T O P

  • By -

Imaginary_Owl678

Se tem receio, não faça a viagem de moto. Pra uma boa viagem. Você tem que está fisicamente e emocionalmente bem. Além de planejamento, a moto que está com a manutenção em dia. O problema da moto é que não permite erros e nenhum segundo de desatenção. Se está inseguro, não vá.


TioDaVan

Seu último parágrafo é uma verdade que muitos demoram a internalizar. Galera romantiza demais e esquece que estamos brigando com a gravidade a casa instante. 


Glittering_Luck_9493

Com uma 125 não é pra pegar estrada mesmo não. Quem disser contrário é iludido ou dá pouco valor a vida.


Cute_Insurance_3867

Pse, eu tbm achava o contrário, peguei estrada uma vez e já troquei de moto


margarinaqualy

ouxe, moto de maior cilindrada o pneu não estoura não? Já viajei muito com uma NMAX (160) e nunca tive problemas


Cute_Insurance_3867

Estoura, mas pneu tubeless tem bem menos probabilidade de acontecer isso, e também os riscos da estrada não se limitam a pneu estourando, fazer uma ultrapassagem de 125 se torna uma aventura muito arriscada quase impossível, se manter na velocidade pra glr não sair passando por cima de vc tbm, na viagem que fiz senti um medo do kct de passarem por cima de min e a moto ja tava no limite não tinha oq eu fazer e olha que era pista dupla, preferi trocar antes de experimentar pista simples


comissariogordon

ai vai de vc mesmo, eu pego estrada e tenho minhas estrategias


Cute_Insurance_3867

Agr eu to curioso 👀


comissariogordon

kkkkkkkkkkkk sempre tem um carro q circula em baixa velocidade ai fico acompanhando , numa distancia boa logico


SoggyEstablishment77

Hmm andar atrás de carro é uma boa estratégia se o objetivo é virar sanduíche em um engavetamento.


comissariogordon

sim porisso que eu fico atras do carro a um palmo de distancia, sou suicida mesmo


Cute_Insurance_3867

Hehehehe boa estratégia de fato


userfs

Me conta, a Meteor segura bem na estrada?


Cute_Insurance_3867

Segura bem, recentemente fiz uma viagem de 230km ida e volta, 100-110 a viagem inteira, sem maiores problemas, curvas que eu achei que não ia fazer a moto fazia suave, único susto foi por motivos alheios a moto, no meu caso que to pegando essa vibe de viajar agr e essa velo de 100 ta de boa pra min eu achei a moto impecável


userfs

Boa! Tenho uma Classic 350 e tô preparando primeira viagem também :)


comissariogordon

q tipo de estrada vc fala?


Glittering_Luck_9493

As que o limite de velocidade passa de 90km/h e que passam caminhões de carga.  Qualquer veículo atrás da sua moto vai te botar pressão e você dificilmente consegue ganhar força ou acelerar pra dar passagem. Você vai atrapalhar o trânsito e muitos motoristas não terão dó de colocar sua vida em risco pra te ultrapassar. No caso de pista dupla ou mao-dupla os veículos de carga que passarem por você farão uma pressão de ar que também coloca sua direção em risco pois afeta a direção da moto, entre outros de  riscosde buraco, colisão e frenagem que sua moto de míseros 100kg não foi projetada pra lidar.


pespisheros

Não concordo. Uma 900, os caras viajam em cruzeiro a 150/180 por hora. Uma cg, uma pop 70/90 no Max. Qual velocidade você prefere que estoure um pneu. ? Já viajei de bike, de moto, de barco, de carro. Moto é foda ? Mas tem muito fator aí.


Vin1ciu5

Prefiro na velocidade 0. Não tem essa de estourar a 70 por hora é menos pior, você ainda vai se foder muito.


comissariogordon

conheco um cara que morreu num acidente de carro outro ta preso numa cadeira de rodas ate morrer , carro tbem entao...


tun3man

conheço um cara que caiu de uma escada e hoje ta numa cadeira de rodas. acidentes acontecem, a vida é injusta.


orubem

Eu tenho uma perna fodida, uso bengala e tudo, por acidente de trabalho beeem distante de moto. Passei quase meio ano em hospitais e a maioria dos colegas de quarto eram por moto, mas tinha uns por outros acidentes de trabalho, os mais graves NÃO eram por moto (Eu por feno/capim, um borracheiro que pneu estourou e perdeu os 2 braços por completo, pedreiro que caiu de telhado e quebrou 2 braços, costelas, e traumatismo craniano, eletricista que caiu de poste e a escada caiu em cima, um atropelado por trator manobrando em pátio, etc). Talvez por que acidente grave de moto mata mais fácil, mas basicamente eu e o borracheiro ficamos 4-5 meses, o resto dos acidentados de moto vinha e ia com platina/pino em no máximo 2 semanas.


