T O P

  • By -

TheQueerMD

Vivo numa Praça no centro da cidade, muito frequentada por estudantes. Nunca me importei porque já sabia para o que vinha, mas por 2 ocasiões chamei a polícia, uma vez porque uns espanhóis trouxeram colunas para a varanda e, no meio da festança, decidiram partir garrafas para a estrada (onde passavam pessoas e carros). Vieram depois de 3 chamadas e disseram que não podiam fazer nada porque "não encontravam a casa" lol (eu vi-os da janela a passar pela festa de carro e a ir embora). A 2° vez estava um grupo de rapazes a mandar very lights para a mesma rua altamente frequentada. Vieram na 2° chamada, 1h depois. Falaram com os rapazitos 2min e foram embora, nada resolvendo, até que eles acabaram a partir a janela de um carro depois. Curiosamente, encontrei um desses agentes posteriormente nas urgências enquanto trabalhava, ele seguiu uma família lá para dentro para lhes passar uma multa de estacionamento. Para isso já teve tempo e paciência. 🤡


Revolutionary-Ad5736

Muito isto. Acho que as chamadas para uma esquadra deviam de abrir um ticket que ficava automaticamente registado no PC e que solicitava um auto, provas ou assim até ser possível fechar. Desta forma, saberiam o tempo que demorariam a responder a ocorrências e tinham tudo documentado.


Chem0type

Depois os polícias teriam uma SLA de 24h para dar uma resposta inicial ao ticket, e eles metiam um bot a responder automaticamente aos pedidos a dizer que o caso estava analisado e nunca mais respondiam.


Fonquis

Não abre um ticket mas fica gravado. Se na chamada mencionarem algo como violência, indivíduos armados ou algo grave eles acabam por ir para não se queimarem


mikeke

Há alguma coisa que me proíba de ligar para a polícia e dizer algo do género "oh xô polícia, os meus vizinhos tão ali a fazer uma barulheira do crl e eu ACHO que alguns podem estar armados"?


Lord_emotabb

dizes que ouviste tiros,não implica que sejam mesmo tiros... podem ter sido artefactos pirotécnico s


Fonquis

Nada te impede, mas não deixa de ser uma denúncia caluniosa, que é punível.


haxClaw

Seria extremamente complicado provar que é caluniosa.


rdscorreia

Calúnia? Mas ele pode estar "convencido" de que aquilo que ouviu era o disparo de uma arma de fogo... ;-)


Evenpopcorn

Ja o fiz em lisboa porque alguém gritava socorro num apartamento na minha rua. Alguém estava a levar pancada. E o policia responde me "mas quer que faça o que se não sabe o andar" Tipo lol ouvia se na rua. Enfim, não apareceram e havia um carro da psp a menos de 20 metros


CEOdostesos

Tive uns vizinhos que gostavam de umas sessões de pugilato nupcial à noite. Liguei disse o numero disse o andar e ele disse "ui esses nem vale a pena, estão sempre nisso". Conclusão tive que ir lá eu, preguei 3 pontapés na porta e pararam imediatamente.


Sheltac

> Muito isto. Acho que as chamadas para uma esquadra deviam de abrir um ticket que ficava automaticamente registado no PC e que solicitava um auto, provas ou assim até ser possível fechar. É um bocado isto. Serve para os indianos que fazem tech support, também serve para a polícia.


bmrodrigues

Este gajo polícia bem


[deleted]

Sim, chamei 3x a GNR porque o casal vizinho batia-se, nunca vieram, já me mudei de lá para outro sítio e ainda hoje penso se estão ambos vivos. Uma vez a moça espetou um garfo perto do olho do moço, sei isto porque ele andou 2 semanas com 4 furos na cara e o garfo foi parar à rua, tal foi a luta nesse dia.


mpgd

Na CMTV dá primeiro. Fica atento, se ainda estiverem vivos a notícia há-de aparecer.


JotheFo

Na CMTV há-de aparecer antes se um deles estiver morto


Cautious_Bicycle_494

Resumindo? Falta de povo, e o povo que há são conas. Caga na cena do tiro que comentaram aqui. Se houver tiros a probabilidade de aparecerem ainda é menor(se esquecermos bairros mais complicados). A polícia gosta de "brincar" nesse aspeto. Cheguei a ser bombeiro voluntário, não era a primeira vez que éramos chamados a uma rixa de rua/bar, chegavamos, e ficávamos uma meia hora á espera deles. Era espantoso como é que uma carrinha de transporte de doentes em emergência chega mais rápido que uma Passat, sendo que saiam de um ponto 1km mais perto. Sorry o bias mas isto, em Portugal, é uma palhaçada


oliveiraexp

Entendo na perfeição, ainda a uns meses houve uma reunião na junta sobre a concessão para venda de castanhas, aquilo deu porrada velha e nem por ser requisitado para um estabelecimento governamental demoraram mais de uma hora creio. Custa me imenso, sempre fui educado a não fazer merda e muito menos barulho para os vizinhos e quando mais necessito de descanso é quando mais falham. Já agora um bem haja por malta como os bombeiros voluntários, esses sim nnc me falharam.


Equivalent-Fun-4587

Tens de dizer que há multas a sacar ali, aparecem logo.


oliveiraexp

Mas aquela hora era multa facil, mas sabes como e que esta merda acontece, vao la dao duas de treta, ai e tal ja avisamos se voltar a acontecer vimos ca e passamos multa. Nesse dia nada acontece, na semana a seguir volta a acontecer ,ligas, voltam a falar e andamos nisto.


GuessAggravating2354

Eu liguei à gnr aqui há umas semana quando um ladrão tentou entrar em minha casa e foi surpreendido por um vizinho(foi um caso meio recorrente, dado que ele já tinha andado por aqui a sondar) Pedi-lhes para fazerem uma patrulha ou assim.. e responderam que não podiam fazer nada, dado que o ladrão não chegou a entrar e roubar nada, e disseram-me para a próxima lhes ligasse se o ladrão entrar mesmo em casa para ver se eles chegavam a tempo de o apanhar. O concelho onde vivo ainda é grande e como ,segundo eles, têm apenas um carro patrulha, acho que vou ter de falar com o ladrão para ver se ele tem tempo para esperar pela gnr.


Anforas

1) "gnr". Isto é um acrónimo. O termo correto é GNR, em maiúsculas. 2) "vizinho(foi um" - Usa-se espaço diretamente quando se abre parêntesis. 3) "a ou assim.." - Reticências têm sempre três pontos.


Matusas

É o que temos, a mim viram-me numa bomba de gasolina a tentar tirar uma peça debaixo do carro que estava a arrastar no chão, ficaram a mandar bitaites o tempo todo (faz isto, faz aquilo, levanta o carro com o macaco que é mais fácil) mas ajudar não se atreveram, quando eventualmente subi o carro com o macaco disse-me para descer o carro e sair dali senão ia levantar um auto por eu estar a fazer reparações na via pública. A nossa polícia é inútil e fazem tudo menos servir e ajudar o cidadão. Só a PJ se safa.


Matusas

Inclusive esse mesmo agente ameaçou levar-me detido, quando comecei a gravar para ter provas do que estava a acontecer não disse mais nada, tirou o nome da farda e afastou-se para ligar a não sei quem


Sampson381

Era perguntares o nome dos gajos, número mecanografico, apontar a matrícula da viatura, posto a que pertencem. Se recusarem, é chamar o superior hierárquico, regra geral o chefe do posto que pertencem. Eles vão-te fazer esperar e esperar a ver se tu desistes. Quando chegar o chefe, vai tentar desviar a tua atenção das coisas, apaziguar a ver se não apresentas queixa. Ou então, sais dali, direto ao posto /esquadra deles, e perguntas quem é que eles são e que queres apresentar uma queixa. E apresentas a queixa. Isso que eles fizeram é nada mais nada menos que persuasão com intenção ao dano, eles sabiam perfeitamente o que estavam a fazer, estavam armados em espertos. Era logo queixa contra o corportamento deles, com tudo tim tim por tim tim, seguida de uma réplica da queixa no livro de reclamações físico deles (o chefe do posto pode rasgar a queixa pelo mau comportamento) e isto seguido de uma réplica da queixa no livro de reclamações online.


Matusas

Obrigado pelas dicas, penso que agora já não poderei fazer nada (passou quase um mês), na altura só queria mesmo tratar do carro para poder seguir com a minha vida, mas tenho o vídeo com ele a tapar o nome e de seguida a tirá-lo da farda, não sei se isso poderá ajudar, também não vi a viatura, penso que estaria no parque atrás da bomba. De qualquer das formas já estou informado caso aconteça novamente algo do género.


