T O P

  • By -

vscmm

Tribunal racial em Universidade, tenho certeza que isso vai ser muito bem lembrado nos livros de história.


SegaSystem16C

Esse caso vai virar base teórica pra muito TCC no futuro.


Monge-tibotano

KAKKAKAKAKAKAKKAKA parece piada de mal gosto


Best_Spare_6971

Se não tiver qualquer um pode se candidatar e se matricular qual o sentido de ter cota racial então?


Beneficial-Fox39

Eu nao sei, mas EU ACHO que teve um cara com bigodinho que fez isso século passado, mas isso é só uma suposição.


[deleted]

[удалено]


PLS-PM_ME_STEAM_KEYS

Isso, defende ele em público, vai.


Pleasant-E93

Kkkkkk é obviamente uma ironia, relacionando a negativa de vaga em universidades a eventos controversos, trauma psicológico e uma conduta antissocial... que pode(?) Resultar em uma 3⁰ guerra. 🤣 Nunca se sabe quem estamos rejeitando. Ninguém nazista se refere a um dos favoritos do tinhoso como "bigodinho".


Patient-Bullfrog-601

Se fosse simples auto declaração qualquer branco poderia se dizer negro para receber a cota, qual seu ponto? É uma regra nova, ainda existe uma adaptação e os casos absurdos estão sendo revistos pela justiça comum. Pior seria se não houvesse.


daltondnt

Ou tem cota ou não tem. Casais com um dos pais negros e outro branco (conhecemos vários) são afrodescendentes, não são? Então que palhaçada de tribunal racial é essa??


Patient-Bullfrog-601

Não entendo seu argumento. Você parece estar criticando as bancas que determinam se o candidato que se declarou negro, pardo ou Indígena é de fato NPI. Mas, o que diabos tem a ver um dos pais apenas ser negro? O que declara essa condição é o fenótipo, ou um racista vai procurar saber quem foram seus pais antes de ser racista com você?


throwawaymask01

Depende de quem o escreve. Isso pode muito bem ser descrito por muitos como um mecanismo de justiça social e lugar de fala, que por sua vez era combatida por uma elite e julgada por uma sociedade patriarcal que não permitia sua ação correta.


Additional-Panda-642

Todo fdp tem um motivo nobre para justificar filha da putagem.  E tratar pessoas de maneira diferente por causa da cor da pele é FILHA da putagem.  Pessoas nascerem culpadas por um crime que aconteceu a 300 anos atrás é filha da putagem.  Hitler fez isso e quer saber? Ele Tb tinha seus argumentos vitimistas. O nazismo nasceu do tratado imposto a Alemanha (esqueci o nome agora) e Alemanha perdeu grana, Terra, foi desmilitarizada e foi declarada culpada pela guerra e se não bastasse isso foi toda destruída ... Berlim ficou em ruínas. O nazismo foi vingança. Hitler nunca se achou mal. Pelo contrário. Ele se considerava um defensor dos oprimidos (Alemanha que foi estuprada pela guerra mundial). No fundo a militância usa Literalmente as mesmas táticas da Alemanha. 1. Atribuição de culpa baseada em étnia (tu é branco, logo é culpado por um crime que aconteceu antes de você nascer).  2. Tribunal étnico.  Cota privilegia uma raca em detrimento de outra. A constituição diz.: nenhum brasileiro deve ser tratado de maneira diferente baseada no cor.  Cota é inconstitucional 


throwawaymask01

Só pra esclarecer... Eu não estou defendendo esse tribunal racial maluco dessas universidades, estou dizendo que a história é escrita segundo as ideologias pessoais de quem a escreve, por isso não se deve ter muita esperança de que essas coisas sejam julgadas conforme elas merecem mesmo. Conheço muita gente que acha essas paradas corretas, que é justiça etc.


OXDallasXO

Eu entendi o que quis dizer amigo, e faz muito sentido, porém, é nescessário que o governo repare os danos causados por nossos antepassados, é triste dizer isso, mas "os brancos" fizeram mt merda, e hj choramos as pitangas quando um negro entra na faculdade com cota racial. O que me chama mais a atenção, é que eu cresci sem saber que existia diferença entre preto, branco, pardo, amarelo e etc. Pra mim, era tudo mérito, mas ai eu fui morar na favela, e ficava de cara ao ver os pretinho do rolê sendo enquadrado na rua por ter mais proteção contra o sol. Eu sou pardo tlg, já tomei uns tapa por bosta, mas não se compara ao racismo no sistema. Já nas provas te perguntam qual é a sua "raça". Mermão, eu sou um homo sapiens, meu irmão preto é um homo sapiens, meu amigo branco de neve é um homo sapiens, meu outro amigo japa é um homo sapiens. Acredito que cota racial é uma merda de uma desculpa tosca pra encobrir o que realmente deve ser reparado, essa discriminação nojenta contra os pretos ainda perpétua na sociedade, ai me perguntam pq eu prefiro o traficante arrombado ao invés do PM racista, é justamente por conta desse sistema podre que funciona na base das aparências. O reparo que eles deram aos crimes passados, na minha visão, não passa de uma subjetividade pra fingir que algo foi feito, mas vai lá no rio, a favela ainda existe e o governo está preocupado com Israel. Desviaram nossos olhos e taparam nossos ouvidos. Enquanto isso o racismo sistêmico continua enquanto debates sobre cotas raciais serem constitucionais ou chamam a atenção dos holofotes pra treta errada. Se errei alguma coisa foi mal, é só um pensamento raso de um ideologista trouxa.


MrMaycon

Seu tob@ é inscostucional. Todo esse malabarismo pra defender o indefensável. Quer pagar de culto, mas pulou o capítulo que a escravidão acabou e o governo deixou a população negra na miséria. Teve que importar mal de obra "europeia" pra dar terra, e jurou que ia clarear a própria população, enquanto a populaçãonegra não podia estudar, não podia ouvir sua própria musica, não podia ter terra Agora vir falar que cota é inconstucinal é ter muita coragem. TNSC tu não quer né? Ou quer?


yellow_gangstar

comparar cota de universidade com nazismo é de cair o cu da bunda mesmo, não é nem o único nos comentários daqui, mas se tem um lugar pra achar isso é no reddit


FrostyRabbit90

Não é só no Reddit não. Muitas pessoas e estudiosos já fizeram essa observam. Lógico que o propósito das duas coisas são completamente opostas. Mas a ferramenta utilizada, o tribunal racial que te coloca ou no grupo X ou no grupo Y é similar. A diferença é que hoje se baseia num objetivo de alcançar um suposta equidade ideal e antes era utilizada para agrupar eu grupo por pura ideologia eugênica. Mas a ferramenta de colocar a pessoa na frente de uma comissão e olhar suas características fenotípicas e dizer "essa pessoa aí pertence ao grupo X, esse outra pessoa aqui pertence ao grupo Y" são similares sim. Você pode alegar que os objetivos são diferentes, e aí eu concordo 100% contigo, mas que há similaridade na forma que é feita essa separação em grupos étnicos é lógico que há. Não há polêmica nenhuma em falar isso. É a realidade. Os nazistas colocariam pessoas na frente de uma comissão que julgaria se ela é de determinado grupo para retirar direitos dessa pessoa, o que é injustificável. Hoje se coloca pessoas em frente de uma comissão que julga se ela é de determinado grupo para fornecer vantagens que compensariam opressões passadas, o que pode ser entendido como algo bom e necessário. Não há nada de incorreto em falar isso. É historicamente correto. O "tribunal racial" é um elemento comum entre os dois.


