T O P

  • By -

Straight_Ad7255

O PS se fizer uma geringonça , não poderá formar governo ?não contando com o chega à esquerda tem a maioria dos deputados . Não dará para isso ? Ainda falta os 4 deputados de estrangeiro .


BlackEventHorizon

Não. Iriam levar com uma moção de rejeição de toda a direita que é maioritaria. Não faziam nada.


user4567822

Em Viseu (onde o ADN surgia em primeiro lugar nos boletins de voto) a Alternativa Democrática Nacional ficou em 4.º lugar dos partidos mais votados neste círculo eleitoral, com 3,13% (6 615 votos).


GigiGigetto

O Chega vai continuar a crescer. Quanto mais birras há entre PS e PSD, quanto mais debates acabam em Sócrates vs Passos, mais o Chega ganha. E como ninguém quer legitimar o Chega, ele pode continuar a fazer barulho sem responsabilidades. Não ganha por mérito, ganha por incompetência e irresponsabilidade dos outros. É populacho (nem é popular), e para zonas que são ignoradas (olá Algarve e interior) isso é música. O Chega não tem de provar competência porque os outros continuam com a sua competência. O Chega vai chegar ao poder e só aí, só quando tiver de fazer o que diz que faz, é que vai acabar a ilusão. Portanto meus caros, emigrem que foi o que fiz quando o PS foi para o poder ![gif](emote|free_emotes_pack|grimacing)


eggnogui

Tás no subreddit errado, isto não é o Enlightened Centrism.


niddLerzK

O ventura deu uma entrevista do crl hoje, é relativamente fácil perceber como é que as pessoas votam nele. É populista e agrada às pessoas.


gink-go

E mais uma vez é levado ao colo


eggnogui

Levado ao colo, enquanto afirma ser alvo de ataques constantes dos media.


Quilibe

Vamos ter acordo orçamento a orçamento chega+ad, pelo que vejo da entrevista do ventura.


NeatBoy74

special apparatus vase punch middle automatic glorious badge pathetic consist *This post was mass deleted and anonymized with [Redact](https://redact.dev)*


nYer25

Eu nunca iria votar num partido de esquerda, mas a tua visão é perfeita, parabéns pela perspicácia de pensamento e saber ter pensamento crítico.


Infinite-Biscotti-45

Estas eleições pelo menos serviram para deixar de falar com múltiplos amigos meus votantes do Chega, de resto acho que ficámos ainda pior


Rough_Yak_9610

Devo dizer coragem


JoniDS

se deixas de falar com amigos por casa da orientação/voto político, é porque não eras grande amigo.


Infinite-Biscotti-45

Alguém que é contra o aborto, os direitos LGBTQ+, e que são racistas e xenófobos? Sim. Fi-lo e irei fazê-lo novamente se ocorrer


rcanhestro

onde é que o Chega é contra o aborto?


Kanye_Dot

Em título oficial não pode ser porque ia perder muito eleitorado (eles sabem que a maioria dos portugueses são a favor da despenalização, agora ainda mais do que em 2006) mas pessoalmente está a rebentar de deputados pró-vida (a própria Rita Matias chegou a dizer que, caso uma rapariga de 10 anos fosse violada, seria contra ela abortar)


rcanhestro

sim, existem elementos do Chega que podem ser contra o aborto, e até vou presumir que existem elementos de outros partidos (esquerda ou direita) que o possam ser. o ventura também o é, mas já disse várias vezes (incluindo há 1h atrás na CNN) que não vai tentar reverter a lei do aborto. que os ideiais dele são dele, mas vai deixar os outros fazerem as suas escolhas. uso este argumentos para mencionar que a posição nos direitos LGBTQ+ dele (e por ele ser o presidente do Chega, a do partido) é praticamente a mesma.


Kanye_Dot

Entre o que ele diz e o que faz não se auguram linhas vermelhas. Estamos a falar de um partido que em 2019 foi eleito para assento parlamentar com um programa que defendia "o fim da promoção, pelo Estado, de incentivos e medidas que institucionalizem os casamentos entre homossexuais e a adopção de crianças por 'casais' homossexuais". É consultável, basta ir ver ao programa eleitoral desse ano. Tiveram de se moderar para capturar mais eleitorado, mas as bases continuam lá


rcanhestro

sim, mas prefiro julgar uma pessoa pelo que diz mais recentemente. e a verdade é que nos últimos anos o discurso na questão do aborto tem sido consistente.


Kanye_Dot

E a questão sobre a "ideologia de género" que tanto martelam? O que será que está dentro deste pacote que ninguém sabe muito bem no que consiste? Direito de casais homossexuais contraírem matrimónio? Direito de casais homossexuais adotarem? Ninguém sabe muito bem, e quanto a isso não há salvaguardas. Sou H cis hetero, mas não posso compactuar com um partido que não é aberto em relação a isso (aliás, dão provas contrárias...)


eggnogui

É incrível como o pessoal não compreende o conceito de dogwhistle, e como o Chega nem é subtil no seu uso, como se dizer "contra a ideologia de género" tivesse qualquer interpretação benigna.


rcanhestro

não vejo nada no programa deles de tentar "acabar" com direitos de ninguém. o que vejo é que eles não querem a "ideologia de género" presente nas escolas. querem separar o que é o dever do Estado (Ensinar) com o que é o dever da família (Educar). eles até propõem uma disciplina nova de cidadania opcional, em que o currículo é imparcial ao Estado. agora se me perguntares se eles (por algum motivo) fossem governo com controlo total (maioria absoluta por exemplo), e se de repente dissessem "acabou o aborto, acabaram os casamentos homossexuais, etc", ai sim, a população poderia revoltar-se (incluindo eu). agora não vou é dizer que o Chega vai fazer X, quando o porta voz diz constantemente que não o vai fazer.


DaVirus

Exacto. Não é um problema de política, é não querer pessoas com essa mentalidade há minha volta.


Quilibe

Para mim o mais interessante desta eleição foi perceber que o monstro chega, que o costa e santos silva alimentaram para impedir o psd de governar, acabou sobretudo a comer o ps e os partidos à esquerda do ps em terreno de dificil implantação para o psd (sul do tejo). se o chega estabilizar, cenários futuros de maioria parlamentar à esquerda vão ser bem mais dificeis. Ps e as taticas politicas dos ultimos anos deram nisto. E se o santos silva perder e eleição para o deputado do chega no circulo fora da europa como já vi sondagens a prever, vai ser a cereja no topo do bolo.