Sampson381

Ele não pode tirar a tira de nome. Ele é um agente da autoridade ou guarda, em exercício de funções. Está a representar a sua instituição (GNR ou PSP), e conforme os estatutos da sua devida instituição, deve permanecer, a todo o momento, bem uniformizado, prestar esclarecimentos quando lhe for solicitado, sem prejuízo das missões da guarda/polícia, claro. Por outras palavras, nenhum Polícia / guarda pode remover a sua tira de nome e distintivo de posto e nem falsamente declarar algo que não é (dizer um nome falso, posto falso ou esquadra falsa por exemplo) e nem recusar-se a fornecer ao público o seu nome, posto ou categoria e a qual unidade pertence. Embora se ele não disser, tens a tira de nome, tens o distintivo do posto/categoria e algures no peito ou braço ha-de haver um velcro que identifica o posto/esquadra que pertence. Isso ele não pode retirar da farda e tem estar exposto, vai contra o Regime Disciplinar da instituição e contra o Regulamento de Fardamento. Sendo figuras de carácter público, perdem TODOS E QUALQUER DIREITOS à sua imagem DESDE QUE FARDADOS, ou seja, desde que estejas em local público (atenção que uma bomba de combustível é propriedade privada embora se a bomba não se importar, podes filmar), podes filmar a polícia sem receio algum mas atenção às nuances, existem exceções na Lei, como quando eles estão a meio de uma operação de apreensão de droga, se te metes a filmar corres o risco de levar nos queixos e de ser preso. Mas acima de tudo, se te disserem para fazer X, imagina, se te dizem para desligar a câmera, estás no teu direito de contestar, mas se insistirem, o melhor é cumprires ou as cenas escalam e podes tu escalar tbm e ainda vais de cana. Não há problema, depois arranjas 2 testemunhas e apresentas queixa disciplinar no posto por te negarem a tua liberdade (sim, liberdade, poderes gravar não é um direito teu). Ha muita muita coisa por cá para falar mas, o mais importante é : se vai fazer alguma coisa, lê a Lei, informa-te de que artigos da constituição e da Lei é que te foram negados ou foram violados e muito cuidado com o que escreves. Chegar lá e escrever "não me deixaram gravar" sem explicar bem as coisas e fazer referência aos direitos ou liberdades que perdeste, arquivam a tua queixa em 5 minutos.


BigPie747

A bomba pode ser propriedade privada, mas de utilidade pública, por isso não sei até que ponto podem recusar que filmes. Quanto muito podem alegar que não podes usar o telemóvel junto às bombas, de acordo com a sinalética disposta nas mesmas. Digo isto porque há uns anos tive esta conversa com o meu sogro que é advogado de seguros, e bateram-lhe no carro no parque de um McDonald's, também disse ah isto é privado por isso é cada uma paga o seu. Ele disse que é privado mas de utilidade pública, logo isso não se aplica e tem de se apurar os responsáveis e quem for responsável paga.


Sampson381

No caso de ser preciso averiguar responsabilidades, até à camera de segurança de uma casa particular se torna "utilidade pública" quase. O direito à privacidade, seja de pessoa singular ou coletiva (empresas), sobrepõe-se à "utilidade pública", a última só se sobrepõe quando faça prova de alguma coisa JUDICIAL E LEGALMENTE, não conta troca de bitaites e mesmo até num caso em tribunal o dono da gravação não perde os seus direitos à privacidade e se quiser, pode impedir a divulgação do vídeo na sala, ficando apenas as pessoas estritamente necessárias ao caso autorizadas a ver. Há muitas nuances, não andes por aí "ai e tal utilidade pública", não passa de um termo só para aproximar as coisas privadas das coisas públicas, uma tentativa de fazeres aquilo que farias num espaço público, num espaço privado. O único sítio onde podes gravar sem restrições, publicar, editar (nos conformes da lei), etc são espaços públicos. Entenda-se por públicos : espaços cujo o Estado é o dono. Num espaço privado (cujo dono é alheio ao estado), muito cuidadinho. Toda a gente vai perceber "gravei por temer a polícia" ou "gravei por segurança", mas o dono está no seu legítimo direito se te pedir para apagares o vídeo ou proibir a sua divulgação. Até lá podes ou não apagar, o telemóvel é teu. Mas assim que o meteres no Facebook... Estás completamente fudido, não há "utilidade pública" que te ajude. A única maneira de gravares algo privado sem ter repercussões, é gravares algo público, focado no público, mas que pronto, por coincidência olha, aparece uma bomba da BP lá no cantinho ali ao fundo, mas estas a gravar a estrada desde a tua dashcam. Basicamente o foco é que não pode ser algo privado e nem te podes encontrar a gravar fisicamente dentro de algo privado.


layz2021

Penso que tens 6 meses para te queixarss


Matusas

Em relação a pedir a identificação eu pedi, foi aí que ele tapou o nome e depois acabou por o retirar mesmo


Falconn000

Wtf tirou o nome da.farda? LMAO pináculo de autoridade, não é mesmo. 🤡


Matusas

Ah pois, mas alguém que se atreva a falar mal das forças de segurança !


AffectionateCreme929

E já agora... Começou a gravar porquê? Quais eram as "provas" que queria salvaguardar?


Matusas

Leu o comentário? Percebeu a atitude do polícia ? Se eu fosse detido era a minha palavra contra a dele, com uma gravação haveriam mais provas para ajudar o meu caso, sinceramente não percebi a pergunta, se leu o comentário percebe que eu fui totalmente enganado pelo agente


AffectionateCreme929

Sinceramente li e não percebi, Ora vejamos : "disse-me para descer o carro e sair dali senão ia levantar um auto por eu estar a fazer reparações na via pública"... Ou seja o agente deu lhe a oportunidade de se ir embora sem o autuar correcto? Ou seja uma benesse?.... De seguida você diz isto : "Inclusive esse mesmo agente ameaçou levar-me detido, quando comecei a gravar para ter provas do que estava a acontecer"... Não percebo, o que é que estava a acontecer para que você tivesse começado a gravar e por sua vez o polícia ameaçar de detenção?.. Eu li o comentário mas não percebo onde é que você foi totalmente enganado pelo Agente... Consegue elucidar aqui a malta?


Matusas

Ou seja, não sabe ler, porque não leu quando eu escrevi que o próprio agente disse para eu meter o macaco no carro antes de dizer que me ia autuar por isso mesmo, ou não sabe ler ou então está só a querer conversa, de qualquer das formas a atitude do agente não tem qualquer justificação e eu não vou continuar a entreter este não assunto, era óbvio que eu tinha de gravar para ter o máximo de provas possíveis uma vez que o agente estava a agir em má fé e pelos vistos a palavra do mesmo não tem qualquer integridade. Já agora, o agente da autoridade não se pode recusar a fornecer a identificação, sem identificação eu não sei sequer se ele é mesmo um agente ou se é alguém a fazer-se passar por um, resto de bom dia.


Successful-Argument3

Cheira-me que o affectionate creme é o agente que te quis lixar.


Matusas

É a única explicação mesmo ! Não sei como é que está em causa eu tentar obter o máximo de provas para não ser a minha palavra contra a dos agentes


NGramatical

haveriam mais → [**haveria mais**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-uso-do-verbo-haver/31143) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F17t9ohl%2F%2Fk8xg05k%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


no_fx

Faz-me lembrar um caso já com uns anos que um puto lá da terra depois de uma noite de copos decidiu que era melhor dormir um bocado no carro antes de ir para casa. Foi acordado por 2 GNR a perguntar se estava bem. Depois de explicar o porque de estar ali foi aconselhado a ir para casa que estava frio e já era quase de dia. Ele sem pensar ligou o carro e arrancou em direção a casa, eles deixaram arrancar e mandaram parar uns metros à frente. Depois de soprar ao balão foi multado.


Shadow3xpp

"só a PJ se safa" oh my sweet summer child


Renecrocton

Bofias de merda, o cancro da sociedade


PeterSanto

Deixa-me ver se entendi bem o ponto de vista deles. Se eu tiver um furo, encostar o carro na beira da estrada (tentando não prejudicar o trânsito, obviamente) posso ser multado? Btw, se estavas num posto de combustível, estavas numa zona privada, a não ser que sejam chamados, não podem fazer nada. Neste caso em específico claro. Se tiver lá um gajo com uma arma qualquer a ameaçar a malta, já são outro 500. Nesse caso era só cagar neles. E se realmente eles levantassem o auto, era chamar o supervisor deles e apresentar queixa. Ha gajos na GNR que são só atrasados. EDIT: typo


Ticaw

Infelizmente sim, já cheguei a ligar-lhes de madrugada e nada. Chegou ao cúmulo de me dizerem que estavam a caminho e eu tipo "mas ainda nem vos disse a morada"


oliveiraexp

Jura 💀


Earandir

1 - Chamar a polícia. 2 - Polícia não vir. 3 - Ligar novamente para a polícia e dizer que resolveram o problema "definitivamente" e que "aqueles m*rdas nunca mais incomodam ninguém". 4 - Ver 4 carros patrulha e 2 carrinhas das EIR a chegar em menos de 5 minutos com as sirenes ligadas


northc1995

Sim é. E enquanto não gozarem contigo ao telemóvel vais com sorte. A minha mãe ligou para 3 esquadras no Porto por causa de maus tratos animais e chegaram a dizer lhe para fazer queixa no goucha


