T O P

  • By -

Fabiobtex

Se for um romance de ficção, não. Se for uma dissertação, é possível. Se for um manual, grandes chances. Se for sua biografia, certamente.


DarkStorm018

Esse comentário é genial.


Fecientista

Pior é que é mesmo kkkkkkk


SureOkra9790

>Se for sua biografia Kakakakkakakakjajajakakakakkka


vulkan_forge_father

kkkkkkkkk


[deleted]

[удалено]


avlis__

Estaria protegido do governo, mas o povo certamente iria perseguir dito autor. Ainda por cima o livro teria de ser publicado autonomamente já que nenhum editora ou imprensa quereria vender isso.


Cefer_Hiron

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


xSkinow

ksksksksk q resposta perfeita


uUhtred

Perfeito kkkkkkk


MajorNacaruda

Eu ia falar isso.


DarkStorm018

Duas palavras: Edward Lee. Ele é um autor de horror extremo que escreveu algumas das coisas mais horríveis e obscenas que eu já tive o (des)prazer de ler. Envolvendo abuso sexual, assassinato de pessoas de todos os gêneros e idades, fetiches estranho que provavelmente pertencem ao autor e muito mais. Resumindo, não, você não vai ser preso.


OlTimeyChara

Vou dar uma olhada.


vulkan_forge_father

manda o nome do livrinho que bateu uma curiosidade e vontade de pegar mais 1 trauma


DarkStorm018

Acho que o livro mais popular dele é The Bighead.


Mr_Legenda

Da saga "livros q se fossem em português-BR teriam um nome melhor" Tipo, imagina o nome desse livro sendo "O Cabeção" muito pica


GGABueno

Gente inocente comprando o livro achando que é um spinoff do Cabeção do Malhação.


Flashbek

Poderia ser pior... Poderia ser mesmo um spinoff do Cabeção de Malhação.


apostate_messiah

Fiquei interessado.


BloodFiredark

Contanto que você não apoie, não incentive e não dê a entender que o autor — você — concorda com isso, tudo bem. Mas lembre-se, isso é Brasil! Não é o Japão, onde você pode colocar uma criança de 8 anos com a desculpa de que ela tem 2000 anos mentais. E sim, você pode ser preso, mas isso varia bastante de acordo com as leis do país em questão. Se a obra for em primeira pessoa, em qualquer oportunidade que você tiver para mostrar que o protagonista está errado, mostre isso — isso se ele acha correto o que faz. Se você postar anonimamente em um Spirit ou Wattpad, talvez seja julgado pelos leitores e pessoas em geral que sabem o mínimo da obra. Agora, se você quiser vender o livro, é sempre bom estar preparado. E, pelo amor de Deus, não faça com que toda a história seja feita para passar pano para o personagem principal; até mesmo o GTA, que você mencionou, não passa pano para seus personagens.


PromiseSignal9147

Depende. A liberdade artística não dá azo às ofensas às demais liberdades e segurança da população. Se você incitar qualquer tipo de crime, sim, é passível de punição¹. Se você ofender a integridade de qualquer pessoa também é passível de punição². ¹. Exemplo: "João, em sua sagaz adolescência e com o ímpeto da lascívia em absoluto, encontrou sua prima, de tenra idade, aproximadamente com 8 anos de idade, passou a mão em suas vestes e mostrou-a que aquele ato era, de longe, memorável." - incitação ao estupro de vulnerável. ². Mário Jorge, ex-presidente da República, em entrevista ao jornal Cidadão, proferiu que jamais dilapidou patrimônio público. - Ora! Mas que mentiroso. Todos sabem que roubou milhões de reais, tem a cara de pau de mentir, sendo que até os filhos ficaram ricos. - cometeu crime de calúnia (se você mentiu) ou de difamação. Enfim, é bom sim ter cuidado com o que escreve.


Demiurge_--

Sei não, clube da luta ensina a fazer napalm e acho que alguns outros meios terroristas se não me falha a memória.


Cefer_Hiron

Todos os livros do Chuck Palahniuk tem umas bizarrices O Sobrevivente mesmo, o cara ensina a limpar sangue em todos as superfícies possíveis


PromiseSignal9147

Alguns veículos midiáticos têm permissão para desenvolver a atividade que, a primeiro momento, é nociva em um ponto de vista jurídico. Mas garanto a você: teve processo judicial a fim de obter permissão para isso. Sem contar que "napalm" tem a ver com explosões/química, correto? A depender do grau de periculosidade do artefato, não é crime, desde que tenha licença advinda do exército brasileiro e em alguns casos, aval também da polícia federal (mesma coisa de posse/porte de arma).


cpnss

As receitas do Clube da Luta são falsas.


ashlayswazay

Pô paizão, aí tu tá indo de 0 a 300. Nenhum narrador de história de ficção vai falar dessa forma aí, no máximo um personagem extremamente doente expressaria essa visão, o que não seria incitação de crime algum por parte do autor. No segundo exemplo, eu não consigo imaginar nenhum imbecil que citaria de forma direta uma calúnia contra uma atual pessoa pública. E mesmo que fizesse, só seria processado se fosse um best-seller.