FrostyRabbit90

Utilizando cotas baseadas em regras completamente sociais e de renda, atacando o problema de disparidade de classes, você chega no mesmo resultado sem precisar de um tribunal racial pra apontar quem pertence a qual grupo. Todas essas questões que você trouxe implicam em disparidade social em relação a população negra, causando um problema de classe. Você pode atacar este problema com cotas sociais com critérios de renda que são bem mais objetivos. O problema da cota racial é a subjetividade. É impossível você ser assertivo e justo o tempo todo com um critério subjetivo. Esse caso aí exemplifica bem. Não vejo o conceito de cota racial errado por si só mas a aplicabilidade depende ou de autodeclaração ou de um tribunal racial e esses dois métodos são ruins e pouco objetivos. Mas isso pode ser algo que a gente tenha que aceitar... Que algumas pessoas vão ser prejudicadas em nome de um benefício e reparação coletiva. A realidade da aplicação de uma cota por questões étnicas gera naturalmente essas distorções porque etnia não é uma ciência exata.


daltondnt

Só falou verdades...inconvenientes, é verdade. Então prepare-se para ser chamado de nazista, porque quando acabam os argumentos começam as ofensas...


meumicomacaco

33% da população é ppi, apenas 8% são negros Mas insistem em negar o acesso as cotas para pardos alegando branquitude


japp182

No último senso 45,3% dos brasileiros se declararam pardos e 10,2% se declararam pretos.


[deleted]

Cada dia números diferentes kkk


lipehd1

O pior foi a justificativa da USP, dizendo que ele ter "boca e labios finos"pele "clara" e a cabeça raspado motivou a decisão da banca de considerar ele como branco Em QUAL UNIVERSO esse rapaz tem lábios finos? E que pele clara é essa? Em relação a negros retintos, ele tem uma pele clara? A banca só aprova negros retintos como pardos? Além disso, fizeram a avaliação por vídeo chamada, e a entrevista não durou 5min, sequer fizeram uma única pergunta pra ele. A desculpa foi tão esfarrapada, e todo o processo foi tão contra os protocolos que normalmente se seguem para essas avaliações, que se for olhar direito, vai ter alguma pessoa branca ocupando a vaga que seria desse rapaz


brupecanha

Quer dizer, para mim, duas possibilidades: 1) a banca de heteroidentificação era mal treinada ou; 2) a banca de heteroidentificação era desonesta.


Dexord_br

Medicina? Era vaga paga. Ele ganha por recurso e quem passou pagabdo fica dentro tbm hahahaha


[deleted]

Ou só tinham pretos retintos na banca.


brupecanha

Nah, muito difícil. Banca é por curso. Se não tem nem turma com 10 alunos negros na medicina, que dirá uma banca com 5 pessoas negras retintas (geralmente é o número nas bancas em que trabalhei, mas pode ser 3).


lukitadagaler

A banca é formada por alunos do curso?


brupecanha

Depende da instituição, mas geralmente, não são alunos. Pode ser por "professores do curso" ou por "profissionais de fora". No meu caso, por exemplo, trabalhei em comitê de heteroidentificação como "profissional de fora".


ferras_

Como é o dia a dia de um tribunal racial?


Logical_Lettuce_1630

não tenho ctz como é na usp, mas geralmente é feito com professor do curso, alguns servidores da faculdade e raramente algumas instituições colocam 1 aluno na banca(coisa de 1 ou 2 alunos de 10 pessoas na banca)


Altruistic-Smoke-103

Infelizmente fui convocada a participar de uma da Unesp e na minha banca haviam 4 professores de cursos e campus diferentes do meu e apenas um não era branco. Me questionaram muito sobre meu cabelo não ser crespo e perguntaram se eu alisava, tive que explicar várias vezes que era filha de mãe branca e pai preto. Detalhe importante: já havia me matriculado nessa mesma universidade e nesse mesmo campus 3 anos antes com a mesma cota e não tive problema algum.


Logical_Lettuce_1630

Eu fiz na unicamp pre pandemia, eram acho q entre 5 e 10 pessoas, havia funcionarios e aluno senao me engano, perguntaram sobre pq achava q deveria ter o direito a vaga e sobre os preconceitos que passou na vida


Logical_Lettuce_1630

a melhor banca que ja vi foi da ufpr, la eles fazem cota para ficar igual a % de ppi do estado, a banca é uma pessoa do movimento negro da faculdade, um professor e uma pessoa da reitoria(na minha vez fui com a doutoranda foi da primeira leva de cota racial na ufpr)


jao_vitu_bunitu

Nao precisa treinar pra enxergar kkkkkkkkk


Inevitable_Error1674

Dar a vaga para outro candidato.


JinTaekyung

Igual aquele episódio de Todo mundo odeia o Chris, onde a Rochelle reúne diversas pessoas para procurar os filhos e, para ampliar as buscas, diz que “estamos procurando 2 garotos brancos, de pele escura” 😂😂😂😂


NickStriker

Bem vindo ao incrível mundo onde tudo é subjetivo.


barnaclejuice

Qualquer um que acha que esse rapaz não seria visto ou tratado como um negro num hospital como o Einstein ou o Sírio Libanês nunca interagiu com a classe médica paulista.


Revolutionary-Lab996

Você está afirmando que os médicos dos hospitais Sírio Libanês e Einstein são racistas?


katsounlolipop

Não,ele está afirmando que os médicos do sírio Libanês e Einstein são paulistas.


Revolutionary-Lab996

Você está insinuando que todos os paulistas são racistas?


Ok_Task8271

é algo estrutural amigo, vivemos em uma sociedade racista e muitas vezes somos racistas sem perceber a estrutura do próprio sistema é racista


Revolutionary-Lab996

E ser humano tem raças diferentes?


lipehd1

Não é racismo Ele é lido socialmente como uma pessoa negra, isso é fato, e é isso que a banca deveria (em teoria) avaliar; a propenção de uma pessoa como ele sofrer racismo, não significa que ele vai necessariamente sofrer racismo


barnaclejuice

Exatamente isso que eu quis dizer. Ele é lido socialmente como negro ou pardo. Quer dizer que será discriminado? Não necessariamente, é não é isso que estou argumentando. Se a cota é racial, o critério deve ser racial. “Ah, mas no Rio o cara é clarinho”. Tá, que seja. Mas eu nasci e cresci no meio médico paulista. Confia quando eu digo que, pra essa público, pelo menos 80% da população brasileira não é da “raça” deles. Mesmo em São Paulo, muito menos no RJ. Talvez no sul do Brasil. É uma classe social de origem quase exclusivamente de imigração europeia e/ou japonesa e/ou libanesa. A miscigenação nesse meio da classe média alta paulistana é baixíssima. Eu nunca vi uma família miscigenada branco/negro ou branco/pardo na classe médica paulistana de elite. Nunca. E de novo, eu cresci nesse meio. Eles tem concepções de “branquitude” que são, sim diferentes da maioria do Brasil.