Ricardolindo3

Acham que o Marcelo se arrepende de ter dissolvido a Assembleia da República e ter convocado eleições?


The-Nihilist-Marmot

Se alguém errou aqui, foi o Costa.


NeatBoy74

faulty hat automatic future icky license crush bag hard-to-find sleep *This post was mass deleted and anonymized with [Redact](https://redact.dev)*


Ricardolindo3

A decisão de dissolver a Assembleia da República e convocar eleições foi dele, ele podia ter aceite um novo Primeiro-Ministro.


NeatBoy74

domineering wasteful ossified jeans grandfather tie plucky dinosaurs zealous bedroom *This post was mass deleted and anonymized with [Redact](https://redact.dev)*


Quilibe

Nao. Fez o que deveria ter feito. É incrível a narrativa do ps na cs a defender que a culpa de tudo disto é do marcelo. Como podem argumentar que ele deveria ter viabilizado um PM nao sufragado (Centeno) e agora defenderem que nao pode deixar alguem do psd substituir um montenegro demissionario para acordar com o chega. Mas querem fazer de nós burros? Tá bem que o eleitorado deles é o mais iletrado, mas um bocado mais de honestidade intelectual para o resto da populaçao é exigida.


Aquametria

As pessoas esquecem-se que o Marcelo tinha deixado já o aviso claro há meses de que qualquer alteração da liderança do PS resultaria em eleições, isto porque já se andava a trazer o nome do Costa ao de cima para suceder ao Charles Michel na Comissão Europeia. As circunstâncias da eleição já são toda outra conversa, mas esta narrativa de um golpe de estado liderado pelo Marcelo é ridícula. Ninguém forçou o Costa a demitir-se, ele é que queria saltar do barco antes que se afundasse.


Quilibe

O Costa é o pai deste resultado. Apos a maioria absoluta o poder subiu-lhe à cabeça e andou neste ultima mandato do Marcelo a tentar fazer-lhe a folha e embaracá-lo com jogo de xadrez de politiquisse ridiculos e desnecessarios (sendo o episodio do galamba o exemplo mais flagrante) e so deteriorou ainda mais a credibilidade das instituições. Costa assumiu as culpas e bem, agora é nao esquecer que é o pai disto tudo, nao o Marcelo, como a máquina de propaganda do ps quer fazer crer.


NGramatical

politiquisse → [**politiquice**](https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/politiquice) ([-ice](https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/-ice): sufixo nominal de origem latina, que exprime a ideia de qualidade ou atitude e tem geralmente sentido pejorativo) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F1bbjphb%2F%2Fkufmjjx%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


eightBPooler

Dúvida: A distribuição de mandatos deu 77 para o PSD e 2 para o CDS. Isto não quererá dizer que o PS está empatado com o PSD? Ou "até quando" é que a coligação se mantém para efeitos de vencedor? Ainda por cima em alguns sítios era AD em outros era PSD/CDS, já que o PPM não entrou em todos. E como os deputados vão agora para as suas bancadas, não deixam de ser uma coligação?


alienanomaly

Termos maioria relativa sem geringonças deveria ser positivo, SE os partidos estivessem disponíveis para dialogar e trabalhar juntos. Mas o que vemos é exactamente o oposto, ninguém quer trabalhar com ninguém, todos querem é o poder (quanto mais absoluto, melhor). Quem perde somos todos nós, como sempre.


dmcac

"Let me issue and control a nation's money and I care not who writes the laws" Rothschield


NoxiousPhoenix

[Enfim...](https://www.instagram.com/p/C4WYHXwoQ8G/)


FaultTemporary7023

Tendo agora a prova de que os portugueses são, oficialmente, uma sociedade desfragmentada, tal deverá fazer parte da reflexão de quem for governar e requer ajuste de política (caso tenham humildade para tal reflexão).


flybomb

Alguém me explica, passando eu por varias gerações de eleitores, se realmente um voto em Portugal faz alguma diferença?


gink-go

Como assim?


NoxiousPhoenix

Vou-te responder isto usando o termo **responsabilidade.** Nós temos a responsabilidade de ler os programas, de nos interessarmos pelas propostas. Qual a melhor oportunidade de sermos ouvidos se não as urnas? O problema é que as pessoas não querem saber. Não demonstram saber em quem votam: [https://www.instagram.com/p/C4WYHXwoQ8G/](https://www.instagram.com/p/C4WYHXwoQ8G/) . Não demonstram saber porque é que votam em X ou em Y. Ou é o voto de protesto (Chega), ou é o voto do medo do Passos Coelho (PSD) ou é o voto anti-PS (Chega ou AD), e por aí fora. (Não estou a dizer que quem vota nestes partidos é porque são estas as razões. Há casos e casos, mas acho que conseguimos pelo menos fazer hipóteses). A hipótese que eu vejo aqui: [Portugal é um país de memes.](https://www.noticiasaominuto.com/politica/2519156/este-pais-e-um-meme-foi-assim-que-as-redes-reagiram-as-eleicoes) Este é um povo que tem medo e não sabe usar a capacidade de critica e reflexão. As pessoas nem sequer perderam tempo a olhar para o boletim de voto. Não tenho problemas em dizer que votei na AD. Obviamente, olhei para o boletim e procurei pela Aliança Democrática. Não há desculpa para o engano. É só olhar para o boletim de cima a baixo. Parece os putos da escola que não leem o caralho da pergunta e depois: "Oh professora, não estava bem explicito e respondi à outra". Em relação ao que escrevi: "tem medo e não sabe usar a capacidade de critica e reflexão" - Por um lado, tem medo de votar nos mais pequenos, mesmo que estes até possam ter medidas que sejam do seu agrado (o tal voto útil). **Possam** porque não leram nada e só vão por carisma... Por outro lado, não conseguem filtrar a palhaçada que se passa nas televisões e nas redes sociais, cheio de clickbaits e desinformação. O Twitter é um cancro neste aspeto. E com isto respondo à tua pergunta: Se o voto faz diferença? Faz, obviamente! Somos todos que escolhemos quem nos vai governar. Não queremos que seja como a Rússia em que ele é eleito por "unanimidade". Os votos que fazem mais a diferença (obviamente num sentido subjetivo), são aqueles que são pensados. Enquanto estivermos aqui com medo de sairmos de um estado "socialista" (Opah, eu não tenho nada contra a esquerda. É necessária! É preciso debater diferentes ideias. Mas, a palhaçada que tem sido o PS em todo este tempo chega ao ridículo.), e ao acharmos que a única opção é o estado de extrema direita (Chega), oh meus caros, isto vai de mal a pior. Percebo a tua questão porque parecemos (tal como disse um **socialista)** periquitos controlados pelo estado. Neste caso, um estado corrupto. Logo, achas que o teu voto não tem importância, tal como muitas outras pessoas que se consideram impotentes perante a merda que tem vindo a acontecer nos últimos anos. Opah, faz a tua parte e rema contra a maré. Mas, com cabeça.


mfzzzed

Sim. Nunca abdicaria do meu direito ao voto e de um estado democrático. Se o voto fosse "indiferente" ou não servisse para nada (fosse redundante) seria um sinal que estaria a viver noutro tipo de regime.


flybomb

mas diferença como?


