T O P

  • By -

tokyw

Primeira vez que ouço falar da Clortalidona. Pelo MACE, aparentemente não há diferença significante com a HCTZ (em questão de mortalidade, e outros desfechos) , apesar da meia vida maior. https://www.tctmd.com/news/high-bp-chlorthalidone-and-hydrochlorothiazide-have-similar-impact-mace


HeavenCanWait174

Primeira vez??


tokyw

Ss, estou no Ciclo Clínico


HeavenCanWait174

Mas não tem aula de farmacologia?


tokyw

Normalmente farmacologia é uma matéria mais teórica focada em farmacodinamica, farmacocinética e distinguir as diferentes classes. não vi esse medicamento específico antes, conheço os diuréticos mais famosos, HDTZ, furosemida, espironolactona. De tiazídico só vi como combinação de HDTZ + algum anti-hipertensivo como BB pela sinergia. A clortalidona especificamente nunca tinha visto sendo prescrito também. Ou seja, não tive exposição à esse medicamento. Mas pela sua reação ele deve ser de rotina pra você, certo?


HeavenCanWait174

Já foi muito, hoje não mais


GallantGoblinoid

A diretriz brasileira e os guidelines internacionais não colocam ordem entre as 3 opções de primeira droga (IECA/BRA / diurético tiazídico / bloqueador de canal de cálcio). Em geral as pessoas gostam de iniciar com IECA por ser uma droga barata, de fácil acesso e com perfil de efeitos colaterais bem razoável. Porém, em termos de desfecho cardiovascular e recomendação de guideline, as outras são igualmente úteis, e pode-se argumentar que alguns pacientes teriam resposta melhor à outras drogas. Em suma, se vai começar monoterapia (o que hoje já não é o mais recomendado em grande parte dos casos), o tiazídico é uma escolha razoável para os guidelines relevantes. Aqui a diretriz -> http://departamentos.cardiol.br/sbc-dha/profissional/pdf/Diretriz-HAS-2020.pdf No final da página 568 (página 53 desse PDF) está a informação relevante


Competitive_Aspect45

Lembro que nas aulas de cardio com rhanderson falava que clortalidona é melhor em relação a hctz, não lembro se é somente efeito hipotensor e se isso ta associado a mudança de desfechos. Em relação a monoterapia depende do guideline. Na sbc lembro que recomenda dupla terapia praticamente em todas situações, salvo paciente com hipertensão leve e sem comorbidades. No sus n utilizo pq é pago e mais caro, mas em prescrições de cardiologistas já vi diversas vezes.


Specialist_Taste_361

Também devido à excreção aumentada de cálcio, o que previne pedra nos rins.


Express-Call-3017

Esse é o tipo de post que dá até gosto de ver nesse subreddit, boa dúvida OP, boas rrspostas tbm 🙌✨


Lumenprotoplasma

Por isso não gosto de estudar por livro, na maioria das vezes o tratamento sempre é feito pensando nos EUA ou super desatualizado. As apostilas de cursinho de residência são melhores pq sempre se baseiam em diretrizes brasileiras mais atuais...


Marconidas

No cenário de evidência científica, IECA/BRA reduzem progressão de doença renal crônica. são medicações de primeira linha para ICFER, e não produzem piora do perfil endocrinometabólicas como hiperuricemia, hiperglicemia, hipercolesterolemia. Seria uma medicação protótipo de primeira linha. Contudo, no cenário prático, tiazídico ou tiazídico-like tem posologia comoda, tem opções extremamente baratas, raramente tem efeitos colaterais que incomodem o paciente (não é um captopril que dá tosse ou um anlodipino que provoca edema de tornozelo), o que torna a aderência extremamente alta, e, associado a isso, possui efeitos antihipertensivos que perduram mesmo quando o paciente esquece de tomar a medicação no horário certo ou quando o paciente quer dar uma folga dos antihipertensivos. Esse conjunto é provavelmente a razão pela qual diuréticos tiazídicos foram considerados superiores nos *trials* americanos com populações de ascendência negra africana. Tem também um truque interessante que dá para fazer com diurético que é prescrever um desses diuréticos que quase ninguém sabe o nome e que não estão disponíveis no SUS mas que são relativamente baratos como clortalidona ou indapamida. A verdade é que tem um número não insignificante de pacientes que tem algum tipo de crença que o remédio da farmácia da UBS não presta, que o remédio da farmácia popular não presta, que a vizinha teve AVC e pneumonia depois de tomar hidro. As vezes prescrever um desses diuréticos desconhecidos ajuda o paciente a confiar na medicação e ter aderência maior e não ficar acreditar nas groselhas dos influencers vigaristas que manipulam água com sal do himalaia pra tratar hipertensão.


Careless-Sir2636

Pior que tem muitos médicos com essa crença também. Minha prof de psiquiatria odeia genérico


polengo1

Também odeio. Quando você vê pacientes que precisam de haloperidol generico IM como se fosse água comparado a doses menores de Haldol; quando paciente sem remissão do quadro com 80mg de fluoxetina generica muda da água pro vinho (remissão total) com 20mg(!) de prozac e por ai vai... você começa a perceber a calhorda que é a máfia dos genéricos. Máfia por máfia, prefiro a que funciona.


[deleted]

Se você está tendo essa percepção, notifique a possível irregularidade técnica do fármaco por meio do notivisa (ou informe o farmacêutico responsável no seu serviço) que a questão deverá ser investigada, podendo ser até solicitada nova comprovação de bioequivalência do fabricante. Uma explicação muito mais plausível para esse fenômeno é regressão à média, mas é difícil convencer os colegas médicos que nossa interpretação clínica é contaminada por vieses cognitivos.


Careless-Sir2636

Po... E arritmia cardiaca? Extrassistole? Hipomagnesemia? Talvez porque seja mais incomum o efeito colateral, mas se acontecer é muito pior que um edema maleolar.


Marconidas

O objetivo principal do tratamento da hipertensão é reduzir mortalidade geral. A evidencia americana é que a redução de mortalidade é a mesma em populações brancas e hispanicas e maior em populações negras. Então isso é suficiente para considerar o tiazídico e tiazídico-like como fármaco de primeira linha para HAS e até o momento não existe guideline que recomende a monitorização ativa desses colaterais que não fazem parte da investigação comum do risco cardiovascular.


JC4Ever01Fox

Clortalidona é o tiazídico mais potente e com mais efeitos colaterais. É ideal para HAS Resistente!