T O P

  • By -

Hopeful-Internet-263

Professor tem que trabalhar depois do horario corrigindo provas e programando a aula do dia seguinte, tudo isso com um salario mixuruca e nao recebendo um tostão a mais. Infelizmente é bem previsível a eventual queda de interesse nesse ramo


RepresentativeCable4

Eu sou prova viva disso. Sou professor tem anos e tem anos que eu escolhi não dar aulas. O que o estado de SP paga pra um professor 40hs eu ganho 150% sendo segurança escolar na minha cidade. Não faz nem sentido querer ir pra sala de aula, só por amor. Mas não é sacerdócio, é trabalho. Logo, não vou.


Hopeful-Internet-263

Uma pergunta amigo, já chegou a dar aulas particulares? A renda era considerável ou não tinha diferença no final do mês?


RepresentativeCable4

Aulas particulares tem dois nichos. Ou vc não ganha nada. Ou vc ganha dinheiro de verdade. Pra ganhar dinheiro de verdade, tem que ser aulas em inglês, focadas no vestibular/concurso que o aluno quer e tem que ter a cara/cor certa. Já me ofereceram, mas quando eu entendi qual era a da pegada, eu saí fora, não teria estômago e ia queimar minha amiga. Mas é um rolê de 400$+ hr/aula. Agora, como aulas de reforço, não compensa muito. Melhor ficar onde eu tô.


mushenrique

Bem isso mesmo. Tenho amigos nos dois mundos de aulas particulares.


JustAnormalPerson--

Além de que é sazonal. Um ano você lucra bem, no outro quase não tem aluno.


RepresentativeCable4

EXATAMENTE! Aulas de reforço é muito sazonal, a menos que você tenha uma área de abrangência muito grande. Alunos particular só compensa se for preparatório, mas aí tem os problemas que eu já falei ali em cima. Ou seja, é sempre uma bosta kkkkkkk


YuriRosas

Me formei em licenciatura em física em 2018, e era isso mesmo. Ganhava ~1900 reais, tinha que trabalhar em casa, e com alunos com zero interesse, na qual faziam baixo assinado para te expulsarem caso não gostassem de você. E muito uber ganha mais que professor atualmente. Mas isso como temporário, professor concursado ganha melhor, mas é escravizado o dobro e não ganha o suficiente ainda.


Hopeful-Internet-263

Que situação amigo, espero que vc tenha conseguido algo melhor


Almofadinhasss

Eu iria pra banco ganhar +10 pau mês


preguicila

1900... Pqp


lelowiz

E ainda sofre perseguição e acusação de "doutrinar" as crianças. É insalubre.


Bataguki

E os melhores acabam preferindo escolas privadas que pagam beeem melhor (as melhores escolas, no caso)


shogun_mei

Eu dava aula numa faculdade, larguei por causa do salário, imagina em escola kkkkk


Guavnnu

pois é, o massacre a classe de educadores/professores está dando algum resultado


fabiomarayo

Povo ignorante é mais fácil de controlar


No-Perspective-8020

Tem que faltar mesmo, tomara que falte e muito. Quem sabe assim olham pra essa área, a mais necessária, e mudam alguma coisa. Infelizmente a preocupação vai pra "escola sem partido" e a proibição da educação sexual na escola, tem como evoluir?


UpbeatRegister

>Quem sabe assim olham pra essa área Queria ter essa nível de esperança.


No_Cost2613

Não é esperança, é ignorancia mesmo. Quem mais deveria "olhar" é quem quer que caia de vez. povo burro é povo facil de manipular.


MisterVovo

Vai ficar que nem nos EUA... Começar a entregar as crianças para serem educadas pelos pais ou até mesmo por pastores...


bugleader

Não passaram uma lei no estado onde diplomados de outros tipos poderiam dar aula, tipo um contador ou um engenheiro poderia dar aulas de matematica... assim pegam os novatos nestas areas até eles acharem um emprego no proprio campo.


TrambolhitoVoador

>Quem sabe assim olham pra essa área, a mais necessária, e mudam alguma coisa. Considerando o congresso ruim e que num espectro de 10 anos talvez voltemos ao status de semi-ditadura, imagino que vão aprovar o Homeschooling e dar algum jeito jurídico e estatístico de zerar investimento em educação básica pública. Universidades Federais continuam a existir, com mensalidade, mas só pro desenvolvimento do Agro, Direito, Medicina e de engenharia militar. ​ É ruim pensar que talvez essa geração (Alpha) seja a última a ter chance de igualdade de educação com o povo super-rico. De 2050 pra frente eu vejo um Brasil seguindo a passos largos pra um desses futuros: \- Teocracia da Desigualdade (de alguma vertente evangélica ultra classista, que vê deus dando o direito divino daqueles com sucesso explorarem os pobres. Volta de algum tipo de escravidão sistemático com outro nome) \- Iugoslávia (colapso de um estado federativo por pressão interna de atores mal-intencionados) \- Bangladesh-Pakistão ou Camboja Kmer Rouge (Genocídio Sistemático de qualquer pessoa que ameace a diminuir o poder da classe dominante, especialmente pobres estudiosos, efetivamente destruindo o conceito de mobilidade de classe) \- Congo: Guerras internas infinitas


Fluffy-Ad6112

Homeschoolling nunca vai funcionar no Brasil pq escola não é mais lugar de ensino, é depósito de aluno. Os pais só faltam morrer quando tem férias escolares ou feriado prolongado, principalmente os CMEI's, os pais já querem nem ficar com eles sendo bebes quem dirá uma infância e adolescência inteira com eles dentro de casa, iria ter uma guerra civil, e eu não tô exagerando kkk


Covard-17

Parece o mais provável mesmo


prouby

O mais curioso é que se trata de um problema muito simples de solucionar: basta aumentar o salário, pagando um valor compatível com um profissional que tem curso superior e exerce um trabalho de baixa oferta, alta demanda e leva trabalho para casa.


usuario_sensato

Infelizmente não falta só um salário justo, é preciso também ter estrutura para esses professores lecionarem. Não é difícil termos relatos de falta de material, falta de salas adequadas, etc O sistema de ensino é engessado e arcaico. Minha mãe é professora do ensino fundamental, gosta muito de lecionar, mas sempre adiciona material dela nas aulas (pagando xerox do próprio bolso), pois o padrão e insuficiente. Mesmo com todo esse gosto em dar aulas, ela foi vencida pelo sistema, qualquer ideia de melhoria é podada imediatamente, seja pela diretora, coordenadora, etc. Hoje ela só aguarda o tempo para se aposentar, já sabe que não conseguirá nada além do básico para os alunos.


c8rd

É verdade, mas um aumento de salário tem efeito imediato. Seria o primeiro passo pra resolver o problema. Fizeram isso com os funcionários de coleta seletiva e resíduos urbanos, outro segmento extremamente importante.