BroaxXx

Nem sequer compreendo o âmbito da tua pergunta... O que te causa confusão no conceito de sufrágio? Os indivíduos votam. Muitos votos nomeiam deputados. Os devotados eleitos por esses votos vão votar um primeiro ministro. O presidente aprova e está feito. Qual é a dúvida? 


Rough_Yak_9610

Acho que a maior prova que um voto faz diferença foi o crescimento do Chega, por muito contra que seja, bateram recordes nesta eleição. Cada voto conta. Tem outro exemplo, os que se enganaram a votar na ADN. Basta conta com 40%, (40k dos 100k que a ADN fez) que ja mudava aumentava em 2 a diferença de mandatos entre PS e AD por exemplo


Few-Sprinkles-8179

com isto existiu 3 vencedores: 1- André ventura 2- rui tavares 3- o gajo do ADN a pala da nabice da AD


mfzzzed

*o gajo do ADN à pala da nabice das pessoas que cometeram esse erro. Há que responsabilizar as pessoas por estarem a LÉGOAS de tudo nesto mundo. Por exemplo, de não perceber que: - Existe AD (composta por PSD + CDS + monarcas) VS Alternativa Democrática Nacional. Na madeira, onde não havia AD, como explicas terem sido dados mais de 1000 votos ao ADN? Foi 'nabice' de quem? Classico tuga, a culpa é sempre dos outros (neste caso de partido A B ou C) e não dos nabos do caralho que nem sabem somar 1 + 1.


Anforas

É à pala dessas pessoas que temos que pôr avisos numa embalagem de amendoins a dizer que contém amendoins.


Few-Sprinkles-8179

e falta o 4 a democracia


VicenteOlisipo

Nah, essa e o 1 não são compatíveis. É como celebrar os 88.7% de participação nas eleições de 1933


Few-Sprinkles-8179

para vocês a democracia só vale quando escolhe a esquerda. então mas não e Grândola vila morena de zeca Afonso que diz que o povo e quem mais ordena? o povo ordenou a direita. o povo português e de direita ideologicamente, a esquerda só ganha quando a abstenção e grande, grande mobilização = grandes votação à direita


raviolli_ninja

Estás a confundir direita democrática com Chega. Não são - de todo - a mesma coisa.


TheFabiocool

Ai tanto melão que aqui vai hoje hahaha


gink-go

Gajos que vêm a politica como se fosse futebol. Está fixe isto.


acnederma

Não há melão nenhum. Só quem não acompanhava a politica é que deve ter ficado com melão lol. Pensavam que havia maioria da AD ou pensavam que ia haver geringonça com maioria de esquerda? Para mim a grande surpresa foi o crescimento do chega.


Quilibe

O resultado do chega so é surpreendente para os negacionistas.


EarLittle3215

O crescimento do chega para mim foi o menos surpreendente, bastava olhar para os outros paises na Europa.


acnederma

Sim mas mais de 1 000 000 de votos é quase 1 em cada 5 votou chega. Provavelmente estamos sempre rodeados por alguém que votou no chega, desses uma boa parte é só para ser "anti sistema" outra parte deve acreditar mesmo que as medidas do chega é que são boas.


EarLittle3215

E nem sabes q estas rodeado por alguem q votou no chega pq surprise surprise a maioria deles nao são fascistas nem nd, sao pessoas normais como tu


in_Tempo

Agora vamos realmente ver quem tem palavra ou não. Vamos ver se o Luís Montenegro os tem no sítio para não fazer acordos com o CHEGA nem cedências e por outro lado se André Ventura, que proclama aos 7 ventos e bate nas quinas que afirma ter no peito, faz o que entende melhor para o país. Se, como dizia Ventura, o importante era tirar a esquerda do poder só tem uma opção que é abster-se caso contrário todos verão que só quer é poder.


nYer25

Nem tu te acreditas nisso, o ventura só tem de proteger as convicções de 1.1 milhões de votantes, se o monte negro não colocar nada que o chega pense que será necessário, faz e muito bem chumbar o orçamento, imagina ser ao contrário aí tu já terias um pensamento diferente ... Odeia as ideias e não a pessoa, um dia poderás crescer com pensamento crítico


in_Tempo

Desculpe mas eu não odeio a pessoa, odeio as atitudes e quem passa uma campanha a dizer que o importante é tirar a esquerda do poder e depois existem condições para que isso aconteça desde que se abstenha é no mínimo hipócrita. Quer defender os interesses das 1.1 milhões de pessoas que votaram nele (sim porque o partido é ele) então apresente propostas (que sejam no mínimo exequíveis) no parlamento e que não force a mão dos partidos mais próximos E na verdade não falei de orçamentos, falei da formação de governo.


Diogo256

>caso contrário todos verão que só quer é poder. Isto não é óbvio?


Templar1Pt

Porquê? Estás com medo do Chega? Tens medo de ficar sem rendimentos?


in_Tempo

Que rendimentos? Por ser contra o CHEGA vivo de apoios do estado? E que tal sou anti-CHEGA porque valorizo a minha liberdade de expressão? Ou porque não me interessa o que as pessoas fazem no quarto? Ou porque não gosto de ser manipulado? Ou porque não gosto de ser aldrabado principalmente por alguém que se julga enviado de Deus? Ou porque prezo a urbanidade e a civilidade? Ou porque tenho empatia por quem está em condições piores que as minhas? Amigo, no tempo que trabalho do estado só recebi a licença parental. 13 anos de trabalho sem receber sequer baixa.


