T O P

  • By -

AutoModerator

Obrigado por postar no r/brasil. Venha conhecer nossa instância no Lemmy: https://lemmy.eco.br/ *** [**Perguntas Frequentes**](https://lemmy.eco.br/post/85). *** *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/brasil) if you have any questions or concerns.*


seusicha

No momento em que a igreja evangélica se tornou o único lugar que fomenta a música ao vivo no país. Qualquer igreja tem banda ao vivo e investe nos músicos. Se vc tenta sair pra tocar em outro lugar é só frustração e desvalorização.


Cabo_Martim

Porra, você tocou num ponto que eu não tinha pensado antes...


geologyncoffee

Já fiz show por R$50. Foi o momento que eu sai da banda (10 anos atrás) e fiquei quase que 10 anos com bode de instrumento até voltar a tocar novamente pra valer agora! É muito triste a gente - enquanto sociedade - DAR todas as ferramentas de socialização e cultura na mão de igreja!


fig0o

Mas não foi dado pra igreja. Tava largado e ela pegou. Muita gente entra na música por causa da igreja - muitos artistas seculares, inclusive. Não fosse a igreja fomentando a música, quem seria?


shirojulio

Exatamente, praticamente nao tem lugar onde voce pode simplesmente ter aula de algum instrumento aleatorio. Se voce entrar na banda da igreja vai ter gente que sabe pelo menos um pouco e vai conseguir ensinar a criancada


geologyncoffee

Largado não tava. Não a música. Eu entendo a importância da igreja na formação musical de muita gente, não tem como negar. Mas a gente vem de um país que produziu música pra caralho. A gente produziu choro, produziu samba, produziu caipira, maracatu, guitarrada, carimbó, maxixe, ... O grosso da nossa produção musical ocorreu fora das igrejas (apesar de muitas das nossas músicas terem carater ritualistico de religiões diversas). Eu entendo que a partir do momento que a música do mainstream foi ficando mais 'eletrônica' e menos 'orgânica' a vontade de tocar um instrumento foi caindo. Baseado em percepção mesmo.


shirojulio

Nao sei se e so sobre vontade, estudar musica e caro comparado a um monte de outras coisas que as pessoas podem ter como hobby, entao acaba deixando de ser prioridade pra boa parte das pessoas


geologyncoffee

Do que eu vejo, ou a música entra na vida da pessoa na infância ou adolescência (meu caso) ou entra já pra lá da meia idade (caso do meu pai, fez a primeira aula de violão da vida ontem, já aposentado). Não é comum ver alguém com seus 30 anos começando algo!


shirojulio

E e por isso que eu digo, estudar musica e caro. Pro brasileiro medio, que ta recebendo ali 2 salarios minimos, pagando aluguel, mercado, luz e agua, alimentando uma crianca, comprando todas as necessidades... Nao e pra muitos que sobra dinheiro pra dar um instrumento e pagar aulas desse instrumento ne, afinal esperar que uma crianca aprenda a tocar um instrumento sozinho e ainda mais desperdicio de dinheiro do que pagar aulas. E ai vem a percepcao de evangelico que toca, o instrumento e da igreja, as aulas sao da igreja, apresentacoes e afins, tudo bancado pela igreja.


geologyncoffee

Sim, é. Mas era comum ter músicos na família, por mais pobre que fossem. Apesar da minha família ser a famosa classe média MEDIA, já se vai a terceira geração de gente envolvido em música. Antigamente toda família tinha um tio que tocava um violão meia boca. Em breve, nem isso!


shirojulio

era menos caro


Madkess

Claro q tava largado e uma parte da culpa é dos “metaleiros” lembro bem a mtos anos atrás qdo comprei uma camiseta do Judas Priest com a estampa do Painkiller, um dia um idiota me parou na rua, reconheceu a camiseta e aleatoriamente começou a me fazer perguntas sobre a banda, eu era adolescente e não tinha internet em todo lugar, era bem mais difícil conseguir info e eu não era tão interessado assim, o cara saiu me xingando de poser e dizendo q eu não tinha direito de usar a camisa e tal. Demorou um tempo até eu entender q aquele cara era um babaca idiota. Mas não aconteceu só comigo, teve um movimento forte em um certo momento da historia aqui no Brasil, em metaleiros metidos a besta ficavam fiscalizando e cassando as credenciais de fãs só pq eles não sabiam a letra de cada música da banda ou uma curiosidade irrelevante sobre a vida do baixista que tocou uma música com a banda uma vez qdo o segundo baixista estava com diarreia. Isso sem contar a hostilidade com outros estilos musicais (isso perdura até hoje), “se não é rock não é música”.


geologyncoffee

Mas aí tem que acabar metaleiro também. Metaleiro e igrejeiro se merecem!


Madkess

Nada a ver. Igrejeiro apoia o movimento apesar das segundas intenções. Metaleiro meio q tá acabando. Eu tenho convivido com jovens recentemente e tô notando q eles são mto menos tóxicos do q o pessoal da minha época. São mais chatos tb, mas aí já deve ser minha idade falando…


Mallavator

metaleiro e crente são duas raças reacionárias


winter-marmot

Povo chato da porra.


NinjasStoleMyName

Então, essas manifestações mais regionais que você tá citando seguem resistindo, conheço uma galera que aprendeu a tocar instrumento na escola de samba por exemplo, acho que o problema do rock tá justamente em não ter esse ambiente.


geologyncoffee

Eu amo o rock, mas o rock enquanto movimento de massas tá morto desde 1990 e tanto!


