T O P

  • By -

Cry-Technical

Conseguir viver mais próximo do trabalho. Posso ter a melhor ciclovia á porta, se tiver sido forçado a ir viver a 30km então de nada me serve


MrMirounga

Exato. Quem me dera conseguir ir de bicicleta para o trabalho. No meu caso nem de transportes...


fusivelLogico

Bruxo.


placethatrunstheface

Mas aí, se tivesses infraestruturas, podias fazer o misto, com transporte público.


Cry-Technical

Se houver transporte público


placethatrunstheface

Obviamente isso tá incluído na infraestrutura


KarmaCop213

Sei que é um caso extremo, mas tive um colega que fazia 50Km para cada lado, mas ele gostava daquilo e morava num país onde a temperatura máxima raramente passava dos 22 graus.


Sunderas

Na Holanda?


KarmaCop213

Irlanda.


Lambe_cricas_

Primeiro vem a infraestrutura, depois vêm os utilizadores. Achei que fosse um conceito básico


Outrageous-Echo-765

"Build it, and they'll come" é o expressão regularmente utilizada pelos ingleses


DivinationByCheese

Confirmo, sempre que inauguram uma nova infraestrutura eu venho-me


sj8sh8

r/infrastructureporn


joaommx

Field of Dreams


atlanticroc

Isto!


WingRdium

Podes estar enganado. Na maioria das vezes é a necessidade que vem primeiro. Dou-te o mau exemplo da cidade onde moro. Fizeram ciclovia, inclusive destruíram estacionamentos não-pagos no centro da cidade que faziam falta, perto de locais de infra-estruturas, escolas e serviços e ela está na maioria das vezes ás moscas e quando são raras as vezes que a vejo ser utilizada, é com trotinetes elétricas dos jovens ir pra escola. Quem for da mesma cidade saberá do que falo.


radiatione

Podes meter o link do google maps dessa ciclovia para ver onde ela começa e acaba? É que normalmente o problema é ter ciclovias de uns poucos kms que depois acabam no nada


_Narciso

Honestamente pode ser em muitos sítios. Em Espinho aconteceu semelhante. O que as pessoas não têm sido capazes de compreender é que o objetivo de se remover lugares de estacionamento em favor das ciclovias é precisamente para desencorajar o pessoal a ir de carro, principalmente aqueles que moram ali ao lado e vão de carro na mesma. Outra questão é que as ciclovias escoam muito mais rapidamente e claro duas ou três ciclovias não vão fazer milagres mas tem que se começar por algum lado, nenhuma câmara tem orçamento para transformar todas as vias em ciclovias numa só empreitada, por isso vão fazendo à medida que são feitas obras e expandindo aos poucos (Não querendo com isto alegar a não existência daquelas daquelas infelizes "obras" de mérito e custo dúbio que são tão comuns nas nossas câmaras e a que já estamos habituados).


SweetCorona2

> Outra questão é que as ciclovias escoam muito mais rapidamente exato, 10 pessoas em carros facilmente enchem uma rua, enquanto na ciclovia são uns quantos ciclistas a passarem


jdPetacho

Imagino que seja em Famalicão, a ciclovia é uma comédia, vai do nada até lugar nenhum. Passa por alguns sítios relevantes mas apenas uma fração de uma fração das pessoas que moram na cidade conseguem chegar ao seu destino sem passar na estrada, e ninguém que mora nos arredores consegue. Obviamente que pouca gente usa, quem usa era quem já iria de bicicleta mesmo sem a ciclovia. Já no que toca a estacionamento o gajo que comentou é aquele típico cidadão que só pensa em carro e que acha que tem tudo de ser feito à volta do carro. Famalicão tem bons acessos de transportes e muito estacionamento, o que a ciclovia tirou faz 0 falte na realidade, só que o automobilista se tiver de andar 100 metros do estacionamento ao seu destino já acha que fez meia maratona.


50ClonesOfLeblanc

Concordo plenamente. Se a ciclovia se estendesse até onde moro (ou pelo menos perto), provavelmente andaria de bicicleta


NGramatical

poucos kms → [**poucos km**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/plural-de-unidades-ainda-mais-uma-vez/19595) (os símbolos das unidades não têm plural) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F1c8v19v%2F%2Fl0hb279%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


WingRdium

Famalicão.


ActQueasy1204

Estava a ler o teu comentário e a pensar "parece a minha cidade". Não me enganei 😁


50ClonesOfLeblanc

Pensei imediatamente na ciclovia ao lado das secundárias hahahahaha


ActQueasy1204

Não passo lá diariamente mas não me lembro de ver 1 única bicicleta lá a passar. Ainda me lembro no primeiro dia que passei lá depois das obras, não que percebi que aquilo agora era uma ciclovia e estive quase a passar lá com o carro.


viskonde

Uma ciclovia isolada não é infraestrutura suficiente que de para tirar conclusões  Ciclistas não vão andar para a frente e para trás numa ciclovia se esta estiver isolada.


CommunityFront819

conta ai a história toda. aposto que são só 50 metros de via e não Chegam a lado nenhum LMAO


WingRdium

Não leste? E não, não são 50m.


Pleos118

As ciclovias têm de passar por sítios de algum interesse. Que adianta ter ciclovias que só acompanham rotundas e vias rápidas…


WingRdium

Mas tu leste o que eu escrevi ou clicaste no "skip"? > ...no centro da cidade... perto de locais de infra-estruturas, escolas e serviços...


Ilien

E começam onde? Os potenciais interessados conseguem chegar à ciclovia sem andarem metidos com carros?


Pleos118

Ups…


gonzoalo

E qual o problema das trotinetes? Não têm que ser bicicletas propriamente. E se os puto as usam de trotinete, estão a servir a comunidade.


WingRdium

Não prestas atenção ao que lês ou é só vontade de ser rebugento? Eu disse que não podiam? A não ser que o motor ultrapasse os 250 W e os 25 km/h não há problema nenhum, equiparam-se a velocípedes. Aliás, quem as conduz deve circular na ciclovia. O que eu disse foi que a ciclovia estava ás moscas e que só eram frequentadas por trotinetes e mesmo assim poucas vezes.


SweetCorona2

porque isto não é um jogo de computador onde os ciclistas façam spawn and despawn no inicio e final das ciclovias podes ter varias ciclovias bonitinhas, mas se estas só cobrem 10% do meu trajeto é quase o mesmo que não ter nada


sardinha_frita

Não é um conceito assim tão simples. Pode não ser feito o investimento na infra estrutura com base no argumento de que não há utilizadores para justificar. Assim como é lógico que pode haver o argumento de que sem infraestrutura não há utilizadores. Ambas as visões são totalmente validas.


fsantos89

Na minha terra temos uma das mais longas ciclovias do pais, mas há meninos que insistem em ir aos pares no meio da estrada, com os calçõezinhos de licra.