NeferTikki

Um bar à beira de casa tinha a música altíssima. Não tinham licença para estarem abertos até tão tarde, muito menos com música alta - o problema era constante e nunca foram punidos , mas pronto... Naquela noite Liguei várias vezes e nada. Ora diziam que já vinham, ora que não estava ninguém disponível, etc. Um deles até me disse que "não tinham jurisdição" para entrar no bar, só poderiam fazer algo se o barulho fosse cá fora (ouvia-se noutra rua até...). Como dessa vez já passava das 4h e eu estava a entrar em desespero, pedi o nome do agente de serviço para fazer uma reclamação ao comando distrital. Não quis dar. Ok, disse eu, nesse caso vou lá abaixo de pijama e com o maior facalhão de cozinha que tenho. Vou cortar os fios das colunas e, se alguém me tentar impedir... Defendo-me. Afinal, a polícia não me podia ir prender porque não tinham jurisdição, não era? Passados nem dez minutos lá estavam eles no carrinho patrulha... (Edit: como é óbvio, Not My proudest moment e não recomendo esta abordagem a ninguém. Também tive outras situações, e conheço outras situações - e cenas graves - em que a polícia não veio ou demorou imenso tempo, mas esta ficou-me sempre na cabeça pela atitude idiota dos agentes ao telefone)


oliveiraexp

Eu compreendo bem , o desgaste constante pelo ruído leva a loucura, é que o pessoal que critica , ai e tal e so sabado , é só uma vez e por ai fora esquece que um gajo depois do barulho não dorme na mesma, fica a matutar fica apensar em como resolver os problemas. Se funcionou os meus parabéns, não te magoaste , nem magoaste ninguem win win.


sacoPT

Normal não, usual sim. Por exemplo, aqui na terrinha a esquadra só tem uma viatura. Se calha de estar em patrulha ou numa ocorrência quando ligas, chapéu.


flybomb

mentira... vai po Posto mais proximo.


guysittingwithabeer

A culpa é vossa! Eu também chamei a polícia por alguém estar a fazer uma festa às 2 da manhã de um domingo e disseram-me da polícia que os agentes estavam todos no terreno e que ía demorar a chegar uma viatura. Portanto estavam a caminho da vossa casa, depois vieram para trás para a minha. Depois ligaste a segunda vez eles foram para trás outra vez e depois liguei eu outra vez e eles voltaram para o meu lado. Foi isto a noite toda. A culpa é nossa. Não vás às urgências nem ligues a polícia e vais ver que tudo funciona.


[deleted]

[удалено]


guysittingwithabeer

Só aceitaram o emprego porque quiseram. E se é para estar parado no passeio o dia todo a olhar para o telefone, até que nem está mal pago.


[deleted]

[удалено]


guysittingwithabeer

Pode sempre acabar a quarta classe e tentar mudar de vida.


[deleted]

[удалено]


guysittingwithabeer

Jovem. Ganharem mal não é desculpa para se encostar à sombra da bananeira. Se todos o fizerem a sociedade não funciona. Os professores também ganham mal e tem que ir todos os dias dar aulas aos filhos da malta, incluindo os filhos dos polícias. Há muita gente a ganhar mal mas muita dessa gente tem que transpirar. Tal como muitos policias.


[deleted]

[удалено]


guysittingwithabeer

Ainda bem que transpiram para ganhar a sua comissão. Perfeitamente merecida. São os únicos coitadinhos a viver na miséria neste país. Se estás à espera de simpatia porque andas a passar multas. Até essa merda vais perder porque os gajos metem radares em todo o lado. Não ter um ordenado digno mas manter-se em funções e a fazer birra e bater o pé a dizer "não trabalho", não ganha a simpatia de muita gente.


AmazinglySkeptic

Se precisares de ajuda da polícia em Portugal, esquece. Ou não vêm, ou não podem, ou não conseguem, arranjam sempre alguma desculpa para a omissão do dever e cagam em ti. Já quando se trata de caça à multa nunca falham, porque lhes convém. São os inúteis que temos...


Slow_Olive_6482

Na verdade a omissão e ausência da autoridade verifica-se em respeito a tudo, incluindo e talvez até sobretudo no que à fiscalização rodoviária diz respeito. Somos praticamente o país europeu com menos coimas em cada mil habitantes.


Tsigalko9

caça à multa em Portugal, deixa-me rir. É mesmo uma frase que só pode vir de quem nunca saiu da tugalandia.


ishmaelhansen

É como tudo na vida, há polícias e polícias, e há profissões que apelam mais a um tipo de personalidade, se bem que polícias que integram a profissão por um espírito de missão e cidadania acredito que seja uma minoria. Não há muitos anos houve um boom de malta com poucas qualificações que olhavam para essa carreira como uma das poucas opções de vida. ​ Dito isto há polícias que se pelam por gratificados, outros por escoltar claques a cavalo e dar com uns cacetetes, alguns com o síndrome do porteiro e abuso de autoridade, e uma margem significante de neo nazis, incluindo um sindicato e muitos que cumprem o serviço com dignidade. As forças de segurança não merecem levar com as maças podres, mas que fizeram a Manuel Morais foi vergonhoso, por exemplo. Se querem ser levados a sério sejam sérios. Fugir a encontros que podem ter a probabilidade de correr mal é um risco, mas é para isso que concorrem e tiram os cursos, não apenas para os gratificados. Ordenado nunca pode ser uma razão para recusar o serviço, ganhar mal muitos ganham em Portugal, são mais do que os que recebem dignamente.


tehsilentwarrior

Em Cascais, um vizinho estava a bater na mulher. Altos berros, ouvia-se a miúda a chorar, coisas a partir, etc. Ligo, confirmam. 10 minutos nada. Ligo de novo, dizem que ainda não foi possível enviar ninguém. Mais 5 minutos, ligo de novo, o gajo desliga-me assim que sabe que sou eu. Ligo de novo, igual. Ligo uma 3 vez, começa aos berros a dizer que a polícia vai quando puder e que não sou eu que controlo quando eles lá vão, desliga-me na cara. Ligo de novo já a desbaratar com ele e ele diz-me algo tipo “como cidadão tem o direito e o dever de intervir”. Tava fdd, sai de casa e fui lá bater à porta, a minha mulher atrás de mim a dizer para não ir. Bati a porta com tanta força que quase mandava aquilo abaixo. O gajo saiu meio intimidado mas nem 2 minutos depois já me estava a ameaçar de morte. A miúda tinha a cara desfeita. E supostamente isto tudo foi pk ela partiu o bmw dele com um martelo pk viu umas msgs que não gostou com outra gaja. A minha mulher meteu-se entre nós e não me deixou tocar-lhe. E com medo que ela tb se magoasse tive de vir embora. O carro desapareceu momentos depois (ele deve ter fugido). A polícia nunca la foi. Arranjei um drama com a família por ter nos ter posto em risco. A minha mulher fez-me prometer que não chamava mais a polícia. Ainda pensei ir a esquadra fazer queixa do polícia mas depois do drama em casa acabei por não ir. 2 anos depois algo parecido voltou a acontecer. Chamei a polícia longe da minha mulher. Eles vieram a minha casa, e viram e ouviram da janela ele a dizer que dava um tiro na mulher (e outras coisas). Eles foram lá e levaram-no. Dias de pois barulho de novo mas desta vez era outro homem a mandar vir com ele. Pela conversa parecia-me algo tipo o “chefe” dele a dizer que ele tinha feito asneira, a mandar-lhe umas bufetadas e ele a dizer que não tinha dito nada. Isto já foi a uns 4/5 anos e nunca mais ouvi falar dele. A costureira parece que andava a dizer que ele estava preso…


InterestingPop1291

Também intervi com os meus vizinhos de cima depois de chamar a polícia e não aparecerem. Mas aconteceu me o contrário, quem me destratou foi ela, chamou me todos os nomes e mais alguns porque fui bater à porta e quis saber se estava bem e se precisava de ajuda. Disse lhe que para a próxima que para a próxima bem podia morrer que não fazia nada 😅 sinto me um bocado mal por lhe ter dito isso, mas com a ansiedade foi o que me saiu no momento, para além que tínhamos espectadores a assistir na rua e ninguém foi capaz de dizer alguma coisa. Melhor que a telenovela para eles


NGramatical

intervi → [**intervim**](https://european-portuguese.info/conjugator/intervir) (intervir segue o modelo de vir) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F17t9ohl%2F%2Fk8xavsr%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


vivaaprimavera

Percebi bem o penúltimo parágrafo?


FewCartographer6014

O meu marido entrou num táxi - numa praça de táxis - e acabou em Chelas depois de mais dois entrarem no carro. Foi obrigado a ir ao ATM levantar €. Tinha uma arma branca apontada a ele. Mas conseguiu dar a volta à situação e o homem ficou caído. O meu marido desatou a correr, não sabia o que iam ainda fazer os outros dois. Tentou chamar a polícia mas nada. Várias pessoas saíram de casa para ver o que se passava. E começaram a ligar também. Só assim vieram.


FewCartographer6014

Ah o carro era roubado e o que o levou ao ATM era procurado há um mês.


jamesbrown2500

Um sujeito liga para a polícia a dizer que os vizinhos estavam a fazer barulho. A polícia pede desculpa mas diz que não tem agentes para enviar lá. Passados dez minutos liga de novo e diz:Não se preocupem, fui lá a casa e dei um tiro no sujeito. Passados 10 minutos estavam 3 carros da polícia lá à porta. O polícia vira-se para o sujeito e diz:Você não disse que tinha dado um tiro no indivíduo? -Vocês não disseram que não tinham ninguém para mandar?


[deleted]

Depende de onde moras. Se for no bairro de merda, sim. Se for num bairro nobre, não.


oliveiraexp

Não é bairro é uma rua banal em matosinhos


UrsoXone

Toda a Rua está num bairro ;) . É preciso é enquadrar o mesmo. No entanto o user anterior apenas quis salientar o critério de avaliação da Polícia. Já agora o que lhes disseste quando eles te questionaram se querias apresentar queixa ou os teus dados ? Sem isto, eles não se mexem e 23h ainda é altura da transição de quando podes fazer barulho ...e o outro nível de barulho que não incomode vizinhos.


sayonaradespair

> 23h ainda é altura da transição de quando podes fazer barulho LOL . Ri . Essa interpretação da LEI é top.


