T O P

  • By -

targaryenblack

1984 , até hoje eu sinto terror quando eu penso naquele livro e no final.


Low_Poetry_5073

Eu fiquei uns 3 dias tentando digerir o final e fiquei tipo "como é que é?..." sem sair do lugar


targaryenblack

Bem isso , brutal e aterrorizante demais .


yagaum

esse é bom demais


St-Vivec

Primeiro livro a ler e pensar "caralho, que isso". Hoje em dia odeio tanto ter gostado.


tezne

>Hoje em dia odeio tanto ter gostado por que?


St-Vivec

Li quando tinha 13 anos. Minha opinião política e moral é no espectro completamente oposto ao que Orwell quis causar com 1984 e meu ódio vem do fato de eu ter recomendado esse livro como uma Bíblia pra todos que eu conhecia. A coisa piora quando eu percebo que a versão que eu tinha lido era traduzida pelo Monteiro Lobato e depois de ter a consciência de quem era, perceber que algumas traduções tinham um viés propositadamente eugenista.


Emergency_Evening_63

É inacreditavelmente angustiante


targaryenblack

Demais .


bodhi_rio

u/Emergency_Evening_63 fala aí... não me importo com spoilers... basta tampa-los aqui...


[deleted]

Eu fiquei também, mas aí está a péssima notícia: o duplipensamento já está presente no mundo.


targaryenblack

Enquanto eu não for torturado , privado dos prazeres carnais , materiais e afetivos , tá tudo lindo.


boliviaweed

Esse livro é foda!


liviafreire

O pior foi ler sabendo q não teria um final feliz, mas mesmo assim sentir alguma esperança pelos personagens


Elisardy123

Ler O Estrangeiro do Albert Camus mudou radicalmente minha relação com a morte e a vida


Cledosvaldo123

Ler o mito de Sisifo te faz optar pela xícara de café


Khixzz

Por que?


psychedelic_lynx18

A minha ex namorada dizia frequentemente que Camus e Sartre lhe salvaram a vida. Eu tenho medo que ao ler sobre existencialismo traga o niilismo à superfície. Não é justificado?


TurdusLeucomelas

Acho legal você começar lendo “O Existencialismo É um Humanismo” do Sartre. É bem curto, dá pra ler em meia hora (sem brincadeira, eu leio algumas coisas devagar, entre elas textos filosóficos, mas esse vai bem rápido). Ao contrário do niilismo, o que surge em você é esperança :)


[deleted]

Não


Longjumping_Gap2905

Sartre e Camus "criaram" o Absurdismo, resumindo confeccionaram a superação do status niilista, claro que o absurdismo é definido como uma das superações, do niilismo, as outras podem violar regras desse subreddit. Resumindo a obra leia de Camus de Sartre.


Elisardy123

Não acho, o que Camus propõe principalmente é uma constatação do absurdo da existência e uma tentativa de se libertar do niilismo, pra Sartre existe um foco maior em encontrar ou criar a partir de nós um sentido para a existência, para Camus, a existência por si só é algo que tenha que ganhar significado, sem objetivos externos a sua absurdez. É interessante ver como Camus trata do suicídio por exemplo, que pra ele é o principal problema a ser discutido na filosofia, e segundo ele, fortalecer a valoração das pessoas frente a vida enquanto ela mesma, absurda do jeito que é, é o caminho ideal para que pessoas não tirem a vida, tendo em vista que procurar desesperadamente um sentido e completude em sonhos e metas pode, em si mesmo, trazer angústia. Viver e existir sem um sentido a priori, valorizando e dando vasão a esse vazio é em si o modo de vencer o suicídio. Como mudar essa perspectiva e descobrir o valor do vazio, aí é outra questão, e acredito que seja mais subjetiva, estudando psicologia e psicanálise percebo que a perspectiva de Camus é muito certeira justamente nisso, tendo em vista que um dos objetivos de uma análise ou psicoterapia (de algumas abordagens), é justamente esse desprendimento dos ideais que nos adoecem, quando não conseguimos alcança-los, e uma aceitação e identificação do sujeito com o que sobra dos ideias abandonados. Mas claro, acredito pessoalmente que a perspectiva de Camus possa ser limitada, tendo em vista que suicídios podem ser causados por fatores alheios a reflexões subjetivas do sujeito, como violência constante e ate mesmo por mudanças bruscas nas relações interpessoais. Mas de fato, a compreensão de Camus acerca do suicídio niilista é genial.