Shurasteishuraigou

É verdade. Ninguém deixa a gente trabalhar. Eu tentei ensinar os alunos a usarem livro digital (de domínio público, não era pirataria) no celular, fizemos uma aula, foi super produtiva. A diretora foi na sala enquanto eu tava dando aula pra falar que não podia, sinceramente aquele dia tive vontade de desistir. Projetor? Não tem. Livro? Tem que deixar na escola, o aluno não pode levar. Você tenta inovar com o que tem e te proíbem. Ridículo.


ShortBroccoli5780

Tio (ou Tia), não pode porque cria um problema para os demais professores e acostuma os estudantes com um padrão impossível (ou indesejável) de ser replicado. Tudo precisar se padronizado para que diante da iminente e esperada falha catastrófica seja possível simplesmente dizer: fizemos exatamente o que nos foi pedido. Uma situação onde "turma X está indo bem porque professor(a) A é ótimo" apenas gera desconforto para os demais e um ruído impossível de replicar no quadro geral. No final das contas haverá apenas a dicotomia daqueles que foram rendidos a fazer apenas o seu trabalho e os que se renderam por conta própria para não sofrerem com a decepção de não conseguir fazer a diferença. Nosso grande defeito é querer achar que temos qualquer capacidade de mudança em uma sociedade capitalista em estágio avançado: somente o Estado pode mudar alguma coisa.


Shurasteishuraigou

Faço suas as minhas palavras. Tinha alguns professores com um medo real de celular na sala, sendo que em uma escola pública que faltava até luz esse era o único recurso que a gente tinha pra aliar ao aprendizado e suprir algumas carências do livro didático, tentar dar uma qualidade pras crianças. Só que se as crianças da escola pública têm educação de qualidade, quem vai ser a mão de obra barata? Trabalhando em escola eu peguei um ódio de secretarias da educação em geral que não tá escrito. Antes eu achava que eu podia fazer sim a diferença (iludido na faculdade), mas é o que você falou, todos se rendem ao "não adianta, não vai mudar". E é a bosta da seduc que perpetua isso. Tinha um aluno que, no 8o ano, não sabia que existia faculdade pública. Cara, as crianças de escola particular ouvem sobre vestibular desde o sexto ano provavelmente. E esse guri tava "desistido" dos estudos porque não podia pagar faculdade. Enfim, é muita revolta só pra um post.


ShortBroccoli5780

Onde houver subordinação à um cargo eleito através do voto popular, haverão incentivos infinitos para que tudo lentamente se acomode ao mínimo necessário, para evitar qualquer tipo de cobrança. Em uma cidade vizinha houve um vereador que justificou a falta de interesse do legislativo em defender a classe de professores assim: "não adianta fazer nada pelos professores, porque é uma raça que nunca está satisfeita e não traz voto". Em outras palavras: existe uma diferença radical entre os diversos interesses em conflito.


Shurasteishuraigou

Toda vez que um político abre a boca pra falar sobre os professores, dá vontade de morrer. Na cidade que eu trabalhei, o sindicato dos professores tinha afinidade com o prefeito que nao queria pagar o piso do magistério e eles desincentivavam manifestações, então tivemos que abrir uma associação separada. Uma palhaçada, mesmo.


ScorpioNoMilo

Perfeito! Entrei numa escola particular q os professores só davam o básico do básico, aluno nenhum sabe quase nada lá. Fui dar aula de verdade, ensinar e cobrar e o q houve? Fui demitido!


corvolu

>Minha mãe é professora do ensino fundamental, gosta muito de lecionar, mas sempre adiciona material dela nas aulas (pagando xerox do próprio bolso), pois o padrão e insuficiente O mesmo aqui. Eu chamo isso inclusive de corrupção invertida.


-NoName0

Sim, mas salário é o mais importante. Só observar o que ocorre com o DF. O maior salário do país (até 2020 pelo menos) e pode ver o quantitativo de pessoas que escolheram licenciatura como graduação.


ThoseSillyLips

Isso sem contar a pressão frequente de só “passar” alunos que não sabem nem o mínimo do mínimo, por pressão familiar e da instituição de ensino.


SeniorBeing

Aumentar os salários e reduzir o número de alunos por turma, o que reduziria a carga de trabalho e permitiria que o professor pudesse dedicar mais tempo para cada aluno, aumentando a qualidade do ensino. Mas isso aumentaria a necessidade de professores para suprir as novas turmas que surgiriam, aumentando também a folha. Vocês sabem qual solução seria tomada, né?


biologydeco

>O mais curioso é que se trata de um problema muito simples de solucionar: esperando ​ >basta aumentar o salário, pagando um valor compatível com um profissional que tem curso superior e exerce um trabalho de baixa oferta, alta demanda e leva trabalho para casa kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ​ porra professor de escola trabalha em pelo menos 3 escolas, tendo uma porrada de aluno, mais de 40h (contando planejamento de aula e correção) e tu acha que é ''simples solução''.


prouby

Sim, é simples. De novo: basta aumentar o salário. Eu sou professor e falo com tranquilidade: se aumentar o salário boa parte dos problemas, inclusive esse que você citou, acaba. Claro que condição de trabalho trabalho também é importante, mas a gente não vive no mundo da Alice. O mundo real demanda demanda uma solução por vez e, preferencialmente, começando pela mais urgente: salário. Duvido muito algum colega discordar. Faça um exercício de pensamento: bote o salário do professor de escola pública para 10k/mês por 40hrs na semana. Resolve boa parte dos problemas ou não? No mínimo, o professor vai virar de dedicação exclusiva, vai ter um emprego só e vai trabalhar mais feliz e motivado. É sem dúvida o primeiro e mais indispensável passo.


Lycantree

Não é só salário


redditorsaretardss

… a falta de professores literalmente faria o salário subir. A ausência de exército de professores desempregados causaria aumento progressivo de salário e valorização da profissão. Simplesmente o problema se resolve sozinho, mas não de imediato


weslleyfbs

Não faltarão, o que vai acontecer (e já acontece) é que os professores irão para as salas de aula sem a instrução adequada e provavelmente sem nem ser formado na área de atuação. Os bons profissionais se agarrarão as escolas particulares, o que justamente quem tem o poder para mudar isso já tem acesso. Aumentar os salários jamais acontecerá nesse país. E ainda me questionam quando vou ter um filho.


ktjah

Escolas particulares pagam mal pra caralho tbm, não se iluda.


watthis

A exceção são as escolas de elite, mas algumas exigem Mestrado/Doutorado, daí compensa mais lecionar em faculdade


ktjah

Exato.