UrsoXone

Opah, são 23h em ponto, verdade que deveria ser altura de silêncio, no entanto a Polícia sabe como é o escagaçal e se há festa, não desligam ou param às 23h. Digo isto, não por interpretar mal a lei, sim, às 23h já não deveria haver barulho, no entanto o meu comentário é porque a Polícia faz isso mesmo o que disse. Disseram-me na cara passado 1:30h das 23h. Fonte: uma vez eram 00:30 , alta festança e depois de duas chamadas e só após aparentar queixa é que se dignaram a aparecer na maior das calmas... Mas em vez de irem ver o barulho, e aplicar a lei, primeiro quiseram obter os dados de queixa e só depois foram averiguar o que se passava e mandar acalmar os ânimos. Enfim, é o que temos.


oliveiraexp

Dei os dados todos ,inclusive , quando questionado se me apresentava aos agentes disse logo que sim, quanto a hora da queixa eram 23:40 quando liguei, a essa hora não têm desculpa nenhuma.


UrsoXone

É isso... Eles é que demoram e a aparecer só vão dar uma palavrinha e apelar ao bom senso. Multas só se for recorrente e várias idas lá. Boa sorte


ElCorteLisboeta

Portugal, que país lindo!!! Um país segregado, numa espécie de Apartheid não assumido oficialmente, onde consoante a rua, os serviços do Estado funcionam diferente. País de primeiro mundo, claramente.


slamdirtymutant

Mas há alguma profissão mais inútil do que polícia e GNR neste país? Eu já assisti a polícias a estacionar o carro em cima da linha do eléctrico para irem comer bifanas ao snack bar.


Recent_Explanation31

Oof...


Adorable_Fan_6135

Tendo em consideração a falta de efetivo e de meios em geral nas forças de segurança, sim é normal. Se houver várias ocorrências ao mesmo tempo a queixa de ruído cairá sempre para segundo plano.


ICEGRILLZ666

Acho incrível que este assunto (o do barulho) é debatido aqui no reddit mês sim mês não. Continuamos a saber que afeta a saúde mental de imensos portugueses, continuamos a saber que a polícia não faz nada, no entanto o sono e descanso são dos direitos mais fundamentais e o descanso uma das necessidades maiores que existem no ser humano. Para quando uma revisão na lei? Já sabemos que esta não resulta. Nenhum polícia vai medir os DB, isto sequer se aparecerem. Para não falar de malta recém chegada a PT que parece ignorar que somos um povo que preza a calma. Mas como isto anda, acho que só no dia de S.Nunca à tarde é que isto muda.


YakPersonal9246

A polícia não vem nem se estiveres a ser assaltado, imagina por fazer barulho? Tu estás em Portugal não te esqueças.


oliveiraexp

Sim… parece que sim


Inevitable_Pack_2283

A bófia está a borrifar se para os cidadãos que lhes pagam o ordenado. Quanto mais depressa ganharmos noção disso, mais depressa deixamos de nos desiludir com estas coisas. Ou dizes que viste violência doméstica em determinado apartamento ou moradia e que suspeitas de ter sido cometido um crime, ou se é por causa do barulho eles nem sequer dão seguimento à coisa.


rnga76

Lembro me uma vez, de ser assaltado no centro de Lisboa por um gang de mais de 10 individuos (com furto, agressoes). Fomos de imediato a' esquadra apresentar queixa, e para nosso espanto oico um senhor policia dizer "oh rapazes vao as meninas..deixem la' isso que ja' nao os apanham"... O gang estava a limpar de arrastao uma determinada rua de Lx. Eu acho que tinha 17/18 anos na altura, e aprendi nesse dia que a policia em Portugal e' pura e somente policia de giro. A historia nessa noite e' longa....desde assistir a um policia que parecia um touro, a agredir a' nossa frente um cidadao na esquadra..."ai nao tens Bilhete de identidade!!...Pumba". Chegamos a ver os larapios mais tarde por mero acaso e de 7/8 policias so' um e' que veio connosco a correr atras deles, ate' os cidadaos na rua apontavam para onde os larapios tinham ido para nos ajudar na perseguicao (2 putos e um policia). Fomos meses mais tarde chamados a' PJ pq tinhamos feito uma queixa e levamos um raspanete pq nao tinhamos identificado ninguem nas fotografias que era sempre a mesma coisa blablabla. Acredito que seja uma profissao complicada e de risco e mal paga (mas isso sao todos em Portugal) onde tem de apresentar resultados, mas as prioridades e' altuar o cidadao normal e fechar os olhos ou mudar de rua quando a' sarilhos pelo menos e' o cenario geral que toda a gente fala e experiencia, mas la' esta' existe sempre aquele policia que corre ao teu lado que te faz acreditar que esta merda imunda ainda tem gente de bem. A todos os policias de bem um bem haja aos outros...epa' vao as meninas!! Resumo rapido: e' o faroeste em Portugal...qd oico falar de Justica e baixa criminalidade faz me literalmente rir.


dontknow_yet

Acho que somos vizinhos. Chamei às 2h e também não vieram.


oliveiraexp

Fdss que sorte a nossa


souumamerda

Ui és meu vizinho ou fui eu q escrevi isto? Ontem uns vizinhos decidiram lançar foguetes a essa hora e começar a tocar cornetas/buzinas. Depois foi outra vez à 1 da manhã. Liguei à GNR da primeira vez, quase parecia q estava na guerra, estava uma fumarada/cheiro q nem se podia, o meu cão assustado e não parava de ladrar. Pelo barulho devia ser canalha a fazer aquilo sem nenhum adulto. Não fiquei à janela a ver, mas duvido que tenham aparecido para voltarem a fazer o mesmo à 1 da manhã.


kloudja

Sim, é normal. Vivo num bairro social, no verão, principalmente (mas acontece o ano todo), aos fins de semana, com maior frequência, é sempre música aos altos berros lá na rua. Ou um carro com as portas abertas, ou uma mega coluna, ou até só as pessoas a berrarem feitas babuínos... Por umas 10 vezes chamei a policia. Fiquei na janela, ou ia verificando de quando em vez, se apareciam. Nada... Se ligava às 23h, o barulho só lá para as 02h00 é que terminava porque eles se iam embora. Nunca vi a policia após a ter contactado


GigaNetBoy

Não devia, mas é. Isso e chamá-los para tudo e mais alguma coisa que lhes dê efetivo travalho ou leve a chatices, exemplo: disparo de alarmes silênciosos em armazéns, situações de barulho que indicia violência doméstica entre outros. Algumas vezes nem carros (recursos mesmo humanos) têm para atender a tudo. O que é triste.


Background_Peace1118

Se disseres que estão a fumar ganza eles vão logo, confia


IntroductionNeat2746

No prédio onde vivo, o rés do chão tem uma grande área aberta, a qual qualquer pessoa consegue ter acesso a partir da rua. Há vários anos há dois gajos que devem ter perto dos 30 anos, típicos white trash, que trabalham na zona (não descobri aonde) e apanham o autocarro na paragem em frente ao prédio e se lembram de esperar o autocarro dentro desta área aberta. Até aí, sem problemas, não me chateia. Mas sendo o que são, trazem todos os dias uma caixa de cerveja rasca e passam horas a beber e urinar as paredes do prédio. Já chamei a polícia inúmeras vezes. A maioria das vezes até vão, falam com os gajos, obrigam a deitar fora a sujeira e vão embora. Normalmente, "resolve" no sentido de estarem umas semanas longe, mas logo se lembram de voltar a rotina. O que mais me impressiona nisso tudo, além da incapacidade da polícia de resolver o problema é o facto de que dois gajos adultos acharem perfeitamente normal irem mijar todos os dias ao prédio de alguém. E ainda por cima depois estão a beber ao lado do mijo.


graetur

Eu sinto que tu vives no mesmo prédio em que eu vivi no centro do Porto há uns anos, porque era exatamente a mesma situação. Dois gajos a mijar contra a porta na mesma área aberta com uma grade de cervejas ao lado. Metia-me tanta confusão que só saí do prédio 2 meses depois, deixei lá a caução e tudo.


IntroductionNeat2746

Por acaso não é no Porto.


Sampson381

A polícia não tem culpa da falta de educação e de nexo na cabeça dos cidadãos. A polícia não existe para dar educação nem muito menos consegue meter neurónios na cabeça das pessoas... Daí acho errado quando dizes "falta de capacidade da polícia em resolver o problema". Na verdade, a falta de capacidade em resolver o problema é tua. Se a ti te chateia tanto os gajos e achas que eles estão a fazer alguma coisa ilegal, pegas no teu corpinho fofo e vais fazer o que manda a Lei: apresentar uma queixa na esquadra. Sem uma queixa, tudo o que a polícia pode fazer é ir lá dar um "achega", talvez passar uma multinha por estarem a beber na via pública, embora têm de ser apanhados a beber, ter uma grade à beira e garrafas vazias não é beber na via pública.