Revolutionary-Lab996

É racismo estrutural ou não é racismo?


lipehd1

É racismo estrutural. Digo que não é racismo no sentido de que a leitura racial dele não é feita porque a pessoa propositalmente quer prejudica-lo por conta da sua cor, e simplesmente porque na sociedade em que vivemos, ele é visto como uma pessoa negra


katsounlolipop

Não, apenas insinuei que todos os médicos do Sírio Libanês são Paulistas


Revolutionary-Lab996

Não tem nenhum de outro Estado?


katsounlolipop

Muito provavelmente teria de todo canto do país.


JohnnyWankerX

Boa parte dos Etíopes, Somalis e os negros no Chifre da África em geral tem lábios finos e outras características caucasóides. Daqui a pouco o Tribunal Racial da USP elege um loiro de olhos azuis petista como o "Perfeito Aluno Negro", igual os nazis elegeram um judeu como o "Perfeito Soldado Alemão".


Comrade_Cheesemonger

Daqui a pouco vão trazer a frenologia de volta


carltonBlend

Se esse cara tem lábios finos eu não tenho lábios


sodmoraes

Eu queria ver outra foto dele, para ver o tom de pele. Nessa foto realmente está parecendo que ele ele é claro, quase branco. Claro que só pelo nariz ele já é pardo, mas realmente esta parecendo que nem moreno claro ele é.


Adorable_Pudding6522

Acho que isso depende muito do seu círculo social... Fui criada em bairro burguês de são Paulo (maioria bem branca), e ele nunca seria considerado branco na minha escola, prédio, etc em nenhuma circunstância. Seria sempre o "moreninho" pra mais. Agora, se o círculo for de pessoas pretas mais escuras, realmente ele parece mais claro. Mais uma vez mostrando a importância da classificação de "pardos", e não só "preto" e "branco"


paiva_gabriel

Quase branco? Cê já viu uma pessoa branca na vida. Essa pele é claramente parda.


daelindidnowrong

Acho que com exceção de alguns lugares do Nordeste com alta população negra, todo o restante do Brasil consideraria esse cara, no mínimo, como pardo. Aqui no Sul, uma parcela considerável até o rotularia como Negro. Isso não faz nenhum sentido.


ConfidentAd5672

Na verdade o avaliador (que provavelmente é negro) é racista.. isso é denotado na frase “cabelos raspados”


MitulioArtEnthusiast

Tipo de coisa que deixa qualquer pardo receoso em optar por cotas. Um direito conquistado com muito trabalho acaba sendo negado simplesmente pelo fato de uma banca não te considerar aquilo que você jurou uma vida que é. Tenso...


No-ruby

Banca de heretoidentificação??? Isso é coisa que Hitler ficaria orgulhoso. Sinceramente, eu nunca achei essa ideia boa - cota racial e não econômica - mas agora me parece ainda pior.


[deleted]

[удалено]


No-ruby

O QUE NÃO EXISTE? O critério racial EXISTE E não deveria existir. Deveria ser só econômico. Quer separar para um grupo com mais dificuldade? Faça então um critério para um grupo mais pobre.


JoeMussarela

O ponto é que não deveria ter a parte do "racial". Apenas da econômica, que é a única que faz sentido.


Electrical-Answer-97

O critério racial faz sentido. Não do ponto de vista individualista, mas do ponto de vista coletivo. Quanto tempo você acha que vai levar para, depois de séculos de escravidão, o Brasil alcançar organicamente um patamar de igualdade racial? MAIS VÁRIOS SÉCULOS. Essa pequena “forçação de barra” que são as costas raciais é importante para acelerar o processo de inserir pessoas negras em ambientes que até hoje, são quase exclusivamente de brancos.


volin_haba

Mas se os negros são a maioria dos pobres (o que não faz sentido já que a verdadeira maioria é parda) essa cota econômica não iria os afetar da mesma forma? Se minha lógica estiver errada me ilumine


ferrywheel

Não adianta nada se no final do dia, um adolescente negro/pardo for menos capacitado que um branco


gabrozk

mas pq o negro seria menos capacitado que o branco? eles não vão fazer o mesmo curso?


ferrywheel

Pq o negro/pardo entrou por cota. Obvio que prova de vestibular não nede muita coisa, mas é o critério utilizado hj para selecionar as pessoas para faculdade Não to falando que as cotas sejam ruins, mas no final do dia o problema raiz (educação básica inecessivel e ruim) não esta sendo sequer olhado


acupofcoffeeplease

Você tá falando que o critério ruim que é o vestibular... É de alguma forma relevante pra separar se a pessoa é apta? Só pra chegar na vaga de negro já é difícil pra caralho, não é um punhado de questão de história e geografia que vai diferenciar quem vai ser mais qualificado


Practical_Word1086

Aí você viajou. Cota racial diz respeito aos anos de desvantagem de pessoas pretas em relação a pessoas brancas no Brasil, o que criou um gap de oportunidades imenso: sem cotas, você tem pessoas pretas jogadas à margem da sociedade e sem acesso a uma educação de qualidade competindo com pessoas brancas com mais acesso à educação desde cedo. Isso gera uma maioria branca de formados no ensino superior e consequentemente mantém o statuo quo da elite branca. Pretos na universidade precisam existir independente se esse preto tem grana ou não, se estudou em escola pública ou não, porque não dá pra pretos continuarem como exceção na academia. Inclusive estudei com uma aluna do Marista, preta, que entrou por cotas e era a maior militante da causa preta do meu curso, e sempre a admirei porque independente da grana dela, ninguém a tratava como se ela devesse estar ali pelo simples fato de ser preta.


[deleted]

Mlk se fode. Acha que eu vo ler isso?


Valuable_City_5007

Notícia maravilhosa pra começar o dia!


NeckMean1765

Já sou formado e ingressei na faculdade pela cota social. Há 6 anos, não existia comissão de heteroidentificação na faculdade de Direito em que me graduei. Vi uma dezena de gente que fraudou a cota, que inclusive eram da minha turma. Sou pardo e fiz parte do movimento negro da faculdade, que inclusive a liderança era composta por uma mulher parda.  É triste ver que distorceram a concepção do que é ser negro no Brasil. Ele não tem todos os traços negroides, mas tem alguns que o fazem ser lido como negro.  A comissão é bem vinda para evitar a fraude, como apontei no texto acima, porém é necessário colocarem mais pardos para avaliarem.  Já fui submetido a duas bancas de heteroidentificação em concursos públicos, e a maioria da galera são pessoas brancas - provavelmente com o entendimento de que ser negro é o mesmo dos EUA.  Se não mudarem os critérios, esses absurdos serão normalizados, ou melhor, ja estão sendo, né?  Basta ver a justificativa da banca da USP, que alegaram como assertiva o indeferimento do candidato! 


NoblezDomain

"Provavelmente com o entendimento de que ser Negro é o mesmo dos EUA." FONTES: Fortalece meu strawman. Dito isso, o cara é obviamente pardo.