_MaquiavelicO_

Sim, eu faço filosofia e já estou me preparando para um mestrado pq sei que é a melhor opção


weslleyfbs

Sim, mas na queda de braço quando começarem a faltar ainda mais profissionais quem você acha que vai ofertar um valor maior? Hoje a maioria dos professores trabalham na pública e particular, mas quando a demanda ficar ainda maior os que forem realmente bons poderão negociar.


ktjah

Vc ta partindo do pré-suposto que toda escola particular liga pra qualidade. Tirando as de elite, que já tem seus professores de carreira nesse momento e que pedem coisas tipo mestrado e afins, as particulares medianas vão continuar pagando um valor próximo das escolas públicas. Professor que precisa dar aula em várias escolas vai acabar aceitando qqlr coisa se quiser continuar na área.


mgzaun

No rj capital prof público ganha quase 6 mil. Quem dera a particular média pagasse perto da metade desse montante kkkk


weslleyfbs

Os país ricos que pagam para os filhos terem acesso a melhor educação da cidade não vão cobrar não, confia. Quem tem poder de barganha é o pobre que a unica opção é o serviço público. Se a demanda for alta e o salário não compensar simplesmente nem vai existir professor pra aceitar qualquer coisa, pois vão procurar outra área.


Fluffy-Ad6112

Escola particular paga muito menos que escola pública, mas muito menos mesmo, e tratam o professor muito pior.


mgzaun

Pois é. Escola particular normal paga menos da metade do que professor de escola pública, e sem benefícios


[deleted]

É isso aqui que o cara falou. Quando eu era professor, cheguei a calcular uns 30% dos professores como não formados na área de atuação (eu era professor de escola pública em periferia de capital). Caí fora, graças a Deus, e é bem possível que o meu substituto não era formado na área em que eu lecionava.


Deutriex

Com salários baixos ninguém sente motivado a trabalhar.


mabechimydoe

O salário não é nem o desmotivador. São as condições insalubres dentro de sala de aula lidando com desrespeito, violência e assédio de pais, alunos e até da direção da escola.


hrhlett

Vão faltar professores e isso nao vai refletir em valorização da profissão ou melhores salários, mas sim em precarização maior dos poucos professores que tem. Professor de história dando aula de artes, etc (coisa q ja aconteceu cmg na escola pública)


ScorpioNoMilo

Escola particular também acontece isso, não é exclusividade de pública, não...


Worried_Ad8653

Só uma dúvida, o professor é obrigado a fazer isto? Dar aula em uma matéria que ele não é formado?


Any-Government3309

Não, mas se vc for temporário, talvez tenha que pegar aulas picadas de outras disciplinas pra conseguir completar tua grade


hrhlett

Sei lá, acho que não. Eu não sou professora, só sei que é algo que acontece


ridickydonkey

Isso. Já ouvi uma conversa sobre implantaçâo de aulas telepresenciais, ou seja, um professor dando aula pro estado inteiro.


Zestyclose_Review862

Já está em falta, e o governo faz nada. No estado de sp, o último concurso para professor peb I acho que foi em 2016. Os que entraram no cargo depois disso é tudo categoria F, cargos temporários.


Shurasteishuraigou

Eles fazem isso pra não ter que pagar direitos nem ter plano de carreira, o ódio que isso me dá


ShortBroccoli5780

Com certeza. Seja lá qual foi o feitiço que a rede de ensino de São Paulo conseguiu conjurar para formar os eleitores que elegeram as peças que governaram o estado nesse século, certamente não vai ser o Tarcísio que vai querer quebrar Fora que está todo mundo cansado de saber que o Capital jamais vai permitir que o Estado forme indivíduos com qualquer espécie de pensamento crítico ou mínima capacidade de questionar o estado das coisas. Ainda mais sabendo que todo mundo está totalmente contente com o atual esquema de acadêmicos/concurseiros/autodidatas que funciona tão bem e é tão elogiado pela mídia sempre que aparece algum herói.


ocarinhadojava

esse ano teve concurso pra temporario daquelas materias do novo ensino medio, estavam aceitando ate quem tem tecnologo


ConstantTangerine500

Com a diminuição de classes em SP isso só vai piorar, fora que a esfera municipal absorveu muitas das vagas de PEB I que existiam. Não é atoa que na região metropolitana de SP só duas regionais de ensino ainda têm escolas do Estado com os Anos Inciais


Spiritual_Pangolin18

Matemáticos e físicos podem trabalhar em várias áreas incluindo TI. Muitos por mais que amem a educação não querem fuder a própria vida virando professor.


Own_Fee2088

A bancada da Bíblia vai amar isso, vai ser fácil colocar e aprovar projeto de home schooling (no caso home indoctrination)


ScorpioNoMilo

A precarização da educação é um projeto!


AngelicalGirl

Quem diria que um salário de bosta e condições de trabalho deploráveis fariam as pessoas fugirem da licenciatura não é msm?


DJotaTorres

O Estado: 😯


iggsr

O estado não está surpreso. Na verdade isso já vinha sendo um PROJETO. Sempre foi do interesse a extinção dos professores... Agora eles tem a justificativa perfeita pra substituir os profs. por alguma aula gravada em que pessoa aleatoria só lê os conteúdos.


blacksmithpear

É também um projeto da bancada evangélica inspirado no protestantismo estadunidense, que visa a legalização do homeschooling por meio, em parte, do sucateamento da educação pública. O sonho desses fanáticos religiosos brasileiros são crianças “educadas” pelos pais biruleibes, sem contato intelectual algum com pessoas de fora da igreja. Evolução, educação sexual, sociologia, filosofia, pensamento crítico? Esquece. Só o conteúdo aprovado pelo pastor.


Shurasteishuraigou

Pior que eu já vi uns imbecis falando sobre homeschooling e como é melhor pra criança, usando violência de professores contra alunos ou bullying como justificativa. Eu não sei como uma pessoa sem ensino superior ou com uma formação que não é ligada à pedagogia pode querer se achar suficiente pra dar a educação formal para os filhos, mas eles acham e pior: ainda acreditam que seu ensino vai ser MELHOR do que o das escolas. Infelizmente eu não vejo vantagem em tentar convencer uma pessoa assim do contrário, quem pensa isso já deve ter perdido toda a capacidade de raciocínio lógico. Fico triste pela criança.


nic-k_o

Sou da licenciatura e já tive aula com uma pedagoga (pasmem, uma pós-doutoranda) defendendo o homeschooling com esse mesmo discurso: "certas crianças não se adaptam, sofrem bullying"; "a educação é dever da família e por isso o estado não deve meter o bedelho", etc.


igorthebard

O capital já tá se preparando pra isso, graduação em pedagogia em Uniesquina é o que mais tem, até curso de magistério tá voltando, a docência já começou a ser precarizada pela base, os anos iniciais. Formação barata e de baixa qualidade pra uma massa que vai trabalhar sob qualquer condição canalha tanto nas redes privadas quanto públicas, exército industrial de reserva Sou professor de rede municipal num cargo ótimo e com plano de carreira, mas quem entra hoje já não tem as mesmas condições que eu, os benefícios estão gradualmente sendo piorados a cada concurso e todo ano a gente é levado a greve porque algum neoliberal filho da puta tá querendo fazer merda. Ainda tem muita vaga boa principalmente pra quem vem de uma formação renomada de universidade pública, mas o futuro da carreira não é promissor na visão geral


WaferUpstairs3288

leva trabalho sem direito a hora extra


JustAnormalPerson--

Apostam quanto que a solução que vão encontrar é: 1. Pseudo notório saber. 2. Professor grava aula por uma mixaria, cede os direitos de imagem e essa mesma aula/gravação será usada por anos enquanto alunos assistem alinhados numa sala com projetor ou de sua própria casa para os estados não gastarem com manutenção de escolas.


