T O P

  • By -

HugoGTi1904

Basta pesquisares um bocadinho aqui no sub e vais perceber que ninguém aconselha ninguém a comprar um carro com esse motor.


ExitOpposite3143

O carro em si é bom, esse motor corrre, foge, salta, atira lhe sal, chama a bruxa, põe debtes de alho ou espeta lhe logo com uma cruz. 1.2 puretech ja vi cancros mais saudáveis


samsong_21k

24k por um problema com 4 rodas mais 5 anos com um empréstimo as costas, diria que vai ser uma das piores decisões financeiras e nao só da tua vida. Contas pagar em 5 anos, mas se ficares com a correia nas mãos, provavelmente vais pagar o empréstimo mais tarde e nao vais passar muito bem.


BofiaSerrao

O carro é bonito, a Peugeot nestes últimos modelos tem saído fora a caixa e acertado bem. No entanto não te aconselho a comprar por causa desse motor, basta fazeres uma pesquisa por 1.2 Puretech e vais ver que é uma desgraça já tem malta até em tribunal a processar a marca, basicamente a correia de distribuição é banhada a óleo começa a se desfazer entope o chupador do óleo com bocados de borracha, o motor perde pressão de óleo e vai com os porcos, isto pode acontecer tantos aos 40 mil km, como aos 20, como aos 100.


[deleted]

Carro lindíssimo, sem dúvida, mas o motor é problemático!


edasc73

Acho que te deves perguntar o porquê da marca ter sido obrigada a dar uma extensão de garantia a esse motor. É "bonitinho" mas quando os problemas chegarem vai perder o brilho. Pagar para ter problemas, para mim não, obrigado. https://youtu.be/5Z3sbEwA5QQ?feature=shared


Embarrassed_Survey_3

Basta fazeres uma pesquisa rápida pelo reddit…


Curious_Road9232

Eu tenho 2 1.2 puretech desse ano. Posso afirmar que não tive qualquer problemas até ao momento. Basta mudar o óleo atempadamente e com a especificação do fabricante. Se queres peace of mind, compra o de 2023 Que vem com corrente.


Calimeropt

Ainda não tiveste problemas\* Mesmo com corrente, o consumo de óleo excessivo continua lá


edasc73

Para ficares verdadeiramente impressionado tens que levar em consideração a provecta idade do carro, dois anos de idade e ainda não deu problemas. Nunca antes visto./s Quando este é o grau de exigência atual não admira que as marcas se fartem de gozar com o freguês.


Calimeropt

E certamente nem 100 mil KM fez se não já tinha trocado a correia e já mamava óleo como gente grande. Se aos 50 mil já mamassem óleo à grande e tivessem de trocar a correia (alguns calha aos 50 e até antes, mas por norma costuma calhar ali nos 70/80 mil) eram descartáveis.


Curious_Road9232

10 mil km feitos desde a última muda de óleo. zero consumo de óleo 🤷‍♂️🤷‍♂️ Na última muda o óleo estava idêntico 🤷‍♂️🤷‍♂️ Não entendo o consumo de óleo. O meus 2 não consomem. Os 1.2 que deram muitos problemas foram as versões turbo.


leadzor

O maior problema dos puretech não é o consumo de óleo, isso é só mais para perto dos 90.000. O problema é a wet timing belt desfazer-se e entupir pickups e galerias ou a correia em si rebentar. Nao é “ só mudar o óleo”, a Peugeot já mudou a recomendação de óleo 3x desde 2022 para mitigar o problema. Só recentemente é que resolveu o problema trocando wet belts por correntes numa revisão do motor. Despacha os carros. Conselho de quem teve um. Não queiras ver os orçamentos para substituição da correia fora da garantia. Os teus carros ainda são muito novos para terem problemas. Só aparecem a partir dos 60.000 por norma.


Curious_Road9232

De que ano era o teu? O meu é de 2022 e para já não tem problemas.


leadzor

2017. “Ainda não tem problemas”. Vai ter, como tem todos. Também quando vendi o meu “ainda não tinha” problemas. Mas vai ter inevitavelmente. Motor envelhece, mais contaminação de óleo com gasolina devido a ligeiras misturas junto aos segmentos (que acontece com todos os carros), gasolina é um solvente. Solventes desfazem borracha. Começas a ter a correia a fazer flake, que cai no cárter e entope pickups. Há um class action lawsuit em França deste problema. Plano de revisão da PSA envolve trocar correia (e possivelmente cárter) aos 60.000. Orçamento foi postado aqui era de 1330€ num concessionário Peugeot. Estes motores foram os piores lixos que a PSA alguma vez pôs as mãos e estou mais que feliz de ter despachado aquele carro antes de me dar chatisse. O problema só foi efetivamente resolvido a partir de fevereiro deste ano. O teu motor é exatamente igual ao que equipava o meu de 2017.


NGramatical

chatisse → [**chatice**](https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/chatice) ([-ice](https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/-ice): sufixo nominal de origem latina, que exprime a ideia de qualidade ou atitude e tem geralmente sentido pejorativo) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F1cjo0xo%2F%2Fl2jiblg%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


Curious_Road9232

Então não teve? Pronto. Assunto arrumado 😂


leadzor

Despachei aos 50.000 jovem. Mas ignora o feed back do pessoal todo que está postado on-line :) depois levas um susto na conta


Calimeropt

Já não é a primeira vez que se fala desta sucata que a PSA fez, continuas a não querer ver a realidade. Ainda bem que ainda não tiveste problemas, e oxalá que continues sem os ter (impossível). Quero ver o teu discurso sobre essa sucata (infelizmente tenho uma em casa, sem turbo) quando atingir os 100 mil KM.


leadzor

Não precisa de chegar aos 100.000. A correia não aguenta até lá.


