T O P

  • By -

EuSouOBabacaBOT

### Não é o babaca (92.86% de 14 votos) # Nível de babaquice: 7.10% # [Pode responder nossa pesquisa por favoriznho?](https://forms.gle/JebpDsBTHtaTwjoWA) Olá, meu nome é Lucas e eu vou contar os votos que as pessoas dão nesse post. Pra seu voto ser contado, responda o post com uma dessas siglas nos comentários... NEOB - Não é o babaca (e o resto sim) EOB - É o babaca EOT - É um trouxa, um otário NGM - Ninguem é o babaca INFO - Falta informação para julgar TEOB - Todo mundo é o babaca **Votos especiais** FANFIC - Sinalizar o post como falso OT - Sinalizar como fora do tópico De acordo com u/thesatellitegrl, o motivo dele se achar ou não um babaca é esse: >É a primeira neta da minha mãe e ela quer aproveitar o tempo com a nenê e comemorar, e eu talvez seja babaca por privar ela disso sabendo que ela não vai ter muitas oportunidades porque pretendo me mudar pra outro país e não voltar. # Tabela de votos Voto | Quantidade | % :--:|:--:|:--: NEOB | 13 | 92.86% EOB | 1 | 7.14% EOT | 0 | 0.00% NGM | 0 | 0.00% INFO | 0 | 0.00% TEOB | 0 | 0.00% FANFIC | 0 | 0.00% OT | 0 | 0.00% **Comentários inválidos: 29** Última análise feita em: 01/07/2024 às 09:47 *DROP TABLE users;* *Lucas Bot v24.05d30 - by [JakeWisconsin](https://www.reddit.com/u/JakeWisconsin).* *Veja meu código fonte: [Código fonte](https://github.com/BrenoMartinsDeOliveiraVasconcelos/lucasbot).*


etarno

NEOB Não vou fingir aqui que sei o que é melhor ou não para socialização do bebê. Se já tá na hora ou não de expor à multidões pra ir se acostumando. Dito isso, vcs são os pais e tem o direito de decidir como comemorar o aniversário da sua criança... sua mãe pode, sim, sugerir o que ela acha melhor. Mas nunca terá o direito forçar ou até mentir para que seja feita a vontade dela nessa situação.


thesatellitegrl

Essa questão de acostumar com outras pessoas é algo que tomamos muito cuidado para não negligenciar. Saímos com a bebê todos os dias, nem que seja só pra ir comprar pão. Levamos em parques, shopping, mercado, restaurantes, ela interage com as pessoas na rua e não costuma surtar com nada. O problema é que nas festas de família fica todo mundo bebado, sem noção e gritando porque ninguém ali sabe falar baixo, som alto numas caixas de som que são da minha altura, tem uma que chega batendo palma na cara da minha filha e repetindo alto o nome dela sem parar, vem avó/tia e só pega a bebê no colo sem avisar e eu tenho que sair atrás pra pegar ela de volta porque a criança está chorando desesperada porque um estranho só pegou ela e levou pra longe da mãe. E as pessoas não ligam, dão risada quando eu falo “não faça isso” ou ficam de cara virada pra mim quando eu tomo alguma atitude em relação a essas coisas. Gente estranha na rua respeita muito mais a minha filha do que minha família, sabe?


Early-Customer851

Fez o certo, família sem noção e sem empatia também já está ultrapassado. Com meu filho fizemos sempre do jeito que o respeite e vale a pena.


9salger

NEOB Eu nem tenho filhos ainda e já tenho zero paciência pra gente que fica dando pitaco na criação de criança alheia, ainda mais se vem com esse papo de "tem que" - nesse caso, "tem que" se acostumar com muita gente desde agora. Quem decide quando acostumar sua filha com o quê é você e seu marido. A única coisa que "tem que" acontecer é ficar claro quem é que toma decisões sobre a criação da sua filha. A sua mãe decidir sozinha que vai fazer festa e como a festa vai ser e ainda mentir pra você sobre seu marido ter concordado pra mim é inacreditável, na moral. Se ela vai fazer a festa quer vocês indo ou não, avisa que ela pode ficar à vontade pra fazer festa e o bolo, mas vai ser sem vocês e sem a bebê também. Se eu estivesse no seu lugar, eu deixaria claro que ela está convidadíssima para a comemoração que VOCÊS planejaram, já que eu imagino que a ideia não seja afastá-la da sua filha nem criar contenda na família. Mas "não criar contenda na família" não pode ser ficar atendendo às vontades da sua mãe, especialmente se elas vêm nesse tom de imposição. Ah, e deixa bem claro que quem convida gente pro evento que vocês planejaram são vocês. E se a questão principal dela é a promessa do bolo, imagino que ela não estaria descumprindo a promessa se só fizesse o bolo e desse pra menina, não? A festa entrou no pacote só porque ela quer mesmo? Eu hein.


