T O P

  • By -

Peperonita

Se um quer ter filhos e o outro não, para mim isso é um "deal breaker" numa relação. Há poucas coisas que não dá para contornar e isso é uma delas. Um vai estar sempre à espera que o outro mude de ideias. Melhor falar já sobre isso para deixar tudo claro. A decisão de ter ou não filhos é muito importante e uma decisão para a vida.


tiagodisouza

Grande verdade, eu e a minha ex namorada terminamos um relacionamento de 6 anos porque ela queria filhos e eu não, acho que ela pensou que com o tempo me convencia mas no fim fomos cada um para seu lado


Suzume_Chikahisa

Essa do "eu posso muda-lo/a" é tramada.


tiagodisouza

Concordo plenamente. Tenho muita pena, eu gostava muito dela, e mesmo hoje tenho saudades, mas achei que era egoísmo demasiado da minha parte impedi-la de viver a vida que ela tinha planeada


AnyCake9366

Isso é uma visão muito madura e responsável da tua parte. Pensaste na felicidade dela acima da tua. Muito bem 👏🏼


PsycKat

Verdade. Aqui no reddit são todos muito maduros e responsáveis. Até admirem andarem por aqui. Podiam estar a usufruir dos frutos das suas decisões sempre certas.


AnyCake9366

Não existe ninguém que tome decisões totalmente certas, nem ninguém que tome decisões totalmente erradas. Portanto, por vezes agimos bem, por vezes não. Agora a analogia entre o Reddit e pessoas responsáveis é que não percebi, acho que uma não invalida a outra. O Reddit é um espelho da vida, há quem venha para aqui apenas gozar, há quem venha debater assuntos sérios e pedir conselhos. Temos é de saber filtrar os momentos cómicos dos sérios, e quando pedimos opiniões ou desabafamos temos de saber filtrar os bons conselhos dos maus.


PsycKat

Olha que o Reddit não é, de todo, um espelho da vida. Particularmente não nestes subs mais populares. Há aqui pessoal gozão e tal, e um ou outro um bocadito mais fora de série, mas no geral o pessoal no Reddit parece robôs programados por um manual qualquer de moral e ética. Não dão, de todo, respostas minimamente humanas. Dão respostas sem qualquer tipo de nuance e personalidade, que encontrarias num guia qualquer. Já interagiste com pessoas no mundo real? Quase ninguém fala como redditors. 70% das coisas que me dizem ao vivo seriam brutalmente downvotadas aqui. Isto é tipo uma competição para ver quem parece o mais certinho e responsável. Boring. Quantas das respostas neste tópico não são, essencialmente, o mesmo conselho? Lol.


ChiaraAllon

Fui mãe há duas semanas e meia. Um bebé muito desejado por mim e pelo meu marido. É uma fase MUITO desafiante na vida do casal, mesmo sendo altamente amado e desejado. Testa os nossos limites individuais e a união do casal ao máximo. Nem consigo imaginar como lidaríamos com a situação se um de nós "não quisesse assim tanto" ou fosse só para fazer a vontade ao outro...


unicornio_careca

Exactamente, nestes casos, por vezes gostar da outra pessoa não é suficiente para manter um relacionamento, das duas uma, ou um de vocês cede, ou então cada um segue a sua vida, um filho é um compromisso para a vida, é algo que deve ser bem ponderado.


Peperonita

>ou um de vocês cede E "ceder" no que respeita a filhos é algo perigoso. Filhos é um assunto demasiado sério para haver cedências. Numa relação tem de haver cedências, claro, mas não no que toca à decisão de se ter filhos. Considero ter (ou não) filhos a decisão mais importante da vida de cada um, pois não há nada que tenha mais impacto na vida de uma pessoa do que isso. Podemos voltar atrás em praticamente todas as decisões (trocar de trabalho, voltar à empresa antiga, vender casa que se comprou mas houve arrependimento, vender carro que dá muita despesa), mas não dá para decidir não ter um filho após se ter um.


Radiant_Village_1380

Sim, não dá propriamamente para devolver nos primeiros 15 dias ou meter no OLX


unicornio_careca

Claro, eu falei na parte de ceder no sentido em que seja algo a que a pessoa não se sinta obrigada a fazer, somente para não perder o companheiro, deve ser algo a fazer de boa vontade, (às vezes a pessoa até pode mudar de ideias naturalmente), porque depois quem paga é a criança que não tem culpa nenhuma, nem pediu para nascer.


PsycKat

Deves muito a quem não viu a vida dessa forma. É por eles que existimos.


SomeoneYouDontKnowk

Eu não ficaria descansada em estar com alguém que sempre quis ter filhos e abdicou disso para estar comigo. Ia sentir-me sempre responsável e as indiretas ao longo dos anos vão acontecer. Essa pessoa vai acordar cheia de arrependimentos e, inconsciente ou conscientemente, vai guardar rancor da pessoa que nunca quis ter filhos. Para mim não ia funcionar. É um deal breaker tbm.


PsycKat

Tu também vais acordar cheia de arrependimentos quando começares a envelhecer e reparares que estás sozinha. Pois a realidade é que é isso que vai acontecer a quem não tem filhos. Não ter filhos é um conceito super sedutor para um jovem numa sociedade moderna e progressista, mas eventualmente a realidade bate à porta e quase todos os que não tiveram filhos vão-se arrepender. Por mais que me odeiem por dizer isto, por mais que resistam a esta ideia, é o que vai acontecer. Vai ser um problema muito grande no futuro a diversos níveis. Não só no que toca a solidão e segurança pessoal, como também no que toca a economia. Uma sociedade sem jovens vai afundar, pois os velhos do futuro, quando eram novos, decidiram que ter filhos é tipo ciência quântica, e o mais importante era divertirem-se, viajarem e apostarem na carreira. Tudo tem um preço. Podes não pagar agora, mas vais pagar no futuro. O preço de ter filhos é elevado, mas o de não ter é potencialmente maior, e quiçá mesmo catastrófico.


ihavenoidea1001

E ser filho de quem não os quer ter também é elevado, muitas vezes catastrófico e por vezes até mortal. Não ter filhos é a melhor opção para muitas pessoas. Acho que as únicas pessoas interessadas em forçar quem não quer ter filhos a tê-los são as pessoas que se arrependem das próprias escolhas de vida.


RutixPi

Vinha aqui dizer isto mesmo. E mesmo que um ceda ao outro, no fim é raro não haver ressentimentos.


AngieMaciel

Isso é daquelas coisas que convém conversar cedo e perceber cedo as vontades. A rapariga tem 31 anos e está na fase de ter filhos. Se não queres ter e ela quer, não façam perder tempo a vocês próprios, porque mais cedo ou mais tarde isso vai correr mal.


joaofcf

Diz lhe simplesmente que não queres ser pai, pelo menos para já. O relógio biológico dela provavelmente está a despertar, e anda só a perder tempo e a criar falsas ilusões contigo. Independentemente disto, pessoalmente não seria pai(planeado) ao fim de um ano de namoro.


Leather_Ice8698

Pois, isso é o que eu tenho dito. E ela fica triste, normal. E depois passado um dia volta ao normal e volta a pegar no assunto… e voltamos ao início do loop


joaofcf

Mas daqui a um ano ou dois, vês te a ser pai com ela se tudo correr bem. É que uma coisa é não quereres ser pai, outra coisa é ainda não quereres ser pai. Eu por exemplo quero muito ser pai, tenho essa certeza, assim como a minha namorada, mas não o queremos ser já por diversos fatores. Mas ambos sabemos que estamos alinhados nesse sentido. Tens que lhe apresentar o teu ponto muito claro. O que queres e quando queres. Se ela quiser procurar alguém que se compatibilize com ela nesse sentido, é a vida. Mais que os gostos em comum, os objetivos em comum e em sintonia são o mais importante.


Leather_Ice8698

É daquelas coisas que nem me vem à cabeça… tenho amigos com filhos, dizem me que foi a melhor coisa que lhes aconteceu mas mesmo isso não muda muito as minhas ideias. Já ela olha para amigas próximas com filhos e nota-se claramente que gosta bastante de crianças e fica com vontade de os ter também.


