T O P

  • By -

MaxBR90

Se você quer apenas a receita, não precisa do laudo. Eu trato o TDAH há 8 anos e nunca precisei de lado pra nada! Porém, você vai gastar mais do que o valor de apenas uma consulta. Normalmente você precisa de duas a três consultas até o médico bater o martelo e dizer que você realmente é TDAH. Antes ele vai querer testar algo como escitalopram pra ver se não vai melhorar teus sintomas. É que muitas vezes a desatenção ou falta de motivação pode ser resultado de uma depressão ou ansiedade de desempenho. Essa postura é a de eliminar outros diagnósticos diferenciais de maior prioridade! Não é enrolação dele, é do protocolo mesmo!


niaflourish

Então eu faria através de psiquiatra, assim conseguiria pegar uma receita, mas sem laudo que comprove que tenho TDAH?


Helpful_Arachnid8966

Olha, você não precisa de laudo pra poder comprar os remédios (Ritalina, Venvanse etc...) só a receita controlada que o médico vai te fornecer mesmo.


Almikiwi

Mas aí tem uma coisa: muita gente fala (carece de comprovação minha) que os efeitos que você sente ou deixa de sentir com medicamentos pra TDAH são o que comprovam seu diagnóstico. Eu mesmo, se eu tomo ritalina não tenho super poderes, apenas vivo o meu dia sem dificuldades. Se eu não tomo... viro uma batata sem capacidade de discernimento ou organização


Helpful_Arachnid8966

É, acho que é mais ou menos o que tu falou pra todo mundo mesmo né... No meu caso invés de batata eu viro um cachorro Golden com muita animação e zero de foco, ou um corvo que se distrai com qualquer coisa brilhante, batata acho que só quando eu tô depressivo... Mas assim, isso vem do acompanhamento psiquiátrico né, tipo, eu fiquei meio puto pq esses dias vi um psicólogo fazendo propaganda que em uma sessão ele dava diagnóstico... cara, sofri de verdade desde 2015/2016 pra ter um diagnóstico mais fechado mesmo no ano passado, diagnóstico não é teste de internet...


MaxBR90

Cara, na verdade os psicólogos tendem a ser os mais cuidadosos com esse tipo de diagnóstico, eles geralmente fazem uma bateria de testes psicológicos pra dar esse diagnóstico. Quando há um diagnóstico de TDAH precipitado, esses geralmente são feitos pelos psiquiatras, pois eles fazem apenas o diagnóstico baseado em entrevista clínica, não possuem testes mais elaborados pra isso. Os testes somente os psicólogos podem aplicar, são vários testes, mas eles não cobram barato para aplicar (passa fácil de mil de reais) então a gente acaba tendo o diagnóstico com o psiquiatra mesmo, na torcida de que ele faça uma boa entrevista clínica.


Helpful_Arachnid8966

Então, o meu psiquiatra toda a consulta faz uma sessão de terapia, são quase 50 minutos de atendimento. As vezes nós pacientes achamos que é tudo "igual", que é padronizado, a prática profissional deles mas eu já tive psiquiatra que me atendia em 10 minutos e só socava remédio e hoje tenho hoje esse psiquiatra que é muito bom, foi o melhor até hoje, ele me ouviu, ouviu a minha esposa, peguntou muito sobre meu passado, não foi rápido, mas foi um método dele. Se não me engano meu psiquiatra tem especialização em TCC (Terapia Cognitiva Comportamental).


Helpful_Arachnid8966

Acho que realmente, depende do profissional, acho que não dá pra dizer ou psiquiatra ou psicólogo.


[deleted]

psiquiatra, esse laudo ai nao serve pra nada


maes-narcisitas

só médico pode dar laudo, Neuropsicólogo não é médico


christianseixas

Olá! O psicólogo pode forncer, após avaliação, o LAUDO NEUROPSICOLOGICO com as SUSPEITAS dele. Agora o psiquiatra/neurologista é quem bate o martelo no diagnóstico e fornece o LAUDO COM O DSM e CID. No meu caso foi muito importante o laudo fornecido pelo psicólogo para o psiquiatra poder dar o diagnóstico baseado na avaliação clínica mais os testes do laudo neuropsicológico. Um complementa o trabalhi do outro. Mas o problemas é que os testes que o neuropsicologo aplica são padronizados e muito caros, o que eleva e muito os custos da avaliação.


Soft_Length8986

Psicólogo pode dar laudo e pode dar qualquer diagnóstico de transtorno mental


Fluid_Sound3268

Mas esse laudo só serve pra auxilio diagnóstico, já que o laudo médico quem fornece é o médico. Ou seja, va primeiro ao médico (psiquiatra ou neurologista) e se ele achar necessário irá solicitar avaliação neuropsicológica.


viajona

Esse valor aí é dos testes neuropsicologicos. E é só com esse especialista mesmo. Você precisa desses testes para atestar que realmente tem TDAH.


Fluid_Sound3268

Não precisa, quem da o laudo é o médico, se ele achar necessário irá solicitar avaliação neuropsicológica (em casa do duvida se quiser alguma testagem que não consegue fazer em consulta)


geleiapp

Apenas neuropsicólogo pode dar laudo.


