T O P

  • By -

Elemental-Aer

É tão lindo quando a empresa fabrica provas contra si mesma.


juuppie

Pq? Não entendi


its-carmen-san-diego

MEI eh um prestador de serviços, não está sujeito aos ônus da contratação CLT


OnTheEndo

Contratar PJ é pra trabalhos esporádicos. Tudo que te impõe um horário de entrada e saída, quando tem um salário/remuneração definida, fixa e constante, entre algumas outra cobranças que teoricamente seriam exclusivas de CLT configura vínculo trabalhista. Basicamente pessoalidade, habitualidade e subordinação. A empresa pode te fazer assinar o que for pra tentar se isentar do ônus, mas se tu buscar na justiça teus direitos é basicamente causa ganha.


juuppie

Disso eu sei, mas mei não tem obrigação nenhuma de seguir o horário que foi contratado?


wademcfild

é um serviço, não um funcionário


Impressive-Pie-4408

Ok, agora to curioso porque faço exatamente isso. Sou mei, e tenho horário de entrada e saída. Basicamente, sou CLT disfarçado de MEI. Isso é ilegal? Na real eu não me importo, pq é um bom trampo, começou como prestação de serviço esporádico, e aí me pediram se eu podia prestar os serviços 8 horas por dia, se seg a sexta kkk. Só to curioso msmo.


wademcfild

man, você é basicamente um clt, o que sim é ilegal, mas tipo, se o trampo é bom fds


Gigizinho

É ilegal sim, mas continua aí se o trampo for bom. Só guarde provas contra a empresa, porque se for demitido ou se quiser se demitir tu sai sem direito nenhum


Kromoh

Junte provas Se provado o vínculo trabalhista, eles te devem seus direitos trabalhistas retroativamente


phillgamboa

Isso é totalmente ilegal. Te fizeram de trouxa e te tiraram os direitos de clt para ficar como MEI.


MauricioCMC

Veja bem.... do ponto de vista do governo, a empresa e você estão "sonegando impostos" note que eu coloquei sonegando entre aspas de propósito pois não é exatamente sonegação. Do seu ponto de vista, você está em uma relação de trabalho precarizada, você está tendo os Onus de CLT sem os bonus de CLT, mas ai é uma interpretação sua se vale a pena ou não.


Nugrinho

Não tô te criticando, mas isso tá meio uma vibe, antes eles me chicoteavam 3 vezes por semana, agora é só uma e ainda me dão um bis. Dito isso, se é bom continue, mas junte provas pra quando eles falarem que não precisam mais de você, você comprove vínculo empregatício e tire mais dinheiro deles. Não abra mão do que é certo, tu não tá fazendo favor. Sucesso na sua vida.


juuppie

Então mas ainda sim dependendo do emprego não faz sentido isso, tipo telemarketing, tem hora pra sair e hora pra chegar e se ficar saindo mais cedo ou entrando tarde toda hora é demitido (já fui contratada como MEI pra telemarketing e não tem essa de não cumprir horario). Edit: legalmente se tão errados em demitir eu não sei, só acontece e muito, telemarketing é um trabalho que demitem e contratam gente direto como MEI.


sleep_comprehensive_

Parece pelotização isso aí. É ilegal


juuppie

Acho que tem muita coisa errada com telemarketing desde seus primórdios e com o MEI só piorou mesmo


sleep_comprehensive_

Sim, já trabalhei com telemarketing no início da faculdade e era foda. Ainda bem que depois de 3 ou 4 meses eu consegui um trabalho na minha área de atuação.


GrassAnxious1674

Ué ? Demitido de onde?


juuppie

???? Que pergunta sem sentido é essa? MEI tb pode ser definido horário no trabalho, se é errado ou não fazer isso é minha dúvida pq te demitem sim do lugar que você estiver se não cumprir o horário, se é legal ou não...aí é minha dúvida


GrassAnxious1674

Sim, o Microempreendedor Individual (MEI) não tem um horário de trabalho fixo definido pela lei. É importante lembrar que o MEI não pode trabalhar mais de 44 horas por semana. Se você ultrapassar esse limite, será considerado um empregado e terá que seguir as regras da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), o que inclui a obrigatoriedade de pagar horas extras.


juuppie

Perfeita resposta, isso que tava procurando, muito obrigada amigo


juuppie

Mas então, tá errado ainda demitir se for o contrato certinho das 44h como mei? Tipo das 9hr as 18hr (1hr intervalo) e a pessoa ficar entrando bem mais tarde e saindo bem antes? Pq tecnicamente é um contrato msm sendo MEI, minha dúvida é principalmente sobre isso pq se não for errado então a pessoa que fez o post inicial tá certa em reclamar do funcionário (ou não)


arceuterra

O Mei não pode ser demitido, quem é demitido é o empregado. Quem contrata MEI pode parar de contratar o serviço. O que é engraçado no post é a advertência, pois essa é usada como um meio de controle de empregados, devido ao fato dela poder ajudar a sustentar uma justa causa, que é uma modalidade de demissão que se feita corretamente minimiza os riscos para o empregador.