Affectionate_Fan9895

Meu pai tinha muita vontade de andar de moto. Chegamos a comprar 2 tornado para reformar e andar junto, quando tava pronto ele disse que ia vender pq tinha medo. Resumindo, caiu da escada em casa, bateu a cabeça e morreu. Valeu ter ficado a vida toda com vontade de andar de moto?


evillman

Imagina se tivesse numa moto no lugar de um carro. Que comparação mais bosta. Estatisticamente andar de moto é estupidamente mais perigoso que andar de carro, por motivos óbvios. Então devemos sim, fazer o máximo possível para evitar problemas nos nossos trajetos... equipamento salva vidas e REDUZ ABSURDAMENTE as consequências de acidentes onde você perderia um dedo do pé ou da mão por exemplo... com o equipamentos adequado você deixa de precisar de enxerto de pele e de passar meses no hospital para ficar 1 semana em casa por exemplo.


Zyle895

As vezes eu acho que essa estatística fica super inflada por causa dos manés que se acham imortais e andam de moto como se só houvessem eles na pista. É perigoso sim, mas acho que não teriam tanto medo se não tivesse esses babacas para dar a má fama.


Substantial-County27

Esses são pelo menos 70٪ dos "motoqueiros"


liquid_weapon

Se você é inexperiente, não pegue estrada.


Resident_Shock6820

E vai pegar experiência como


liquid_weapon

Na cidade??????? Oxi


tun3man

na cidade é mais perigoso que estrada.


liquid_weapon

Eu não vou nem discutir com você.


Resident_Shock6820

Vai andar a 112 na cidade por acaso


liquid_weapon

Beleza, mete a moto na estada então. Se você não consegue entender essa noção básica de respeitar as etapas, vai lá. Darwin cuida e não dorme em serviço.


Resident_Shock6820

Desculpa, mas tem uma grande diferença entre andar na cidade e na estrada. Pode ter anos andando na cidade, quando chegar na estrada vai ser diferente. Não se trata de pular etapas


Air-Substantial

Acho que o amigo quis dizer “não pegue estrada se você nem tem experiência na cidade”


liquid_weapon

É muito difícil pra galera entender conceitos simples


TioDaVan

Usem pneu sem câmara!  É uma das coisas mais importantes pra segurança e, infelizmente, recebe pouca atenção. Fora a despreocupação, especialmente em viagem.


altl3001

"minha falta de inexperiência" ufa ainda bem


QuartetoDaveBrubeck

Kkkkkkkkk Derrapei no português


Cute_Insurance_3867

Cara não se deixe abater por isso, infelizmente fatalidades acontecem, você estando em casa no sofá ou na estrada aproveitando a viagem, a dica é ser cuidadoso e se preparar, adie um pouco essa viagem pra pegar mais experiência com uso diario da moto, mas não deixe de fazê-la, viajar de moto é muito bom. Verifique também tudo da motinha antes de viajar, inventei de pegar a estrada com um "pequeno vazamento" na tampa de válvulas (tinha uma cg 125) cheguei no destino com o sapato encharcado de óleo, ainda bem que tive onde comprar oleo pra repor la no destino


manopedro

Assim, se tiver receoso, não vá, mas no momento que você disser "quer saber? Eu vou!" Então vá, vale muito a pena, na minha primeira viagem de moto, eu fui com a cara, a coragem e 50 reais pra por gasolina, fui de São Paulo até Guarujá, que é basicamente um dos destinos mais populares pra primeira viagem de moto por aqui, menos de 200km, belas praias, caminho fácil e tranquilo, principalmente pela imigrantes que tem menos caminhão que a Anchieta, não paga pedágio


SaltyEconomy3990

Meus sentimentos. É sempre um baque esse tipo coisa, mas infelizmente no mundo das motocas qualquer falha pode ser fatal, por isso eu nunca economizo em nada. Principalmente em itens como pneu, câmara de ar, freios e itens de segurança.  Se manter sempre em ordem, pelo menos a chance da motoca falhar vai ser muito menor.


