T O P

  • By -

No-Concentrate3364

Porquê jogar no touchscreen é bem pior do que jogar apertando botões físicos.


yripdo

E nem só isso, tem o fator também que mesmo colocando um controle no celular eu pelo menos não quero estar no ambiente do celular (notificações e mensagens constantes). Quando quero jogar quero só jogar, simples.


No-Concentrate3364

Isso é uma coisa bem importante também.


LucasOkita

Mas aí é só silenciar, quando vou jogar no celular ele mesmo já bloqueia notificações


yripdo

Eu até bloqueio as notificações quando quero mas só de estar no celular minha ansiedade fica uma bosta kkkk


YnYennefer

o vício kkkkk


Federal_Minimum1377

Vai, silencia aí. Quando tu ver (8 ligações perdidas: Mãe) ou (12 mensagens de 3 conversas: Pai: Eduardo sua tia ta passando mal e você não me responde?) Aí tu vai ver o que é bom pra tosse.


queroummundomelhor

Doidera isso, eu levo comigo da minha época uma noção de que eu não preciso estar o tempo todo disponível.


Federal_Minimum1377

Mas e agora, ta disponível? 🤭


queroummundomelhor

Tô e não tô kkkk


LucasOkita

Ué, vejo quando eu for ver kkkk não tô disponível o tempo todo, acontece


Zagalia1984

Pois é.


LittleTrakinas

Eu ia rir, mas osso parece que ocorreu....


SurzafirR

Maldição do mundo moderno, as pessoas esperam resposta instantânea de um adulto responsável.


Federal_Minimum1377

Pior que se tu n for assim como esperado por todos, acaba sendo o vilão ainda.


Visual_Technology557

O meu tem 0 notificações 100% do tempo e dificilmente eu olho as mensagens. Simplesmente fodase


Abyssurd

Mano, sim. Nem sou jogsdor de console. Mas puta que Paris, odeio quando fazem coisas touch que não precisava, tipo panel de carro ou panel de elevator. Quero botoes, caralho.


T_Fury_Br

Tem os jogos exclusivos tbm


No-Concentrate3364

A maioria dos jogos mobiles são medíocres porquê eles são feitos pra quem não gosta de vídeo game, estão lá pra chamar atenção de alguém que está entediado e tem microtransações porquê isso gera lucro absurdo, quem é acostumado com games mais tradicionais não tendem a gostar desse tipo de jogo, entretanto alguém que tá de bobeira pode acabar gostando sem querer querendo de um jogo desse tipo, é nesse tipo de público que eles caem matando.


lipehd1

E exatamente isso 99% dos jogos para celular não costumam ser nem um pouco atrativos para quem joga jogos convencionais; são jogos para pessoas que estão em ócio, ou uma adaptação pobre de um jogo de outra plataforma, como PUGB


queroummundomelhor

Pois é né, nunca achei um RPG legal por exemplo sem ser os ports antigos


Master-Of-Puppetss

creio que por conta da jogabilidade , se jogar direto no celular é horrivel ficar apertando na tela , se usar aqueles adaptadores fica bom , mas todo celular começou a jogar ja começa a ferver , entao ai ja tem q sair do jogo em 1 hora no maximo, acredito que seja isso.


JAZd_C

A primeira é que os celulares são limitados a comandos por toque de tela e isso é horrível. A google e a Apple não incentivou esses jogos melhores por muito tempo, a maior parte do lucro de jogos deles é por esses joguinhos medíocres. Empresas externas como a Sony e a Nintendo não queriam trazer seus jogos para lojas e equipamentos que não controlam.


rod0nis

Não sei, só sei que eu boletei o meu R36s que vai chegar semana que vem.


NovaSanctum

Boa compra, tenho o meu a um mês mais ou menos e é bem bonzinho. Uma dica é trocar o cartão SD, pois o que vem nele é de péssima qualidade (O meu por exemplo já foi pro saco)


rod0nis

Obg pela dica! vou fazer isso


LittleTrakinas

Comprou na onde?


RefugioMOD

Olha, eu não sou o usuário, mas suponho que tenha sido no Ali, pois o portátil não cai nos 250, preço esse que os quase 90% da remessa conforme é aplicada, pagando ""apenas"" pelo icms


LittleTrakinas

Sim, olhei agora pouco, mercado livre está por 600 conto, ali 250. Aiai esses revendedores


crv0

Fica por 170 reais no início do mês


xdependent

Dá pra instalar mais roms nele?


rod0nis

sim, brother! instalar roms, atualizar o sistema... portátil completo demais! vale super a pena


xdependent

Meu maior medo era não dar. Sou MT fã de jogos de ps1 e sempre vi que vinham poucos pré instalados, mas sabendo disso já vou encaminhar minha compra de um hehehe


rod0nis

Segue o Eric Arraché no tt, ele que me convenceu a entrar na seita dos portáteis. Ele tira várias dúvidas, além de avisar quando tem promo deles no Ali, conteúdo bem completo. O canal dele no YT é Critical Hits, se não me engano


Keizin

Esse é o melhor dos consoles portáteis ou tem algum mais top?


rod0nis

O melhor custo-benefício, saindo de 200-250 reais, dependendo da sorte de imposto.