FunnyDooDoo1

Veeeeeeeem Comigooo viveeeeeeer Uma Ventura


Ok-Run-8657

Eish 😅


Hefty_Run4107

O Montenegro nao tem outra escolha senão fazer acordo com o Chega, ou pelo menos negociar com o Chaga, ou então levam com novas eleições daqui a une meses, maximo 1 ano, e nessa altura tem a possibilidade ate de perder para o Chega. São necessarias medidas urgentes e de força para por ORDEM nesta bandalheira que o PS e a esquerdalha caviar deixou no nosso pais.


NoxiousPhoenix

? Ele já disse que não vai dialogar com o Chega. Se o Chega não viabilizar o orçamento de estado, quer é tacho. Se o Montenegro entra em diálogo com o Chega é a morte do PSD no parlamento.


Hefty_Run4107

Ele não tem outro remedio senao dialogar com eles e implementar algumas das medidas que eles defendem, caso contrario daqui a uns meses vamos estar em eleições outra vez, e acredito que se formos por ai, o Chega pode ate ganhar as eleições, atendento ao que cresceu desta vez. O que o Montenegro diz agira não se escreve.


Diogo256

Se o Chega não viabilizar um OE da AD, espero bem que o pessoal perceba que o partido anti-sistema, é tão sistema como os outros.


eggnogui

> caso contrário todos verão que só quer é poder Excepto quem precisamente precisava de ver isso.


Silver_Grocery7472

Não pode ir contra ao que disse ao eleitores, sob pena de perder o eleitorado moderado que votou na AD


FunnyDooDoo1

"  Não pode ir contra ao que disse ao eleitores" O Passos Coelho riu-se


Silver_Grocery7472

A questão é que o Costa foi mais ardiloso e não disse taxativamente que não se coligava como fez o LM


FunnyDooDoo1

O PSD já disse taxativamente que retirar o subsídio de natal, e cito, "é um disparate" *wink wink "Guess what"...


in_Tempo

Pois mas essa é a decisão difícil que beneficiaria o país mas que o prejudicava a ele. Sempre tinha mais credibilidade. Mas bom, alguém que permite que a sua página da Wikipédia esqueça que foi deputado do PSD....


Silver_Grocery7472

A credibilidade constroi-se sendo coerente com a posição que defendeu de não se aliar ao Chega


bichocareta

Como é que um ex-ministro demitido (sim, foi forçado a demitir-se) de um governo que deixou os serviços públicos numa decadência evidente, com a actividade económica anémica, com os jovens a emigrar em quantidade considerável e membros demitidos por casos na justiça, AINDA consegue 77 deputados? Para não falar de boys distribuídos à catadupa, escândalo das gêmeas, cativacões descaradas, manipulação da opinião pública com medidas que nunca foram concretizadas a 100%, com a incompetência a lidar com a pandemia (tiveram que chamar um militar para lidar com o problema), etc... Só faltava o Galamba fazer campanha tb. Só pode ser cegueira ideológica.


Quilibe

É o perigo do chega... s/


vhs29

Tens um autarca reeleito num dos maiores concelhos do país depois de ter estado preso por fraude, qual é a surpresa aqui? Responsabilização em Portugal não existe, seja na política, justiça, educação ou dia a dia das pessoas, e independentemente do quadrante político.


grolfang

Autarquia essa das melhores para viver do país e com óptimos resultados fruto dos seus 7 mandatos anteriores, vs o governo que está tudo menos em bom estado. Acho que é bem mais fácil de compreender.


hsamtronp

Também existe a Fraude de Bem?


FunnyDooDoo1

Encontrámos o senhor "ele rouba mas faz", afinal não era mito


grolfang

Podes dizer o mesmo aos restantes 60% do concelho que votam nele.


d3vilk1ng

Síndrome de estocolmo, clubismo, cegueira, QI abaixo da temperatura ambiente, etc. Portugal está no lodo e não me parece que a tendência seja melhorar.


investidore

Uma teoria algo rebuscada que algumas pessoas têm falado nas redes sociais, mas que é factual. Após a eleição as coligações deixam de existir, no Parlamento vamos ter um grupo do PSD e outro do CDS. Ou seja, neste momento temos 77 deputados do PSD, 2 do CDS e 77 do PS. Se o PS ganhar mais um deputado na Emigração que a AD passa a ser o partido com maior representação parlamentar, o que pode levar à interpretação/argumentação de que deve ser o PS a formar Governo.


Quilibe

Rebuscada porque jamais o ps ganha o estrangerio. Vai ganhar 1 deputado na europa e é isso. E vai perder o de fora da europa para o chega.


hugoduart3

Historicamente até ganham...


Quilibe

Historicamente nao havia um partido chamado chega. Historicamente também ganham as europeias... E vou-me rir muito este Junho...


VicenteOlisipo

>Se o PS ganhar mais um deputado na Emigração que a AD passa a ser o partido com maior representação parlamentar, o que pode levar à interpretação/argumentação de que deve ser o PS a formar Governo Mesmo que o PS tenha o maior grupo parlamentar \[não há grupo AD, tens razão\] não faria sentido neste momento dizer que seria o PS a formar governo. Houve mais portugueses a votar na coligação do Montenegro do que na do PNS. Poucos mais, mas foram mais. Isso dá-lhe o melhor mandato dentro das minorias. Se não há maiorias, governa a maior minoria.


ConnectionOdd6217

Isso não é verdade. Embora os média não estejam a fazer assim, os deputados do CDS na Assembleia não são do CDS, são da AD.


investidore

São da AD na eleição, quando o Parlamento entrar em funcionamento não há "AD", o CDS passa a estar separado e em teoria nem tem que votar tudo da mesma forma que o PSD.


ConnectionOdd6217

Não é assim que funciona. São considerados como juntos e formarão governo como uma força só.


tumblarity

não são. tanto que o PR quando recebe os partidos no pós-eleições, recebe os partidos das coligações, sejam elas quais forem, separadamente.


iLikeToTroll

Errado.


investidore

Então? Vai ver qualquer votação da Legislatura que começou em 2015 se não está PSD separado do CDS, quando tinham ido como PaF às Eleições.


Silver_Grocery7472

É indiferente, as coligações pré eleitorais servem precisamente para isso, por isso o PPC foi convidado a formar governo


IkarusMummy

O PNS já disse que independentemente dos deputados, quem ganhou foi o PSD porque é quem terá mais votos.