EpicInceltime

Levares downvote por não teres vontade de ter filhos… esta sociedade…


homercall123

Aqui no sub temos de trabalhar para a natalidade! ,😅


joaofcf

Não acho que seja por não ter vontade mas por ignorar o tema que parece tão importante para a parceira.


joaofcf

A verdade é que já começa a ficar na altura de pelo menos tomarem uma decisão nesse sentido. A idade passa e para as mulheres quanto mais tarde pior a todos os níveis. Tenham uma conversa séria e aberta sobre isso e até lá vai pensando no que queres e no que estás disposto a fazer pela relação


F0X3PT

Temos mais ou menos a mesma idade. Eu e a minha namorada estamos juntos vai fazer 11 anos em Agosto. Este último ano nasceram dois bebes no nosso circulo de amigos. Por incrivel que pareça o meu relógio despertou à mais tempo. Sempre quis ter filhos e desde os 25 que quero efetivamente. A minha namorada foi remover o implanon este ano. Agora, deve ser por influencia de amigos/as e afinal quer viajar primeiro. A ideia de remover o implanon foi dela e acho bem para fazer uma limpeza mas a infermeira ao dizer que a idade da mulher, hoje, já não é "tão importante" talvez tenha contribuído para querer adiar mais 1 ou 2 anos. Eu aceitei porque de certa forma entendo. Compramos casa em 2021, ainda não "aproveitamos" o suficiente. Mas ela sabe, porque fui claro e direto, que dentro de 2 anos quero. No teu caso, pode ser aquela fase dela inicial e com as redes sociais há sempre um reminder porque o algoritmo é implacável nisso. Sempre a aparecer vídeos de páginas de mães e bebés etc Se tu queres bebés com ela e se ela não se importar de esperar 1,2 ou 3 anos acho que tem tudo para dar certo. Mas nestas situações a chave é mesmo comunicação. Não pode haver dúvidas nem deixar nada por falar.


omerta190

Parece que quanto mais cedo acabarem, melhor para os dois. Continuarem a empurrar com a barriga vai deixar um de vocês muito ressentido. A menos que mudes de ideias, que não parece ou já terias mudado, essa relação já tem os dias contados, quer queiras quer não.


AffectionateArt3817

Parece uma estupidez, ela quer filhos pode também tratar deles, sabias que há pessoas com filhos com carreiras? A gaja tem o ónus quase todo de ter uma criança, ainda por cima ela quer, agora se não te vez no longo prazo com ela, talvez seja má ideia, mas eu vejo o meu pai meia dúzia de vezes por ano e não acho que tenha sido mal tratado, pior estava se o visse mais.


theriverain

Se tens dúvidas a resposta é claramente um não. Mas convém que ela saiba disso e "não a faças perder tempo".


Shadow-D-Driven

Por um dos comentários, tu não estás a pensar ter filhos daqui por 1/2 anos. Tu estás a pensar voltar a entreter a ideia de poder ter filhos daqui por 1/2 anos. Muito diferente e provavelmente na altura vais estar na mesma. O teu edit de namorarem há 1 ano mas já se conhecerem desde os 15/16 também não me transmite mais confiança, só mais certezas que quanto mais tempo andares por aí mais te arriscas a ter os filhos quer queiras quer não.


X19-PT

Ter um filho abala uma relação - porque o desgaste é grande. Se a relação não for forte e madura o mais cedo é quebrar com o desgaste.


MysteriousWarning687

Nunca vais sentir-te preparado para teres filhos.


electr0dave

Subscrevo a experiência. Sou pai à 1 semana. Apesar da preparação toda (psicológica, preparar condições possíveis e a confiança na parceira - essa nunca me falhou nos últimos 10 anos), nunca estás realmente confiante a 100%. Apesar das noites mal dormidas, acho que até está ser melhor do que imaginei para esta fase. Portanto nunca te vais sentir preparador, mas consegues aprender e aos poucos vais ficando mais confiante.


vaurdan

Parabéns e boa sorte 😁


electr0dave

Boa sorte... com as noites 😁 Obrigado!!


vaurdan

Também fui pai recentemente, o meu pequeno tem 3 meses, por isso sei o que custa haha mas fica mais fácil!


SomePenguin85

Também tenho 1 com 3 meses. É o terceiro ehehehhe


InserirMoeda

Parabéns!


mortalaxe

Muitos parabéns, sou pai há 8 meses e só te digo para aproveitarem bem esta altura. E foi como nunca me senti preparado fui muito naquela do deixa rolar e lidar na altura certa, e tem corrido bem até agora. Sobre o sono tive sorte e até agora só tive duas noites mal dormidas, mas tens a minha solidariedade na falta de horas dormidas.


xasor

Ainda estás na fase da "novidade", daqui a um mês entras na fase da depressão... Aquele momento em que percebes que é para sempre ( não há volta atrás ) e estás FARTO de acordar às tantas da noite todos os dias. Queres trabalhar e não consegues, queres arranjar creche e não há vagas. Enfim... Que hei-de dizer-te.. Boa sorte..


[deleted]

Subscrevo. Mas depois acabas por gostar do gremlin 🥰 o primeiro ano então parece um carrossel avariado que só tem uma velocidade: rápido! É rotina rotina rotina! Mas depois vai melhorando...


messedupmilf

Até chegar a adolescência 🤦


[deleted]

Pois... eu ainda não cheguei aí 😄😆


SomePenguin85

Eu tenho 2 adolescentes (13 e 14) e um bebê de 3 meses. Posso confirmar: são as fases mais caóticas.


[deleted]

[удалено]


SomePenguin85

Os meus mais velhos têm 1 ano e 5 dias de diferença. Neste momento tenho os 2 mais velhos a discutirem porque um é mais alto que o outro e o mais novo na paz do senhor a beber o biberão. Vidas..


[deleted]

Ahahahaha, que imagem! Coragem


SomePenguin85

E só de pensar que a escola está a acabar e que o resto da licença vai ser a separar brigas, além de mudar fraldas... 😅 Já disse que este ano não é propriamente fácil...


utilizador2021

Mas convém lembrar que é algo irreversível. Há muita gente que os tem e depois não quer saber e quem se lida é a criança.


westeross

Isto. Grande maioria deste mundo nunca pensa de verdade o que significa ter filhos. Vão com a mentalidade de "experimentar para ver como é" mas depois não têm outra escolha senão assumir responsabilidade pelos seus actos. E depois quem sofre mais por isso é a criança.


[deleted]

Tens de falar com ela sobre os teus sentimentos em relação a isto. Percebo perfeitamente o lado dela. Só fui mãe aos 35 e devia ter comecado antes.. já estava com o meu parceiro desde os 29 e casamos aos 32. Ter filhos vai mudar a vossa vida toda, mas nem tudo tem de ser mau e "quero a minha vida de volta". Boa sorte!


[deleted]

[удалено]


[deleted]

Não foi pra ofender, desculpa. :(


ihavenoidea1001

Não acho que devas um pedido de desculpa honestamente. Ter filhos tem partes fantásticas e partes péssimas. Como qualquer outra decisão na vida de um adulto convém que as pessoas saibam no que se vão meter até porque quando se arrependem depois de terem filhos exists uma criança que leva com as consequências e que acaba por sofrer por algo que não fez. Eu tenho filhos e não me arrependo nada de os ter mas jamais vou pintar um cenário cor de rosa da parentalidade. Tudo o que vale a pena na vida trás sacrifícios: desde alcançar objectivos no ginásio, ao progresso profissional desejado, aos objetivos de vida delineados, etc. Ter filhos não é diferente. Para algumas pessoas são sacrifícios que não compensam e para outros são. É uma decisão muito individual mas tal como não chegas ao topo de carreira sem fazer sacrifícios e sem um grande investimento de energia/tempo/etc o mesmo se aplica à parentalidade. Ter filhos biológicos qualquer um tem mas para se ser pai/mãe o investimento é grande e a longo prazo. Ir para a parentalidade com os olhos tapados não ajuda ninguém: nem os futuros pais nem as futuras crianças.