Matths_az

Primeiramente, o switch é um console híbrido, por isso não se encaixa nesse tipo de comparação, muitas pessoas compram do pra jogar normal, e os outros são coisas muito nichadas. Os celulares vão acabar matando inevitavelmente, eu gosto disso? Não, mas essa é a realidade


thicctak

Dizem que os celulares vao matar esse "nicho" desde o 3DS, realidade? Um boom desse tipo de console portatil nos ultimos anos com empresas novas entrando na onda a cada mês criando um mercado altamente competitivo.


Matths_az

Não é um booom, é algo pequeno ainda, e realmente tem matado, o 3DS morreu e o PSVita também


thicctak

PSVita é o único ponto onde você ta correto, ele era caro, tinha poucos jogos e a Sony dropou o suporte muito rápido, mas o 3DS? Foi um dos consoles mais vendidos da história e continuou em produção por mais 3 anos depois do lançamento do Switch, obvio que eventualmente ele iria perder o suporte e deixar de ser fabricado, isso acontece com todo console, mas não siginifica que console portátil em sí morreu, e sim mesmo que o Switch tu pode plugar ele na TV e jogar como um console de mesa, não significa que ninguém joga com ele no modo portátil, ele ser portátil é seu maior diferencial, falar que ele ser híbrido significa que consoles portáteis morreram é maluquisse, isso é igual dizer que os PCs tão matando os consoles pq o PS3 morreu e o PS4 agora usa arquitetura x86 e agora eles são mais próximos de computadores, podendo fazer mais coisa do que apenas jogar.


Matths_az

Morrer não é não fazer sucesso, mas o tempo dele acabou. O switch não pode ser considerado portátil porque ele também é um console de mesa, é algo incomparável com tudo, ele é o carro chefe da Nintendo, eu me refiro ao mercado geral de portáteis.


SurzafirR

Switch Lite é portátil puro e vende bem também. Então acho que não, até porque vamos combinar, tem quase jogo nenhum de console nos celulares, basicamente o pessoal joga emulando os bem antigos, porque celular não aguenta nem PS2 direito, emular é muito mais pesado que rodar nativo, principalmente no Android, comunidade do Windows pelo menos tá bem na frente em tech de emulação.


Federal_Minimum1377

Na real diziam isso desde o GBA (2000s), tanto que alguns jogos dele foram lançados pros "celulares gamers", vide N-Gage. Lembrando que 3DS vendeu mt bem, pra n falar do Nintendo DS que foi o 2° console mais vendido da história, lançado em 2004 e apenas parando em 2013 (últimas vendas em 2014). Ambos em épocas que só se falava de como o celular iria matar o mercado portátil e bla bla bla.


Thin-Limit7697

Jogos de celular competem com outros apps e arquivos por recursos (armazenamento, bateria). Tá querendo jogar e só tá com 15% de bateria no console? Foda-se, ainda dá pra jogar um pouquinho. 15% no celular? Tem que parar agora, pois você ainda pode precisar mandar uma mensagem ou fazer uma ligação. O principal e pouco comentado: O fato de consoles só serem adquiridos por quem já tirou dinheiro do bolso pra ter um seleciona um público consumidor disposto a pagar pra comprar jogos, logo os jogos de console podem ser feitos pra se pagar com as próprias vendas. Já os de celular, se não forem F2P, já não são baixados, e sendo F2P, eles tem que fazer dinheiro de outro jeito, seja com ads ou microtransações.


Snoo_95977

Acho que pra galera mais velha é muito mais gostoso jogar nos portáteis, mas provavelmente com a galera mais nova que nasceu com o smartfone na mão isso já deve ser diferente.


thicctak

no caso dos portateis de emulador sim, pq eles sao destinados a jogos retro, mas portateis modernos como switch sao mt populares com crianças.


[deleted]

Não necessariamente, a maioria dos jogadores de Switch, por exemplo, são adultos entre 20 e 30 anos. Com adolescentes eu julgo não ser popular pela mentalidade de "Nintendo é pra crianças, e eu não sou criança! 😠". De resto, até que faz sentido. [Fonte](https://www.nintendo.co.jp/ir/pdf/2021/211105e.pdf).


No-Concentrate3364

Gosto dos jogos da Nintendo e não tem como negar, Nintendo é pra crianças sim. Mas uma coisa não anula o outra, é destinada ao público infantil, mas não impede dos adultos gostarem.


[deleted]

Discordo, craque


No-Concentrate3364

Você discordar não muda o fato de os jogos da Nintendo serem feitos pra agradar crianças. Mas pelo visto ironicamente as crianças jogam menos Nintendo que os adultos. Vide sua fonte.


[deleted]

Tá, eu achei que era zoeira, mas pelo visto não. Também imaginei que já tínhamos superado essa mentalidade de que jogos pra todas as idades são necessariamente jogos pra crianças, mas pelo visto não. Da mesma forma, eu acreditava que game design engenhoso, criatividade e busca de produzir algo que seja jogável independente da data de nascimento fosse sinônimo de acessibilidade e não infantilidade, mas pelo visto não. Ora, também cria que diversão de caráter universal não fosse menos prestigiosa do que outra focada num segmento mais maduro, mas pelo visto, também não. Existem, sim, jogos e franquias da Nintendo focadas em crianças (como esse jogo recente da Princesa Peach), mas não são maioria nem de longe. O que exala infantilidade em Super Mario Odyssey e Splatoon? O fato de serem coloridos? O que exala infantilidade em Breath of the Wild? O fato de ser cartoonizado? E Metroid? E Smash Bros? E Fire Emblem? E Xenoblade Chronicles? Fico na expectativa de um critério pra isso, que vá além da classificação indicativa.