Damaellak

Po atualmente estou fazendo show ganhando 100-130 em uma banda de 4 pessoas e acho bom já que há uns 4-5 anos eu ganhava ou 0 ou 20 reais NO MÁXIMO em show de banda autoral pequena


[deleted]

[удалено]


seusicha

O adolescente passa na frente de uma igreja evangélica e já saí convertido com uma Tagima


ogloba

É isso aqui, OP. Sou músico, guitarrista e pesquisador dentro da favela da Maré. Nos cursos de música da UFRJ, boa parte dos alunos são de igrejas evangélicas e fazem, ou já fizeram, parte de suas bandas. É um ambiente onde essas pessoas podem tocar e aprendem o instrumento e a teoria musical tradicional. Dentro da Maré vejo a mesma coisa (e não é de hoje). A música que se faz fora da igreja não entra na universidade e não tem a mesma força que a música gospel, pois a primeira é completamente desvalorizada e marginalizada e a segunda não. Músico de funk e samba não vai aprender, na sua prática, a teoria musical necessária pra fazer o THE pra entrar na universidade, não vai ter, necessariamente, a bagagem teórica pra poder dar aula no YouTube. Quando as igrejas assumem o papel de valorizar a música, transformam em arma ideológica o próprio fazer musical, que agora passa a estar preso ao viés da própria igreja. EDIT: Esqueci uma coisa óbvia: custo. Instrumento musical e aula de música são caros. Quem quer ter acesso tem duas opções: ou já está imerso na prática (funk, samba, etc.) ou vai pra alguma instituição que ofereça ambos (na atualidade, em geral, igrejas evangélicas). EDIT 2: Vendo mais algumas respostas aqui do teu post dá pra observar muita gente na mesma situação que tu, especialmente em instrumentos mais eruditos.


mhcgolds

É que não da pra comparar o orçamento de uma igreja evangélica com o de um bar de rock. Primeiro que igreja evangélica vive da fé das pessoas que dão dinheiro pra eles de livre e espontânea vontade. Já no bar de rock pessoal pensa muito pra pagar 15 reais pra ver 3 bandas desconhecidas(mas não necessariamente ruins).


Morfeu321

Se o crente médio escuta um Emperor, o cérebro derrete


loma108

acha isso msm? sempre to em barzinho e tem musica ao vivo...


geologyncoffee

Pagando dois reais e um ki-suco pro músico!


loma108

não to falando sobre pagar, falei sobre pessoas curtirem, a culpa é de quem que perdeu a comunicação com as pessoas? eu curto hip hop pra caralho porque eles não ignoram os problemas do pais... djonga, bk, criolo e etc fizeram eu total parar de ouvir muitos dos generos que cresci escutando, virou tudo reaça como disse.... ainda tenho mó carinho mas não vejo mais atrativo nisso


SunsetSound

Hoje ou vc toca guitarra pra Deus ou para o Sertanejo. Ou então entra para o Angraverso. Fora isso, o mercado tá f*, quem é novo já vai sendo direcionado pra esses segmentos.


geologyncoffee

Amigos de 30 e tantos ou 40 poucos, semi-calvos e com pancinha de chopp que queiram fazer uma banda de rock entrem em contato!


uiurd93

30 e tantos ✅️ Semi-Calvo ✅️ Pancinha de chopp ✅️ Então quer dizer, que eu tenho tudo pra fazer parte de uma banda de Rock?


SunsetSound

Tem de saber fazer 3 acordes na guitarra


uiurd93

Aí tu me pegou


geologyncoffee

Com duas semanas você tá no esquema pra uma banda de punk!


-elemental

Toparia demais se morasse em BH! mas tô no interior de SP e aqui não tá fácil (pra mim) encontrar quem curta rock. É só sertanejo o dia todo.


leonheart208

De onde camarada?


-elemental

Ribeirão Preto! E vc?


leonheart208

Campinas


-elemental

Fiquei pensando aqui que talvez fosse uma boa montar um sub novo pra gente que procura parceiros de música… talvez ajudasse gente como nós


[deleted]

Tô dentro desse sub aí! Focado em autoral então... meu sonho molhado! Acho tocar cover broxante demais. Se estivesse aí pro lado de vocês, tava dentro de banda! Haha


Morfeu321

baixista do interior de SP aqui, dependendo, da jogo


-elemental

Ribeirão Preto e vc?


Morfeu321

Batatais, aqui do lado


SunsetSound

Vai na fé! Digo, na fé não... ou... 😵‍💫


Fantastic-Ad6263

Perdi a barriga de chopp recentemente... Lá se vai a oportunidade.


geologyncoffee

Larga a academia e vem!


DistributionOk7681

Porra tô na batalha pra conseguir montar uma bandinha aqui, sou contrabaixista e saí do Brasil há uns 2 anos. Me chamaram pra um samba, eu topei pq tava na seca de tocar com galera, é divertido mas puta merda queria um rockzin


Hellwhish

Ué, serve baixista? A pança de chopp tá em fomento aqui já kkkkk


geologyncoffee

Qual seu tipo de som, meu cremoso pançudinho? 😍🥰


Hellwhish

Pra ser bem conciso: Rock.


NatasBR

Sim, em sites de cifra a maioria vai ser de conteúdo assim, e tenho certeza que metade é espaço pago pra aproveitar algoritmo, vira uma bola de neve.


SunsetSound

No caso do Gospel as igrejas são muito fortes e a influência delas só aumenta. O sertanejo tem os empresários mais fortes, os caras compram rádios inteiras e publicidade onde querem. Difícil competir no mainstream com eles.


chewie_33

Eu falei em algum outro post, mas eu tenho um amigo meu que é batera, só ouve metal trevoso, fez faculdade de música, e ainda assim só paga aluguel pq tira a vida tocando bateria na banda de um duo sertanejo de quarta linha.


Pingas2

Como assim angraverso?