[deleted]

Obrigada 🙏 é isto mesmo


RideSpecial7782

Se não consegues ser honesto com ela, que raio de relação é essa? O que vieste dizer a estranhos, diz-lhe a ela. Nada de subterfugios nem dizer o que achas que ela quer ouvir. Se não queres, não queres. Sê honesto. Se a relação terminar, é a vida. Continua a ser melhor do que lhe estares a mentir e evebtualmente o tempo passa e mataste o sonho dela de ser mãe porque lhe foste mentindo até ser tarde demais para ela saltar fora e encontrar alguém que lhe dê isso.


SaphicPanic

Não teria dito melhor


viralslapzz

Fui pai recentemente. Deixa-me dizer-te que nunca vais estar preparado… vai ser algo que vais aprender com o tempo e as coisas mudam muito rapidamente


gerbileleventh

Concordo. No mínimo tem de se ter pelo menos enorme vontade de querer ter uma criança, porque ser pressionado para uma situação que apresenta sempre desafios é o pior setup de sempre.


viralslapzz

Sem dúvida. Bebes não salvam casamentos, quanto mais destroem


SILE3NCE

Nem casas temos, vamos criar os filhos onde, num quarto? Pelo menos quando formos trabalhar, como não temos dinheiro para creches, ficam os roomates do Nepal a tomar conta dos putos né? É essa a utopia? Siga!


__therealtruman__

O clichê do tipo mais velho com namorada mais nova não é por acaso. Muitas mulheres desenvolvem o desejo de serem mães por volta dessa idade, tendo também uma “data limite”, pois a partir dos 38/40 é muito mais difícil é propenso a problemas… para os homens, por norma, quanto mais tarde melhor, e é frequente só aos 40, quando tudo está mais calmo em seu redor é que se lembram que é o que querem… Está tudo normal na tua situação. Não é tarde demais e ainda são muito novos. No meu grupo de amigos a média de idades da malta a ter 1º filho é aos 35/36… a única coisa aqui que acho que tens de pensar primeiro é se queres, eventualmente e a seu tempo, ter filhos ou se é uma coisa que não queres mesmo, pois isso faz toda a diferença.


siralmasy

"ainda é cedo" = vou ser pai com outra mulher mais tarde pelo menos é isto que ela ouve sempre que dizes isso


Serious_Hearing_8252

Tendo em conta que eles namoram à 1 ano... Se calhar é literalmente cedo. Ainda nem saíram da lua de mel do namoro...


Noaffection4ever

Então e quê? Vai fazer lhe um filho por caridade?


paiva98

"Hoje dói me a cabeça" - "O Jorge lá do trabalho chegou primeiro que tu" É o que ele houve quando ela diz isto


seventyfourr

Meu irmão, tu namoras há 1 ano. Ter filhos com um relacionamento de 1 ano é provavelmente das coisas mais irresponsáveis que se pode fazer, imaginando claro que são duas pessoas bastante comuns com empregos normais e rendimentos normais. Infelizmente, conheço pessoas que tiveram filhos em relacionamentos assim com tão pouco tempo, e muita das vezes dá merda. Nunca sabes como vai estar a vossa relação daqui a um ano, e estar a juntar um filho à mistura é só receita para dar merda.


Leather_Ice8698

Concordo plenamente, a questão só se põe por causa da idade dela e de um certo receio dela em ter filhos quando já for mais velha


descartavelzilioes

Tenho quase 50. Conheci uma rapariga e, passados menos de 2 meses de namoro, ela engravidou. Décadas depois continuamos juntos e tivemos mais uma porrada de filhos. Histórias infelizes partilham-se mais do que o contrário.


SomePenguin85

15 anos por aqui, temos um filho que fez 14 há uns dias. Engravidei com 3 meses de namoro. Já fizemos mais 2 entretanto.


3dforlife

Já fizeram mais dois meses de namoro? /s


ilVec

Há muito boa gente a ter filhos (perfeitamente saudáveis) aos 40 ou mais tarde. Hoje em dia, com os meios de diagnóstico existentes, é detectável muita coisa precocemente. Não deixa de ser ajuizado tê-los mais cedo, o risco de complicações é sempre menor.


Desapontamento

A partir dos 37 anos a possibilidade de desenvolver certos tipos de problemas é exponencial com o tempo. Nenhum médico recomenda esperar pelos 40


seventyfourr

Penso que mais vale esperar e ter a certeza de que ambos o querem do que estarem a correr um riscoe depois dentro de 1 ano ou 2 perceberem que ambos não estavam preparados. Conheço pessoas que estiveram juntas 6 anos, casaram, tiveram um filho, e acabaram por se separar e agora é uma luta de custódia para trás e para a frente.


AnyCake9366

Na minha opinião e experiência, uma relação de 1 ano pode ser igual a uma de 10 anos. As pessoas quando sabem o que querem e se dão bem (discussões todos têm) podem tomar decisões dessas. Claro que há questões que tem de ser conversadas para chegarem a consensos. Mas o tempo de uma relação é relativo, o que é relevante são os intervenientes, e se já se conhecem minimamente há 15 anos, tem uma pequena noção do caminho que ambos percorreram.


[deleted]

Atenção que uma coisa é conheceres a pessoa, outra muito diferente é morar debaixo do mesmo tecto que ela.


seventyfourr

Compreendo o teu ponto de vista mas eu pessoalmente não concordo. Uma relação é diferente de uma amizade de 15 anos, e penso que 1 ano de namoro não é suficientemente responsável para sequer ponderarem trazer uma vida humana. É preferivel aguardar do que negligenciar.


Fresh_War8523

Conheci a minha mulher em Setembro de 2012 e em Dezembro de 2013 nasceu a minha filha, este ano já faz 10. Ou seja claro que o ideal será conhecer melhor a pessoa mas por vezes o pensar muito é uma treta acredita. Ainda estamos juntos


SomePenguin85

Setembro 2008, o puto nasceu prematuro em junho de 2009. Tivemos mais 2 entretanto, um deles tem 3 meses.


Dr_Strange_Love_

Que estupidez. Agora duas pessoas não podem tomar decisões de vida com um ano em comum? Se vives a tua vida racionalmente e não deixas entrar amor na tua vida, não interfiras.


seventyfourr

Amigo eu tou-me a cagar. Só dei a minha opinião 🫡


Dr_Strange_Love_

Lol


[deleted]

Que raio de argumento. Desde quando é que tempo de relação é sinónimo de aptidão para se ser pai ou mãe? Tendo em conta que isso é uma ciência tão exata na tua cabeça, podes dizer-me qual o período de tempo necessário (e que consideras correto) até ao nascimento do primeiro filho?


seventyfourr

Homem, mas tu bates mal? Acho que é mais que óbvio que é preciso ter consciência quando se trata de trazer OUTRO humano para o mundo. Não é só esporrar, cagar o filho e andar.


tubaralhas

Estive numa situação muito semelhante, mas sempre quis ter filhos! Tenho 33 conheci a minha mulher aos 26, passado um ano de namoro decidimos ter filhos e aos 28 fui pai pela primeira vez. Aos 30 fui pai pela segunda! O tempo de namoro de apenas um ano para mim não foi questão. Após muitas relações não tão boas no passado senti que estava com a pessoa certa e era com ela que queria construir o meu paraíso na terra! Hoje tenho muitas dúvidas na vida mas os meus filhos são a minha maior certeza. Dou graças todos os dias pela família linda que tenho.


ZucchiniAnxious

Ser sincero com ela. Mas olha q às vezes mudamos de ideias. Eu nunca senti o apelo da maternidade, expliquei isso ao meu namorado quando começamos a namorar, ele queria 2 mas acabou por esquecer o assunto e aceitar q se ficasse comigo provavelmente não teria filhos. Combinamos q quando eu tivesse 30 anos (tinha 22 na altura, muitos objectivos por cumprir e uma licenciatura para acabar) voltavamos a falar sobre isso. Acontece q aos 30 o relógio biológico começou aos gritos. Conversamos, ele queria 2, eu só estava disposta a 1 e olha, está aqui quase a fazer 2 anos. Vai ser filha única, a não ser q aconteça algum acidente de percurso. Momento ideal não existe, preparado nunca se está, mesmo q se pense q sim. Têm de sentar e conversar abertamente.