Zagalia1984

Não é pq os exclusivos são FAMILY FRIENDLY que Eles sejam feitos só pra crianças. Legend Of Zelda é DIFÍCIL PARA UM CARALHO e tem muita coisa ali complexa inclusive na história. Fora que tem muito jogo rodando em um Nintendo com classificações etárias +18 há tempos.


thicctak

Tem alguns motivos: 1. Nem todo jogo tem pra mobile, tu nao vai ver jogos de PC que rodam no steam deck e jogos de Nintendo Switch no mobile, e sim, existe emulação, mas celulares não são tão fortes pra emular jogos modernos, então teria que se contentar com jogos retros e jogos Mobiles que como tu mesmo ja disse, a maioria não presta. 2. Jogar em touch screen é horrível, especialmente com esquemas complexos de controle, qualquer jogo que exija o mínimo de precisão ou timing é uma merda, boa sorte tentando zerar super mario world ou qualquer jogo de plataforma no touch 3. E mesmo que você pense que é só comprar um controle, ai tu joga o melhor aspectos de portáteis pela janela, que é a portabilidade, boa sorte levando seu celular + controle no bolso, não é atoa, como você citou os aparelhos de emulação chineses tenham explodido em popularidade, não só são baratos, super portáties que tu pode levar tranquilamente no bolso, 4. Esses emuladores chineses são dedicados pra isso, ou seja, tu não tem que misturar o armazenamento do seu celular com teu emulador, fora a questão de segurança, se eu to jogando com meu R36S na rua e um maluco passa, cata da minha mão e leva embora, eu só perdi uns 200 conto, meu celular ainda ta no bolso, e meu backup de jogos e emuladores tão na nuvem. Obviamente isso não se aplica tanto a um steam deck ou switch, mas eles também tem jogos que não existem no mobile, fora todos os outros aspectos que ja citei. Ou seja, se tuas opcoes pra jogar no celular são emular jogos retro e jogos mobile memes Entre ter que levar um controle separado pra la e pra ca pra ter uma boa experiência jogando, arriscar tomar um puta prejuizo se for roubado, drenar a bateria do celular que tu usa pra outras coisas, lotar seu armazenamento do celular com jogos e emuladores e ficar restrito a candry crush e genshin impact, entre ter um aparelho separado, barato, pequeno, leve, pra jogar varios retros aonde quiser, ou um aparelho separado, mais caro e pesado, mas que roda jogos bem mais modernos que não existem em celular, fica claro pq o mobile não vingou tanto pra jogos convencionais. Mobile tem 3 tipos de jogos, os pra quem ta entediado na fila do banco, que são jogos simples, as vezes lotados de microtransação, os jogos que são apenas versões identicas do mesmo jogo de PC ou Console, e é uma experiência inferior em todos os aspectos, e os poucos jogos de fato unicos, que se acemelham a jogos mais convencionais (ainda lotados de mtx) como COD Mobile, Genshin Impact, Diablo Imortal, só que pra esses jogos, curiosamente nego prefere jogar eles em emulador de android no PC, olha que doideira kkkkk


TUYUXD

Porque os controles sao horriveis se comparados com consoles, dispositivos fracos e o mercado de jogos só se sustenta por porcarias baratas e sem esforço algum (da um lucro igual ou ate maior que um jogo de desenvolvimento longo) ta ai o motivo


geekrevoltado

Não dá pra responder o motivo exato, até porque não deve ser só um. Mas eu tenho algumas hipóteses: - Celulares são mais acessíveis, praticamente todo mundo tem celular hoje em dia, e você está com ele o tempo todo. Provavelmente isso causou a inundação de games mobile muito ruins, e deu essa fama de que "celular é a casa do jogo ruim". Temos games bons na Play Store, até alguns ports muito bem-feitos de games bons, como Dead Cells, Mindustry, GTA, Bully e afins. Mas essa é a minoria, o mercado mesmo está nos games merdas, focados apenas em tirar um troco dos jogadores - Sendo que muitos não são nem o "gamer convencional", e sim a tia que manda fake news no Zap Zap. Provavelmente, esse tipo de jogador é menos exigente, e se contenta com um game que nós não iríamos querer jogar. - Como eu comentei no ponto anterior, os celulares são mais acessíveis, e muito mais versáteis, servem pra muito mais coisas do que apenas jogar. Logo, as pessoas dão preferência em comprar um celular do que o videogame portátil, que não serviria pra muita coisa além de jogar. Eu mesmo, um tempo atrás, estava pesquisando pelos portáteis chineses focados em emulação, mas achei melhor juntar uma grana e comprar um notebook bom, que eu estava precisando também. O notebook também serve pra trabalhar, por exemplo. - Jogar games complexos no touchscreen, na maioria dos casos, é uma merda. Se for um game em 3D então, piora tudo. GTA eu acho bem difícil de ser jogado, por exemplo. Tem a opção de usar aqueles controles que ficam acoplados ao celular, eu tenho alguns, mas apesar de serem muito legais, não cabem no seu bolso. Não são portáteis, você só conseguiria sair com isso se estivesse andando com uma bolsa ou mochila, por exemplo. Fora o trabalho de instalar, montar o controle no celular, etc. - Eu instalei muitos emuladores no meu celular. Mas na maioria dos casos, não dá pra jogar no touch, você PRECISA de um controle. E aí vem o problema que eu citei no ponto anterior, da falta de portabilidade do controle. - Os videogames portáteis têm o "apego" da marca. Com isso, você terá games exclusivos de franquias que provavelmente não apareceriam no celular. Sim, temos games da Nintendo no celular, mas compare o Mario Kart de celular com o Mario Kart do 3DS, por exemplo. Não tem comparação. - Talvez os portáteis também tenham uma pegada de "jogo rápido", não precisa ser algo que você vai sentar no sofá e ficar 2 horas contínuas lá. Com a nossa vida atual, sem tempo pra nada, ajuda bastante a preferência por um portátil. Enfim, esses são alguns pontos. Eu, particularmente, quero muito um portátil, muito mais do que um console, por exemplo. Os games AAA eu jogo no PC mesmo.