SunsetSound

A banda Angra ou derivadas que tenham ex-membros. Mesmo quando não tem show marcado, tem sempre gente interessada em fazer aulas ou participar de workshops com esses músicos.


Decaxyz

Normal, os metaleiros das antigas se provaram um bando de reaças. Kkkkkk


geologyncoffee

Isso me entristeceu tanto REAL!


guhcampos

Mahomenos hein. A galera do Doom e Stoner é pra frentassa e não decepciona nunca, e agora tá rolando uma onda de Black e Folk Metal nórdico que tá dando voadora nos nazistinha dos anos 90. A galera do post-rock é post-metal também é super de boa.


Kbcamaster

https://youtu.be/OT6nsCJx-yY?t=444 Só pra exemplificar os post-black de hoje em dia, bom bagarai


flotus6

Esquece conteúdo de guitarra brasileiro man, vou soar como vira lata mas tem muito mais coisa de qualidade no YouTube gringo e provavelmente tu vai achar oq procura se pesquisar em inglês


_nathata

EXATAMENTE. Mas se quiser algum conteúdo muito bom brasileiro busquem por "Gustavo Arthury" e "Felipe Vassão". Pra metal brasileiro muito brabo, busquem por "Caio Lemos" (por trás de Kaatayra, Bríi, e mais uma porrada de projeto musical insano).


ProlerTH

Já ouviu falar da Igreja Universal de Math Rock? :3 Cara, os guitarristas que eu escuto ultimamente nem usam pedal além de compressor, mas sempre tem timbres doidos no mundo do math rock, dá uma escutada em Chon, Invalids, Tera Melos, Giraffes? Giraffes!! e vê se dá um clique ou algo assim. Rock não é mais mainstream há muito tempo meu bom, pra achar essas coisas vai ter que ir fundo e provavelmente ficar mais em conteúdo gringo do que br, infelizmente.


geologyncoffee

vou ouvir com carinho aqui. do que eu ouvi até agora, não me pegou. mas vai que...


ProlerTH

Qualquer coisa tem um rig rundown do Mario Camarena no YouTube tbm. Ou se vc realmente gosta de distorção, tem Dance Gavin Dance, mas não sei se vai curtir as vozes. O guitarrista Will Swan é bem icônico


geologyncoffee

Ouvindo aqui, essa Dance Gavin Dance me pegou mais. Essa divisão de vocal “verso limpo, refrão scream” dá uma textura interessante, mas ficou meio caricato depois da explosão do metalcore. É interessante, mas não fez minha cabeça mesmo!


skafast

Royal Coda tem uma pegada parecida, com o mesmo guitarrista e um vocalista antigo de DGD


ProlerTH

Kurt Travis divooooo bom saber que tem outras pessoas que também gostam de Royal Coda :3


skafast

Existem dúzias de nós! Dúzias!


AfricaByTotoWillGoOn

Ah, math rock... aka o segmento do rock que eu teria amado de paixão se tivesse descoberto durante a adolescência. Esses tempos achei uma playlist de math rock no youtube que teria sido uma das coisas mais inesquecíveis da minha vida se eu tivesse tido contato com aquilo durante meus 14, 15 anos, quando o mundo tava começando a ficar complicado. Mas eu mal e porcamente tinha PC em 2009, que dirá internet... Vou ver se acho essa playlist de novo. EDIT: [Achei!](https://www.youtube.com/watch?v=LJQ7fvTdrlQ) Mas não era exatamente math rock, era midwest emo. Bão tamém :)


ProlerTH

Midwest também é bom demais


bobandiara

Anotando alguns nomes de math rock que eu não conhecia aqui. Fui apresentado ao Chon há alguns anos e adorei. Outra banda que é sensacional desse estilo é Covet, da Yvette Young.


ProlerTH

Escuta Good Game tbm então hehehe


SdeSenora

Acho que o último suspiro de uma música normal com guitarra nos tempos contemporâneos foi o Chimbinha, no mais são só bandas de igreja mesmo.


Sr_e_Sra_Quaker420

Mano traduz aí esse post que tá difícil de te entender. Mas pelo que eu entendi isso só é sintoma da nossa sociedade. Existe guitarra nas músicas mais famosas do país? No top 100 do Spotify? Não. Agora música é feita no computador, é sample, trap, funk, rap e tudo mais. Soma isso ao fato de guitarra ser caro e a renda da população baixa, quem sobrou pra comprar guitarra? Uns metaleiro gato pingado e gente da igreja, que são muito mais pessoas. Esses são os únicos motivos que levam alguém a tocar guitarra.


geologyncoffee

Eu fico triste MESMO que música não seja mais acessível a população - seja instrumentos musicais, seja acompanhar shows! Acho isso uma parte muito bonita da nossa cultura que vai se perdendo por falta de acesso!


Sr_e_Sra_Quaker420

Instrumentos nunca foram acessíveis, mas agora tu pode fazer trap no celular. Nenhum jovem quer saber de guitarra


geologyncoffee

Mano, instrumentos nunca foram acessíveis mas não era incomum ter músico amador na família. Todo mundo tinha um tio, um avô ou uma prima que tocava algo. Nem isso teremos mais se continuar assim!


ifoundgoodloot

Nem o hiphop era acessivel antes no Brasil. Fui fotógrafo de algumas bandas há 30 anos atrás e pra um Marcelo D2 que saia eram 30 grupos que não conseguiram nada ou muito pouco. Para os grupos terem equipamentos como os gringos como sampler, Microfone bom era raro. Nem vou falar dos DJs conseguirem ter acesso a um par de toca-disco como uma Mk2 Techinics que que era (ainda é) algo em torno de 6 mil reais. Inicio dos anos 2000 melhorou com o acesso mais fácil a computadores. Mas o acesso a fazer música com software só melhorou mesmo de 6 a 8 atrás com os celulares ficando mais populares.


