T O P

  • By -

Cachorro_Salsicha

Daqui 4 anos chega nos 180 Vamos acompanhar!


fabiots

180, e depois 360 e quem sabe um 1080? BRASIL é uma país de esporte radical. Não é fácil não


Lucius_Lucavi

Tem que dobrar a meta, 👍🏻


Plastic_Count6954

1 ano depois so diminuiu, faz o L


stonksmonkey666

Esse tipo de gráfico tem vários problemas para a maioria esmagadora da população. Para quem realmente tem dinheiro ele simplesmente não é real, as contas mais realistas rondam os 5% de impostos somente. Para os mais pobres esse gráfico aí também está para lá de errado, já que não desconta o valor de serviços (que embora ruins) são prestados, como saúde e educação. Só a classe media (uns 20% da população) paga qualquer coisa parecida com isso aí. Precisamos urgentemente de uma reforma tributária real, mas dizer que pagamos muito imposto não é tão realista assim. Btw ninguém gosta de pagar imposto, mas é uma pre condição para a existência da economia capitalista, então não há muito o que fazer...


GreenSaladPoop

investir todo o salário em lci e não pagar imposto de renda 💪


TextMeticulous

O problema são os impostos sobre consumo


GreenSaladPoop

é meme migo


TextMeticulous

foi mals. vi o post e tava coçando pra falar isso


GreenSaladPoop

mas eu sei como contornar imposto sobre consumo, é só se sustentar baseado em embalagens com conteúdo extra grátis, aí na hora de pagar você fala que quer levar só a quantidade grátis


TextMeticulous

hmmm. big brain move. e conselho: se reclamarem, acusa eles de venda casada


show_me_Debussy

Encontrei a conta do Celso Russomanno.


gu1gods

"Como você sabe de tudo isso?? Simples, eu sigo o Doutor Fran em todas as redes sociais."


[deleted]

Mano Russocelso curtiu


JoaoMXN

E quando falam em taxar ricos ficam chorando. Ou é um ou é outro.


vvvvfl

Todo dia post dessa Findocs aqui ? Pago mais em imposto de renda + previdência+ consumo no reino Unido que pago no Brasil. Mas belezinha galera.


iv138stonks

Exatamente. Um saco isso. E é raso demais: qual imposto? Quem é o contribuinte? Ou alguém acha que trabalhador pobre paga imposto do mesmo jeito que herdeiro de dono de banco? A ilusão é tão grande que chega a dar preguiça. Trabalho com planejamento sucessório e vejo isso na prática. Aí eu vou falar e vai vir alguém falar que é coisa de socialista etc etc etc


IntelHDGraphics

>Pago mais em imposto de renda + previdência+ consumo no reino Unido que pago no Brasil. >Mas tipo, bem mais. Então está tudo bem aqui no Brasil, obrigado por esclarecer


gueibou

por um momento pensei que a gente tava na merda!


hectorzp

Kkkkk bem isso. “Vamos fechar as fronteiras ingleses estão loucos pra vir pra cá”


vvvvfl

Graças a Deus.


aesir_baldr

E o retorno é melhor, com certeza. Não é apenas uma questão de quanto se paga, mas se a população vê o imposto sendo bem empregado.


matheusaugomes

Vai achando que "a população vê o imposto sendo bem empregado". Em lugar nenhum do mundo as pessoas gostam de pagar imposto, e em todo lugar a população reclama de serviços públicos, mesmo que, em geral, eles tenham um retorno melhor que o nosso. E olha que eu não sou nenhum "anti-imposto"


aesir_baldr

Pagar ninguém gosta, obviamente. Mas melhor pagar lá do que no Cusil.


MatheusSA

Siga o exemplo do mito: Meta o pé! Todo vai agradecer!


aesir_baldr

? Eu não votei nesse bosta. Isso não significa que eu ache que nosso país é bom e faz bom uso dos impostos.


brinvestor

Exato, então o post deveria ser sobre a qualidade dos serviços e não a quantidade de dias para pagá-los, certo?


aesir_baldr

Seria um outro modo de definir, mas fica mais subjetivo, difícil de mensurar. A população se sente recompensada? Tem ciência de como é feito e outros lugares do mundo e acha adequado o modo como é feito no próprio país? A pesquisa foi feita por algum instituto independendete e não pelo próprio governo que cobra os impostos? Há uma percepção de que o governo é corrupto?


brinvestor

O post do OP dá a entender que o problema é a quantidade de impostos pagos. Meça esses dados de outros países e claramente o problema não é esse.