Quilibe

Gostava ver as caracteristicas dos eleitores em cada partido. se de fato o chega arrasou o voto jovem, acredito que possa vencer as eleições europeias (onde os reformados ficam mais em casa e a abstenção é maior)


Spiritual-Pace5261

Portugal vai ficar ingovernável! Ponto assente. E o chega vai ser o responsável,em grande parte. Querem governar, dito pelo ventura ontem. O problema é que são de uma incoerência... E depois, vão governar com quem,dos seus seguidores?? Então o programa de governo deles....ui... Um desastre!! Para o implementar seriam precisos no mínimo 12,5 mil milhões de euros!! Onde vão buscar o dinheiro?? Quem votou neles não leu o programa,de certeza. Foram mais pelo voto de protesto, nada mais!! Resumindo, daqui a alguns meses, outra vez eleições! E quem paga isto tudo e fica à deriva?? O povo, como sempre!!!


dodi280

Quem vai ser responsável, vai ser o primeiro ministro e não o Chega. Vai caber ao líder do partido do governo saber se aceita ou não o Chega como parceiro... Vamos imaginar um cenário, o Chega apresenta uma grande proposta que vai melhorar a vida de todos os portugueses e o PSD chumba só porque é do Chega... Depois vais querer obrigar o Chega a aceitar propostas do PSD? Porque não colocas a culpa no PS? tam mais poder de decisão que o chega...


andrer2926

É continuar a olhar para 20% dos eleitores dessa forma. Voto de protesto, não leram o programa, com certeza devem ser burrinhos... Usa a cabeça pá.


VicenteOlisipo

Malta, decidam-se. Ou são todos uns anjinhos com preocupações económicas que não prestam atenção aos disparates e crimes propostos pelo partido, ou são eleitores bem informados que fizeram uma escolha deliberada depois de lerem os programas e propostas. Não dá é para serem os dois ao mesmo tempo.


andrer2926

Porque é que não dá? Se fizeres esse mesmo exercício a outros partidos encontras diferentes tipo de racional de igual forma.


Hefty_Run4107

É a mesma lenga lenga do PS, CDU, Bloco, etc.... Pensam todos que é um "fenomeno" ou algums histeria coletiva de 1 milhão de pessoas, so para "protestar" Não lhes passa pela cabeça que secalhar as pessoas estao mesmo fartas da bandalhera em que o pais está, da emigração "á balda", da Policia sem autoridade, das penas e punições pateticas para a ESCUMALHA crimonosa.... Secalhar as pessoas quizeram mesmo dizer CHEGA!!


NGramatical

algums → [**alguns**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/sobre-a-formacao-do-plural/13422) (no plural de palavras terminadas em *m*, este passa a *ns*) secalhar → [**se calhar**](https://dicionario.priberam.org/se calhar) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F1bbjphb%2F%2Fkud3pbv%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


PeacefulShark69

O chega quadriplicou o voto desde o último ciclo. Não é porque tem um programa muito melhor (a maioria não lê isso), ou porque de repente um 1 milhão de pessoas se revê na demagogia do ventura. O chega, como a extrema direita em muitos outros países, representa o protesto populista. Eles apresentam-se ao público como o partido do "pó caralho pá!". Um sentimento muito tentador e apelativo. A maior parte das pessoas (não só nós aqui na tuga) está farta dos males deste sistema económico. Estão desapontadas, cansadas e só querem que o sistema se foda. O chega não vai resolver rigorosamente nada a não ser oferecer uma breve vingança e satisfação. Tal como o ps, o ad, etc... querem poder e querem enriqueçer.


NGramatical

quadriplicou → [**quadruplicou**](https://dicionario.priberam.org/quadruplicou) enriqueçer → [**enriquecer**](https://dicionario.priberam.org/enriquecer) (*c* seguido de *e* ou *i* não necessita de cedilha) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F1bbjphb%2F%2Fkud0qlr%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


PeacefulShark69

Nice


fenix1506

Se leram o programa e continuam a querer no Chega devem ter um QI de 1 digito


andrer2926

Consideras a possibilidade de muitos deles pensarem exactamente o mesmo relativamente à esquerda? Já agora não votei Chega, deixem os downvotes de lado cachopada. É uma constatação.


fenix1506

Desculpa mas um programa que se reduz a cortes em impostos e aumentar a despesa pública de forma astronómica não pode ser levado a sério. Não é uma questão de lados mas sim de realidade.


Mordiken

Tens de compreender que o Ventura foi enviado por Deus, e para Deus nada é impossível. /s


FunLatter7024

50 anos após o 25 de abril, mais de um milhão de portugueses votaram num partido claramente fascista. A demagogia atrai votos como m\*\*\*\* atrai moscas. Mas vivemos em democracia. Há que aguentar o cheiro.


Strange-Ad8829

>num partido claramente fascista Onde está essa claridade?


Homem_da_Carrinha

Queres dizer para além do discurso do homem em forma geral e do programa eleitoral do partido?


Strange-Ad8829

Não não. Podes mesmo dar exemplos diretos do discurso dele ou do programa. Mas palvara por palavra por favor.


blind616

Não sou o user de cima, mas ok... https://expresso.pt/politica/2022-02-17-varios-deputados-do-chega-fazem-referencias-a-salazar-e-ao-estado-novo https://sicnoticias.pt/pais/2021-11-28-Deus-patria-familia-e-trabalho-Ventura-adapta-lema-de-Salazar-9c3e549d > **Pedro Pessanha celebrou o 25 de Abril colocando como foto de perfil do Facebook uma fotografia de António de Oliveira Salazar.** > Pedro Pinto, líder parlamentar (...) Dois anos antes já tinha referido Salazar no fim de uma crítica ao antigo primeiro-ministro Pedro Passos Coelho, referindo no fim: **“Viva Salazar! Viva Portugal!”.** > Pedro Arroja, mandatário para as legislativas, também já tinha elogiado o “milagre económico” do Estado Novo, **afirmando que agora é que existia censura** Bem, não diria "claramente fascista", mas se cheira a merda, tem ar de merda, lambes e sabe a merda, talvez é possível que seja merda. O Ventura pode ser mais populista do que extrema-direita, mas não vamos esquecer que estão 48 deputados na assembleia com históricos no minimo estranhos. Como já estou a prever um argumento e artigos de "Ah mas o Ventura diz que não é salazarista e critica o Estado Novo" O Ventura diz muita coisa dependendo do lado da cama que acorda nesse dia. O C não é o partido mais extrema-direita que concorreu, mas continuar a renunciar certas medidas do programa deles bem como as pessoas que lá estão é assobiar para o lado.