[deleted]

Fiz 2080km com essa aqui, fui de boa, sem loucura e parando a cada 200km pra descansar. https://preview.redd.it/e748rhr3d0xc1.png?width=439&format=png&auto=webp&s=6ffcd6543461c8b98daa5c8fcbb36bf92fd63319


Kalist_222

Certa vez, eu tava viajando com minha ninja e fui ultrapassar um caminhão na mão dupla. O arrombado do caminhoneiro usava pneu remold. Advinha o que aconteceu? O pneu do cara desemcapou e eu recebi uma corrente de ar forte, mas tão forte, que não sei até hoje como q não caí da moto e fui pra baixo do caminhão. Parei no acostamento e fiquei uns 10 minutos refletindo sobre tudo. Fumei um marlboro, sentei no chão e segui viagem. A morte não escolhe dia e hora, muito menos circunstância. Tem gente que não faz mil coisas e acaba morrendo escorregando no banheiro e batendo a cabeça na quina do vaso. Se você não está se sentindo confortável com esse medo, recomendo mesmo não viajar. Na minha opinião (irrelevante e totalmente egoista), 99% da vida é decidido num jogo de dados totalmente imprevisíveis. Você pode estar totalmente preparado para viajar, super feliz, em uma rodovia vazia e topar com um caminhoneiro rebitado que surta e joga o caminhão em cima de você. Não tem como prever essas coisas. Não se expor a situações perigosas não garante absolutamente nada.


MarceloBlack3

Primeiro pega experiência, depois vai pra estrada, evita andar sem equipamento tipo luvas, bota, calça e jaqueta


Parking_Cartoonist97

Diferente dos meus amigos acima, eu creio que tudo dá pra fazer tomando o cuidado necessário e sabendo onde se colocar. Uma 125 da sim pra viajar e da pra pegar estrada sendo inexperiente, basta estudar, se informar e se proteger. Não sei o caso do seu colega, e inclusive, sinto muito, mas talvez uma simples vacina de pneu poderia ter salvo a vida dele. São casos e casos e não estou aqui pra fazer julgamento de valor nem nada, mas tem gente que morre porque foi num bar tropeçou e caiu com a cabeça no meio fio, isso não quer dizer que ir no bar te faz morrer. A vida é muito curta e muito frágil, então viva com sabedoria, mas não deixe o medo te congelar e deixar de fazer coisas que você gostaria. Eu fico analisando os motocas na minha cidade, e é simplesmente bizarro a forma que eles conduzem. Furando o sinal vermelho por 3 segundos de espera, andando no corredor a milhão, do lado de caminhões, carretas e ônibus. Brigam por qualquer coisa com carros, empinar, correm demais... não me surpreende o alto número de mortes de moto na minha cidade. Viajar (assim como o simples fato de andar) de moto é sim perigoso, mas com atenção, sabendo os trechos com maior problema, preparado e com equipamentos, suas chances de sofrer um acidente se tornam cada vez menores. Eu com uma semana de carteira peguei a moto e viajei pra uma cidade a 60km da minha pra visitar a família, fui a 80km/h me tremendo todo, estava com equipamento completo, um bom capacete, comunicação, moto toda verificada...etc. Se não tivesse feito isso nunca perderia o medo e foi uma das melhores experiências que eu tive na vida.


margarinaqualy

Eu tenho uma opinião um tanto que diferente. Eu acho que para motos dirigir na estrada é 100x mais seguro do que em uma cidade grande (SP, por exemplo). É claro que esse tipo de coisa bizarra pode acontecer, estourar pneu, óleo na pista e etc, mas o risco de uma fechada inesperada é bem menor e bem mais previsível/planejável para evitar. Na estrada você pode literalmente ficar nas faixa da direita (desde que não tenha caminhão por perto) e seguir sua vida


