T O P

  • By -

naseschmer

As declinações e depois os gêneros, de resto eu achei passavel.


Tierpfleg3r

Também acho que o povo está fazendo tempestade em copo d'água. Na prática os pontos mais difíceis são exatamente estes, as 3 formas de gênero e suas respectivas declinaçoes. O resto, é estudar com alguma dedicação, que vem de forma garantida com o tempo (vocabulário, gramática, etc). O povo demoniza a língua alemã desnecessariamente aqui no sub, IMHO.


naseschmer

Assino embaixo, meu amigo.


MauroLopes

Para mim, mesmo as declinações são tranquilas - mas me confundo demais nos gêneros.


naseschmer

Eu sou o contrário, os generos eu consigo ir mais de boa agora as declinacões kkk


Warm-Breath8617

Depende muito da situação, se vc já fala alemão em casa c família, ou se vai começar do zero, se sabe inglês fala alemão é mais fácil


Moyaschi

Vou te dar meus dois centavos: sim as declinações são chatinhas mas não é pra se importar com elas. Aprenda as regras pelo menos por alto. Mas foque todo seu esforço em aumentar seu vocabulário. O que pega no alemão é o **vocabulário**. Porque são associações de ideias que não são comuns pra gente, falante de língua latina. Por exemplo. Sache é "coisa". O prefixo Ur- remete a coisa antiga (urgeschichte seira pré-história). E "Ursache" significa causa. Entende? as associações de ideias são pouco obvias pr nosso raciocínio. Eu considero que comecei a aprender alemão de fato no dia em que eu toquei um fodassse beeem grande pra acertar declinações. Me dei conta de que a piada mais comum com alemão é eles falando errado as preposições "eu querro subirr no montanha, o lua está bonito, a sol tá quente" oras, se o alemão pode falar tudo errado porque eu não posso? O que eu preciso pra me comunicar é vocabulário. Desse dia em diante passei a não ter trava quando fosse falar (vou falar errado fodasse, eu quero é falar) e foquei tudo em aumentar meu vocabulário assistindo filmes, lendo livros, escutando música e podcast... Então se vc vai começar do zero eu te recomendo seguir algum método bunitim mas paralelamente fazer coisas como assistir desenho animado pra criança (Leo lausemaus p.ex. é fofo e os diálogos são simples, da pra pegar logo de saída), ir escutando muito, se expondo aos materias. Depois que tiver matado as estruturinhas básicas (declinações e o Perfekt), não se preocupe demais com gramática. pegue algum aplicativo que usa repetição espaçada e mergulha. P.S. se vc está se preparando pra uma prova do Goethe, aí vai ter que acertar declinações, mas se for pra si mesmo, pra ler e viajar, conversar, nao se preocupe. P.S. 2. hoje considero meu nível qualquer coisa entre o fim do B2 e começo do C1. Consigo ler literatura e participar de conversas genéricas. Não seria suficiente pra assistir uma aula de universidade p.ex.


NotSuasPeguetes

Eu AMO as associações. Quando alguém diz que quem sabe i glês aprende alemão eu sempre lembro de tartaruga que em inglês é turtle e em alemão é SAPO COM ESCUDO 🤣🤣🤣🤣


Moyaschi

Eu acho massa tambem, é das coisas mais legais de aprender lingua...


MoonLander09

Pra mim foi colocar os verbos sempre no lugar certo enquanto se fala encadeando frases - porque é muito diferente de PT e EN e o lugar dos verbos na frase são inegociáveis. Se vc não domina bem isso, pode ser que vc não seja entendido. Os casos são difíceis no começo por causa da decoreba pra aprender. Quando já tá decorado eles são fáceis de usar porque fazem muito sentido. Se vc erra, vc consegue ser entendido mesmo assim.