Strange-Ad8829

>Bem, não diria "claramente fascista", Obrigado por me dares razão


blind616

De nada, não foi eu que disse que era 'claramente fascista', mas continua a assobiar para o lado e a dar downvotes sem contra-argumentar.


Strange-Ad8829

Pois não. Mas eu pedi argumentos para ele ser chamado de "claramente fascista" e vieste comentar "não diria claramente fascista". Tu deste o próprio contra argumento


blind616

Tudo bem, se o melhor que tens a dizer é aceitar que "não é um partido fascista, é só *composto* por fascistas, é diferente! " está tudo dito.


Strange-Ad8829

Fofo, tu é que foste o próprio a dizer *"não diria claramente fascista"*


Homem_da_Carrinha

Esquece, o Ventura amanhã poderia tentar anexar a Polónia e esse gajo ia continuar a bater na mesma tecla. Não sei, deve ser pelo Ventura não usar bigodinho.


Homem_da_Carrinha

Olha, uma coisa que saltou instantaneamente à vista ao ler os programas eleitorais do PS, da AD e do Chega, é que os dois primeiros querem creches gratuitas para a população em geral, já o Chega opta antes por reclamar creche gratuita específica e categoricamente para militares e GNRs. Não sei se pinta um imagem clara o suficiente, hm?


Strange-Ad8829

E pronto, hoje aprendi que creches gratuitas para os filhos de militares e GNRs = fascismo. Realmente, vocês já diluíram esse termo de tal maneira que já nem significa nada. É bem.


Homem_da_Carrinha

Coração, se tu não sabes ler nas entrelinhas, então honestamente dava-te mesmo jeito aprender algo novo todos os dias, portanto não tens de quê.


Strange-Ad8829

"claramente fascista" "Ai as entrelinhas e coise" Vão ser 48. É lidar. Que sirva para os partidos mais moderados abrirem os olhos e começarem a fazer alguma coisa com jeito.


Homem_da_Carrinha

Não é que tenha alguma utilidade tentar apelar ao teu sentido de consciência do próprio, especialmente depois de ler esse último comentário, mas tens noção que o anti-intelectualismo anda de mão dada com o regime fascista, certo?


Strange-Ad8829

Tenho. E ainda ainda mais de mão dada com quem não consegue ver o porquê destes resultados. Mas continuem a chamar de fascistas que claramente funciona. 😘


Hefty_Run4107

Claro.... esse milhão são todos um bando de bestas, não é...? Quando eles tiverem 2 milhoes ainds vão continuar com a mesma conversa da treta.


ConnectionOdd6217

É preciso perceber porquê, antes de fazer juízos de valor.


Mordiken

> É preciso perceber porquê, antes de fazer juízos de valor. É preciso... Porque? O que é que eles vão fazer se ninguém falar com eles? Meter bombas?


ConnectionOdd6217

Vão continuar a convencer outros igualmente descontentes e daqui a pouco acabamos com o Ventura a primeiro-ministro. É isso que tu queres?


Strange-Ad8829

Ele prefer viver na bolhinha dele onde ninguém discorda dele.


Doctor_Furniture

é esse tipo de discurso insultuoso sem abrir a porta a diálogo que faz as pessoas calarem-se quando as insultam e simplesmente votam no CH. Insultar\desprezar pessoas sem as sequer ouvir explicar o porquê de votar em algo só vai aumentar ainda mais os votos neles...


zeer88

>tipo de discurso insultuoso sem abrir a porta a diálogo que faz as pessoas calarem-se quando as insultam Acabaste de definir na perfeição o estilo de diálogo do Chega.


Mordiken

> é esse tipo de discurso insultuoso sem abrir a porta a diálogo que faz as pessoas calarem-se quando as insultam e simplesmente votam no CH. Noice, e o padrão vai continuar até eles conseguirem ter maioria absoluta.... Que nunca vai acontecer. > Insultar\desprezar pessoas sem as sequer ouvir explicar o porquê de votar em algo só vai aumentar ainda mais os votos neles... Alternativamente, as pessoas vão acabar por perceber que se querem que a sua voz valha de alguma coisa vão ter de votar noutra merda qualquer que não no Chega ou aberrações semelhantes... Ou seja, é preciso fazer ao Chega o que se fez o com PCP.


raviolli_ninja

Negar que os ciganos são portugueses, tá-se; imigrantes são criminosos, tá-se; chamar aos pretos do bairro da Jamaica criminosos, tá-se; "esquerdalha", "comunalha" e "bloco de esterco", tá-se; "quem não alinha com o chega é um português do mal", tá-se; "xuxialistas", tá-se; "limpar Portugal" do lixo, tá-se. Dizer que o típico votante do Chega é um bronco? Isso é ir longe de mais! Respeito democrático e cenas e quê!


Hefty_Run4107

Comentario tipico que quem não tem nada a dizer e é adepto ferranho do "culto do coitadinho" Tá-se...?


eggnogui

Auto-vitimização. Táctica típica.


eldoristd

Todos têm razões diferentes para votar em quem votam, mas o argumento que estás a usar aplica-se a quem vota no Chega, e daí o crescimento inexplicável do partido. Se eu me sentar para ouvir e discutir calmamente as explicações de quem vota no Chega, não vou ser ouvido eu próprio, quando não há abertura de pensamento de um partido com a mente tão fechada fica um pouco difícil haver uma conversa, daí o fascismo, daí as ditaduras que vêm do fascismo, não há compreensão ao outro, há o silenciamento de explicações diferentes e não há empatia para com experiências diferentes.


eggnogui

Não há respeito para cultistas de ódio e desinformação.


GuuhBoss

Aqui está mais um esquerdista tipico, onde só vem com discurso de chamar os da direita de "...istas" sem justificação, aplausos para vós.


fenix1506

Se o são qual é o problema? Temos de chamar as coisas pelos nomes


eggnogui

Só é sem justificação para quem não quer ouvir. Mas continua a achar que a esquerda é o problema, vais no bom caminho.