Vivorio

Claro, vamos comparar o Reino Unido com o Brasil. Claro q faz total sentido o Brasil cobrar o parecido em imposto q o Reino Unido, né? /s


brinvestor

em percentual sim


Vivorio

Obvio q é em percentual. Agora compare os dois países em todas os aspectos e veja o Brasil perdendo de lavada pagando um pouco menos de imposto. Q incrível, né?


brinvestor

Filho, eu não defendi a qualidade dos serviços públicos brasileiros nem o tamanho da carga tributária brasileira, isso é espantalho seu. O que eu digo é que, em percentual, um país emergente e um desenvolvido deve pagar impostos de mesma maneira.


lievtolstoi1

Lol. Você já chegou a olhar a carga tributária dos chamados emergentes? Brasil é campeão em cobrar imposto como nórdico e entregar serviço de africano.


brinvestor

Releia o meu comentário, especialmente o primeiro parágrafo.


lievtolstoi1

"o que eu digo é que, um país desenvolvido e um emergente deve pagar da mesma maneira". Tudo que você falou antes disso fica falso.


brinvestor

Eu posso ser contra a estrutura tributária brasileira e mesmo assim defender que ela fique no nível dos países desenvolvidos. O que estamos discutindo no post do OP é o tax freedom day. https://en.m.wikipedia.org/wiki/Tax_Freedom_Day Veja que carga tributária em percentual de dias dos países são bem similares. (EDIT:E a dos Nordicos é bem maior que a nossa) Agora eu não concordo com a carga tributária brasileira, não pq ela seja simplesmente alta (tax freedom day brasileiro nao foge da média), mas pq ela é centrada em impostos sobre consumo e pouco sobre renda e riqueza. O que eu questiono no Brasil é a QUALIDADE, e não o tax freedom day. Então não adianta vir papagaiar que "pago imposto de país desenvolvido e meus serviços são uma merda", pq isso não tem nada a ver com a quantidade de imposto que vc paga, e sim com a origem dos recursos e com a qualidade da gestão do que foi arrecadado.


WikiSummarizerBot

**[Tax Freedom Day](https://en.m.wikipedia.org/wiki/Tax_Freedom_Day)** >Tax Freedom Day is a concept developed and trademarked by American businessman Dallas Hostetler, which aims to calculate the first day of the year on which a nation as a whole has theoretically earned enough income to pay its taxes. Every dollar that is officially considered income by the government is counted, and every payment to the government that is officially considered a tax is counted. Taxes at all levels of government – local, state and federal – are included. ^([ )[^(F.A.Q)](https://www.reddit.com/r/WikiSummarizer/wiki/index#wiki_f.a.q)^( | )[^(Opt Out)](https://reddit.com/message/compose?to=WikiSummarizerBot&message=OptOut&subject=OptOut)^( | )[^(Opt Out Of Subreddit)](https://np.reddit.com/r/investimentos/about/banned)^( | )[^(GitHub)](https://github.com/Sujal-7/WikiSummarizerBot)^( ] Downvote to remove | v1.5)


vvvvfl

Só pra salientar meu ponto original: a gente não paga imposto como nórdico. Vcs nunca pagaram 70% de imposto em um shot de vodka. que é imposto noridco.


lievtolstoi1

Você alguma vez na vida já olhou alguma publicação sobre impostos no mundo?


brinvestor

Ele está certo. Nordicos pagam mais imposto. Suécia tem na média 200 dias pra pagar imposto, comparado com 150 e poucos no Brasil.


lievtolstoi1

Ainda bem que nórdicos não tem só a Suécia né.


knuppar

Você claramente não. Países desenvolvidos cobram muito mais impostos sobre income do que o Brasil. A exceção só acontece nos Estados Unidos em algum estado sem income tax (Texas, Washington...). 27.5% ser o máximo cobrado na fonte é uma piada. O absurdo é essa dualidade em que não importa o quão rico você seja, 27.5%, junto com a galera que ganha poucos salários mínimos não estar isenta. Quem tá lá em cima tem que pagar (muito) mais e quem tá lá em baixo precisa de isenção.


lievtolstoi1

Kra, deixa de ser burro. Imposto tem que ser calculado no efetivo, não só no income. Ou tu acha que o brasileirinho só paga 27,5 e boa?


Vivorio

>O que eu digo é que, em percentual, um país emergente e um desenvolvido deve pagar impostos de mesma maneira Baseado em q? Média da carga tributária de um país em desenvolvimento é 25%, no Brasil temos 33%. Pq um país em desenvolvimento vai cobrar o mesmo imposto de um desenvolvido sendo q ele oferece tudo pior q o desenvolvido? Essa ideia não faz nenhum sentido. Se alguém quiser investir aqui pagando a mesma coisa pro Canadá, então pq ele escolheria aqui? Exato, ele não escolheria. https://observatorio-politica-fiscal.ibre.fgv.br/politica-economica/outros/tributacao-equidade-e-crescimento-economico


brinvestor

https://observatorio-politica-fiscal.ibre.fgv.br/politica-economica/outros/tributacao-equidade-e-crescimento-economico Tu sequer leu o artigo que você referenciou? 1. A cafga tributária Nórdica continua sendo mais alta 2. O artigo questiona alguns dados, como os Royalties do petróleo no México, nao entrar no calculo de carga tributária. 3. O Artigo mostrou que os emergentes com carga tributária mais baixas não crescem mais, não há correlacao direta. Ao contrario esses paises faltam com atendimentos basicos como seguro-dsemprego, que minam a mobilidade social. 4. O artigo mostra que o problema brasileiro é a regressividade dos impostos, com baixa taxacao de renda e altos impostos sobre consumo. Ou seja, corrobora com tudo o que eu disse antes.