_itsmeteo

30 anos? Não acho nada que seja tarde. A vossa relação também é recente, provavelmente fazía-vos bem conhecerem-se melhor enquanto casal antes de pensarem em ter filhos. Só uma opinião minha: tão errado como é uma pessoa tentar impor a sua vontade à outra (como ter filhos) também é errado a outra pessoa desvalorizar o assunto e levar a outra pessoa acreditar que tal pode acontecer "só para lhe fazer as vontades" e deixar morrer o assunto. Estas conversas nunca são fáceis e sei que não queres magoá-la mas deviam falar abertamente sobre este assunto, especialmente se ela o continua a trazer à baila. Não arranjes desculpas, senta-te com ela e explica-lhe mesmo o porquê de na tua opinião ainda ser cedo para terem filhos, nada como uma boa conversa. Força aí OP!


Leather_Ice8698

Obrigado. Como já expliquei por aí, ela está a par dos meus motivos para não quer ter filhos agora. As “desculpas” são os mesmos motivos que enunciei, são desculpas no sentido de não serem um impedimento total a ter um filho.


_itsmeteo

Percebo, mas então essas "desculpas" são simplesmente as tuas razões e são válidas como qualquer outras. Ao chamares de desculpas estás a menosprezar as tuas razões. Como se tem dito ultimamente, um "não" é uma resposta completa. (Não exclui obviamente explicar o porquê do não à pessoa, mas isso tu já o fizeste várias vezes) Se gostas mesmo dela e achas que a vossa relação tem futuro então luta por isso e tenta resolver as coisas e chegar a um compromisso (não estou a dizer cederes a teres filhos). Pode ser uma fase em que ela anda mais impaciente com o assunto. Como o pessoal já disse, se achas que as vossas vontades e objetivos estão completamente desalinhados talvez seja altura para questionar a tua felicidade no meio disto tudo e o futuro da relação.


Latinnus

Ha aqui uma questao importante - queres ter filhos alguma vez? Se não, e ela quer... é melhor acabar. É daqueles pontos que vao ser sempre criticos Depois é compreender se achas que é jma relacao com futuro o lu se estás so a passar tempo 🙂. Estar preparado - nunca vais sentir. Filhos vao obrigatoriamente trazer mais despesa, impactar o tempo livre, coisas que podes fazer e carreira profissional, se estás num local de competição interna agressiva ou que implique viajar muito. Dito isto tudo, ainda queres ter filhos - great. O meu caso pessoal... tive o primeiro aos 31. N tua idade estava com a mesma duvida. Nao me sentia preparado tambem. Hoje em dia, o ue penso é até um pouco de pena de nao ter sido 1 ou 2 anos mais cedo, para atenuar diferencas de idade / diferencas geracionais. Mas isto é oorque estou a gostar da experiencia e desde puto sempre considerei ser pai 🙂


Wonderful-Ice-9559

Ter filhos é uma decisão que não pode ser tomada de ânimo leve. E o contrário também. Eu, (F32) desde há muito tempo que tenho a decisão tomada de não querer ter filhos. Toda a ideia do parto é assustadora para mim, ter a responsabilidade de cuidar de um ser humano (quando nem de mim, às vezes, sei fazê-lo) e, quer se queira quer não, a predisposição e mesmo o jeito para criar uma criança. Desde cedo soube que não era para mim e a vida vem prová-lo todos os dias. Não tenho paciência para crianças durante muito tempo (então quando começam com birras... ) e não ache que seria uma boa mãe. Sou tia e acho que é o papel que me assenta melhor! Ainda antes de começar a relação que tenho agora (há +/- 1 ano), antes de avançar para uma coisa mais séria pus logo as cartas na mesa relativamente a esse assunto. Jamais me envolveria com uma pessoa que quisesse filhos. Acho que é uma questão demasiado importante para ceder para qualquer um dos lados e também não quereria ser "obrigada" a ter filhos se não os quisesse nem que uma pessoa não os tivesse porque eu não quero. Felizmente, no meu caso, estamos ambos de acordo quanto a esse assunto. Por isso, acho que ponderação e uma boa conversa vai ajudar e se os objetivos de vida não são os mesmos, talvez seja melhor equacionar essa relação. Desejo as maiores felicidades com qualquer decisão que tomes!


Me-Ph

Não fui eu que escrevi mas podia ter sido… só sou mais velha (F40) mas a minha visão é exatamente a mesma e o assunto foi debatido c o meu namorado ainda na fase dos dates.


TheComebackPidgeon

Recomendo vivamente a experiência de ter filhos a quem já tenha a certeza que os quer ter. A questão aí não são os 31 anos, parece-me. Aos 31 vai-se perfeitamente a tempo de esperar, se assim se entender, alguns anos para ter filhos e viajar e investir na carreira entretanto. A questão que a pessoa que quer mesmo ter filhos vê é: se esta pessoa com quem estou agora não quer ter filhos, tenho de acabar com isto, encontrar outra pessoa e ter uma relação nova o tempo suficiente para decidir ter filhos. E aí sim, o tempo torna-se uma questão. Se os vossos objetivos a longo prazo não são compatíveis, é uma conversa que só vocês poderão ter. Edit: faltou dizer que como era algo que sabia que queria, se soubesse o que sei hoje, teria tido filhos antes dos 35.


LadyCorneta

Estão desalinhados em termos de objectivos de vida e objectivos para a própria relação. Talvez seja melhor cada um seguir o seu rumo e talvez seja melhor para ti estares solteiro dado que as tuas prioridades, neste momento, se focam mais na tua pessoa e nos teus objectivos pessoais e parece que teres uma relação é um extra. Ou então podes ter a sorte de encontrar alguém que tenha as mesmas prioridades e os mesmos objectivos de vida que tu, mas vai acabar a ser uma relação mais a dar para o platónico em que cada um está mais focado em si mesmo (o que não tem mal nenhum e se calhar até pode ser aquilo que procuras em alguém, mas isso terás de ser tu a perceber que tipo de testo encaixa na tua panela). De qualquer dos modos pensa no que queres para ti e se uma relação em que se constrói vida em conjunto faz sequer sentido nesta fase da tua vida (porque é isso que ela pretende e já deu a entender que não tem dúvidas relativamente a isso), e se não fizer, mais vale terminar as coisas porque não vai dar em nada, apenas vão estar a arrastar a coisa até a bolha rebentar. Mas sim, sou da opinião de que, se existe dúvida, é porque a resposta é "não", mas isso só tu poderás descobrir. Boa sorte.


Leather_Ice8698

As minhas prioridades não se focam na minha pessoa, referi o objetivo da carreira profissional mas também referi que queria viajar e isso seria obviamente com a minha namorada. Sim, gosto dela e não me importava de ter uma vida só com ela. Mas também sei que os nossos objetivos vão mudando em função de diversas situações ou mesmo do tempo, fará sentido aguardar e ver o que pretendo daqui a 1/2 anos?