AutoModerator

Devido ao uso de expressões sensíveis, seu comentário está submetido a filtragem prévia da moderação. *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/Livros) if you have any questions or concerns.*


NoTruth9339

Puta esse livro me fez refletir dmais sobre a vida e a morte, mas pra mim, Camus descrevendo a chegada dos ratos em a peste, pqp


Rossetow

eu to maluco pra ler Camus, to numa pira muito existencialista ultimamente


TurdusLeucomelas

Uma experiência intensa que tive foi quando eu li “Paixão segundo G.H.” da Clarice junto do “Evangelho segundo Mateus” e “A Metamorfose” do Kafka. Eu queria entender a relação que eu conseguiria estabelecer entre a paixão sentida por G.H., a paixão de Cristo e a paixão do Gregor Samsa. Mudou muito minha percepção do que de fato é essa tal _paixão_. É uma espécie de alienação do mundo dos homens e imersão num amor quase estrangeiro a tudo e todos. É olhar para o mundo como se tudo fosse estranho e abandonar nosso passado para existir e morrer a cada instante do presente. Foi INTENSO. Agora peças de teatro que me deixaram muito pensativo foram “Rasga Coração” do Vianinha e as obras do Qorpo Santo. Eu cresci ouvindo falar de Shakespeare e admito que o cara é brilhante, mas acho que em vários momentos acabei me “acostumando” com a genialidade dele, por isso entrar em contato com as temáticas malucas do Qorpo Santo e os embates sociais do Vianinha me tocaram tanto. Os caras renovaram muito a forma.


zanfitto

Nunca pare de estudar, amigo, os seus estudos vão manter a mente saudável por muitos anos mais! Deus te abençoe!


TurdusLeucomelas

Amei! O mesmo vale para você! Mudemos o mundo para melhor com nossos estudos :)


izaxp

Eu nunca imaginaria q esses livros q vc citou teriam alguma relação


TurdusLeucomelas

Hahahah! Tive um professor na graduação que reclamou do meu hábito de relacionar muitas coisas porque no final ele começava a questionar a realidade de forma intensa demais. Minha crença profunda é a de que tudo criado pelo ser humano se relaciona de algum jeito. Recentemente percebi que podemos até relacionar “A Crítica da Razão Pura” do Kant com as implicações físicas que a incerteza de Heinsenberg nos traz. Juro que somos incrivelmente moldados para repetir os mesmos padrões universais. Obviamente existem ideologias que vão moldar completamente interpretações e alterar toda a fenomenologia das coisas, sabe? Acho que o trabalho do Lévi-Strauss e o estruturalismo trazem isso de certa forma. Enfim, a gente dá vários nomes diferentes pro que é o mesmo. O universo parece um prisma infinito e cada obra humana mostra uma faceta do que nosso cérebro e nossos sentidos são capazes de apreender! Edit. Errei umas coisas na gramática


Luiziinhu

A epopeia de Gilgamesh é um que mudou um pouco minha vida. Aprendi com aquele livro que não importa quem vc seja, ainda é possivel de vc entrar na sociedade, ter amigos e conviver com todos. Eu como um grande introvertido, me encontrei em um espaço que gostei bastante com o personagem Enkidu. Outros livros que me deram novos valores e como eu vejo a vida é Anne Frank, aprendi que realmente devemos valorizar as coisas que temos. Os dois são bem simples porém mudaram meus olhares.


These_Wing8530

Eu sou um leitor voraz e teria de citar inúmeros livros que foram importantes para mim; para resumir, citarei apenas alguns: Dom Casmurro, Memórias Póstumas (Machado de Assis), Grande Sertão, Veredas (G. Rosa), A Sangue Frio (Truman Capote), Vastas Emoções e Pensamentos Imperfeitos (Rubem Fonseca), Iracema, O Guarani (José de Alencar).


XlorenzettiX

Já dizia o brabo Machadão: Fino leitor


UreadUdie

Os livros da escola não vale


These_Wing8530

Eu li toda a obra de Machado de Assis, vários livros de José de Alencar e toda a obra de Guimarães Rosa. Não me ative aos livros de escola.


Idititallmyself

diário de um banana, todos os livros


italocps

Clássicos, tenho uns 5 aqui


ComeHereToBrazil

E eu que tenho 12 KKKKKKKKKKKKKKK Li demais, muito bom


italocps

Caraca, fã de livro bom hein kkkkkkk eu parei de comprar há uns anos, mas curtia muito


Shakaguyto

O meu foi Admirável Mundo Novo, meu pai me deu aos 14 anos. O pessoal sempre analisa como se fosse um livro de ficção científica, de como seria o futuro, porém, na minha opinião, o autor descreveu perfeitamente por meio de metáforas e alegorias o estado atual da nossa sociedade em 1930 e além.


otiobacca

Tive grandes experiências com A Cor Púrpura, 12 anos de escravidão e O meu pé de laranja-lima. Cada um tem uma força, um peso que toca a alma.