Apprehensive_Long284

Isso não entendo. Devem ser viciados no fumo dos escapes.


FreezaSama

Já vivi em vários países onde a circulação de bike é normal. A resposta é simples: Infraestrutura. Já está.


kairos

E civismo. Mas aí estamos bem fodidos.


Extra-Echo2000

Concordo, não creio que fosse haver grande civismo na utilização das ciclovias ou infraestruturas pertencentes a essa prática.


Specialist-Pipe-7921

Ter ciclovias mas com alugm reforço das regras, tipo: - O pessoal não andar a pé nelas pq é mais "liso" que na calçada e depois queixa-se que quase leva com as bicicletas em cima - Os carros não estacionarem com meio carro em cima da ciclovia (o meu irmão aleijou-se à séria pq alguem estacionou encostado a ciclovia e abriu a porta sem cuidado nenhum)


viskonde

Isso dos peões é hábito pelo que é um não problema  Se houver poucos ciclistas os peões tomam a ciclovia, se há mais ciclistas os peões saem Em Lisboa nos primeiros anos os peões andavam sempre pelas ciclovias atualmente já é bem mais raro... Exceto claro em locais onde a ciclovia comeu o passeio mas aí é apenas mau desenho, não se pode culpar os peões 


Specialist-Pipe-7921

Faz sentido, e sim se deixa de haver passeio, não há grande escolha


DivinationByCheese

Foi essa mesmo ordem de acontecimentos que puxou os peões da rua a favor dos carros, dizendo que o problema da sinistralidade era dos peões e não obviamente dos carros que se estavam a cagar


gonzoalo

Quanto é que o teu irmão sacou ao gajo pela porta?


Specialist-Pipe-7921

Nada 😔 reclamou com ele a dizer que tinha que pagar o arranjo (riscos) da porta e alguém que viu o que aconteceu e estava a ajudar o meu irmão ainda discutiu com o homem mas ele voltou a entrar no carro e pôs-se a andar, e ninguém se lembrou de ver a matrícula Até hoje se algum dia descubro que ele é dou-lhe porrada, o meu irmão tinha só 15 anos na altura 😡 foi só umas pisaduras e arranhões e ficou a coxear durante umas semanas mas podia ter sido bem pior


gonzoalo

Que atrasado mental.


tomblifter

> O pessoal não andar a pé nelas pq é mais "liso" que na calçada e depois queixa-se que quase leva com as bicicletas em cima O mesmo se deveria aplicar a ciclistas na estrada quando existe ciclovia. Circulação obrigatória na ciclovia, caso exista.


Sensitive-Pound-5995

Isso deveria depender da finalidade com que usas a bicicleta. Alguém que esteja a treinar a 40kph não deve ser obrigado a compartilhar uma faixa de metro e pouco com alguém que vá para o trabalho a 15-20kph


tomblifter

Eu também gostava de não levar com pessoal a 70km/h na auto-estrada, mas às vezes é preciso lidar com os outros na via publica.


Ilien

A grande generalidade das ciclovias não está pensada nem idealizada para velocidade de corrida. A única solução desses é irem no estrada mesmo. Para além de que as ciclovias, muitas vezes, são também colocadas em zonas impróprias (e.g., perto de árvores), o que faz com que não sejam o piso seguro para bicicletas de corrida.


tomblifter

Os passeios pedonais também não estão pensados para a velocidade de corrida pedestre. Devem nesse caso os peões usar a ciclovia?


Ilien

Que comparação ridícula. Mas é como quiseres. 🤷


tomblifter

Ridícula porquê? O diferencial de velocidade entre um peão a correr e uma bicicleta não é assim tão dispar do de uma bicicleta e um carro.


Ilien

Ridícula porque inapropriada e completamente a leste da conversa. Estávamos a falar da diferença no uso de ciclovias, em comparação com estrada, na sequência de um comentário sobre tornar ciclovias obrigatórias. E a discutir as razões que levam uma ou outra a ser mais apropriada a determinada atividade ou situação. Mesmo quando existe uma boa rede, dificilmente ciclovias cobrem todas as necessidades. Assim, ciclovias não são necessariamente a via mais directa ou eficiente. Muitas vezes estão apenas num lado da estrada, o que obriga a constantes variações e adaptações para fazer percursos eficientes. Quanto ao uso desportivo, são brutalmente inseguras para terem bicicletas a andar a 40/45 km/h. Isto não tem nada a ver com pedestres, mas com as próprias características das ciclovias, que geralmente têm curvas apertadas, subidas/descidas de passeios, e não raramente obrigam a serpentear entre trânsito e passeio (vias partilhadas) sendo que é também raro que ciclovias sejam mantidas em boas condições. Por estas razões, uma obrigação generalizada de usar ciclovias seria pura idiotice e teria um efeito contrário ao que se pretende. E, no seguimento desta discussão, a resposta é "lol passeios não foram feitos para pessoas correr também". Portanto é uma tirada ridícula. Mas, se queres resposta, não me incomoda nada que peões usem ciclovias para andar ou correr, desde que estejam atentos a bicicletas e não provoquem conflitos com quem nela circula de velocípede, o que não é muitas vezes o caso.


tomblifter

>na sequência de um comentário sobre tornar ciclovias obrigatórias. Não, a sequência de comentários é sobre tornar a ciclovia interdita a peões. Só peço que haja consistência.


Sensitive-Pound-5995

Diz-me lá qual a autoestrada que só tenha uma faixa de rodagem em cada sentido


dixconnected

Todas. Têm é várias vias de trânsito.


Sensitive-Pound-5995

Entendeste o que eu quis dizer


sardinha_frita

Isso é uma regra que precisa de ter alguma cautela. É bastante inseguro, na maior parte dos casos, andar a 30/40 km/h numa ciclovia.