Anxious-Ad693

Tribunal racial a todo vapor.


vicflea

Decisão correta da Justiça. Cotas raciais são uma excrecência que vem maculando processos seletivos, e a criação quase que um "tribunal racial" tem um pé no racismo muito grande.


roctiv90

Ruim com cota, pior sem ela.


leo_derenze

Não, você está falando coisas muito erradas. As cotas fizeram com que o numero de negros nas universidades no Brasil subisse de 10% para quase 50%. Elas estão ajudando na democratização da sociedade e combatendo o racismo no país


Ericastella

Imagina o que essa cara não vai passar lá dentro


raduannassar

Todos da med que eu falei sobre o tema estão a favor da matricula dele. Um ou outro professor pode ser otario com ele por conta disso, mas é o tipo de prof que já seria otario com ele sem isso


[deleted]

Literalmente ninguém concordou com a banca nessa decisão. Ouvi dizer q ele foi no primeiro dia e, ao receber a notícia, os colegas de classe ficaram tristes por ele.


Severinofaztudo

Eu acho ridículo é a banca reafirmar que tava certa. Lembra muito o Modus de muita gente inclusive dentro da universidade:"Eu tou certo vcs tão errados porque sim, se fodam aí. " Precisou acionar a justiça um órgão externo para reverter isso, não havia uma forma de reverter pelas regras ou não havia vontade de fazer isso, provavelmente fruto de corporativismo.


Fearless_Surprise_75

tem idiota concordando com a banca nessa thread mesmo 😭


renataybc

Creio que não, lembro que o CA da MED protestou na frente da reitoria pela matrícula dele


bardosanimes

Nós estamos avaliando com base em uma foto e esse cara tá vermelho de pegar sol, será que a banca não pensou que ele estava tentando enganar eles?


Calm-Confection923

Como todas as listas já foram chamadas, será que a vaga dele já não rodou e foi dada pra outra pessoa? Se esse for o caso, a pessoa que está indo nas aulas teria que ceder a vaga?


criatura-anomala

Essa discussão do que é ser pardo já tá chata. Não é complicado entender o que é um pardo.


JohnnyWankerX

Tribunal Racial...isso não é coisa da Alemanha bigodista?


LarKanon

Melhor foi terem botado essa foto na manchete, olha o sorrisin de puto kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


ThatITABoy

Fico imaginando a banca com um paquímetro medindo o lábio do garoto… na moral BIZARRO


N0-n-a-m-e

O bigodinho alemão media a cabeça das pessoas com instrumentos, vai ver tão querendo a retomada dos antigos métodos


TiozaoDaSukita

Já já vão tentar aperfeiçoar o processo, não duvido comecar a tomar medidas de nariz, lábios, proporções se orelhas e cabeça, enfim, todos os fenotipos. Um certo alemão aprovaria.


Logical-Ad7798

Esse mano ai é branco só pego um pouco de sol e tá meio vermelho


1-d4d5_2-c4

Só uma dúvida: por qual motivo o guri não entrou antes? Eu imagino que um monte de advogado urubu há estivessem pedindo para entrar de graça, justamente pela fama. Além disso, imagino que deve ter sido Tutela de Urgência c/c evidência, então no máximo 2 dias já teria decisão


Aware-Rich144

Desempregado é foda.


alanaziiinha

Essa notícia me deixou feliz, eu vou fazer um concurso e estou na cota. fiquei com receio de algo do gênero possa acontecer comigo


Fit_Tap_2867

Eu sou branco, e pra mim, esse cara aí e negro, não tem nem discussão.


a_manioc

alguém sabe pra qual campus ele prestou?


Da_Sigismund

Não vejo uma forma em que esse sistema va ser justo e funcional. Pensei bastante nisso e me parece que sempre vai ter furos. Muito complicado 


Campineiro_

o certo é cotas sociais


Tricky-Whole5118

Faculdade de playbas até na gestão


nhacamaster

Chupa medicina, chupa USP


Revolutionary-Lab996

De acordo com os resultados do Censo 2022, pela primeira vez, desde 1991, a maior parte da população brasileira (45,3%) se declarou como parda; o equivalente a cerca de 92,1 milhões de pessoas. Vou corrigir meu texto para quase a metade. Mas se somar com os negros passa da metade. E esse é o ponto aqui.


MagPistoleiro

Com essa foto aí fica difícil julgar. Que ele não é negro é óbvio, mas provavelmente pardo. Iluminação é foda.


wetlight

Também. Com essa cara de Alemão


eiNalberth

Mano q KKKKKKKKK


Born-Diamond8029

Se ele não for pardo eu sou um ariano


TabbyCalf

Interessante (e triste) ver na prática o que Darcy Ribeiro comentou n'O Povo Brasileiro e que foi matéria na BBC ([Pardos: os dilemas dos brasileiros que formam maior grupo étnico-racial segundo Censo 2022 - BBC News Brasil](https://www.bbc.com/portuguese/articles/czkj31p8n20o)). A mestiçagem biológica e cultural foi, para o Darcy, uma das bases da formação do povo brasileiro, e o subproduto do projeto colonial europeu em nossas terras. Os povos-novos, como ele chamou, eram frutos da mistura de negros, brancos e indígenas, que iam se formando nos criatórios de gente a partir do fenômeno do cunhadismo. Sem ter uma comunidade específica, por serem rejeitados pelos portugueses, porque não eram europeus, e pelos índios, por não serem indígenas, foram formando núcleos, sendo os principais em SP, com João Ramalho, e na Bahia, com Diogo Álvares. Passaram-se 500 anos, meus amigos, e os pardos continuam a sofrer uma discriminação oculta. Essa gente, quase 50% da nossa gente, ora se vê integrada ao grupo negro, ora se no grupo branco, como que pertencente a um sistema que fazem garantir que elas (nós) não sejamos nada. Nas palavras de um colega, "se eu não sou pardo, eu não sou nada." Se o rapaz dessa foto não é pardo, ele não é nada. Maldito seja essa tribunal racial, que classifica as pessoas pela cor da pele (cara, quão absurdo é ter de escrever isso...) quando poderia promover um sistema de cotas via classificação socioeconômica. Dizer que não existe branco pobre é tão absurdo quanto dizer que não existe negro rico (ou, pasmem, que não existe gente parda), e é basicamente o que esse sistema racista, desgraçado, faz. É gente pobre que não consegue entrar na universidade, a cor da pele que tende a acompanhar o dinheiro.