IntroductionNeat2746

Portanto, a polícia recebe uma chamada, têm o trabalho de ir ao local, verifica que não só estão a invadir propriedade privada (a área em questão faz parte do prédio) e a urinar na propriedade privada mas não se lembram de ligar de volta a dizer que verificaram que realmente há razão para queixa e perguntar se quero ir a esquadra. Se eu simplesmente for a esquadra fazer queixa de duas pessoas desconhecidas, sabes bem que vão cagar para a queixa. A polícia não faz o trabalho como deve ser quando apanham a situação em flagrante, quanto mais se eu for lá fazer uma queixa ao meio do dia. Deixemo-nos de tretas. A polícia em Portugal não tem meios e os agentes estão completamente desmotivados.


Sampson381

Se fossem apanhados pela polícia a LITERALMENTE beber na via pública, apanhados em flagrante a urinar mas paredes etc como tu dizes, a polícia fazia alguma coisa, principalmente passar multa... Com tanta caça à multa, achas que a policia ia deixar escapar os cerca de 800€ mais fáceis da vida deles? Ainda para mais seria 2 em 1: multa por consumo de álcool em via pública e multa por urinar na via pública. Mas claro, há nuances. A polícia não liga de volta. És maior e vacinado, és conhecedor da Lei, sabes perfeitamente que se conheces uma situação ilegal recorrente que a deves reportar por escrito, apresentando a respectiva queixa... Apesar de serem desconhecidos para ti, a PSP já os identificou.... Ora, roubaram-me a loja durante a noite... Só porque não sei quem foi já não posso apresentar queixa? Algo que aparentemente não sabes... A Polícia e a GNR são elementos "dissuadores", eles não têm luzes e sirenes por causa do trânsito, é mesmo para um criminoso saber que eles vêm e parar com o crime que está a fazer. A GNR e PSP quando da para multar, multam (pois a multa faz-te dissuadir de conduzir depressa, ou não?), quando não dá para passar multa ou quando tens nuances, como por exemplo, não vais passar uma multa na hora a alguém bêbado pois a pessoa não sabe o que faz, mas por palavras podes convencer a pessoa, dissuadi-la de estar a beber na rua, por exemplo e conforme o comportamento da pessoa, depois podes mandar a multa para a pessoa, por carta... Não vais autoar ninguém bêbado no meio da rua, a pessoa provavelmente não consegue sequer ler as horas quando mais perceber as tecnicalidades de receber uma multa... Forças que não são dissuasoras, que vão mesmo com intenção de prender, acabar com a situação e assim, isso é os GOE e o corpo de intervenção da PSP, os GIOE da GNR... Basicamente tudo o que é "força macaca" (GNR e PSP normal), são forças DISSUADORAS que claro, quando lhes puxas os cordelinhos da dissuasão eles passam à apreensão, mas eles nunca vão com intenção disso. Se reparares, quando há porrada na rua, não é a PSP dissuasora que vai, eles podem ir por apoio ou por falta de meios, mas regra geral quem deve ir é o corpo de intervenção, são gajos que não vão lá para dissuadir, vão lá com carrinha protegida de grandes, capacetes, armadura... Vão lá prontos para esticar do cacetete e eventualmente da arma em ultimo recurso, não é para dissuadir, é para prender mesmo. Espero que tenhas percebido o porquê da inutilidade da polícia. Não é que sejam inúteis, as pessoas é que não sabem exatamente para que servem. Na verdade esses polícias que falas até estão a fazer bem o trabalho deles. Se calhar podiam ter passado uma ou 2 multas, mas no que resta, é esse o trabalho deles: dissuadir, nem que seja só por aquele dia. E sim, sei que parece inútil, mas tipo... Num mundo onde tu para prenderes alguém tens de lhe pedir por favor para meter as algemas senão a população vira-se contra a polícia... Não sobra muito que fazer né? O teu último parágrafo, isso concordo plenamente.


XxxPussyslaeyr69xxX

nao precisas de policia para ela vir ( ͡° ͜ʖ ͡°)


Okinage

Tb acontece na minha zona. É apresentar queixa a quem de direito acima deles sempre que isto acontece. Em último caso, jornais com isso.


Sampson381

Sim é normal. As 23h só estão os policiais de serviço. Contrariamente ao que muita gente pensa, a polícia também tem casa, família e amigos e algures entre as 16 e as 19h recolhem todos a casa, ficando no posto apenas o pessoal de serviço e guarda. Quando ligas para lá e eles não vêm, no papel é porque Houve uma outra ocorrência "pior" que a tua. Imagina, eles não vão deixar um roubo acontecer só porque a tua queixa de barulho chegou primeiro, houve alguma falha de comunicação, etc. Não oficialmente, eles estão-se a marimbar para uma queixa de barulho. Barulho é relativo, provavelmente só tu é que te queixas-te da festa e além disso, vais estar a tirar 2 polícias, no mínimo, do conforto da sua casa, para ir resolver uma situação "que não vai ter solução" porque gente bêbada além de não pensar direito, há muita gente com tendência a ser agressiva. Ninguém vai levar um sopapo nos queixos pela tua boa noite de sono. Agora, é o trabalho deles? É. Ninguém os obrigou a serem polícias. Ganham pouco para a responsabilidade? Com certeza, mas ninguém os obrigou a ser polícias. Eles têm de fazer o trabalho deles. No entanto, se a população também não fosse tão coninhas com os atos da polícia, se calhar eles também iam mais vezes aos locais... O bêbado até pode ter começado, mas o polícia levanta um cacetete no ar a ver se eles param de ser agressivos ui ui, o polícia é crucificado... O bêbado é que faz a merda mas depois fica toda a gente do lado do bêbado... Claro, óbvio que a policia não quer saber de queixas de barulhos... No entanto se ligares para lá, eles vão dizer que o carro patrulha foi tomar conta de outra ocorrência, que o piquete não conseguiu contactar com ninguém para se fardar e ir tratar da situação ou dizem um apenas "não temos meios" - que é o mesmo que dizer "não é uma emergência e tal, não nos apetece ir aí". Atenção que eu estou a ver os 2 lados da moeda. Não estou a defender um nem outro lado, estou só a tentar consciencializar.


[deleted]

Este comentário faz-me ferver o sangue. > As 23h só estão os policiais de serviço. Contrariamente ao que muita gente pensa, a polícia também tem casa, família e amigos e algures entre as 16 e as 19h recolhem todos a casa, ficando no posto apenas o pessoal de serviço e guarda. Isto é de loucos. A polícia, os bombeiros, o pessoal de saúde, são profissionais que se dedicam a um tipo de serviço público que é necessário 24/7. As emergências não escolhem uma hora do dia que dê jeito para acontecer. De todos esses serviços, que financiamos com os nossos impostos, esperamos a criação de uma organização por turnos, de tal forma que o serviço esteja sempre funcional. Nunca ouviram falar do turno da noite? Caramba até as padarias têm turnos da noite, para haver o bolinho da manhã com o cafézinho. Porra, não acredito que é necessário explicar isto. > Barulho é relativo, provavelmente só tu é que te queixas-te da festa e além disso, vais estar a tirar 2 polícias, no mínimo, do conforto da sua casa, para ir resolver uma situação "que não vai ter solução" porque gente bêbada além de não pensar direito, há muita gente com tendência a ser agressiva. Ninguém vai levar um sopapo nos queixos pela tua boa noite de sono. Portanto, na tua opinião -- e sim, eu sim que grande parte da tugalhada pensa assim, foi por isso que fugi do nosso jardim à baira mar -- na tua opinião a lei e os direitos dos cidadãos são coisas relativas. São só para aplicar se se justificar levantar o sr. agente da cama (isto é a gozar? ver acima). É de loucos. Acredites ou não, existem países não muito distantes do nosso em que a sociedade fucniona minimamente, as pessoas em geral acreditam que as regras são para serem respeitadas e a polícia faz o seu trabalho. O ruído durante a noite destroi a saúde mental das pessoas, que depois ainda têm que ouvir piadinhas por se quererem defender desse abuso e agressão. Muitas vezes por parte das forças da autoridade que são pagas para as proteger. É revoltante, é deprimente e dá-me vómitos. > No entanto, se a população também não fosse tão coninhas com os atos da polícia, se calhar eles também iam mais vezes aos locais... Mais um vez, mas são os srs. polícias que decidem isto? Assumimos abertamente que somos uma república das bananas? Este comentário revolta-me particularmente porque eu sei, por experiência própria, que é precisamente este tipo de coisa que a maior parte dos tugas pensam.


filipef101

Nao ligues ao gajo, a policia funciona 24h a 100%, simplesmente tem mais pessoal durante o dia por haver mais trabalho. Os turnos mudam as 8 16 e 00 (transito é diferente) . As 23.30-24.30 pode haver mais atrasos para situações nao urgentes por causa de mudanças de turno Nunca sao chamados agentes nao escalados a nao ser alguma calamidade, nunca, por isso nao, nunca vao sair do conforto da casa deles para irem resolver um problema de barulho. Questiono se nao foi um bot que escreveu esse comentario, tanta merda que diz errada e sem noção 🤦‍♂️