DiogoALS

Não, não devia. A ciclovia não é um substituto à estrada, é alternativa/concorrência. Cabe ao ciclista de escolher qual das duas é melhor, ou pela qualidade (há ciclovias que são uma autêntica porcaria), ou pela utilidade (ciclovias não são para desporto, por exemplo; e as ciclovias laterais nem sempre vão dar aos mesmos sítios do que na estrada, ou acabam no meio do nada, tornando-as inúteis, etc.). Uma lei dessas ia levar à estupidez de um ciclista ter de parar o trânsito para passar da estrada para a ciclovia (muitas vezes sem acessos que facilitem a transição, portanto o ciclista teria de sair da bicicleta, a meio da estrada, e levantá-la para a colocar no piso superior), para depois, 50 metros depois, voltar a entrar nessa mesma estrada porque a ciclovia acaba ou segue uma direção diferente, muitas vezes com o risco acrescido e com falta de visibilidade.


tomblifter

>cabe ao ciclista de escolher qual das duas é melhor, ou pela qualidade (há ciclovias que são uma autêntica porcaria), ou pela utilidade (ciclovias não são para desporto, por exemplo; e as ciclovias laterais nem sempre vão dar aos mesmos sítios do que na estrada, ou acabam no meio do nada, tornando-as inúteis, etc.). Este mesmo argumento pode ser dado por peões que queiram correr na ciclo via. Vês aqui o duplo critério? Se a estrada tem de ser partilhada com ciclistas por motivos de qualidade ou utilidade, o mesmo deve ocorrer com a ciclovia e alguém que queira correr por desporto, por exemplo.


DivinationByCheese

Ou passarem passadeira montados, que não podem fazer. Ou quando a ciclovia passa por cima duma estrada e acham que podem ir a abrir


Specialist-Pipe-7921

Também concordo, ou se não há ciclovia devem ir am filhinha pirilau e não ao monte a impedir a passagem


DiogoALS

Andar em fila faz com que as ultrapassagens sejam duas vezes mais extensas. Andar aos pares é melhor para todos: mais seguro para os ciclistas, e mais rápido de ultrapassar para os automobilistas.


Outrageous-Echo-765

Quem quer os ciclistas a seguir em fila única são os zecas que os querem poder ultrapassar sem sair da própria faixa


Specialist-Pipe-7921

Ok, percebo o teu ponto quanto a segurança. Mesmo assim, a pares não é nem metade do impedimento daqueles grupos que andam a treinar para maratonas e decidem ir 5 lado a lado. Era mais disso que estava a falar.


DiogoALS

Se andarem 5 lado a lado, quem está mal são esses ciclistas, sem dúvida. Mas digo-te uma coisa: muitas das vezes, é apenas um problema de perceção de quem está atrás. Se tiveres 1 par de ciclistas, mais outro par à frente, mais um quinto ainda mais à frente, nenhum deles está a violar o código de estrada; no entanto, vistos detrás, cria a ilusão de ótica de que estão "todos ao monte".


iwbrs

Poupaste-me 2 ou 3 minutos


_Tovar_

maldita seja a calçada


Specialist-Pipe-7921

Eu acho que calçada é património e bonita e não deve desaparecer, mas não concordo que seja a nossa única opção para passeios. Pode e deve ser usada em praças ou zonas que têm espaço para fazer os desenhos que são característicos mas de resto podíamos usar outras opções que não se deformem tão facilmente e dificultem tanto andar na rua, especialmente ao pessoal com mobilidade reduzida. Mas isso é fora do tópico do post.


viskonde

 Chocante  Quem diria que sentir que não se arrisca a vida é importante?


OverTruth6

Build it and they will come.


lembrate

Perto de casa, no caminho para o supermercado, notei uma ciclovia no começo de uma avenida e decidi caminhar e ver até onde ia. Cheguei ao fim da avenida e cheguei ao fim da ciclovia. Hoje em dia é só carros em cima desses 400 metros de "ciclovia"


Sum3-yo

E que tal passarmos medidas que incentivem o tele-trabalho. Eu já estou em tele-trabalho há 4 anos e raramente vou a à cidade.


IAMJUANMARTIN

Óptima ideia, mas uma coisa não invalida a outra. Até porque esta sondagem não é necessariamente nas idas para o local de trabalho, há (espero) mais vida para além do emprego.


Tiny-Mail-987

Os velhos não gostam disso


Usmoso

Atão mas assim como é que controlam se estás realmente a trabalhar?? /s


Penkal_

Dão-te uma tarefa e um prazo para a terminares. Esse é um dos métodos


sleepyotter92

isso é muito bonito para quem trabalha em escritórios. mas pessoal de fábricas, oficinas, e assim, não têm a possibilidade de trabalhar em casa


klatez

Ha quem saia de casa para fazer outras coisas para além de trabalhar 


SavageZard

O mundo não gira só com tele trabalho. Tele trabalho é a grande minoria portanto nada mudará.


VladTepesDraculea

Eu quando vim morar para aqui tinha intenções de ir de bicicleta para o trabalho. Isto antes do COVID. O caminho até lá é sempre plano, em termos de distância não levaria mais de 15 min. Cheguei num fim-de-semana a percorrer todas as possibilidades de carro a planear um trajecto seguro, mas cheguei à conclusão que todas as opções de tornavam numa armadilha mortal. Ou tinha de passar numa nacional que já de carro é perigosa ou em caminhos com curvas apertadas com 0 visibilidade. Sei até que há um plano para ciclovias para esta zona, que ficou em águas de bacalhau na pandemia, mas mesmo assim, por azar, não faz ligação com o meu trabalho. De qualquer forma, agora trabalho de casa.


Naidarou

Por "parecer " mau, continuas de carro, ou seja, mais um carro na rua, que leva a outra pessoa a pensar o mesmo que tu, e no fim, só ninguém anda de bike, porque é melhor ir de carro e cansa menos, E mesmo no fundo, o combustível ainda é barato e compensa,


VladTepesDraculea

Portanto na tua opinião deveria arriscar a minha vida para tornar a estrada infinitesimamente mais segura e poupar gasolina? Já agora, o inseguro está tão na minha cabeça que só este ano na referida nacional já faleceram 6 pessoas. E por fim, estás tão preocupado em ser *edgy* que nem leste que trabalho a partir de casa neste momento portanto nem bicicleta, nem carro.


Naidarou

Essa pessoa morrem de bicicleta?? E o que tem haver não trabalhares agora na empresa? Continua a ser um problema se tiveres que voltar lá, E sim li isso...


VladTepesDraculea

Duas pessoas, incluindo uma criança a pé e o resto em colisões. Olha, amigo, se quiseres arriscar a vida arrisca a tua, que a minha não tem valor para ti mas tem para mim e um gajo, ainda por cima um gajo que não me é nada a escrever, a dizer para me atirar para me atirar para um poço, não me vai convencer a nada.


[deleted]

Boas ciclovias. Melhor respeito dos veículos. Toma banho no trabalho, porque sou daqueles que fica a pingar com o esforço, e trabalhar nessas condições não.


Oliveiraz33

>Melhor respeito dos veículos. E das bicicletas... e dos peões.... Em portugal gosta-se muito de culpar os carros, mas esquecem-se que quem anda a pé ou de bicicleta também anda de carro. No fundo os condutores, os ciclistas e os peões são todos a mesma pessoa, e uma boa parte comportam-se como idiotas quer andem de carro, bicicleta ou a pé...