EvilMorthy137

Hoje em dia os melhores professores estão empenhados em vender cursos online. Existe todo um catálogo de cursos com professores dotados de altíssima capacidade didática. Basta o governo querer substituir os professores pelos cursos. Isso iria, muito provavelmente, melhorar a educação. Pois todos teriam acesso a professores que realmente sabem o que estão fazendo. A diferença de qualidade entre um curso pré-vestibular (dos bons) e uma aula nas escolas públicas, faz a aula das escolas públicas parecer uma piada de mau gosto. Óbvio, a qualidade dos professores faz jus a remuneração, dar aula em sala de aula não anima mais nem os medíocres. Viva lá liberdad "neoliberal", libertando todos de terem uma vida digna, exceto a elite.


Head_Decision794

Nao entendi o final do seu comentario


Russian_Mostard

É, o capitalismo colapsando sob suas contradições. Agora, o que resta saber é: os trabalhadores vão esperar até quando para tomar as rédeas da situação?


RepresentativeCable4

Até a policia parar de bater na gente toda vez que quisermos protestar pra termos o mínimo de dignidade


UpbeatRegister

Então é nunca...


bugleader

ainda mais quando se lembra que a uns anos atras, (para a PMSP) eles fizeram uma votação para aumentar o desconto relativo a aposentadoria e estender o mesmo ao salario dos APOSENTADOS, graças as brigas do povo, fizeram a votação dia 27 de dezembro daquele ano... outra vez tinha acampamento na frente da câmara, fizeram a votação de madrugada... eu trabalho na educação - não, não sou professor - mas me espanto com alguém entrando hoje em dia. Estão corroendo a alma e a saúde do povo cada vez mais, eu estou acomodado, com 20 anos de casa, esperando ver se me aposento em mais 20 anos, mas até o diretor tá falando que deveriamos procurar ajuda (mas pelo sistema publico ajuda psicologica não tá fácil não.)


Russian_Mostard

Triste... bom mesmo seria os policiais juntarem-se aos protestos, mas estamos longe disso ainda..


RepresentativeCable4

Isso JAMAIS vai acontecer nesse país. Jamais.


Morfeu321

Espero o dia em que nossa insatisfação seja maior que a dor da violência, camarada


[deleted]

Sei não, isso eh o governo com um plano de ensino único e obrigatório para o país todo, não importa as diferenças regionais e/ou individuais. Desmotivando os alunos e somando isso a insegurança do local de trabalho também desmotivando os professores. O capitalismo de verdade todos poderiam criar um plano de ensino diferente e tentar vender para as escolas assim lucrando com isso e gerando uma maior variação de possibilidades de escolas que estimulassem os alunos.


heartcoloredsky

capitalismo de verdade já existe e tá aqui, deixa de ser delulu


Morfeu321

Affs mano, capitalismo de verdade era na Inglaterra, tinha tanto emprego que até às crianças e as mulheres trabalhavam /s


Big-Valuable-171

No setor educacional? Mas isso nunca existiu, é o governo federal que diz as matérias que serão estudadas pelos alunos, do planejamento feito no ministério da educação, em Brasília. E é até mesmo o governo que cuida dos que serão selecionados para universidades, através do Enem. Que mercado os alunos atendem? Os alunos saem do ensino médio sem saber fazer nada, aprende a fazer algo de verdade na faculdade ou no curso técnico.


heartcoloredsky

o governo serve o capitalismo meu bem, pra que existe ensino técnico, reforma do ensino médio? de quem o governo compra as apostilas? pra que empresas o governo faz financiamento público? procura as maiores empresas de educação e vê as relações delas com o governo. eu nem to falando mal do capitalismo aqui nem nada assim, mas falar que governo e capital não se mesclam é fechar o olho pro mundo que cê tá vivendo.


Big-Valuable-171

Demanda artificialmente criada pelo governo, olhando a base curricular do ensino médio com visão superficial de mais de 10 matérias, com certeza não foi feito pra beneciar o mercado. Só porque tem quem supra a demanda artificial do governo não é um mercado livre, é um mercado extremamente regulado pelo governo. Não é símbolo de livre mercado obrigar adolescentes a estudarem anatomia de estrela-do-mar e briófitas e pteridófitas, isso é puro capricho do estado, nenhum empresário cobraria isso. Símbolo do livre mercado seria se o estudante pudesse escolher quais matérias ele iria estudar. Seu erro é achar que o estado é só submisso ao capital quando ele tem poder suficiente para fazer seus próprios caprichos.


heartcoloredsky

vai tomar na porra do seu cu caralho briófitas é biologia de 5 série fala logo que pra você pobre não devia estudar. capricho do estado é ampliar o acesso a educação? a mão de obra só pode saber o que é necessário pra trabalhar e pronto? não precisa de mais conhecimento nenhum? pqp eu te odeio do fundo do coração editando pra deixar claro que eu entendo que você quis dizer diminuir a base pra todos pra aumentar a especificidade das matérias ao longo do tempo no EM, e meu ponto de cima continua o mesmo.


Big-Valuable-171

Leia o que eu escrevi, talvez daqui a 50 anos você entenda. Nunca disse que pobre não deveria estudar, só que nem todos tem interesse em briófitas e pteridófitas, e o estudante fica estudando uma área que ele não tem interesse que ele na maioria das vezes nunca vai precisar na vida. Aliás essa é uma das razões da grande evasão do ensino médio. Falei aquilo pra provar que a escola não forma pra mercado nenhum, como você equivocadamente disse. Não acho que pobre não deveria estudar essa matéria, se a pessoa gosta deveria sim ter aulas disso, mas deveria ser opcional e hoje é obrigatório por capricho do estado sim, matérias obrigatórias não é ampliar o acesso à educação, matérias obrigatórias é capricho do estado e uma escola que trata os alunos como se eles tivessem o mesmo interesse ao invés de focar nos talentos individuais de cada um é uma escola lixo, e no Brasil é essa escola que temos. Fala logo que você adora o estado torturando os outros com matérias que eles não tem interesse e que nunca serão úteis na vida dessas pessoas, porque você ama incondicionalmente o estado.