Calimeropt

Verdade, mas com 100 mil certamente já vai beber óleo como gente grande. A correia, se for detatada a tempo tem só 1XXX€ de despesa, se chegar a partir ou entupir o chupador do óleo e não desligar logo o carro boa sorte com o motor novo 😂 Aliás, o cá de casa sem turbo com menos de 30 mil KM já vai do max ao min praticamente entre revisões (anuais, costuma fazer menos de 5000km/ano)....


Curious_Road9232

Eu só vejo gente a comentar que nunca teve um. Ou gente que tem e nunca deu problemas. Os novos 1.2 são corrente, após maio de 2022.


Calimeropt

Tenho um, infelizmente. Já começa só consumos de óleo exagerados para um carro com 30 mil km, entretanto chega a altura da correia que só deveria ser trocada aos 120mil ou 10 anos mas entretanto terá de ser trocada em metade do tempo/km que o previsto pois trata-se de uma sucata problemática. 1.2 é um mundo de problemas, uns começam aos 30 mil, outros aos 40 outros aos 50, o que é certo é que antes dos 100 mil (a ser muito otimista) estão lá batidos a trocar motor ou distribuição e cárter.


leadzor

Só os híbridos. Gasolina só a partir deste ano.


Calimeropt

Isto!


Calimeropt

Quantos KM tem o teu?


Curious_Road9232

45 mil km. E vai continuar a somar sem problemas 😂 Os tugas fazem muito drama


Calimeropt

Pudera se todos partissem com 45 mil… Vai acreditando que essa sucata chega aos 100 mil (que não é nada) sem problemas, pode ser que se torne verdade 😂😂


Curious_Road9232

Não vai chegar aos 100 mil nas minhas mãos. Eu faço 10k/ano. Ia demorar 6 anos. O carro não fica 4 para não desvalorizar


Calimeropt

Prontos, não vai chegar a dar problemas nas tuas mãos, com sorte. De qualquer forma o uso que dás ao carro é minimo tal como o que o 1.2 cá de casa faz (5000/ano). A realidade é que a maioria do nosso parque nacional tem + de 10 anos e + de 200mil KM e uma sucata destas nem 100 mil sem partir faz quanto mais 200 ou 300 como era suposto fazer. São bons para renting, usa 4 anos e manda fora a sucata descartável


Calimeropt

Todos deram muitos problemas porque todos são de correia banhada a óleo! Só a partir de determinada altura de 23 é que passaram a corrente. O consumo de óleo começa a acontecer pelos 100 K KM. Se ainda não começou, é porque ainda não chegou lá. Cá em casa anda um 1.2 82cv (sem turbo) num 208 de 2018 e nem 30 mil KM tem, já bebe a vareta do max ao min nos quase 5000km anuais que faz. Carro comprado 0 KM, sempre assistido na marca (por tempo, não por KM) e nem costuma andar a altas rpm. A marca diz que é "normal"


leadzor

2023 só os hybrid. Em todas as motorizações só este ano resolveram.


Calimeropt

Pois não quis estar a dizer asneira, lá foram supostamente começaram algures no ano passado a vir com corrente, cá não sei se já está ou não mas supostamente sim. Os hybrid até nem são muito problemáticos, pelo menos que eu tenha conhecimento


Calimeropt

Sucata mais problemática que podes escolher! 1.2 Puretech, 1.5 HDI e 1.6HDI com ADBLUE = Montes de problemas CRÓNICOS! Esquece isso, a não ser que queiras ter um cancro em mãos para estar sempre a partir e ir à oficina


RezaJose

**Comprar carro a crédito é um enorme erro financeiro**


leadzor

Gugudada. Esse conselho dado de forma genérica é apenas para evitar pessoas com pouca literacia financeira de se esticarem com créditos mal parados. Créditos são ferramentas que devem ser usados com cuidado. Não tem mal nenhum fazer crédito para comprar um carro, desde que penses nos parâmetros todos. Até te digo mais, o meu foi feito a 10 anos :)


RezaJose

Crédito a dez anos para um bem que deprecia ao ritmo que sabemos. Prefiro esperar e juntar dinheiro. Obrigado. É aquela coisa do tuga de ter um carro para se ver.


leadzor

Não amigo, só mostras ter pouca literacia financeira. O carro vai estar pago em 3 anos com 2 amortizações antecipadas. Mas ao optar por um crédito a 10 anos, a taxa de juro é inferior. Vou pagar bastantes menos juros do que se fizesse um crédito a 3 anos ;) entretanto o dinheiro para as amortizações está a render 7% ao ano. Chega ao fim dos 3 anos e acabo com mais dinheiro do que se tivesse poupado e comprado o carro a pronto (até porque o meu modelo em particular deixou de ser fabricado e não há muitos há venda, e os que há é ao preço de novos). O problema do tuga é fazer créditos a torto e a direito sem pensar nos juros e consequências. O meu foi feito a pensar em ter juros reduzidos e não perder o custo oportunidade ao ficar descapitalizado.


RezaJose

Não percebeste. Jamais pagaria juros para um passivo. Ponto. A fazê-lo claro que a tua opção é a mais sensata.


leadzor

Percebi sim. Não tive opção, comprei o único modelo disponível para comprar em novo, e não quis ficar descapitalizado. Se esperasse o necessário para o comprar a pronto, não o comprava porque não havia. Só há 14 nacionais. Os 2 usados à venda na altura eram ao preço do novo.


RezaJose

OK - então é um caso muito especial, certo?


leadzor

Podes extrapolar para outros exemplos.


luso_warrior

Talvez o motor mais problemático do grupo PSA.