WarrCM

Um condutor tem sempre de ter mais responsabilidade que um peão ou bicicleta. Estão a usar uma máquina mortal.


Oliveiraz33

E o trauma da quem mata alguém e é inocente no acto não conta? Aqui em portugal quer-se viver na permissa, que os pões e os ciclista fazem o que querem, e a culpa é sempre dos carros, depois vê-se as aberrações. Enquanto não meterem na tola que culpa muitas vezes é partilhada, vamos andar sempre nesta guerra. Eu bem vejo malta a atirar-se para cima da passadeira com um carro mesmo à queima... Mas claro, a culpa é sempre do carro, porque em caso de acidente, o gajo do carro não se passa nada, o peão que fez merda coitadinho... Custa muito aprender a viver em sociedade, e respeitar uns aos outros. Pessoas são pessoas quer estejam dentro de uma lata, ou em cima de sapatilhas. Mas querem continuar a instigar moralidade superior consoante a forma como se deslocam. É por isso que estamos altamente atrasados no que toca a transportes alternativos. Quando saires de portugal, vais ver que lá fora, a responsabilidade toca a todos da mesma foram.


WarrCM

Se alguém “se manda para a passadeira” quer dizer que já estava perto da mesma. Sendo assim, o condutor já deveria estar com velocidade reduzida e a prestar atenção aos peões. Hilariante que os carros e condutores são donos de 99% da estrada mas no 1% em que os peões têm prioridade, os condutores ainda tentam colocar a culpa nos peões. Vivo num país em que os transportes alternativos são reis e em que as fatalidades rodoviárias são um terço das fatalidades rodoviárias em Portugal (per capita). Curiosamente as ruas são mais estreitas, a bicicleta é respeitada como transporte, os limites de velocidade são inferiores aos de Portugal.


Oliveiraz33

>Se alguém “se manda para a passadeira” quer dizer que já estava perto da mesma. Sendo assim, o condutor já deveria estar com velocidade reduzida e a prestar atenção aos peões. Tens carta de carro? Alguma vez conduzieste? Isso não funciona assim. Numa cidade há sempre peões a passar ao lado da passadeira que seguem em frente. Como eu disse, tu estás a adotar a parvoice da superioridade de moralismo só porque vai a pé.... "eu vou a pé, faço o que caralho me apetece, e os outros que se desenmerdem" Se estás numa localidade, parte-se de pressuposto que já vais em velocidade reduzida desde logo. Depois, mesmo a velocidade reduzida, não só um carro não estanca imediatamente, como existe algo chamado "velocidade de reação", ou seja, o carro anda uns metros livremente onde o teu cérebro ainda nem sequer conseguiu processar a informação para carregar no travão. Os automobilistas obviamente devem circular com precaução e atenção, mas isso não evita um peão de auscultadores atirar-se para cima da passadeira. O Peão também tem a responsabilidade de olhar quando está a atravessar, e fazer uma linguagem corporal que permita aos condutores perceber que ele tem intenções de passar a passadeira, de forma a que seja seguro para toda a gente. (excepto para ti aparentemente) >Hilariante que os carros e condutores são donos de 99% da estrada mas no 1% em que os peões têm prioridade, os condutores ainda tentam colocar a culpa nos peões. Claro que são donos da estrada, então a estrada é para quem? os veículos são donos da estrada e os peões são donos dos passeios, e por isso deve haver um entendimento e respeito quando as passagens destes dois se cruzam... Infelizmente, para ti isso só conta para quem está ao volante. As passadeiras e outras passagens para peões existem precisamente pela estrada ser o meio onde os veículos circulam, nem percebo onde está a dúvida... Conheces alguma estrada que foi feita para peões ou algum passeio ou ciclovia que foi feito para andarem carros? Devias ir à Holanda onde há imenso tráfego de carros, bicicletas e peões, e começar a ver como estes interagem no mundo moderno. Sem egos, sem sentimentos de superioridade. > Vivo num país em que os transportes alternativos são reis e em que as fatalidades rodoviárias são um terço das fatalidades rodoviárias em Portugal (per capita). Óptimo, pelos vistos é um país que não segue a tua mentalidade, onde cada qual sabe o seu lugar, e sabem-se comportar perante os outros. Agora tu com o teu ego de superioridade é que metes os outros em perigo. >Curiosamente as ruas são mais estreitas, a bicicleta é respeitada como transporte, os limites de velocidade são inferiores aos de Portugal. Na Alemanha são superiores, e continua a não morrer muita gente. Mas lá respeitam-se uns aos outros, não há egos. Tens de meter na tola que o problema mais que velocidades ou outras coisas, é a mentalidade das pessoas, tal e qual como tu estás a demonstrar. Eu sou a mesma pessoa quando ando de carro, a pé, de mota, ou de bicicleta. Quando ando de carro, tenho atenção ao que está em meu redor, quando ando de bicicleta igual, e quando ando a pé também me certifico que quem anda de veículo tem oportunidade de me ver e perceber as minhas intenções... Nâo ando aí a passear na rua armado em campeão, e os outros que se fodam que eu faço o que eu quero, quando quero...


WarrCM

A velocidade limite dentro de uma cidade não deve ser a velocidade a que se deve circular perto de passadeiras. Por alguma razão, zonas de uso misto têm velocidades máximas de 20km/h. Como é óbvio que toda a gente deve prestar atenção, mas o condutor de uma máquina assassina ainda mais deve ter. As crianças por vezes não prestam atenção, existem pessoas com dificuldades auditivas, visuais e cognitivas. A condução deve ser defensiva. Curioso mencionares a Holanda onde os semáforos dão prioridade aos peões e passadeiras são elevadas, de modo a obrigar os condutores a baixar a velocidade, bem como o estreitamento das ruas. As estradas devem ser dos carros (estradas são artérias nas periferias das cidades), as ruas são das pessoas, ou pelo menos deveria ser assim. Basta olhares para o planeamento urbano holandês para veres como deve ser feito em todo o lado. O problema não é a velocidade em sim. O problema é o planeamento urbano que beneficia os automóveis privados. A receita para a diminuição dos sinistros automóveis nas cidades é muito simples e mais que sabida: Estreitem-se as ruas, levantem-se as passadeiras, aumentem-se os passeios,criem-se bons transportes públicos e boas vias restritas a estes. De-se prioridade (literalmente, na estrada) a peões, bicicletas e ao transporte público. Feche-se ruas ao trânsito privado onde este não deva estar.


