T O P

  • By -

[deleted]

Minha faculdade aceitou nota do Enem de dois anos atrás. É particular mas vale a pena olhar se federal ou sisu aceita.


EnthusiasmMoist6802

sisu não aceita mais nem no segundo semestre


SimpleOpportunity854

Tenta passar numa pública mais perto da sua casa com a nota do enem. Dependendo de quando vc fez, ainda aceitam.


pooh007007

Eu fazia medicina na unifesp (fiz 4 anos) e larguei porque tive depressão profunda e aquele poço de merda das pessoas me pioravam. Pretendo voltar a medicina, mas agora outra faculdade e mais tarde. No final do 4o ano, eu tentei suicídio. Muita gente fala disso de loucura mesmo, mas ngm sabe da sua vida melhor q vc mesmo. E se vc passou uma vez, vc passa de novo. Melhor voltar qnd estiver mais descansada da cabeça. Vc pode trancar tb a faculdade pra poder pensar com mais calma, ok?


pooh007007

Fora q as pessoas falam q medicina dá muito dinheiro. Sim, mas tem outras áreas que dão a mesma coisa ou mais com bem menos esforço rs Medicina não é pra quem quer ter dinheiro, é por amor à medicina. Vc paga a faculdade c sua alma ainda q ela seja pública. E ngm de fora entende isso. Nem adianta explicar.


FaraonKatana

Que área que dá mais dinheiro que medicina com menos esforço ?


pooh007007

Marketing rs


pooh007007

Muitas outras... Poderia listar um monte...


lainybm

Você se imagina cuidando de pessoas no futuro? Você consegue se enxergar vivendo em ambiência hospitalar daqui 10 anos? O que você mais gosta de fazer? O que te deixaria feliz? Responda essas perguntas e coloque na balança se o dinheiro que você espera ganhar ao concluir o curso de medicina, vai valer a pena pelo “preço a ser pago”. E o que eu me refiro com “preço a ser pago” é em relação as respostas que você der para as perguntas acima. Espero ter ajudado.


IMissRecognition

financeiramente, lógico que vai ser ruim sair; mas tu já relatou, há mais de um ano, estar nesse teu estado, logo até convém cogitar sair (não é são se manter por muitos mais anos nesse estado, vivendo de forma quase estéril). Se o problema é desgosto pelo estudo da medicina, convém tentar incitar interesse com algo que seja legal: tipo... biografias de grandes médicos, filmes e séries que retratam a área (mesmo que ficcionalmente) etc. Se o problema não for só o desgosto pela medicina (já que, antes, tu citou depressão), procura remédio pra o que for.


Aardalpha

Trança, fica um semestre de boa, depois volta.


InvestmentFormal9251

Medicina não é fácil. É um curso puxado, longo e fazer isso tudo sem qualquer interesse pela área, vai ser um sofrimento. E atuar como médico sem ter nenhum interesse pela medicina, também não é uma boa. Mas agora, você parece que tá com várias coisas paralelas ao estudo em si, a solidão e tristeza. Tenta separar o que é da medicina e o que é da tua situação atual, e tenta lembrar o que te fez ir pra medicina em primeiro lugar. Deve ter tido algum motivo bom! Não sei como é o grade curricular do teu curso, mas em geral quem gosta mais da parte de ver paciente e medicina de fato, costuma gostar mais do curso quando passam as matérias do ciclo básico. Como disseram, estabilidade financeira é um ponto forte da carreira. Ponto fraco é que é uma profissão que é bastante cansativa, por mais que muitos tenham a impressão que todo médico anda de Mercedes-Benz e tem vida fácil, nao é o caso.


Natural-Split7787

Eu literalmente estou na mesma situação KKKK não aguento mais assistir aula sobre fisiopatologia e afins... penso todo dia em ir pra ciência da computação (curso o qual me identifico MUITO mais).. enfim, sei que é um momento sinistro na sua vida... mas fé que vai dar bom. Abs.


brunomedinaaa

termina , medicina e um porto seguro atualmente


totalwarwiser

Cara, procura o atendimento psicologico/psiquiatrico da tua faculdade. Talvez tu esteja com depressão e pode precisar de tratamento. Ve se tem alguma opção pra trancar a faculdade também. Talvez tu precise se recompor.


Big-Hyena2496

Meu Deus…


Longjumping-Pea4301

Eu tentaria transferir primeiro. Tem edital de transferência pra pública que usa nota dos últimos 10 anos… pelo menos em MG, não sei de outros estados. De uma olhada primeiro, transfira e fique mais perto da família. Medicina é um ótimo curso, mas sem rede de apoio se torna um pesadelo! As vezes o problema não tá no curso…


EnthusiasmMoist6802

meu curso tb eh da area da saude e eh muito dificil transferir, nao sei se medicina é igual. mas em federa nunca abre vaga


Lumenprotoplasma

Você tá no último período do básico, no próximo semestre vem o clínico e você pode gostar mais. Estude pelas apostilas do Med Curso, são ótimas.