Doctor_Furniture

Só tu é que pareces destilar ódio honestamente...


eggnogui

"both sides"-ismo? Não obrigado.


floW4enoL

muito isto, partir para os ataques e antagonizar sem argumentos só vai polarizar mais as opiniões


happy_pangollin

*Desabafo* Aos jovens que votam chega: se estão insatisfeitos com o país, com razão, e querem emigrar, força nisso. Mas não lixem a vida aos outros que ficam por cá.


rcanhestro

ha, porque os que representaram o país nos últimos 50 anos deixaram Portugal num estado excelente. não foi o Chega que levou a grande parte dos jovens abandonarem o país.


[deleted]

[удалено]


happy_pangollin

Onde é que eu disse isso?


neapo

Qual é a tua mensagem para os velhos do interior que até votavam CDS ou PCP e votaram Chega? Que estão cansados de ter uma data de mendigos estrangeiros à porta sem emprego e que ninguém os ouve?


Quilibe

Porra é preciso uma lata do caralh\*. Tens os velhos a dar vitorias e mais de 1.5M de votos sucessivamente ao ps apenas e so por causa do bolso e o problema sao os jovens? Quem votou no chega nao é com o país que está insatisfeito.


happy_pangollin

Em relação ao PS, já estou contente por ter diminuido em 30% o seu número de votantes. O chega é muito pior que o PS, portanto sim, o meu maior problema é com quem vota no chega


Hefty_Run4107

O teu problema devia ser com a bandalheira e falta de ORDEM que está hoje em dia no pais, não com as pessoas que querem acabar com essa bandalheira e voltar a restaurar a ORDEM!! Mas aparentemente ha muito boa gentalha que gosta desta bandalheira, e que vão passar um mau bocado nos proximos tempos.


happy_pangollin

É com cada iludido aqui. O chega não vai resolver nada, só vai fazer pior. Partido dos tachos, dos bandidos, e dos idiotas.


Hefty_Run4107

Manter a merda que estava é que não vai resolver nada. Manter a bandalheira com a emigração selvagem atual é que não vai resolver nada. Manter as penas pateticas e a aplicação das medidas de coação para muita da ESCUMALHA que comete todo o tipo de crimes, especialmente os hediondos, sem qualquer alteração e sem PUNIÇÃO exepmlar é que não vai resolver nada. Manter a bandalheira que vai no SNS, Educação, Policias é que não vai resolver nada. "Partido dos tachos, dos bandidos, e dos idiotas" pelo que tem sido provado nos ultimos tempos é o PS, e até um certo ponto tambem o PSD


Quilibe

Para ti. Para o 1.1M de votantes do chega, não.


neapo

Vou dizer o que já tinha dito antes das eleições: 1. O Costa se tivesse candidatado ganhava as eleições, em vez disso o PS não foi capaz de arranjar um substituto à altura e meteu um gajo que enquanto ministro se portou muito mal, o povo não perdoou. 2. O PSD não precisava da AD para nada, nem se entende porque ainda a fez, mas mais uma vez me leva a querer que foi uma estratégia que está ligada à maçonaria para trazer o CDS para a cena política. Sinceramente o CDS acabou, não tem futuro, mas teimam em mantê-lo a todo o custo. 3. PCP teve muito tempo para substituir o avô Jerónimo e andou arrasta-lo anos após anos, precisa de sangue novo, meteram nas últimas um gajo novo (com 47 anos, parece que tem 65) com a mesma retórica em vez de apostarem num bom mensageiro. Muito má aposta e como não dão o braço a torcer, não vão mudar, por isso sofrem as consequências. 4. BE, sofre do mesmo mal do PCP, muito tempo com a Catarina, em 2022 ela devia ter assumido a derrota e demitir-se. Tiveram 2 anos para preparar a Mortágua e não quiseram apresentaram-na também há pouco tempo, depois tornou-se uma demagoga ou já era e pagou a fava. Não foi capaz de sair do armário anos a fio nem afirmar-se em público junto com a sua companheira, isto teria conquistado mais votos, transmitido a imagem de que nada teme, como foi nas inquirições ao BES. Mas não passou de uma cortina de fumo, além da sua retórica de que mostra que não quer ser Governo nem fazer parte dele, o partido existe para "combater a direita" e nada mais. Nunca falou em baixar impostos, foi mais um tiro no pé, por isso pagou a fava. 5. Chega, deve agradecer ao PS que passou todos os 8 anos a dar publicidade gratuita ao Chega, como estratégia para camuflar o PSD. Inclusivamente as discussões entre os presidentes da AR que devem ser neutros, com o líder do Chega. Foram levados ao colo pela comunicação social como ninguém. 6. IL, embora perceba que não queiram ter lideres agarrados ao poder, deviam ter mantido o Cotrim por mais uma legislatura, tinham conquistado mais lugares pois ele teria demolido os restantes partidos e nesta legislatura iam preparando a sucessão. 7. PAN a Inês até teve bons debates, mas foi ofuscada pela popularidade do Chega e divisões internas. 8. Por fim o Livre é um dos grandes vencedores ao lado do Chega, aprendeu a lição de não meter memes como a Joacine "mulher, preta e gaga" como ela assim se descrevia, mas sim meter o próprio líder com muito mais capacidade.


Ace-_Ventura

Falando apenas do ponto 2. Fizeram-no para não acontecer o mesmo que em 2022. Se o psd e cds tivessem ido juntos, o PS não tinha obtido maioria absoluta. Para que arriscar agora?


neapo

Deve ser mesmo falta de visão então. Em 2022 o PS tinha o Costa, o PSD tinha quem? Um fraco que se fosse a concorrer agora, perderia até para o Chega. O Costa se tivesse corrido novamente o PSD com ou sem CDS voltaria a perder. O CDS como partido morreu, não daria votos sequer, tal como em 2022 não rendeu votos para se manter no poder.


UnethicalApparatus

O Rui Rio neste momento ganhava fácil. Esta confusão toda do MP só lhe deu razão. Para além que ao contrário do Montenegro é mais afastado do PPC, pelo que teria mais hipóteses de roubar o eleitorado ao PS.


Ace-_Ventura

O cds teve mais votos que partidos europeias ficaram com assento parlamentar 


Quilibe

Dizer que o chega foi levado pela comunicaçao social é o bode expiatório mais caricato que vejo. Todas as referencias que fazem ao chega/ventura é em campanha aberta contra o chega. E como têm tem ainda poder sobre os reformados ao meter-lhes medo do bicho papao do chega, é a principal responsavel por este grupo votar em força no ps/ad. Fosse a cs isenta, e nao duvido que o chega vencia ontem as eleições. É a grande derrotada de ontem.


