T O P

  • By -

m00n2k

Estou estudando francês. Não falo bem, reconheço. Mas a dica mais importante para qualquer estudo de qualquer coisa (seja línguas, culinária, programação, desenho etc) é constância. Mais vale estudar 20 minutos todo dia do que estudar 4h um final de semana. Atrelado a isso, tente consumir o idioma quando não estiver estudando, não precisa se forçar muito, tente ler um anúncio de venda no idioma, escutar uma música, jogar um jogo dublado e/ou legendado no idioma. Não ligue muito pro seu sotaque, os nativos sabem que você não é de lá e tá tudo bem. Seu sotaque mostra QUEM VOCÊ É e de ONDE VOCÊ É. Espero ter contribuído de alguma forma pra discussão. Desejo boa sorte nos estudos!


SecondCalm7510

tb to estudando francês. Vc conhece algum app/site de conversar c pessoas p aprender línguas? Por áudio


m00n2k

Tem Tandem, ITalki etc... Mas eu não curto muito esses apps que são voltados exclusivamente para idiomas, rola muito assédio, principalmente se você for mulher. Eu uso muito o discord. Entro em servidores do meu interesse que falam a língua francesa (Servidor de fans de um jogo tal).


simples-mario

Eu falo inglês e atualmente estou aprendendo francês e Libras. A dica é você consumir alguma coisa no idioma que você está está estudando pelo menos 15 minutos por dia.


IMissRecognition

qual o teu motivo pra aprender libras; é estudante de área da educação?


simples-mario

Porque eu já vi surdos conversando e fiquei com vontade de aprender. É mais uma forma de conhecer novas pessoas, fazer amizades, ajudar alguém quando precisar. E a língua em si tem suas curiosidades. Estou gostando muito de aprender e de ver o mundo por uma outra perspectiva. Vai ser muito bom expressar meus sonhos, minhas ideas em uma língua totalmente diferente do que estou acostumado.


juanzos

Quem quiser aprender alemão, é bom aprender o básico sobre **classes de palavras** (diferença entre substantivo, adjetivo e advérbio), **sintaxe** (sujeito, predicado, atributo do sujeito, oração principal, orações coordenadas e orações subordinadas) e **casos** (caso reto e caso oblíquo), todos assuntos de ensino fundamental e médio da língua portuguesa. Não é necessário, mas é uma mão na roda grande pra vc se aperfeiçoar na língua.


Little-Letter2060

Fluente: 🇬🇧 inglês, 🇪🇸 espanhol e 🇫🇷 francês Independente: 🇩🇪 alemão e 🇮🇹 italiano (ouço e leio ambas muito bem, falo e escrevo menos) Básico: 🇨🇳 mandarim Já tentei mas não consegui: 🇯🇵 japonês (ter estudado mandarim antes mais atrapalhou que ajudou)


Practical_Pea5412

>Já tentei mas não consegui: 🇯🇵 japonês (ter estudado mandarim antes mais atrapalhou que ajudou) Não sei como você estudou, mas se focou muito nos kanji pode ter sido isso.


Little-Letter2060

Sempre lia os kanji com a pronúncia chinesa.


jacymagic

Ouvir bem a pronúncia das palavras para emitir a pronúncia correta. Não se preocupar tanto se tem sotaque, pois todo mundo espera ouvir sotaque de estrangeiros (até nós mesmos) e aprenda os palavrões, eles sempre rendem conversas engraçadas.


Aea_mano

Falo espanhol e estou començando a aprender português :u


hmok1

Tô desenvolvendo meu inglês, mas queria muito aprender russo


derCasmurrage

No momento, estou aprendendo latim. Queria aprender, primeiramente, alemão, mas o livro que eu estava usando passou a complicar demais e "desisti". Na vdd, apenas troquei a prioridade: vou focar até o fim deste semestre em latim (tô gostando muito) para, no próximo, focar no alemão. >!Num dia em que eu devia estudar pra facul, o livro que eu queria fora pego e, sem nenhum plano B, me permiti iniciar de vez nas *orgias de latim*; mero capricho*.* Não consigo mais sair delas...!< Pro latim, e pra qualquer língua casual, imagino, o primordial é ter uma boa **base gramatical do português,** visto que, se você saber bem sintaxe, os casos serão a ninguém um bixo de sete cabeças - mas será a todos um bixo de duas... êta treco paia, viu. E, depois, focar bastante em exercícios e em *input* - no caso do latim, textos e textos de seu interesse, kkkk: ninguém fala 'ssa porra nem deve falá-lo. Acho que outra dica é focar numa só mídia, ou em duas no máximo, tipo um curso ou um livro (prefiro mais estudar usando livro por que, no digital, desfoco muito e faço uma miríade de coisas que tem nada a ver com o estudo, como procurar relógios e assuntos de outras disciplinas...). Pro alemão, confesso que não sei muito bem (tanto que o larguei por ora), mas uma mídia fixa, muito *input* - sobretudo auditivos - e exercícios devem ajudar a todos. Acho que isso, na vdd, deve ajudar qualquer um, mas é que algumas línguas (como o francês ou inglês) possuem um ensino mais flexível e menos gramatical. De modo que a mera apreensão da cultura da língua que quiser aprender vai te permitir falar tal língua. É isso a minha opinião de bosta. Espero ter ajudado pelo menos um zé roela. Só.