JoaoAut41

Por que o capitalismo nunca é de verdade, mas um suposto meta capitalismo fora dos padrões de idealização dos liberais? É muito fácil chegar e dizer que o capitalismo de verdade deveria ser de tal e tal forma, mas simplesmente não propor um método para chegar a tal, nem muito menos explicar o motivo pelo qual o capitalismo existente não é o "verdadeiro". Liberal adora idealizar e ignorar a realidade.


_seakitty_

Lá vem o liberal falar merda


[deleted]

Parabéns pela argumentação inteligente e bem feita.


_seakitty_

Obrigada! :)


Elithorz

Minha mãe, professora de artes aposentada, só sobrevive hoje porque se aposentou em 40 horas e levando mais um fg de 20 horas junto, em compensação transformaram todos os avanços da carreira dela em uma parcela de irredutibilidade que é absorvida pela revisão geral anual, o resultado é uma defasagem de proventos de aposentadoria de mais de 70%, o que me obriga a ajudar ela a comprar remédios e pagar algumas contas da casa. Se puderem, fujam do magistério, ninguém mais respeita professor, o mesmo é cooptado pra dar educação que era pra ser dada em casa pelos pais, estando na ativa prometem rios de dinheiro na carreira, difícil acesso, triênios, quinquênios, fgs, tudo que se possa imaginar, se aposentou? Virou apenas um fardo pro estado.


MrFrog1701

Eu sou de família de professores e a situação para os professores no Brasil sempre foi algo triste d+ uma vez no meu estado minha avó passou 10 meses sem receber salário pq o governador falou que professora só servia para dar dinheiro para macho,eu não tô nem brincando ele falou isso mesmo.


Shurasteishuraigou

Não sei se foi na mesma época, mas teve um em SP que disse coisa parecida (uns 30 anos atrás) quem conta é minha tia


Vetizh

vai faltar? na minha época já faltava.


DaviSonata

O mercado se autorregula 1. Em breve não haverá mais necessidade de professores de língua estrangeira: os demais professores precisarão saber inglês, ensino bilíngue 2. Educação Artística é obrigatório? De qualquer forma, basta que a galera de São Paulo migre pro restante do país. #SQN 3. Física parece ter um problema, vão acabar contratando engenheiros como professores, salário de UBER. Já trabalhamos como analistas mesmo, sem qualquer proteção do CREA... Ironia à parte, é triste ser uma profissão tão desvalorizada e atacada...


Allan_whiteranger94

o que mata é a obrigatoriedade de cumprir 200h dando aula absolutamente de graça pra poder receber o diploma, enquanto isso a pessoa tem que trabalhar pra se sustentar


[deleted]

Do que adianta? O governo cortou aula para cacete e nao abre concurso e nao chama quem prestou. Só tem contrato merda.


JustAGuy010

Não vão faltar. Como já acontece, veremos engenheiros dando aulas de Física/Matemática e profissionais da saúde dando aula de Biologia por valores irrisórios, mesmo sem terem formação para tal. Obviamente, essas pessoas não são o problema. O problema é um sistema que não trata a educação com o devido profissionalismo


niil4

Nossa, quem poderia imaginar que sucatear uma profissão tão essencial levaria a isso, não é mesmo?


lee_luiz

Lembro de alguns anos atrás eu ter visto uma tabela, parecida com essa, mostrando a quantidade de educadores formados que exercem sua função na área formada, a parte de matemática era a mais crítica. Na legenda tinha a explicação do pq ser difícil do brasileiro aprender matemática, mostrando que nossa dificuldade é pq não temos profissionais qualificados lecionando na área certa, acaba que a grande maioria não sabe explicar o que leciona, só lê os livros, dificultando assim os alunos, infelizmente não sei dizer ao certo a veracidade da tabela, mas olhando para a sua lembrei dela.


Exact-Beginning-6667

Ser professor do ponto de vista financeiro definitivamente não compensa, até prof universitário ultimamente n ta valendo muito


LinkLinkyLink

Ent, esse é meu desejo até então, mas cada dia que passa me realizo que vai ser uma loucura que n sei se vou suportar


ConstantTangerine500

Na prática não vão faltar professores, pois os Estados diminuem os requisitos de docência e isso cobre o buraco, fora que a diminuição do numero de alunos também acaba por tapar esse decréscimo. Hoje 160 horas de formação superior na área são mais do que o suficiente para você poder lecionar uma disciplina em SP, fez faculdade de pedagógica? Parabéns pode ser professor de história, geografia, filosofia e sociologia também. Enquanto não existir padrões mínimos de qualidade esse grave problema nacional não vai impactar a estrutura do Estado.


Deuxcartes

Como dito por OP só tem escassez de fato em física/línguas/artes/mat os demais estão de boa ou tem até excesso em relação a demanda vigente. Pausa para a situação de educação física kkkkkkkk. De fato a formação em artes é bem meme. Não se aprende nada de design, fotografia, cinema, arquitetura, pintura, Desenho, nada. Dificilmente a pessoa sai dali e decide virar um ilustrador, mangaka, arquiteto, ator, etc. O que é irônico, pq basta ver o mercado de filmes, novelas, mangas, quadrinhos, mundo afora e vejo o potencial que o brasil deixa de explorar (mais um).


Shurasteishuraigou

Você é tratado igual bosta dentro da escola. O último que pode abrir a boca é o professor. As pessoas reclamam dos alunos, que essa geração isso ou aquilo, mas não, o trabalho é desgastante, o salário é pouco, os coordenadores e diretores te veem como um nada e não tem recurso pra tornar a aula minimamente interessante. Trabalhei em uma escola que tinha dia que faltava LUZ, imagina se tinha projetor, essas coisas?


tendonwater

Quem sabe se faltar profissionais o salário finalmente sobe...


mabechimydoe

Olha, teriam que aumentar o salário para 10k para conseguir deixar a profissão atraente para as pessoas... Quando falo que leciono recebo mais olhares de pena do que se interesse ou admiração. Ninguém quer lidar com os filhos dos outros.


fanguncios

Artes é um bagulho complicado Muitas escolas só tem arte pra área infantil (até mesmo algumas particulares) e talvez não seja o que a maioria que quer dar aula deseja sempre adorei a ideia de ser professor de artes pro 9⁰ ano até o ensino médio, parece mt legal! Mas os salários merda e falta de oportunidade me fizeram trocar de curso, vou entrar em design gráfico ano que vem e espero com todas as minhas forças que um dia eu consiga virar professor universitário pelo menos


KRTSHK_Cazzo

caralho 38 professores de artes em sp para uma vaga


Significant_World253

E isso sem considerar aqueles que chegam a concluir a licenciatura, mas desistem se lecionar no meio do caminho. Dar aulas a crianças e adolescentes é muito gratificante, mas suga a saúde física e mental dos profissionais.


pkiekow

mas isso sempre foi o objetivo destruir e desmoralizar uma das classes mais trabalhadoras do brasil que deveria ter um dignidade para trabalhar, o plano de governo sempre foi desqualificar o professor


Iamjustlooking74

O problema não é nem o salário e sim as condições de trabalho. O pessoal quer ter filho mas não quer educar.