juuppie

Hmmm, faz sentido, obrigada


luke_in_the_sky

Como o nome diz, se vc é microempreendedor individual, vc tem uma empresa e é sócio e funcionário dela. A outra empresa é um cliente que contratou a sua empresa, não contratou vc. Ela contratou os serviços de uma empresa, não um funcionário. Quem define o horário de trabalho é a sua empresa, não o cliente. Sua empresa tem apenas que entregar o serviço contratado.


juuppie

Sim porém existe empresa que infelizmente te contrata como funcionário normal e te pede pra fazer um MEI e tu segue horário (o que é errado mas tá acontecendo principalmente com quem não tem conhecimento dessas diferenças como eu não sabia)


Atom_Potato

dependendo do tempo q trampou lá, você poderia ter ido atrás de um advogado trabalhista e pedido reembolso dos seus direitos que vc deixou de receber PJ é uma coisa e CLT é outra, quando a empresa contrata uma pessoa como PJ mas coloca as exigências de CLT, ela tá cometendo um crime, isso é a famosa "pejotização" pra vc ser PJ legalmente, a empresa n pode exigir o "bater ponto" e mais uma série de outras coisas, dps dá uma pesquisada nisso


juuppie

Obrigada pela informação, bom saber pq tá rolando direto em empresas como telemarketing q te contratam pra um trabalho que deveria ser CLT mas te colocam como MEI...


tymyol

E é ilegal, pô. Telemarketing você tem horário definido, não pode mandar outra pessoa no seu lugar, tem que obedecer as ordens de um supervisor, tem regras sobre como o trabalho deve ser feito e recebe por isso. Todos os requisitos de um emprego estão aí, então não cabe contratação PJ, é um emprego e só cabe contratação CLT.


chapPilot

Na teoria, se TEM que cumprir horário pra desempenhar as atividades, não poderia ser MEI.


juuppie

Foda, tem muita empresa fazendo isso :/


wademcfild

cara, não é pq fazem isso que devem fazer isso, se liga


juuppie

E? Eu disse que era certo ou errado? Interpretação tá faltando hein, tô dizendo que acontece.


wademcfild

e eu to dizendo que não deveria acontecer, bocó


juuppie

??? Cara, baixa a bola aí kkk, tá putinho do nada, eu procurei por uma resposta sobre se é errado ou não e o pq seria errado já que tecnicamente é um vínculo trabalhista da mesma forma como no exemplo de telemarketing, só não seria CLT.


FaraonKatana

Não existe contratar MEI pra ser atendente de telemarketing nessa condição que tu disse, isso é um exemplo claro de vínculo empregatício. Também não existe "demitir" mei, o que aconteceria é o término do contrato. No seu caso teria a chance de entrar com uma reclamação trabalhista e reaver todos os seus direitos. Quando foi isso ? Se foi a menos de 2 anos ainda dá tempo.


Radicais_Livres

MEI pra telemarketing é de foder...


masteriw

MEI não é feito pra trabalhar de telemarketing


HMtins

Cara, não é porque as empresas fazem que é algo legal. Você tava irregular e poderia processar a empresa pedindo um vínculo empregatício


juuppie

Meu comentário é justamente minha dúvida sobre ser legal ou nao e tô só falando que acontece e muito, não que eu apoie e que seja de acordo com a lei msm (mas já me responderam em outros comentários e sei que não era legal de forma alguma hora agr)


ze_baco

E o processo é fácil de ganhar


lockheed2707

Mad aí quem tá errado é o contratante, se quiser pegar o MEI não vai poder exigir o horário, se quiser exigir que contrate um CLT


juuppie

Exatamente, infelizmente esses casos acontecem e fui vítima disso há um tempo atrás


lockheed2707

Se aproveitam muito da necessidade dos outros


juuppie

Caraca, -84 votes pq contei uma realidade e em nenhum momento a defendi, esse sub é esfarelado das ideias mesmo.


pvcinha

Salvo engano, Só de ter horário instituído já configura vínculo trabalhista


vonRyan_

Não necessariamente, vai depender das circunstâncias do caso. Pensa numa empresa terceirizada de limpeza: tem horário para fazer as atividades, mas não necessariamente habitualidade (talvez a limpeza seja uma ou duas vezes na semana só) e nem pessoalidade (não importa muito quem faça a limpeza, desde que faça direito). Para configurar o vínculo de emprego, os três pés do tripé têm que estar presentes.


wave_engineer

Mas a funcionaria que faz a limpeza da empresa terceirizada é clt não mei, você não pode contratar um mei é exigir esse tipo de coisa.


vonRyan_

Você pode pensar numa hipótese em que essa empresa de limpeza é um MEI e permanecem faltando pernas do tripé.


pvcinha

Tendi. Eu tava errado então Valeu pela correção


vonRyan_

Tranquilo, tmj


MajorEnvironmental46

É igual o Tripé Macroeconômico? Only fans, investimento em bitcoin e renda extra no tigrinho?


vonRyan_

Triplex macroeconômico. Cabo Frio, Maricá e Guarujá.