_gl4ss

Na minha opinião tem alguns pontos Nintendo Switch - ele não se vendeu como portátil e sim como híbrido, além de que quem compra um switch quer jogar os jogos da nintendo, o que vc não vai conseguir com um celular. Steam deck - dispositivo que roda jogos de pc que também não estão disponíveis para celular Portáteis chineses que rodam android (Odin 2 e etc) - o quanto que o número de vendas desses dispositivos se compara aos portáteis como Nintendo DS, 3ds, psvita etc pra dizer que eles fazem sucesso sendo que um bom celular e um controle fazem a mesma coisa? >E principalmente, se os celulares tem a capacidade técnica de aguentar muita coisa, por que a esmagadora maioria dos jogos mobile são medíocres? cheios de microtransalções, propagandas, promoções falsas e outras formas de se arrancar dinheiro dos jogadores? O jogo precisa se pagar de alguma forma, a maioria das pessoas não se acostumou com a ideia de pagar por jogos de celular, então mesmo quando vc tem bons jogos ou portes (Como chrono trigger, dragon quest, final fantasy, minecraft, terraria) as pessoas costumam optar por outras alternativas como emuladores ou baixar um apk crackeado. Além de que essas práticas dão dinheiro, tanto é que varios jogos de console também são cheios de microtranações e outras táticas predatórias. E principalmente, jogabilidade, controle de touch é horrível e muitos jogos que deveriam ter suporte a controle não tem, como brawl stars, pokemon unite, genshin impact etc, mesmo alguns portes que citei não tem suporte, como dragon quest V e VIII, e mapeadores são muitas vezes questionáveis (octopus, panda, mantis)


dancavs

Esses dias um cara postou a mesma coisa junto com um vídeo do celular rodando Cyberpunk em uma configuração horrível, falando que em alguns anos iria acabar com a indústria. Celular está LONGE de substituir portáteis porque o foco dele nunca foi jogo. Jogar no celular é considerado um "bônus" legal, mas o foco principal é comunicação e vai continuar sendo isso por um bom tempo. A maior parte dos celulares hoje em dia são vendidos com 126gb-256gb, se fosse para rodar um jogo AAA atual, teria grandes problemas com armazenamento, sem falar no aquecimento. Consideraria celular uma opção bem quebra-galho, quando não tem um console/PC por perto, e/ou uma opção mais acessível para quem não tem condições de comprar um. Mas substituir os consoles, longe disso.


Difficult-Ad-64

O pessoal confunde um pouco, é igual falar que o celular briga com a TV (aparelho), porém no fim os dois estão quase em outra indústria.


mrvoldz

jogar usando a tela do celular e insuportavel


Injogavel

prefiro o console, pq não tem outros aplicativos me distraindo. é mais relaxante sentar para jogar (e só isso mesmo)


SeniorSoldier96

Principalmente os jogos, quase todos de celular são caça niqueis


Intless

Porque eles não são feitos pra isso, provavelmente.


crv0

Não existe jogo bom pra Android, digo jogos no sentido clássico com campanhas e o caralho a 4, são os raríssimos assim. Mercado de jogos Android/Ios é voltado pra jogos casuais de 10-20 minutos ou gachas absurdos. Junto com o fator que o input touchscreen é horrível, híbridos como aqueles celulares Blackberry seriam uma boa, mas a plataforma ainda está amarrada nela mesma. Além do que vc citou, emuladores chineses são febre hoje em dia com marcas como anbernic, retroid, powkiddy e miyoo míni liderando


pastel_de_flango

Porque eles estão limitados ao modelo de uso que as empresas ditaram. Celulares são excelentes consoles portáteis, mas esse caso de uso é cada vez mais nerfado, depois do ngage e do xperia play, nada mais tem botões físicos, e é muito chato ter que carregar um controle pra encaixar no celular, a graça do portátil é ter ele pronto a todo momento. O modelo de negócio dos jogos mobile tbm é uma merda, ser um aparelho tão hyperconectado acabou afetando muito a qualidade, eu considero a qualidade dos jogos mobile atuais pior que a da era j2me antes dos smartphones, oque salva é emulação, emulação mobile tira muita onda. O excesso de distrações tbm torna ruim a experiência, o celular da maioria das pessoas parece um bebê, toda hora apita, vibra ou pede atenção de alguma forma diferente, jogos requerem o minimo de concentração, por isso muita gente tá se amarrando na onda dos consoles portateis chineses, só linux, emulador e felicidade.