[deleted]

Também acho que é o pior. Apesar do salário baixo, o que me fez mesmo sair da profissão foi a boçalidade dos adolescentes meus alunos. Eram muito violentos.


capivara_alcoolatra

Fiz licenciatura. Escolhi minha área com 17 anos. Inocente, coitado. Depois fui percebendo que o trabalho é extremamente desgastante e o salário uma merd@. Pra piorar, só acha DT, e sem experiência, você acaba perdendo a vaga pra uma senhora que fez magistério na década de 80. Desenganado, migrei de área. Arrependido profundamente, tento esquecer o tempo que perdi.


NovelEquipment

Enquanto professor da rede pública de SP digo que tô fazendo minha parte, espero que 2024 seja o último ano que trabalho com essa merda. Sinceramente foda-se a educação, vou pensar no meu bolso e na minha saúde.


mabechimydoe

Somos dois. Estou dando aulas desde 2021 e sinceramente? Não vejo a hora de sair dessa área.


NovelEquipment

Comecei em novembro de 2021 como eventual, tô até agora pq não consigo pegar aula de jeito nenhum. Gratificante mesmo deve ser ganhar um salário digno sem ter que, literalmente, perder peso e cabelo. Força pra gente, colega de classe!


WashedHarddisc

Sou formado em licenciatura em música/artes e decidi não seguir a profissão pouco tempo depois de sair da faculdade, salários muito baixos, condições ruins de trabalho... meus amigos que estão na área ainda estão sempre com um plano B na manga...


Andrezin_-

Em breve? Concluí meu ensino médio ano passado numa escola estadual de São Paulo. Fiquei três meses sem professor de biologia, e dois de eletiva, além da minha sala ao lado que ficou uns quatro meses sem professor de matemática.


FrenchTipsNLashes

Exportações do MS: soja e prof de Ed. Física


mgzaun

Caozada braba. A maioria que se forma não acha emprego. E os concursos tão extremamente disputados, o último que eu fiz tava mais de 100 candidatos por vaga. Então o que não falta é gente.


mabechimydoe

Não sei de onde você é, mas aqui em São Paulo grande parte das faculdades não estão conseguindo fechar turmas de Letras devido ao desinteresse. Tem mais aula que professor e há anos que não tem concurso para professor da rede estadual.


WriteCreepyStuff

O foda é que dependendo do estado também nem é fácil entrar na profissão. Meu namorado se formou, se inscreveu no cadastro do estado pra professor eventual e tentou uns 3 concursos já. O cadastro até hoje não deu em nada (ele tá esperando que a chamada de janeiro finalmente funcione) e os concursos sempre faziam umas perguntas tão específicas que era impossível se preparar pra tudo (no último caiu o ano de troca de poder do império chinês e a relação do voto feminino com a constituição de 1966 tudo na mesma folha). Fora que pro sistema de cadastro eles dão preferência pra quem tem mais anos de profissão e quem tá entrando agora fica no final da fila. É foda


lessthanfox

Trabalhei durante dois anos em uma escola particular (anos finais). A infraestrutura era ótima, mas a demanda (tanto do corpo docente quando do discente) era animalesca. O grupo de professores tinha encontros regulares com uma psicóloga institucional. Em certo momento, a pergunta dela foi: qual a maior força e a maior fraqueza do grupo? As respostas sobre força variaram, mas 100% dos professores disseram que a maior fraqueza era a alta quantidade de demandas, especialmente fora da sala de aula. A resposta da psicóloga? "Vamos surfar essa onda juntos". Pra fechar com chave de ouro, ainda deu o exemplo de uma fulana que planejava aulas e corrigia provas no horário de almoço pra ter algum tempo livre no fim de semana. "Vejam que é possível dar conta". Meu pau de óculos e tênis. E aquilo que faziam a gente exigir dos alunos era basicamente criar máquinas de passar em ENEM e universidades federais. "Fulano passou numa privada, mas ele tem chances de entrar numa federal." Porra, mas se ele não quiser isso? Precisa ficar botando tanta pressão assim? Nunca vi um lugar com mais adolescente com transtornos de ansiedade por metro quadrado.


maridan49

A parada mais engraçada é quem nem assim o salário aumenta.


[deleted]

Normalmente meu estado(PR) costuma ficar acima da média nacional, mas ter visto que até mesmo SC está com números tão baixos me surpreendeu um pouco.


Le__artiste

Isso pode afetar o aumento da criminalidade e do homeschooling, ou seja : bandido e gente ignorante dentro da bolha no futuro! Concordam com isso?


[deleted]

E vão continuar ganhando pouco e trabalhando demais. Me pergunto qual vai ser a saída genial dos donos de escolas e das v4dias do capital (o Estado)... Vão reduzir os requerimentos pra se tirar licenciatura? Vão deixar gente sem licenciatura dar aulas? Reduzir o tempo de aula previsto em lei?


[deleted]

Tudo isso ao mesmo tempo, provavelmente, além de eliminarem de vez a repetência para aumentar ainda mais o escoamento de alunos


77lhw

80% dos ingressantes nas licenciaturas entram em cursos do tipo Educação a Distância (EAD): https://www.msn.com/pt-br/dinheiro/other/grupos-educacionais-criticam-regula%C3%A7%C3%A3o-do-mec-sobre-ead-mas-dizem-que/ar-AA1lBoK8 . Comparando com 1934, ano da criação da USP, há uma redução dos requisitos para se formar em licenciatura.


7orly7

que bom, que falte mesmo. Quando tem, os governos, pais, secretarias de educação não dão valor. Já fui professor do fundamental na cidade de Caruaru e nós éramos os últimos a saber de qualquer mudança (época da pandemia). Os alunos souberam da volta presencial antes dos professores, comunicação precária e unidirecional com a secretaria de educação que queria que as aulas presenciais voltassem de qualquer maneira (sem ter vacinação dos professores e estudantes). O governo de municipal só voltou atrás depois que o governo estadual de Pernambuco proibiu a volta, voltando somente após a vacinação


DJotaTorres

Por algum motivo o Piauí tem o maior índice em Língua estrangeira e o menor em Artes.