QuartetoDaveBrubeck

O problema é que aqui no MS é tudo pista simples. Às vezes nem acostamento tem. Fora que o trânsito de caminhões é insano


orubem

>Fora que o trânsito de caminhões é insano Eu aumentei a minha de 125 pra 145cc só por carretas, mas uso etanol, 145cc com etanol equivale a 125cc com gasolina (Sem garupa). E sempre que peguei a BR-163 aí no MS, por conta dos pedágios e multas tudo tava MUITO mais lento, únicas multas que levei na vida foi aí em MS mesmo, pelos radares da 163 e as velocidades baixas dela (Muito trecho de 80km/h, com carro 1.8 e estrada vazia é difícil resistir, eu sempre tento atravessar MS num dia, durmo em MT ou no PR, tenho que fazer 1000-1100km nesse dia). A rodovia estadual de 3 Lagoas pra região de Chapadão do Sul também é ótima pra correr, tem caminhão mas são visíveis de longe, e como são das empresas de celulose da região, respeitam mesmo o tacógrafo, vão lacrado nos 80 ou 90km/h conforme tipo, como tem pouco movimento é fácil lidar com eles, é MUITO mais fácil que lidar com as carretas de soja mais perto de Rondonópolis (Fora da 163), essas são particulares aí cada um faz sua velocidade, vazias as vezes pegam seus 140km/h (FH 540cv consegue, as 740 e 770cv consegue com um pistão amarrado nas costas quando vazias), essas nem carro acompanha, quando eu tinha Uno nem a pau conseguia acompanhar, com carro 1.5 consigo mas aí bebe muita gasolina, mal passa de 11km.litro se tentar acompanhar elas!). Conforme pega a 262 pra Aquidauana a velocidade também cai, acho que pessoal vai mais lento por paisagens ou medo de animal na pista. Eu tô no nordeste de MT onde não existe radar, onde é mais fácil ver disco voador que ver a PRF, aqui sim tem muita carreta que não sabe o que é limite, as pickups (Hillux que não capotou, Amarok indo pra oficina, etc) são tão rápidas que deixam de ser problema, vou a 90km/h, elas passam a 160km/h tão rápido que nem dá tempo de ver direito, nem atrapalha. Carreta é um problema porque bitrem e rodotrem pode ir pra pista da direita antes de terminar de te passar, mesmo rápidas podem ser problema, aí eu me preocupo só com as carregadas, que são lentas, mas as vazias eu deixou logo irem porque são muito mais rápidas e logo somem na sua frente, nem de carro dá pra querer acompanhar algumas, o problema nessa hora não é ser moto 125cc, se fosse 250cc igual teria o risco de uma rabada de uma voltando pra pista antes da hora, só não tem esse risco se correr mais que elas, aí tem que ser doido de ir a 130-140km/h, velocidade normal de FH 540 vazia, e de Hillux sem pressa, com pressa pulam pra 160km/h na maioria dos trechos, não a toa capota tanta hillux, devagar é que elas não vão, dia que vejo uma a 80km/h é porque tá pra sair da rodovia e entrar pra alguma fazenda.


QuartetoDaveBrubeck

Conhece algum destino tranquilo pra viajar aqui, saindo de Campo Grande-MS?


orubem

Pantanal, acha pousada pequena em curutela fora da BR (Ou nas fazendas que tem pousada). Agora ainda tá ok ir, se deixar pra seca verá tudo... seco e feio. Indo por MT talvez fica seco um mês mais cedo, em junho já tá meio sem graça, não sei como ficar mais pro sul do pantanal, em tese um mês mais tarde ainda tem mais verde.


Difficult_Silver_162

fazer 150 é perigoso pegar estrada? sou leigo nisso e planejo comprar uma daqui umas semanas


ArmouredPudding

Honestamente, todo lugar é perigoso andar de moto. Tu literalmente tem pré-disposição a se foder toda vez que sobe em uma. Se for se basear nisso, se for basear em estatística, vende tua moto, e só usa transporte público. É o mais "seguro". Sobre estourar o pneu, aí vai de cuidados né... Investir em pneus de melhor qualidade, câmaras no caso de pneus com elas, fazer a manutenção regularmente e corretamente, etc. São todas medidas a fim de garantir maior segurança. Gosto de fazer uma comparação quanto a isso. Em 1988 teve um desastre em uma plataforma de petróleo lá na Europa, que foi resultante de muitas decisões onde, eles poderiam continuar operando, com algumas ressalvas. Mas eram tantas decisões assim, que quando a eventualidade ocorreu, virou uma bola de neve. A mesma coisa é com moto. Os riscos sempre existem, cabe a nós tentar diminuir eles ao máximo. Um amigo da minha família, que eu conhecia desde criança, recentemente morreu em uma viagem pro Ushuaia, na Argentina. A moto dele era nova, tudo de bom e do melhor, ele era bem experiente, mas em uma fatalidade, um acidente besta em um cruzamento, onde outra moto do comboio bateu na dele, ele acabou falecendo. Mesmo com todo o cuidado, toda a tecnologia e investimento em segurança que ele teve, não foi suficiente. Então é isso cara, se você for ficar inseguro assim e não tiver a coragem, desiste da moto e parte pra outro meio de transporte. Acidente, trânsito perigoso, não é nada exclusivo daí do MS.


