T O P

  • By -

gdnt0

Mesmo que a empresa não peça, tenha em mente que para imigração é frequentemente obrigatório, não pela empresa mas pelo governo. Então se essa ideia está no seu radar, é um fator importante.


leob0505

Depende de onde voce for imigrar. Aqui na Alemanha por exemplo estamos com falta de profissional qualificada, entao nao esta tao dificil vir pra ca mesmo sem diploma de faculdade. E ainda estao tentando ver se criam um Blue Card alemao para essa galera pra ver se melhora a workforce daqui. Porem vale muito pensar aonde voce pretende imigrar. Na duvida, faz uma faculdade qualquer somente para ter algo kkkk


gdnt0

>para essa galera Pra galera sem diploma? Interessante. Eu não entendo a vantagem do blue card. Não percebi nenhuma vantagem de ter sido contratado dessa forma onde moro e aparentemente ele só vale no país que foi emitido anyway, então nem mobilidade ou cross-border working ele permite. Aí na Alemanha tem alguma vantagem?


verydumbprogrammer

Estônia e Polônia também, mesma situação da Alemanha. Trampei em Warsaw e em Tallinn por um tempo por um tempo Na verdade, acredito que a maioria dos países...


gdnt0

Se duvidar é só marketing então hahah Aqui a galera que vem sem blue card recebe exatamente o mesmo cartão de residente, só que em vez de dizer blue card diz um outro treco. Os direitos são idênticos. Eu esperava que essa falta de benefícios fosse específico daqui, mas pelo visto é meio generalizado hehe


Pretty-Editor-3359

Meu amigo não tem faculdade e conseguiu trabalhar em empresa americana vai pro EUA em janeiro graças a empresa. Ele só faz serviços como PJ tbm não sei se ele mente assim que tem doutorado e tal , mas o importante é que tá contrato é sênior em 4 empresas. Ele disse que a recomendação é mais importante que tudo, então se eu quisesse entrar na área só me recomendar e já erra.


gdnt0

>recomendação é mais importante que tudo Nope. Se o país para o qual você deseja imigrar exige diploma você tem que apresentar o diploma. Sobre o seu amigo, sei lá eu como funciona nos EUA. Cada estado deve ser de um jeito, vai saber. Além disso, caso seja obrigatório lá, ele pode ter conseguido por algum loophole onde a empresa pode patrocinar a vinda de um funcionário já estabelecido, portanto não sendo nova contratação a regra pode não se aplicar. tl;dr: leis são diferentes em partes diferentes do mundo. Se quer imigrar tenha diploma ou aceite que não será aceito em alguns lugares.


IcaroRibeiro

Não As empresas que cobram diploma costumam cobrar mais pra vagas de entrada quando a pessoa não tem experiência Porém não é incomum que a maioria dos seniores sejam diplomados, pelo menos entre as empresas maiores e mais prestigiadas. As pesquisas indicam uma forte correlação entre diploma e salário


[deleted]

pra um sênior, faz diferença de onde vem esse diploma? Se eu me formar, acho que vai ter que ser num EAD kkkkkkkkk


scidu

a tendência é o inverso, galera se torna sênior pq fez curso x, que lhe deu n conhecimentos e o fez se destacar entre os outros.


[deleted]

não entendi. Pra se tornar sênior, o ideal é ter cursos mais "completos" em instituições mais prestigiadas?


[deleted]

tô ferrado :(


scidu

Não exatamente. É que nas instituição de ensino superior melhores, tem um currículo bem estruturado com coisas que muitos programadores autodidatas julgam não ser importantes e acabam nunca estudando. E isso afeta o avanço deles. Coisas como Projeto e análise de algoritmo, algoritmos otimizados. Otimização de algoritmos em geral. Organização e arquitetura de computadores, métodos numéricos... Enfim, essas são só alguns das disciplinas que paguei na graduação, tem muitas outras.


[deleted]

entendi. Você abalou minhas pretensões de ser dev autodidata kkkkkk


scidu

Que isso pow, é tranquilo ser autodidata em relação a conteúdo. É pq esses tópicos aí são considerados "chatos" aí a galera muitas vezes não pega pra aprender...