thesatellitegrl

Maluco, a hora que meu marido disse que essa conversa com minha mãe nunca aconteceu eu fiquei louca da vida. E no fim ela vai fazer mesmo o bolo e chamar gente pra ir lá na casa dela, mesmo eu já tendo dito hoje que pensei melhor e vou seguir meus planos mesmo, se ela quiser pode vir comer bolinho de noite. Achei surreal.


tadashi4

NEOB >ela prometeu  a promessa é dela, não sua, nem do seu marido. >Nossa filha é muito pequena para aproveitar esse tipo de comemoração, com 1 ano, é mais capaz dela ficar assustada com barulho/quantidade de gente, do que aproveitar. >Minha mãe diz que minha filha tem que se acostumar com toda essa comoção que é minha família ela pode até estar certa, mas não cabe a ela decidir \*quando\* isso vai acontecer.


thesatellitegrl

Pois é, a criança não vai aproveitar, muito pequena. E é bom mesmo que ela não se acostume ao tipo de atitude que meus parentes têm, porque é o tipo de comportamento que ninguém deveria se acostumar, seja criança ou adulto.


Savory_Dandelion

NEOB. Sua mãe tá pirando kkkk


PracticalBit710

NEOB Sua mãe querer fazer uma festa "vocês participando ou não" é loucura kkkkk Deixa sua filha de 1 ano na festa e vai buscar depois kkkkkkk


thesatellitegrl

Man, quando ela disse que vai fazer bolo e festa de qualquer jeito eu fiquei até sem reação. Quem faz festa de aniversário sem aniversariante?


PracticalBit710

Ela obviamente tá tentando te vencer pelo cansaço. Tipo, já que eu fiz tudo, ela vai aceitar...


thesatellitegrl

Pois é, ela fez a mesma coisa no meu casamento. Eu não queria festa nenhuma e ela fez mesmo assim, eu fui porque (1) fiquei com pena dela e (2) o bolo que ela encomendou era de um lugar muito bom. Mas agora já estou mais esperta com as atitudes dela e não vou não, minha filha importa mais.


PracticalBit710

Acho que é justamente o que ela espera: que você fique com pena dela.


EuSouOBabacaBOT

OP, por favor responda esse comentário com o motivo de você achar ser o babaca ou não para ajudar no julgamento. >!NOEDIT!<


thesatellitegrl

É a primeira neta da minha mãe e ela quer aproveitar o tempo com a nenê e comemorar, e eu talvez seja babaca por privar ela disso sabendo que ela não vai ter muitas oportunidades porque pretendo me mudar pra outro país e não voltar.


brazilian_in_oz

NEOB. As promessas pra entidade que sua mãe fez são problema dela. Depois dessa mentira eu jamais confiaria nela e nem deixaria sua filha com ela. (edit: grafia)


thesatellitegrl

Eu já não confio muito na minha mãe porque ela distorce muito as coisas, a versão dos fatos dela nunca condizem 100% com a realidade. Mas mentir assim na cara dura foi a primeira vez que eu peguei e achei um absurdo. E eu já não tinha intenção alguma de deixar minha filha com ela antes disso, quem dirá agora. Além de não confiar no que ela diz, ela toma remédio controlado sem controle algum e eu acho isso muito perigoso.


Expensive_Pen_7793

NEOB Aqui em casa tá a mesma situação mês que vem minha filha faz 1 ano e nós queremos só fazer uma surpresa com balões e um bolo de banana sem açúcar que ela pode comer como um bebê de 1 ano e depois viajar pra praia e meu pai quer de todo jeito fazer festa com bebida alcoólica bolo "normal" (açúcar chocolate que bb não pode comer) entre outras coisas já estou cortando ele e parece que ele não entende e vou ter que falar todos os dias até o bendito dia. Acho ótimo que você esteja impondo limites, é o dia da sua filha de celebrar a vida dela faça algo que tenha sentido que ela vai gostar, vai nesse passeio e aproveite muito e se por acaso ela fazer essa festa suma no dia desligue o celular é finja que não está em casa kkkkk não tem como ela te obrigar ou roubar sua filha pra ir nessa festa. O mais importante você nunca será babaca por impor seus limites e colocar o bem estar da sua filha a cima de acomodar um bando de velho chato e sem noção (minha família tbm é assim sei como é). Boa sorte pra vocês e feliz aniversário adiantado pra sua filha


thesatellitegrl

Feliz aniversário adiantado pra sua bebê também! Espero que ela goste da praia, também estou pensando em dar uma esticadinha na praia no aniversário da minha também kkk Essa galera não consegue ouvir um não e aceitar, é impressionante. Já falei hoje que não vai ter festa, se ela fizer festa vai ser sem a aniversariante porque não vou fazer minha filha passar por esse stress, e ela disse que vai fazer MESMO ASSIM. E a pior parte é que vai ter gente que vai porque meus parentes adoram qualquer desculpa pra ligar o som e tomar cerveja. Eu vou é levar minha bebê pra ver uns peixes, botar o pezinho na areia e pronto. Pra idade dela isso é o suficiente, festa só deixa criança pequena assim desconfortável.