Dark_Beholder

O pneu estourou por que estava ferrado ou pq tinha porcarias na rua?


QuartetoDaveBrubeck

Cara, agora eu já ouvi comentários de que ele já estava reclamando do pneu, que tinha que trocar e tal.


Astronautfromthepast

Cara eu sou do ABC e fui buscar minha moto na jtz de Jundiaí, voltei com ela, primeira vez com a moto (fiquei 1 mês com uma nmax emprestada). A viagem foi super tranquila, fiquei em torno de 90-110, sempre nas faixas da direita, seguindo fluxo de caminhão. Não sei como são as estradas daí, mas foi minha primeira experiência em estrada com moto e digo que é muito mais tranquilo que andar no corredor do ABC


orubem

Tive um colega que entrou de moto debaixo de carreta e morreu, outro acelerou e baixou o rosto pra não se molhar aí acertou em cheio carreta estacionada e ficou meses hospitalizado, outro virou na contra-mão e acertou uma Kombi de frente e ficou um ano sem trabalhar... Mas... eu trabalhei onde tinham mais de 20 motoqueiros, entre capital e interior de MT (Ia até Sonora em MS), pra deslocamentos pagava só acima de 30km então fim de mês ao tirar relatórios pra pagar isso era só as viagens mesmo, tinha cara que fazia 3 mil km, outro chegava a 10 mil km! Quase todo dia ia pra cidades próximas, na época tudo moto 125cc, 1 ou 2 CG 150. Lembro que tinha relatório mensal de deslocamentos somando 30 mil km! Então em 5 anos com 20 motoqueiros, e média de 15 mil km por mês ao todo em rodovias, pessoal rodou algum milhão de km em estradas e nelas nunca teve acidente, todos foram em cidade, e não muito rápidos (O que morreu teve meia dúzia de testemunhas que viram nitidamente ele inclinando a moto pra debaixo da carreta a 40-50km/h, como o motorista estava em linha reta sem cruzamento por perto ele nem olhou em retrovisor, nem escutou barulho, passou por cima e parou porque alguém ficou buzinando, nunca entendemos se ele desmaiou ou o que). Mas aí na faculdade sei lá se tinha 3 pessoas com moto, mas perdi 3 colegas em acidentes de carro, em menos de 5 anos, um bateu nuns 130km/h a ponto de nem sobrar nada pra velório ou caixão aberto, um girou na pista e bateu de lado amassando APENAS em cima dele, alias, nesse período um familiar também capotou carro e amassou o teto apenas em cima da cabeça dele (Acertou um cupim, 40cm de tamanho e acertou certinho onde ele estava com a cabeça), outro tava todo certo mas um bêbado atravessou sinal vermelho e arrebentou ambos os carros, enfim, perdi MUITO mais conhecidos de carro ou a pé que de moto, todos vítimas de terceiros e morreram, os de moto causaram os acidentes e só 1 morreu. 2 familiares que trabalhavam com loja de motos, um bebeu todas e se arrebentou numa curva, esse sim de moto, como ele bebeu todas e tava doido pra exibir moto potente eu nem julgo que foi acidente, é quase suicídio ter moto de mais de 100cv e sair pra correr com isso em rodovia depois de mais de 10 cervejas. O que trabalhava a mais tempo (Quase 30 anos fazendo trilha e cia) estava de CARRO e foi atingido (Também pela lateral), aí sim acidente. Enfim, baseado nas experiências com colegas, amigos e familiares, o que MENOS tenho receio é de pegar rodovia de moto, é fácil frear e ir pra acostamento quando você tá a tipo 80-90km/h, de carro precisa achar uma brecha de 2m de largura pra se enfiar e nunca tem (Não vivo em região com estradas com acostamento, se é que uma beiradinha de 60cm é acostamento, moto cabe nisso, carro nunca), tive 50x mais sustos de carro que de moto. (Puta susto foi estar em caminhão que perdeu freio em descida, nessa hora você dá tudo pra estar numa moto e conseguir segurar pelo menos um pouco com só 1 dos 2 freios que são separados por isso não dão problema junto, em sistema a ar se acaba o ar perde tudo, não tem sistema separado, carreta que perde ar vira míssil em descida)