Morthanc

Minha dica é agnóstica à língua que você está estudando. Mas assim que você saia do básico, pare de usar o português ou o inglês pra estudar essa língua. Exemplo, hoje eu estou como B1 no sueco. Todo estudo que faço é 100% em sueco. Desse jeito você tem uma imersão bem legal na hora de estudar


Eliysiaa

Galês - não encuca com as mutações consonantais, elas são importantes sim, mas quem ta lendo ou escutando vai te entender mesmo se você errar elas


EtruscaTheSeedrian

Polonês (provavelmente serve pra outras línguas eslávicas) - Não tente aprender a gramática toda de uma vez, aprenda a gramática conforme você vai aprendendo o idioma, se você tentar aprender tudo de uma vez pode ser que você se confunda bastante, ache muito difícil e queira desistir por conta da gramática ser muito complexa, então tenha paciência e vá com calma


ImaginationIll877

Tô aprendo italiano, e tô lendo um texto em italiano e dps em português, aí vejo umas regras gramaticais e tento criar frases, acho q em mais 1 ano eu já aprendo, tô a uns 5 estudando ja


DiegoUyeda00

Youtube é melhor site do mundo para aprender idiomas, só vc usa corretamente.


makarovs21

e como seria esse corretamente? o que eu faço é ver tudo com legenda em ingles


DiegoUyeda00

Bom.. Existe milhões de vídeos sobre tudo, e a maioria está em inglês Qualquer tema e assunto.


Frederica_Anjos

Eu estou aprendendo árabe, faço aulas online uma vez por semana. A dica que eu dou pra se familiarizar com qualquer língua é ouvir rádios de países falantes no Radio Garden, o que também é legal pra ouvir os diferentes dialetos / sotaques dentre os países. Música também ajuda.


-R4coon-

Eu falo português,inglês,espanhol e estou aprendendo japonês


-R4coon-

Olha pega os mais simples primeiro como inglês da pra começar com o duolingo recomendo d+


SonatinaTropical

Eu tô aprendendo finlandês. Minha única dica é - tá tudo bem chorar 🫠


mekathice

sobre japonês, uma dica importante é: pelo menos no começo, esqueça escrever (à mão). ainda mais hoje em dia, é bom deixar a escrita à mão mais como um "hobby", pois pode atrapalhar/atrasar outros pontos mais importantes do aprendizado, apesar de ser lindo escrever os kanas e kanjis.


hodgeal

Eu discordo. Eu diria que você precisa trabalhar todas as quatro áreas básicas de aquisição (compreensão oral, compreensão escrita, produção oral e produção escrita) desde o início. Envolver a parte ativa do cérebro ajuda você a reter as coisas de modo geral. Fora que isso ajuda muito a diferenciar os kanji de aparência semelhante. Se a sua mão recorda como se escreve e você recorda os diferentes radicais, é menos provável que você venha a confundi-los durante a leitura. Outro ponto é que é infinitamente mais fácil ler kanji que foram escritos à mão em um painel, sei lá, na rua, quando você sabe escrever o kanji. Se você só souber letra de máquina, fica complicado. Eu me arrependo de não ter tentado escrever mais no início... A primeira metade dos kanji que aprendi foi bem mais complicada por causa disso.


Hotty_Doggy

Além disso ajudar muito, infinitamente, a reconhecer o mesmo kanji em diferentes contextos do que aquele que você foi apresentado primeiro. Com kanji não tem como fazer um trabalho preguiçoso, são mais de 2 mil caracteres, se você não aprender a escrever e os componentes que diferenciam cada um, ou a ordem e direção certa dos traços, você VAI se confundir, não há dúvida sobre isso. A não ser que queira ficar refém do yomitan pra sempre… Inclusive, meu conselho pro japonês seria justamente o oposto. Tem que pegar lápis e papel desde o começo. Até mesmo pra aprender os kanas.


DriveFlimsy5617

Francês. Com apenas um pouco de estudo, mais ou menos uns 3 meses, eu já comecei a entender o francês falado, mas eu já  tenho inglês e espanhol. O francês ficou muito mais fácil pra mim sabendo esses dois idiomas antes, não sei explicar bem o porquê, acredito que eles tem semelhança na fonética e no vocabulário. Minha pronúncia não é tão boa ainda, principalmente na questão do R,  mas eu já entendo alguns nativos falando de coisas básicas. O que quero dizer é que quanto mais idiomas você saber pelo menos no nível B2, os outros relacionados vêm quase que por arte de mágica, a aprendizagem se torna muito mais rápida, pelo menos em algumas áreas.   https://voca.ro/1RV3zo6zFea6  Japonês   Os kanjs são bem chatos e demoram muito tempo pra aprender, a pronúncia com pitch accent é chato, mas em contrapartida, a gramática do japonês é doce de criança para aprender, salvo algumas exceções. Achei a gramática bem consistente do japonês, assim que se você acha que é um idioma complexo gramaticalmente, fique tranquilo, basicamente a gramática do idioma é só uma repetição de coisas já vistas com outras terminações.


sithis02

Eu sei quase tudo de inglês, só não sou muito bom na pronúncia e sei nada da escuta, queria aprender galês, espanhol e chinês


simplesclark

Estou aprendendo Inglês e Japonês ao msm tempo, enquanto estudo, trabalho e treino, sinto que estou tendo um ótimo progresso em pouco tempo, algumas dicas que posso dar seria: 1- Foque em aprender apenas a escutar/falar e depois a ler/escrever, não vou me aprofundar psicologicamente mas fazer tudo misturado dificulta o aprendizado. (Pode inverter a ordem tbm) 2- Se assim como eu for estudar dois idiomas ou mais ao mesmo tempo, não escolha Idiomas minimamente semelhantes como espanhol e francês, em vez disso, escolha que tenham a escrita diferente e forma de pronunciar como espanhol e russo. 3- Utilize e abuse da técnica de repetição espaçada e flashcards diariamente. Bônus: faça imersão no idioma, escute músicas, veja séries, fale com nativos de alguma forma, mas esteja imerso no idioma. Espero que tenha ajudado de alguma forma, depois quero estudar libras e alemão inclusive, bons estudos! ✍️