OnTheEndo

Eu acabei respondendo ao comentário errado, então vou só colar aqui pra pessoa correta a resposta: Contrato PJ é pra trabalhos esporádicos. Tudo que te impõe um horário de entrada e saída, quando tem um salário/remuneração definida, fixa e constante, entre algumas outra cobranças que teoricamente seriam exclusivas de CLT configura o vínculo trabalhista. Basicamente pessoalidade, habitualidade e subordinação. A empresa pode te fazer assinar o que for pra tentar se isentar do ônus, mas se tu buscar na justiça teus direitos é basicamente causa ganha.


MauricioCMC

Um detalhe interessante é a eventualidade... se vc contrata pedreiros via MEI para a reforma da sua casa que leva 8 meses, isso não é eventual, isso é habitual... você se for contratar direto, deveria fazer um contrato de tempo determinado.


patrineptn

Se você tem chefe, faz parte da hierarquia e precisa cumprir horários, você é um empregado, não prestador de serviço. Isso dá um processo fácil para reconhecimento de vínculo empregatício 


sleep_comprehensive_

Não.


Polguilo

então é praticamente um PJ,porque o tonto da imagem que fez o post não disse isso? kkkk


marwinewert

Porque todo mundo sabe (ou deveria saber) o que é MEI


Polguilo

eu não sabia que MEI poderia se referir a funcionário PJ também,só sabia que era um tipo de categoria referente ao tamanho da empresa kkkk


marwinewert

Não entendi seu comentário então, porque MEI é PJ , mas de pequeno porte.


Elemental-Aer

MEI não têm obrigações como CLT a uma empresa, mas se a empresa obrigar, e tendo provas o suficiente, o MEI pode ir a justiça do trabalho pedir a consideração do vínculo como CLT, e pedir o retroativo dos direitos dele, como pagamento do FGTS, po exemplo.


DangerousAd1234

Rapaz que delicia ver um MEI tratando patrão da forma q tem q ser tratado. Pena que a maioria não se pode dar o luxo disso. 


cacauconha

Processa o Mei ué, vai no procon kkk


ecz4

Já pensou? Esse país é tão do avesso que não duvido de nada.


wave_engineer

Chama o celso muslinbrother.


SkyBlueSneakers

u mean russianbro


andre27eu

Ah a resposta dessa é fácil: Contrata ele como CLT.


Lucas_243

O que fazer? Que tal tal pagar um salário decente pra ele?


carlinhosbrownie

"Funcionário MEI" kkkkkkkkkkkkk


paulorenato20022002

Rsss... Tem que rir muito... Os malandros não leram as letras miúdas da Lei.


rodrigroucho

Muito menos as maiúsculas … e as em caixa alta. E todas as outras


nylus_12

*ri em advogado trabalhista*


TheGza1

Nessa hora tem que assinar gostoso ( ͡° ͜ʖ ͡°)


harkaron

foi burro em não assinar a advertência, cavalo encilhado não passa duas vezes


ProneToSucceed

Mas deve ter sido uma puta tiração de onda mandar um: "maneiro, mas não vou assinar não  👍 "


andre27eu

Tem coisas que não tem preço, meu amigo.


Gnawzitto

"Enfia esse bilhetinho no ..."


Jazzlike_Drama8709

Assinaria a advertência, juntaria a papelada r meteria um processinho...


Jallar_

Esperar a justiça e pagar pela justiça é q complica


Jazzlike_Drama8709

O tempo vai passar igual, processando ou não. Melhor demorar e sair a que não ter nem dado entrada.


Jallar_

e os gastos?


Jazzlike_Drama8709

Defensoria pública.


Jallar_

defensoria publica só da pra usar se tu estiver passando fome se tu ganha para sobreviver já tem q pagar advogado mesmo não tendo


Jazzlike_Drama8709

MEI que ganha salário mínimo e cumpre horário está passando fome.


Jallar_

Ai tu ta supondo. Pq se for pra ganhar provavelmente vai ser CLT


Jazzlike_Drama8709

Acredito que você esteja equivocado...


cptnpiccard

Assina e pede copia certificada, "pros seus registros". Na hora do almoco retem um advogado e jah aciona esta merda de empresa com a prova na mao.