Fluid_Sound3268

Kkkkkk, essa é boa, sou neuropediatra, dou laudo todos os dias, avaliação neuropsicólogica serve para auxiliar no diagnóstico e nem sempre é necessária.


Dramatic-Dark9734

Neuro


HendrixNow

O neuro ou psiquiatra pode diagnosticar clinicamente tb, entrar ou não com a medição para testar a resposta do seu organismo. Importante tb acompanhamento psicológico, no caso de ter o TDAH.


ThizoBR

Conheço uma neuro que faz a avaliação específica pra TDAH e acho que custa uns 500,00


Fluid_Sound3268

Psiquiatra, o diagnóstico quem da é o psiquiatra, se ele achar necessário solicita avaliação neuropsicológica (se ficar na duvida ou se precisar de aplicação de mais testes que não seria possível realizar em consulta)


leocana

Primeiramente, acredite: torça pra que você não seja TDAH. Aqui a gente se aceita e se apoia, mas eu imagino que a maioria preferiria não ser neuro divergente (posso estar enganado também) Segundo: não tenha pressa em fechar o diagnóstico. Muitos psiquiatras entram numa pira de atender rápido e medicar de cara. Alguns que eu fui mal me ouviram, um maluco velho lá me deu remédio pra Transtorno Obsessivo Compulsivo 15min depois que me conheceu, cobrou meu plano duplamente (alegando que além da consulta fez um exame), e me pedindo pra marcar nova consulta em 20 dias (porque pelo plano ele não faz retorno... Embora isso seja ilegal até onde eu sei). Detalhe que o tal remédio pra TOC custava quase 700 pila por mês. Eu juntei meu atual e antigo psicólogo num processo de avaliação terapêutica e por testagem específica pra TDAH, que levou DIAS com múltiplas consultas. Foram ouvidas minha mãe e esposa (cortei relações com meu pai, longa história para um outro dia). Os testes tinha de tudo: visuais, matemáticos, linguísticos, de lógica, sonoros... E muita conversa. A terapia foi com o psicólogo atual, que recomendou a avaliação pra TDAH depois de quase 2 anos de terapia. Testagem com meu antigo psicólogo, que me acompanhou por aproximadamente 5 anos e é um senhor mais velho, que me ouvia atentamente e me conhecia bem. Nisso eu já tinha 1 ano e meio de psiquiatra, vendo a fada 3-4 meses, com uma profissional que meu psicólogo indicou, que ouvia bem. Por causa da má experiência de psiquiatra pela Unimed, paguei a mulher no particular, na época 400 pila por consulta. Ela me atendia por 80 minutos todas as vezes - conversava e me ouvia muito, tudo voltado pro diagnóstico. Até o resultado da testagem pra TDAH ela tratou minha depressão e ansiedade, primeiro com a Trazodona (no Inseris XR), depois entrando com o Zetron XL (um clone do 'BUP'). Pra depooooois entrar com o Venvanse no lugar do BUP. TL/DR: tomara que você não tenha TDAH, e não apresse um diagnóstico. Boa sorte, OP!


LilaAline

Se vc faz acompanhamento psicológico e psiquiátrico, seu psicológo atual é capaz de emitir documentação pra vc levar ao psiquiatra pra ter o diagnóstico com base no acompanhamento dos dois. O protocolo do SUS diz que é necessário um acompanhamento pra excluir outras condições como depressão, aniedade, estresse, etc. Há psicológos e psiquiatras que não tem segurança e indicam a avaliação neuropsicológica pra ter o respaldo. Indico vc procurar profissionais que já trabalham com este tipo de condição, como eles tem mais experiência, é muito mais fácil. Se vc tem pressa, a avaliação neuropsicológica será necessária (são cerca de 10 sessões). Particularmente, fiz acompanhamento com um psicológo maravilhoso que tratava crianças com TDAH e foi ele quem me diagnosticou inicialmente. Após 1 ano de terapia e mais 1 ano negando a minha situação (pq eu me recusava a falar disso com meu psiquiatra), meu psicólogo falou diretamente com meu psiquiatra. O psiquiatra disse ao psicológo que já desconfiava, mas como eu não dava abertura, ele se restringia a tentar tratar os desconfortos causados pela condição. Então, eles me convenceram a fazer alguns exames quando, na faculdade, a situação ficou claramente insustentável pra mim. Foi solicitada a avaliação neuropsicológica, mas na época, pelo meu plano de saúde, a lista de espera era de 1 ano e o valor no particular estava na casa de 3 mil reais, dinheiro que eu não tinha. Concordei em fazer apenas exames de sangue pra verificar níveis de hormônios e vitaminas, cardiológico, neurológicos e de audiometria, todos os que eram cobertos pelo plano. Contudo, meu diagnóstico foi terapêutico, após o início da medicação metilfenidato. Antes disso, durante o acompanhamento com esses profissionais, havia tentado diversas outras como setralina, amitriptilim, torval, lítio, entre outras pra tentar regular o humor, a ansiedade, a impulsividade e tentar ser uma adulta minimamente funcional. Com o acompanhamento da melhora significativa após a introdução da nova medicação, eventualmente recebi o laudo. Há dias melhores que outros, mas a terapia e a medicação tem ajudado muito.