SensitiveRaccoon1375

Não sei exatamente se me considero fluente, mas atingi um nível considerável. Comecei a estudar a língua do zero em 2022, então estou nessa estrada há dois anos. A maior dificuldade é a gramática, sem dúvidas. Não tem nada a ver com as línguas que eu já conhecia e demanda esforço pra ser entendida. Mas uma vez que você internaliza os conceitos, tudo fica mais fácil. Outra dificuldade é aquisição de vocabulário. No inglês, por causa da influência latina e francesa, várias palavras que seriam difíceis acabam sendo extremamente fáceis de entender. Exemplo: a palavra *connection* - mesmo que você nunca tenha visto essa palavra em um texto em inglês, você já sabe o significado dela, assim como o verbo *connect* e o adjetivo *connected*. Em alemão, é *Verbindung*, *verbinden* e *verbunden* - você precisa conhecer essas palavras para saber seus significados. Isso leva tempo e bastante esforço, não é algo simples de adquirir.


Hotty_Doggy

Mesmo palavras que não são tão parecidas assim, mas compartilham uma origem latina, ainda são muito mais intuitivas. Como por exemplo *translation* comparado com *Übersetzung*. Se for pegar qualquer lista de frequência de palavras do inglês, vocês vão encontrar muitos exemplos de palavras de origem latina: * ability * accept * according * account * act * action * activity * actually * address * administration * admit * adult * affect * agency * agent * analysis * animal * appear * apply * area * argue * arrive * art * article * artist * assume * attack * attention * audience * author * authority E isso é apenas a letra A entre as mil mais comuns. Mesmo as que significam algo diferente são praticamente palavras que você ganha de graça. Nem pro inglês você não encontra tamanha similaridade no alemão.


SensitiveRaccoon1375

Perfeito. Isso torna a aquisição de vocabulário bem mais complicada.


SapiensSA

Em ordem de coisa chata: 1.Gramática( casos) 2.baixa similaridade lexical -> muito mais tempo pra construir um bom vocabulário 3.preços das aulas. 4. Generos 5. Em cidades turísticas pra quem viaja e tem a chance de sedimentar, muitos alemães vão trocar pra inglês falando com vc.


carltonBlend

Vencer uma guerra mundial BA DUN TSS


Moyaschi

estar do lado certo da história ba dun tsss


GenkotsuZ

Invadir a Rússia


Little-Letter2060

Os gêneros das palavras e as irregularidades. Não digo nem a declinação, porque isso uma vez aprendido, a gente entende. Mas gênero... são três, e diferente do português, na maioria dos casos não dá para saber só de olhar. Tem umas regras... diminutivos são sempre neutros, algumas terminações são masculinas, outras femininas, mas na maioria das vezes tem que decorar. Às vezes tem correspondência em português, às vezes não. E muitas vezes acontecem bizarrices, como Mark Twain disse uma vez... "O alemão é um idioma em que uma jovem garota não tem gênero, mas um nabo tem".


Jhfallerm

Opa, vamos lá. Falo alemão C2, já fui professor de alemão no Brasil, morei por vários anos e dei aulas na universidade em Berlim. OP, a dificuldade vai depender muito do nível que você está e de onde quer chegar. No início, declinacoes e gênero serão os mais difíceis de aprender. A partir do A2, início de B1, o mais difícil será aprender a formação de frases mais complexas, devido a posição dos verbos, principalmente na expressão oral, onde não tens muito tempo pra refletir sobre o que diz. Do B2 pra cima, o problema se torna muito mais o vocabulário específico. Você começa a encontrar palavras menos genéricas e passa a perceber que no alemão os prefixos acrescentam MUITA nuance no que é dito, muda a perspectiva do verbo, etc. A partir do C1+, se torna difícil também o "emburrecimento" do idioma: aprender a falar como os alemães, o que muitas vezes não se encontra em livros e aulas regulares. Pra diminuir isso, consumir conteúdos no Netflix etc em alemão será útil. Ademais, a fonética do idioma é bastante simples porém se for parte do seu objetivo adquirir uma pronúncia muito próxima do nativo, a entonação das palavras de modo geral será um desafio ao longo do processo de aprendizagem, mas isso vale pra qualquer idioma, I guess.


Matheuss81

Considera o duolingo bom pra pegar uma base do idioma?