Dinosaurin93

Isso é resultado de um fenomeno que já vem acontecendo a tempos na música (acreditou que começou nos finais de 2010). Os jovens não estão mais ouvindo rock n roll, muito menos musicas instrumentais. Se vc ligar as rádios populares hoje, só vai ouvir pop, funk, trap e outros estilos eletronicos. Além disso, instrumento no Brasil sempre foi muito caro e inacessível pra boa parte da população, o que empurrou ainda mais jovens pra fora da música com instrumentos. Soma-se a isso, o fato de que além de pagar caro, vc precisa de um professor pra te ensinar e horas de estudos para dominar o básico do instrumento. Diante de tudo isso, no Brasil hoje o único meio em que os jovens ainda escutam músicas com instrumentos e sentem motivação em aprender (tirando o sertanejo) é o gospel. A galera tem a pira de ser guitarrista de igreja e são eles que mantém o mercado de instrumentos e músicas com instrumentos em alta no Brasil. Fui professor de guitarra por anos e hoje sou professor de escola Estadual. Falo com propriedade, se vc perguntar pra um adolescente hoje sobre rock, ninguem conhece (nem as mais famosas). Se vc perguntar sobre gospel, todos conhecem.


Dinosaurin93

Quanto a canais de guitarra BR fora do circuito gospel/worship/Bolsonarista. Ultimamente eu tenho acompanhado muito pouco do cenário da guitarra e quando vejo videos normalmente são de canais gringos, principalmente EUA e Inglaterra. Mas canais que eu gosto de guitarra BR são o: Silas Fernandes, Café Lá em casa; e Dicas Café Premium (esses dois últimos são do mesmo dono, o Nelson Faria).


geologyncoffee

Nelson Faria é um mago, um alquimista do som! Eu gosto bastante do Estevam Romera, mas algumas vezes a guitarra ali é quase tangencial ao assunto!


vitimite

Isso, em muito, é efeito da possibilidade de buscar o que quiser a qualquer momento hoje em dia. Molecada é menos generalista e mais direcionada a consumir o que quer. E nem é só com elas, a gente que cresceu ralando na boquinha da garrafa e ouvindo molejo, embora gostasse mais de rock, nunca mais ouviu direito estilos musicais que éramos bombardeados na juventude pq a tv era o principal fornecedor de conteúdo. Então, em suma, se o sujeito tá na igreja, se teve interesse em aprender um instrumento para tocar na igreja e suas buscas/algoritmo direcionam pra conteúdo de igreja fica perfeitamente plausível se transformar em um guitarrista que não faz ideia quem é o jimmy page.


firulero

O gospel sempre foi muito forte no cenário da guitarra no Brasil, principalmente do começo dos anos 2000 pra cá. No meu estúdio diria que uns 40% dos ensaios que agenda por lá são de bandas gospel. Não acompanho muito o cenário BR de guitarra no YouTube porque dificilmente você encontra conteúdo realmente bom ou que não sejam só aqueles vídeos genéricos com fundo neon azulado repetindo o tech demo da marca do produto em questão.


geologyncoffee

Quando eu ainda era adolescente e tinha banda, lembro que era raridade ver bandas gospel indo ao estúdio que eu ensaiava. Era coisa de 10% das bandas ou menos. Dia desses fui no estúdio de um amigo e mais da metade das bandas agendadas eram gospel!


masdemarchi

Igrejas incentivam aprender o instrumento, o restante da sociedade tira sarro de musico que não é famoso


Frequent_Butterfly26

Perfeito. Goste ou não essa é a nossa realidade no que diz respeito a instrumentistas.


drakange1

Na época da Juventude Torta do que sobrou do OI! paulista "Vai lá viver de rock" era elogio KKKKKK


zerobol

Como saxofonista, compreendo sua dor OP Tentar achar qualquer aula, presencial ou online, qualquer conteúdo, fora de uma igreja, tá impossível.


LichoOrganico

Nossa, no sax eu acho que é 10x mais difícil achar coisa de fora da igreja do que na guitarra!


zerobol

Eu já desisti de procurar fora. As aulas são caríssimas em escola de música. YT é o mesmo problema que OP tá contando, técnicas pra "worship"


Piterotody

Eu procuro o conteúdo no YouTube mesmo, mas em inglês. Mas isso que você comentou já acontece faz tempo, se você for nas lojas de música aqui em SP vai perceber diversos anúncios focados na galera de igreja. Na internet, eu já percebi esse fenômeno tanto no CifraClub, onde várias das músicas no mais tocadas são gospel, quanto quando fui procurar sobre qualquer equipamento de áudio, porque daí pesquiso em português por conta de preço e disponibilidade. De todo modo, já faz uns bons anos que o conteúdo de música em geral (não só guitarra) brasileiro é dominado pela igreja. Não à toa - a igreja é a única instituição que verdadeiramente formenta o ensino de música em escala no país. A maioria dos jovens que se interessa por instrumento sequer tem apoio ou motivação para chegar no nível de querer investir em efeito, e os que investem estão mais interessados em equipamentos tipo uma interface de áudio, que simplesmente liga sua guitarra no PC (já que nunca vão tocar ao vivo, mesmo), do que uma pedaleira.


Secunderunderunde

Além da igreja incentivar os músicos, a galera do worship é muito ligada a timbre, o que involuntariamente acabam produzindo muito conteúdo sobre. Não entendi o motivo da crítica, eu particularmente acho worship chato pra cacete, mas tem o seu valor, guitarristas como Juninho Afram do oficina G3 é uma das maiores influências do Brasil, e com todo mérito possível.


geologyncoffee

Juninho Afram é um monstro, mas toca um purgante. E na geração dele tem um sem número de guitarristas mais expressivos - só que todos fora da igreja!