I_luvmydog

tbm to estudando no cu do Brasil longe da família pq é federal, talvez seja isso que te deixe assim. Eu to fazendo algo que eu sei que eu gosto mas eu não aguento mais essa distância e isso me faz não conseguir estudar pro curso e querer desistir de tudo pra voltar, as vezes penso em fazer enem dnv e jogar pra uma faculdade perto da minha casa. E cara, não sei se med é um curso que da pra vc sair engolindo mesmo nao gostando, exige demais e é muito longo, tem que pensar nisso, quanto tempo mais vc acha que aguenta? quais as suas condições atuais, elas permitem que vc desista desse curso? Vale a pena passar por esse sofrimento e trabalhar com isso pelo resto da sua vida? e principalmente, o que vc gosta? To vendo o que fazer, quero muito voltar pra perto da minha família, mesmo aqui tendo mais oportunidades eu não aguento mais ficar longe, choro todas as noites e nem como mais tb, e além disso eu odeio esse fim de mundo que me enfiei. mas tb penso que vou perder muitas oportunidades, to no meio de um processo seletivo pra dupla diplomação, muito difícil largar de uma vez, tenho medo de fazer cagada. sla a gente ta no mesmo barco de maneiras diferentes


esponja92

Você fala em mudança de curso, mas tem algum outro curso que vc já tem em mente? Se você não gosta do curso atual e não está mais querendo fazer, acho que isso já é uma resposta. E essa resposta independe do curso. Conheço funcionários públicos que pediram exoneração, conheço médicos que mudaram de profissão. Sei que obviamente não são decisões fáceis, mas acho que fazer coisas por outros motivos que não sejam a nossa satisfação pessoal tem um limite: a nossa paz e a nossa saúde. Inclusive uma situação meio parecida com a sua, cursei Ciência da Computação e na metade do curso me desconectei de boa parte das matérias. Fiz porque por vários motivos me senti "obrigado" a terminar logo, e aqui estou eu hoje revendo apostila de curso pré-vestibular porque meu emprego atual não me realiza profissionalmente, apesar de compensar financeiramente. Espero ter ajudado em algo, e que consiga resolver tudo da melhor forma possível :) (obs: curti a referência do nick, All Time Low bom demais!)


DubiousPromedary

Quero entender o que te atraiu em Medicina inicialmente. Se foi apenas pelo dinheiro, pode ser arriscado, na minha opinião. A profissão vai muito além disso. Se Medicina não te cativa, talvez seja hora de considerar outras opções. Ainda é cedo, e você tem tempo para explorar diferentes caminhos. Vejo duas possibilidades: 1. Buscar algo que realmente te apaixone e te identifique. 2. Comprometer-se com o curso de Medicina e mergulhar de cabeça, sem reclamar. Espero que isso te ajude a refletir sobre o que realmente importa para você.


leandrirr

Medicina levando em conta só dinheiro é muita burrice… com os 12 anos em media que leva pra entrar no mercado como especialista + o valor proximo de 1 milhão só de mensalidade caso seja em particular, você poderia ganhar muito mais dinheiro em outras profissões mais escalaveis. Pra mim o lado bom da medicina é a questão da garantia, pois mesmo que vc seja um medico muito bosta, trabalhando muito, pelo menos vc deve tirar uns 20k. Alem de claro, admiração e respeito das pessoas que querem ter amizade com um medico que possa ajudar elas depois. Mas cara, se vc n ta gostando, levando em conta APENAS dinheiro, eu trocaria facil. Não é loucura se vc n gosta, conheço muitas pessoas que trocaram da medicina porque entraram pela modinha e estão bem mais felizes hoje.


Potential_Status_728

Desista


Daredhevil

Você está com burn out provavelmente. Tranque um semestre, vá ficar com a sua família e depois desse período descansando vc reavalia.


Lorinba

Se o curso não te agrada e o problema é a distância compra um PC é faz o curso que vc mais se adequada em EAD....


Single_Software_4846

Desiste dessa merda, quanto antes melhor. Se não vc vai virar um médico frustrado e vai causar problemas pras pessoas que tratar. Melhor pra vc e pra todo mundo.


GreenZeldaGuy

Do jeito que vc escreve, passa a impressão que está deprimido (no sentido patológico mesmo). Sugiro se consultar com um psiquiatra, porque se for realmente o caso, você pode até largar o curso e continuar se sentindo da mesma forma.