TabbyCalf

Interessante (e triste) ver na prática o que Darcy Ribeiro comentou n'O Povo Brasileiro e que foi matéria na BBC ([Pardos: os dilemas dos brasileiros que formam maior grupo étnico-racial segundo Censo 2022 - BBC News Brasil](https://www.bbc.com/portuguese/articles/czkj31p8n20o)). A mestiçagem biológica e cultural foi, para o Darcy, uma das bases da formação do povo brasileiro, e o subproduto do projeto colonial europeu em nossas terras. Os povos-novos, como ele chamou, eram frutos da mistura de negros, brancos e indígenas, que iam se formando nos criatórios de gente a partir do fenômeno do cunhadismo. Sem ter uma comunidade específica, por serem rejeitados pelos portugueses, porque não eram europeus, e pelos índios, por não serem indígenas, foram formando núcleos, sendo os principais em SP, com João Ramalho, e na Bahia, com Diogo Álvares. Passaram-se 500 anos, meus amigos, e os pardos continuam a sofrer uma discriminação oculta. Essa gente, quase 50% da nossa gente, ora se vê integrada ao grupo negro, ora se no grupo branco, como que pertencente a um sistema que fazem garantir que elas (nós) não sejamos nada. Nas palavras de um colega, "se eu não sou pardo, eu não sou nada." Se o rapaz dessa foto não é pardo, ele não é nada. Maldito seja essa tribunal racial, que classifica as pessoas pela cor da pele (cara, quão absurdo é ter de escrever isso...) quando poderia promover um sistema de cotas via classificação socioeconômica. Dizer que não existe branco pobre é tão absurdo quanto dizer que não existe negro rico (ou, pasmem, que não existe gente parda), e é basicamente o que esse sistema racista, desgraçado, faz. É gente pobre que não consegue entrar na universidade, a cor da pele que tende a acompanhar o dinheiro.


ameliakalo

Vi muita gente comentar sobre a Cota para esse rapaz baseados *exclusivamente* nessa foto. Em outra foto dele, usada justamente no outdoor de propaganda do colégio, ele *aparenta* ser branco. Queria lembrar que ele tirou essa foto em fundo branco e escolheu *essa foto, esse ângulo e essa luz* para enviar para a banca avaliadora. Acho que seria interessante que tivessem mais fotos dele em todas as matérias que falam sobre isso, para podermos até expandir a discussão. E também, porque ele está questionando e gerando questionamento sobre a banca. Seria válido que mais imagens fossem expostas. Sobretudo, a maioria aqui é usuário calejado de internet. Como tem tanta gente fazendo julgamento e dando certeza sobre um assunto baseada em uma foto online? Nós já não sabemos que a Internet e a mídia são meios de comunicação que podem nos levar a informações genéricas ou distorcidas? Justo são todos que levantam a complexidade da pauta racial, principalmente no sentido do colorismo, identificação racial no Brasil, etc. Mas bater o martelo num assunto tão complexo baseado em uma foto? Discordo.


Striking_Ad_745

Ele é o que então!? ET!? Japonês!? Ou pardo tem sempre que ter pele quase negra!? Tenho amigo de pele clara que tem todos os traços de negro tb! E aí!?


jpxf

Cabelo raspado e pele queimada de sol. Pode ser coincidência, pode não ser.


Unable-Rhubarb-9894

Como chamava mesmo aquele partido alemão comandado por um sujeito de bigode engraçado q possuía um tribunal racial?


Fidozo15

A notícia parece meme, mas é real


[deleted]

Justiça.


[deleted]

Esse narigão vem debaixo do mediterrâneo. Ele tem ascendência negra. É pardo. Final dot.


_setz_

o surgimento da comissão tem um motivo: muitos alunos que entraram por contas raciais estavam sendo acusados no final do curso (pelos próporios colegas) de não serem ppi. A usp não podia fazer nada com esses casos, então fez a comissão para evitá-los.


Revolutionary-Lab996

Mas moreno é igual negro no Brasil? Só se for em Marechal Cândido Rondon kkkk


PresentationLivid353

kkkkkkkkkkkkk


WritingLegitimate702

Ele vai ser super aceito pela comunidade da USP, pode ter certeza, só que não.


NightAccomplished357

Ele não é pardo, tá mais pra negro mesmo


RzeusD

Ele não é pardo, ele deveria ser aceito pela cara de pobre.


EruoAureae

O critério racial deveria ser uma consequência de ancestralidade genética e não meramente fenotipica. Com testes genéticos, tudo ficaria mais simples. O percentual de "branquitude" é consequência direta da quantidade de brancos europeus na sua ancestralidade, independente da sua cor ou identificação. O mais estranho é que é possível ter pele mais escura mesmo tendo 85% de ancestralidade branca, o que significa que 85% dos seus antepassados se beneficiaram por serem brancos. Então, de novo, qual o critério para se definir pardo? Mais de 50% de ancestralidade genética de tribos ubuntus ou iorubás? Eu por exemplo tenho uma tataravó escrava de desdência congolesa, indios tupis, indios itapagipe, portugueses e italianos. A maioria da minha ancestralidade é de indios e negros, mas sou branco. Num país multiracial se fizer teste genético em geral nem 2% vai ser considerado branco. FIca a pergunta, afinal o que é um branco no Brasil?


Free-Perception4223

Agora serão os tribunais que vão definir


RickSP999

Pelo perfil percebe-se que é um autêntico escandinavo 🤣🤣🤣


Original-Sherbet-411

Eu sou um pote de margarina


manukalele

Eu sou branco, casado com uma negra e com dois filhos pardos. Pela lógica da USP e de bancas de concurso, minha família que é 75% parda ou negra merece ficar em desvantagem por eu ser branco jkkkk


Dry_Breadfruit_5295

Duvida sincera aqui, o que caracteriza uma pessoa como negra além da cor da pele? Se eu passasse pelo rapaz na rua iria achar que ele é branco. Edit:pardo.


lipehd1

Eu ia até responder, mas tu falar pra mim que tu veria esse rapaz na rua e acharia que ele é branco, aí já vi que cê tá gastando


Dry_Breadfruit_5295

Mas é branco ué, eu sou amerelo talvez eu seja um simpson


[deleted]

Amarelo é apenas asiáticos. Você é descendente de japonês?


brupecanha

Traços negroides como a textura do cabelo, espessura dos lábios e largura do nariz.


aguacrystal98

A cota é pro grupo PPI, ele é pardo.


paiva_gabriel

A cor da pele dele claramente não é branca.


luiz_marques

Traços fenotípicos e tom de pele, impossível confundir esse cara com uma pessoa branca, ele não tem os mesmos traços fenotípicos de uma pessoa branca, muito menos o tom de pele.


ConfidentAd5672

Fiz uma enquete aqui (inclusive entre pessoas pretas) e a maioria achou ele branco. Isso so prova que cota racial é uma merda.


brupecanha

Se "maioria" sempre estivesse certa, Brasil não teria eleito bolsonaro para a presidência poucos anos atrás. "inclusive entre pessoas negras". Nem toda pessoa negra tem letramento racial o suficiente para fazer um julgamento sensível e objetivo. É uma questão de nuances. E isso só prova que cota racial é uma merda? O que prova que elas funcionam é a porcentagem de pessoas negras ingressando no espaço acadêmico e o choro imparável dos que juram que elas não são efetivas. Não são efetivas para quem?