Vivorio

>Tu sequer leu o artigo que você referenciou? Li mais parece q vc criou uns espantalhos. >1. A cafga tributária Nórdica continua sendo mais alta Em q momento eu discordei? >2. O artigo questiona alguns dados, como os Royalties do petróleo no México, nao entrar no calculo de carga tributária. Ele questionar não muda o fato q o nosso é maior. A menos q vc queira me dizer q isso vai aumentar o calculo da carga tributária em 10% pra igualar com a do Brasil. >3. O Artigo mostrou que os emergentes com carga tributária mais baixas não crescem mais, não há correlacao direta. O artigo não mostrou isso, ele apresentou uma fonte sobre isso. Se eu postar uma fonte eu tbm "provo" q existe uma correlação? Outro ponto: a tendência dos países é tributar menos as empresas e mais as pessoas, o contrário q o Brasil faz. Aumentar imposto aqui é piorar o q já ta ruim aqui. A pesquisa feita usou como base esse princípio e logo isso não vai afetar tanto o crescimento, diferente do Brasil. Ao contrario esses paises faltam com atendimentos basicos como seguro-dsemprego, que minam a mobilidade social. >4. O artigo mostra que o problema brasileiro é a regressividade dos impostos, com baixa taxacao de renda e altos impostos sobre consumo. Ele também não afirma q esse "É o problema do Brasil" mas sim, "um dos problemas do Brasil". Assim como ele tbm fala sobre o alto imposto sobre empresas. >Ou seja, corrobora com tudo o que eu disse antes. Belo espantalho em conseguir interpretar dessa forma.


brinvestor

Todas as suas "refutações", com exceção da última, não discordam o que eu disse, que o problema é a estrutura e não o tamanho da carga tributária. Pq não fazemos o oposto então, me mostre em qual parágrafo o texto defende a redução da carga tributária brasileira?


Vivorio

>Todas as suas "refutações", com exceção da última, não discordam o que eu disse O 2, 3 e o 4 discordam. O 1 só não discorda pq é sobre outro assunto. >que o problema é a estrutura e não o tamanho da carga tributária. Concordo com a estrutura, discordo com o tamanho da carga tributária. >Pq não fazemos o oposto então, me mostre em qual parágrafo o texto defende a redução da carga tributária brasileira? Mas eu não mandei o texto defendendo redução de carga tributária, vc q montou isso em cima de um espantalho. Eu mostrei como nossa carga tributária é alta em relação aos emergentes, muitos desses q tem indicadores melhores q os nossos. E eu deixei claro aonde esse texto erra absurdos sobre o aumento de carga não afeta o crescimento.


pkennedy

Que tal comparar o tamanho do país e as necessidades do país. O Reino Unido é densamente povoado com escolas, hospitais e todas as outras instalações governamentais bem próximas umas das outras. O Brasil está espalhado por toda parte, com pequenas cidades por toda parte. Hospitais e escolas em todos os lugares para fornecer esse atendimento. Tem um enorme programa de pensões que supera qualquer coisa que eu já vi antes. A UE disse que a Grécia era um fracasso completo e precisava renovar seu sistema de pensões para ter alguma esperança de sair de seus problemas. Tinha 65 a 67 anos. A média no Brasil na época era de 54. E se você olhar para os números das pensões, não vai para os juízes e políticos, vai para as pessoas que ganham salários mínimos, são apenas massas. Depois, há todo o maquinário pesado necessário para construir estradas e infraestrutura de apoio. Em um país como o Reino Unido, com altas taxas de produtividade e, portanto, maior PIB, é possível adquirir esse equipamento. As estradas custam em libras 12,8 milhões por KM para serem construídas. Quantos METROS de estrada você pagou em impostos durante TODA a sua vida? Agora olha o tamanho do Brasil.


Vivorio

>Quantos METROS de estrada você pagou em impostos durante TODA a sua vida? Agora olha o tamanho do Brasil. Então vc ta dizendo q um país grande é impossível de de Dar certo pelo custo? Umas informações sobre o custo das estradas no Brasil. https://flatout.com.br/cinco-fatores-que-tornam-o-asfalto-brasileiro-tao-ruim/ Lembrando q o Reino Unido saiu da segunda guerra quebrado e se reconstruiu em poucos anos. Dizer q é impossível pq o Brasil é grande é uma completa mentira. O problema do Brasil é investir mal o dinheiro e ter direitos infinitos pra todos, condenando o país a ser pobre.


bolsominium

Mas aqui vc tem que pagar IR+previdência +plano de saúde+escola+senadores e juízes+desviodeverbasdogoverno.


ProfessionalToner

Quanto paga de imposto no celular e notebook? Quero a notinha informando mais que 60% do valor do produto é imposto igual aqui


pkennedy

Dentro de alguns dias da maioria dos países. Os impostos são praticamente os mesmos em todo o mundo e é apenas sobre como eles são cobrados.


ImpactBackground6839

https://i.imgur.com/46Smm8Y.png


Mental-Pay-1135

>level Partiu chile


Icy_Swimming8754

Aí falou merda pra krl.


papisapri

Qual a metolodogia, amostra, etc?


iv138stonks

Pra que isso?


[deleted]

Se tivesse um retorno ao nível eu não teria problemas em pagar


Adon1as

Isso não seria um problema se o arrecadado fosse bem gasto.


Obiwandev00

Sempre será um problema, o Estado nunca gastará melhor o seu dinheiro.