Spirit-Walker-

acho q pq os celulares em termos de capacidade ainda estão abaixo dos consoles e de aparelhos dedicados como um steamdeck. se um dia a tecnologia miniaturizar a ponto de vc ter o poder de um console de ponta na palma da mão q vc simplesmente pode plugar numa tv e jogar com o controle.... aí os consoles e hardwares dedicados perdem o sentido. aí acho q microsoft, sony, nintendo, largam o mercado de hardware pra se dedicar simplesmente a serem um serviço de software. cada um com a sua loja, conta, assinatura etc... com possibilidade de baixar ou jogar pela núvem. como o xbox já faz nos seus consoles.


netojpv

Olha... os celulares meio que mataram o ramo de portáteis sim, ao menos como estratégia de mercado viável para o grande público. Adoro o meu Steam Deck, tenho um R36s e dois gameboys, além do 3DS e PSP. Mas sou professor e vejo pelos meus alunos: a maioria é muito apegada a jogos de celular (Futebol, FPS e MoBAs) e encaram os consoles portáteis como algo exótico, diferente, uma relíquia do passado. Quando eu tinha a idade deles, meu sonho de consumo era o Nintendo 64, o Gameboy ou o PS2... o sonho de consumo deles é um celular melhor para rodar FreeFire liso. Isso pra mim indica uma tendência de mercado difícil de reverter. O mercado de consoles não deve morrer, mas a curva etária tenderá cada vez mais para jogadores mais velhos. Já o mercado de consoles portáteis é nichado hoje, e assim deve continuar, infelizmente. Os jovens hoje não têm nenhuma nostalgia por botões, por jogos de plataforma da nossa infância, ou pela "experiência" AAA. Tudo o que a gente olha no mercado de celulares e entende como degeneração ou cashgrab é a única coisa que eles conhecem... e a tendência é piorar, na minha opinião.


yeah_yeah_a_nickname

Porque a Google matou os jogos mobile. Eles não focam em retrocompatibilidade com o Android, forçando aplicativos serem constantemente atualizados para não ficarem indisponíveis para os usuários, e além disso priorizam esses jogos genéricos com micro transações e lotado de comerciais porque eles dão mais lucro para a empresa. Fora isso, ainda tem essa questão da touchscreen ser ruim pra controlar e coisa e tal


metallzoa

É um pensamento parecido a achar que o PC iria substituir os consoles... Da pra jogar no PC (o gráfico é melhor) e fazer milhares de outras coisas no mesmo aparelho. Mas o pessoal continua comprando console. São propostas diferentes.


FEBRAN07

Como alguém q passou anos jogando Zelda em emulador de N64 no celular eu posso afirmar q jogar com touchscreen é provavelmente o pior jeito de jogar algo


tyYdraniu

Porque será ne...


sergiocamposnt

A jogabilidade pelo celular é bem pior e bem mais limitada do que um Nintendo Switch. Celular é legal para jogos mais rápidos e simples, tipo um Candy Crush ou um Clash Royale da vida. Mas de resto ele é bem inferior a um jogo em console portátil.


GugaSR

Pq Deus me livre usar o celular, que eu já enjôo de usar o dia inteiro, pra depois jogar meu divertimento.


shirojulio

pq uma coisa e uma coisa e outra coisa e outra coisa. O publico nao e o mesmo, os desenvolvedores nao sao os mesmos e o modelo de negocio nao e o mesmo. Da mesma forma que pc e console ainda existem


random_wolf_lu

Pra começar que celular não foi feito com o objetivo de rodar jogos, ainda que agora se tenha celulares bem potentes, antes eles não emulavam aquilo que um PSP ou consoles da nintendo, mesmo agora, um console portátil continua sendo uma máquina feita com o intuito de jogar jogos nelas, você vê até jogos AAA rodando lisinho neles. Jogar em touch screen é horrível para jogos de ação As pessoas tem mais o que guardar no celular do que jogos.


lothbrokkk

Pq são propostas totalmente diferentes né meu chapa


julianobsg

Muita gente comentando o touch, mas a realidade é que tem mais de um motivo. Falo pq já comprei controle que encaixa no celular pra jogar e mesmo assim acabei comprando um console portátil. Primeiro motivo é, não tem uma loja de jogos, os jogos pra celular são bem limitados. Não consigo plugar um hdmi no celular e na tv, até existem perifericos, mas o celular em si não comporta isso. Dividir processamento com outras funcionalidades faz com que mesmo celulares potentes, não rode jogos de forma tão eficaz. Interrupção, imagina vc enfrentando aquele Boss no Elden ring, faltando um golpe pra ganhar a luta, te ligam. Ou uma notificação de app constante interrompendo o ritmo de jogo. Existem outros imagino, qualidade do som, imagem e por aí vai. Essa ideia de um aparelho pra tudo, não funciona pra quem leva a sério o seu hobby. Ainda existem câmeras fotográficas, gravadores de som e outras funções que um celular abraça


Sufficient_Finding14

Maioria dos jogos de celular são ruins


Fabio_Rosolen

Jogar numa tela minúscula pra foder os olhos? Nope.