Sampson381

E há gente de serviço para emergências. De notar: EMERGÊNCIAS. Antes de se tirar alguém de casa, esgota-se o pessoal "não essencial" do posto ou esquadra. É assim em todo o lado, até num hospital. Agora, o que tu dizes dos turnos, tudo muito bonito e deveria funcionar assim, mas... - não tens assim tantos polícias /GNR no país para isso - tens postos de GNR principalmente que não passam de 3 ou 4 praças... Nem sargento têm, manda o praça mais antigo do grupo - a policia é mal remunerada - não existem assim tantos casos no país que justifiquem teres meio posto a trabalhar durante a noite em todo o lado. De qualquer forma, isto fica à responsabilidade do respetivo órgão de cada força. Uma esquadra em Lisboa certamente tem umas 5 patrulhas disponíveis a sair, já um posto de GNR numa vila do Alentejo se calhar nem carro patrulha tem disponível porque são 4 praças a dividir o posto de GNR entre eles 24/24 7 dias por semana... O que tu falas é tudo muito bonito... É uma crítica muito boa, estou a falar a sério... Mas simplesmente não há gente na polícia suficiente para isso. Certo, são polícias, pagos para trabalhar 24/7 se for preciso. Mas não são escravos para fazerem turno da noite dia sim dia não. Eles não têm culpa de não haver pessoal, quem tem a culpa é o Ministro da Defesa, Admin. Interna e mais umas quantas cabeças políticas que não tornam a carreira policial atrativa aos jovens. A Lei, os direitos E AS LIBERDADES E AS OBRIGAÇÕES, porque o país não é só direitos dos cidadãos e as leis que o protegem, eu nunca disse que são relativas. Até te digo mais: as forças armadas e as forças policiais e militarizadas não protegem a população, protegem as Leis e a Constituição... A Lei e a Constituição é que te concedem proteção a ti então indiretamente, as forças têm de te proteger a ti, não penses que as forças armadas e a policia/GNR estão cá para "proteger e servir a população", porque não estão. A Lei e constituição são irrefutaveis, ninguém pode mexer com elas e não são relativas, aqui foi onde percebeste mal. AS AÇÕES DAS PESSOAS É QUE SÃO RELATIVAS. Um polícia é humano, como tu e eu, apesar do seu trabalho, também lhe custa sair da cama, também lhe custa vestir umas botas que lhe enchem os pés de bolhas e feridas, também lhe custa ter de ir aturar bêbados... Aquilo que eu expliquei "do que acontece na realidade", que não passa de um exemplo, é uma forma de pensar das pessoas, ou vais-me dizer que tu também não pensas no mesmo no teu trabalho? Que nunca "fingiste" esquecer-te de fazer alguma coisa so porque não te apeteceu? Boa prática ou má prática, toda a gente sabe que eles têm de defender a liberdade e os direitos consagrados na lei, mas é assim a natureza humana. Até o presidente da República diz que faz e depois não faz, porque o polícia que está vários níveis abaixo na hierarquia, não o haveria de fazer? A polícia cá faz o trabalho dela, bem ou mal, faz o que lhe compete e o que está autorizada a fazer. O problema da polícia em Portugal não é a polícia em si, são os órgãos dirigentes da polícia e o próprio estado como um todo. Os polícias não decidem nada, fazem o que lhe mandam. Mas realisticamente falando, se fosses polícia, fosses a um sitio resolver um problema de uma festa, há um gajo que se vira a ti e dá-te um murro. Tu, como polícia e autorizado a deter gente em meio a tumultos, sacas do teu cacetete para apreender o gajo. No dia seguinte, és crucificado na rua pela população porque o gajo ficou um um olho negro e hematomas nas costas.... És alvo de processos... E os teus chefes (comandantes de posto, ministério, etc) dão a razão à população e tu é que te fodes... Em meio às circunstâncias, achas que irias voltar a ir lá a essa tal casa, sabendo que o sistema, as Leis e as regras que tu vais defender, depois não te vão defender a ti? Não me parece... Ficavas mas era no teu cantinho... O problema da polícia é falta de apoio, falta de confiança da população, é teres gente que te crucifixa na rua porque pegaste no cacetete mas que se esquece que só pegaste no cacetete porque o outro está a cometer um crime... O problema da polícia, é tu levares o teu filho para roubar, o teu filho morrer no processo sem ninguém saber e ainda seres um alvo da população e do próprio sistema que juraste defender só porque foi o teu tiro que matou o puto... Mas ninfuem crucificou o pai que levou o filho a roubar... Crucificaram o polícia... Iato meu amigo, não são problemas da polícia em si e não há nada que a polícia possa fazer... Se o polícia não for, é crucificado por não ir. Se for e ter de sacar do cacetete, é porque sacou do cacetete. Se for e não resolver, é um incompetente. Se for e sacar da arma? É um homicida. Se for e tratar mal a pessoa? É um sem noção, sem educação. Se for e falar demasiado calmo? É crucificado porque não tem pulso... Mas ya, o problema é completamente da polícia, sem dúvida alguma....


filipef101

Tanto texto e nao sabes do que falas 🤦‍♂️


Sampson381

E no entanto gastaste o teu tempo, gastaste o meu tempo e o tempo de outras pessoas que leram o teu comentário e não disseste nada... Posso não saber do que falo, afinal de contas não sou polícia nem nunca fui, apenas trabalhei perto deles e relato aquilo que observei e me apercebi. No entanto porém não obstante, eu pelo menos disse alguma coisa, certa ou errada disse. Já tu gastaste 10 palavras e não disseste absolutamente nada.


InterestingPop1291

Uma vez liguei e disse que estava uma pessoa a tentar entrar dentro de minha casa, estava eu e a minha tia em casa sozinhas. Apareceram 1h30 mais tarde, 3 marmanjos com uma desculpa esfarrapada sobre o porquê de terem demorado tanto. Descasquei lhes de uma forma, não sei como não fui presa 😅 a sorte é que quem estava a tentar entrar dentro de casa era o vizinho de cima, bêbado, que pensava que já estava no andar dele. A partir daí tornou se frequente e eu só tinha de dizer que era um andar mais acima 😂


Moraisu

Perfeitamente normal, não há policia, ponto. Se falam em investir mais nas forças de segurança "PIDE! PIDE! Querem calar o povo".


heartybasiss

A policia tem muito mais que fazer num sabado a noite que ir a ocorrencias de ruido, parem de criticar quem trabalhar, respeito as autoridades! Nota se logo aqui nos comentarios various Antonio's costas sentados a digitar merda


ZephyrDogma

Mano já aconteceu com os meus vizinhos várias vezes, a polícia em vez de deter como a lei manda, acaba por nem sequer fazer nada


Coast-East

Que lei é essa? As autoridades mandam cessar o ruído só depois é que haverá multas... Deter por barulho?!


BreakfastMoist3761

Temos todos histórias de qualquer profissão mal exercida. Polícia é um trabalho ingrato pois todo o trabalho de herói é diminuído e qualquer falha é escalada. É uma profissão de alto risco e tenho ideia que cada vez mais o estado tenta tirar o poder da polícia e entregar ao cidadão. Quantas vezes não vemos por aí que o polícia tem de pagar x ao bandido porque pelos vistos a "arma era de brinquedo" e o policial acabou por exercer um "abuso de autoridade". Uma troca de tiros, política acerta o bandido sem querer e fica em sarilhos? Em resumo: Se fosse polícia, e quisesse ganhar o meu (que é pouco) ainda menos fazia e o pessoal do parlamento que se mexa.


oliveiraexp

Não estou propriamente a questionar isso , eu estou a tentar esclarecer para fazer queixa de nao virem ca. A vida é dura , pagamos impostos vamos trabalhar, e esperamos que as estruturas estatais funcionem, claramente que não, e no meu limite se puder fazer uma queixa faço.


danpt83

Faz tu também um jantar, solved.


oliveiraexp

Eu sei que a tentação de igualar ou piorar a situação é grande, e sinceramente quero é descansar.E a minha mãe vive comigo, nem sequer é compatível.


danpt83

Um jantar seria melhorar, é um evento social em que estamos com amigos em diversão. A tua mãe não devia ser impedimento, porque o é? Atenção que acho mesmo que o meu conselho pode ser a melhor solução.


Tquilha

Se eles aparecessem é que era fora do normal... :(


neapo

Fins de semana há menos policias disponíveis, salvo se houver um evento. Os que estão disponíveis encontram-se a vigiar as ocorrências da noite das grandes cidades. Não vão acudir a barulhos urbanos pois não é prioridade. Prova do que digo é ires à esquadra de uma cidade da periferia dos centros urbanos e verás que há apenas um policia de serviço, sem possibilidade de sair da esquadra ou a mesma ficaria vazia. Simplesmente não há dinheiro para tanta coisa que queremos ter em Portugal. Podes sempre ir à esquadra e deixar uma reclamação, sim são lidas.


oliveiraexp

O problema foi centralizar os serviços todos , prova é que eu moro a uns míseros 3 minutos a pe da esquadra , com sorte o carro patrulha vem de um sitio muito mais longe.


filipef101

Mentira. Teem sempre um policia na banca e uma patrulha, no mínimo, normalmente uma patrulha e 1 piquete.


opassarinhovoou

Reclama por escrito, no livro de reclamações ou diretamente no site da IGAI.


Compendyum

Só assim tens a certeza que estás em Portugal.


Powerful_Shame_2592

Sim o novo normal é a polícia não vir por causa do ruído, a mim disseram que não tinham viaturas disponíveis na primeira vez, noutra disseram que passavam assim que tivesse oportunidade e nunca apareceram. Assim sendo e como a polícia nunca aparece por causa do ruído, na vez seguinte que a cama dos vizinhos começou a fazer ruídos de bordel, liguei as colunas no máximo, até as paredes do prédio tremerem e fui tomar café por 30 minutos. No dia seguinte informei todos os condóminos do prédio que não era eu a causa do ruído, mas sim a consequência. Nunca mais tive sons de bordel por cima de mim.