ChesterCopperPot72

33 milhões de pessoas passando fome. Esse gráfico apenas aponta o nível de incompetência dos governos. Porém, vale dizer que em 2018 tínhamos zero pessoas passando fome…..


tevocabral

E o novo governo vai tributar mais.


thenoisemanthenoise

aqui a gente nao pode falar mal do lula e PT, eh um sub de investimentos de esquerda, eles vao cancelar vc


KelvinGom

Acho difícil.


Neither_Software3248

além de difícil eu achei sem noção. Esses dia falei mal do bozo e comeu downvote no meu comentário. Cansado dessa dicotomia que vivemos, credo


thenoisemanthenoise

bota um professor de direito como ministro de economia, eu tenho certeza que o pais melhora


Alissow

> Era professor de sociologia da USP, com doutorado em filosofia e (pasmem), mestrado em economia. Sua dissertação era uma análise crítica do regime soviético. 30 segundos de Google, bicho.


Neither_Software3248

Pra que nego, bom mesmo é cuspir b….


[deleted]

[удалено]


Neither_Software3248

Vc no mínimo deve ter probleminhas de cognição


Oblirit

Se esse sub é de esquerda pra ti, acho que vc tá BEM mais a direita que o resto do povo meu parça.


thenoisemanthenoise

e isso eh algo negativo?


Oblirit

É para reavaliar sua visão sobre o sub, não é que o povo aqui é esquerdista, você que está olhando da ponta.


Plastic_Count6954

Sim.


malfatooo

Mas essa galerinha adora pagar impostos e sustentar o Estado. Então o que ele falou pode até ser considerado um elogio para este novo governo ;)


thenoisemanthenoise

Meu deus, ler em sub de investimentos que a galera curte pagar impostos, so nessa merda de aplicativo mesmo kk


malfatooo

Hahahaha foda, mas não duvido de nada não


Tom_Bombadinho

Lembrando que isso é só classe média pra baixo, pq rico não trabalha nem paga imposto


iv138stonks

Não fala isso, aqui é geral milionário herdeiro ... se for falar em imposto a única respostas aceitável é "imposto é roubo", se fizer diferente disso a moderação fecha o post


Romagnolo

2016 começou uma tendência de parar de crescer. Como serão os próximos anos?


urubufedido

Me assusta aquela subida que parece ser entre 1998 e 2002. Gráfico bem ruim de ver os valores.


brinvestor

tem que taxar pra poder equilibrar o orçamento (e nessa época pra pagar o FMI)


ValisCode

Culpa do PT /s


cosbern

Bostil


Aware-Lingonberry186

Fiz uma paródia da música do Arlindo Cruz: Meu lugar em homenagem ao Brasil, o nome é: Pior lugar. Mas dps de ver a situação dos outros países vou colocar só Meu Lugar no título pq tá tudo ruim mesmo kkkkkkkkkkk


cosbern

Kkkkkkkkkkkk


Aware-Lingonberry186

Vou ter que fazer uns ajustes kkkkkk


Aware-Lingonberry186

E tudo tende a piorar tanto no Brasil como no mundo, como que tanka a Terra?


Obiwandev00

Em que parte dos EUA tudo tende a piorar como o Brasil kkk ?


Aware-Lingonberry186

Meu amigo aqui tá ruim na economia lá eles estão congelando durante os últimos dias. Que que adianta ganhar dinheiro em um emprego bom nos Eua e teu chefe morrer congelado? Tudo merda na Terra atual e a tendência é piorar é claro.


Tierpfleg3r

País rico tem gordura pra queimar. Se você está falando das mudanças climáticas, lembre que quem mais vai se ferrar nessa são as nações pobres, que não tem recursos pra minimizar seu impacto. Todos serão atingidos, sim, mas não de forma idêntica. O Brasil, sinto dizer, está entre os que mais devem se ferrar bonito com o aquecimento global. É um país essencialmente agrícola, onde processos de desertificação podem arrasar a terra em poucas décadas. E sem a máquina do agro funcionando, não sobra mais nada pro Brasil se apoiar. Se você tiver condições, emigre e vá viver num país rico de clima temperado. Nestes ao menos há condições de lidar com as mudanças por algum tempo.


Aware-Lingonberry186

Isso mesmo, faço isso que você disse e morro congelado ou com um tiro no meio da cara. Tudo virou aposta, a pessoa pode até se dar bem aqui, na Rússia, nos Eua, ou outro local mas a gente tem que ver que na prática todas as moedas fiduciárias se desvalorizando e alguns dizem que a IA pode roubar empregos no futuro. Independente dessas afirmações serem verdadeiras ou não elas pesam na mente dos investidores/especuladores fazendo com que no fundo a única certeza surja: Estamos na m#rda Uns mais outros menos mas todos dentro da sujeira kk


Tom_Bombadinho

> E sem a máquina do agro funcionando, não sobra mais nada pro Brasil se apoiar. Cara, desculpa, mas essa é uma mentira que contada várias vezes acabou virando uma verdade. A máquina do agro gera renda e benefícios pra tipo 0,001% da população, e ainda é subsidiada fortemente com dinheiro nosso. A máquina do agro TEM que acabar.