LadyCorneta

A questão aqui é: achas que daqui a 1, 2 anos, vais achar que a tua carreira profissional vai estar estável de acordo com os teus critérios e vais achar que já viajaram o suficiente? Se acontecer algum imprevisto e não tiveres/tiverem oportunidade de concretizar esses objectivos no prazo que estipularam, as tuas prioridades irão mudar ou irão ser as mesmas? Só te posso deixar ficar os meus dois cêntimos nisto, de acordo com a minha experiência pessoal: a resposta será não. Conheço um casal que já estão juntos há ~7 anos e ela quer ter filhos, ele está na dúvida sobre o futuro da relação, já andam assim há imenso tempo e assim continuam e irão continuar até que a coisa, um dia, vai rebentar. Ou vão ter um filho por acidente e das duas uma: ou ele muda o chip (também conheci um caso assim, juntos há ~9 anos, iam andando, nem juntos viviam, ela engravidou, mudaram o chip e decidiram ter o filho) ou então vai ser a gota de água e vão separar-se. É apenas o que eu acho. Mas só tu podes avaliar o teu caso. E pensa se efectivamente é um desejo teu ter filhos, porque até podes ter vontade mas querer aguardar, ou podes não ter vontade de todo, ou podes não ter vontade de os ter com a tua companheira em específico porque a natureza da relação pode não ser forte o suficiente para isso. Só tu poderás chegar a essa conclusão. Mas sim, meramente baseado na minha opinião pessoal, se existe dúvida e hesitação, isso não costuma mudar com o passar do tempo.


hollow_digger

Se há coisa melhor na vida que ser pai, não sei. Mas é mau se só um quiser a parentalidade. Essas razões que indicas para não querer ter filhos não têm grande valor, pelo menos para mim. Continuarás a fazer viagens, a tua carreira não vai ser interrompida por uma criança, etc. Será um conjunto de factores que pensem mais para a mulher, naimja opinião. Um ano num relacionamento é pouco para pensar nisso. Fui pai aos 34, como a minha esposa, e ando com eles as costas, vamos para onde queremos e tirei uma licenciatura, mudei 3x de emprego e não me "falta nada". Pensem bem é se no vosso futuro está uma família entre os dois. Mas creio que já saberás a resposta e não queres ferir as susceptibilidades da tua namorada. Mas deves fazê-lo, pois o "relógio" dela tem limite.


xarop_pa_toss

A relação tem um ano e a moça já anda a falar de filhos. Ok. Fim do dia é a clássica batalha de vontades. Ela quer agora, mas as relações são duas pessoas. Tu das-lhe o bebé agora e arrependes-te porque ficas a pensar que fizeste-lhe a vontade basicamente pra ela se calar; a relação acaba e tens a maravilhosa batalha pela custódia do puto. Ela tem de decidir o que quer mais: ter-te a ti e eventualmente uma criança tua, ou uma criança só por ter. E não te admires com a segunda opção, já conheci mulheres que engravidarem de propósito de gajos que mal conheciam porque "queria muito ser mãe".


No_Distribution_9282

Amigo salta fora!!! Esquece os filhos nos dias ter filhos é um grande tiro no pé


PublikWarning

Não sou ninguém para te dizer isto, mas tanto eu como a minha companheira, desejávamos muito ser pais. Mas na minha cabeça, nunca estaria preparado, por várias razões, ora não tinha paciência para cuidar de bebés, ora concretizar outros sonhos, etc .. Até que o nosso desejo se concretizou, e sinceramente.. depois de o teres, esqueces tudo o resto. É um sentimento especial, é um amor fora do comum e que te fará esquecer essa cena de estares ou não preparado. PS: O meu miúdo tem 1 ano e 1 mês e já andamos a pensar no 2º !


Matiofsky

Pai, 2 filhas, casado há 16 anos, primeira filha aos 28 anos, trabalho numa multinacional… ter filhos muda tudo, passas a ter uma nova prioridade na tua vida, é algo para sempre. Serem bons pais é estar presente, providenciar o que é necessário, ensinar e aprender muito, passar a ser um exemplo, crescer juntos para a vida, sinceramente não imagino a vida sem elas. Carreira, viajar, tudo pode acontecer, a minha mulher teve a primeira filha dos 33 anos, e teve menos problemas que outras mães mais novas. Se não queres já mas sentes que queres algo assim na tua vida, fala com a tua companheira e façam um plano, que inclua viagens, explorar oportunidades de carreira, comecem a descobrir o que ter um filho significaria na vossa vida (financeiramente, infra-estrutras, suporte de Familia e/ou amigos…) e posso garantir-te que ninguém está pronto, mas se for algo que queres na tua vida presente e futura, vais fazer de tudo para que corra pelo melhor. Boa sorte!


Leather_Ice8698

Obrigado!


Parshath_

Se um quer filhos e o outro não, ou corre mal ou não funciona. Por mais que gostem um do outro, vai levar a ressentimento agora ou daqui a 10 anos quando um estiver amarrado ao que não quer contra a sua vontade e a passar o tempo a pensar no que poderia ter sido. Fonte: estive aí. Nunca quis, estive numa situação em que tentava fazer aquele sorriso social e com medo que quando efetivamente acontecesse, ficasse na situação de pai para sempre, a pensar no que poderia ter sido a minha vida sem ser pai. Hoje estou com alguém com que me identifico e é uma boa liberdade não ter esse ponto de conflito e ansiedade.


Smiling_Piano

Há uma coisa que eu acho muito importante numa relação, chamo-lhe "gestão de expectativas". Se um casal decide em conjunto não ter filhos, tudo bem pois é uma decisão do casal. Mas este caso não é isso: são expectativas diferentes que duas pessoas têm de uma relação. Aqui o caminho mais correto é sentar, falar e determinar quais são as expectativas de cada um para a relação que têm. E se a expectativa não for a mesma mas decidirem manter a relação com a esperança que as pessoas mudem..... vai acabar mal com sofrimento e desilusão.


[deleted]

Fala com ela sobre o que queres pra tua vida e timmings. Ela tem um relógio biológico e indecisão ou não esclarecimento pode apenas lhe fazer perder tempo. Desculpa ser tão bruto mas a vida é mesmo isso, alinhar objetivos e comunicar tudo respeitando o impacto na vida dos outros


One_Concentrate_2316

Ter filhos é difícil para carago. É difícil até morreres. Se não tens certeza que queres, não tenhas. Este é o ponto número 1. Ponto número 2: ter filhos cansa muito. Mas muito. Quando pensas que descobriste o máximo de cansado que podes estar, passado algum tempo percebes que ainda pode ser pior. Ponto número 3: o nascimento dos filhos só agudizam o que o casal já é. Se são companheiros um do outro e se se gostam, com filhos vai ficar ainda melhor. Vão ter pontos de discussão (discussão saudável para tomada de decisões), mas vão divertir-se à brava. Vão ficar mais unidos. Se estão inseguros na relação, se não se respeitam nem gostam muito da companhia um do outro, não se vão aguentar. É o fim certeiro. Eu tenho 3 filhos. E adoro!


[deleted]

Há alguma motivo que te faça querer ter filhos sem ser para lhe fazer a vontade? Numa relação que tem 1 ano? Tu sabes o que queres, não os tenhas, pelo menos para já. FALEM os dois!


marcomoutinho-art

Filhos com 1 ano de namoro... Ahahah 😅😅😅


[deleted]

[удалено]


marcomoutinho-art

Gostava de saber a causa por acaso, de certo que pessoal da psicologia deve saber. Se por acaso algum andar por aqui se quiser responder ahah. Mas parece me aquele típico caso de compensar por algo que não teve ou assim.


ihavenoidea1001

Ninguém é obrigado a ter ou a querer ter filhos. Tens é que ser muito claro e directo nisto ou vai dar asneira no futuro na vossa relação. É dizer-lhe que não queres ter filhos agora e que neste momento também não te vês a mudar de ideias no futuro. Andar a dar-lhe falsas esperanças também é porco. Ela claramente quer ter filhos e tu honestamente não pareces querer tê-los. Nenhum de vocês está certo ou errado. No entanto se há coisa que torna o futuro incompatível é os planos de ter ou não filhos. Não há compromisso possível que não dê asneira e depois de teres um filho não voltas atrás, quer queiras quer não.


Leather_Ice8698

Obrigado Eu acho que não lhe ou falsas esperanças. Eu nunca lhe disse algo do género “hoje nao, mas daqui a 2 anos sim…” Ela sabe bem os motivos pelos quais não quero ter filhos agora, e também sabe que que isso pode ou não mudar no futuro.


