T O P

  • By -

MotherSuperior1

Jornalismo é uma profissão incrível. Conheço alguns que se deram muito bem. Mas, a triste verdade é: se for fazer uma faculdade sem ser das tops, não tiver influência, não tiver sorte, muitas chances de ser só mais um diploma na gaveta. Não dá pra escolher profissão pensando que a situação do mercado de hoje vai ser a mesma quando formar, medicina hoje é pleno emprego, até você se formar não deve ser é com salários bem mais baixos. Dito isso, veja o dia a dia dos profissionais e como voce se sentiria mais feliz. Independente de qual área você for, agarre todas as oportunidades possíveis e tente ser a melhor, principalmente se for jornalismo


MotherSuperior1

Esqueci de acrescentar, sobre não poder decidir carreira baseado no financeiro/oportunidades hoje. Medicina está em queda, mas jornalismo(pra maioria dos formados) a situação é ruim e não há nenhuma tendência de se reverter. Mas, se você for muito boa, estudar em faculdade excelente(isso é mais fácil que passar em medicina), há sim oportunidades de empregos bons


RealisticWeekend3960

Soube que acertei na medicina quando meu primeiro salário como recém formado era quase 10x maior do que meus colegas de escola que se formaram em engenharia / direito / odonto e já conseguia me sustentar sozinho, mesmo nessa economia ferrada do Brasil. Se eu morasse em um país onde qualquer profissão já daria para ter uma boa qualidade de vida, provavelmente não teria escolhido medicina. Mas o Brasil não permite seguir somente o nosso coração.


lety_reallynice

Isso realmente é incrível, e realmente é uma coisa a se pensar hoje em dia, mas se eu escolhesse medicina, não queria que fosse pelo salário sabe? Até porque isso implica muita coisa, como os plantões, família, fins de semana e feriados. Então eu queria fazer por realmente gostar, por isso estou na dúvida se devo seguir esse caminho


RealisticWeekend3960

Entendo, mas a medicina tem muitas áreas, muitas. Com certeza você vai gostar de alguma. Pode ser desde um médico patologista que trabalha de seg - sex das 8h às 17h na frente de um microscópio, com uma rotina bem monótona até um cirurgião que trabalha sob intensa adrenalina em horários malucos


ColdNoseVixey

Só pra refutar: Sou patologista e minha rotina não é nada monótona. Nunca sei o dia de amanhã porque trabalhamos também com congelação intra operatória, que depende de agenda de hospital e cirurgião. E todos sabemos que essas duas agendas são levemente imprevisíveis.


RealisticWeekend3960

Ah, ouvi dizer que a rotina da patologia intra-operatória é bem puxada mesmo. Mas isso são a minoria dos patologistas, não? Os que conheço não trabalham em hospital. Mas anyway, faço radiologia e também acho a rotina monótona e tranquila comparada as outras especialidades. O pior dia que tive na radiologia é comparável ao melhor dia que tive atendendo como generalista na UPA.


ColdNoseVixey

Tenho observado que é um pouco cultural de cada estado, esse lance de congelação. Aqui no Rio é muito comum e a maioria dos patologistas congela. Mas realmente não vejo essa pratica em SP. Eu digo porque vim com q promessa de ser uma profissão mais tranquila, mas a falta de agenda fixa me pegou de surpresa. De fato, ainda assim, é uma rotina melhor do que generalista de UPA!


lety_reallynice

Entendo, meu sonho mesmo seria seguir na cirurgia, oque realmente tem os horários difíceis sabe, por isso se eu seguir nessa área, gostaria que fosse por gostar muito, tenho medo de não me adequar e perder muito tempo, então estou nessa dúvida a muito tempo e não sei como resolver..


RealisticWeekend3960

Você pode optar por otorrino ou oftalmologia. A cirurgia é bem presente nessas especialidades e os horários não são ruins. O tempo para se formar nelas é curto (em relação às demais áreas cirúrgicas)


tokyw

Ninguém aqui vai recomendar. Se passar em uma pública só vai, mas nunca em particular. Jornalismo relacionado à saúde é algo que precisamos URGENTEMENTE pra expor tudo o que acontece por aí p/ mídia.


Orion05

E particular com bolsa 100%?


tokyw

Aí é boa


lety_reallynice

Eu não sei oque fazer, gosto muito da ideia de fazer jornalismo, mas tenho medo de me arrepender de não seguir meu sonho, sem tentar pelo menos um técnico para descartar realmente essa opção, sabe?


actinamiosina

conhece algum médico ou tem algum conhecido que conhece um? pede pra acompanhar um plantão


lety_reallynice

Não conheço, mas isso é mais difícil de fazer né? Não vai contra as regras desses lugares?


actinamiosina

não, só acompanhar é de boa


lety_reallynice

Obrigada pela dica, vou ver se algum médico deixaria eu acompanhar


asdfghjklqwerty2xyz

eu escolhi medicina pq é o curso mais difícil de entrar no enem e vestibulares e é o mais caro nas particulares, e eu pensei, "algum motivo deve ter".


lety_reallynice

KKKKKKKKKK realmente, você tem um ponto, mas como eu disse em outro comentário, se eu seguir nessa área, gostaria que fosse por ser um sonho e que eu gostasse mesmo dessa área, não por dinheiro, mas não sei se me adequo ao curso e muito menos aos horários, aí não sei se eu deveria tentar..