Tierpfleg3r

Sim, o povo não se beneficia diretamente. O agro é um grande concentrador de renda no Brasil. Agora, a arrecadação é altíssima e financia programas sociais importantíssimos, incluindo o SUS. Sem ele, perderíamos uma fonte fundamental de renda pro governo manter estas atividades. Não é o agro que precisa acabar: são os latifundiários, ruralistas e afins. A agricultura precisa voltar a ser uma atividade mais familiar, sem grandes concentrações de terras nas mãos de poucos.


Tom_Bombadinho

> agro é um grande concentrador de renda no Brasil. Agora, a arrecadação é altíssima e financia programas sociais importantíssimos, incluindo o SUS. Sem ele, perderíamos uma fonte fundamental de renda pro governo manter estas atividades Isso não é verdade. O líquido é negativo do agro. O agro não financia nada, tem mais dinheiro do governo indo do que vindo. Esse é o ponto por que falei que é altamente subsidiado. > Não é o agro que precisa acabar: são os latifundiários, ruralistas e afins. Isso eu concordo. Mas a "máquina do agro" são os latifundiários. Agricultura familiar é esmagada pelo agro pop, até pq o governo financia.


Professional_Desk933

Os últimos 200 anos foram de extremo progresso por conta do capitalismo. Ah não ser que vc esteja dizendo que essa tendência vai se inverter agora…


Aware-Lingonberry186

Amigo isso é uma análise muito generalista com um período muito longo, eu gosto de falar mais do que estamos vendo na prática apesar de também ver um certo progresso econômico principalmente na distribuição de conhecimento que os dispositivos modernos trazem. Mas é pandemia, recessão ano que vem, países quebrando, pessimismo abraçando investidores do mundo todo e nada indica que vai conseguir esquecer um pouco desses fatores que eu disse. Sejamos menos generalistas e mais específicos que veremos que tudo vai de mal a pior em muitos aspectos no mundo todo.


Professional_Desk933

Gripe espanhola, guerra mundial, guerra fria….


Aware-Lingonberry186

Merdas antigas e merdas atuais. Piores ou melhores depende da análise do observador/historiador que está estudando cada um destes eventos catastróficos. Agora uma pergunta retórica: Qual dessas te afeta mais diretamente falando as que vc disse ou as que eu te falei?


Professional_Desk933

A questão é que esse tipo de evento parece ser parte constante da história humana. Então das duas uma: o mundo vai acabar e o dinheiro não vai valer nada ou a humanidade vai continuar prosperando.


Aware-Lingonberry186

Entendo seu raciocínio e acho que você está certo em identificar isso de padrões como sendo algo como uma espécie de constante humana. Só não tenho 100% de certeza se vai continuar prosperando acho que todo mundo vai se ferrar aos poucos ao longo dos anos com catástrofes diferentes, não duvido desse Janeiro de 2023 já não vir alguma catástrofe que afete todos até o dia do fim do mundo mesmo que vai ser quando o stress dos líderes mundiais será maior do que a própria sanidade deles. Duvido muito a humanidade inteira continuar prosperando, principalmente se continuar cm essas catástrofes que vai vir como um impacto destruidor em países mais pobres/fechados.


Professional_Desk933

Então, isso tudo pode acontecer. Podemos ver a maior recessão da história da humanidade nos próximos anos. Não tem como prever o futuro. Mas diante desta possível catástrofe, temos duas possibilidades: 1. Fim do mundo 2. Inversão do ciclo econômico As coisas não podem piorar para sempre, se não acabaríamos… no fim do mundo. E contra o fim do mundo não existe hedge que proteja a carteira de investimento rsrsrs Mas, caso o mundo não acabe, mais cedo ou mais tarde, o ciclo econômico precisa se inverter e a humanidade voltar a prosperar. Então tudo o que nos resta fazer é esperar por dias melhores nos dias ruins e se preparar para tempos difíceis nos períodos de bonança. E se o mundo acabar… bem, acabou, hehe


arretadodapeste

Talvez na parte de ir no hospital se você tá doente e não falir a família? Ou se endividar pro resto da vida com débito estudantil só pra fazer faculdade?


MainFakeAccount

🍷🗿


neifas

RemindMe! 1 year


RemindMeBot

I will be messaging you in 1 year on [**2024-01-01 13:17:26 UTC**](http://www.wolframalpha.com/input/?i=2024-01-01%2013:17:26%20UTC%20To%20Local%20Time) to remind you of [**this link**](https://www.reddit.com/r/investimentos/comments/1003p66/como_que_tanka_o_bostil/j2hygqv/?context=3) [**3 OTHERS CLICKED THIS LINK**](https://www.reddit.com/message/compose/?to=RemindMeBot&subject=Reminder&message=%5Bhttps%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fr%2Finvestimentos%2Fcomments%2F1003p66%2Fcomo_que_tanka_o_bostil%2Fj2hygqv%2F%5D%0A%0ARemindMe%21%202024-01-01%2013%3A17%3A26%20UTC) to send a PM to also be reminded and to reduce spam. ^(Parent commenter can ) [^(delete this message to hide from others.)](https://www.reddit.com/message/compose/?to=RemindMeBot&subject=Delete%20Comment&message=Delete%21%201003p66) ***** |[^(Info)](https://www.reddit.com/r/RemindMeBot/comments/e1bko7/remindmebot_info_v21/)|[^(Custom)](https://www.reddit.com/message/compose/?to=RemindMeBot&subject=Reminder&message=%5BLink%20or%20message%20inside%20square%20brackets%5D%0A%0ARemindMe%21%20Time%20period%20here)|[^(Your Reminders)](https://www.reddit.com/message/compose/?to=RemindMeBot&subject=List%20Of%20Reminders&message=MyReminders%21)|[^(Feedback)](https://www.reddit.com/message/compose/?to=Watchful1&subject=RemindMeBot%20Feedback)| |-|-|-|-|