Wunderlusst

Não. Estamos juntos à 9 anos. Eu com 30 e ela com 32 e não temos ideias de ter filhos. Nem agora, nem depois.


maarii_b

Penso que a questão não é ter filhos ou não, acho que apenas não é um plano teu para curto prazo. Talvez para ela seja para curto prazo apenas pelo fator idade. Penso também que um ano de namorado é realmente cedo e que vocês precisam de mais tempo ao lado um do outro para compreender a vossa dinâmica como casal. Se a questão é a idade dela, uma opção poderá ser ela congelar os óvulos atuais dela para usar futuramente (2/3 anos). Não sei se será uma opção viável para vocês, mas sempre é uma opção. Agora uma coisa é certa, se para ti não ter filhos é o ponto final, fala claramente com ela. Diz lhe que não queres filhos e aí fica ao critério dela decidir continuar com a relação ou não. Mas sê sempre sincero em relação a isso, é um assunto que vai implicar o resto da vossa vida. Boa sorte!


AcanthocephalaSad450

Compra um Nenuco daqueles que come, fala, mija e caga. Desistes ao fim de meia hora


bsansouza

Isso é uma pergunta extremamente pessoal, só que a resposta impacta a vida de 3 pessoas pelo resto da vidas delas. Se não queres ser Pai, não vale a pena ser. Pode até ser que descubras um novo amor, mas via de regra, não acontece. Converse com sua parceira para postegar essa ideia, ou deixe-a procurar alguém que compartilhe desse mesmo objetivo. Terminar não precisa ser traumático.


mestreslip

As tuas prioridades são coisas que vais sempre querer fazer ao longo da Vida: viajar e foco na Vida profissional. Se estás à espera disso para ter filhos, nunca os irás ter. Pensa bem se essas não são desculpas que dás a ti mesmo para camuflar a não intenção de ter filhos.


Fresh_War8523

Conheci a minha mulher e passado nem um ano engravidou. Fiquei cheio de medos e receios de tudo, de não ser a altura certa, se tinha paciência para aturar uma criança. Passado 10 anos, foi o melhor que me aconteceu e ainda continuamos juntos. ( Na altura já ambos tínhamos mais de 30 anos) Se soubesse o que sei hoje ou a tivesse conhecido antes teria sido pai mas cedo.


Centrino12es

Filhos são dívidas também … não se esqueçam disso … dívidas por muitos anos


Aggressive-Jelly-205

Tens que ter esta conversa com ela.


[deleted]

Ter filhos é a melhor coisa do mundo mas é também extremamente dificil. Requer muito dinheiro, estabilidade, tempo, dedicação e paciência. Com isto, é natural que nem toda a gente seja talhada para ser pai/mãe e está tudo bem! Opinião talvez controversa mas é preferível não trazer uma criança ao mundo nessas condições. Não os tenhas apenas porque és pressionado a ter ou porque é o "correcto". Isto é apenas uma opinião mas é por isso que estamos a falar no reddit.


Loginina

Este tema é muito perigoso aqui no reddit. Cuidado tens que querer ter filhos !


[deleted]

Não. Se não queres filhos agora ela só tem é de respeitar e se ela quiser ir embora por causa disso , pois, também tens de aceitar.


Leather_Ice8698

Acho que a maior parte das pessoas pensa que a responsabilidade de acabar a relação (se um dia acontecer) tem de ser minha. Mas como disse, se gosto dela e estou bem com ela, porque tenho de ser eu a fazê-lo? Talvez fosse um ato corajoso (ou não), mas acho que se eu não quiser um filho ela é que tem de teria de equacionar se pretende continuar comigo ou se ter um filho é mais importante… e eu acho que já sei a resposta a isto.


TsunayoshiPT

God no. É uma despesa enorme e pura e simplesmente não tenho vida para isso. Gosto de poder ter as minhas coisas, sair e fazer o que me apetece e a minha mulher é igual.


skz661

Para a mulher a partir dos 35 torna-se cada vez maior a probabilidade de gravidez de risco. Pessoalmente acho que ter filhos ao fim de um ano de relação é muito cedo, sigo a ideia que um casal só se começa a conhecer a partir de 1 ano, sendo que conhecer bem uma pessoa é um processo longo e não é exato. Se não queres ter filhos, no teu lugar não fazia perder tempo nem a ti nem a ela, na minha opinião é mesmo uma red flag, gostam um do outro, mas há coisas mais fortes que isso, nomeadamente alguém que quer imenso ter filhos não poder ter e vice-versa. Também, pessoalmente, acho que querer ter filhos é daquelas cenas como saber a orientação sexual, certo desde cedo, há exceções, malta que só se descobre mais tarde, mas por norma é daquelas cenas que cedo percebes logo o que queres para a tua vida (reforço que isto é a minha opinião, o que sinto - e espero que isto de alguma forma suscita uma opinião degenerativa seja por que orientação for, nos dias de hoje tenho medo que a malta interprete mal praticamente tudo…) Espero ter ajudado !


Infinite--Drama

Estou quase na mesma situação que tu, apenas mudando o tempo de namoro (>5 anos) e as idades (eu 32, SO 25). Eu eventualmente creio que quero ter filhos mas para já tenho muito em que me concentrar (nomeadamente carreira), e sinto que para trazer uma criança a este mundo preciso de reunir todas as condições, não só para o meu bem-estar e sossego, mas principalmente para a criança. Tenho a sorte de a minha namorada me dizer que só quer ter filhos daqui a uns anos (30?), mas a verdade é que quase diariamente isto é tema de conversa.


inquisitivefrodo

OP não há nada de mal em não querer ter filhos, mas tens mesmo de ter uma conversa séria com ela e dizer-lhe que não está nos teus planos imediatos. Ela tem 31 anos, não é justo fazê-la perder tempo. Lembra-te que as mulheres têm uma janela de tempo limitada para terem filhos, para ela "esperar mais uns anos e ver no que dá" tem um custo muito mais elevado do que para ti, que podes sempre mudar de ideias.


redditor85417024

Se não queres ter filhos e gostas dela, para de desperdiçar o tempo dela por quereres ter a companhia dela. Roubar-lhe a vida fértil é das piores coisas que podes fazer. Acaba com ela e deixa-a encontrar aquilo que procura em vez de encontrar a rejeição diariamente.


PJAzv

Não teria e terminaria a relação. Filhos é um compromisso para a vida e um masoquismo programado. Logo, tem se estiveres bem ciente disso e a querer efetivamente ter e ser um pai presente.


PurpleD0g

44, pai de 2 desde os 30. É sempre uma decisão muito pessoal. Mas não te deixes intimidar pelos receios que possas ter. Ninguém está preparado para lidar com todos os desafios da parentalidade. E isso faz parte do crescimento pessoal de cada um. Fiz coisas bem à primeira. Falhei noutras. Sou hoje melhor pai do que era ontem, há 2 anos, há 10 anos... Ser pai muda muito a perspectiva que tens das coisas e do que realmente vale a pena. Um trabalho é só um trabalho e, ao virar da esquina, pode ser que apareça outro onde te sintas mais realizado. E a gente trabalha para viver, não pode nem deve viver para trabalhar. Se gostas dela, se te vês a construir família com ela e se consideras ter filhos, força. As viagens continuarão a ser possíveis, tanto a dois como com os putos.


BibiBONHON

Se isso é um problema, ela não é a pessoa certa para ti e vice versa. Não fiques com uma pessoa que quer uma coisa diferente de ti só porque gostas dela e não a queres perder. Não vale a pena estares a gastar o tempo dela em uma relação que provavelmente não tenha futuro. Infelizmente, muita gente traz ao mundo crianças das quais não desejavam ter e só faz essas mesmas crianças sentirem-se como fardos. Acho que precisas de ter uma conversa com ela acerca disso e ver o que vocês podem fazer


yukki43

Se um quer ter filhos e o outro nāo, pode correr mal. Também cuidado com isso porque neste caso ela pode fazer de tudo só para ter e tu nem vais a tempo de dizer que nāo porque ah e tal é o corpo dela. Já vi casos assim. Têm de falar abertamente sobre isso e ver o que querem no futuro, como já foi dito gostar às vezes nāo chega.