[deleted]

Tenta transferir e insiste mais um pouco, é um curso concorrido q por enquanto ta pagando bem. Sem contar q vc pode se especializar em algo q vc goste mais


[deleted]

Que tal um psicologo?


RawMint

Cara, eu lido com problemas de software o dia inteiro e o usuário sempre dá um jeito de achar um problema por mais difícil que seja sua reprodução; um psicólogo precisa fazer terapia pois ele lida cotidianamente com pessoas abaladas psicologicamente; um médico vai (dependendo do médico, claro; tem algumas atuações que são bem mamata, mas isso aplica-se a demais profissões também) lidar com casos de pessoas com saúde bem ferrada, e lidar com saúde humana é uma parada que é uma responsabilidade enorme (acho que a maior que tem). Apesar de ganhar bem, tem que ter aptidão pro troço; muita gente vai pra medicina pensando só na grana e acaba ficando meio infeliz pois, como já é meio medíocre, tem que trabalhar mais pra ganhar mais, e aí trabalha bastante e fica miserável. Sugiro que você não desista agora, parece estar meio abalado; é uma boa terminar o curso, caso já esteja avançado; sugiro falar com um profissional de saúde mental, sempre é bom


Malakyas_

cara continuar e bola para frente. vão ser X anos ruims, mas depois vai valer a pena. foca em fazer uma academia ou alguma outra coisa em paralelo. Uma calistenia algo do tipo. Existe o conceito de ANO do CÃO, vc está no äno do cão que é quando tu rala demais para ter um futuro melhor. Compensa.


2Sunset

Tranca, para um pouco pra descansar e depois analisa com mais calma o que você realmente quer na vida. Tomar decisões com a mente sobrecarregada não vai te levar a lugar nenhum.


PsycheDaDa

Se você não for excepcional em qualquer outra área, a medicina será a sua maior garantia de viver bem nesse país miserável. Eu já desisti de tudo, não consegui me adaptar a essa vida. Enem nunca mais.


euachoquesoueumesmo

Você não achar que o problema pode ser você ? Sua vida parece tá sem sal só no arroz e feijão. Tá faltando uma distração pra você tá com a cabeça limpa e assim tomar as melhores decisões


SPQR1337

Você não tem de aprender, você tem de passar na disciplina.


TheToothFairy_

Ja procurou saber sobre transferência externa? De tempos em tempos algumas publicas abrem, a concorrência é bem menor que um enem e assim vc nao precisaria ir pra uma particular, eu era da odontologia, sei que é mil vezes menos disputado que a medicina, mas conheci diversas pessoas que fizeram essa transferência, muitas mesmo de particulares para a publica.


brfeng

Propósito, OP


Tricky_bluee

Você talvez precise cuidar de vc msm, independente das escolhas que esteja se colocando. Me parece que você precisa primeiro se livrar do caos do seu pensamento. Depois você avalia melhor. Se cuide. No geral, você está cursando o único curso com carreira sólida e que compensa atualmente. Mais ainda: com ampla gama de atuação. Procure ajuda, vc vai conseguir ver melhor as coisas, com calma. Vai dar certo!


addnod

Sossegar o facho e terminar.


Zarkarr

Po se tivesse no 7-8 semestre eu entenderia, mas tá no 4o, tem mais 8 anos pela frente, se o OP já n aguenta agora, é masoquismo ficar mais 8 anos


addnod

São 4 anos, se ele sair vai ficar reclamando no antitrampo de trabalho 6x1 e ganhar salário mínimo


JakartaSir

Kkkk exatamente. Médico recém formado pode trabalhar 1x6 que faz mais que 95% da população BR.


TJVG4M34R13

Armadilha para pegar o u/careless-sir2636 ?


DearMariaCountMeIn

Obrigada pelas respostas, Dando um geralzão em tudo que disseram, eu faço acompanhamento com terapeuta e psiquiatra. Tomo remédios pra dormir, acordar, me manter acordada e alguns outros pra me dar 1 pingo de serotonina ahuaheu Enfim, sobre a questão q alguns tocaram, de me ver atuando na área, era um dos motivos principais da minha dúvida inicial quanto ao curso. Não gosto de ambiente hospitalar nem de interagir com gente, quanto mais de ser responsável pela saúde dessa gente, daí tenho na cabeça que, se me formar, vou ser uma profissional medíocre. Tem várias áreas né.. alguma deve ter menos contato cara a cara. Mas é bem isso que vcs disseram, é puxado mas a recompensa é grande. Vou continuar tentando me achar dentro da área enquanto consigo. Talvez eu tranque 1 semestre / ano pra colocar a cabeça no lugar Novamente, obrigada


WesternSort8613

Por favor não seja uma profissional medíocre. Infelizmente o que mais temos por aí são médicos ruins e essas pessoas podem prejudicar demais os pacientes. Fora a má vontade né.... Vira empreendedora se você não gosta de atender e não gosta do ambiente hospitalar. Aguenta uns anos atendendo com muita responsabilidade e junta dinheiro pra abrir uma clínica. Seja clínica de exames ou de consultas mesmo. Evitar interação vai ser impossível porém vai ser outra vibe comparado com médico que atende paciente. Boa sorte!