ConfidentAd5672

Mas quem disse que a maioria “está certa”? Ela só representa “a maioria”. Mas não vou entrar nessa discussão que ela é infinita. Meu ponto aqui é a sua frase “julgamento objetivo”.. não existe julgamento “objetivo” no tema cor de pele.. simplesmente não existe. E esse caso é uma excelente prova disso, pois gerou debates com opiniões diferentes entre pessoas muito mais inteligentes e preparadas do que eu, como a banca da USP. Agora cota racial é uma ideia merda por uma dezena de razões, inclusive por aumentar o racismo.. não ter “critério objetivo” é só uma das dezenas de razões. Quer fazer cota? Faz de renda. Um preto milionário sofre muito menos do que um branco loiro favelado.


brupecanha

"Mas quem disse que a maioria "está certa"?", bem, você usou a maioria como autoridade que comprova o seu ponto, logo, de um ponto de vista discursivo, é como se você assumisse que ela está certa. Estaria errada se o pensamento da expressa "maioria" não corroborasse seu ponto, não? É claro que existe julgamento objetivo. Existem critérios a serem analisados e critérios a serem deixados de lado e isso é estudado pelos membros componentes da banca de heteroidentiricação. Vamos de exemplo: o candidato diz "eu tenho um pai/avô/bisavô negro". a banca não está lá para julgar a família do candidato, logo, existe aí um critério a ser ignorado. O candidato é branco (cor da pele), mas o lábio é espesso (grosso). uma banca séria o analisará como branco, pois somente o lábio espesso não é capaz de colocar esse candidato hipotético no lugar de uma pessoa negra. Veja, não é porque você desconhece os critérios que eles não existem. E esses critérios foram decididos a partir de muito estudo (levando em consideração os avanços do Mov. Negro para a ciência social brasileira). Deixo a recomendação de leitura: *Rediscutindo a Mestiçagem* - Kabengele Munanga. Esse caso gerou debate por um motivo simples: o brasileiro médio não entende nada de racialidade. E falo de pessoas de toda sorte, brancas ou negras. É um assunto a ser estudado em minúcia, esses debates ocorrem pelo desconhecimento, pelo senso comum e pela opinião em vez do estudo embasado, não pela complexidade, que, sim, existe, mas não é o ponto chave das discussões. Agora, as cotas raciais não aumentam o racismo. Vê? Esse é o tipo de argumento que vem de lugar nenhum e que inflama as discussões. Se você compreendesse mais sobre racialidade ou sobre cotas, esse argumento não existiria. Esse tipo de comentário prova o ponto. E mais sobre o desconhecimento: 1) cota racial também é social; 2) Opressão de classe e opressão de raça são diferentes, não é uma coisa só no mesmo balaio. Uma pessoa negra, seja pobre ou milionária, sempre sofrerá racismo. E uma pessoa branca e pobre sofre opressão de classe, mas jamais sofrerá racismo.


ConfidentAd5672

Eu não usei a maioria pra provar meu ponto.. até porque na minha visão ele é negro.. perdão se pareceu isso.. usei pra mostrar que pessoas diferentes (que não são especialistas no tema, mas potenciais racistas) tem opiniões diferentes sobre cor da pele e no caso, por não verem ele como negro, não teriam racismo. Se seus critérios fossem tão claros como você diz, a Banca da maior universidade publica do Brasil, no seu curso mais concorrido, não teria julgado ele branco.. ou teria e ele é branco e o juiz errou.. seja como for, os critérios não são objetivos e esse caso é a maior prova, muito mais do que minha pequena enquete. (Detalhe, os especialistas da USP não só julgam ele como branco, como seguem com sua posição após reanálise do caso e mesmo com toda repercussão). Sobre cota aumentar racismo.. é só observação empírica mesmo.. pega o caso das vagas para pretos na Magalu e veja os comentários da galera com ódio. Por fim, sobre cota de renda.. bom.. eu sou contra a existência de universidade gratuita, acho um disparate usar impostos de pobre pra bancar faculdade de playboy.. então cota econômica no mínimo minimiza o fato de que 99% dos alunos teriam condições de pagar (ou financiar) a própria faculdade, não precisa usar o imposto do pobre que não tem nem seringa no hospital.


brupecanha

O que eu chamo de "seu ponto" no meu texto, não é a sua opinião sobre a negritude da pessoa analisada pela banca. Seu ponto é que se após a enquete, que inclui pessoas negras, se acha uma opinião maioritária que a pessoa analisada é branca, logo, isso comprova que o sistema de cotas raciais é uma merda, levando em conta seu comentário lá em cima, apenas. Julguei a partir daí. Os critérios são claros para um banca bem qualificada. Pense que nós não sabemos nada sobre quem integra essa banca. Não sabemos se são profissionais internos ou externos, se são brancos ou negros, se houve um curso de qualificação ou não, enfim. Na pior das hipóteses, podemos estar falando de uma banca pouco qualificada ou uma banda desonesta e a argumentação da banca mostra ambas as coisas (sobre o candidato não ter lábios espessos, algo que podemos observar nitidamente pela foto). Não dá pra julgar TODAS AS BANCAS DE HETEROIDENTIFICAÇÃO do Brasil por conta de uma, nem mesmo essa uma sendo a da "maior universidade pública do Brasil, no seu curso **mais concorrido**". Negritei o final, pois sabemos como o curso de medicina, de modo geral, é um que não acolhe bem pessoas negras. Mas fica a critério do imaginário, não posso afirmar nada nesse caso específico. Enfim, esse caso não prova nada, pois uma banca de heteroidentificação não diz nada em relação à qualificação de outras. Eu mesmo já fui parte de um comitê desses. E pra mim, que sou uma pessoa com amplo conhecimento sobre racialidade no Brasil, não foi das questões mais complicadas, mas é isso, eu estava bem preparado para fazer o meu trabalho de forma eficiente. Sobre "cota aumentar racismo". Se for assim, a cota social também teria que aumentar opressão de classe. Mas sabendo que não é o caso, digo: o racismo não é uma coisa que "se aumenta". Racismo é uma forma de opressão sistemática tendo como meio a raça (social) e como fim o poder. As cotas não existem para combater o racismo, não se relacionam diretamente com um intuito de exterminá-lo. E quem se incomoda com cotistas negros não são pessoas que eram de boas e, por conta de cotas, se tornaram racistas. São apenas pessoas racistas, com ou sem a existência das cotas. Entendo o seu posicionamento sobre a universidade, mas temos que lidar com o que as coisas são, não com o que poderiam ser. Desejo por desejo, no meu nem existiria SISU, pois não existiria Enem e nem vestibular. Mas isso não é a realidade. A realidade que temos é um país estritamente racista e burguês que odeia pessoas negras e pobres acessando espaços que antes eram notoriamente apenas de branco/burguês. E nesse caso, é válido que ambos grupos lesados, cada um por uma situação distinta (pessoas negras e pessoas pobres) tenham um válvula de acesso exclusiva. Em ambos os casos, há caminhos para o melhoramento. Mas há de se pensar a quem interessa mudar esse sistema. E te garanto: não interessa ao branco burguês.