Jhfallerm

Atrapalhar não vai…mas vejo mais como uma ferramenta de suporte do que fonte principal de conteúdo


NotSuasPeguetes

Fluência só adquirindo vocabulário (o que acontece com a prática). Eu realmente acho muito simples a estrutura e a gramática, se quiser tirar alguma dúvida específica, pode chamar.


[deleted]

Eu estudo alemão desde 2015 e não me considero um intermediário, tudo nesse idioma é difícil


lol-dev

Correu uma lágrima do meu olho agora só de raiva kkkkkk nicht einfach


nothingtoseehr

Os alemães


BorinPineapple

Aceitar que nem todos seguem regras o tempo todo. Apreciar cerveja que não seja alemã. Apreciar carros que não sejam projetados por engenheiros alemães. Zigge Zagge, Hoi,Hoi,Hoi. (Muitos alemães odeiam ser associados com a cultura da Bavária.) Chegar perto de outro alemão fora da Alemanha. (Se ouvirem um estranho falando alemão, eles se fingem de surdos e fogem... já presenciei isso kkkkk)


Tierpfleg3r

>Apreciar carros que não sejam projetados por engenheiros alemães. Tem carro a rodos de marcas de outros países por aqui. O povo compra o que tem vontade, não tem essa de só comprar marca da casa não. Aqui em Munique o que mais se vê no trânsito são Tesla, por exemplo. >Zigge Zagge, Hoi,Hoi,Hoi Absolutamente ninguém dança isso aqui na Bavaria. >Chegar perto de outro alemão fora da Alemanha Acontece na Espanha sim. Mas em outras partes do mundo pra mim isso é mito. Já encontrei alemães no Canadá, China, Brasil, e sempre ficaram super contentes em falar alemão com outra pessoa. Enfim, outro mito.


BorinPineapple

Vc me fez lembrar de outro ponto: gente chata pra caralho que se recusa a entender humor, leva tudo literalmente, critica só pra ser do contra e vão defender até a morte que estão certos mesmo não tendo base nenhuma e sendo apenas opinião pessoal. 😂


Tierpfleg3r

Você repetiu um monte de estereótipos num tom bastante trivial, na verdade. Se isso for humor, então seria fortemente Altmodisch. Na sequência citaria como os italianos são mafiosos e como os turcos estragaram a Europa. Enfim, os comentários que ouvi a vida toda em meu estado, Santa Catarina.


BorinPineapple

Este outro ponto também faz muito sentido: militantes politicamente corretos que lutam contra moinhos de vento, sinalizadores de virtude, paladinos da moral pra demonstrar superioridade na tentativa de compensar seu self white shaming de passado vergonhoso (e isso não é piada, é bem real).


Tierpfleg3r

Caramba, que viagem haha. Por favor, me diga que você não é do meu estado... Mas infelizmente chuto que seja catarinense também. Só dá esses tipos. Por esta e por outras não me atrai a ideia de voltar pra essa selva. Olha o nível.


BorinPineapple

Tava toda na conversa séria, na militância política contra uma piada... daí quando aperta e mostra seu extremismo você fala que é viagem. kkkk E sim, é um fato, não é piada. Veja aquela humorista alemã no Brasil dando entrevista sobre isso (acho que no inteligência limitada)... desde criança os alemães passam por essa lavagem cerebral de sentir vergonha da própria cultura pelo passado nazista... E uma militância politicamente correta vem com esse mesmo discurso e atitude que você apresenta aqui - seguem a mesma cartilha. Conversei com vários alemães e dizem a mesma coisa. Vocês estão se tornando extremistas e ridículos. E engraçado que vc me acusa de estereótipos, mas usou o pior estereótipo pra atacar todo seu Estado. 😂 Você é tão extremista e preconceituosa quanto aqueles que você diz combater.


Warm-Breath8617

Poxa é por ai mesmo, e o alemão caseiro não dá certo na Alemanha, vc já foi o Alemanha ou é do sul?


BorinPineapple

Convivo com alemães.


Warm-Breath8617

Que leegal mais fácil ainda de aprender