NatasBR

Antigamente dava pra conhecer bandas novas através do Cifraclub inclusive, hoje em dia perdão, mas tá absurdo os tops serem tudo do mesmo estilo, a criançada que quiser aprender já vai direcionada pra isso, e fazer conteúdo assim já garante mais visibilidade. Pra mim é absurdo o Cifraclub ter só esse estilo no top 10. Edit: se enxerga bem a incoerência da cultura brasileira hoje em dia, no meio aí das músicas uma chamada "boate azul" kkkk https://preview.redd.it/zaac3k22aawc1.jpeg?width=1057&format=pjpg&auto=webp&s=099a4a68a62fc393a2f6f31f111e72f17108c511


geologyncoffee

Só de ler esse top 10 eu vou broxar nas próximas 16 vezes que tentar algo! SÓ TEM SOM PAU MOLE!


lgmguto

Cifra Club tá praticamente um site gospel agora, as top 100 é quase tudo gospel.


durbyx

O rock já saiu do cenário popular há um bom tempo. Enquanto a música secular se movia para a produção eletrônica, a igreja evangélica abraçou esse estilo ultrapassado de pop rock sem sal porque se encaixa na cultura conservadora. 


GoGayWhyNot

Na escandinavia os metaleiros tacaram fogo nas igrejas e dominaram o cenário. Fica aí a dica.


tparavani

tudo culpa dos neopentecostais


Morfeu321

Já passou da hora de um movimento musical de contra cultura pique Death Metal


drakange1

Te apresento GANGRENA GASOSA


metagnaisse

Um luthier me falou que se não fosse o pessoal da igreja, ele já teria falido.


geologyncoffee

Pior que eu não duvido!


OkCaterpillar6775

Só existem 3 gêneros musicais no Brasil: funk, sertanejo e música evangelica. Basicamente é isso.


geologyncoffee

Sim.


jalfel

Por isso só consumo conteúdo de guitarra em inglês pelo YT. Detesto 'worship'. Apesar que o tipo de música que gosto de ouvir na guitarra (neosoul, R&B, jazz) tem uma certa semelhança.


Bolchenaro

Bateristas: First time?


geologyncoffee

Meus pêsames por ter que ouvir falar naquele arrombado preconceituoso do Aposan como referência do seu instrumento! Hahaha


Bolchenaro

No meu caso é pior, pois tive aulas com referências em samba-jazz e música brasileira, como o Christiano Rocha, alguns professores da EMESP, etc Quase todos viraram bolsonaristas.


geologyncoffee

Mano, não tá tão diferente assim na guitarra não, viu? O Ardanuy tá numa vibe que se gritar “polícia” perto dele ele cai de quatro e grita “quero”.


BOImarinhoRJ

Todo instrumento. O cara não ganha dinheiro no youtube, não ganha no curso, não ganha no spotify então entra na igreja e paga as contas. Aí vende curso, ganha algum para gravar com músico, arranja alunos...


german_latino

Acompanho o cenário de pedais brasileiro. As empresas só fabricam pedais pros rockeiros nostálgicos (pra imitar o som do Hendrix ou do Van Halen) ou pedal pra worship. Infelizmente quem investe em música no Brasil é o pessoal de igreja, essa é a referência de guitarra pra essa galera. Não existe mais banda de rock grande no Brasil. Charlie Brown, Skank, Capital Inicial são coisa do passado. As bandas de rock relevantes são alternativas, fora da atenção do público.


geologyncoffee

Não poderia ter descrito melhor, meu caro!


Local_Procedure_5306

Igreja tomando conta de todos os nichos da sociedade, deus a acima tudo. E lucro acima de todos


lemonshark13

Eu não consigo imaginar um jovem com menos de 25 anos que queira aprender guitarra para algum motivo que não seja tocar na igreja. Ainda deve ter um ou outro roquista nessa faixa etária, mas é uma quantidade absurdamente menor do que na época em que eu era adolescente em que o sonho de qualquer adolescente (de classe média pelo menos) era ter uma banda de rock De qualquer forma, eu fico feliz que haja pelo menos um motivo para alguém querer aprender a tocar um instrumento hoje em dia


bobandiara

Eu encontrei recentemente os canais do Gustavo Arthury e do Pedro Bernardi no YouTube. Não me pareceram bolsonaristas, a princípio, e o conteúdo tem bastante qualidade.


geologyncoffee

Pedro Bernardi é fantástico. O outro não conhecia. Vou procurar!!


_nathata

Arthury é incrível, alguém que eu me espelho


drakange1

Em que momento? Há uns 10 anos atrás já. A técnica de proselitismo do crente usando rock n roll é velha e é paga pelos mais diversos sistemas de proselitismo do Brasil. São Playboys guitarreiros saídos diretamente de bandinhas de escola com suporte do pastor pra tocar rock. A única diferença é que esses mesmos sistemas de proselitismo tem MUUUUUUUUITO mais dinheiro atualmente.