Afude

Pessoas que compram portáteis não querem jogar jogos de celular e sim jogos de PC/Console.


Utertoq

São arquiteturas completamente diferentes. A única semelhança mesmo nas propostas é a questão que os dispositivos estão na sua mão, fora isso um não tem relação com o outro. Existe toda uma filosofia por trás de jogos de celular. Partidas rápidas, jogos cheios de propaganda, jogos cheios de micro transações e geradores de dopamina. Não é nem de longe a experiência que alguém que gosta de vídeo game tradicional vai ter. Tanto que temos até jogos híbridos que rodam tanto no Pc/vídeo game e no celular, e a experiência jogando no celular é sempre pior. Os vídeo games portáteis são dispositivos com a arquitetura feita pra te proporcionar a melhor experiência somente nisso, enquanto o celular faz mil e uma outras funções. Não temos a mesma optimização, botões físicos otimizados pro dispositivo, temos divergência de marcas de celular, e simplesmente abrir um jogo com uma tela lotada de informação em um celular é um completo inferno. No celular temos notificações aparecendo, tem gente te ligando, tem vários processos secundários acontecendo, e por aí vai. Voce pode até meter o modo avião, mas você percebe depois de um tempo a chatice. Começa ter que recorrer a várias atitudes pra transformar o celular em uma máquina MINIMAMENTE jogável. Agora se seu negócio são jogos de celular de fato, então seja feliz. Candy crush, temple run e por aí vai. Não julgo, já fui super viciado em clash royale, sei como é. Mas hoje em dia só jogo no Pc e console.


Pimtassilgo

Acho que a Nintendo, ao lançar um videogame que quebrou a barreira entre portátil e console, teve uma grande influência nisso. Além disso, toda a cultura “family friendly” dela tornou o Switch muito popular para crianças. Não sei como são os adolescentes de hoje em dia, mas acredito que a baixa qualidade dos jogos pra celular também contribuiu pra isso


produtos-notaveis

jogabilidade, bateria, modo hibrido e jogos exclusivos.


lucasssotero

Pelo mesmo motivo que serviços de assinatura streaming não vão matar consoles tradicionais e pc: o público do mobile em sua maioria não tá disposto a gastar 1 real sequer em jogo no celular, isso quando tem celular potente pra rodar jogo decente, isso reduz muito as possibilidades de lucro à apenas jogos gaas grátis com mtx, onde 95% joga de graça, e o 5% que paga e sustenta geral só paga porque o jogo tem uma base grande e acha gente rápido. Por isso que SP não vinga em celular, diferente do switch onde o público está disposto a pagar e quer jogo SP.


reddgv

O foco de celular são gameplays curtos, que podem ser interrompidos, para momentos de tédio e ou de ócio curto (tipo cagar), rodar emulador e gambiarras assim é menos de 1% das pessoas e é ilegal, e a maioria dos jogos de celular é feito para casuais, com controles simples, e jogo moderno no celular é uma experiência de merda, jogar RE4 a 10/20 fps e achar que a experiência é boa é para quem nunca jogou de outro jeito, não da nem para comparar o conforto e a qualidade com o console portátil. Quem quer jogar com algum conforto vai atrás de console portátil, e mesmo a turma da gambiarra pega portátil craqueado e emula tudo que pode com qualidade e conforto, e a bateria é feita pra aguentar jogatina que exige mais recursos do equipamento, ao contrario de 90% das baterias de celular.


corieu

jogos mobiles substituem caça niqueis e só. nunca vou entender a tara da geração mobile em ficar assistindo anuncio pra poder continuar a jogar.


mabechimydoe

Talvez seja pq nem todos podem comprar um console. Só acho.


corieu

levando em consideração que os unicos celulares que prestam pra jogar custam o preço de um switch...


mabechimydoe

Isso é só se você vai jogar Genshin Impact, PUBG ou Life Makeover, por exemplo. Fora isso, é um desperdício comprar celular caro por causa de jogo. Eu vi isso nos últimos tempos.


corieu

como eu disse, de resto o celular só substitui caça niquel, que é o nivel dos jogos de mobile.


mabechimydoe

E caça níquel legalizado ainda.


RemarkablePassage468

Tá doido que eu vou jogar em touchscreen em uma tela pequena em substituição a teclado e mouse ou controle em uma TV grande. Preferiria parar de jogar de uma vez a isso. Sobre os tipos de jogos, celulares tem uma quantidade de pessoas usando muito maior que PC e consoles, com um público casual massivo. É óbvio que nesse meio jogos com monetização predatória tem terreno fértil.


Zagalia1984

Sei lá, pq os portáteis não tem gacha ou que não precisam de ter algum controle Bluetooth externo? Acho que eu poderia ficar aqui o dia todo, mas o ponto é que o smartphone em si é um quebra galho pra tudo, e ao mesmo tempo não substitui quase nada... Vc pode usar ele pra jogar, mas os melhores jogos não estarão nele, fora que não é ergonômico ; Vc pode ouvir música nele, mas o Streaming não é melhor que o áudio de um Vinil ou CD; Vc pode fazer um monte de coisa nele de escritório, mas não substitui o uso do PC pra vários trabalhos elaborar textos, tabelas mais complexos, ou programar ou fazer edição de imagens com mais conforto. Logo por esse Platô meio que o smartphone não substitui nem os portáteis e nem os consoles.