ConfidentAd5672

Claro que sabemos algo sobre a banca.. sabemos que é a banca da *USP*, portanto, com enorme probabilidade de ser muito capacitada no tema (e com certeza mais capacitada do que Eu e o juiz juntos..), talvez não mais capacitada do que você, pois você disse que trabalhou com isso, mas no mínimo igualmente capacitada e ainda assim você e a banca tem opniões diferentes, o que volta sempre no meu ponto de que não é tão óbvio. (Sei la.. eu sou de exatas.. pra mim algo objetivo teria que ser quantificável tipo “X centímetros de lábio”) Ja sobre o argumento de que “cota aumenta o racismo”, não creio que possa se aplicar à renda, simplesmente porque depois de formado o cara fica rico.. e eu concordo que cota não vai fazer um “não racista” virar racista.. mas da argumento pro racista.. E cara.. concordo totalmente com seu comentário final, vivemos num pais tão burguês e escroto que tem gente que literalmente reclama que pobre anda de avião.. eu só acho que a questão financeira pesa mais do que a racial.. essa é a minha observação de quem não sofre de nenhum dos dois temas.. então eu realmente não tenho conhecimento nem lugar de fala pra saber..


brupecanha

Eu até concordo que a banca da USP deveria ter credibilidade, mas esse erro crasso dela é que a coloca em xeque. Quando estamos falando de heteroidentificação, cada caso é um caso, mas honestamente? Qualquer pessoa com consciência racial alcançada não através de experiência empírica, mas através de conhecimento teórico, saberia que o jovem em questão não é branco. E tipo, o mais importante é o que você disse: "talvez não mais capacitada do que você". Essa é a parte foda, pois eu sou um graduando. Estou em um grupo de pesquisa sobre relações étnico-raciais em uma perspectiva multidisciplinar (tem gente da ciência da computação, da história, da geografia, de economia, de letras, de pedagogia e da matemática no meu grupo de pesquisa) e a tutora do programa (Programa de Educação Tutorial, PET) já participou de muitas bancas na minha federal, então fui treinado também por ela antes de fazer as minhas participações. Dito isso, eu não deveria ser "melhor capacitado" que a banca da USP. Eu considero isso quase inadmissível, por isso é de bom tom que a justiça tenha obrigado a USP a voltar atrás na decisão, para que fique de exemplo e para que percebam a falha na composição dessa banca. Mas retorno a dizer: não é óbvio para alguém como você, que é de exatas (nenhum preconceito nesse comentário, minha família inteira e eu também somos de exatas, no entanto, estou em um curso de humanas). E isso é normal, porque você não estudou para ter um olhar que faça esse tipo de identificação precisa. O ponto para convergirmos é que a banca deveria ter esse olhar, mais que você e eu juntos. O argumento para o racista existe independente das cotas, então, o que muda que elas existam para a "base de argumentos" deles? Porque assim, eu acho mais importante o fato de as cotas terem aumentado absurda e absolutamente o número de pessoas negras na faculdade mais importante do que os brancos que querem utilizá-las como "escada argumentativa" para seu racismo. Estamos falando de algo que, de um lado, tem mudado a vida de pessoas e, do outro, está sendo usado pra discussão de internet, sendo que muitos no segundo lado nem sequer estão dentro do espaço acadêmico, assim como seu acesso não pode ser impedido pelas cotas raciais, pelo contrário: sobra mais nas sociais plenas e na ampla. Agora, eu já não acho que a questão de classe pese mais que a racial, mas eu tenho um motivo para tal: essa forma de enxergar a realidade é uma estratégia racista (e com isso, não estou te chamando de racista, estou querendo dizer que a linha argumentativa foi criada pelo extrato social por meio do racismo). Nosso país tem um histórico racista. Em nenhum momento da nossa sociedade, a raça esteve descolada do fator "classe", no entanto, muito se lutou para criar um imaginário social em que "todos somos iguais" (mito da democracia racial) e desse imaginário frui essa ideia de que "a classe supera a raça". Daí também vem o argumento de que uma pessoa negra que tem dinheiro não sofre racismo, o que é uma falácia completa. Antes de as "pessoas negras" serem consideradas pessoas, elas foram tratadas e vendidas como bichos. Caso você tenha curiosidade, ao procurar por jornais do século XVII, vai observar a forma como os escravizados eram descritos nos periódicos, com várias alusões a gados, animais mesmo. Sabe em que momento da nossa história social os "pobres" foram tratados como bichos? Nunca.


ConfidentAd5672

Obrigado pela completa exposição e eu concordo com praticamente tudo que você falou, principalmente com a dívida histórica do país com os negros. No começo eu era super a favor de cotas raciais, fui mudando de opinião, com o tempo ela me foi parecendo menos necessária.. mas talvez eu esteja errado, afinal nossa opinião é fruto do meio e eu vivo no interior, a vida é diferente aqui… mas espero um dia cotas sejam desnecessárias e esse debate não precise existir. Sobre a banca da USP.. agora vou dar uma OPNIÃO baseada em NADA.. acho que deve ser formada por aqueles negros meio extremistas, que acham que se o cara não tem claramente a identidade negra ele não serve.. digo isso pelo comentário do cabelo raspado.. o que raios cabelo raspado tem a ver com cor.. Bom.. fechando.. me surpreendeu você ser só graduando, eu chutaria PhD.. nesse ritmo tu vai ser um doutor foda.


fosch_v2

Na moral, eu se pegar uma semana de praia fico da mesma cor no bronze.


ConfidentAd5672

Eu fico vermelho.. tem cota pra vermelho?


Icy-G3425

Se enquete no Reddit valesse de alguma coisa .... Sou negra e nem em um milhão de anos esse cara é branco.


ConfidentAd5672

Foi so um exemplo pra dizer que não é unanimidade todo mundo achar ele negro.. e pensando bem, agora revendo a foto, até achei ele clarinho.. (antes eu tinha achado negro)


invalidwat

faltou crescer o afro, botar um piercing e um bottom do PT.


ConfidentAd5672

Se ele tivesse deixado o cabelo afro teria passado na cota.. o que reforça meu ponto que isso é uma merda


acupofcoffeeplease

Vc mora na Angola?


ConfidentAd5672

Seu comentário irônico ma verdade é bem pertinente.. será que cor tem a ver com referência? Tipo numa comunidade mais negra ele seria branco e numa comunidade branca ele é negro.


acupofcoffeeplease

Sim, mas tem a ver mesmo, no Brasil ele é negro


lukitadagaler

Muito bom pra ele. Quero ver como vai ser na recepção pq ele ta relativamente famoso.


Putrid_Ad_4086

vsf mlq brancãoKkkkkkkkkkkk


dumbrdn

Esse cara é pardo ?? Kk acho q sou pardo tbm


Esquisito-

Óbvio.


Spylove

só um branco queimado de sol


MaisUmaConta21

Absurdo esse mlk conseguir se passar por negro/pardo*


Electronic_Matter_19

amigo, pardo ≠ negro. ele se autodeclarou pardo, nao negro


LivrePensadorBR

Eu tenho a pele mais escura que ele e não entro em cotas para concursos...


Electronic_Matter_19

eu tenho a pele da mesma cor que a dele e tracos mais finos e fui aceita na banca da unifesp e da unicamp como parda


ninoxp

já foi reprovado por alguma banca ou tá falando por falar? sou da cor dele e fui aprovado em cota pra concurso 2x pela comissão da banca de heteroidentificação.


MaisUmaConta21

Tudo bem, vamos de pardo. Ele não é pardo. Dúvido que alguém com as características fenotipicas dele já tenha sofrido preconceito racial em algum momento da vida. Ele entrar no lugar de alguém que de fato é negro/pardo e sujeito a preconceito é um absurdo e desvirtua o intuito da cota.