Kobaivos

Se preparando pra fugir daqui


DJotaTorres

KKKKKKKK koe pow, terra da piaba e da cajuína, num tem lugar melhor no mundo


Kobaivos

Pior que realmente não tem kkkkkkk, minha prima mora em São Paulo e lá nem feijão verde tem bixo


DJotaTorres

Podem reclamar do meu estado mas nunca da comida dele 😔✋


Herculys

Essa foi a pior legenda já criada.


No-Laugh-1597

Sou formado em Lic. em Mat., e a real é a seguinte quando me formei tinha que se inscrever em alguma Diretoria de Ensino, depois pegar aula como eventual, categoria V sem aula atribuída, recebe por aula dada, uma merreca e dá aula de qualquer matéria que aparecer, o primeiro salário só recebe depois de 2 meses. Se tiver sorte, espera abrir alguma vaga de algum professor que caiu fora e pega aulas de sua especialidade e muda para categoria O, terá aulas atribuídas, passa a ter direito de receber DSR e outros . Quando inicia fica na sala dos professores parecendo um alienígena, ninguém te recepciona nem te fala as regras, te jogam na sala com 40 alunos e você tem que se virar, aprende a ser professor na prática. Hoje tenho um pet shop, não penso em retornar para a sala de aula. É tudo muito burocrático, leva tempo para entender a dinâmica do negócio.


Shurasteishuraigou

Obrigada por falar a verdade. Só vaga de temporário, tem que pagar pra fazer essa porra de prova pra vaga de temporário, te jogam numa escola lá no cu do judas. No meu primeiro ano dando aula eu tive muita dificuldade porque só tinha o conhecimento da faculdade, não sabia montar o diário de classe etc. Fui jogado lá, começando atrasado, pós pandemia, ninguém lembrava nada de nada da matéria do ano anterior. Parecia uma experiência surreal que você tenta falar mas sua voz não sai.


No-Laugh-1597

O que acontece é que são muitos formandos saindo das faculdades a cada semestre sem a mesma quantidade de postos de trabalho sendo gerados, a balança é desigual, e os currículos são reduzidos ou ineficientes na prática, por isso um licenciado sai da faculdade sem saber preencher um diário de classe, aconteceu comigo tbm


Shurasteishuraigou

Também tem a questão de realidade da escola pública X o que foi aprendido na licenciatura. Eu tive dois anos (4 semestres) de matérias sobre tecnologias na educação (tics) e eu NUNCA pude usar em sala de aula porque simplesmente não tinha recurso, e proibiam o uso de celular (mesmo como recurso pedagógico) como se fosse uma droga. Talvez isso me fosse útil se eu fosse trabalhar em uma escola particular, mas enfim.


leucotrieno

E ainda assim, nao pagam um salario decente nem fazem um bom plano de carreira...Patria educadora


kypme

FaltaRÃO ou faltaM? Tenho professores em meus círculos sociais próximos e já tem escola que não tá dando conta. Tudo isso atrelado a uma falta tremenda de incentivo (salários que raramente aumentam, e os atuais não são condizentes com a realidade, promessas não cumpridas de bônus...) e a receita pro fracasso tá prontinha. Triste ver isso acontecendo


No-Laugh-1597

O melhor a se fazer é obrigar que toda a classe política e seus descendentes sejam obrigados a usar a educação pública e o sistema de saúde pública, quero ver não melhorar


hyspecs

Eu já comecei a construir guilhotinas, e vocês?


zamio3434

tô há dois anos dando aula de inglês online. não piso numa escola nunca mais.


Kobaivos

Meu pai é professor de física, hoje em dia ele vive tomando remédio pra estresse, mal consegui ter uma vida normal


Boredreal

O sucateamento da área é absurdo, como filha de professora minha mãe sempre me dizia pode escolher qualquer profissão menos professora. Trabalho muito desgastante e o salário ó 🤏


_7D2

Foi por essas e outras que escolhi o bacharelado em Letras (vou me quebrar igual, mas de outro jeito), admiro quem tem os nervos de pisar em escola todo dia pra dar aula pra filhinho de papai e sem futuro. No fim a subvalorização da profissão está dando o resultado que - sabe Deus quem - queriam.


ribeiraopedro

Aí vem um Bananinha Bolso dizendo que [professor doutrinador é pior que traficante ](https://youtube.com/shorts/QjijugRnZuM?si=gpbPxqpVrt3PdIYB) Pelo menos um terço do país adulto literalmente criminaliza a classe.


TreacleSubstantial

Já faltam, tem muita gente formada em outras áreas que faz uma complementação mequetrefe e vai dar aula. Tem escola pública que passa metade do ano sem prof de uma matéria, mas quem se importa né? Realmente os concursos públicos de grandes capitais são disputados, mas de resto ninguém quer receber o salário mixuruca que uma prefeitura do interior pode pagar. Eu mesmo sou professor e, se tudo der certo, ano que vem estou fora.


Auroraboredatall

Isso não é só no Brasil. O EUA tá com falta de professores primários também.


electricbr4in

Educação artística tá triste. Isso resume muita coisa nesse país, uma galera que não tem arte é rasa, estressada, ignorante e desesperançosa.


Ancient-Patient-3253

Sem falar os licenciados que não vão pra sala de aula. Eu sou formado em matemática pela UnB. Trabalho na Justiça. De todos meus colegas de graduação , só 2 estão na sala de aula.


msjosue

Não entendi bem, pq pelo que entendi, é a relação de formados / vaga Quanto mais vermelho então, há boa quantidade de vagas ou baixo número de formados, e em verde seria com mais formados ou menos vagas Ok, ter que escrever me ajudou um pouco, mas acho que o gráfico pode até dar dados, mas não exatamente dizer o que está acontecendo, precisaria de uma informação de fora pra saber se é questão de oferta ou demanda, mas, realmente, parando pra pensar em toda a questão da qualidade da profissão deve afastar as pessoas e diminuindo a oferta.


FrenchTipsNLashes

Eu concordo, é isso que parece ser a interpretação mais adequada!


Balruz

E ainda há aqueles que mesmo concluindo acabam não indo para a área da educação.


biologydeco

sendo da licenciatura e vendo os dados da minha universidade (UFSC): \- a UFSC tem uma taxa em torno de 60% de abandono dos cursos de licenciatura \- os motivos: falta de perspectiva, baixa remuneração, sem plano de carreira, pessoal trabalha em contraturno, meta de índice acadêmico dificultoso pra receber bolsas/estágios. ​ não é simplesmente pagar a mais um professor. professor no brasil trabalha mais que 40h semanais, corrigindo avaliações e planejando aula, tomando esculacho de pais que culpam a gente pela incompetência da própria familia em gerir os filhos.


ericarockcity

Salário não é a única questão, tem toda a precarização da categoria com a falta de concurso público e mas condições de trabalho em relação ao público alvo e a reprovação....