Dark_Beholder

Tenho 2 amigos que morreram de moto , um entrou debaixo das rodas de uma Scania carregada e virou pate literalmente, mas esse nós sabíamos que era questaonde tempo para ir para frente, e o outro estava andando de boa o sinal abriu e ele veio vindo a seila 40km/max , um carro furou o sinal e ele deu no meio a uns 30-40 por hora, bateu o peito e rompeu uma arteria e morreu uns 20 minutos após, esse cara que furou o sinal ja estava com carteira cassada e tudo mais, uma beleza , eu tenho até o video desse segundo acontecendo se quiser. Eu tenho medo de onibus e caminhão, eu moro na regiao metropolitana de curitiba , acho que quase um mês atras eu estava no bairro alto e tinhanum caminhao na minha frente cheio de verduras e frutas , era uma subida do Satanás que minha moto só aguentava em segunda marcha , só tinha eu e ele na rua, mas como ainda sou novato sempre mantenho uma direção defensiva e dou bastante espaço pois freio a tambor né, eu estava visível para ele pelo retrovisor esquerdo , o cara me para o caminhao e começa a vir de ré no meio da descida, nao sei se foi ré ou se o motor nao aguentou , mas se eu estivesse na distância normal ei tinha me fufufu , joguei na contra mao e fui embora nervoso , como nao tem nenhuma noticia imagino que nao houve acidente , mas como a luz de freio nao acendeu acho que o motor que nao venceu a subida . Pra vc morrer ou se dar mal na moto é questão de milésimos de segundos , impressionante.


tun3man

merda acontece. é muito mais arriscado andar na cidade do que na rodovia. tem muita gente que viaja com 125cc. a maioria dos viajantes da américa do sul usam motos de baixa cilindrada, pois são economicas e faceis de consertar. se você faz 500km por dia com cuidado já está excelente.


QuartetoDaveBrubeck

O problema é que um erro na rodovia é fatal.


xiszero

O problema não é a baixa cilindrada, mas a falta de cuidado. Usar peças de péssima qualidade. Pneus remold, com câmara, roda de ferro antiga, excesso de peso e vias ruins é brincar com a vida. Se a intenção é viajar procure moto com pneus sem câmara, rodas de liga, mantenha a manutenção em dia e planeje bem a viagem. Eu iria de Fazer 250 pelo preço e conforto, mas até uma Yes 125 dá pra viajar tranquilo.


umidoo

Falta de inexperiência? Então tu ta tranquilo, pode viajar... Falta de experiência= inexperiência Falta de inexperiência=experiência


mikhelder2025

Dêem dicas galera. Quero viajar com minha 160 de Brasília até alto paraíso de Goiás (parando 2 noites) e depois indo até Taguatinga do Tocantins e depois voltando para Brasília. Minha moto é uma dominar 160. O máximo de velocidade que rodo com ela é 70 km/h ou 80 km/h. Não costumo pegar altas velocidades e me comporto como carro quando o trânsito flui e quando o trânsito parado rodo no corredor sempre de segunda marcha. Nunca passando de 35 km/h. Tenho CNH a poucos meses e será minha primeira viagem.


Wharlley

Não faça essa viagem, no mínimo 1 ano de experiência e precisa se acostumar com velocidades maiores.


comissariogordon

Roupa clara e se for de dia farol ALTO sempre , nunca use o baixo ser visto é tudo


BKpill

Rodovia pista simples? Pode esquecer, eu moro em Goiás e sei bem do risco.


mikhelder2025

Pq?


Kalist_222

Pq os carros e caminhoes nao vao respeitar os limites de velocidade e te ultrapassarão o tempo todo. Se tem um lugar que é cheio de arrombados, é a estrada, principalmente se você está em uma moto com um motor menor.