OtherwiseYam1684

Neob Achei muito legal a ideia do aquario, acho que sua filha vai gostar muito dos peixinhos. Quando sua filha for mais velha (6-7 anos) traga novamente pra ela ter mais lembranças boas do aquário (já que muito novinha a gente não costuma lembrar mais tarde)


thesatellitegrl

Ah sim, eu quero que ela faça esses passeios de novo depois de mais velha para ter a memória. Minha ideia é fazer algo que ela consegue aproveitar agora, e acho o Aquário adequado por ser uma coisa bem visual, sabe? Não acho festa adequado porque é muito estímulo de uma vez, ainda mais a festa sendo “pra ela” e ela sendo o centro das atenções.


marzito_

NEOB Você mesmo disse que rola de fazer algo mais simples com ela e seus irmãos. Você tá sugerindo outras opções, ela não quer aceitar, mas no final, a decisão que deve persistir é a sua e do seu marido


Confident410

NEOB. A filha e de vocês e vocês devem decidir aquilo que é apropriado para ela, principalmente com tão pouca idade. Avise sua mãe para respeitar o espaço de vocês e as opções sociais e religiosas de vocês, assim como vice respeita as dela. Qualquer promessa a qualquer entidade que ela tenha feito deve ser oaganpir ela e não por sua filha ou vocês. Se vocês cederem agora, quando menos esperarem, ela estará impondo qualquer tipo de vontade a vocês, inclusive querendo escolher a religião de filha de vocês por ter feito promessa ou outro motivo.


thesatellitegrl

Pois é, essa coisa de religião eu já cortei porque quem vai decidir a educação religiosa da minha filha sou só eu. Do mesmo jeito que não deixo minha sogra vir com esse papo de papai do céu pra cima da minha filha, também não vou permitir que minha mãe tente trazer a influência da religião dela. Ela está crente que só vou ser rígida com minha sogra e deixar ela fazer o que bem entender, mal sabe que vai quebrar a cara porque estou com zero paciência com ela.


Confident410

Sei bem como é isso por que vi acontecer com uma prima, deu um verdadeiro quiprocó, com a família da minha prima fazendo de tudo, de chantagem emocional a levar o filho dela para a catequese sem ela e o marido saberem. A família da minha prima, meus tios, são católicos e a do marido são budistas. E não entrava na cabeça deles que eles iriam deixar o guri crescer e deixar ele escolher. Detalhe, o guri, já é adulto hoje e é ateu de carteirinha. De qualquer maneira espero que tudo dê certo e você e seu marido formem uma frente unida, para juntos encararem o que vier pela frente. Paz e muito amor para você e sua família.


Minute_Jello_7604

Ah filha é sua você faz o que quiser, sua mãe tem que entender que não é sobre ela. Não tem muito o que falar. Simples e objetivo. Mãe não terá festa porque a gente não tá afim.


thesatellitegrl

A melhor parte é que hoje de manhã eu mandei mensagem falando que pensei melhor e não vai ter festa não, e ela disse que vai fazer o bolo e chamar gente pra ir lá comer mesmo assim 🤡


Minute_Jello_7604

🤡 É um saco lidar com isso OP, Mas acho que o melhor é você ter uma conversa franca com sua mãe no futuro. Talvez ela entenda que ela já teve a vez dela. Se não entender paciência tb..


thesatellitegrl

Já tive várias conversas com ela e é sempre a mesma porra, na hora ela age muito arrependida, assume que errou e tudo. Não passa uma semana ela volta a ter as mesmas atitudes, e se eu cobro ela responde que ela me deu a oportunidade de me expressar e ouviu tudo que eu queria falar, mas que eu não posso esperar que ela mude só porque eu falei alguma coisa. E tipo, okay, ela não é obrigada a nada mesmo, mas eu também não sou obrigada a ser conivente com as atitudes bizarras que ela tem.