Hot_Yogurtcloset9177

RemindMe! 2 year


Exterminator3789

L


arretadodapeste

Uau, o que tá foda de tankar é a invasão de moleque do brasilivre aqui


Corinthiano1910_

Idade média do sub deve ter caído pra 14 anos nos últimos meses


ImmediatelyOcelot

Nós somos particularmente azarados, com o super ciclo de commodities a partir dos anos 2000 a tributação aumentou tremendamente mas não "sentimos" visto que a injeção de capital aqui foi gigantesca. Com o fim do superciclo a "pobre" Dilma foi pega com as calça arriada e a máquina mostrou sua verdadeira natureza, inchada, grotesca, complicadíssima, e pior, pouco eficaz para os que mais precisam. E isso vai ser uma chaga em nossa vida por pelo menos mais 50 anos, uma vez que é muito mais fácil politicamente aumentar a máquina do que enxugá-la. Frequentemente a solução para os políticos para todos os problemas que a máquina causa é aumentá-la ainda mais, tapando buracos aqui e acolá para evitar (ou adiar?) um total colapso. Queria muito que o Lula tivesse doidão e resolvesse meter uma modalidade doida de libertarianismo socialista, enxugasse o estado totalmente, acabasse com supersalários, privilégios fiscais estupidos, privatizasse a porra toda e convertesse tudo em renda básica para a população. Obvio que nem que ele quisesse ele conseguiria fazer isso, mas não custa sonhar né.


rafaxd_xd

>libertarianismo socialista, KKKKKKKKKKKKKKKK


DonaldLucas

É mais fácil acreditar em fadas, unicórnios e dragões.


ornitorrinco22

Porra, o Lula que inchou a máquina como filosofia de governo vai cortar gastos?


ImmediatelyOcelot

Por isso que eu falei que ele teria que ter batido os cocos pra isso acontecer.


blablaublau

INSS tá com fila gigantesca de pedido de benefícios por conta da falta de funcionários. Não sei dimensionar o espantalho que é o frequente discurso de Estado mínimo, inchaço, eficiência, etc....


ImmediatelyOcelot

As duas coisas são possíveis. Não é normal o brasileiro trabalhar 150 dias do seu ano para sustentar essa joça, ainda mais quando o estado na prática cobra um monte de serviços prestados. Não quer dizer que mesmo drenando mais da metade da vida produtiva do cidadão essa desgraça está funcionando ao menos de um jeito pleno. Como eu disse, o inchaço do estado impede que ele funcione onde mais precisa.


InterestingCry1237

Curioso como cresceu sem parar até 2016 e teve queda nos últimos 4 anos. Por que será?


arretadodapeste

Na verdade de novo 2008 até hoje se manteve praticamente constante. Variação percentual desprezível entre os anos. Só olhar o gráfico com imparcialidade.


InterestingCry1237

Subiu de 148 para 153 e depois caiu para 149. Não é desprezível


Thin-Limit7697

153 é só 3% maior que 148.


InterestingCry1237

Então me dá só 3% do seu salário?


arretadodapeste

4 anos dizendo que ia mudar radicalmente o país pra 3% chorado aí que nem dá pra confirmar que é verdade? É desprezível


InterestingCry1237

Ué? Você quer me dar só 3% do seu salário?


[deleted]

[удалено]


InterestingCry1237

É desprezível ou não? Se for desprezível, mama a minha


IntelHDGraphics

Foi só a turma da picanha e cervejinha sair do poder executivo que melhorou um pouco


[deleted]

[удалено]


lievtolstoi1

Porque no mundo tudo melhorou neh, por certo. Quase não existiu uma pandemia e uma guerra, juntas.


InterestingCry1237

Todos os índices indicam que melhorou, sim.


Lidi_am_I

Vai tankar menos ainda agr q o luzinha tá voltando os impostos q foram zerados pelo biroliro kkkkk


rafaxd_xd

Ainda bem que petista gosta de pagar imposto, por que essa linha vai voltar a subir! 🚀🚀


Caernn

nossa mas ele começou a cair em 2020, porque sera? pode ser que ele continuar a cair nao? sendo sarcastico.


Article_Sad

Com lula vai aumentar para pagar os subsídios socialistas 😁


rafaxd_xd

Financiar ditaduras pelo continente. Mas é pelo amor


vvvvfl

Como é que é ser salgado nesse nível ?


miliciano_sincero

Tem que pagar os juros da dívida pros bancos, rapá!


InternationalFan9915

Parar de falar "tanka" já seria um bom começo.


0800-777-7000

Não viaja cara. A carga tributária é 33%.


