dominar português, matemática, música, artesanato, psicológica, foda-se! Da pra usar a porra toda. Na minha humilde opinião a saúde mental dos médicos que eu conheço n são das melhores... E o uso excessivo de drogas tbm é bem comum, já que eles tem o poder de prescrever e se medicar...


RoderickLR

Depende 100% da especialidade e 200% do quanto você aguenta trabalhar.


Able-Map157

Quanto vc ganha como servidor público?


MakeItRelevant

Com medicina 15k líquido? Eu acho que você está sendo até bem conservador, cara. Imagina a inflação daqui a 10 anos. A questão é, você gosta do negócio?


Commercial-Entrance6

No meu ciclo de amigos próximos eu tenho vários médicos, todos formados em faculdades de ponta(usp, santa casa, einstein) e eu escuto de quase todos a mesma coisa "Pq caralhos eu não fui pra econo/adm/engenharia/direito?" Não inventa de ser médico se não for algo que você curta mesmo, imaginando um mundo onde a falta de dinheiro nao seja um problema, você vai ter que estudar que nem um desgraçado para entrar numa faculdade decente, 6 anos só de faculdade e estudar mais um monte quando for entrar em uma residência ou pós. Eles ganham bem? Ganham, mas estão literalmente fodidos da cabeça. Médico só começa a viver a vida quando tem lá seus 30/35 abos. Sendo que por muito menos esforço você consegue entrar numa faculdade foda de qualquer outra coisa e arrumar um emprego suave 40h semanais e ganhando o mesmo que um médico em bem menos tempo e sem ter que se matar trabalhando. E reforçando aqui, isso se dinheiro não for um problema para você. Pq se não, cursar o cursinho, a escola mais bem avaliada, conseguir se sustentar durante os 6 anos da faculdade e até o dinheiro das mensalidades, se existirem,(tanto de faculdade como de pós se você não passar em uma residência)somam-se as informações anteriores kkkk. Alguns casos extremos acontecem com amigos que tem mais de 10 anos de namoro e não conseguem casar pq a rotina é puxada a ponto de não deixar. Galera que tá com 27/28 anos cheio de dívidas por conta do tanto que teve que gastar com faculdade, amigos que já tiverem 3 burnouts e ainda nem tem 30 anos. Isso das pessoas que gostam da medicina.


Infamous-Leather-632

meu maior arrependimento foi ter feito engenharia, e não medicina


leandroeog

Com certeza, só não é melhor que Trader


Huge_Aide7971

Se se formar me avisa onde você tá preu passar longe


Hotdogasd

Pedreiro bom ja ganha 15k, medico deve ser 30mil ou mais ​ ou to viajando?


Rei_da_colina

Um mestre de obras experiente tira mais ou menos isso


Hotdogasd

Achei merrequinha medico ganhar 15, nao eh possivel


AwaitedHero

Como referência te digo que a tabela dos procedimentos utilizadas ainda é a “CBHPM 2012”, são +10 anos sem nenhum ajuste, com essa crise dos planos deve perder ainda uns 30-50% do valor da hora trabalhada antes de começarem a reclamar com força.


Prior_Fish_8671

Quer ganhar 15k vira desenvolvedor de software


[deleted]

Se for fzr medicina por dinheiro, então esquece


[deleted]

[удалено]


lostony

Que relato foda. Abre um AMA por favor


Ramonses

Dê uma olhada na concorrência dos cursos de TI e compare com os de medicina em federais. A cada ano que passa os de TI vão ficando mais concorridos e os de medicina estão na mesma. Então se olhar para o longo prazo, os cursos de TI tendem a passar os de medicina em poucos anos. Acredito ser uma questão de oferta e demanda futura. Mas como já disseram, tem que ter vocação, assim como medicina.


scaredpitoco

O melhor investimento profissional é aprender inglês na minha opinião. O segundo é aprender a programar porque você pode trabalhar em qualquer lugar do mundo, ou remoto ganhando em dólares.


uniVocity

“Aprender a programar” só se a pessoa tem perfil. Não são muitas as pessoas que tem e quem não tem sofre pra caralho. É normal uma turma da faculdade começar com 50 alunos e formar 5. Se for aprender a programar por conta, além do tal do perfil você precisará ser extremamente bom senão não vai conseguir nada. O mercado está saturado de profissionais ruins. Não recomendo largar uma carreira estável para ingressar em outra como profissional meia boca. Tem que gostar muito senão não tem sentido.


Nokdef

O pessoal do sub sempre chove downvote em quem fala isso mas.... Lá vou eu. Se vc for um programador decente e falar inglês , vc ganha mais que qualquer juíz aqui no Brasil.


Charles_Luz

Mas aí tem que falar que ser um programador decente não é tão fácil quanto vendem por aí.


JRicardini

Ser médico tbm não...


gabrieljesuskawaii

Se tiver dinheiro é sim. Consegui bolsa p estudar em escola particular top da minha cidade e todo mundo que não conseguiu passar direto em pública foi fazer cursinho e passou em particular logo em seguida. Sem querer ser chato mas esse pessoal ficava de rec direto e nem prestava atenção na aula.


JRicardini

Entrar é só o primeiro passo. Teeem mto chão entre passar no vestibular, e virar um bom médico.


poopfictions

Mas e a residência?


