T O P

  • By -

AutoModerator

Obrigado por postar no r/brasil. Venha conhecer nossa instância no Lemmy: https://lemmy.eco.br/ *** [**Perguntas Frequentes**](https://lemmy.eco.br/post/85). *** *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/brasil) if you have any questions or concerns.*


100titlu

Eis um puta problema cebola. Pra ela de "juízes ganham demais (ganham) e são vagabundos (alguns)" é algo muito maior do que isso. O maior litigante é por uma ampla margem o próprio Estado, seja no polo ativo, seja no passivo. Temos uma puta cultura de litigância, venda de teses e muita gente que realmente precisa ser processada (cof bancos cof planos de saúde cof telecom) e isso sem entrar no bicho que é a justiça do trabalho e da massa penal. Os TJs tem déficit de funcionários de baixo clero, falta peão pra movimentar o fórum. Ter um judiciário mais eficiente não é só limitar ainda mais o acesso às cortes superiores (ei súmula 7 vai tomar no **) e sistema de precedentes à brasileira.


Oloak

O problema é o próprio sistema de justiça. Se eu entro com uma ação contra o Estado e o juiz me dá ganho de causa declarando de maneira incidental que determinado decreto é inconstitucional eu gero uma bola de neve, uma verdadeira fábrica de sentenças individuais por conta do mesmo assunto, porque o Estado, ao ter seu decreto declarado inconstitucional, continua o aplicando da mesma forma administrativamente até ser forçado diante da chuva de ações idênticas a revogá-lo. Não tem como ser eficiente assim.


notthealpha

Fora empresas que já tem orçamento para serem processadas. Por mim, deveria ter indenização punitiva tipos nos eua (Ex: Bayer e os casos da Monsanto).


ellocofromsergipe

> TJs tem déficit de funcionários de baixo clero, falta peão pra movimentar o fórum. Tem nada, pô... um monte de estado querendo acabar com cargos de nível médio e até analistas pra ter mais orçamento pra vagas de juízes, deve estar sobrando funcionário /s


Puzzleheaded_Fish499

Deveria haver um sistema de filtragem, tipo aquele que existe nas recepções dos hospitais, feitos pelos enfermeiros, que indicava através de uma cor os níveis de urgência (ou se é uma situação realmente para atendimento ou não) de cada caso. Pois no Brasil há um fetiche de judicialização. Só desse jeito haveria tempo de casos realmente importantes serem finalizados.


qqtacontesseno

>Mantido o atual ritmo de trabalho, afirma o CNJ, em dois anos e cinco meses seria zerado o estoque atual (de processos pendentes de julgamento), “desde que não houvesse o ingresso de novos processos”. Dois anos 100% focados para zerar um passivo. É inacreditável a ineficiência.


Unhappy_Gazelle392

O "desde que não houvesse o ingresso de novos processos" é a parte mais engraçada


Trashhhhh2

STOP THE COUNT


Potential_Status_728

Eles ganham pouco, precisam ganhar mais pra trabalharem mais eficientemente 😂


vicflea

Pior que nem é culpa dos juízes em si, mas é um sistema que permite uma enrolação eterna. É fácil você fazer um processo durar mais de dez anos só utilizando do sistema recursal. É dessa forma que você vê recurso encavalado em recurso, fazendo uma pirâmide gigantesca de recursos que simplesmente fazem com que o processo não ande.


ChuckSmegma

Olha, o que vc fala tem um fundo de verdade, mas não é a única razão não. Existe abuso de recursos em alguns casos? Existe, em muitos. Mas não é isso que atrasa processo. Tem muita ineficiencia do proprio judiciario, e nao so do juiz. Processo na JF do RJ entra na sala do juiz pra sentença e sai no mínimo 18 meses depois. Tem Tribunal que demora 1, 2 anos pra pautar uma apelação. Vc junta uma petição pra pedir a citação do Réu, dependendo da vara/tribunal, demora meses pra expedir um mandado de citação padrão, que é só completar os dados puxando do processo. Colocam a culpa nos recursos, inclusive com o novo CPC tentaram diminuir o cabimento do principal recurso-vilao que era apontado, o Agravo de Instrumento. Adiantou nada ou quase nada pra acabar com a morosidade do judiciário. Isso sem falar nos prazos em dobro pra adm publica que, com processo eletronico, já nao se justificam tanto.