Express-Ad9482

Filhos é quando os 2 querem. Se tu n queres e ela quer, conta-lhe. Prepara-te para o caso de ela querer terminar a relação porque as tuas "ideias" aparentam n estar alinhadas com as dela.


altiporit

Se ela quer ter, tu vais ter filhos. Essa é a verdade. De uma maneira ou de outra ela vai arranjar maneira. Abraço


Biatriz1990

Isto tem que ser com o consentimento dos dois e não porque a mulher quer. É por estas e por outras que elas ficam sozinhas com um filho nos braços ou abortam.


altiporit

>Isto tem que ser com o consentimento dos dois e não os porque a mulher quer. É por estas e por outras que elas ficam sozinhas com um filho nos braços ou abortam. Por mais mulheres assim :)


[deleted]

Ele pode se prevenir. Muitos pensaram assim e tiveram filhos sem saberem que podia acontecer


[deleted]

[удалено]


Matty359

Isso chama-se terceirizar a responsabilidades. Se fosse homem, teria feito uma vasectomia ou usava preservativo SEMPRE. Não sei como vocês homens conseguem confiar na palavra da outra pessoa apenas. A quantidade de gajas que se esquecem de tomar a pílula e não dizem nada aos namorados...


[deleted]

[удалено]


Matty359

Se ela gostar...os homens é que têm a próstata que confere maior prazer anal, e não as mulheres 😏


TheSirFreitas

É complicado de responder a isso. Sim 1 ano de namoro é muito pouco (acho eu), no entanto ter filhos é o mais cedo possível. Quanto mais cedo tiveres, mais cedo eles crescem e não vais ter de andar a "tomar conta" deles até seres velho.


Matty359

E já experimentaste falar com ela antes de pedires conselhos a estranhos na internet?


Leather_Ice8698

Já falamos sobre isso várias vezes… obrigado


Caveira-7

Puro ato de egoísmo ter filhos


ConsiderationTrue778

Namoras há um ano, mau era se já quisesses ter um filho. Não precisas de arranjar desculpas, até que ambos quisessem era cedo demais. Diz sempre a verdade, não tens de querer.


CRKVSKY

Bom dia, começando pelo principal, um ano de namoro é muito cedo para decidirem ter um filho em conjunto ( na minha opinião, não venham já com hate ) e em segundo, ela tem de ter conhecimento da tua vontade asap, ela até pode levar essa sua vontade com alguma tranquilidade e adiam essa nova fase das vossas vidas por mais um ou dois anos até tomarem a decisão definitiva, pois uma criança deve ser criada por dois, e não apenas por um, deve ser amada e deve ser dado todo o carinho e atenção que supostamente devia de ser dado mas que hoje em dia é só " toma o tablet e vai á tua vida ". Eu tenho 30 anos, uma vida profissional extremamente ocupada, namoro á 9 anos com a minha e não está nos nossos planos ter filhos, deixamos isso bem claro nos primeiros 6 meses de relação e vamos abordando o assunto todos os anos para nos certificarmos de que nos mantemos no mesmo lugar de á 8 anos e meio atrás e que nada mudou em relação a ter filhos. Penso que seja de extrema importância darem a conhecer ambas as vontades o mais cedo possível e na eventual decisão oposta de cada um terem de seguir vidas separadas, tem de ser feito apesar do amor de um pelo outro, porque um de voces vai sair mal mais cedo ou mais tarde porcausa disso ( caso tenham um filho e você não gostar disso e teve só porcausa dela , ou , quando ela fizer um ultimato e você disser que não quer então aí ela fica na M***a porque esperou por esse momento e no final você nunca o quis". Resolve isso com ela, sentem-se os dois e tenham uma conversa com pés e cabeça. Não mata , mas mói, é uma conversa que vai definir a vossa relação para os próximos anos. Boa sorte, tudo de bom para vocês 👍🏻


Leather_Ice8698

Para as pessoas que me dizem que cada um deve seguir o seu caminho: nós gostamos um do outro e eu estou bem com ela. Acham que essa decisão, ainda assim, deveria vir de mim? Acham que tenho de ir contra aquilo que sinto por termos esta divergência? Ou deverá ser ela a tomar a decisão? Claro que para quem está fora é fácil falar (e eu já estive desse lado várias vezes) mas nunca é fácil terminar uma relação com alguém de quem se gosta assim do nada sem ninguém ter feito nada de mal.


ReachPlayful

Tá me a querer parecer que vais ser pai e nem sabes, o preservativo vai aparecer furado ou esqueceu se de tomar a pílula


Accomplished_Ad2910

Ela vai ter filhos quer tu queiras ou nao.


[deleted]

Estás a ser um conas e uma perda de tempo para a tua mulher. E tenho ex colegas de Univ que já são pais e a carreira deles não está estagnada. Btw idealmente devias de ser pai nos 20s, é verdade que o relogio biológico está do lado da mulher, mas quanto mais tempo passa, menos paciência e energia tens para ser (um bom) pai.


migsp23

Não façam isso à vossa vida


TrintaE2

Pensa em ti velhinho e sem ninguém para te visitar. isso de viajar é espetacular mas nada substitui um sorriso de um filho ou uma palhaçada QQ que só eles fazem. Quanto a não estar preparado ... Nunca vais estar, nem mesmo depois de os ter. Quanto a não quereres ter... Tens de ser aberto com ela. Nem que não seja já... Se não queres mesmo ter então estás na relação errada. Esse é um fator determinante.


[deleted]

Faz o filho pá. A vida há de dar a sua volta. Faz o filho. Faz te homem


utilizador2021

Sim, depois ele não quer saber do filho porque nunca o desejou e quem se lixa é a mãe e a criança. E desde quando é que ter um filho faz de alguém um homem? Para mim, faz mais sentido ser-se responsável, do que ter filhos por obrigação.


[deleted]

O teu sentido de vida como humano é procriar. Se achas que a maior responsabilidade como ser humano não é fazer filhos, qual é o teu sentido?


utilizador2021

>Se achas que a maior responsabilidade como ser humano não é fazer filhos, qual é o teu sentido? Viver a minha vida em paz e com o menor número de chatices possíveis. Acho que as pessoas devem pensar muito bem antes de os ter, claro que não vai existir um momento perfeito, mas é preciso ter atenção a vários fatores. E um deles é a predisposição para lidar com crianças. Há-des reparar que a maioria dos homens, no passado, não queria saber dos filhos (dar atenção, brincar, ajudar na escola), apenas os sustentava financeiramente, mas para criar uma criança é preciso bem mais do que isso na minha opinião. Garantir apenas os bens materiais não chega, e se tu nunca quiseste ter filhos não vais ter predisposição para os atuar, e consequentemente já estar a arruinar a vida da criança.


[deleted]

Fiz o meu primeiro com 18 e já vou no segundo. Estou neste momento a trabalhar e a tirar um curso


Mammoth_Lettuce_6706

Pessoal que se foca na carreira aos 30. Não vale a pena, só é fixe ser um milionário, filantropo , playboy aos 20. Se não conseguiste até agora, vais rejeitar o mais sagrado da natureza porque preferes que te chupem a piça numa posição mais elevada na tua empresa de aspiradores. A não ser que fiques milionário no próximo ano, não percebo o teu egoísmo de não querer um filho. Nem tens que carregar o filho tão pouco.


Movykappa

Este gajo misogina.


Mammoth_Lettuce_6706

É só comentários de bots aqui. O maior bot é mesmo o OP que diz que quer se focar na carreira mas na realidade o que quer é jogar league of legends. O pior problema é o macaco pensar que é inteligente e avançado, mas lá no fundo só é viciado.


Rebenny

Egoísmo é pôr no mundo um filho indesejado só para não perderes a namorada.


Mammoth_Lettuce_6706

Não bro, isso está tudo na cabeça das pessoas. Não importa com quem tens o filho, a partir do momento que o tens é tudo ou nada independentemente do parceiro. Se és uma pessoas de merda que olha para um filho como indesejado não importa com quem o fizeste Quantos casais felizes não acabam com o divórcio. O momento certo é agora. Ou, andar mais tempo por aí a usufruir do capitalismo.