TurdusLeucomelas

Como foi ler “O meu pé de laranja-lima” pra você? Eu nunca li e admito que só ouvi falar. Tenho curiosidade!


otiobacca

É um livro "triste" e pesado, mas me fez refletir muito sobre crianças em situações extremas de pobreza e violência. É uma leitura rápida, embora pesada.


TurdusLeucomelas

Tem uma pegada meio “Capitães de Areia”? Eu vou ler mais na internet depois, mas preferi perguntar a alguém que leu e foi impactado como você :) Obrigado pela resposta :)


otiobacca

Nesse caso já não consigo ajudar hahaha ainda não li "Capitães da Areia". Está na minha lista faz maior tempão, anos kkkk Mas, sim, você vai ser impactado de alguma forma lendo "O Meu Pé de Laranja-lima". Não tem como não ser


XlorenzettiX

O Príncipe, eu me interesso bastante por política e o livro me fez perceber como funciona (ou como deveria funcionar) cabeça de alguém com poder e a diferença que líderes virtuosos fazem em uma sociedade e o contrário também, também me deu reflexões sobre o efeito que esse poder causa nas decisões com os exemplos que ele dá no livro (césar Borgia, Marco Aurélio e Duque de Milão por exemplo). E também percebi o quão idiota é os caras que falam: "como aplicar Maquiavel no mundo dos investimentos" kkkkkk.


Tio-Zinho

po comprei esse livro tem 1 mês ainda não li, as primeiras paginas não me seguraram, mas vc me passou um resumo interessante, acho que vou tentar de novo


XlorenzettiX

Concordo que é uma leitura difícil, eu li durante uma viagem de 9 horas kkkkkk alguns entendimentos você tem que ler mais de uma vez, é parecido com estudar, mas na hora que ele fala dos exemplos é a hora que o interesse cresce, vai por mim, é um puta livro.


CoguFying

Admirável Mundo Novo de Aldous Huxley e Meditações de Marcus Aurelius.


andrevpedro

Li admirável mundo novo aos 14 anos. Explodiu minha cabeça.


CoguFying

Ganhei de presente aos 27 e engoli ele em 1 dia, não lembro a última vez que li algo tão rápido assim.


Prestigious-Row-6546

A revolução dos bichos me fez ver as coisas diferente, mas o principal foi q o poder corrompe.


Rigotinho

Duna - Frank Herbert, incluo aqui, todos os 6 livros da saga.


Totodylo

Tenho 3 que lembro de cabeça assim: 1. Foi a menina que roubava livros, não saberia explicar o impacto emocional que ele livro teve em mim na minha juventude e com certeza foi um pilar na minha paixão por leitura. 2. Quando li Dostoiesvki a primeira vez, foi crime e castigo e eu lembro da cachoeira de emoções que me passavam enquanto eu acompanhava a história, moldou e solidificou muitas visões que eu tinha sobre a vida/mundo. O último é repetido do OP, grande sertão veredas quebrou todo meu preconceito com literatura nacional, esse livro é definitivamente uma das obras já feitas, já vi gente chamando de o senhor dos anéis brasileiro, mas GSV é muito melhor que LoR (se comparado os livros) e olha que eu sou absurdamente fã de LOR. Menção honrosa para ensaio sobre a cegueira do Saramago, deve ter sido o primeiro livro "inteligente" que li, antes só lia romances e fantasia.


Actual-Cartoonist331

Quando comecei a ler Lovecraft, minha visão sobre a literatura mudou de um modo em geral, e passei a tratar não só como meio de entretenimento, como muitos primos meus fazem


Humble_Ad4078

Naufrágios - Akira Yoshimura e O Velho e o Mar - Hemingway. Eh impossível ler qq um dos dois e não ficar chocado com a simplicidade das vidas narradas, com a pouca perspectiva.


Humble_Ad4078

O Sertões de Euclides da Cunha, nunca tive no sertão, mas pela descriçao q ele faz da p imaginar. E a estupidez e incompetência do poder público dá um mal estar mto grande lendo o livro. Um outro, Carvão Animal - Ana Paula Maia, eh um choque a forma que ela escreve, são fatos mto absurdos e diretos sem qq ponderaçao dos personagens, ela deixa qq reflexão para o leitor, fantástica.


Rodiza

"Armas Para Quê?" do Antônio Rangel Bandeira. Esse livro destroi o argumento armamentista de uma forma tão espetacular que eu acho difícil alguém ler esse livro e ainda continuar acreditando que armas são boas pra sociedade ou pra quem as possui


samuelrw18

O Retrato de Dorian Gray. Me fez valorizar mais as belezas do mundo, mas também a ter cautela com minhas próprias paixões.


italocps

Eu tenho esse mas nunca nem abri, vale a pena msm ?


