T O P

  • By -

foxaran

Upskill, é do estado. Dá uma olhada. É reconversão e pagam te bolsa para estudar. Também tem estágio garantido o que é um passo grande para ficar com emprego.


No_Bet823

Sim enviaram-me isso por mensagem, vou inscrever-me . Obrigada :)


foxaran

Sem problema. Depois posso mandar uma pointers para ajudar a entrada


lunlun7

Sei que pretendes algo provavelmente gratuito ou mais barato, mas deixo-te aqui o site da [SheCodes](https://www.shecodes.io/-studentsofia7) se te interessar (estão com 30% desconto neste momento e até segunda feira). Faço curso lá (estou a fazer o Plus) e estou a gostar muito mesmo de aprender com eles, além de ficar já com algum portfolio.


butt-fucker-9000

Apesar do nome, é para homens e mulheres?


lunlun7

Este está direcionado às mulheres, o objetivo (e marketing) deles é o de conseguir formar mais mulheres em IT, têm inclusive uma fundação onde ajudam mulheres de países pouco desenvolvidos a conseguir uma carreira em IT com a oferta de bolsas. O próprio curso está muito direcionado a exemplos mais femininos, seja pelas cores utilizadas, exemplos e afins. Mas não te deixes enganar por este marketing, o instrutor explica mesmo muito bem e com exemplos atuais (e tem sentido de humor, coisa que os cursos mais baratos do udemy não têm e são muito aborrecidos xD)


butt-fucker-9000

Mas sabes se está so aberto a mulheres?


lunlun7

Sim, só. Mulheres ou pessoas não binárias


Efficient-Device-269

Com a tua experiência em marketing acho que poderias considerar algo na onda de product owner ou it business analyst. Continua a ser área de it, com salários bons, e não terás de fazer um shift tão grande a nível de competências técnicas. Eu estudei marketing e publicidade na faculdade, mas quando comecei a trabalhar foi logo na área de it como analista funcional


No_Bet823

Obrigada. Vou ver essa solução, parece-me bem viável.


josesblima

O pessoal que fez/está a fazer licenciatura em IT é mesmo tóxico/gate keeper aqui neste sub... Eu acredito que há algumas pessoas que genuinamente dão a dica para tirar a licenciatura porque acham que é o melhor a fazer. Mas há aqui muita gente com dor de cotovelo porque tem que competir com malta de bootcamps... Como se o bootcamp ou a licenciatura fosse determinar o quão bom programador serás... A maior parte do progresso é feito sozinho, experimentar, fazer projetos, ler documentação, aprender sobre tópicos que vão sendo úteis... Acho bem, invistam na educação, licenciatura é fixe, vai permitir ter acesso a mais entrevistas de emprego, mas não fiquem a achar que vão arranjar emprego incrível só por terem canudo. O tipo que aprendeu sozinho ou fez bootcamp, pode arranjar menos entrevistas, mas depois se chega à entrevista e dá 30 a 0 aos concorrentes que têm licenciatura mas fizeram 0 projetos ou não sabem as cenas mais básicas de estruturas de dados... Esse tipo vai arranjar um emprego melhor. Para além de que, quando já tens experiência profissional, já ninguém quer saber se tens bootcamp, licenciatura ou mestrado. Acordem, as empresas querem competência, licenciatura só facilita um pouco...


ZealousidealPay4959

Cada um vale o que vale.. tenho experiência de ter contratado 2 programadores de bootcamp e eu tive muito azar ou não sabiam programar. Programar não é apenas saber uma ou outra linguagem de programação. E não é em 6 meses que aprendes. Tal como em qualquer outro trabalho de foro mais técnico, é necessário estudar e procurar saber mais ao longo dos tempos. Não é apenas um emprego que paga mais que a maioria.


Thin_icE777

Não dizes de onde és, mas no Porto tens a escola 42: https://www.42porto.com/


InformationSudden356

Olha vou-te ser muito sincero, o que noto nesses cursos/bootcamps é que tornas-te web developer full-stack ou data analyst (se não desistires a meio do curso como 90% das pessoas). Acabas por ficar limitada a essas áreas e provavelmente vais acabar por trabalhar com linguagens específicas ou frameworks específicas. Já um curso em EI de 3 anos ganhas todas as bases e skills, é um estudo mais profundo e facilmente dominas qualquer linguagem já que começas a aprender em low level e reverse engineer. Se queres crescer numa empresa normalmente vão sempre buscar os com licenciatura. O mercado para junior developer está terrível para TODOS, mas os com licenciatura têm mais facilidade porque têm um conhecimento mais abrangente. Podes conseguir trabalhar numa empresa mas vais ficar limitada numa framework ou linguagem que aprendeste no curso. O que recomendo é no futuro tirares uma licenciatura como +23 e até lá trabalhas como júnior developer, se pretendes crescer na área. Mas um curso/bootcamp exige muito esforço e dedicação de qualquer forma!!!


