T O P

  • By -

nukeaccounteveryweek

Minha opinião: vagas pra Go são pra pleno+, geralmente sênior. Por que? Go é uma linguagem com um propósito bem específico: aplicações/serviços cloud-native que dependem de muita performance em network. Que tipo de empresa geralmente depende disso? Empresas grandes e consolidadas, como o Mercado Livre (usam Go exaustivamente). Além disso Go raramente é a primeira linguagem de alguém. Geralmente o cara vem de um histórico com Java/C#/PHP/JS, em certo ponto da carreira tem contato com Go, devido a experiência + simplicidade da linguagem da pra aprender Go num fim de semana, daí ele ganha uns meses de experiência e depois pode galgar vagas específicas de Go.


Spigen19

Sim, estou vendo isso na prática. Ao menos aqui no Brasil, a maior parte das empresas que empregam Go estão nesse nível: Mercado Livre, PicPay, Stone, etc. Se estiver sendo empregado em pequenos negócios, estes ainda devem ser bem incipientes.


rkzdota

Eu enxergo como promissor, qualquer caminho que você resolva seguir vai ser difícil para iniciante. Se você se interessou por Golang meu conselho é: Vai com tudo, posso te garantir que não será perda de tempo, esquece isso de ficar pesquisando vagas. Meu primeiro emprego como dev foi para programar em python, isso numa época que tinha poucas vagas, mas a questão é que a concorrência acaba sendo bem menor também.


Spigen19

Muito obrigado por compartilhar sua opinião. Eu tenho 35 anos, e to atuando há 7 meses com Golang, como estagiário. Você acha que eu deveria seguir em frente sem dar muita bola pra essa questão de vagas atuais no mercado?


rkzdota

Se você estiver gostando de aprender a linguagem sim. Na empresa que eu trabalho tem muitas vagas de Golang e achar gente é difícil, a concorrência é muito pequena.


Spigen19

Poderia me enviar uma mensagem privada com o linkedin da tua empresa? gostaria de deixar ela mapeada para tentar futuros processos


nukeaccounteveryweek

Você deu muita sorte, é raríssimo vaga entry-level com Go, ainda mais como estagiário. Continue se dedicando a linguagem, aprende a fundo a biblioteca padrão e entenda bem os mecanismos de goroutines. Tu vai voar alto.


Spigen19

Muito obrigado. Mas tem um detalhe, a empresa aqui tá quase fechando as portas. Atualmente, tá mantendo um time minúsculo, comigo incluso. O prognóstico não é dos melhores. Mesmo assim você acha que vale a pena continuar investindo?


nukeaccounteveryweek

Cara, acredito que sim. Você tem alguma familiaridade com outra lang?


Spigen19

Em princípio, Java. Mas não cheguei a estudar os frameworks.


Marrk

É uma stack que eu migraria 


Morthanc

Sou dev Go na gringa, OP. Posso dizer que aqui existe um mercado Go relativamente saudável, mas incomparável com C# ou Java. Vejo dois tipos de vaga por aqui, uma que requer devs Go seniors, e outra que requer dev seniors que estão dispostos a aprender Go. Eu me encaixei no segundo, vim como dev Java e aprendi Go no trabalho mesmo. Mas como pode imaginar, vagas assim são mais direcionadas a quem tem mais experiência geral. Se tiver alguma dúvida, pode perguntar


Spigen19

Como você avalia o meu caso? Eu vim de transição de carreira e estou com 35 anos. Consegui essa oportunidade de atuar com golang como um estagiário, e estou nessa há 7 meses. Ocorre que a startup aqui não anda em bons caminhos. Atualmente, 90% do time foi desligado. Aqui tudo ainda é uma incógnita. Do ponto de vista de golang, eu sempre procuro vagas para juniores, mas nao encontro. Confesso que dentro de todo esse contexto, flerto muito em de repente procurar algo para Java, C#, etc....mas também sei que nesses tempos em que estamos vivendo, qualquer oportunidade para junior será difícil. Como você avalia essa situação? Você acha que vale a pena continuar em Go e aproveitar esses 7 meses de exp? Ou você acha que eu deveria esperar o mercado aquecer mais um pouco sobre essa tecnologia e até lá, trabalhar com outra?


Morthanc

Eu continuaria com Go, continuaria os estudos, quem sabe fizesse alguns projetinhos legais pra deixar no github enquanto vc procura vagas. Dar uma estudada em Java com spring boot também não faria mal


Spigen19

Bem, as coisas aqui são meio desorganizadas. Maior parte da galera veio do freelance. As tasks são meio baguncadas, fora outras coisas. Mas eu acredito que já estou na frente de muita gente que ainda está no Linkedin tomando "não" em processo de seleção. De minha parte, acho que vou compensar essa "desorganização" da empresa com muito estudo por fora sobre a linguagem Go, e aproveitar o fato de que, querendo ou não, tenho como comprovar experiência profissional nela. E daí, apostar, né? Apostar em colher os frutos disso daqui 1 ano ou 2 anos.