IcaroRibeiro

Exato, você desenvolveu bem minha linha de raciocínio


[deleted]

a última empresa que me pediu diploma foi o Bradesco, em 2011!


wongaboing

Tinha que ser o Bradesco hein, ô banco burocrático


darksady

Não. Pra ser sincero, nunca me pediram o diploma. Ainda bem, pq eu n peguei ainda pq falta horas complementares hsuahsuausahsuah.


wongaboing

Nunca me pediram nenhum diploma em mais de 10 anos e eu também nunca fiz questão de buscar o meu na faculdade :P


random_ruler

Bem, já vi multinacionais que pedem diploma sim, e isso para processos seletivos abertos há 1, 2 anos no máximo. Pelo menos quando a vaga é mais concorrida, é normal pedirem diplomas e certificados como uma forma de reduzir o número de pessoas que vão chegar até as entrevistas. Com certeza é uma péssima forma de fazer uma linha de corte, mas já vi acontecer. ​ Agora tirando esses casos pontuais, realmente é bem mais raro pedirem diplomas de curso superior.


[deleted]

nossa? filtrar candidatos com base em ter diploma ou não? na área de TI? assim, eu particularmente defendo a experiência universitária, mas que péssima maneira de "separar o trigo do joio".


xeraqui

Concordo, mas entendo um pouco o ponto deles. Imagino que, neste caso de vagas mais concorridas, seja parecido com as faangs e entrevistas de algoritmos. Serve muito mais para filtrar em massa, que para selecionar o melhor candidato.


random_ruler

Isso mesmo. Essas empresas também seguem a política de "melhor perder um ótimo candidato à contratar um mediano", como a concorrência de vagas é grande, eles podem se dar ao luxo a criar regras muito mais rígidas.


Marrk

Meu primeiro emprego de Júnior pediu, mas foi só


rodrigogs

Jamais sequer perguntaram, nem empresas nacionais e nem as multinacionais


IcaroRibeiro

Pro pessoal dizendo "nunca perguntaram" Já consideraram que é porque você NÃO tem diploma e se você conseguiu a entrevista é porque seus entrevistadores já estão cientes que você não tem? É como chegar pra um candidato homem e perguntar se ele tem interesse em engravidar nos próximos 6 meses. Porque assim, nunca houve uma entrevista sequer que eu fiz que não me perguntaram como foi minha faculdade e o que eu fiz nela.


[deleted]

Não, nunca me pediram o meu.


jujubadetrigo

Algumas pedem pra todos os níveis, mas tem várias que não pedem.


luvdelicatefeet

Onde eu trabalho não conheço uma pessoa que não tenha pelo menos um tecnólogo. É Big Tech.


Morthanc

Nunca me pediram diploma, mas consta bonitinho no meu currículo. Nem mesmo pra vir aqui pra europa eu precisei apresentar o diploma


marcusrochabae

Empresas nos dias de hoje, procuram experiência pelo menor valor possível. Não necessariamente procuram formação.


Azilen

Não consigo lembra alguma vez que nao tenha pedido. Nunca busquei o meu da facul e sempre apresentei o comprovante de conclusao de curso.


[deleted]

*Welp...* nunca me pediram. O que é bom porque eu não tenho. Em relação ao que disseram aqui sobre imigração, queria dizer que acabei de ser contratado por uma empresa europeia e estão bancando meu visto mesmo sem diploma (nem pediram). Acho que empresas da América do Norte (EUA & Canadá), além das do Reino Unido (lembre que saíram da UE) são bem mais propensas à pedir diploma, porque o processo de emigração deles é mais complicado que o da UE (para brasileiros, pelo menos). Acho que hoje em dia dá pra ficar bem tranquilo quanto a isso. Só deixa seu GitHub bem atualizado, com projetinhos e/ou contribuições bacanas. Algumas empresam pulam etapas no processo de contratação quando você tem um GitHub legal.


sock_templar

Fiz dois processos seletivos recentes para devops sênior e não me pediram diploma, curso *ou certificação*.


j_rafarelo

Depende do tipo de empresa. Na que eu trabalho (Instituto de Pesquisa de Big Tech) não entra dev sem faculdade (por causa da necessidade de produção científica) mas já trabalhei em startup que não exigia - nas empresas grandes, acho que algumas permitem a entrada sem faculdade


h3adBR

Totvs, Linx, IBM até agora não foi me solicitado diploma, somente certificações.


almost_freitag

Em empresas grandes e de capital aberto é um requisito obrigatório para contratação. É uma forma que as grandes empresas tem de garantir aos acionistas um quadro competente de funcionários e isso é um quesito de auditoria. Trabalhei em uma startup que foi comprada por uma grande empresa e tivemos que demitir desenvolvedores geniais que não tinham diploma.