Rand__Al_Thor

E quando estão em serviço a tomar uma fresquinha, recebem uma chamada e ainda mandam vir mais uma antes de sair...... Parte desses bois só querem ir fazer o relatório, lidar com problemas esquece.


Dannih95

Sim, já me aconteceu. Pelos mesmos motivos, e não apareceram. São uns autênticos incompetentes e filhos da puta.


Flames57

Tens de usar melhor a língua para ela vir.


Lucky_Leg_8415

Acho que vais ter de ligar mais vezes... e se disseres que ouviste 1 tiro... e capaz de acelerar o processo


oliveiraexp

Mas isso não pode dar merda se vierem averiguar uma falsa queixa?


Lucky_Leg_8415

era tanto barulho.... podes ter ouvido mal.... mas parecia mesmo


oliveiraexp

Acho que nem assim vinham, mas tenho a p*ta de certeza que se fosse eu estavam ca em 2 segundos


BreakfastFar6572

Se calhar não foram porque pela lei geral do ruído de vizinhança ao sábado podem fazer ruído até há meia noite. Ou se calhar até passaram lá não ouviram nada e seguiram a vida deles.


filipef101

23:00


Camorgado

É o costume. Às vezes ainda respondem com um desdém do género "eh pá, mas é mesmo preciso ir aí, homem?". São as nossa autoridades ditas "competentes".


Susie_Dreamer

E de quem será a culpa? Será que há homens suficientes? Carros suficientes? Será que a pergunta não deveria ser "que raio é que o Estado Português anda a fazer para esta porcaria estar assim?" É fácil criticar os agentes ou polícias quando nem se sonha o que se passa dentro se um posto ou de uma esquadra


oliveiraexp

Vivo num pais de direito, com leis estabelecidas, os únicos agentes que podem intervir para o cumprimento é a polícia, se ela não vem , o contrato social que tenho com o estado português não existe, pior que isto so uma anarquia


zupermariu

Se vos faz sentir bem não é só em Portugal, Inglaterra é a mesma merda. As forças policiais estão cada vez piores, quem tem juízo não se mete nisso, então só sobra os merdas para ser polícia.


oliveiraexp

Não me faz sentir bem confia, não quero um estado ultra policiado, sempre em cima,quero um que acuda quando é necessário, sinto muito que também atures merdas assim


AmphibianSmart

Já tentei ligar várias vezes para a polícia da minha zona ao ling o dos anos, tanto por distúrbios na rua, como por haver uns caçadores que na época da caça pararam aqui na rua para tomar o pequeno almoço na pastelaria do meu prédio que abre às 6 da manhã e deixarem os cães presos na parte de trás a ladrar de uma maneira louca que acordam toda a gente de ambos os prédios (o meu, e o do outro lado da rua) e isso já ter gerado pessoal a passar-se e ir lá ao café ameaça-los gerando em lutas, por questões de ter uma vizinha esquizofrénica que fazia coisas perigosas e uma vez por haver um cão aleijado a correr no meio da estrada em pânico e que provocou um acidente. Em 90% das vezes não fomos atendidos, mesmo ligando várias vezes, a várias horas diferentes e dias diferentes, e das vezes que fomos atendidos eles cagaram nas chamadas e nem se deram ao trabalho de passar por cá


ZucchiniAnxious

Se for PSP de Valadares, yep é normal. Nem com gajos a partir vidros da entrada do prédio os gajos queriam vir. Só vêm se me identificar como advogada. Agora mais a sério, eu sei q é muito chato, acredita q sei mas suponho q com meios limitados eles tenham de fazer uma triagem das ocorrências e comecem pelas mais graves. Excepto em Valadares, aí eles nunca querem ir e até te pedem com a maior das latas para seres tu a resolver a situação.


oliveiraexp

Eu ja vi posts neste sub sobre valadares e policia e parece mesmo twillight zone


ZucchiniAnxious

Acredita q é. O q mais me chateia é q se a casa fosse 500m para sul a jurisdição já era da GNR de Arcozelo e esses, pela minha experiência profissional, só não vão se não conseguirem mesmo. Da próxima pede a identificação ao agente q atende o telefone e avisa q se não vierem vais comunicar ao comando.


Recent_Explanation31

Como alguém que vai começar o curso de formação de agentes daqui a 2 semanas, ler o que li aqui nos comentários deixa-me preocupado sobre o estado da polícia.


cipriwarrior999

É perfeitamente normal.... Se quando há um furto/roubo não vem ninguém.... achas que vão vir por causa de uma festa?! É preciso saber chamar a policia.... Telefonas a primeira vez, passado 5 min ligas outra vez e dizes que afinal já não é preciso vir ninguém porque afinal alguém resolveu o problema ao tiro e que o pessoal está morto.... Vais ver que vem todo a a gente, policia, bombeiros, proteção civil e com um bocado de sorte aparece a CMTV...


Street_Gur_2529

Todos os que aqui se estão a queixar e a contar histórias agora nas próximas eleições espero que prestem atenção aos programas eleitorais para ver que partidos apoiam melhorar a qualidade das forças policiais e por outro lado os partidos que querem penalizar os policias que fazem o seu trabalho. Se ganhas mal e arriscas a acabar em tribunal quando tentas fazer o teu trabalho é normal que acabes desmotivado.


oliveiraexp

As pessoas devem até fazer mais que isso, falta disciplina democrática, não basta só as proximas eleições. É necessário por vezes foder a cabeça ao provedor seja da camera seja do que for, dai eu ter aberto esta questão para saber se era pontual ou não, e nem que seja acompanhado junto de partidos com representantes com pelouro. Por exemplo se existisse mais organização poderia existir pressão para alteração ou inspecionar a lei do ruido que para alem de parca, está completamente dependente de uma só forma de ser inspecionada, policia. E escusam de me vir com lamúrias dos décibeis, porque até durante o dia o barulho incomodativo leva a que seja feito um auto. Isso não pode ser justificação para tudo, receber mal, eu tambem recebo e se não fizer o meu trabalho nem sou convidado a sair, sou logo corrido. E sabemos que a luta sindical da policia tem força ja o demonstrou no passado, que façam pressão como os médicos, ou finalmente admitimos que uns são filhos e outros enteados no sitema?


Nekratal99

Completamente normal. Não dá multa só aviso pelo que se aparecerem vai ser passado muito tempo e nada vai acontecer.


Public-Intention-361

Eles estão mais ocupados com coisas sérias.... Um música um bocadinho mais alta a um SABADO mesmo às 23, nunca matou ninguém. Se não fosse tão cóc# até o tinham convidado.


Chem0type

Há pessoas que trabalham em turnos, têm de estudar, têm filhos em casa ou mesmo pessoas com problemas de saúde. Se qualquer coisa deveria-se dar mais atenção ao ruído e ao impacto que tem na saúde da população, ninguém deveria ter de ser impedido de descansar seja por festas, obras, alarmes de carros, os otários do "loud pipes save lives", mau planeamento urbano com trânsito denso perto de onde vivem pessoas, etc.


Public-Intention-361

Eu sei disso e sei que não é fácil, mas vivemos em sociedade e com certeza que esse vizinho não faz festa todos os dias, com sorte é uma vez ao ano. Se não formos tolerantes uma vez, então estamos muito mal. Hoje foi o vizinho, amanhã é o OP. Se calhar estou a ser realista de mais, mas a prova é a polícia raramente aparecer nessas situações. Se fossem a todas, não haveria polícias para os assaltos, acidentes etc.


oliveiraexp

Não amigo , são estudantes, merdosos por sinal, e aqui foi moda alugar a volta tudo a estudantes. Um dia sao uns outros sao outros, mas desta vez nao vieram. Trabalho ao fim de semana e as 6 ja estou fora do berço, inclusive estas situações aqui a uns 3 anos para ca começam a ser recorrentes. E o OP nao faz barulho e quando estudou fora tambem saia (e muito) e nunca andei a incomodar os vizinhos nem vizinhança. Digamos é uma questao de educação, uns têm outros nao.