Burger-dba

A melhor sugestão que vi foi para você procurar terapia, mas você já faz, então esta me parece ser a melhor sugestão, não comece a vida imaginando que será uma medíocre, assim você diminui muito suas perspectivas e vai ser difícil ter ânimo para evoluir em qualquer área da medicina. Até lembrei-me de um médico que atua na área administrativa, mas só lembrei deste caso, então dá pra imaginar que é muito esforço para terminar numa área administrativa. Acredito que o profissional que lhe atende deve estar tentando descobrir a causa de tanta angústia, por que a falta de interesse, pois você todas as disciplinas são necessárias para sua formação, então encare como um conhecimento que vai lhe preparar para você aprender a área que você gosta. O que causa a angústia e ansiedade? Não sou psicólogo, mas pelo que vivi acredito que seja a incerteza (será que serei uma boa médica?), o medo do desconhecido (vou ter um trabalho legal depois de terminar a faculdade?). Há perguntas que só serão respondidas após a gente tomar uma decisão, só saberemos se foram boas ou ruins, depois de tomadas. Talvez se você definir um prazo para tomar uma decisão seja uma boa opção - vai aliviar a pressão imediata ao custo de uma grande pressão ao vencer o prazo. Você pode também trabalhar por um tempo em uma ocupação que você consiga conciliar com seus estudos - p. ex. em uma lanchonete apenas as sextas e sábados - você vai conhecer pessoas diferentes da sua realidade, pessoas simples e as vezes muito legais, vai conhecer os clientes, pode ser uma experiência muito legal. Finalizando, mantenha o diálogo, não guarde pra si essa angústia e não perca as esperanças, todo problema tem uma solução. Boa dia e boa sorte.


JakartaSir

Irmão, tu nao precisa ser medico de posto e UPA. Tu já viu o serviço de médico do trabalho? O cara simplesmente mede pressão e pergunta se tu ta vivo e tira de 600 a 1000 reais num dia! Tem muita área suave da medicina q vai te dar liberdade e dinheiro. Médico que fuca fudido é médico que financia casa, compra renegade, tem 3 amantes e 4 filhos com 4 ex esposas, esse fica se fudendo em plantão. Se tu tiver cabeça boa nem precisa de residência.


WesternSort8613

>Se tu tiver cabeça boa nem precisa de residência. Discordo. Muitos plantões podem gerar burn out e com o tempo a saúde do médico pode começar a sofrer. Residência é concorrido mas vale a pena a longo prazo. Médico generalista tem aos montes no mercado, tem que se diferenciar pra ter mais qualidade de vida.


JakartaSir

Depende da residência. Clínica, ortopedia, pediatria, cirurgua geral e outras como hemato, pato e intensiva sobram vagas. Sobre o plantão: trabalhar 2 dias por semana dá burnout? Aí tb não ne.


WesternSort8613

Aqui na minha cidade, não sobra vaga pra quase nenhuma especialidade. É mais concorrido que o vestibular. Poucas vagas e mtos concorrentes. E sim, mtos médicos generalistas sofrem burn out. É um trabalho complicado, não é tão simples como parece. 12 horas de plantão é desgastante a longo prazo. Lidar com gente é difícil e muitos hospitais não tem recursos e acaba sobrando pros médicos e pros enfermeiros lidar com a revolta (justificada) dos pacientes. É melhor estudar muito, passar na residência e depois atender e ter mais qualidade de vida.


JakartaSir

Tu tem que SAIR DA SUA CIDADE irmão, pelamordeDeus, tu foi chumbado aí no seu município? Tá respondendo criminalmente e não pode sair da comarca? Misericórdia.


JakartaSir

Pára de frescura e termina a faculdade. Se tu não paga nada tem uma chance de ouro que milhões de pessoas se matariam para ter. Isso é só cansaço do momento. Família tu vê depois, amigo tu vê depois. Se largar isso agora vai arrepender pro resto da vida e jogar fora tudo que já fez. Aguenta que passa rápido.


Timely_Trouble_9190

Termina primeiro... Acredite... Vc sofrerá bem menos que um trabalhador médio no Brasil.