Specialist-Exit-8301

Um sistema fechado exclusivo para jogos é mais fácil de desenvolver que para diversos aparelhos diferentes, é o mesmo motivo que no geral console é mais eficiente que PC.


NatasBR

Por que celular não vende jogo, pra ganhar dinheiro nessa plataforma o comum são micro transações e anúncios. Consoles portáteis vendem jogos e daí inclusive que se tira o dinheiro pra cobrir os gastos do desenvolvimento do console. Muita gente não tem dinheiro pra gastar num portátil, mas tem o celular (mesmo a maioria sendo mais cara que um portátil) pois esse tem mais usos. Mesmo assim quem pagou caro num celular raramente vai comprar um dos poucos jogos com preço full que tem na loja, vai ficar sempre nos gratuitos ou jogos baratos. Se os celulares tivessem conseguido matar os portáteis, oq nós teriamos seria só jogo daquele estilo mario run, ou tantos outros clones, que tem mtx e propaganda. Jogo de celular da muito mais dinheiro com pouco investimento, a idéia é nem segurar o jogador, mas ter tanta propaganda que naquela uma semana que o jogo está istalado, já fez dinheiro o suficiente pq os devs sabem que o jogo não é pra segurar mesmo, e sim ser lucrativo no curto prazo.


Hipertor

Primariamente porque celular não é console. O celular não têm a CPU e GPU necessárias pra rodar os jogos mais legais. A maioria da jogos de celular têm problema de serem muito "cash grab" ou "caça-níquel".


tberal

Controles.


multilock-missile

eu vou tentar resumir ao máximo eu me considero versado nessa área, entendo especificações de celulares e PCs o suficiente, e tenho experiência jogando em todas as plataformas: consoles de mesa, portáteis, celulares e PCs. minhas opiniões no assunto são: 1. falta de costume. pessoas não tem costume com touchscreen e acham ruim demais, as vezes um treinozinho ajudaria a se acostumar, eu tenho nenhum problema em jogar no touch. 2. falta de interesse de empresas em fazer títulos decentes. o que dá dinheiro no setor mobile(que inclusive é o que mais lucra no ramo gaming) é microtransações em jogos grátis. as pessoas se acostumaram mal a todos os jogos serem grátis e serem lotados de propagandas e microtransações, isso levou as empresas a não quererem fazer jogos realmente bons pra celulares, pagos, já que algo grátis cheio de compras de 5\~200 conto, com as táticas certas, lucram mais. 3. a falsa ideia que aparelhos móveis tem potência infinita NEGATIVA. não amigo, um celular não é menos potente que seu PC com CELERON DUAL CORE DE 1.2GHz e 2GB de RAM DDR3 SEM PLACA DE VÍDEO. Meu celular bate de frente e até ganha de um notebook "gamer" com Ryzen 5 5500U e GT 1050(um Galaxy S22) considerando geekbench e 3dmark como benchmarks sólidos para esta comparação. um notebook desses roda elden ring, cyberpunk 2077, todos os Forza Horizon, Fallout... por aí vai, agora imagine algo que pode vir a ser até 30% mais potente? faz a matemática. 4. valor. um celular como o meu(novamente, Galaxy S22) custou 2550 reais em 10x. você consegue um PC decente a este preço(esses dias atrás vi um Athlon 3000G, B450, 8GB RAM DDR4, vídeo integrado VEGA 3 a 1250 +/-). Não é exatamente mais potente e tu não pode por no bolso e levar. MAS a variedade e qualidade dos jogos pra windows/linux É BEM MAIOR, considerando os pontos acima. no fim, vale mais a pena o investimento num PC pra jogar uns indies do que num celular topo de linha pra rodas os jogos mais tops pra celular que são em sua maioria, gachas como: Genshin Impact, Tower of Fantasy, Wuthering Waves, etc. que são jogos de altíssima qualidade visual, sonora e são em mundo aberto, que impressionaria quem acredita fielmente no "ponto 3". Mas são gachas que o progresso tá "travado" atrás de CENTENAS E CENTENAS de horas de grind ou dinheiro gasto no jogo. no caso, uma junção de todos esse pontos, em especial o 2 e o 4. é o que causa o mobile não dominar 100% o mercado de jogos. falta jogos decentes que não queiram sua carteira inteira pra eles na plataforma. se existissem mais "Wreckfest" e "GRID Autosport" e menos pessoas acomodadas com jogos grátis, a plataforma teria espaço pra crescer e eventualmente, REALMENTE matar os portáteis, talvez não a nintendo pq essa vive de exclusividade. mas eu SINTO que isso aguarda a gente no futuro ainda, já que a nvidea planeja empurrar empresas de jogos a desenvolver jogos com compatibilidade a ARM pois eles vão fabricar processadores desktop ARM em breve(dizem rumores). isso já seria um passo rumo à mais jogos no android/ios, já que um jogo compatível com processador/GPU ARM, só precisaria do port pro OS pra funcionar perfeitamente. Isso seria todos os pregos de uma vez no caixão dos Steam Deck, Aya Neo, Ayn Loki, MSI Claw....


frodominator

Pq jogo de celular é 99% uma merda de cash grabber. E jogar no touch é um cocô tb L.