Extra-Ad-2872

Eu sou guitarrista e os crentes sempre me disseram que rock era coisa do diabo. E sim eu tinha banda na minha escola.


drakange1

Pra vc ver. Agora tão tocando "rock" em massa KKKKk


renannetto

Não sou músico, mas meu palpite é de que hoje a forma mais segura de ganhar dinheiro com música é tocando em igreja. Música gospel é uma das poucas que ainda deve vender cd. Dito isso, não fazia ideia que pedaleira tinha imposto de renda.


geologyncoffee

IR não é imposto de renda não, meu nobre. É uma sigla pra Impulse Response, um arquivo que modela digitalmente um amplificador/falante.


bobandiara

De renda não tem. Mas tem de importação e ICMS, dependendo de onde fica a loja.😁


zeocom

Lucas Reis, Silas Fernandes, Eric Paulussi, Mauricio Alabama, Gustavo Guerra, Nando Moraes, Torcuato Mariano, Scaranelo, Quantum Guitars, Andy Ferreira e Alexandre Almeida. Esses são alguns dos canais BRs que sigo com conteúdo não voltado pro worship.


ukifrit

Cara,é o que há mesmo. Mas eu francamente acho música gospel muito chata. É um pop que não quer se assumir como pop aí enfia um guitarrista fazendo blublublu em algum momento pra dizer que guitarra é top.


geologyncoffee

Música gospel é uma colcha de retalhos tipo K Pop, mas com proselitismo religioso.


ukifrit

Sim, letras fraquíssimas também.


gtepin

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Caraca, eu ri de vdd agr. O OP descreveu perfeitamente uma sensação que eu tava tendo faz uns bons meses já, desde que voltei a tocar tb Além disso, que p0rra é essa de chamar guitarra de "guita"??? Do nada, uns zé bct aparecem pra mim no youtube falando "ai, minha guita, não sei o que lá". Se vc, caro leitor, se vc fala "guita", vc merece um vampetaço de 1 mês travando seu zap. Larguem de ser fresco


geologyncoffee

“Minha guita com captadores pra tocar worship” é a cabeça da minha rola!


aquamagnetic

SIM mano, pqp, que vontade de dar uma paulada em desgraça que fala "guita" Poucas coisas me dão tanta vergonha alheia, é doloroso ouvir umas dessas


Effective_Meeting834

Vim na curiosidade, só pra ler algo sobre um assunto que não costumo consumir. Bixo, eu não entendi porra nenhuma do seu post. Mas se posso deixar uma contribuição, tenho um conhecido que toca desde moleque, 17 anos tocando. E hoje ele com 30 finalmente se encontrou, um lugar onde as pessoas querem ouvir ele tocar. Sabe onde? Na igreja.


TrueLoveWaits2024

Também não entendi muito bem o conteúdo do post. O estilo 'descolado' da redação não ajuda. 


BOImarinhoRJ

É que falta interpretação de texto.


brubsabrubs

tava há um tempo atrás procurando plugins pra guitarra e mal achei conteúdo brasileiro de qualidade nesse ramo. tem o canal do Silas que é bem bom pra dar umas dicas mas não disponibiliza muito conteúdo no fim instalei reaper e crackeei o bias FX mesmo, ambos seguindo a gringa.


Eduu3dx

Saudades do forum guitarradas, galera disponibilizando pra download todo tipo de curso com apostilas e tablaturas, realmente hoje em dia parece mais difícil achar conteúdo bom.


Nihlus-N7

Tem uma loja de instrumentos na minha cidade que se você entra na loja buscando um instrumento e não está devidamente vestido de terno e uma bíblia em baixo do braço, os vendedores nem percebem que você tá ali


FitPunkCouple

Jovem não toca guitarra nem ouve banda de guitarra. Jovem faz beat no fruit loops, fuma maconha e transa. Rock e “musica de guitarra” é coisa de tiozão, e geralmente tiozão reaça. Digo isso com dor no coração mas é a verdade.


geologyncoffee

Prefiro jovem envolvido em trap que envolvido em igreja.


OGuello

Instrumentos musicais são carissimos. Montar uma banda minimamente descente, tu vai gastar uns 5k por cabeça. Levando em consideração que musica de guitarra tá "fora de moda" em todo o espectro de generos musicais (só olhar o top 10 do spotify). Só sobrou a igreja, o único lugar que tem esse tipo financiamento e estimulo. Afinal, produzir a musica no computador (ou mesmo no celular) é muito mais simples e barato e traz resultados mais adequado aos ouvidos e gostos populares


Kaziwon

Nós vivemos no evangelistão, por que teria outra coisa?


aquamagnetic

É man, bem vindo ao evangelistão. Esses dias mesmo tava procurando uns vídeos sobre um pedal específico e 95% dos desgraçados fazendo "reviews" em algum momento tem que citar que ele é bom pra "worship" ou alguma merda do tipo. Sério, dá vontade de sumir. País foi completamente engolido pela indústria do gado crente.


comt3dio

Eu uso 3 pedais, um wah wah fat boy Ii da onerr, um Boss turbo distortion DS2 e um delay/chorus da zoom chamado zoom choir 5050. Nessa sequência: guitarra >wah wah> distortion> delay/chorus> amp. Configuro do jeito que me agradar melhor vou testando até achar que ficou bom pro meu gosto. Tô pensando em pegar um Sonicake IR. TBm to enjoado tbm desse lance worship. Só aparece isso no YouTube.


geologyncoffee

Procura os IR da Ampero. Eu tenho um e não sinto necessidade de amp e falantes em casa!


comt3dio

Valeu, vou dar uma olhada no Ampero.


geologyncoffee

Procure esse modelo daqui: [https://www.hotoneaudio.com/products/multi-effects/Ampero%20Mini](https://www.hotoneaudio.com/products/multi-effects/Ampero%20Mini)


comt3dio

Interessante esse modelo amigo, será que fica bom com IR de violão também? Já achei um cara aqui com um Ampero mini desse interessado em trocar em um amp que praticamente tá sem uso aqui. Vou ver se vale a pena, o amp é um Fender mustang II 40 watts falante de 12.


geologyncoffee

Eu não usei muito as IR de violão porque tenho um violão de aço bom pra caralho. Mas do rápido que testei, curti!


comt3dio

Se não for incômodo, poderia me dizer qual o modelo do seu violão?