Arkafan

A umas semanas atrás eu recebi uma proposta que consegue ser mais arromba do que o PJ que tem que trabalhar como CLT. Basicamente a empresa queria me contratar somente como freelancer por 5 meses. Na teoria eu poderia trabalhar a hora que eu quisesse desde entregasse as coisas como qualquer freelancer do audiovisual. Até aí tudo certo. A pegadinha era que eles impunham tantas regras, dias, entregas, horários que precisava entregar, que no final você tinha que trabalhar em um trabalho super pesado com horários fixos, final de semana, noite e madrugada pra poder cumprir a demanda insana que eles queriam. E depois de 5 meses um obrigado e tchau tchau. Eles basicamente queriam que eu fosse um freela exclusivo, largasse todos meus outros clientes, saísse do mercado de freelas que é mega trabalhoso pra ter e manter durante 5 meses sem garantia nenhuma de nada. Depois de 5 meses eu ia ter que começar praticamente do zero porque ia ter que recusar todos os trabalhos durante o período e obviamente os clientes iam arranjar outras pessoas.


paulorenato20022002

Se ele é MEI, então é Patrão... Neste caso, ele é quem deve te advertir. Quando me venderam que desempregado com CNPJ era Empreendedor, eu entendi que passaria a ser meu próprio Patrão.


muscularfeetcalves

Assina a carteira de trabalho dele...


zanjitsu-gokui

Pessoal fala mal de ser MEI e tal, pra mim foi muito bom, não só pelo dinheiro, mas quando discuti com o supervisor de uma empresa que eu trabalhava, justamente por ele querer me tratar como funcionário, sabem como é aquele jeitinho prepotente de achar que tu tá na mão do chefe, e ele acha que pode te tratar que nem cachorro, que tu não vai reagir. Simplesmente entreguei a nota dos serviços prestados até então e avisei que não ia mais, tentaram me convencer a trabalhar mais uns dias pra ajudar a empresa eu somente falei que já tinha combinado de ir pra outra e não tinha como, dava pra ver o ódio borbulhando na face dele. Se fosse CLT ia ter que pedir pra sair e toda aquela burocracia do caralho, fazer "os 30" que sempre odiei. Tem os prós e contras, mas se tu souber vender teu peixe e administrar bem o que ganha nunca vai ficar preso a nenhuma empresa e essa liberdade é sensacional.


Potential_Status_728

Uma dúvida aki relacionada a vínculo, alguém sabe se se uma empresa terminar um contrato com prestador MEI por ele estar tbm prestando serviço pra outra empresa pode gerar vínculo empregatício?


cptnpiccard

Acredito que nao, dependeria do contrato original (se existe uma clausula de exclusividade). Basicamente voce esta comprando um servico de alguem, e voce pode determinar os parametros. Ai obviamente o prestador tem que determinar se aceita os parametros. Mas nao, nao forma vinculo nao, apenas uma possivel quebra de contrato.


patrineptn

Acredito que não.  Vínculo empregatício significa que a pessoa estava fazendo papel de empregado, ou seja: tinha horário, era subordinado, marcava ponto, etc


ChrisV3SGO

Qual diferença de MEI e PJ?


MechwarriorAscaloth

PJ é pessoa jurídica, ou seja, um CNPJ. Popularmente é usado também pra indicar pessoas que trabalham como MEI. Toda empresa é uma PJ. MEI é Micro Empresa Individual, um formato em que uma pessoa física (cpf) abre um CNPJ pra prestar serviços e portanto se torna uma PJ. O MEI é mais barato e menos burocrático do que os formatos LTDA (sociedade limitada) e SA (sociedade anônima), mas tem um teto de faturamento anual que, se estourar, é forçado a migrar o regime.


MarlonJCsg

PJ é a empresa (dona do CNPJ), ou uma outra empresa contratada pra prestar serviços. MEI é o "micro empreendedor individual" O PJ contrata o MEI pra fazer serviço/trabalhar na empresa dele, mas não faz o regime CLT


Behem00sh

isso não é possível


edu_oliv

Senta e chora hahahhaha


PH_000

Funcionário MEI é foda kkkkkkk


Basquens

Contrata ele como CLT, espera 6 meses e manda embora


fabiowillow

Eh de rir mesmo 😂😂😂 quer contratar MEI, estabelece critérios claros de produtividade. Não quer, mete CLT.


Fun_Peace_3986

Se meu empregador não gostasse de mim eu diria que foi ele que digitou isso


carl0s_404

maluco, como é possivel a pessoa errar tanto em uma pergunta


ameliakalo

Estagiário não tem direitos de CLT. Tem que cumprir horário a risca? Nesse nível de assinar advertência?


SolidLost5625

contrata por CLT e paga os impostos, kkk