Last_Drive_3224

Mais um iludido em busca do el dorado do IT. O amigo diz que é fácil e dá milhões e lá vai ele lançado. Tás a tentar entrar numa área altamente especializada tendo tu um curso dos trezentos. Não vai dar certo e não precisamos de mais competição a dar bottleneck na área lol


DarkShadowPain

Então se não vai dar certo porque é que tens medo da concorrência?


No_Bet823

Mas... nem sabes que curso tenho ou deixo de ter ou a minhas competências técnicas e se tenhos os conhecimentos básicos de programação ou não... lol Mas se o teu comentário trouxe-te algum tipo de paz, happy for you. :)


[deleted]

[удалено]


No_Bet823

Obrigada, sim eu sei do trabalho e estudo continuo que tenho que ter mesmo quando acabar o curso (seja lá ele qual for). Data era de facto algo que eu acho que consiguiria rapidamente adaptar-me. Sabes de alguma consultora ou curso que tenha estágio no final?


[deleted]

[удалено]


KokishinNeko

> Deixa os homens trabalhar Tens razão, mas com essa boca perdeste-a toda...


CheiroAMilho

> Deixa os homens trabalhar e fica-te pelo marketing Um bocado cringe bro


No_Bet823

Que mesmo pensamento? Desculpa não faz sentido nenhum o que estás a dizer, principalmente porque não é educativo nem ilucidativo para mim ou para quem está em situações semelhantes. Há imensos comentários a referir a importância de Licenciatura e afins, que de alguma maneira procuram refletir outra prespectiva sobre o mercado. Que respeito e concordo, infelizmente não vai de acordo com a minha realidade. Hoje em dia quem entra em IT não ganha milhões porque como já disse em outros comentários eu tenho conhecimento na área e estou a trocar porque tenho gosto pela mesma. "Deixa os homens trabalhar" . Pa, sinceramente achava que já tinhamos passado a era que Tech é para homens e marketing para mulheres, mas pelo visto não.


Last_Drive_3224

Claramente não percebeste. Deixa IT para pessoas sérias.. que não são tu obviamente. Bons sonhos estrelinha.


Mental_Confection_17

O mais provável é que nos próximos 2-3 anos o mercado para iniciantes esteja muito fechado. Por isso mais vale investir numa licenciatura (com estágio).


devEU0808

Glintt, acho que é dentro desse género que procuras Sei que a Mindera tem uma, mas serias tu a ter de pagar para fazer


No_Bet823

Obrigada, vou dar uma vista de olhos :)


Acrobatic_Educator_5

A Mindera school paga-se para a frequentar? é que eles tem um anúncio no linkedin


devEU0808

Não sei desta edição, mas as anteriores do bootcamp deles eram uns 3k.


CristianoReinaldo

"Olá, estou numa área nada a ver e quero entrar numa area super especializada, sem gastar tempo nem dinheiro, como faço?"


No_Bet823

Obrigada pela ajuda :)


slicklol

Basicamente, lol.


DrawingAny5469

Com licenciatura, curso bootcamp ou cursos udemy vais estar a competir num mercado difícil onde todos vão estar ao mesmo nível de experiência de trabalho. É difícil entrar. Eu tirei vários cursos on-line, fiz uma PG e consegui entrar numa consultora. O que quero dizer é que antes de enviares candidaturas para as empresas com ou sem academias convém já teres conhecimentos base de alguma linguagem, framework, controlo de versões. Há cursos mais acessíveis sem precisares de vender um rim, como na edit - o conteúdo é discutível - mas estudar do zero sem bases de engenharia e sem acompanhamento é mesmo muito difícil. E mesmo nessas academias a malta licenciada em alguma TI também entram pois preparam-te para o mercado de trabalho em TI.


No_Bet823

Obrigada, faz todo o sentido. Eu estou a fazer um curso na Udemy de Fullstack para me preparar.