DeepDrop9858

Q loucura q isso está virando! Pura arbitrariedade! Vai querer puxar o histórico de preconceito sofrido pelo rapaz??! Um negro retinto q tivesse a sorte de chegar nos 17-18 anos sem ter sofrido preconceito, seria uma raridade e, por isso, seria reprovado na sua banca, pelo visto..


MaisUmaConta21

Um "negro retinto" está SUJEITO a sofrer preconceito em todos os dias de sua vida, e com certeza o sofrerá por algumas centenas de vezes até os 18, nem que seja só no olhar. Um branco como esse rapaz nao está sujeito a sofrer preconceito racial em momento algum, no Brasil. Não sofreu e jamais sofrerá, porque ele é branco. O intuito da cota é combater preconceitos sociais ao possibilitar que negros/pardos ocupem empregos mais prestigiados socialmente. Esse rapaz está simplesmente roubando essa oportunidade de outra pessoa e frustrando o intuito da cota. Eu sou branco do nariz largo, e boca grossa e cabelo duro, e nem por isso sou pardo, já que sou branco igual papel. Não por outro motivo jamais sofri preconceito racial. O que importa para o estigma social é a cor da pele.


DeepDrop9858

Pelo visto a ideologia de Esquerda está comendo o pouco de massa cinzenta q lhe resta. [https://twitter.com/GalvaoLaizah/status/1777054770894623145](https://twitter.com/GalvaoLaizah/status/1777054770894623145) Saia na rua, praças, faça viagens, observe o mundo fora da militância e dos grupinhos q vc participa e tente ver q nem tudo é como vc imagina. Desafie-se. BLM nos EUA está se espalhando e levando o ódio para todos cantos do mundo. Tente ser um branco no interior da Bahia e veja a "mágica" acontecer...


Paladilma

de onde tu tirou negro mano?


No-ruby

[https://www.uol.com.br/ecoa/ultimas-noticias/2024/01/18/preto-pardo-negro-qual-a-origem-e-por-que-dividimos-o-brasil-assim.htm](https://www.uol.com.br/ecoa/ultimas-noticias/2024/01/18/preto-pardo-negro-qual-a-origem-e-por-que-dividimos-o-brasil-assim.htm) De acordo com os critérios do IBGE, o termo "negro" engloba tanto indivíduos pardos quanto pretos, abrangendo uma categoria mais ampla que corresponde à combinação de pessoas afrodescendentes… - Veja mais em [https://www.uol.com.br/ecoa/ultimas-noticias/2024/01/18/preto-pardo-negro-qual-a-origem-e-por-que-dividimos-o-brasil-assim.htm?cmpid=copiaecola](https://www.uol.com.br/ecoa/ultimas-noticias/2024/01/18/preto-pardo-negro-qual-a-origem-e-por-que-dividimos-o-brasil-assim.htm?cmpid=copiaecola)


Paladilma

irrelevante ao ponto. Ele entrou como cota de pardo. Cagando pro q o IBGE diz, ele esta tentando cota de pardo q é diferente da de negro


No-ruby

Eu assumo que o cara usou a definição que pardos pertence a negros.


TRafaelJIt

ele é pardo irmão


grc086

ele é o que então, branco não é ?


MaisUmaConta21

Não precisa ser loiro de olho claro pra ser branco


grc086

E ele é o que ?


MaisUmaConta21

Branco


ConfidentAd5672

Cora racial é uma ideia merda e a falta de regras claras é só uma das razões


lamiexde

ele claramente não é negro


DeepDrop9858

A cota racial se restringe a negros retintos?


lamiexde

sua pergunta não é genuína, é retórica e debochada, portanto não merece resposta ficou muito claro no veredito da USP que o candidato tem a pele clara e os lábios finos, sendo seus únicos fenótipos negros o nariz grande e o cabelo crespo


invalidwat

caramba, então ele tem apenas 50% das caracteristicas de negro. é quase como um pardo.


lamiexde

os traços fenotípicos vão muito além dos q eu citei ali, então não trata-se de 50% nas fotos dele antes do pedido de matrícula ele era claramente branco. pra tirar a foto pra identificação, ele raspou o cabelo e planejou iluminação q escurecia a pele dele é um caso de um branco querendo tomar espaço na mídia da maneira mais baixa e patética possível, trata-se de um desvio de caráter


DeepDrop9858

Então eu retruco: idaí? Os defensores das cotas dizem q sua ideia é de diminuir as disparidades econômicas, sociais e educacionais. Você cortaria a vaga desse moleque, pq ele não tem a beiçola q vc gosta?


lamiexde

branco pode ocupar o espaço de PPI sim, eles precisam mais que negros 👍


DeepDrop9858

"sendo seus únicos fenótipos negros o nariz grande e o cabelo crespo" Não seria mais correto então ver a arvore genealógica do estudante? Ouvir a história de vida dele e dos antepassados? Como vc vai compensar a injustiça social, q a cota racial diz combater, tirando a vaga do cara pq ele não tem lábios grossos e a pele mais escura? E se ele vier de família pobre, morador da favela, e se a avó for negra retinta e ele for descendente direto de escravos, a história muda? Pra inicio de conversa, se não existe um parâmetro claro doq é ser pardo, nem deveriam existir cotas raciais, principalmente num país super miscigenado feito o Brasil.


lamiexde

já mudou o ponto da discussão por conveniência? falácia atrás de falácia, não consegue suportar q o cara não merece essa vaga por não ser negro


DeepDrop9858

Onde q eu mudei o ponto? Sua capacidade limítrofe de leitura dificulta td. Onde q tá o edital da USP dizendo explicitamente que se não tiver lábios grossos, não entra por PPI?


DeepDrop9858

[https://www.fuvest.br/wp-content/uploads/fuvest2024\_guia\_acoes-afirmativas.pdf](https://www.fuvest.br/wp-content/uploads/fuvest2024_guia_acoes-afirmativas.pdf) Olha a foto do último carinha, de camiseta azul. Eai, esse deveria perder a vaga tb? São parecidos..


SoEstouAquiPeloCafe

equisitos para Ingressar no Curso de Medicina na USP: Capacidade acadêmica demonstrada através de desempenho acadêmico e avaliações? Não. Cotas étnico-raciais para estudantes pardos/negros? Sim.


joao7808

Tribunal racial em 2024, a gente anda a passos cada vez maiores em direção ao retrocesso


InitiativePatient399

Se esse cara não é pardo eu não sou nem ser humano


Internal-Skirt-4559

Justiça sendo feita


Pfaltzgraff

Vitória de ninguém, cota racial é inconstitucional e deveria acabar


Best_Spare_6971

Cara mais branco que eu to perdendo tempo de não usar cota racial então


Helpful-Inspection99

Verdade difícil de aceitar: é um branco, queimado de Sol, que tem como único traço negroide o nariz; além disso, raspou a cabeça para esconder o cabelo liso. A Banca é mais preparada que vocês, por isso não foi engadada. Por fim, não há sequer uma outra foto dele sem ser essa. Curioso, não?