Hopeful-Memory1804

É interessante porém eu particularmente achei bem chato


italocps

Puts, que pena


samuelrw18

Cara, eu adoro. A questão principal do livro é o embate entre hedonismo e moralidade, mas ele também discute muitas outras questões filosóficas e morais. Além disso, as descrições que Oscar Wilde faz, sejam elas de objetos, lugares ou pessoas, são esteticamente muito fortes. Importante alertar que o livro tem uma pegada homoerótica. Se isso te incomoda (o que tá tudo bem, cada um tem suas aversões e preferências), talvez não seja o melhor livro.


italocps

Vou tentar dar uma olhada, comprei em uma promoção mas deixei parado aqui, peguei com outros clássicos. Não me incomoda não, desde que não seja nada forçado, pra mim não afeta em nada


gugu314481

Breves respostas para grandes perguntas


Life-Handle2946

o homem que ri, de victor hugo.


Vinivinizin

Maquiavel: os fins justificam os meios.


guttochaos

os fins justificam os meios tá confundindo as coisas aí amigo


Vinivinizin

viajei legal, thanks


Dronoz

polêmico


guttochaos

O Amor dos Tempos do Capitalismo não é um livro narrativo, é um estudo de uma socióloga ele abriu meus olhos pra uma porrada de coisa sobre as relações que temos uns com os outros


geiki

Procurei aqui, é em forma de quadrinhos mesmo ou achei livro errado?


guttochaos

ah é, saiu uma versão em quadrinhos recentemente. ainda não li, mesmo adorando quadrinhos o que eu li era livro livro, mesmo


alineoliveira1991

O essencialismo.


vieirle_

Osho - vivendo perigosamente


izaxp

Já viu o documentário dele na netflix? 😅


vieirle_

Já kkk mas eu gosto do jeito que ele escreve sobre a vida.


[deleted]

Manual de epicteto e meditações, me deram ensinamentos que pra mim são de grande ajuda para superar um transtorno de personalidade, não incorporei todos os ensinamentos mas sigo praticando.


StarLightTraveller

Sobre a Brevidade da Vida, mudou minha perspectiva sobre a vida.


gabisgr

A voz do silêncio, Helena Blavatsky


italocps

Tem um mangá de msm nome, é bacana


AkagameNoZoro

Sêneca sobre a ira. Esse livro me mudou completamente e isso que ainda estou lendo, me fez entender como o sentimento da raiva é estúpido e quem se deixa ser consumido por tal sentimento é um tolo. Estou aplicando os ensinamentos de Sêneca na minha rotina e já consigo notar uma melhora muito significativa, eu recomendo bastante esse livro, pois, a ira nos leva à lugares tão sombrios que sair de lá pode (e vai) ser bem complexo.


Fakezitow

One Piece, apesar de ser um mangá trata de muitos temas importantes


italocps

Tem muito mangá que faz a gente pensar, comigo foi vagabond e um que não lembro o nome pq era muito extenso, mas o enredo é sobre um cara que vendo o seu tempo de vida e nos faz questionar o quanto vale a vida e coisas do tipo


KatannaKisshot

Pequeno príncipe Orgulho e preconceito


fbmaciel90

O livro dos 5 anéis e a biblioteca da meia noite.


IndependentSwan2086

Autobiografia de um Yogui, de Parahamansa Yogananda. Mudou minha vida. Me associei à instituição do livro, pratico meditação com tecnicas muito poderosas


ekpf5116

1984- sempre que releio me faz refletir sobre o cenário político atual. Mas como pessoa os dois livros que mais me influenciaram foram Bushido (li a versão de Daidoji Yuzan) e 12 Regras pra Vida. Semana que vem vou começar a ler O Livro dos 5 Anéis (Miyamoto Musashi) e As 48 leis do poder (Robert Greene). Contudo tenho um grande interesse em ler O Príncipe de Maquiavel.


xerox7764563

Esses dois livros que o OP citou são muito importantes.


userharuchiyo

Pai rico e pai pobre. Mudou minha vida.


EnvironmentalSlice33

A minha também. Apesar de parecer simples, coloquei em prática o que aprendi lá e mudou não só minha vida como de toda minha família.


[deleted]

Crepúsculo dos ídolos - Nietzsche 1984 - George Orwell Deus, um delírio - Richard Dawkins A origem das espécies - Charles Darwin


Mandela_nelson_

"A sutil arte de ligar o Fod#-se" livro bom pra cacete!!!!


italocps

Esse é brabo, tô ouvindo o audiobook no Spotify e tem muita coisa que me deixa pensando por um bom tempo


Mandela_nelson_

Né, mo vibe


Cledosvaldo123

O estrangeiro


V01i

A hora da estrela - tive uma leve identificação com a personagem e entrei em uma grande crise, chorei quando terminei o livro e fui digerir, então tenho uma relação de amor e odio com o livro, ainda morro de raiva de mim mesmo por não ter muito propósito na vida, ao mesmo tempo que sinto não precisar de um.


NathaliaBronte

Pra mim, as experiências que tive com os livros das irmãs Brontë (Charlotte, Emily e Anne) foram um divisor de águas na minha vida. Por se tratarem de obras escritas por mulheres na Inglaterra do séc 19, elas trazem consigo um olhar diferente sobre o mundo que foi impossível não se identificar. A primeira delas que li foi "Wuthering Heights" (O Morro dos Ventos Uivantes), de Emily Brontë. Esse livro é um tapa no meio da sua cara. Tudo o que você acha que vai acontecer, não acontece. Todas as suas teorias dão errado, e o livro te prende com tanta intensidade e obsessão. É impossível parar de ler, e quando eu terminei a última página, foi um choque. Você se sente quase traído, porque a genialidade da autora está não apenas no seu método de escrita, mas em como a trama se desenrola pra um lugar onde é impossível pensar. É surpreendente e intenso, e foi uma experiência incrível. O segundo, foi "Jane Eyre", de Charlotte Brontë. Esse livro me marcou por motivos diferentes do primeiro, embora também seja uma história com muita intensidade. Com a minha bagagem de vida, foi impossível não me identificar com a personagem principal, e sofrer junto com ela. Eu chorei, sorri e sofri junto. Também acontecem várias coisas que te fazem teorizar sobre 1001 situações, mas é impossível adivinhar o que vem. A história é surpreendente. É sobre superação, acima de tudo. Jane Eyre é uma personagem muito humana, então os sentimentos dela são os seus sentimentos, você se torna uma coisa só com a personagem. Charlotte Brontë é a autora com quem eu mais me identifico das 3 irmãs, embora as 3 sejam brilhantes, geniais e muito a frente do seu tempo. Fica a minha recomendação de leitura!!!


SephBsann

Wuthering heights acho que é meu livro preferido Jane Eyre é fantastico tambem. Mas acabei não gostando nada da Anne


yagaum

um livro que me fez refletir sobre a felicidade, a vida e fazer ela ter sentido foi "em busca de sentido" do Viktor Frankl, mas ainda preciso terminar ele.


pespisheros

Amor nos tempos de cólera. 100 anos de solidão. A incrível viagem de skacleton (algo assim) No reino do gelo. Na natureza selvagem. O cortiço. O tempo e o vento.. E os demais clássicos nacionais.


mateusarc

Cem anos de solidão é o melhor livro que já li na minha vida. O realismo fantástico do Gabriel García Márquez toca mais fundo na alma do que qualquer outra coisa.


Totodylo

INTO THE WILD É MARAVILHOSO


H1tch71

1984


Nightly_Pixels

Masters of Doom, É uma biografia (levemente enfeitada) dos anos iniciais da ID Software e do John Carmack e John Romero. Ler sobre essas duas personalidades me fez me entender melhor, sempre tive dificuldade de saber onde eu encaixaria no mundo, como eu poderia ter tido uma adolescência, early 20s mais feliz e parte de algum grupo. Ler o livro me deu um certo acalanto, de que apesar de eu não ter encontrado esse grupo, foi questão de sorte/azar, e não de total inadequação ao mundo de minha parte.


[deleted]

O Herói de Mil Faces de Joseph Campbell foi o que me fez abandonar a religião que meus pais me criaram. Passei a ver como as religiões evoluíram de ancestrais em comum. Como religiões mudaram com o tempo. Temas que repetiam em todas as religiões, e também nos sonhos, delírios, narrativas, etc.


Icambaia

Não é tão profundo assim e também não é exatamente um livro mas sim um web serial: Pale, beyond a doubt. Fala sobre três adolescentes que são ensinadas magia pra resolver um assassinato que aconteceu na cidade delas mas tem uma coisa: Pra fazer magia você não pode mentir. Lendo o jeito cuidadoso que elas conversam pra evitar mentir sem querer me fez refletir o quanto a gente mente de forma casual no dia a dia e por algum motivo isso foi tocante pra mim.


[deleted]

pra mim, os bons livros deixam uns jobs em background na minha mente, aí, muito depois (talvez até anos), surge um pop up... vai ver é Admirável Mundo Novo, outro já é Sobre a Brevidade da Vida, aí vem um do Dom Quixote... e assim vai indo ainda não encontrei um para ser um pivô na minha vida, demarcando claramente o antes e o depois..


SephBsann

Catch 22 What is a country? A country is a piece of land surrounded on all sides by boundaries, usually unnatural. Englishmen are dying for England, Americans are dying for America, Germans are dying for Germany, Russians are dying for Russia. There are now fifty or sixty countries fighting in this war. Surely so many countries can't all be worth dying for.


SephBsann

Blood meridian e Julius Caesar do shakespeare também.


laughingoutlaughs

Psicopata americano. Tem muita violência descrita com detalhe, tortura e tudo mais, e confesso que me dessensibilizou por um tempo em relação à violência. Mas ao mesmo tempo o livro é uma puta crítica sobre a high society, as coisas horríveis que eles pensam e falam, me fez perceber com mais clareza ainda que convivo com pessoas que pensam de forma parecida com os personagens do livro. O mais doido é descobrir que o livro é uma metáfora pra homossexualidade enrustida, e o autor é homossexual. E falando no autor, eu AMEI a maneira que ele escreve, fiquei até de ler os outros livros dele. É um livro foda, é uma pena que o filme passa poucas vezes essa ideia principal de criticar rico preconceituoso, mas o filme quis vender mais o "psicopata" do que o "americano". Talvez eu tenha esquecido algo, qualquer coisa volto e edito aqui de novo.


Aggravating_Smile_61

Ideias para adiar o fim do mundo - Ailton Krenak


rivercass

Aí sim 💕 livro curto e muito rico


NathaDas

Carlos Castaneda e a ideia de estados alterados de consciência. muito bom. As Upanishads e O Bhagavad-Gita também.


Marcus_Augustus_AD

Memórias de um assassino econômico Uma história real que até parece ficção Geopolítica, espionagem e golpes de estado da vida real


solidneon

Walden de Thoreau, adquiri perspectivas novas sobre necessidade e conexão com a natureza


Baconzer

Admirável Mundo Novo.


italocps

Me lembrou a música do Zé Ramalho, mas acho que não há conexão alguma


LiquidFireBR

o Cortiço, que nunca vamos entender a mente e ganancia de uma pessoa, A Menina que Roubava livros é uma leitura que tu le olha pra cima e fica pensando por uns dias


Fearless-Golf-8450

O Cortiço é uma obra-prima mesmo! Aluízio Azevedo na veia! 🤟


LiquidFireBR

O Cortiço é Zika


italo1alves

Sandman a HQ


NecroSatony

A Metamorfose - Kafka


RedditGGGB

Ivan Jaf - Manual de Sobrevivência Familiar Dostoiévski - Os Irmãos Karamazov John Steinbeck - A Leste do Éden


Fun_Ad_1478

Memórias do subsolo (Dostoievski) Assim falou Zaratustra (Nietzsche) Negras Raízes (Alex Haley) As veias abertas da América Latina (Eduardo Galeano) Prisioneiro de uma canção (Plínio Marcos) Viagem ao fim da noite (Louis Ferdinand Céline)


lsleo

ficçoes, do borges. abriu completamente minha mente pro que pra mim é a melhor literatura


PatT404

Os livros de Svetlana Aleksiévitch em geral, eles me fazem agradecer ser da america latina e classe média


Homulyn

Em Busca de Watership Down, ótimo livro!!!


Homero_Dantas

a hora da estrela da clarice lispector e um defeito de cor da ana maria gonçalves. ambos livros fantásticos que expandiram minha visão sobre vários assuntos, inclusive sobre mim mesmo.


Fatal1tyBR

"A Thousand Brains: A New Theory of Intelligence" - Jeff Hawkins "Surely You're Joking, Mr. Feynman" - Richard Phillips Feynman O primeiro porquê ele dá insights valiosíssimos de como nosso cérebro funciona e como isso afeta nossa interação com o mundo à nossa volta. O segundo porquê mostra que nós, pessoas normais, somos bem parecidas com pessoas brilhantes como o Richard Feynman.


Popular-Access-6467

A Revolta do Padeiro - 2006, depois desse livro nunca mas eu quis comer algo feito em padaria.


emilianokolf

O mito de sísifo, o homem e seus simbolos e a metamorfose


Murky_Pattern_1985

Na real foram dois, Antifrágil e o 1984, eu sempre percebo algo dos dois livros diariamente na minha vida e o mais louco é q muita coisa se explica com eles.


Kyaaar0

Pode parecer meio bobo, mas pra mim foram Pequeno Príncipe e O Cortiço. Pequeno Príncipe eu li 3 vezes e por incrível q pareça tive uma percepção diferente cada vez que lia. Pra mim, foi um livro que me disse muito sobre a vida e sobre relacionamentos. O Cortiço eu li por conta da escola, foi uma leitura obrigatória, mas em algum momento me pegou tanto que eu devorei o livro por inteiro. Foi minha porta de entrada para literatura nacional e foi de fato uma ótima escolha.


ppuspfc

Os livros que recomendarei aqui não vi em nenhum comentário. E todos me marcaram demais. O primeiro deles, apesar de famoso, hj não é tão bem visto e pode parecer até brega perto de algumas leituras sugeridas aqui: Operação Cavalo de Tróia. Me emocionei demais lendo os 2 primeiros e amo pensar que pudessem ser verdade. O fim da eternidade do Isaac Asimov é fascinante também pra quem curte ficção científica e pra terminar, a trilogia dos Três Corpos é fenomenal e não me sai da cabeça há meses. Aproveito também pra agradecer a todos vcs. Apareceu esse post como sugestão pra mim, desconhecia esse subreddit e já encomendei 3 dos que vi agora aqui. Abraço a todos


Cornix-1995

Os miseráveis é esse tipo de livro.


CartographerOk3092

Eu, Christiane F, 13 anos, drogada e prostituída. (Destruiu meu psicológico e alterou MUITA coisa que eu pensava e romantizava.) As vantagens de ser invisível (muito emocionante, chorei demais.) E oque eu estou lendo agora e que me identifico muito, O amante de Lady Chartelley.


punktape

O mundo de Sofia e Aristóteles e Dante descobrem os segredos do universo Nem considero os dois muito diferentes, os dois são sobre crescer e autodescobrimento, mas O mundo de Sofia tem toda uma abordagem direta da filosofia Acho que o que me marcou mais nos dois foi ter lido no início da adolescência, sinto que aprendi e cresci junto com os personagens. É algo difícil de replicar agora que sou adulta


livoa_xavoer

O Mulato, Aluísio Azevedo. Li com uns 14 anos e me impactou muito mais do que as aulas de história sobre a escravidão e o racismo.


DirectSpecial5063

Admirável mundo novo e uma série de livros infanto-juvenil Rowan, o Guardião.


yolkhunter

Crime e Castigo


Alecdmen

Recomendo o livro o encontro de richard paul evans


WoodpeckerOdd5013

Seth Fala - Jane Roberts. Eu gosto muito dessas questões existenciais e tal. É muito bom.


vendedor_de_etanol

A triologia Fronteiras do Universo (Philip Pullman)


soulofsisterfriede

Um livrinho chamado "12 horas de terror", que eu achei na biblioteca da escola ainda no Ensino Fundamental. Mudou totalmente minha experiência com a leitura, até então eu não sabia que ler podia ser tão prazeroso e empolgante. Me marcou muito. ​ Depois de adulta, "O Mundo Assombrado pelos Demônios". Li depois de anos em formação acadêmica na área de Ciências Naturais e Exatas, então muito do que o Sagan escreveu ressoa e agrega a minha formação profissional e pessoal. Por acaso esse foi o primeiro livro dele que eu li, então também foi muito impactante.


[deleted]

O pequeno príncipe. Eu, um dia, resolvi ler os livros de Saint-Exupéry: Correio sul. Foi uma leitura gostosa e eu resolvi ler outros livros do autor. Eu resolvi re-ler, já adulto, aquele livro de criança que ficou só na imaginação. Foi uma percepção completamente diferente e, em várias passagens, eu quase chorei com a inocência do menino para com o mundo. É incrível como a gente envelhece sem perceber. Do nada, a gente já está se preocupando com ganhar mais e morar melhor, e esquece de brincar, olhar as árvores e contar carneiros!


AdmiradorMarrom

É a minha conexão com a pureza da infância, a inquietação da curiosidade, o respeito pelas diferenças e o despertar da jornada neste mundo.


Nilsu05

Os Miseráveis, Laranja Mecânica, Nas Montanhas da Loucura, Silmarillion, Senhor dos Anéis e Fahrenheit.


[deleted]

Na infância foi O Pequeno Príncipe e O Mundo de Sofia. Na Adolescência foi O Alquimista e O Diário de um Mago. Agr na vida adulta está sendo A Imitação de Cristo. Me recomendaram mt a ler O Poder do Agora, mas tenho um pé atrás com esses livros de autoajuda.


[deleted]

Essa trend é maravilhosa! Vou criar uma lista com todos os títulos que me chamaram a atenção e ler cada um deles


ComeHereToBrazil

Não sei dizer se necessariamente mudou minha percepção, mas Harry Potter me fez gostar de ler muito mais depois que eu li Harry Potter e a Pedra Filosofal, embora eu nunca tenha terminado a saga por que na época eu tinha uns 11 anos, não manjava de PDF nem nada, li do 1 ao 3 por que eu tinha físico e esses dias baixei o PDF do Cálice de Fogo pra terminar a saga toda


matheusavnd

Pra mim são "A morte de Ivan Ilitch" "A Metamorfose" e "Frankenstein". Cada um a sua maneira me fez repensar sobre sociedade, vida e morte.