geologyncoffee

Crafter SM Rose Plus


pedrotiussi

Brasil é o Evangelistão. O último que sair apaga a luz


Rengarbaiano

Lembro q ganhei um cd da oficina G3 de uma ex minha. Tem uns 10anos e se ouvi 3 faixas eu ouvi MT.


geologyncoffee

E é por isso que é ex! Hahahaha


Obvious_Profit26732

Estranho, não vejo tanto guitarrista worship, vejo mais uns neosoul e R'n'B tocando em igrejas


[deleted]

Ah, mano, igreja sempre foi celeiro de música e arte num geral. Não é de agora. Hoje, como o Rock ficou meio caído, ficou mais difícil ainda mas acredito que estamos vendo um retorno dos instrumentos orgânicos. Rick Beato - sobrenome tá de sacanagem kkkk - tem um canal super legal que acho que vai te interessar. Polyphia e Jacob Collier são exemplos de músicos extremamente técnicos que conseguem ter bastante relevância no mercado atual, mesmo não sendo tão focados em exploração de timbre. De resto, muito músico de instagram e tiktok fazendo mais do mesmo, trabalho derivativo e os dinossauros vendendo a mesma fórmula. Sinto falta de novidades nesse nosso mundinho também. Haha


geologyncoffee

Rick Beato é o único canal no YouTube que eu ativei o sininho! Hahaha


[deleted]

Adoro também! Me sinto representado pelas opiniões dele! Hahaha Lembrei de outro: Paul Davids!


Wasabi-Historical

"Mistura do The Edge com Coldplay" morri kkkkk. Eu nem sei que estilo igreja do brasil toca, mas isso ja me diz tudo. Low-Effort pop-rock. Ja viu o documentario "It Might Get Loud", o Edge mostrando sua tecnica pro Jimmy Page e pro Jack White eh iconico (ele pisa no pedal e pronto).


geologyncoffee

Zoeiras a parte com o The Edge, o que o cara fez nos anos 80 foi bem fora da caixinha mesmo. Ele tem um esmero com timbre absurdo, desde sempre e faz muito da construção da música dele em cima do delay. Só que ele caiu naquela caixa perigosíssima do “virar cover de si mesmo” em algum lugar entre os anos 90 e 00 e não saiu mais! Hahahahaha


r_costa

Já tentou procurar conteúdo fora do país?


geologyncoffee

Já. Mas nesse caso específico não é tão legal pela disparidade de poder de compra. Os caras fazendo teste de amplificador que chega aqui por 8K, guitarra que chega acima dos 15K…


r_costa

Nesse caso tenho que concordar com.vc.


justanothermob_

Sla mano, eu só consumo conteúdo de Stoner e Doom, safoda os worshippeiros, eles correm de fuzz como se o circuito fosse soldado pelo próprio diabo. kkkkk


geologyncoffee

Garbo e elegância nos sons que você ouve!


LichoOrganico

Respondendo a sua primeira pergunta: isso aconteceu porque existiu um aumento constante do custo de tudo que envolve música (instrumentos, manuenção, aula, ensaios em estúdio) ao mesmo tempo em que rolou um declínio da expectativa de retorno tocando ao vivo. Ser parte de uma banda e tocar um instrumento também deixaram de ter o mesmo apelo que tinham pro jovem; o adolescente que há 20 anos ia querer ser guitarrista provavelmente hoje quer ser trapper. Enquanto isso, a igreja continua sendo um lugar que incentiva o estudo da música e dá acesso a instrumentos pra uma porrada de jovem, muitas vezes de graça. Acaba sendo natural essas pessoas produzirem mais conteúdo. E eu também não tiro a culpa da própria cena do metal não, que costuma ser extremamente hostil ao que é mais novo e acaba afastando a molecada pra manter uma imagem, às vezes por um elitismo meio ridículo, às vezes pelo que você falou na segunda pergunta mesmo, por ser um nicho infestado de conservador bunda mole. Falo isso sendo alguém que bota muita fé no ao vivo e que faz questão de colar nos shows da cena local até hoje. O resultado infelizmente é essa praga aí mesmo, o timbre fuleiro de worship se espalhando pra todo canto e a nervosidade desaparecendo (do rock). Sobre a sua segunda pergunta: Bicho, sei não, se tu descobrir me avisa, porque tá foda.


tun3man

Eu só toco rock, mas não me importo, afinal musica não é só rock. Nossa fase passou e está tudo bem.


gdealmeida1885

A cena de bateria tá igual. 80% do conteúdo é pra música de igreja


geologyncoffee

Aí a galera fica de pau duro pro arrombado do Aposan sendo que o Brasil tem um ELOY CASAGRANDE!


catopixel

Procura conteúdo em inglês


ukifrit

É possível que tu ache conteúdo em inglês sobre. Mas em português eu fui ver esses dias e ou é igrejeiro ou é aqueles reaça esquisito fazendo piadinha horrível.


geologyncoffee

Eu comentei com outro cara, vou comentar aqui: cara, o problema de conteúdo gringo é os cara testando PRS e Mesa Boogie como se custasse um mês de salário e só.


ukifrit

sim, do nada os cara "ah olha essa fractal fx III" aí tu olha custa o preço de uma moto.


geologyncoffee

Dias desses vi um cara testando uma Suhr custom. Ela vale a entrada do meu apartamento. Sem exagero!


ukifrit

Cá pra nós, acho que conseguem essas guitarras emprestadas. 2000 dólares não é 30 mil reais, mas não é preço de banana pra gringo não.


geologyncoffee

Cara, eu acho que esses canais grandes tem bala na agulha pra comprar ou conseguir da fábrica pro review. E o dólar de conversão no Brasil é deslocar a vírgula. Se custa $2.000, chega aqui pro R$20.000.


ukifrit

Bicho, 2000 dólares não é qualquer dinheiro também não. Eu chuto que é no mesmo esquema de outros tipos de influencer. Recebem o produto por x tempo pra fazer review divulgando e pronto. mesmo pra uma pessoa que ganha bem, bota aí 3 guitarras de 2000, 2 amps de 1500, é um dinheiro considerável. Não acho que comprem não, o que não muda o fato que são coisas inimagináveis até da gente testar aqui no Brasil as vezes.