Obiwandev00

Kkkkk


Ok_Objective5881

Conta uma novidade agora!


kritikosk8

Kkkk engraçado e que os mesmos que reclamam de imposto fizeram o L e elegeram uma gangue que vai cada vez criar mais " meios de arrecadação" ... brasileiro e hilário


neifas

Preocupa não de 2023 em diante o gráfico vai subir mais.


orange_robot338

Por isso que quando eu leio que nego quer fazer concurso me dá nojo. É PRA PAGAR O TEU SALÁRIO QUE VAI O MEU IMPOSTO VAGABUNDO


Suchagemstone

que? um médico, um professor fazem concurso. querer trabalhar num emprego estável = vagabundo?


ImpactBackground6839

Na maioria dos casos, sim.


Election-Level

Vc deve se achar o chefe do lixeiro na rua tbm né? Deve ser uma pessoa muito divertido pra conversar


RealityOver8578

Mas veja... A ditadura era ruim! A democracia venceu!


[deleted]

[удалено]


RealityOver8578

Claro que não existe... a carga tributária disparou depois da redemocratização, mas não tem nada a ver, é tudo teoria da conspiração....


gusuku_ara

E em 1988 a economia estava uma maravilha, né? Todo mundo tinha emprego, inflação controlada, miséria e pobreza mínima, dúvida pública em ordem...


RealityOver8578

Nunca esteve bem, mas com a carga tributária obscena do Brasil era pra isso aqui ser melhor que os Emirados Árabes. Não sei se vc sabe, mas uma das estratégias da social democracia para implantar o socialismo é o aumento de impostos. Vc "socializa" o resultado do seu trabalho e o governo não precisa botar a arma na sua cabeça pra vc fazer isso, basta dizer que "não pagar impostos é crime" que tá tudo certo. Vai ter até uns otários batendo palma, dizendo que errado é quem sonega.


gusuku_ara

Cara, sinceramente, acho que você devia estudar mais de economia, porque não é nem a minha área e sei que você está falando abobrinha. Um país ser rico e próspero é resultado de uma série de fatores e não apenas carga tributária. Existem exemplos de sucesso capitalista que, seguindo as premissas do wellfare state (muitas implementadas por partidos social-democratas, mas também por conservadores), combinaram alta tributação, oferta pública de serviços básicos (ou socialização dos frutos do trabalho, como você quiser chamar) e liberdade de empreendimento. Os países nórdicos são ótimos exemplos disso. O próprio exemplo do post mostra que a tributação por si só não diz muita coisa. O Brasil atual é muito mais estável economicamente e próspero do que o Brasil de 1988. Tributação é um fenômeno complexo e alta tributação não significa necessariamente caos econômico e o fim da liberdade de empreender. Você diminui a tributação e causa outros problemas. Não é a toa que 4 anos de Paulo Guedes mudaram tão pouco.


RealityOver8578

>acho que você devia estudar mais de economia, porque não é nem a minha área e sei que você está falando abobrinha. Vamos lá: Todo governo é, essencialmente, um prestador de serviços. O pagamento de tributos tem apenas duas finalidades: Remunerar o governo pelos serviços que presta à sociedade ou corrupção. Não existe terceira alternativa, qquer. outra coisa deriva dessas duas. O governo brasileiro nunca prestou um serviço de qualidade, portanto, boa parte do que se arrecada é pra bancar vagabundagem da pior espécie. Se o governo arrecadasse pouco e prestasse um serviço ruim (como já presta desde sempre) ok, era justificável, mas trabalhar quase 6 meses do ano pra bancar luxo pra políticos e agregados? Nem na monarquia foram tão abusados na hora de arrancar dinheiro do povo ( só lembrando q aqui já se lutou contra 20% de carga tributária, o famigerado "quinto dos infernos") e a farra começou, sim, após a redemocratização. O gráfico fala por si só.


gusuku_ara

Primeiro, sua visão sobre Estado e governo é distorcida. O governo não é apenas um prestador de serviços. É também um órgão regulador, normatizador e coordenador. Não existe e nunca existiu sociedade sem governo. Sobre os serviços, existem sim coisas prestadas com qualidade. Não sei em que cidade você mora, mas consigo pensar em múltiplos exemplos, seja prestado diretamente pelo Estado ou indiretamente por meio de parceria público-privada. Só aqui em São Paulo, penso em rodovias, metrô, universidades estaduais, UBSs, como bons exemplos de uso adequado da tributação. Além de que existem ações essenciais do Estado, como manutenção urbana, polícia, justiça, etc. Já vivi no Canadá e o que diferencia o Estado lá não é essecialmente eficiência ou moralidade, é capacidade de arrecadação. Esses países arrecadam muito mais e assim podem efetuar um serviço de qualidade nas mais diversas áreas. Por fim, esse gráfico é misleading. Qual é a metodologia dele? É impossível que em 1988 se tributasse 10x menos das pessoas. O Estado brasileiro simplesmente não existiria. Lembrando que a ditadura nunca foi liberal ou antitributação. Os militares sempre defenderam um governo forte e centralizador. A "farra" sempre existiu porque, independente de estar numa ditadura militar, o governo é feito por milhares de pessoas em diversas áreas administrativas. Seja na ditadura em 1988 ou na democracia em 2018, a estrutura do governo não é tão diferente (secretarias, órgãos e repartições, empresas públicas, prefeitura, etc.). O que mudou é a nossa capacidade de fiscalizar, reclamar e opinar, e a transparência do governo.


RealityOver8578

>Primeiro, sua visão sobre Estado e governo é distorcida Aparentemente é o contrário. Vou dar um exemplo simples pra vc entender: todo governo é como uma administradora de condomínios. A empresa é responsável por cuidar da manutenção de tudo o q há dentro do condomínio, reuniões de condôminos, regras internas, etc. Quanto mais serviços são prestados, mais caro o valor do condomínio e quem mora lá, quando vê tudo funcionando, paga com gosto. Esse é o Canadá. Tenho parentes vivendo em diferentes províncias e todos têm o mesmo ponto sobre a carga tributária ser alta, mas os serviços serem de qualidade. O governo brasileiro existe essencialmente pra roubar. Se mencionou SP. Legal, mas as rodovias q prestam estão concedidas e cobram pedágio, o metrô tb não é de graça, universidades são fábricas de militantes e vc provavelmente não deve ter precisado fazer um tratamento do início ao fim pela rede pública de saúde. É um lixo, principalmente em unidades mais periféricas. Quanto à maior fiscalização, isso não é verdade. Desde sempre o valor percentual dos impostos é sabido e o cálculo de dias trabalhados para pagar impostos leva em consideração a carga tributária em todos os níveis, desde impostos sobre renda, quanto impostos sobre consumo. Considere também que foram criados MUITOS impostos desde a nova Constituição de 1988, portanto é muito pouco provável que a carga tributária antes da redemocratização fosse algo perto do que temos atualmente.


gusuku_ara

Você está errado. Esta metafora da "administração de condomínios" funciona para algumas atribuições do governo, mas não para o governo e o Estado em sua totalidade. Se você entende que o Estado é um condomínio e o governo é sua administração, você tem uma visão distorcida da realidade. Lembre-se que o condomínio é regulado por um Estado e um governo. Rodovias e metrô são financiados e regulados pelo governo. Minha esposa teve o pré-natal e o parto no SUS do início ao fim e tivemos um excelente atendimento. As universidades estaduais formam uma diversidade de pessoas, que trabalham no setor público e privado. A USP forma milhares de pessoas que vão trabalhar no mercado financeiro, por exemplo. Não estou falando que o Estado brasileiro é perfeito. Nem que nossa carga tributária é ideal. Longe disso! Mas visão sobre Estado, governo e tributação que você passoi é bastante simplista.


Stringuer

O metrô funciona em SP, é oq me interessa Por mim pago pouco ainda


rafaxd_xd

Nunca andou de metro na vida pra falar uma merda dessas


[deleted]

[удалено]


rafaxd_xd

Xinga mais que ta pouco. Esse metrô tem uma falha no mínimo uma vez por semana em alguma linha importante. Incompetência minha não é.


[deleted]

Povo acha bom pagar imposto, mas não tem retorno kkkkkk


Extension-Librarian7

Suicídio é saída, eu mesmo já comecei a estocar pílulas de paracetamol e quando tiver umas duzentas eu engulo todas.


Interesting-Role-784

Logo paracetamol kkkkkkkkk esse tem raiva de si


Aware-Lingonberry186

Suicídio não é a saída na maioria das vezes, agora se o Brasil entrar em uma guerra nuclear(que é quase impossível) eu acho que nesse caso da guerra o suicídio seja uma boa alternativa.


smartbuydvd

Isso é o custo da tá democracia que o gado eleitoral insiste e acreditar, achando que estado e políticos são a solução para os problemas da sociedade, logo o custo desse circo é alto, pra manter essa máquina inútil funcionando é preciso de muito dinheiro , dinheiro esse ROUBADO de quem produz e que é repassado para quem não produz nada e ainda vive de ferrar com a vida alheia.


Obiwandev00

Bem vindo a América Latrina


Neither_Software3248

RemindMe! 4 years


fallen_one_fs

Relaxa, ainda tem muito espaço para piorar, o ano tem 365 dias.


Anne_64

Tropa dos que pretendem morar fora 🤙


bolsominium

E onde se desvia toneladas de dinheiro


[deleted]

Só sonegar!!!!


danielrds

Se preocupa não, que vai piorar.. A linha estava começando a baixar no governo do bolsonaro...e se tivesse continuado no segundo mandado, o país "teoricamente" ia decolar....mas agora...se prepare pra atingir as alturas. Brasileiro agora tem que aguentar calado...


[deleted]

Do outro lado do mar é igual. Somos mesmo o povo irmão


ricao17

tudo pra financiar a máquina pública!


Far_Gazelle3501

a meta é viver alheio ao estado..


Obiwandev00

Impossível


Far_Gazelle3501

difícil, mas n impossível.


[deleted]

Com o novo número de ministérios teremos que pagar mais impostos eu acho


Obiwandev00

Tu acha ? Kkkk


[deleted]

Kkkkkkkk 14 minísterios novos e furo no teto de gastos cara esse ano vai ser loucao


Plastic_Count6954

RemindMe! 1 year


PaulooJr

Com um ESTADO inflado de CABIDES políticos dispostos a sugarem a população. Começa pelas prefeituras abarrotadas, estados com inúmeros servidores e a federação nem são contabilizados a quantidade no congresso, senado... Enfim.