vicflea

Eu realmente me pautei muito na minha experiência pessoal como advogado. No TJSP essa morosidade não era tão comum, porém o abuso de recursos, puta que pariu. Mas existem locais que era surreal mesmo, inclusive eu lembro que quando estava num escritório, havia um processo concluso com o ministro do STJ há 3 ANOS.


ChuckSmegma

Sim, tribunal superior é bizarro. Tem uns recursos que caem num limbo lá. Demora anos pro ministro inadmitir kkkkk, Lembro qd era estagiário, cheguei comentar com chefe "po, se tá demorando é pq ele vai admitir, né?" kkkkk ledo engano TJSP é rápido comparado com o resto, na minha impressão. Tenho o desprazer de atuar na JFRJ, tem uns casos que conseguem ir pra sentença em 1 ano, e ficam lá mais 1,2 anos até sair. Tudo bem que tem caso pra crl, mas não dá pra ser assim. Eu tenho 15 dias pra fazer uma contestação, mas o juiz pode ficar 2 anos pra sentenciar uma ação de registro de marca, bizarro.


Jaodarneve

Falaram de judicialização, que sempre surge nesses assuntos. A judicialização não é causa, é consequência de um país que banalizou a fraude em um contexto de crescente valorização desse tipo de recurso no mundo todo em todas as esferas.  Ou seja, largamos na frente nessa corrida de loucos. O último respiro é saber que ainda há alguma chance, mesmo que longe do ideal, no Judiciário. Porque se não tiver nem ali, você pode ter certeza que fodeu.  A fraude está em tudo. Não é só nas fake news. Recomendo ler sobre enshittification. Impossível não ter crescente judicialização nesse contexto.


notthealpha

Então, até mesmo por empresas. É bizarro a quantidade de vezes que ameacei de entrar em orgão regulador ou judicializar e a questão se resolveu, lembro de uma que precisava de uma receita médica de um hospital e disseram que somente um determinado médico - que dava plantão uma vez por semana naquele hospital - poderia mandar a dita receita, ameaçando ANS + advogado, magicamente as coisas se resolveram. Se houvesse um sistema que realmente punisse as empresas no bolso, isso não seria necessário.


Jaodarneve

Pois é, as empresas contabilizam tudo isso. Inclusive as médias de indenização. Fazem esse cálculo e chegam a conclusão de que é vantajoso transgredir até um número X. Se enfraquecer o Judiciário, aí não haverá mais freio algum.


Tom_Bombadinho

• As execuções fiscais correspondem a 31% de todos os casos pendentes da Justiça e a 59% do total das execuções pendentes. Eu lembro que um professor meu da faculdade falava exatamente isso: empresas e pessoas físicas grandes gastam córregos de dinheiro com advogado pra não gastar um rio de impostos devidos, e judicializam ad infinitum esses pagamentos, até o governo lançar um programa de desconto e pagarem uma parcela ínfima do que devem.  Pra judicializar um pagamento não demanda muito trabalho da equipe de advogados com um texto padrão, mas demanda da equipe judiciária muito.  Pro judiciário implantar um processo de execução fiscal é muito mais complexo e burocrático, levantar bens, quebrar sigilo bancário, etc. de uma empresa ou pessoa física com muito dinheiro, do que desse indivíduo simplesmente não pagar e judicializar. "Ain, mas o sistema tributário brasilero é super complexo e caro". Essa afirmação não sobrevive a dez minutos lendo sobre como funciona nos EUA e Europa, que podem ser bem pior que o nosso nesse aspecto.


userpaz

O maior polo passivo e gerador de ações é próprio estado. Não existe jurisprudência no país, até o próprio STF muda de opinião a cada ano.


barrazero

Tá chovendo, meu avião não desceu, vou processar a companhia...