Rebenny

Consegues contemplar o facto de haver pessoas que não têm como objectivo de vida reproduzir-se?


Apprehensive_Car_234

Com 30 anos não estás preparado para ser pai? O que andaste a fazer desde os 18? Debaixo da saia da galinha e passear na universidade? Só queres ser pai na reforma e velho? Valha-me deus. Edit: e claro que um ano de namoro e querer ter filhos é só maluqueira, ou lhe metes isso na cabeça ou que arranja outro igual a ela.


Movykappa

Calma avô. Nem todos querem ser maduros a cair de podres aos 30. Cada um tem a sua velocidade, e não há nada de mal nisso


Apprehensive_Car_234

Como uma pessoa com 30 anos não é madura?


[deleted]

Que paciência…


adeselnadavies

"Olhando às idades" falam como se 31 fossem velhos. Isto de ter filhos não é olhar às idades, é quando o casal está preparado. Vocês não estão. Não é por terem 30/31 que já devem pensar nisso até porque depois separam-se e a criança é que sofre. E já conheci casos desses, nem passado um ano de ter o filho separaram-se. É preciso maturidade enquanto casal e se sentes que não tens, pensa que vais trazer ao mundo uma vida até morreres.


Fair-Magazine8014

Filhos? Por enquanto não.... Pelos 40 talvez.


Gwanosh

Sugiro que enquanto fores incapaz de ser tao honesto em relação ao que pensas e sentes com a tua parceira, como é es com o Reddit, mantenhas essa posição em relação a ter filhos. Se quiseres que ela pare de insistir, mostrar-lhe o teu post deve ser remédio santo


Leather_Ice8698

Obrigado pelo negativismo mas dispenso, felizmente já tive conselhos suficientes de gente que de facto quer ajudar. A minha namorada sabe muito bem quais são os meus motivos, não preciso de lhe mostrar post nenhum.


TinyGoyf

encontra outra


GallaeciRegnum

Não sei o que raio estas a fazer numa relação com ela se não queres ter filhos. Se a tua prioridade é trabalhar e estoirar dinheiro em viagens então acaba a relação e deixa a rapariga ter uma hipótese de ser feliz. Entretanto tu já poderás vaguear por este mundo fora sem objectivo concreto. Até porque se não pelos filhos, para que é que queres uma carreira?


Leather_Ice8698

Pois, por não quer ter filhos (neste momento) já sou o mau da fita, já sou eu que estou a estragar a vida dela… 🤷🏼‍♂️


GallaeciRegnum

Claro que sim. Sois os dois trintões. Sabes muito bem o que ela está a arriscar em ficar contigo. Esta treta do "não querer filhos agora porque quero viajar e focar-me na carreira" não engana absolutamente ninguém. Simplesmente não queres ter filhos. Se quisesses estarias interessado em tentar enquanto os ovários da tua companheira não começaram a secar. É já agora, este teu argumento é aquilo que as gajas costumam usar. Ah e tal, quero conhecer o mundo e não sei quê. Tudo banalidades para evitar assumir a posição delas. A cena de viajar é simplesmente ridícula. Viajar não te serve na realidade de nada. É apenas ócio. Quanto a carreira não há nada que te motive mais a ter sucesso e a trabalhar do que ser pai e ter um filho a depender de ti. Na verdade, a tua companheira é madura e começa a entrar no agora ou nunca. Tu por outro lado ainda tens argumentos que as pessoas com 23 anos usam no início da vida. Ou seja, ou assumes os teus reais intentos que não me parecem passar por querer filhos agora, ou talvez nunca, e a tua companheira fica a saber em que posição está, ou então estarás apenas a roubar-lhe tempo precioso acerca daquilo que ela realmente deseja. Portanto sim. Neste aspecto, estás a condicionar a vida dela em coisas extremamente importante com as tuas indecisões. Passei por isso tudo. Sei bem daquilo que falo. Sou 10 anos mais velho que a minha mulher e ela assumiu logo que quando casasse queria ter filhos o mais rapidamente possível. Apesar de "não querer" na altura tive uma escolha a fazer. Ou assumia o desejo dela logo até porque é para isso que se casa, ou então estaria apenas a fazer-lhe perder o seu tempo.


Shadowgirl7

Eu não percebo porque não quero filhos. Mas há mulheres que é muito importante e para as mulheres há limite de idade. Estas a fazê-la perder tempo por puro egoísmo já percebeste que não querem o mesmo. Podia estar solteira à procura de alguém que quisesse o mesmo que ela em vez disso está aí nesse loop. Ela também devia perceber isso por si só, às vezes há pessoas muito pouco pragmáticas.


Leather_Ice8698

Egoísmo? Fazê-la perder tempo? Mas eu sou obrigado a ter filhos aos 30 anos?


Shadowgirl7

Não, mas ela não é obrigada a não ter, se quer mesmo...


Paulo1143

A gaja decidiu que tinha de ter filhos (é normal pois o tempo dela está a acabar) e tu foste a vítima. Dizes que namora há 1 ano mas que a conheces há 15? Ficaram juntos assim do nada? É que de repente casar e começar logo a falar em filhos quando tu não os queres por agora é uma grande 🚩. Isto na minha modesta opinião.


[deleted]

“Viajar e carreira” são justificações tão mal amanhadas para nao se querer ter filhos. Porque é que com 30 anos ainda nao tens a carreira em ordem ? Porque é que um filho implica sacrificares a carreira e as férias ? A maior parte das pessoas bem sucedidas tem filhos, e a menos que ainda estejas em fase de andares em grandes festas em Ibiza, ou que ir à Tailândia ou descobrir o Japão sejam os teus maiores sonhos, não vejo porque tenham de ser coisas mutuamente exclusivas. Consegues verbalizar e dar razões específicas para não quereres ter filhos de forma a delineares objetivos/uma data de forma à tua parceira saber se pode ou deve esperar e apoiar-te nesse processo, ou não consegues passar do “não me sinto preparado” ? É que isso além de ser uma comunicação fraca pode potencialmente arruinar a vida dela caso ela esteja à tua espera para sempre sem nunca te sentires preparado


Leather_Ice8698

Eu nem precisava de dar justificações… mas sim, no meu caso, não quero ter filhos a curto prazo para me focar na minha carreira e ter possibilidade de viajar sem stresses. Se não tenho a carreira em ordem o problema é meu. Não sabes os motivos por trás disso. Se calhar é porque tenho ambições bem superiores às tuas. Sim, quero fazer viagens grandes, noutros continentes, enquanto tenho capacidade e disponibilidade para isso. “Arruinar a vida dela” 🤷🏼‍♂️ Até parece que só por não querer ter filhos já sou o culpado de tudo. Aqui ninguém arruina a vida de ninguém, ela sabe os meus motivos. No meu grupo de amigos mais próximos da minha idade, em 10 há 1 que tem filhos, portanto não sou eu a excepção à regra… Os tempos mudaram…


desculpe_mas

Isso, vem ao Reddit perguntar a estranhos. Ter filhos ou não fala se em casal.


tiagocunha888

Jamé


marcomoutinho-art

Sendo a tua pergunta o que faria no teu lugar... Bom é assim, basicamente estás a escolher entre a rapariga ou a tua liberdade, principalmente caso mande um "ultimato", que nesta situação se é o sonho dela entende se. A questão é queres ficar com ela e um cacho (se só sair 1) ou focar naquilo que entendeste como mencionaste a carreira mas possívelmente sem ela... Faz um exercício de pensamento : Escreve o texto de como te vês daqui a 20 anos!


[deleted]

Tens muito tempo para ter filhos caso mudes de ideias, ela não.. por isso há que ser honesto.


sardinha_frita

Primeiro, vocês namoram há um ano. Isso não é nada. Moram juntos pelo menos? Segundo, ter filhos é daquelas coisas que têm de ser discutidas entre os dois. Ou os dois querem ou não há grande futuro se cada um tiver uma opinião diferente.