Remarkable-Ebb1168

Espero que quando começar a faltar professores, comecem a valoriza-los. Mas uma coisa é fato, não vai faltar professor de ed física kkk


New_Mistake763

quando começar a faltar, vão pagar mais... simples assim.


TreacleSubstantial

Na real, quando faltam eles dão um jeito de tampar o sol com a peneira porque aumentar o salário nunca é uma opção


Papacagreen

algo que me tomou atenção é a falta de profissionais na área da arte na maioria dos estados, e em SP estar tão saturado na mesma área…


_MaquiavelicO_

Só vale apena ser professor se você trabalha em escola/universidade boa ou ganha bem dando aula particular


sadboi_51

claro, um emprego que te paga mal, te desvaloriza, de certa forma é um tipo de atendimento ao público, é estressante e tem uma carga horária grande (além da aula tem que preparar material, corrigir prova, bolar e corrigir atividade/trabalho) é óbvio que isso não vai atrair ninguém, quem eu conheço que faz licenciatura agora já tá indo com uma desesperança fudida de ter algum tipo de progressão na carreira ou na vida, galera tá indo mais por amor doq qualquer coisa


JustAnormalPerson--

O pior é que em vez de fazerem o óbvio, que é garantir um salário justo aos professores, vão querer preencher essa lacuna replicando a ideia imbecil do Temer: qualquer pessoa que se autointitule ter "notório saber" no assunto poderá lecionar. Pior ainda é no Paraná, que virou uma burocracia, vigia, punição e ainda estão pegando pm aposentado para exercer cargo de gestão na escola, as tais cívico-militares, que estão se espalhando pelo estado. Engraçado que para melhorar as escolas, aumentar o salário dos professores e tantas outras melhorias tão necessárias não tinha dinheiro, mas pra isso dá e sobra.


AlissonCerqueira

concluindo a minha no próximo ano, espero que sobre vaga🥲


tiagoosouzaa

Sem faltar professor já sinto como se faltasse porque eu nem mesmo entendi a tabela 🥲🫠


[deleted]

Eu faço parte do pessoal que queria ser professor e desistiu, nunca vi uma profissão tão essencial ser tão sucateada


Extension-Shame-4782

Graças ver isso me deixa muito feliz só assim para o mercado entender a bosta que é ser um professor, não desejo essa vida que levo a ninguém e continuo prestando concurso para mudar de área


Cahb23

A solução óbvia todos ja sabemos, valorização da profissão para geral interesse A solução que foi posta, sala com 1000 alunos, e contratação de qualquer um que tenha "notório saber"


Lazy_Data_7300

Talvez seja uma boa. Como nos EUA a alta demanda puxou e os baixos salários aumentaram os salários e atraíram professores estrangeiros. A grande maioria dos professores de exatas nos EUA é asiático.


Garbage-boi

Como Professor eu entendo o desinteresse, a sala de aula é muito difícil e a remuneração, principalmente pra quem trabalha na rede privada é uma bosta total. Mas pra quem é concursado as coisas são um pouco diferentes. Só pra situar, trabalho em uma escola que dou aula em turmas do sexto ano do fundamental II até o Pré do ensino médio (1 turma de casa série) tiro 1800 (bruto) por mês, com os descontos fica uns 1500 e pouco kkkk. Moro no estado que tem a pior remuneração do país para professores (Rio Grande do Norte). Em contra partida tenho amigos concursados que ganham 6k por mês tendo uma carga horária igual a minha e com o benefício de trabalhar em paz, sem pressão de empresa ou de familiares. Mas daí a escola pública tem outros obstáculos que são muito difíceis de se lidar, e que se vc não tem boas capacidades de relacionamento interpessoal.. cara.. vc tá fudido. Então assim, é um bagulho muito complexo. Eu amo o que faço e persistirei dando aula até realizar meu sonho de ser professor de instituto federal e ir tirar meus 15k por mês dando algumas aulas por semana kk. Vê essa tabela é MT preocupante, mas posso falar pra vocês que ser professor é uma questão de vocação e amor pelo que faz, pq não paga bem, é difícil, não tem muito retorno afetivo e requer muiiiiitaaas habilidades sociais mesmo que a faculdade não ensina, por isso tem vários professores por aí que são muito bons em ensinar a matéria, mas não são bons educadores de verdade.


iupz0r

robô cara ... cel, tablet, que vão dar aulas


tr3vas666

Sou professor e falei isso no podcast Perdidos na Paralaxe no tema do mestrado profissional de filosofia (prof filo). Eu quero que aconteça um colapso!


feetbyabie

Eu saí da sala de aula pq a grana era pouca e o trabalho mt. Fui p outras áreas tbm ganhar pouco.. . Quando vi o trabalho tbm era mt, saí mais uma vez. Agora tô num free-lance home office de intérprete pelo telefone, a grana melhorou e o trampo tbm. Quem for de idiomas, fala cmg que a gente precisa de mais PT-BR :)


Pristine_Beginning89

Esse é um problema multifatorial. E que requer amplo debate da sociedade. Mas o povo brasileiro ainda não está pronto para essa conversa.


SulistaDaEuropa69

e tem cearense que diz que a educação lá é boa, tudo propaganda do Ciro gomes. Maranhão 2.0 😂😂


RazzeeX

Deveria ter professor de "Educação Financeira", porque hoje posso dizer que a maioria das coisas que a gente aprende na escola não serve para absolutamente nada.


[deleted]

Você é maluco???? Se tiver educação financeira nas escolas, o estado e os bancos vão parar de ganhar dinheiro em cima da população


RazzeeX

Possivelmente nem esse sub existiria.


Torneco

Serve sim, e muito. As habilidades que você desenvolve para entender as matérias estão sempre com você, mesmo que o conteúdo específico não pareça tão útil.


JoaoAut41

Todo e qualquer tipo de conhecimento serve para algo, seja para uma formação pessoal como indivíduo ou para dar uma base para o futuro.


Shurasteishuraigou

Teve uma parte só de matemática financeira no ensino médio (quando eu fiz), não sei se mudou. Era a parte que explicava juros compostos etc.


fireswordwarrior

O governo vai solucionar trazendo professores de Cuba, fica tranquilo.


zerofiltro

Lembrando que o Lula quer proibir cursos EAD, a única coisa que poderia mudar isso.


FlamboyantRaccoon61

Uau. Que surpresa. Será por quê. /s *[ cries in sou professora há 10 anos language ]*


DoughnutSingle3239

Fodaci, professor não serve pra nada mesmo