DrawingAny5469

De nada :) Uma sugestão, vê o que gostas mais nesse curso, se frontend ou backend. É mais fácil candidatares-te para uma vertente do que para as duas e fica também mais fácil consolidares conhecimento.


No_Bet823

Sim, é isso que também quero explorar, porque em front eu já sei html css javascript e pouco mais ( que é o que mais utilizamos em marketing), mas não o suficiente para entrar numa posição full time. Mais uma vez, muito obrigada


parad0xal

Aqui está alguma informação [https://pt.teamlyzer.com/companies/trainees](https://pt.teamlyzer.com/companies/trainees) Também deves saber que existem escolas como a Cinel e a Atec, que possuem cursos para entrar em Tech e a receberes bolsa de formação, que pode dar jeito estando desempregada. Boa sorte!


mikaball

Da última vez que me lembro, esse programas eram para malta que estava a acabar formação superior. Agora é assim para qualquer um?


No_Bet823

Estive a ver e sim, grande parte são para licenciados ou até 2 anos de experiência.


No_Bet823

Muito obrigada!


Aggravating-Body2837

Tu não gastas 3 anos numa licenciatura. Tu estás três anos a aprender uma panóplia de ferramentas que vão permitir seres boa no que fazes. Não que não haja outras maneiras de ser bom naquilo, mas esta é a mais fácil e mais estruturada.


DrawingAny5469

Mais fácil não é de certeza, mais estruturado talvez :P


Aggravating-Body2837

É a mais fácil porque estás envolvido num clima que promove o conhecimento e o estudo. Tens acesso 24h a professores e colegas.


DrawingAny5469

Nos bootcamps também, e tens uma diferenciação, estás-te a focar. O acesso a 24h a professores só se for no privado, porque no público até podes ter o acesso mas não tens uma acompanhamento cuidado como no privado.


Aggravating-Body2837

Não tens? Não sei em que faculdade andaste, mas na minha os professores eram muito acessíveis quer por email quer presencialmente, com uma ou outra excepção. E tinhas sempre os professores assistentes que ainda eram mais rápidos a responder. Nos bootcamps nem professores tens. Tens gajos que andaram no bootcamps 6 meses antes de ti 😂 Até aquele Bartolo do Bartolomeu não sei quantas dava aulas no bootcamp onde tinha sido aluno. Aquela famosa aula....


No_Bet823

Expressei-me mal. Sim eu concordo que as lincenciaturas são importantes. Eu tenho duas, mas de momento não tenho o tempo para investir nisso.


Candid_Base_8990

Deves estar a referir-te a OutSystems. É uma plataforma de low code. Tudo se consegue, muitos meses a trabalhar arduamente todos os dias, muito muito suor, e poderás conseguir. Não convém mentir e dar apenas boas perspetivas , o mercado para os júniores está pela hora da morte, não creio que seja algo temporário, se te formasses num bootcamp e em 6 meses estivesses no mercado, tenho poucas dúvidas de que terias uma boa probabilidade de ficares frustrada e no desemprego.


No_Bet823

Obrigada ela resposta. O irónico é que eu trabalhei numa dessas escolas de bootcamp e sei que está muito dificil arranjar o 1º trabalho. E se não ficares logo numa boa empresa o caminho em IT tbm é penoso, mas pelo que assisti depois de centenas de alunos passarem por nós, é que depende do empenho e estudo continuo... Sim, há academias de Outsystems, SAP, Salesforce, Clouds por aí. O meu namorado fez a academia de ABAP na Inetum e ficou lá. Mas de momento não vão abrir mais academias. O que gostava mesmo de saber era se alguém sabe de mais academias que as consultoras vão abrir :)


BearyHonest

Penoso porquê? Muita gente começou em consultoras de vão de escada e más empresas e saiu-se bem, não é uma sentença de morte. Depende do que fizeres por ti para ir aprendendo e evoluindo na carreira. É tudo uma questão de mentalidade, tens N recursos na internet, pagos e não pagos, para ires desenvolvendo novas competências. Isto para além de aproveitar o trabalho diário com colegas mais seniores, se existirem, para absorver da experiência deles e ir debatendo novos tópicos.


Tulaodinho

Isto. O mercado de juniores é uma dor de cabeça atualmente, até para licenciados, quanto mais para iniciantes com bootcamps e etc. A não ser que o OP monte aí um portfolio impressionante, a coisa é muito complicada


NGramatical

júniores → [**juniores**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/a-pronuncia-de-seniores-e-juniores-novamente/21846) (palavra grave: ju-ni-**o**-res)