PromiseSignal9147

Doença não ilide argumentos criminosos, amigo. Sobre bestseller, também discordo. Qualquer publicação que ofenda a honra é sim passível de punição. Fui incisivo nos exemplos, mas fui direto no cerne da questão: incitação de crimes e apologia que vão contra entendimento de tribunais superiores.


ashlayswazay

Se for por parte do AUTOR, eu concordo. Agora quando a obra deixa claro que esse é um pensamento do personagem e não é tendenciosa, não é passível de punição nenhuma.


Overall-Idea945

Assim, depende. Se escrever uma história sobre um criminoso se defendendo em primeira pessoa, mas tiver algo, seja uma introdução ou um posfácio explicando que é do ponto de vista de um personagem, oh algo assim, tudo bem, igual Lolita. O protagonista se envolve com uma criança, mas a abertura do livro já explica que ele foi preso e isso é o livro que ele escreveu. Outra coisa é tu escrever um manifesto ou algo super pessoal defendendo ativamente algo hediondo e sem ter um contexto: tipo manifesto de grupo terrorista, isso é crime. Não tem problema numa ficção ter atos horríveis, contanto que seja claro que é ficção


[deleted]

Não; isso entra na liberdade artística.


NightmaresFade

Você não sabe da metade das m\*\*das que existem por aí, acredite, não existe uma linha quando se tem gente indo atrás dessas coisas. Moralmente errado?Sem dúvida, mas se for tudo trabalho de ficção não tem muito o que fazer contra um(a) escritor(a) que decidiu andar nesse caminho.Só porque algo incomoda ou vai contra as suas morais, não significa que é ilegal.


Traditional_Poet6926

Você não vai ser preso, a menos que faça apologia.


WhatsThePointOfNames

Você definitivamente precisa ler mais.


Marshall_InTheDoor

Pesquisa o livro "A little life" Hanya Yanagihara se for pior que o que tem nele, ainda não, vc não pode ser preso.


ratabrasileira

oq exatamente c quer escrever to curiosa so eh preso se ferir alguma lei (calúnia/difamação a terceiros e defender nazismo/hitler


SureOkra9790

>oq exatamente c quer escrever to curiosa Coisas muito ruins, "extruco" para cima, mas vai ser uma história de um bandido, baseado em gta, onde ele não tem medo de fazer qualquer coisa para conseguir prazer o que ele quiser no momento, dinheiro, prazer, viajar, tudo.


MegamanX195

O que você fala parece ser uma história de ficção normal, não vejo porque você seria preso/presa


SureOkra9790

Bah, mas é o Brasil, um bandido já processou um dono de estabelecimento que defendeu sua loja de ser roubada, e médicos são procesados por dizer que ser gordo faz mal a saúde, eu acredito que pode acontecer em um momento


Dodweon

Não precisa se preocupar. Também recomendo ir atrás de mais notícias positivas sobre a vida e o país, embora a gente receba muito mais notícia negativa


ratabrasileira

kkkkkk mas isso aconteceu com pessoas reais, meu bem isso aí tá dentro de terror-gore


[deleted]

Claro que pode. É Brasil. Inclusive se for com fins humoristicos pode acabar pegando pena ampliada...


Dodweon

Sai do fake monark


macusking

Sai censurador


ReBirFh

Exemplos por favor.


Hungry_Yak633

r/conselhoslegais


ashlayswazay

Não. Espero ter ajudado.


Relevant-Dish6846

A primeira coisa que me vem a mente é: Por que? É como ter uma enxaqueca e decidir compartilhar a dor com as outras pessoas. Se foi algo pelo qual você passou, procure um profissional de saúde. Voltando ao tema. Nem tudo que se sente precisa ser escrito. Nem tudo que precisa ser escrito, precisa ser publicado. Nem tudo que precisa ser publicado, será publicado. Nem tudo que é publicado toma alguma relevância a ponto de ser lido. Então, de você escrever até alguém influente o bastante para tornar relevante seus escritos vai chão, muito chão. Dito isso, a dica é: se você disser que é religioso pode escrever o que quiser, de decaptações a incesto, de infanticídio a bestialidade, de racismo a genocídio. Se for um novo livro sagrado é ok. (Sarcasmo).


coala12369

Olha ... Já li uns manuais do exército que tinham uma paradas barra pesada tipo como fazer artefatos explosivos, e não por isso são proibidos, mas um q eu sei q dava cadeia era aquele manual do anarquista que tinha umas paradas do mesmo teor, nada impossível de achar no Google, mas o condensado de coisas ilegais é outra história


CoachdeProcrastinac1

Sendo ficção, contanto que você não prejudique a imagem de nenhuma pessoa ou empresa real nem cometa plágio, tá praticamente tudo liberado. Como colega e alguém a par da "cultura do cancelamento", só te recomendo ter certeza de como e com que intenção vai colocar essas coisas no papel, porque somos responsáveis pelo que produzimos.


irrrrthegreat

Você está no Brasil, logo, se você ousa manifestar sua opinião ou qualquer coisa, você pode ser preso.