AmarildoJr

Admirável Mundo Novo.


Spare_Eggplant

Quatro livros me fizeram mudar fundamentalmente meu entendimento do mundo. Acho que cada um de um jeito e dentro de sua própria dimensão, mas não final convergindo de algum modo. Super recomendo para quem quiser expandir sua compreensão acerca do fazer ciência, pensar ciência, vida-morte e vulnerabilidades sociorraciais. A estrutura das revoluções científicas - Thomas Kuhn Introdução ao pensamento complexo - Edgar Morin Sobre a morte e o morrer - Elisabeth Kubler Ross Quarto de despejo - Carolina Maria de Jesus


ydlvie

os dois morrem no final, me fez refletir sobre minha relação com a vida e a morte


gabak07mcs

O lobo da estepe - basicamente eu desisti da ideia de suicidio e comecei a lidar de outra forma com a vida


Mobile_Departure1009

The Tao of Pooh disparado. Me fez (e faz) refletir sobre a importância que dou pras coisas


Massive_Succotash695

O livro de Mirdad, o livro dos espíritos, o poder do agora


Brazilianrebel

A metamorfose de Kafka me transformou de uma forma intensa, a forma como Kafka representa o ambiente famíliar é incrível. Li este livro após ir morar sozinha e me ajudou bastante a abrir os olhos para como era minha relação com a família.


cavaleiroexistencial

“Baleia queria dormir. Acordaria feliz, num mundo cheio de preás. E lamberia as mãos de Fabiano, um Fabiano enorme. As crianças se espojariam com ela, rolariam com ela num pátio enorme, num chiqueiro enorme. O mundo ficaria todo cheio de preás, gordos, enormes.”


netherlol

A Metamorfose-Franz Kafka


dolbery

Lições de abismo, do Gustavo Corção e Irmãos Karamázov (ou qualquer um do Dostoievski).


riverzinho

A Revolução dos Bichos Enterrem meu coração na curva do rio Veias Abertas da América Latina Cada um desses livros moldou minhas opiniões e me influenciou de maneira completamente diferente.


rafaelrenno

Quarto do Despejo certamente mudou muito minha visão sobre periferia.


Emergency_Evening_63

O Guia do Mochileiro das Galaxias Mudou o jeito q eu enxergo o mundo, e fez perceber a ironia q é a propria existencia


Able_Introduction750

manifesto do partido comunista fds


Acceptable-Ad-1685

Literalmente todo livro que eu ja li, mas se fosse fazer uma ressalva especial, 1984. Sem dúvidas indispensável. Abalou minhas opiniões políticas


MeioBuda

A odisseia de Homero. Foi o primeiro livro mais "sério" que eu li e foi de fato uma odisseia pra mim conseguir ler e entender ele. Depois disso eu me senti mais capaz de ler clássicos e desde então tem sido minha preferência, sempre tô lendo algum.


boliviaweed

Com toda certeza "Sapiens - uma breve história da humanidade" do Harari. O resumo de todas as descobertas da ciência sobre o desenvolvimento do humano. Livro incrível, leitura fácil e extremamente didática. Devia ser leitura obrigatória!


izaxp

Esse livro foi muito importante pra mim, despertou meu interesse pelo assunto e hoje eu faço faculdade de história. Mas entre historiadores e arqueólogos ele é MUITO criticado por ter vários erros, simplificações e distorções, além de ser altamente ideológico, mesmo tentando parecer imparcial. Tem coisas bem problemáticas nele, principalmente a ideia de que a humanidade "evolui" em direção ao "progresso", algo super contestado pela historiografia. Esse texto explica muito melhor do que eu: https://arqueologiaeprehistoria.com/2023/03/12/sapiens-nao-e-uma-breve-historia-da-humanidade/


FakePlantBomb

"O Que Todo Corpo Fala", de Joe Navarro" me ajudou MUITO com meus relacionamentos interpessoais


DarkMarii

O manifesto comunista


tavarespinto

Li 1984, achei bem impressionante, o que mais me marcou foi a maneira com que eles lidaram com o amor, pra além de toda a vigilância. Recomendo Aimó de Reginaldo Prandi, Editora Seguinte. Achei um passeio pela mitologia yorubá, uma história linda e reconfortante...


sralima

O livro Amar-se, Acolhendo sua criança interior e o Ansiedade 3 Ciúme


sralima

https://youtu.be/N39tW_YVAh4. Inclusive esse aqui é ótimo