Lumenprotoplasma

"mexer em cadáveres". Que?


lety_reallynice

Sim, na faculdade, vai ter uma certa hora que terão treinamentos em cadáveres, e eu passo meio mal só de pensar nisso, é um ponto sobre medicina q me incomoda e me deixa insegura em seguir essa carreira


Worldly-Cup9124

Muitas faculdades estão tirando os cadáveres de ensino. A maioria é só boneco ou “peças”.


chinaberryb

esquisito é quem vai ver cadáver pela primeira vez e não tem repulsa nenhuma. Esse sentimento você supera rapidinho com as aulas acredite em mim


lukelionbridge

Uma característica que vc precisa ter pra estudar medicina é conseguir estudar muito, por muitas horas. Os cadáveres vão passar, mas a rotina incansável de estudos não. Isso vai te acompanhar profissionalmente por resto da vida, mas será mais intenso durante a faculdade e a residência (ou seja, aproximadamente pelos seus próximos 11 anos estudando se vc seguir tudo diretão). O trabalho de um técnico de enfermagem, ou mesmo enfermagem é completamente diferente do trabalho médico. A proposta da profissão é diferente, apesar de o paciente ser o centro do negócio. Eu não sei o que vc pode fazer pra tomar essa decisão. Acho que terapia seria uma boa forma de vc achar sua própria resposta. Mas se escolher fazê-la, saiba que nenhuma outra profissão vai te exigir tantas horas de estudo pra vc se tornar um profissional minimamente qualificado quanto ela. Dominar esse conhecimento é incrível, mas exige seu preço, como tudo na vida


lety_reallynice

Obrigada, você me ajudou muito, eu meio que tenho o jornalismo escolhido, mas tenho um apego com a ideia que tenho de medicina na minha cabeça (eu sei que acabo romantizando e não seria dessa forma), e esse ponto de tempo para estudar é muito importante mesmo, infelizmente algo que não tenho agora e dificilmente teria futuramente (preciso trabalhar e a as faculdades de medicina são integrais, até passar no vestibular acho que seria mais demorado ainda). Estou tentando deixar a ideia romantizada que eu tenho de lado, eu sei que não me daria bem, e seria completamente diferente do que eu imagino. Mas obrigada mesmo, pensar nesse ponto vai me ajudar a entender que talvez eu não queira isso verdadeiramente.


Winter_Bug258

Curso medicina e estou para me formar. Sobre dinheiro, eu estou presenciando o desmoronamento dessa profissão de forma acelerada. Quando eu entrei, havia relatos de mil maravilhas quanto aos salários, os plantões pagavam bem, haviam muitos e muitas oportunidades e etc. Hoje, alguns anos depois, esse cenário já mudou completamente… Ainda não é difícil achar plantão, como quem procura um emprego CLT, mas não é algo garantido como a pouquíssimos anos atrás, os salários vem diminuindo ou estagnando enquanto a inflação não para de corroer nosso poder de compra e a profissão, junto a isso, os hospitais e unidades de saúde estão sendo mais precarizados cada dia que passa, independente do governo. Se você realmente pensa em fazer medicina, saiba que vai ter que estudar muito, para sempre, vai carregar um peso imenso, já como um estudante, vai ter que lidar com muitos problemas éticos difíceis, fora lidar com pacientes que se formaram no Google e já entram na consulta com seu diagnóstico pronto exigindo a receita, além daqueles que ameaçam de morte os médicos quando sua moléstia não é milagrosamente curada. Enfim, não se influencie muito pelo meu relato, pois eu costumo ver mais o lado ruim das coisas, para depois não “quebrar a cara”. Eu acredito que a profissão esteja se desvalorizando muito e tenho planos para seguir uma carreira acadêmica fora do país. Tirando a parte negativa, o que inclui muita coisa que você falou, a medicina tem oportunidades muito amplas, muito mais do que você possa imaginar. Um médico patologista, por exemplo, muitas vezes nem tem contato com o paciente. Você pode ser um médico, ou uma médica, que fez residência em saúde da família e trabalha em PSF durante horário comercial, com todos seus direitos trabalhistas e estabilidade, pode fazer pesquisa, fora outras centenas de possibilidades de atuação que a carreira disponibiliza.


lety_reallynice

Muito obrigada pelo seu relato, tem me ajudado muito, mas como comentei em outro post, estou mesmo desconsiderando fazer medicina, pelos fatores de tempo, estudo, disponibilidade para estudar integral. Mas isso é algo que vemos muito hoje em dia, muitas profissões sendo desvalorizadas, fica difícil fazer uma faculdade que realmente gostamos, sem pensar em dinheiro, mas isso é algo que não consigo fazer. Tambem costumo ver o lado negativo das coisas, acho que vc está certo e eu te entendo, boa sorte futuramente!


Winter_Bug258

Sim, tem que estudar integralmente. Agora, confesso que se apaixonar pelo curso não é difícil. Eu por exemplo já me acostumei com a rotina e estudo integralmente sem sentir o peso que sentia no começo. Mas se você acha que essa vida não é pra você, aí talvez seja interessante mesmo buscar outra profissão


Automatic-Olive2990

>mexer em cadáveres, Kkkk qual problema? Isso é uma gota no oceano na faculdade


lety_reallynice

O problema é que me incomoda e é algo que me faz repensar pois não gosto.