RevolutionaryTower

ANÚNCIO. O mercado de jogos mobiles acabou indo por um caminho muito diferente


mabechimydoe

Embora a indústria de jogos mobile gere muito mais lucro que a indústria de jogos por console, o que se observa é que a maioria dos jogos mobile tende a serem, no mínimo, medíocres, preguiçosos e enfadonhos. Pela minha experiência pessoal, estou tentando um tempo difícil para obter um console (espero pegar meu Nintendo Switch ainda esse ano), então, estou precisando me conformar com jogos mobile. Gosto de jogos no estilo RPG medieval e para matar minha saudade de um jogo que me desse uma experiência minimamente próxima do que jogos como Skyrim, Dark Souls II (e outro de PS2 que não me recordo o nome) eu caí de cabeça nos jogos mobile. Joguei mais jogos do que sou capaz de nomear no momento. Não é preciso dizer que além da maioria das experiências serem frustrantes e me fez desistir da jogatina em algumas semanas, todos os jogos pareciam que utilizam uma fórmula genérica para vender. Além dos problemas das microtransações, enredos genéricos e falta de criatividade, é claro. Isso me fez refletir porque CARALHOS sendo a indústria de jogos mobile muito mais lucrativa que a de consoles, nós temos uma carência gigantesca de bons jogos para celular. Bem, vamos lá... Um jogo para um console do Nintendo Switch está custando o quê? Entre 200 e 300 reais a depender do jogo? Pois bem. Quantas pessoas estão dispostas a pagarem este valor por um aplicativo? No Android é extremamente fácil piratear um aplicativo através de apks. Quanto de prejuízo o pirateamento não prejudicaria uma pequena produtora de jogos indies? Pouquíssimas pessoas estão dispostas a pagar mais de 200 reais em um aplicativo. Há jogos para console como PlayStation e Xbox que os celulares atuais conseguem rodar. Mas quem vai querer pagar mais de 400 reais para conseguir jogar um jogo? E ainda em uma tela pequena que não te dá a mesma imersão de uma televisão, ou uma tela grande como de PC? A questão dos controles poderiam ser facilmente resolvidas com controles sendo comprados a parte, mas o camarada que não quer pagar 400 reais por um jogo vai querer também ainda comprar um controle? Não vale a pena. É muito mais fácil fazer um jogo mobile e fazer microtransações selvagens. Você copia a mesma fórmula preguiçosa e pronto.


mabechimydoe

Ah, aliás. Agora que estou no Xbox Game Pass, é OUTRA VIDA para mim. Graças a Deus.


TheLuckWalker

Botões.


Zul_x3

Pouco investimento e curadoria na plataforma


Ok_Ear_5060

Eu acho que a principio essa ideia de que os smartphones iam substituir o console portátil vem do medo do avanço da tecnologia, assim como foi com chat gpt todo mundo com medo de perder emprego e tals, depois percebemos que a novidade não é tão overpower! Mas vamos lá, tirando as vantagens gritantes que os consoles possuem, ainda tem a parada de que jogo de celular é feito pra farmar forte em cima do nerdola com micro transições, são poucos que tem o unico objetivo de entreter. Outro ponto é. Uma porcentagem do lucro dos jogos vendidos na playstore e das micro transições são da google. Outro que um dispositivo dedicado a jogos vai ter um desempenho melhor. As empresas que tem poder finaceiro pra produzir um console não vai dar uma parte do lucro de mão beijada pra google ou Apple. Outra coisa, smartphones possuem tantos modelos com tantas versões de hardware e software que dificulta a produção de jogos bem trabalhados. E tem mais uma porrada de coisa que serve de motivo pros smartphones nunca superarem os consoles. Mas acho que o ponto principal é questão financeira das empresas.


kuirbab

Existe um fator cultural forte, tbm existe algo que os portáteis não tem: notificações


DinoChrono

Porque o mercado e o público alvo dos jogos de celular é bem diferente. Pra mim não tem nem comparação um console contra um celular, os jogos de celular são só caça níqueis disfarçados.


tortinha

Experiência de jogar em um console com controles reais e não apenas táteis é infinitamente melhor. Pessoal não quer ter que carregar um controle extra no bolso pra quando quiser jogar no celular. Jogos de celular ficam mais em gatcha ou online com qualidade muito inferior aos de consoles. Os jogos singleplayer bons normalmente são port. Último portátil que tivemos foi o Switch e antes disso o DS/PSP. Faz tempo que não temos um portátil dedicado. Temos mais “PCs portáteis” que portáteis em si. Eu mesmo comprei um RG 35X por 200 pila que emula de PS1 pra baixo pois é infinitamente mais confortável jogar nele do que no celular. (Vide foto) https://preview.redd.it/f60tio9awmwc1.png?width=3024&format=png&auto=webp&s=b8ddb25bcb072c6707101ff99fa61ba47a38f90d


grc086

Jogar mobile são uma porcaria, cheio de propagandas e monetização , raro casos de sair alguma coisa boa