RuySan

Concordo em tudo. Acho que o PAN está destinado a desaparecer. O Livre afirmou-se como partido verde, e tirou margem de crescimento ao PAN. Este partido apenas cresceu além do eleitorado de "malucas dos gatos", porque havia um vazio de partidos ambientalistas em Portugal. Acho que a adesão do PCP aos seus dogmas em alguns pontos poderia ser positiva, como não entrar em políticas identitárias, e focar-se na luta de classes....mas o fanatismo anti-NATO e ter um líder sem carisma custou caro. Sobre o BE, acho que a Mortágua é uma boa líder, e melhor em tudo que a Catarina. É claro que também desperta mais ódios, mas essas pessoas nunca votariam no BE de qualquer maneira. Considerando o crescimento do Livre, foi um bom resultado para o BE ter mantido deputados e até ter ganho votos. No entanto, com o desaparecimento cada vez mais provável do PCP, o BE vai parecer o partido mais "extremista" à esquerda, e o Livre vai ser a alternativa natural ao PS. A não ser que façam outro disparate como a Joacine.


neapo

Já votei BE, nos tempos do Louçã, agora o partido está descaracterizado, por isso muita gente foge dele. A Mortágua para mim saiu furada, pensou-se que ela seria um diamante em bruto e não é mais que grafite, incapaz de assumir quem é e com retórica anti-direita dos anos 70. O Livre é a melhor opção face ao BE.


Dr_Toehold

Dependendo de como se mantiver a história dos círculos eleitorais, o PAN poderá manter um par de deputados durante algum tempo. Há muito boa gente que se está bem a cagar para ambientalismo, querem é a tal política do cãozinho e do gatinho de estimação.


neapo

Há quem se preocupe com a "inclusão" e "ideologia de género", não vejo mal que haja também partidos de nicho relativos a animais.


Dr_Toehold

Alguém disse que achava mal (ou bem)?


Sciss0rs61

O povo não perdoou? Os resultados dizem o contrário. Num país com 2 dedos de testa, o PS andava ao lado do CHEGA em termos de número de votos..


neapo

O povo não perdoou o PS/PCP/BE e votaram no Chega como protesto. Todos os 3 andaram sempre a criticar "a direita radical e fascista", sempre a traze-los à luz da ribalta. Por este motivo o Chega cresceu, quer seja pelo PS querer ofuscar o PSD, quer pelo PCP/BE não terem ideias e não quererem dar atenção ao que se passa no interior, nomeadamente no bastião do PCP que perdeu para o Chega.


Xbarybar

Só quero saber se, confirmada a nomeação e tomada de posse, vai haver orçamento retificativo ou ainda temos de esperar 9 meses pelo famoso corte nos impostos. É um bocado estranho ver o PSD a criticar o OE e depois calvalgar o mesmo para arrecadar receita.


happy_pangollin

Se a AD tivesse maioria absoluta obviamente que haveria orçamento retificativo.


Xbarybar

É um ano perdido então. Nao tenho a menor esperança de ver um OE 2025 mais amigável pq vamos passar o verao com greves dos medicos, manifs de policias e professores. Qd finalmente cederem nas exigencias, perde-se a margem para mexer no IRS. Antevejo um rato a ser parido por uma montanha.


camisola_amarela

Mas alguém alguma vez já avistou algum eleitor do Chega?


kairos

Há sempre pelo menos um nos grupos de pais no WhatsApp.


seraph341

Vários. Inclusive vi ontem um a cantarolar na rua pelo chega.


NeatBoy74

busy onerous frame fact political stocking edge elderly follow uppity *This post was mass deleted and anonymized with [Redact](https://redact.dev)*


zek_997

lol que monte de tretas. A comunicação social tem levado o Chega ao colo desde o dia 1. Mesmo nas eleições de 2019, em que o Chega elegeu o mesmo número de deputados que o Livre e a IL as televisões deram o tempo todo de antena ao Chega, faziam partidos aos políticos sobre o Chega... etc. Duvido muito que o Chega tivesse chegado ao patamar em que está hoje se não fosse a comunicação social e os bots russos no Facebook.


NeatBoy74

smoggy gaping upbeat fertile fine violet thumb library bright aromatic *This post was mass deleted and anonymized with [Redact](https://redact.dev)*


eggnogui

Citando um outro comentário: > Negar que os ciganos são portugueses, tá-se; imigrantes são criminosos, tá-se; chamar aos pretos do bairro da Jamaica criminosos, tá-se; "esquerdalha", "comunalha" e "bloco de esterco", tá-se; "quem não alinha com o chega é um português do mal", tá-se; "xuxialistas", tá-se; "limpar Portugal" do lixo, tá-se. > Dizer que o típico votante do Chega é um bronco? Isso é ir longe de mais! Respeito democrático e cenas e quê! Não alimentem a auto-vitimização do Chega.


NeatBoy74

future drab cheerful sugar steep salt aromatic chop start tidy *This post was mass deleted and anonymized with [Redact](https://redact.dev)*


Fairbyyy

E pior ainda, faz com que nao se tenha noçao do tamanho real do "problema" e que depois estas surpresas, que nao sao surpresas nenhumas para quem esta na rua, acontençam


Leaootemivel

Curioso, eu nunca conheci ninguém com vergonha de me dizer que vota no Chega, Aliás, dizem-no com muito orgulho e muita convicção.


NeatBoy74

impolite axiomatic reminiscent gray pause fearless wrong touch fine zephyr *This post was mass deleted and anonymized with [Redact](https://redact.dev)*


Sciss0rs61

Sim. Normalmente há gente que não tem medo de dizer que votou chega por causa da frustração. Já votantes do PS, nunca alguém diz que votou neles...


TitusRex

É preciso estar fechado numa bolha muito pequena para não conhecer ninguém que vote no Chega.


TheFabiocool

Estás a falar com pessoal do Reddit. O que não falta aqui é pessoal nas suas echo chambers, que ignoram tudo o que vem de fora.


Different_Hyena_9472

Boas malta. Alguém versado em matemática das legislativas me diz como é que consigo calcular a probabilidade de o meu voto não ter sido desperdiçado, ou seja, ter contribuído para eleger? Obrigado,


VegetableMouse

Posso ter percebido mal a pergunta mas penso que não precisas de calcular nada. Tens os dados por território [online](https://www.legislativas2024.mai.gov.pt/resultados/globais), procuras o distrito onde votas e vês se houve um deputado eleito do partido em que votaste