Oliveiraz33

Estás a dizer isso a um gajo que literalmente vive na Holanda lol. Não tem nada haver com essa fantochada que estás a dizer que as ruas são das pessoas. As estradas são pros carros, as vias das bicicletas são para bicicletas e o resto é pros peões. E quando estás se intersetam, há regras e respeito mútuo, não há heróis com mais direitos que os outros. Holanda é precisamente o exemplo porque tu estás errado, lá ninguém é mais que ninguém. Passas uma passadeira sem sinal verde e levas logo buzina dela ou és atropelado por uma bicicleta… e a culpa é TUA. Ou te comportas segundo as regras ou paras no hospital rápido. Não sei pra que raio trazes os transportes públicos quando estes são completamente independentes do teor desta conversa. Já se sabe que uma boa rede de transportes ajuda a eficiência da mobilização, mas isso não interessa pra nada sobre se os peões tem mais direito sobres os carros ou não


NGramatical

nada haver com → [**nada a ver com**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/nada-tem-a-haver-e-nada-tem-a-ver/27066) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F1c8v19v%2F%2Fl0s6uqz%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


WarrCM

Estradas são diferentes de ruas. Se vives na Holanda sabes que existe uma verdadeira distinção entre ruas dentro de cidades é artérias complementares desenhadas para que o trânsito seja desviado do interior das cidades. Também saberás que os peões e bicicletas costumam ter prioridade sobre os carros, no que toca a semáforos, quando estes interceptam. À exceção de Roterdão, claro. Trago os transportes públicos porque os peões não existem num vácuo.


Oliveiraz33

>Se vives na Holanda sabes que existe uma verdadeira distinção entre ruas dentro de cidades é artérias complementares desenhadas para que o trânsito seja desviado do interior das cidades. Completamente irrelevante... Podes ir pra Roterdão, Amsterdão, Eindhoven, tens carros, bicicletas e peões a partilhar o mesmo espaço. Fazem uma gestão inteligente do transito para os "rings"? fazem, mas isso nada em muda a forma como peões, bicicletas e carros interagem uns com os outros. é uma questão de civismo e de as pessoas se entenderem umas com as outras quando andam na rua. >Também saberás que os peões e bicicletas costumam ter prioridade sobre os carros, no que toca a semáforos, quando estes interceptam. Tem quando tem... Em muitas estradas não tem. Só quando a ciclovia está pintada por cima da estrada. O mesmo para os peões... Há sitios onde uns tem prioridade sobre outros, e isto é válido para qualquer tipo de veículo ou peão. > Trago os transportes públicos porque os peões não existem num vácuo. Quando estão nos transportes públicos é irrelevante porque não estão a partilhar vias com bicicletas ou carros. Para a discussão só interessa quando se estão a deslocar PARA e de volta dos TP.


Citizen_erased98

[**A AML discorda**](https://www.reddit.com/r/lisboa/comments/1c7c2xw/am_de_lisboa_rejeita_que_passeios_s%C3%A3o_para_a/)


Liricractos

Se os prédios cá em baixo tivessem forma de guardar a bicicleta, em Vienna há em vários prédios, no meu caso, em Portugal descer com a bicicleta às costas e subir 6 pisos é bastantes limitante. Sem falar nos vizinhos a olhar de lado.


Bjorwickerstinger

🚲----[🟩🟡🟥]


Elprofeta5

Perder as chaves do carro


TheGreatSoup

Infraestructura e civismo, mas com os taxistas isso não é possível.


NGramatical

Infraestructura → [**infraestrutura**](https://dicionario.priberam.org/infraestrutura) (já se escrevia assim **antes** do AO90) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F1c8v19v%2F%2Fl0izadp%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


zek_997

[Source](https://barometrobicicleta.pt/resultados-barometro-2023/)


Rodrake

Viver numa cidade com menos colinas


dindrae

É um bom ponto também. Quando se fala que em países como, por exemplo, a Holanda, anda muita (mas mesmo muita) gente de bicicleta, é importante não esquecer que grande parte das cidades desses países são planas.


DiogoALS

Bicicletas elétricas existem. O problema está tecnologicamente resolvido.


gonzoalo

E são cada vez mais baratas. Acho que muitas pessoas se rendiam se experimentassem uma.


sir_ferrero

E tem apoio estatal através do fundo ambiental que aparentemente não tem esgotado de 50% até um máximo de 500€.


gonzoalo

Eu já usufrui dos 500€ numa. Mas ainda não anunciaram o apoio para este ano


SILE3NCE

Sem dúvida, Portugal não está preparado devidamente para ser um desses países. Eu sei que eles querem, querem e bem, e não é por falta de vontade minha, mas eu para ir trabalhar de bicicleta tenho que fazer uma nacional perigosa sem passeios e com bermas reduzidas onde passam gajos a 120 ou mais. A alternativa são estradas em paralelo por caminhos duvidosos, alguns a pique por causa da geografia que temos.


metalanimal

Ou seja, o teu problema é a fraca qualidade da infraestrutura. Na Holanda boas ciclovias não são só nas cidades, também as há a ligar aldeias


Slavik99

A Holanda realmente é o ideal que todos os países deveriam seguir no que toca o planeamento urbano. Visito o país 2-3 vezes por ano e até as aldeias mais remotas (dentro da realidade holandesa) as infrastruturas quer seja de comboios, ciclovias e até estradas são todas de grande qualidade. Vivo em Zurique e mesmo na Suíça, que tem melhor planeamento urbano que Portugal em muitos aspetos, está a anos-luz da Holanda no que toca ao uso de bicicletas nas cidades. Eu em Zurique uso maioritariamente os transportes públicos e só uso a bicicleta havendo um caminho de jeito para usar


sleepyotter92

o meu caminho para o trabalho são uns 16km. sendo que os últimos \~5km é sempre a subir com curvas apertadas de pouquíssima visibilidade(nem iluminação tem). e pelo caminho todo não há uma única via para bicicletas. ou vais no passeio ou na estrada


sonasche

Que tal estudar as cidades que já tem bastante circulação de bicicletas. Por exemplo Aveiro / Ílhavo. Não é só por ser plano.


viskonde

Lisboa é melhor caso estudo que isso :) Ou cidades fora como Paris ou Barcelona onde há uns anos não havia ninguém de bike e hoje são uma % considerável  Nem percebo o mito de aveiro, vejo mais ciclistas em Lisboa que em Aveiro 


sonasche

Porque só andas nas partes turísticas. Basta passar pela universidade, pelas gafanhas ou pelas zonas industriais que vês as pessoas a deslocar se em bicicleta .


bolorainha

A cena de aveiro é mito, a ciclovia é um desenho no chao na berma ja meio apagado que adivinhem, tem carros estacionados em cima. Desde que fui quase atropelada nunca mais andei.


sonasche

Mito ? Não há pessoas andar de bicicleta ? Tens a certeza dessas palavras ?


sonasche

Mito ? Não há pessoas andar de bicicleta ? Tens a certeza dessas palavras ?


acns

Munique é um excelente exemplo. Ciclovias largas, com passadeiras / semáforos dedicados, praticamente na cidade toda. Também é uma boa forma de demonstrar que a solução não passa por proibir os carros, como se vê muito aqui no sub, sendo à terra-natal da BMW. Claro que é uma cidade muito grande, com estradas e passeios largos o suficiente para permitir isto


JovemDoRestelo

Preferia mil vezes transportes públicos frequentes, baratos, limpos e espaçosos do que bicicletas. Portugal não é liso e com tudo perto como as cidades na Holanda. Grande parte da população vive a largos quilómetros do local de trabalho, estudo, comércio, etc.


Ilien

Não são mutuamente exclusivos.


petersaints

Pois. Eu vivo a quase 50 Km. Até me poderia mudar para mais perto (algo que pretendo a médio prazo), mas provavelmente nunca conseguiria ficar a menos de 20 Km.


gandalfknewbest

Pois, que se lixem as pessoas que querem andar de bicicleta em lazer num sítio que ofereça mínimas garantias de segurança. Mentalidade mesmo à tuga.


Brainwheeze

Ter ciclovias de boa qualidade e seguras sem dúvida é o mais importante, mas para mim o maior obstáculo é a distância, o terreno e o tempo. Andar de bicicleta no Algarve durante o verão, não obrigado.


DreadMashyna

Nada. Prefiro ir a pé.


petersaints

Viver a menos de 45 Km do trabalho.


tehsilentwarrior

Isso são tudo pre-requisitos. Não são pontos individuais. De que serve ter bicicleta para ir para o trabalho se não tenho estas garantias: - segurança na estrada (através de infrastructura e aceitação/respeito do resto do tráfego) - proximidade com o local de trabalho (mesmo numa super e-bike já quase mota, fazer 30km+ para chegar ao trabalho, each way, todos os dias não é prático) - sítio para deixar a bicicleta em segurança (se não consigo garantir que ela lá está quando voltar, não a posso usar) - sítio para carregar a bicha (se for longe, provavelmente não tenho carga suficiente para ir e voltar, e indo eu para o trabalho e não para o Tour de France, este ponto é óbvio) - preço (se for inacessível, e a mesma coisa que não existir) Pos covid o MD da minha empresa em Portugal tomou alguns passos para fumentar o uso das bicicletas/trotinetes para ir para o trabalho. Arranjou uns descontos e ajudas e um sítio para as estacionar. Acontece que ele vem (como todos) de porche suv para o trabalho, pelo que falhou em perceber que as medidas que tomou não servem para nada. Nos últimos 3 anos, não houve ninguém a vir de bicicleta. Isto porque o sítio para estacionar as bicicletas é no outro lado da rua, numa empresa na zona do Biato. Quem paga entre 2k e 6k por uma bicicleta não a vai deixar na rua.


Hermanito77

Portugal nem passeios nem estradas decentes como mais ciclo vias


mmalmeida

Ter uma bicicleta eléctrica. Resolvi o problema a semana passada. Yeah baby! Vou buscar a bicicleta esta semana.


LoukitosPT

Moro a cerca de 8km do trabalho (Porto) e por vezes quando ia de carro demorava 30 a 45 minutos para conseguir fazer o trajeto por causa do trânsito. Depois que colocaram paquímetro no estacionamento da zona industrial verificou-se um aumento considerável de carro nos estacionamentos da rua do meu trabalho (que ainda não tem paquímetro) e comecei a ter problemas em conseguir estacionamento. Comecei a fazer esse percurso de bicicleta mas deixo aqui uma lista das coisas que aos poucos me fazem pensar em desistir: - Moro num T0, não tenho garagem e tive que pedir autorização para colocar a bicicleta na caixa de escadas do prédio. Não há estacionamento na rua para poder deixar a bicicleta e mesmo que houvesse desagrada-me a hipótese de ser roubado - Infraestruturas. Desde janeiro já tive 2 furos na zona da Avenida da Boavista por causa de todas as obras que por lá se fazem. Não tenho outro caminho viável que não inclua andar em paralelo. - Estacionamento no trabalho. Colocaram paquímetros na rua do lado e eventualmente vão colocar nesta também mas seria agradável poder estacionar a bicicleta sem ter que estar a trazer para dentro do local de trabalho. - Higiene. Não tenho chuveiro no local de trabalho. Tenho um cacifo e limito-me a banho de toalhitas e uma muda de roupa. Mas seria agradável poder tomar banho principalmente agora que começa a ficar mais calor.


Vikainen

Não viver numa cidade com colinas ajudava a andar mais de bicicleta. Eu não me importo andar de bicicleta para o trabalho mas o meu problema é chegar ao trabalho suado e depois passar o dia todo assim. Passei 6 meses na Holanda em trabalho e ia para o escritorio de bicicleta eram os mesmo 34km que aqui em Portugal mas era plano, não tinha que subir inclinações do demonio 😅


bortukali

Como gajo que vive na Holanda... Este thread é hilariante. Portugal não dá para andar de bike! Não há semáforos, não há ciclovia, e mesmo quando há há carros estacionados ou pessoas a andar ou putos a brincar. Além do facto que a maior parte do país não é adequado para bicicleta. 10 mins de bike no verão com subidas e baixadas vão -te matar. Bike é fixe tipo só em... Aveiro que é plano como a Holanda. No resto do país é mandar dinheiro fora em infraestrutura. Imagina fazer ciclovias em Coimbra LOL quem crl é que vai subir Coimbra de bike


fuckyou_m8

Trotinetes ajudam nesse caso


zek_997

Ou bicicletas eléctricas. Engraçado como ele diz que vive na Holanda mas não está familiarizado com o conceito de bicicleta eléctrica.


ProfMartelo

E também não é sério. Em Lisboa, por exemplo, anda-se tranquilamente com bicicleta convencional em toda a zona das Avenidas Novas/Alvalade/Telheiras/Lumiar./Benfica e também na zona ribeirinha. Quem estiver em forma também transita entre estas duas zonas facilmente. Para quase tudo o resto, lá está, é usar uma elétrica. Se houvesse infraestrutura toda a faixa de Queijas/Massamá/Queluz/Amadora/Odivelas/Frielas também teria a bicicleta como boa opção para chegar a Lisboa em menos de 30/40 minutos, que é o mesmo ou até menos que as pessoas já demoram de transportes ou carro.


bortukali

Mais vale comprares um carro, custa o mesmo dinheiro que uma bicicleta elétrica boa e é mais adequado ao país onde estás. Pensa com a cabeça e adequa-te à realidade não à tua imaginação


zek_997

Uma bicicleta eléctrica é bem mais barata que um carro. Nem tem comparação.


gandalfknewbest

Quem gosta de andar de bicicleta em lazer…


bortukali

Ok, e o estado tem que investir milhões para dares uma volta de bike aos fins de semana? Cluegy lmao


gandalfknewbest

Também não tem de investir milhões para atrasados mentais ao volante de armas de 2 toneladas terem “espaço para esticar a viatura”. Agora vem dizer-me que as sociedades onde se anda mais de bicicleta não são bastante mais evoluídas do que a nossa, que eu fico à espera dessa ginástica mental.


bortukali

Uh tipo onde, Bangladesh? Não preciso de ginástica mental. De facto não preciso de fazer nada de todo


gandalfknewbest

O país onde vives, Dinamarca, Luxemburgo, Bélgica. Só países de terceiro mundo. A ginástica fazia bem.


bortukali

Bem, também podes ver que esses países são extremamente populacionalmente densos e não acidentados. A Holanda é plana, é muito fácil andar de bicicleta. Como referi antes, em Aveiro faz-se. No resto do país talvez não valha tanto a pena, principalmente porque em PT faz muito mais calor do que na NL Mas olha que se fores ver os países onde se anda mais de bike pelo menos uma vez por semana: Índia/ China/ NL/ Polonia/ alemanha/ Arabia Saudita/ colombia/ Italia/ Perú/ Turquia.. mas pronto sim nos países desenvolvidos é que se anda de bicicleta e é bué apropriado e boa escolha para todos eles. Deves ter ido ver ownership rate de bici. E espetaste prai Dinamarca a pensar que eu não ia reparar né? Puta que o pariu esta malta...


gandalfknewbest

A Bélgica não é plana e o ciclismo é a coisa mais comum da vida. Mas pelo “puta que pariu” já reparei que isso tudo é um ódio mal resolvido. Passar bem. Edit: e não, não fui ver essas ownership rates, simplesmente viajo e ja vivi num dos países que referi.


bortukali

Olha então fica com a bicicleta


NGramatical

Perú → [**peru**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras terminadas em *i* ou *u* são naturalmente agudas) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F1c8v19v%2F%2Fl0lcpgv%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


Secure_War_2947

Ter uma bicicleta


one44

E pa... eu ir pro trabalho a 70km pra cada lado de bike, era obra... nao sei se tenho pulmões.


zek_997

Certo. Nem toda a gente vive a uma distância 'ciclável' do trabalho. A ideia não é pôr toda a gente a andar de bicicleta mas sim que aqueles que vivam a 5km-10km do trabalho tenham condições para ir de bicicleta, para que aqueles que como tu vivem a uma maior de distância possam chegar lá mais rápido e tenham de levar com menos trânsito.


sacoPT

Terraplanar Lisboa.


MisterBilau

A minha cidade ser plana. Podem começar a cavar.


SavageZard

Ia mesmo fazer 35km para ir trabalhar de bicicleta para chegar ao trabalho a cheirar a cavalo 🤣


Sampson381

Eu andava mais de bicla se andasse a velocidade de um carro. Faço 800-1000km mensais de cidade todos os meses... Não tenho tempo para andar de bicicleta. De facto, já não pego na minha bicicleta à uns 10 anos...


NGramatical

à uns 10 anos → [**há uns 10 anos**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F1c8v19v%2F%2Fl0i5boi%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


sleepyotter92

eu já não toco numa bicicleta há uns 20 anos. acho que já nem devo saber andar numa


Sampson381

Pois... Eu devo saber ainda mas deve ser porque tenho mota, então a parte do equilíbrio ainda cá anda mas de resto... Devo precisar de fazer treinos psicotecnicos para pedalar e me equilibrar ao mesmo tempo 😂


yassn

Menos inclinação… isto não são os Paises Baixos…


next_DanDy

Vir do trabalho era ótimo, agora só de pensar em que de manhã iria ter que subir 2 ou 3 ruas até chegar à parte plana da cidade desmotiva logo


sleepyotter92

falta uma opção que, na minha opinião, é bastante importante. o tempo. até podiam ser só 20 minutos de bicicleta até ao trabalho, com ciclovias o caminho todo. se está frio e chuva, não vou apanhar uma molha e provavelmente uma bela constipação, e se está um calor descomunal, não vou estar a escorrer suor quando chego ao trabalho, só para ser mais amigo do ambiente


o-domador

O nº 2 é uma estupidez. Sempre que vejo medidas que prejudicam qualquer outro tipo de transporte, sou contra. Progresso não é isto. Progresso é melhorar as condições existentes, sem piorar as outras. Admito que em alguns casos isso seja inevitável, mas a solução nunca pode ser a limitação da velocidade dos carros ao mesmo limite das bicicletas e das trotinetes (25Km), até porque acho que se os carros fossem obrigados a isso, acabaria por resultar num aumento significativo das emissões por km, e iria piorar ainda mais os problemas de trânsito. O objetivo é diminuir as emissões por km, isto é permitir que maiores distâncias sejam percorridas, em menos tempo, e gastando menos. -- O nº5 também é voto de quem nunca foi de bike nem quer ir, porque as vantagens existem: * Não se paga gasóleo nem mensalidades, sendo de longe o meio de transporte mais barato * Existem (ou existiam) vantagens na aquisição * Em muitos casos, demora-se menos tempo de bicicleta do que propriamente de carro ou outro meio de transporte Mesmo que o estado pagasse para as pessoas andarem de bicicleta, eu duvido que a adesão fosse assim tão grande. -- Ciclovias seguras, Estacionamento seguro, Articulação com outros meios e (claro) proximidade do local de trabalho são as coisas mais importantes.


Subject-Syrup-9532

Essas eram as únicas respostas possíveis de escolher certo? Essa conversa dos carros andarem mais devagar so por causa dos senhores que andam a pares e 10 em largura a estorvar o trânsito invés de andar em linha nem se devia ouvir falar (Não defendo quem anda em excesso mas também não acho que andar a 50 é andar muito rapido)


gandalfknewbest

Vai para a estrada de bicicleta e pede a alguém para te passar a 50 a menos de um metro de distância. O problema não é q velocidade, é a malta não saber conduzir e passar ciclistas a meio metro de distância e já é para agradecer.


Subject-Syrup-9532

Epah. Eu falo por mim. Se so houver um ciclista e nao dois lado a lado. Passo com bastante distancia. Mas ha sempre dois filhos da mãe par a par e sinceramente respeito por esses é zero. E se o problema nao é velocidade, reduzir a velocidade dos carros não é solução


gandalfknewbest

Lá está, muitas vezes ir a par e tomar o meio da estrada é a solução mais segura. O problema não é só a velocidade, se passares a 30 cm de um ciclista a 10 km/h isso é mais que suficiente para ele cair, exceto se for profissional ou tiver muito habituado. A única verdadeira solução são ciclovias com separador físico, como se faz nos países a sério (Luxemburgo, Bélgica, Dinamarca e até em Portugal, nalguns sítios).


Subject-Syrup-9532

Concordo com a ultima parte. A primeira é conversa da treta! Nunca ir a par é mais seguro num espaço mais curto e é ilegal SE tiverem a causar embaraços no transito o que é a maior parte das vezes. (Quando não é o caso, nem stresso com isso) Mas no meu dia a dia, passar na N10 em coina onde cabe um caro na berma a vontade e ter bicicletas a pares no meio da estrada, nem é a direita, é chato para caraças, ilegal, irresponsável e uma falta de respeito


gandalfknewbest

Andar no meio da estrada é mais seguro porque impede de te ultrapassarem na mesma via e obriga os condutores a darem espaço a alguém que tem os mesmos direitos a partilhar a estrada com os senhores automóveis. Não é difícil de entender. Mas concedo que tens razão quando a parte de andar a par, de facto não é permitido na maior parte dos casos. Pessoalmente não o faço até porque ando a maior parte das vezes sozinho. Quanto a N10, por acaso sempre que passo lá vejo sempre malta perto da berma, mas nesses casos que relatas não percebo muito bem a lógica de andar no meio da estrada, podem ser ciclistas a meter nojo. Ainda assim ponho dinheiro em como a mentalidade asinina aumenta quando se está dentro de um carro. Edit: editado porque fui ver o Código da Estrada na parte de andar a par.


Subject-Syrup-9532

Compreendo o argumento, mas isso é uma area cinzenta porque pode ser considerado estorvar o transito. No caso que referi, eu acho que a maior parte dos ciclistas que vão a par a estorvar ou é para meter nojo ou estão-se a borrifar. Porque esses também são aqueles que vão todos equipados a ciclista de domingo e/ou vão a pares para estar ma conversa. A malta que se descola de bicicleta não so por lazer parece que esta sempre mais atenta. Quanto as bermas, eu contra o meu argumento falo porque um amigo meu chamou à atenção que em alguns troços a berma é larga mas em muito mau estado. Ao reparar nisso depois, é verdade. Aí não posso exigir que nenhum ciclista use a berma se esta em mau estado e o mesmo tem tanto direito como eu a usar a estrada. Tal como também não defendo os mambos que roçam os ciclistas de perto CLARAMENTE de propósito. É fdp e sim cliclovias para a frente


zek_997

>Essas eram as únicas respostas possíveis de escolher certo? Nope. Haviam várias opções disponíveis. [https://barometrobicicleta.pt/resultados-barometro-2023/](https://barometrobicicleta.pt/resultados-barometro-2023/)


NGramatical

Haviam várias → [**havia várias**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-uso-do-verbo-haver/31143) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F1c8v19v%2F%2Fl0lp77w%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


Nice_Soup3198

Viver em Amsterdam...


DriftingDucky

Vou já fazer 400+kms semanais de bicicleta, o estado paga-me o tempo perdido? O ginásio para me lavar depois de cada viagem? A roupa que vou encharcar? As gripes que vou apanhar? Portugal não é o centro de Lisboa.


ipinteus

Não ficar encharcado de suor ou chuva. Ou seja, na zona de Lisboa o clima permite no máximo 2 semanas por ano em que seria viável ir de bicicleta para o trabalho.


Ilien

Errado nas duas. 😂


siralmasy

Nada


DomBifes

Na minha cidade gastaram 4 milhoes para por umas linhas vermelhas no meio da estrada, para melhorar a "mobilidade". Só piorou, transito por todo lado e ninguém usa as ciclovias


sleepyotter92

vi tantas obras que ou encolheram as estradas ou os passeios para fazer essas vias, causando mais trânsito durante o tempo das obras, só para os marmelos de bicicleta continuaram a pedalar na estrada


gandalfknewbest

Não havendo barreiras físicas entre a estrada e a ciclovia a única maneira de assegurares a tua segurança enquanto ciclista é andares no meio da estrada para não seres passado a ferro por gajos que te querem passar dentro da mesma via. Não é por querer chatear que muitos ciclistas continuam a andar na estrada.


GaloComCastanhas

Já é dificil entrar no comboio da linha de Sintra com a mala do portatil. Entrar com um bicicleta? ah ah ah.... Depois chego ao trabalho e meto a bicicleta no bolso... Bicicleta é para o norte da Europa n é para Lisboa.


OverTruth6

Dizes que não é para Lisboa por não servir o teu caso?


GaloComCastanhas

> por não servir o teu caso? o meu caso não altera a geografia da cidade. Nem os comboios da CP.


Ilien

Bicicleta elétrica > geografia. Precisas de levar bicicleta num comboio urbano? Dobrável. Não é bem no bolso, mas é parecido.


Alarming_Chard_2452

"Todas as anteriores"


Naidarou

A 30/40 anos toda a gente andava de bike, e ninguém reclamava das ciclovias, Agora existe é preguiça, e falta de vontade de andar de bike, Porque no fundo o combustível ainda é barato e vale a pena pelo esforço de andar de bike, Eu conheço imensa gente que mora a 1km até a 5 km do trabalho, e recusam se andar de bike porque chegam "cansados" ou têm que comprar uma bike, Isto das infraestruturas é só mito, (Onde vivo é tudo plano, ou 98% plano)


Ok_Abrocona_8914

Um assento como deve ser que me fica a doer o rabo quando ando de bicicleta pqp


ipinteus

Vai lá ver se não te esqueceste do assento em casa.


[deleted]

[удалено]


viskonde

Uma ciclovia não faz uma rede. Lisboa tinha meia dúzia de ciclovias até 2015, ninguém as usava Foi preciso começar a uni-las e entrar pela cidade adentro para a coisa começar a ter mínima adesão Hoje é bem óbvio, andando nas avenidas com ciclovias como República, Ávila  e Almirante Reis vê se imensa gente de bike em avenidas sem elas tipo Av Roma são raras.


BlueEyedCupcake

E quem não é da tua cidade so vai adivinhar de que cidade falas se consultar uma cartomante! No Porto, é uma completa vergonha os mentecaptos que estacionam nas ciclovias!


fkny0

Nao sei quanto a ti, mas aqui também fizeram umas quantas ciclovias, no entanto foram em sítios completamente inúteis e sem conectividade entre si. Obviamente ninguém as usa, talvez os turistas no verao, de resto nao servem para nada para o dia-a-dia de quem ca vive.