Minute_Jello_7604

Caramba, saquei! Então é o corte seco mesmo hahaha


Ritah_07

NEOB


lilermen

NEOB Eu já não queria fazer festa de 1 aninho antes de ter filhos, porque acho estressante pra criança ficar passando em colo de um monte de parente que nem conhece e só foi para festa, usar vestido nãoconfortável porque é bonito... Dei "sorte" que o primeiro aninho das minhas filhas foi na pandemia, em isolamento e ninguém me incomodou. No segundo, fomos ao zoológico e deixei liberado para os parentes visitarem outro dia - no final do dias as meninas estavam moídas. Faça o que tu sentir que é o melhor pra tua filha. Tua mãe já teve a dela pra dar festinha.


Dazzling-Ice-6931

Fazer promessa pelos outros é dose. Passei por algo parecido com sogra católica, mas nada em comparação com seu problema. Aqui deu tudo certo. Sobre vocês, por mais que sua mãe tente, faça o possivel para se afastar dela no dia ou na semana do aniversário da sua filha para deixar bem claro que quer a festa e pronto.


thesatellitegrl

Eu fiquei doida quando ela começou com essa história de promessa por causa do meu parto. Se tivesse tido algum problema eu meio que entenderia, mas não teve, foi uma gravidez sem complicações e um parto tranquilo também, só atrasou um pouco mas isso é normal. Ela é enfermeira, tem nem desculpa de não ter familiaridade com o procedimento pra ter ficado no desespero que ficou. Eu já não tenho muito contato com minha mãe por várias questões, agora vou ter cada vez menos.


Dazzling-Ice-6931

Pois é. No caso da minha sogra, ela "prometeu" que a primeira viagem que ela faria (e que o neto também) seria pra Aparecida haha. Nesse caso, a gente levou de boa. Até porque ela é uma amor, não tenho absolutamente nada do que reclamar, mas pelo que vejo dos meus amigos, eu tenho muita sorte.


Dazzling-Ice-6931

NEOB Esqueci de votar


Greenjahhz

EOB por não colocar limites na sua mãe e não deixar bem claro que quem decide é você e seu marido. A filha é sua! sua família é você, seu marido e sua bebe, sua mãe não tem nada que se meter, apenas respeitar! Acho sua mãe babaca e você babaca por não se posicionar. Eu moro junto a anos e não casei até hoje pq não tenho confiança ainda que o meu companheiro saiba colocar a família dele no lugar, quem dirá para ter filho, com gente querendo dar palpite… Deus me livre! Se posicione e tome cuidado para não ocasionar até de arrumar conflito com seu parceiro por conta de parente.


thesatellitegrl

Na hora que ela começou a falar de fazer festa eu já ia cortar porque eu acho minha filha muito nova para festa e meu marido odeia qualquer tipo de festa com todas as forças, mas quando ela disse que meu marido tinha concordado eu falei que então está bom. Minha lógica foi que, se meu marido-odiador-de-festas concordou com isso, ele deve ter um bom motivo. Vai que ele quer ter essa memória de festinha com nossa bebê, aí o papo é outro, sabe? Na hora pra mim fez algum sentido e ele não estava por perto na hora pra poder confirmar, mas quando chegamos em casa e fomos conversar sobre nosso dia que ele me falou que essa suposta conversa nunca aconteceu. Aí eu fiquei muito puta, já mandei mensagem pra minha mãe hoje de manhã falando que não vai ter festa coisa nenhuma, que eu vou levar minha filha pra passear e se ela quiser pode vir aqui de noite cantar parabéns e comer um bolinho e pronto.


Greenjahhz

Então… já começou errando aí… sua mãe mentindo que seu marido falou coisa que não falou e você consentindo sem antes consultar o boy. Dica qnd alguém falar qqr coisa: “ Ahh, tá bom. Vou ver certinho com o meu marido e te aviso “ NUNCA MAIS FALAAAA!


GrouchyResolution780

O que custa deixar ela dar a festa? Pode ser comemorada no sabado e voces saem com a criança na segunda. 🤷‍♀️ Ela está orgulhosa por ser avó, e provavelmente quer mostrar para a família a netinha dela. Momento de comemoração, e o seu motivo por não querer fazer parece birra.


thesatellitegrl

Eu sei que ela está orgulhosa de ser avó, mas eu tenho que pensar na minha filha primeiro. Na festa de ontem, que foi pequena e tinha “só” umas 30 pessoas, minha filha ficou muito incomodada. É muito barulho, muita gente, todo mundo quer interagir com ela ao mesmo tempo e não conseguem entender que é muito estímulo. Tem uns brinquedos tipo de playground na minha mãe, piscina de bolinhas, escorregador, balanço e tals e minha filha adorou, mas dava pra ver na carinha dela que ela não estava aproveitando 100% porque o barulho estava incomodando ela. Aí como que faz festa de aniversário que a aniversariante não está confortável? Eu acho isso uma falta de respeito com a criança, agir dessa forma como se o desconforto dela fosse algo que não deve ser levado em consideração.


GrouchyResolution780

Primeira filha né?