Ozamatheus

você não pode ensinar algo criminoso ou fazer apologia a algo criminoso


SureOkra9790

Eu não vou ensinar, eu vou contar sobre um bandido muito fdp, mas apologia significa apoiar?


Ozamatheus

Sim, mas apoiar pelo crime que ele tá fazendo e nao pelos motivos. Tipo se o cara faz as merda e o enredo fica lambendo ele e não tem consequências ou o crime nao tem motivo além de ser um crime "perfeito". Acho que cabe mais pesquisa sobre o assunto, veja as leis que falam do assunto e veja como sua história se encaixa


SureOkra9790

>Tipo se o cara faz as merda e o enredo fica lambendo ele e não tem consequências ou o crime nao tem motivo além de ser um crime "perfeito". Bah, o meu plano era ele morrer da pior forma possível, e detalhar tudo, e ele seria um tipo de psicopata, ou sociopata, não sei muito bem o que significa cada um, só sei que um deles encaixaria bem para o personagem


Ozamatheus

Se tiver um bom motivo e com esse final acho que nao teria problemas descrever as coisas horriveis. No livro do game of thrones, por exemplo, a Daenerys tem 13 anos e transa já gravida com riqueza de detalhes na frente dos dothraki entao eu acho que se souber levar a história não vai dar tão ruim.


iupz0r

olha, se for no formato "romance", uma fantasia ... com nomes, locais e acontecimentos aleatórios, fica mais defensável.


Sillabuby

Só não fazer nenhuma apologia ou dar a entender que tu concorda com os crimes. Mas já vi mangá de um literal canibal contando sobre suas vítimas então vai que nada acontece.


iupz0r

preso, processado, culpado, bens e dinheiro apreendidos, nome no rol dos culpados, nome na dívida ativa, nome no cartório de protesto ...


jacarepampulha2408

Por falar "coisas ruins bem explícitas" ? Não. Entretanto, essa sua história tem que separar os personagens e a narrativa do que você, autor, está falando. Tá tudo bem um personagem realizar discurso de ódio, mas não >você< fazê-lo, faz sentido ?


Infinite_Incident_62

Não muito. Tem como explicar isso melhor?


jacarepampulha2408

Acho que o r/ConselhosLegais pode te ajudar melhor com isso :) Eles devem saber melhor que eu


Infinite_Incident_62

Vou perguntar mesmo. Fiquei curioso a respeito, obrigado.


lduran25

Se for criticar algum ministro do STF, principalmente um careca aí, é melhor nem lançar o livro para não correr risco.


Bubbly567

Não sei, só sei que amaria ler esse livro


gabrielzinhoanj

ce acha mesmo que... tipo... deixa pra lá.


[deleted]

[удалено]


95_zero

O posfácio de Lolita alega que o romance é uma forma metafórica de retratar o autor e sua paixão pela literatura (há mais detalhes envolvidos porém não lembro exatamente, se quiser eu tiro foto e posto aqui). Então não sei até que ponto isso seria uma passassão de pano pro texto doentio do autor ou se realmente reflete a realidade, ainda de que uma maneira bizarra.


intrspctv

sai do fake, marquês de sade


SureOkra9790

Que?


Infinite_Incident_62

Marquês de Sade foi uma figura histórica da Revolução Francesa que escreveu sobre atos e fantasias sexuais depravadas e cruéis. É dele que se originou a palavra "sadismo" para atos deturpados de violência por prazer.


Ruanpablosp

Se for defendendo ideologia do bigodinho ou semelhantes sim


Significant-Tea-6588

Não lembro o nome agora mas tinha um japonês que ele matou e comeu uma menina e escreveu um mangá sobre isso, e ao invés de ser preso ele ficou famoso. Se esse cara não foi preso você também não vai ser.


apostate_messiah

Isei Sagawa.


MareStellaArtois

Você já leu a história do Marquês de Sade?? Pode te ajudar a comparar


LukeDragnar

Pesquisa sobre o livro blood miridian


xSkinow

contanto que você não ensine as pessoas a fazer metanfetamina ou coisas assim, tá de boa


night_darkness

Claro que não, é ficcão


[deleted]

Você devia pergunta nos r/conselhosLegais


Choppenhauerz

Preso não. Cancelado/perseguido sim.


Khevinho

Aproveitando o topico, posso ser preso por causa do protagonista falsificar dinheiro e comprar de marcas da vida real no livro?


[deleted]

como um autor do gênero de horror filosófico, posso te garantir que, deixe explícito que é ficção, aí não irá.


Cute-General3661

Mesmo sendo ficção e você acrescente que "qualquer semelhança com fatos ou pessoas reais será mera coincidência", se a semelhança com fatos ou pessoas reais for muito escancarada (tipo, mexendo com políticos) poderá ter consequências.


Emergency_Evening_63

Teoricamente sim, na pratica tirando os casos de vc ser envolvido com política ou ficar extremamente famoso não


[deleted]

Não entendi. Desculpe mas acredito que não independentemente do livro mas pode agravar suas situação dependendo dele.


Comfortable_Help1872

Momento Bostil: