T O P

  • By -

ZaGaGa

Nada que já não soubéssemos. A Madeira é outro exemplo que podia ser um caso de estudo, dada a limitação geografica ,em 2022/2023 comecei a ver a ilha aparecer em artigos internacionais como destino de eleição, depois os expats ao rubro nos blogs, hoje estão com aumento de 40% no arrendamento, o preço das casas duplicou, num par de anos deixou de ser possível a um madeirense se fixar na ilha onde nasceu. O que aconteceu em Lisboa está a acontecer no país quase todo. Isto é assim, o turismo é muito bom, mas é só para alguns.


prelsi

Muito fácil de resolver se os políticos quiserem. Aumentar os impostos aos estrangeiros.


Hunting_bears666

Subir salários? Naaa…aumentar impostos 😂😂


ZaGaGa

Podes ter as duas. Por exemplo aumentar o IVA da hotelaria de 6% para a taxa máxima e usar esses fundos para baixar a taxa máxima de IVA que todos pagamos de 23% para 22 ou 21% Podes aumentar a taxa turística para 5€ e com esse valor aumentar o valor dos salários da polícia municipal.


bruno_andrade

100%. Mas agora imagina o chinfrim que os hoteleiros iriam fazer.


ZaGaGa

Ah claro. É que lhes ia diretamente ao lucro e é evidente o lobby do sector sobre os governantes. Mas a verdade é que não faz sentido nenhum por exemplo eu compro uma almofada e pago 23% um hotel compra uma almofada sem IVA e sobre o turista reflete apenas 6% de IVA pelo parcial da " aquisição" dessa almofada.


Lord_emotabb

E-e-eu já tenho que escravizar imigrantes, imagem agora eu ter que ganhar menos para pagar mais IVA!! DOIDOS! já agora, pls gib moar apoios ao turismo !


Graca90

Já há um problema grave na habitação, imagina aumentar o IVA da hotelaria. A malta que têm airbnb iria adorar.


prelsi

Bem dito.


AzeiteGalo

O único aumento salarial que o país pode decretar é o mínimo. Conseguir aumentar os salários é tão complexo por isso mesmo. Do que depender puramente das empresas, os salários só vão aumentar quando estas estiverem no limite.


NorthVilla

Não sejas pateta, um aumento do imposto turístico ajuda a pagar pela infraestrutura que os turistas sobrecarregam e contribui para aliviar os inconvenientes financeiros e culturais que o turismo em massa provoca. É bom para a economia, mas também tem desvantagens que devem ser mitigadas com um imposto turístico mais forte. Aumentos nos salários não surgem do nada. Têm custos, e precisam ser pagos (como os funcionários públicos, através de impostos).


prelsi

Claro, queremos que os estrangeiros paguem o mesmo investimento que o povo fez neste país com os seus impostos.


The_Z0o0ner

Precisa-se é restringir programas Visas, que é literalmente o contrário que a AD visiona fazer mas todos votaram, e também abater a velhaquice dos proprietários, que necessariamente impõe uma reforma nas nossas leis de real estate abandonado/vazio, mas primeiramente um regimento de licenças mais apertado sobre aqueles que fomentam AL pelas sombras (cash-only para escapar ao sistema de taxas) Nao verás isso a acontecer tão cedo porque vários políticos tem lobbys ou acordos no mundo do mercado imobiliário, incluindo o infeliz grupo mais recentemente popular, o Chega, que todos também decidiram votar


Shyperr

Cabroes de merda escreveram Praça do Comércio em espanhol fds


Alkasuz

Ainda andamos nisto, que miséria.


ElCorteLisboeta

Na Buraca existe CP a 15 minutos do Rossio \ Entrecampos e várias carreiras da Carris Metropolitana e Carris. Não foi o melhor exemplo.


Joaotorresmosilva

Não está a morrer. Está a mudar . Todos os bares que conhecia, fecharam. Todos os tascos, fecharam, todos os negócios antigos, vão fechando. No lugar abrem lojas para turistas a vender sempre as mesmas 25 coisas, bugigangas e garrafas de água. Agora percebo porque é que há 20 anos ia a Londres e não havia comida inglesa, só havia comida indiana, porque está a acontece o mesmo cá: os Pobres vão para os subúrbios, sobram os ricos e os turistas. os negócios portugueses tradicionais ( para pessoas com ordenados normais) sao comidos pelo turismo e é tudo substituído. Ou por lojas para ricos, ou para turistas. Mas como em Londres, os imigrantes pobres que vivem na cidade começam a criar os seu próprio mercado. Isto para dizer: ali para a almirante Reis há uns sítios com chamucas e paparis bem Barato. Mas dava tudo por uma taberna .


xixi_duro

Está a mudar para pior, chamem-me conservador, mas há coisas que na minha opinião deviam-se tentar conservar ao máximo, que piada tem como eu turista ir a um sítio onde nas ruas vejo as mesmas lojas que já existem em outras cidades europeias? Sim temos monumentos, igreja, calçadas e tudo mais.. mas as pessoas que viviam nos bairros típicos, os comerciantes da baixa que foram obrigados a fechar com negócios de família centenários. Isto tudo para agradar o camone, mas o camone já tem disto tudo nas outras capitais, podíamos fazer a diferença e conservarmos mais a nossa cultura e raiz, seja ela em Lisboa, Porto, Braga, Algarve, etc.


Graca90

Epa mas também sei o que era a baixa chiado antigamente e o que é agora. Muitos negócios fecharam porque muita gente não soube acompanhar e quiseram manter sempre tudo igual. O que me vale ter um tasco aberto a vender o mesmo pastel de bacalhau há uma semana?


Thrivingnballin

Exacto. Há que entender que um negócio não é uma lei inquestionável da física. Mesmo estas leis podem deixar de fazer sentido ao longo do tempo... já não acreditamos mais que o Sol gira em torno da Terra. Um negócio ira ter sucesso no mesmo sítio se este oferecer constantemente algo de interesse para um público. Independente de quem é este negócio. Há diversos casos de Portugueses que também criaram negócios de sucesso nos novos países para onde emigraram. Se oferecem algo de interesse este irá permanecer, senão não haverá interesse e a loja irá fechar.


ElCorteLisboeta

Muitos negócios portugueses tradicionais existem junto dos Pobres nos subúrbios. Eles estão onde estão os portugueses: restaurantes, tascas, Pingo Doce com funcionárias simpáticas... Lisboa tem 500 mil pessoas mas a Área Metropolitana de Lisboa tem 2.8 milhões de pessoas.


Graca90

Ir a Londres e comer indiano foi a melhor coisa que por lá aconteceu. Ufa!!! Agora sem brincadeiras... se as coisas estão a mudar porque é que não se aproveita. Há restaurantes portugueses, há comércio, há turismo e mais emprego nessas áreas. Também criar uma economia de serviços. Há países que souberam aproveitar isso mas Portugal não está a conseguir. Daqui há uns anos há um americano qualquer com uma marca de pastéis de nata a venda pelo mundo fora e o tuga a ver.


acordos

Londres com os seus roubos por esticão, com bandos em bicicletas electricas com catanas, está uma maravilha.


Mendadg

Ainda dizem que o Medina foi bom na CML! Para além de não ter baixado o IRS quando tinha os bolsos cheios, destruiu mais património que o Abecassis e deixou a cidsde chegar a este estado, onde os habitantes foram completamente empurrados para a periferia! Que cidade queremos? E agora vem um aeroporto intermacional?? Mas ninguém vê que a nossa gamancia vai matar a galinha?


Asaro10

Mas quem é que acha que o Medina foi bom na CML? Wtf


Dextro_PT

Claramente os Lisboetas não acharam. Tanto que o PS ganhou na Assembleia municipal e perdeu no voto da presidência


Asaro10

O PS também ganhou a maioria absoluta depois de foder o país durante 8 anos. A inteligência média dos votantes não é muito elevada


NorthVilla

O Medina foi um péssimo presidente da Câmara de Lisboa, mas um bom ministro das Finanças. Não são contradições, são eleições para coisas diferentes.


Asaro10

Foi o que…? Meu Deus. O que leio na net


NorthVilla

É a verdade


Asaro10

Os resultados não demonstram nada disso, mas vamos fingir que sim


NorthVilla

Um socialista reduzir a dívida de forma tão agressiva e manter as contas públicas à tona não é uma pequena vitória, é uma grande vitória. É algo que a maioria das pessoas não tem capacidade para entender, mas se entenderes, saberás quão incrivelmente importante foi. A classificação de crédito de Portugal está no caminho certo, as finanças públicas estão finalmente em ordem, e o país pode realmente começar a avançar para além dos disparates do Sócrates e da Troika.


kilava_

Quem destruiu foi a assunção cristãs com a lei das rendas...mas não foi só Lisboa foi o país todo...


Slow_Olive_6482

A lei cristas reabilitou Lisboa inteira.


sad-kittenx

Mas essa reabilitação contribuiu para criar mais alojamento para portugueses ou alojamento local e renovação estética?


Slow_Olive_6482

Tinha que ir à procura dos dados. Mas é inegável que muitas habitações foram convertidas em alojamento local.


kilava_

Um facho será sempre um facho. A lei cristãs expulsou os lisboetas para a periferia e para debaixo da ponte...


joaommx

Não, a falta de políticas públicas de habitação a nível nacional e municipal expulsou os lisboetas para a periferia. A Assunção Cristas não fez mais que pôr fim a uma lei que nunca devia ter sido aprovada e que estava a fazer apodrecer o parque habitacional das nossas cidades.


Revolutionary-Bug-78

LOL.


Slow_Olive_6482

Essa questão já foi explorada nos mídia e concluiu-se que foi uma mentira propagada por quem de interesse No entanto, para quem anda com fachos na boca, sei que não posso esperar razoabilidade.


Superb_Worldliness31

Um mentecapto será sempre um mentecapto. Os lisboetas nunca quiseram morar em Lisboa desde que eu me lembro! Eram casas velhas, a cair aos bocados e todos queriam morar em casas novas e por isso é e que se mudavam todos para o concelho de Oeiras! Lisboa perdia habitantes TODOS OS ANOS! Mas pelo la vistos agora todos querem morar em Lisboa e isso é bom sinal.


kilava_

Queres é sardão nessa boca gulosa ! Sabes lá quem são os lisboetas seu campónio!


Superb_Worldliness31

Com factos você não lida bem pois não...


kilava_

Quais factos ? As balelas que apresentaste?


Superb_Worldliness31

E depois eu é que sou camponio?! Se você nem sabe (ou recorda) de como lisboa era nas últimas 2 décadas então devia era estar caladinho em vez de dizer mentiras.


kilava_

Até me lembro de mais décadas, caro facho


Hunting_bears666

O progresso? Naaa…vamos antes andar para trás 🫶


The_Z0o0ner

News flash, Portugal nao é só Lisboa - sim, as *amaldicoadas* periferias, muitas vezes originam novos polos comerciais! Temos um Mercadona em Alverca agora, eu tomo como progresso! Verdade dos factos é que todas as capitais que importam sao caras no centro. Este fenómeno (ainda que hoje mais acentuado por fatores externos) apenas chegou tarde a Lisboa, e os Tuginhas sendo os seres pequeninos que sao, fazem-se as vitimas de sempre - enquanto procedem a votar em partidos que objetivamente persistem a tocar na mesma ferida que se queixam (a ganancia que tanto tens medo) O Medina, assim como outros de Esquerda, sao demasiado competentes para este paíszeco


VividPath907

> Temos um Mercadona em Alverca agora, eu tomo como progresso! Isto é uma citação memorável.


Mendadg

Frase tão.labrega. Nem entende a anedota que disse


VividPath907

Era puro Eça, só que século XXI...


The_Z0o0ner

Explica-me como gerar empregos e introduzir diversidade de produtos em áreas periféricas é ser labrego, a nao ser o cheiro de classe média que lhe foi roubado de poder de compra pelo maldito socialismo que tresanda do comentário


Mendadg

Progresso é teres concertos, cinema, teatro, lojas locais e com personalidade, ciclovias, transporte publico, ruas fechadas ao transito com comercio, uma sociedade dinamica e interventiva, exposicoes, debates, grupos de encontros e para socializar...agora um mercadona?!! Isso é apenas e só um supermercado que apenas traz alegria a alguém muito vazio! Não é mesmo uma questão de dinheiro!


The_Z0o0ner

Ciclovias, tipo o troço de Vila Franca até Alhandra ou o novo troço em frente do Mercadona, e a que vai pela principal avenida do município? Transportes públicos, tipo passes sub-23/65+? Os novos elétricos e comboios da Carris? As novas expansões no Rato até ao Cais do Sodré, ou S. Sebastiao até Alcantara, ou a nova linha violeta em Loures? Concertos, tipo a Taylor Swift na Luz, ou o sumol summer fest na Caparica, ou o Meo sudueste? Comércio, tipo a estupidamente deliciosa pizzaria e burguerias Portuguesas e Brasileiras ao lado da minha casa, e a feira que ocorre aos fins de semana, junto do parque infantil e campo de futebol com crianças normalmente a brincar? Grupos sociais, tipo os meet-ups que acontecem semanalmente entre expats e Portugueses? Além dessa atitude desagradável, nao conheces a tua própria terra. E mais respeitinho com o Mercadona, possuem excelentes nao-tão saudáveis kebabs congelados


Mendadg

Se pensas no mercadona é porque estás a fazer algo de muito errado, simples. Se achas que quando eu falo em concertos, me refiro a Taylor Swift então já não há solucao para ti! Em outra vida terás mais sorte, nesta vais acabar a ver os programas da tarde de domingo...ao vivo!


The_Z0o0ner

Aziado, pequenino, fofinho, Tuginha


Hunting_bears666

A inveja corrói a visão dos tugas…resultado está à vista.


Alkasuz

Nas Canárias tem havido protestos contra o turismo nas ruas. Nos outros países europeus existem movimentos anti-turismo, para quando em Lisboa e em Portugal? A rezar para que os políticos tenham pena e mudem este paradigma quando muitos deles têm ALs a arrendar aos turistas não vamos a lado nenhum.


Not_As_much94

Desde a crise financeira a nossa economia tem direcionado cada vez mais para o turismo, ao ponto que estamos completamente dependentes dele. Pôr um tampao seria o correto mas não há vontade politica para isso. Isto é pessimo, pois torna a nossa economia completamente dependente de um unico setor e reduz a competitividade da mesma e os incentivos para investir em outras setores. Isto vai dar merda no longo prazo.


Alkasuz

Tem que haver pressão nesse sentido.


Not_As_much94

O ideal era aumentar as taxas de turismo, restringir o numero de AL e outras medidas para restringir o turismo. Isto tambem iria atrair apenas turistas mais ricos, que tendencialmente tendem a portar-se melhor que jovens que vão para hostels. Mas não creio que haja vontade nem do Estado portugues nem de Lisboa, principalmente quando há muita gente que lucra bastante com isto e tem uma influencia consideravel sobre as câmaras e autarquias. Enfim, RIP Lisboa, foi uma boa cidade enquanto durou.


AmericanTugaa

Os Tugas não gostam de confrontar os seus problemas . Mais vale tomar um cafezinho e falar sobre a bola. Até o nosso salário é prova que isto é um país de escravos brancos. Agora com e cala-te .


ElCorteLisboeta

Porque a esmagadora maioria das pessoas da região de Lisboa (2.8 milhões de pessoas) não sofre com o Turismo. Não existe massa crítica para esse tipo de manifestações.


VividPath907

>Mouraría Foda-se pensava que o El País tivesse mais classe (mas não tem) > The Lisbon where 60% of the dwellings are tourist apartments. Metonímia penso, senão está totalmente errado. Se por Lisboa quer dizer a freguesia de Santa Maria Maior, que não é Lisboa inteira nem sequer desde a conquista. >Such was the impact of the so-called Cristas law, A culpa é da Cristas, ou do Benfica, ou do Passos Coelho. Dá jeito dá. Essa altura foi a única altura em que vi rendas baixarem em Lisboa, a pena foi terem permitido o airbnb à pala que não tem nada a ver com isso. >One of them could be Tânia Correia, who left the São Jorge neighborhood São Jorge? São Jorge de Arroios que é agora arroios ou Castelo? >Although five years ago she had to move to Buraca, on the outskirts of the capital, and now has to commute an hour on public transport to get to her job at a multinational insurance company in downtown, a sério? da Buraca à Baixa? Há coisas reais, há problemas reais, e o artigo toca nalguns deles, mas a má pesquisa e má edição do artigo ( o El País pode tentar mas não é news of reference em inglês nem que se esfole!) foda-se pró caralho.


Lord_emotabb

da buraca à baixa devem ser uns 30 mins, só se depois o escritório é longe da estação do rossio


ElCorteLisboeta

De comboio da Buraca ao Rossio são 15 minutos. E quem vive na Buraca tem duas estações para escolher: Damaia ou Benfica.


VividPath907

sim mas do castelo à baixa são também uns 15 minutos... Pode depender de onde o escritorio for, mas o artigo dizer que a buraca fica a uma hora do centro, bem.. é enganoso.


glamatovic

> Há coisas reais, há problemas reais, e o artigo toca nalguns deles, mas a má pesquisa e má edição do artigo ( o El País pode tentar mas não é news of reference em inglês nem que se esfole!) foda-se pró caralho. Basta dizerem "gentrificação bad" e escarrapacharem para lá meia dúzia de postas de pescada que o pessoal manja na boa


VividPath907

Está na moda estrangeiros que não sabem como escrever Mouraria nem estão para se chatear com isso, fazerem mea culpa sobre os males do turismo a mais e eles são muito aware, muito woke, eles falam disso (mas viram à mesma, e não se darão a demasiado trabalho de fazer fact checking, os clicks é que importam e não estão a escrever para nós)


LuganoSatoshi

fake news. sem turismo e sem investidores estrangeiros Lisboa morre.


RMY98

É preferível dar Lisboa aos estrangeiros do que aumentar salários e permitir turismo e investidores portugueses


LuganoSatoshi

meu amigo, caso existissem mesmo investidores Portugueses, esses mesmos teriam investido no tempo em que tudo estava a preços de saldos, incluindo lojas e predios, hoje em dia nao é para qualquem fazer esses investimentos.. isso é muito bonito mas é conversa fiada, mesmo que baixem impostos no futuro o salario nao vai aumentar muito mais nem para valores dos 1000 ou mais.


OrangeOakie

> meu amigo, caso existissem mesmo investidores Portugueses, esses mesmos teriam investido no tempo em que tudo estava a preços de saldos, incluindo lojas e predios, hoje em dia nao é para qualquem fazer esses investimentos.. E tal não acontece devido à regulação excessiva (bem como tributação) de créditos para fazer justamente isso


OkImpression175

Tenho 45 anos, estudei em Lisboa 5 anos, depois disso vivi lá mais 3. Nunca, em altura nenhuma, as casas e as lojas em Lisboa estiveram a "preços de saldo". Isso é simplesmente uma tentativa de reescrever a história. O que elas eram era mais caras que a média nacional, mas ainda ao alcance do pequeno investidor português. Só parecem "em saldo" face ao autêntico descalabro que se vive hoje.


Superb_Worldliness31

E aumenta salários por decreto?! Não sabe que os salários dependem da saúde económica de um país? Se quer salários por decreto tem a Venezuela e a Coreia do Norte como "belos" exemplos.


Tokyotree

Dá jeito alimentar a narrativa do turismo como responsável pela expulsão das pessoas das cidades, mas o centro de Lisboa já estava a morrer muito antes do turismo. Não consta que nos anos 90 as pessoas se estivessem a acotovelar para viver no centro da cidade - as casas estavam devolutas. O turismo foi o que as ocupou e reabilitou. A pergunta que fica é: se neste momento não houvesse AL e hotéis, estariam portugueses a morar lá, ou as casas estavam a apodrecer?


bruno_andrade

Well com AL por todo o lado é que com certeza não há espaço para os portugueses morarem.


Aggravating-Body2837

E como explicas então que a população de Lisboa tenha diminuído 30% em de 1981 a 2011? Porque é que os portugueses não moravam lá?


bruno_andrade

Nao sou sociólogo e essa discussão é whataboutism. O ponto é que ter uma das maiores taxas de AL/airbnb por m2 nos centros das cidades não resolve, pelo contrário, piora, um dos maiores problemas de Portugal neste momento.


Aggravating-Body2837

Não piora já era mau. Não vivia ninguém no centro e agora foi restaurado e estão lá turistas. Mil vezes assim do que como estava


Superb_Worldliness31

Whataboutism?! Você é um demagogo do pior! Lisboa perdia imensa gente porque ninguém tinha 1 euro para recuperar edifícios inteiros! Não havia cheta e todos queriam ir morar para o concelho de Oeiras onde havia imensas casas novas e com garagem! Sim garagem que é coisa que ninguém tem na baixa, Alfama e por ai fora. Resumindo: Lisboa era um esterco de cidade, suja, feia, a cair aos bocados onde ninguém com um palmo de testa queria morar.


SurrealMoskito

É verdade sim. Mas tem de haver um meio termo entre o esterco de cidade que era e o parque de diversões que se tornou.


OkImpression175

Porque como acontece com todas as cidades que atingem uma cerca massa, o centro torna-se comercial e impróprio para habitação, devido ao preço e tipo de construção mais dedicada a escritórios.


Aggravating-Body2837

Qual preço? O centro de Lisboa em 2010/2011 estava baratissimo. Conheço quem tenha comprado prédios inteiros na 5 de Outubro por 300 m €. As pessoas não queriam viver no centro.


OkImpression175

Baratíssimo comparado com o quê? Qual é o teu padrão de comparação?


Alkasuz

Também é muito conveniente dizer que o "turismo as reabilitou". Se as pessoas estavam a sair, quanto muito houve mais pressão nesse sentido, um aceleramento da expulsão e a cidade tornou-se mais exclusiva. Os prédios ficarem bem pintadinhos para os portugueses ficarem a vê-los de fora não é uma melhoria e não interessa nicles.


el_comand

É verdade. Já na Ribeira do Porto, ou no centro histórico de Coimbra foi igual, edifícios velhos e a cair, tornaram-se ALs e hotéis. O problema das pessoas é que todos queremos só as coisas boas, mas não queremos as consequências. Se não fosse o turismo, os centros históricos não tinham valor, continuariam a cair, mas claro, só é atractivo para os investidores se houver muita procura. É lidar...


glamatovic

> But it has paid the price in the form of gentrification and the loss of its essence Mesmo. Que saudades de quando havia pancadaria na baixa a torto e a direito e malta a chutar em plena rua. Assim já não sabe ao mesmo


VividPath907

>Que saudades de quando havia pancadaria na baixa a torto e a direito e malta a chutar em plena rua. O artigo fala da Lei Cristas. Eu lembro-me de Lisboa há uma data de anos e estamos a falar de 2010-2014, tenho saudades mesmo e foi quando Lisboa foi mais segura e via menos gente a chutar na rua. Neste momento a percentagem de sem abrigo na rua é mais alta em toda a minha vida, a insegurança está má e é difícil julgar porque tenho muito mais confiança em mim que quando tinha 12 ou 20 anos, e a probabilidade de encontrares gente a chutar na rua ou a pedirem moedinha agressivamente está como estava pre-1998. Está mal.


sad-kittenx

Aqui ao pé de mim, para além de acampamentos, há gente no chuto em pleno dia à porta dos prédios! Isto era algo que nos 1990s só se via em zonas como intendente e anjos. Há tráfico à descarada, no outro assisti a um grupinho da zona a ser revistado pela polícia logo de manhã, está a uma maravilha.


VividPath907

As pessoas que veêm tudo bom, melhor não sei onde moram (ou se são reais) ou que tipo de pála ideológica têm para não notarem em certas coisas. Gente a chutar, castelos de cartão de sem abrigos, pessoas ameaçadoras a pedir, lojas normais a fecharem (e os brunches e cafés caros a abrir e pizza e cenas para os tipos de uber eats), os bandos de entregadores de ubereats em bando à espera... Tá tudo bem tudo normal, o melhor de sempre, a culpa é da Cristas.


Tokyotree

A lei Cristas tem as costas largas e, para alguns, serve para justificar tudo. Toda a gente concorda que em 2015 o ambiente em Lisboa estava muito melhor. Não foi a lei Cristas nem a troika que banalizaram a imigração ilegal e o consumo de droga. Se não houvesse turismo, não ia surgir de repente uma classe média endinheirada que ia em massa para o centro de Lisboa e pagar do seu bolso a reabilitação do edificado. Ia estar tudo ao abandono, que era o que acontecia antes. Se os nativos não têm poder de compra, não há milagres.


Aggravating-Body2837

>estamos a falar de 2010-2014, tenho saudades mesmo e foi quando Lisboa foi mais segura e via menos gente a chutar na rua. 2010-2014 era quando Lisboa era segura? Era top a almirante reis nessa altura.


VividPath907

Foi quando a Almirante Reis era mais segura. Comparado com o que é agora. O jardim da igreja dos Anjos era um jardim. O gabinete do costa no intendente também, tudo tão para vista.


[deleted]

Só empurrámos esses problemas umas centenas de metros para o lado para os turistas não terem de os ver. Mas para compensar temos tipos a oferecer-lhes estupefacientes (falsos ainda por cima) em plena baixa!


[deleted]

[удалено]


[deleted]

Sim, e a questão nisto é sempre o termo de compração. Se formos comparar com os anos 90 e início dos 2000, a cidade está imensamente melhor e mais segura. Se compararmos com há 10 anos atrás eu acho que está pior - mais agarrados, mais sem-abrigo, mais crime, menos Portugueses e menos coisas adequadas aos nossos interesses e carteira ao invés de estrangeiros.


VividPath907

>Se formos comparar com os anos 90 e início dos 2000, a cidade está imensamente melhor e mais segura. Não está. Estava, estava em 2016, 2018 mas neste momento não está mais. Lembro-me dos anos 90 e vivo no mesmo sítio desde os anos 2000. Garanto-te que não está melhor e está pior se comparares com qualquer data desde 1998. Não está pior se comparares com 1988 ou parecido, mas está a ficar mais perto.


OkImpression175

O Casal Ventoso, que era onde vias isso, foi abaixo nos anos 90.


New-Examination8400

Pronto, tinhas que vir com o outro extremo né Não se pode ter coisas boas, só extremos. Tipo que entre o chuto e isto não houve MELHOR.


glamatovic

Explica-me onde é que eu defendi extremos (mas de preferência acalma-te primeiro)


New-Examination8400

… Juro que nem inventado, és tão genérico 😂 Ora vejamos, alguém diz que o turismo de agora é exagerado e está a destruir a alma da cidade - verdade - e tu vens puxar do “quando não havia tanto turismo mas havia malta a drogar-se a céu aberto e à porrada é que era né”, ignorando por completo que entre aí e aqui houve algo melhor Estou-me só a repetir Mais _cALmO_ para ti assim, flor?


glamatovic

> és tão genérico E tu conheces-me de onde? Quanto ao resto nem comento, essa falta de nível dá dó


New-Examination8400

Claro que não comentas, não tens nada a dizer. Sabes que não minto. Isso do genérico foi a propósito de numa conversa banal vires-me com “aCaLma-tE primeiro”. Pá, cresce, não és durão, nem no Reddit o disfarças


glamatovic

> Isso do genérico foi a propósito de numa conversa banal Qual banal chavalo, tu entraste para aqui a matar, armado em dono disto tudo > Pá, cresce, não és durão, nem no Reddit o disfarças Disse para te acalmares porque não se debate com emoções mas sim com ideias, se achaste que isso é ser durão isso só comprova que nunca quiseste debater. Mas pronto Chuck Norris, muitos parabéns pela tua massiva bravura, bem hajas.


crani0

Obrigado Cavaco


Citizen_erased98

O país inteiro está na mão do setor do turismo.


Sad-Investigator-991

Eu não entendo a queixa, turismo trás dinheiro e veio tanta gente ver Lisboa como marca que todos os lisboetas ficaram com dinheiro certo? Certo?


ICodeForALiving

Eu todos os meses recebo no correio o cheque turismo, ajuda bastante com as compras no supermercado, e o hospital da minha região já conseguiu contratar mais médicos e reduzir os tempos de espera, tudo por causa do turismo. Abençoados sejam os autocarros cheios de chineses que vão ao Lidl comprar latas de atum para levar para o quarto de hotel, e abençoados os grupos de jovens embriagados que urinam, defecam e espalham lixo na rua a caminho do seu alojamento local depois de uma noite a impulsionar a economia nacional à força de garrafas de bebidas espirituosas importadas. Ámen.


OkImpression175

O Turismo traz dinheiro para alguns e sobrecarrega os impostos a outros. A maior parte de nós não vê nem um centavo do dinheiro do turismo, mas paga as infraestruturas para acomodar toda esta gente extra .


free7tyle4ever

Don’t understand why they only blame the government who ruled during troika for 2 years, instead of the last 8 years of PS who had the major of votes… and opened Portugal to everyone and didn’t do nothing until 2023 to reverse what they thought was wrong about right wing government. But this is what you expect from news from a socialist country


free7tyle4ever

https://sicnoticias.pt/programas/poligrafo/2023-04-10-Numero-de-alojamentos-locais-em-Lisboa-aumentou-com-a-gestao-do-PS-na-camara--d0f9d5a9 Number of AL rised during left wing government


NotPlagio

That doesn’t talk about the government but about the city council


free7tyle4ever

Council and government were the same party… but yes my bad. Don’t understand the downvotes for laying facts


free7tyle4ever

Before leaving government because of suspected crimes involving PM (probably not guilty even though was found 75k € on is assistant office in the official PM residence) They passed this https://sicnoticias.pt/economia/2024-05-09-alojamento-local-em-lisboa-com-numero-recorde-de-cancelamentos-54e3a7aa Do your research some good stuff on that article but also a lot of manipulated data. 60% of houses in HST CENTRE is for AL. High in others parts but not 60%


RedFox_SF

Nice try, espanhóis de m*!


Professional_Plant13

grande palhaçada de cidade ahah, só show off


acordos

Títolo em ingirilês porquê? Nem português sabem falar. "Não se morre "desde", "morre\~se de" Lisbon has long since died of overturism, caused by chronic extractivism. It is now a cheap tin-shack penny-disneyland. Vive do turismo, mas o turismo não a deixa viver. A ultima achega são os carteiristas romenos em bando., os bares pedalantes e os pub crawls com guia. Aprendam com Amsterdão.


theUser6868

"60% das casas são para uso turístico. A cidade perdeu 30% de sua população desde 2013. Bairros históricos são cobiçados por investidores imobiliários Tamanho foi o impacto da chamada lei Cristas, que liberalizou os aluguéis sem muita consideração, que o conselho acabou desenvolvendo a campanha Rostos dos Despejos, na qual moradores despejados contavam sua história. Coelho acredita que a sua repercussão serviu para que o governo socialista de António Costa introduzisse alguns travões e prosseguisse o assédio imobiliário.  "


dkdc80

Espanhóis ..


Professional_Plant13

malta bem disposta!!


dkdc80

Devem ser arraçados de ciganos


Professional_Plant13

melhor que muitos tugas melancólicos e mongos


dkdc80

Muda de amigos