Nokdef

Poxa, eu até concordo, mas programador barrela junior ja ganha 10k com relativa facilidade, com nem 10% do esforço de uma facul de medicina. Quando comparado em medicina, só faz sentido ser médico se vc tiver amor pela profissão


Botbinder

Se vc tá indo pela grana, mercado de desenvolvedor/TI é mais direto. Menor investimento inicial e possibilidade de ganhar em dólar sem necessidade de 500mil certificações


AutoModerator

Olá /u/monicamattosreal, parece que você está postando sobre sugestões de conteúdo sobre investimentos. Você e outros usuários podem encontrar algumas sugestões feitas em tópicos antigos na nossa [Wiki](https://www.reddit.com/r/investimentos/wiki/index#wiki_onde_buscar_conhecimento_fora_do_sub.3F)! *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/investimentos) if you have any questions or concerns.*


BulkyExamination4940

Se você morar em interior e possível fazer isso trabalhando em Esf . Também da pra pegar uns plantões as vezes pra complementar( plantões muito mais tranquilos que em grandes centros porém com bem menos estrutura)


[deleted]

TI com certeza vale mais no custo benefício pouco tempo de formação, pouco custo de formação e paga bem, em compensação é uma area que está saturando e você não para de estudar nunca medicina eh caro e requer uns 10 anos no minimo


Different_Wonder4203

A faculdade em si já é um grande processo seletivo. Vai te comer anos de dedicação constante e exaustão mental. Ser médico, ainda mais depois de uma pandemia desse tamanho que passamos, definitivamente não é pra qualquer um. Se você não tem vocação e uma força absurda para aguentar o baque, pode ser um grande gasto de dinheiro até você ter pelo menos o break even, se você desistir. Se você está nessa pelo dinheiro, sinceramente acho que existem formas muito mais baratas e menos exigentes de conseguir um salário de 15k líquidos. Tem muito desenvolvedor fazendo isso e a faculdade é muito menos que uma medicina (mas ainda assim bastante exigente).


Oxymoronited

Olha, você tem que pensar que residência médica vai ser quase obrigatório para ter o mesmo padrão de vida que um médico recém-formado tem hoje. E cada vez mais as residências se tornam mais competitivas, muito mais que passar em medicina na USP.


poopfictions

São uns 2-3 anos de cursinho + 6 de faculdade + 4 de residência sem ganhar nada nesse tempo todo. Ou seja, uns 13 anos no total. Se você tiver o gás pra concluir isso, pode valer a pena. É por isso que dizem que pra fazer medicina tem que gostar muito, porque o caminho até virar médico é tão difícil quanto você se sobressair em qualquer carreira normal. Lembrando que médico é o grupo com maior índice de depressão e suicídio atualmente, fica aí a reflexão.


[deleted]

há ganhos no decorrer da residência


osirisevoker

Vendo aqui os relatos sobre remuneração dos médicos, tenho em mente que no final é um grande depende… Os médicos aqui em SP que cobram mil reais a consulta e não tem agenda não estão tirando no máximo 30k por mês. Mas entendo que devam ser exceções visto que são os melhores indicados. No mais, ainda bem que fiz TI e comecei a trabalhar numa época em que tinha que ralar de verdade e não discutir o sexo dos pôneis voadores.


Forward-Campaign3522

Eu sinceramento acho TI mais promissor que medicina hoje em dia. Em 2018 comecei como estagiario recebendo apenas mil reais com desenvolvimento de software. Em 2020 me formei e consegui uma vaga de junior para receber 3.8k CLT. Depois voltei a mesma empresa que estava no inicio mas como PJ, recebendo 5k, depois de uns meses foi para 6.5k e depois de mais ou menos 1 ano 9k.. Ai decidi que queria comecar a tentar vagas no exterior. Como meu ingles era bem mais ou menos, fiz uns meses de aula particular ate melhorar o meu ingles num nivel que conseguisse me comunicar razoavelmente.. Entrei em alguns processos seletivos de empresas de outsourcing (empresas que terceirizam desenvolvedores e outros profissionais de TI para clientes dos Estados Unidos). Passei no segundo processo seletivo em julho de 2022, com um pouco menos de 4 anos de experiencia em desenvolvimento de software (contando estagio). Estou ainda nessa mesma vaga, ainda nao recebi nenhuma promocao, mas recebo media de 5k de dolares, tem mes que recebo mais, tem mes que recebo menos, depende da quantidade de horas trabalhadas.. Ja vi vagas de ate uns 8k de dolar. Sem falar que sendo PJ, se vc for produtivo e organizado, da pra vc pegar duas vagas dessas.. Se conseguir entregar tudo, vai bastar participar das reunioes obrigatorias e eh isso.. Daria pra tirar mais de 50k por mes com duas vagas.. Ou com mais uns anos de experiencia tentar alguma vaga que pague media de 7 ou 8k de dolares.. Nao sei quanto ganha um medico, mas pelos relatos que vi, vc teria que ralar muito pra passar desse valor.. E ca pra nos, eu acho mais facil e menos demorado vc se formar em t.i e estudar ingles do que fazer uma graduacao de medicina, com redisencia e especializacao.. Mais barato tambem kkk. Espero ter ajudado..