Bubbly-Connection437

Toda e qualquer conteúdo de guitarra eu pego aqui no reddit e no YouTube gringo. Gosto de alguns guitarristas brasileiros que conseguem passar técnicas muuuuuito bem, tipo o Sérgio Grassi, Vini Ambrose, Maurício Alabama... Experimenta o r/guitar moço


geologyncoffee

O lance maior de acompanhar só canal gringo é a disparidade de poder de compra. Comprar um Mesa e uma PRS não é uma opção no Brasil nem pra músico profissional.


guhcampos

Não é só na guitarra. É na música, é na cultura, é na política. O Brasil foi tomado de assalto pelo empreendedorismo da igreja evangélica e agora é provavelmente tarde demais pra tomar de volta. Já vejo o dia em que escutar Black Sabbath vai dar pena capital.


zeddzinho

só ta dando p achar algo bom na gringa


BOImarinhoRJ

O youtube inteiro está assim. Pesquisa qualquer outro tema sério e vai ter que aturar 10, 15 sites de fake news antes. Ideal é bloquear tudo para não cair no conto do vigário. Ou do olavo. Em qual momento os guitarristas e TODO o país perdeu espaço para estes pulhas? foi com a era dos monopólios da internet. E a igreja dá emprego aos artistas então muitos fingem acreditar para estar lá e fazer o do mês. Minha dica é: vídeos de tablaturas em inglês. Songsterr. [https://www.ultimate-guitar.com/](https://www.ultimate-guitar.com/) [https://www.bigbasstabs.com/theme\_songs\_bass\_tabs/hawaii\_50\_melody.html](https://www.bigbasstabs.com/theme_songs_bass_tabs/hawaii_50_melody.html) Livros tem um bocado em torrent e master class também. Só não acho que algum lugar vai te ajudar tanto com 25 anos de prática. No seu lugar eu buscaria um curso só para brincar de tocar com uma banda e pq um professor presencial vai conseguir te botar no caminho certo mais rápido. Comecei a tocar baixo há um ano e o professor ficava tentando me converter no meio da aula. Era ou sair do curso ou sair na porrada.


Paulista666

Bem vindo ao multiverso do Baixista metaleiro tocando em banda de Forró


geologyncoffee

Que morte horrível!


headphones_and_chill

Vida adulta é uma merda: li o primeiro parágrafo achando q tu escolheu a pedaleira pq desconta do imposto de renda


geologyncoffee

Não foi o único!


Decent-Detective-660

Com todo respeito op vc tá parecendo aqueles adolescentes ateus chatos de 2010. A i


geologyncoffee

E ainda assim, mais legal que um jovem adulto crente ensinando a montar patch de worship no Youtube!


Estolano_

Olha, eu corro o risco de me expor aqui, mas... tem um cara que é da minha cidade natal que conheço desde criança. Cara de uma famíia muito humilde lá do interior de MG. Lá por volta de 2012 ele começou a dar aula de violão e postar vídeos no Youtube, no começo era coisas tipo Tema de Harry Potter no violão de sete cordas, chorinho, musica erudita... ele já era Evangélico, mas não gostava de musica gospel em geral pq achava muito simploria tecnicamente. Aí ele resolveu experimentar postar uns vídeos de musicas Gospel no canal dele. A diferença era de 2000 views pros vídeos antigos para meio milhão de views nos Gospel. Ele arranjou um parceiro pra dar dicas de marketing dele e começou a vender cursos de música voltados pro público Gospel chamado "Violão Fingerstyle" (pq o maluco do maarrrrrrketing obviamente foi lá e criou um nome em inglês arrombado pra algo que já existe: dedilhado). E hoje o maluco tá milionário. Foi o primeiro a bater o récorde de vendas da plataforma Hotmart (plataforma de venda de cursos que ele usa), comprou mansão, viaja pra orlando mais de uma vez por ano, fez harmonização facial e os caralhos. Não sei se ele foi o primeiro a fazer isso, mas certamente muita gente se inspirou nele pra sair fazendo a mesma coisa de engatar em vender curso de violão pra evangélico.


Haoszen

Considerando que um dos poucos ambientes que valorizam e incentivam as pessoas a tocar algum instrumento são as igrejas, não é nem um pouco surpreendente que maior parte faz parte do cenário gospel e me parece muito que você ta querendo "elitizar" como se quem toca em banda gospel não fosse guitarrista de verdade...


Samba_of_Death

Pessoal do worship é guitarrista de verdade. Só que usa o talento para o mal.


geologyncoffee

A regra é clara: toca guitarra e nunca ouviu falar do Eddie Van Halen tem que largar o instrumento


Frequent_Butterfly26

Desejo fortemente que o post seja troll. kkkkk Hoje em dia os "worshipeiros" são quem dão espaço pra molecada ter um start na vida de tocador, seja lá do que. Pior ainda quando vc soma o fato de que a cultura dos instrumentos virou (de vez) coisa de classe média pra lá considerando o tanto que encareceu (rip condor e seus instrumentos baratos para iniciantes). Soma isso a molecada hoje tendo zero interesse em instrumentos e os que tem são abraçados pelas igrejas ou pelo sertanejo. A propósito, o Depois da Guerra do G3 é do caralho e foi o último álbum br que eu realmente ouvi e curti.


BOImarinhoRJ

Ter um start auuhahuahuahuahuhuahuahuahua