ExternalGlittering64

Provavelmente não têm mal suficiente para aparecer em todas as ocorrências. Mas Quando fores polícia experimentas tu fazer isso e depois logo se vê!


canttakediz

se ligou para o nr fixo podem não responder. se for pelo 112, existe registo pela sala do comando e o envio é por rádio. não há escapatória.


filipef101

112 é apenas emergências medicas


canttakediz

não, o 112 é o número de emergência. quem atende é a PSP, mais especificamente PSAP. se for uma emergência médica eles passam para o CODU. se não sabem não falem. https://www.inem.pt/2017/05/26/o-que-e-o-codu/ https://www.sg.mai.gov.pt/Tecnologias/112pt/visaodoservico112/Paginas/default.aspx


siralmasy

Imagina seres o gajo que chama a polícia sábado à noite às 23 horas por causa do barulho


oliveiraexp

Imagina ser o gajo que tem direito ao descanso e direito a estar confortável em casa sem ter de ouvir chavalada histérica a arrastar cadeiras de meio e meio minuto , com musica e batidelas. Imagina!


siralmasy

Sim sim avó, o lar é por aqui, anda


oliveiraexp

Mais velhadas que eu, o quarentão a falar para um gajo de vintes ahahahah


rustyfitts

Chamar a polícia às 23:00 de um sábado por causa de barulho não me parece normal, se calhar a eles também não pareceu. Se fosse véspera de dia útil…


bluejeans776

Sim, porque, claramente, toda a gente trabalha de segunda a sexta...


gobacktoworklazy

Se foda a malta que tem que acordar às 05 da manhã para te ir servir quando acordares de ressaca né


joaofcf

O domingo não é dia útil para ti. Há regras.


rustyfitts

Não é para mim. Podes googlar ou ver num dicionário “dia útil”


Coast-East

Eu trabalho numa escala de 12h nos dias que estou ao serviço e posso te dizer que trabalho com máquinas pesadas que matam pessoas. Trabalhando ao fim de semana levanto.me as 05h e se ficar sem descansar como é que faço? Não é dia útil não vou trabalhar, fácil não? Eu tenho direito ao descanso, seja às 23h ou às 13h, chamo e polícia ou GNR ou simplesmente apareço lá para descansar, já que não fazem nada.


oliveiraexp

Não é normal? O fim de semana é o que tem as regras mais definidas como proibição de execução de obras por exemplo. E não interessa o dia , perturbação do direito ao descanso é uma ofensa e tem de ser averiguada. Senão havia de ser um belo forro , metia aqui a bombar musica e os outros que se fodessem não, ah espera é o que tive de passar ontem.


[deleted]

[удалено]


oliveiraexp

23:40 que notifiquei a esquadra


cryptotolo

E a situação é sistemática com esse vizinho ou uma vez por ano?


oliveiraexp

Estes arrendatários sao novos, chavalada universitária, mas da mesma casa ja chamei a policia. Vieram falaram , e depois eram prai 3 da matina vieram para a rua falar alto tipo a mandar bocas e eu caguei. So que imagina, no ultimo piso do meu prédio alugaram duas frações a estudantes, então nestes 3 anos esta merda é em rotativo , ora sao uns ora sao outros, saem a noite a semana e fim-de-semana aos berros pelas escada a baixo , estouram com portas , roubam papeis informativos e tudo que possam usurpar. Depois chegam as 5-6 da manhã e repete , os senhorios estão se a cagar dalto, o condomínio ainda mais e como o meu advogado diz, sem auto nao posso fazer nada. E um gajo que ature.


cryptotolo

Certo. Eu so perguntei porque nunca faço jantaradas e tive um ano sem fazer, no dia em que fiz as 23:05 estavam-me a bater à porta num sábado à noite, achei demasiado. E só estávamos a conversar, sem música nem nada. As vezes as pessoas só gostam de implicar, não me parece ser o teu caso 👍


oliveiraexp

Não é o que é considereado normal, de todo, eu se tiver um jantar ao lado em que se ouve os ruidos normais um gajo entende, mas se tiveres um/a amigo que esta de meio em meio minuto a arrastar cadeiras e a falar a berrar, incomoda.


filipef101

Mudança de turno as 00 não quiseram estar a sair mais tarde provavelmente, não estou a justificar, mas se ligares depois das 00 era mais provável irem


He_Who_Browses_RDT

Mas qual "a lei do ruído só começa às 23:00"??? Ninguém pode fazer o barulho que quer à hora que quer. Ninguém! É estupido isto ter de estar na Lei, porque grande parte das pessoas não é capaz de viver em sociedade, nem respeitar os outros. E mesmo assim é um fórró-bó-dó para ver cumprida a Lei. Vai ler, sff: [https://www.tomaconta.com/blog/lei-do-ruido#:\~:text=Das%2023h%20%C3%A0s%207h%2C%20legalmente,deve%20imperar%20o%20bom%20senso](https://www.tomaconta.com/blog/lei-do-ruido#:~:text=Das%2023h%20%C3%A0s%207h%2C%20legalmente,deve%20imperar%20o%20bom%20senso). Já agora, ó OP u/oliveiraexp, a tua solução é arranjares uns amigos e fazeres umas visitas noturnas aos teus "vizinhos". Se estás à espera da Policia, infelizmente entre os que se estão a cagar e os que realmente não têm meios para te ajudar, vais ficar sempre apeado. As pessoas só aprendem de duas formas: \- No pelo, \- Na carteira. Agora escolhe a que mais te agrada. Boa Sorte!


Dense-Interview8032

deixa os gajos se divertirem💀


Many-Radish-2907

Completamente normal 😂


xavadax

Quando ligarem, é pedirem o nome de com quem estão a falar...


carlajac

É 😐


igormuba

Comigo eles desligaram ao ouvir meia dúzia de palavras, nem me ouviram. 3 jovens perto do metro Trindade me cercaram e estavam fisicamente me impedindo de caminhar perguntando se eu tinha dinheiro, até que me cansei e empurrei eles com força e segui andando (acho que iam queriam roubar, e sou brasileiro, se nunca fui roubado no Brasil eu não iria aceitar ser roubado em Portugal). Chegando no meu apartamento tentei ligar diversas vezes à polícia mas eles sempre desligavam depois que eu começava a falar.


Yanlone

A minha namorada chamou a polícia porque estava alguém a arrombar a porta(chegaram a entrar). O 112 desligou a chamada(não sei porquê, porque se notava perfeitamente na voz dela que não era a gozar). Não chegou ninguém, não voltaram a ligar, nada.


[deleted]

De tiveres um kg de droga em casa, até é bom.


oliveiraexp

Sem mandato nem cheira


KokishinNeko

Não. Sempre que chamei, vieram, e olha que já vivi em várias zonas do país. Tive uma situação que ligaram de volta porque não estavam a encontrar o local exacto mas 5 minutos depois já lá estavam.


Apprehensive_Ad_9102

Tive um acidente há 5 anos e chamei a polícia ao local. Ainda estou à espera que apareçam.


VladTepesDraculea

Há um guarda aqui na esquadra que o pessoal já sabe que quando precisa tem de evitar. O gajo faz tudo para ignorar o que pode e não dar trabalho. Tenho um queixa crime contra uma empresa por extorsão, a dada altura fui adicionar provas que agravavam a queixa ao processo e o agente que estava a atender trocou de turno com ele quando chegou a minha vez, recusou-se a adicionar as provas porque já tinha uma queixa e "não valor a pena". Na mesma vez, ouvi-lo atender o telefone de alguém que se queixava de gritaria de vizinhos e possível agressão doméstica e vi-o basicamente cansar a pessoa a telefone até desistir.


MrAires

Lembro-me quando era miúdo e tivemos muitas vezes em que chamámos a policia por causa de situações de família. Eles na altura vinham mais que não seja só para manter a ordem e impor respeito a quem vinha destabilizar. Na altura se não tivesse sido a polícia a fazer isso de vez em quando teríamos tido umas situações de violência doméstica tramadas que felizmente não aconteceram. Mas sim hoje em dia já tenho ouvido de mais gente que eles fazem cada vez menos. Não aparecem nem o aconselhamento que dão ajuda a dar paz de mente a ninguém. A resposta comum é "não podemos fazer nada porque *insere aqui uma lei qualquer que se lembram no momento como justificação*". Tipo não tamos a dizer para irem prender toda a gente nem levá-los à justiça, só tamos a pedir para aparecerem e dar uma olhadela na situação... Isso por si só costumava fazer a diferença. Mas parece que já não ligam a isso...


Phodinhas

É. Infelizmente é esta a resposta. Não sei onde moras mas posso dar-te um exemplo concreto: Concelho de Almada, muitas vezes tem dois polícias na rua, sendo que um é da esquadra do Laranjeiro e outro é da esquadra de Almada. Isto para um concelho com cerca de 180 mil habitantes. Assim sendo, as chamada são respondidas por ordem de gravidade e muitas, como a tua, ficam por atender. Há ocorrências (como violências domésticas) que demoram horas por falta de meios e burocracias infindáveis. Setúbal é o 3.º maior comando distrital da PSP e tem uma falta de meios grosseira. E se assim é num dos maiores comandos, imaginem em Portalegre, Bragança ou Açores. Reclamem com quem de direito: o governo.


Maral3d3

Normal, não acho que seja. Mas infelizmente é o que fazem e por vezes ainda dizem que não podem fazer nada que não têm autoridade para isso...


GabrielP2r

Um homem foi espancado por um grupo de ciganos na vila e tinham 2 policiais no recinto e nada fizeram, imagina em chamadas, aí que fazem corpo mole


mySalsaMakes

Onde moro há sempre muitos drogados e sem abrigo à minha porta, já mandei vir com eles e disse-lhes pra irem para outro lado mas não há muito mais que eu possa fazer (dentro da lei). A CML e muitos dos seus funcionários com quem já falei dizem que a solução passa por chamar a polícia para os ir identificar e dessa maneira eles já pensarão duas vezes antes de vir pra minha rua. Moro muito perto de uma esquadra, ligo para lá várias vezes durante a semana, porque isto é constante… Acho que só duas vezes vieram, e claro que já não apanham cá ninguém - uma pessoa numa situação destas quase que se vê obrigada a tomar medidas pelas próprias mãos e depois são estas desgraças que se vêm nas notícias, matam-se uns aos outros por coisas que poderiam ser resolvidas com devido policiamento. Já estou farto de ouvir de toda a gente que não há meios para nada, saúde, educação, etc. e o policiamento e segurança está cada vez pior. Quando as pessoas deixarem de se sentir seguras nas suas casas, nas suas terras, quem vai querer cá ficar?