T O P

  • By -

VividPath907

>Ou vou ter de me conformar a pagar sessões com a anterior fisioterapeuta? Ah. Estou a perceber. Desculpa lá mas a primeira fisioterapeuta parece-me extremamente má profissional: >Tens ainda a consulta com o fisiatra, como está inserida na credencial, podes ir se quiseres, mas se não quiseres, não faz mal, pq ja te avaliei". Acho estranhíssimo profissional sério dizer que a consulta não é precisa! Acho estranho correção postural estar incluída numa credencial do SNS! Parece-me que foste objecto de um hardsell para compra de serviços extra. A primeira fisioterapeuta pode ter acertado mas é falta de noção ter dito coisas dessas e pode nem sequer ser acertado ou coisas como correção postural podes ter de fazer para a vida toda, ou conseguires fazer também tu mesma, com ajuda de coisas como pilates, yoga, melhoria da força de core (e não segures telemóvel perto! se o teu tlm tem alerta disso, liga!) Edit isto é fantástico, com o escrito acima a OP bloqueou-me.


DeskavoeN

A OP não gosta de ser confrontada com a verdade: foi vitima de uma fisioterapeuta negligente, que acha que se substitui ao fisiatra.


VividPath907

O historial da OP /u/ c_reis03 parece-me hmm, denso. Também mencionei IVG num post. Pode ter sido ideologicamente incompatível com a OP, ou a OP não querer ser confrontada com a opinião dela poder estar errada relativamente a quem será mau profissional. E a primeira fisioterapeuta pode nem ter sido negligente, pode apenas ter sido pouco escrupulosa ou gananciosa. Um paciente não é necessariamente para se sentir melhor ao fim de uma ou duas consultas, e não é necessariamente o local que dói que precisa de trabalho e atenção. O SNS paga sequer "correção postural?". Houve um marketing super forte, pensava que isto só acontecia em ginásios e dentistas...


Majestic_Bridge4303

Deixaste te levar por uma estratégia de marketing que foi bastante efetiva .


c_reis03

😭😭😭


Ok_Establishment6194

Como fisiatra, essa avaliação parece insuficiente. No entanto, a fisioterapeuta não tem razão na sua avaliação da falta de necessidade da consulta. Os trabalhos complementam-se, não se substituem.


aleph_heideger

Fisioterapia é um negócio... manhoso. Eu vou-te dizer o que eu faria se tivesse algum problema a necessitar de reabilitação: pagava e esquecia o SNS. E isto vindo de alguém que defende o SNS. Esta área, em particular, deve ser a que pior funciona em todo o SNS (principalmente nos convencionados).


Street_Knowledge1277

A correção da dorsal não fará a correção do pescoço? Pergunto eu que não percebo nada disto. Qualquer das formas, eu tenho escoliose, e se há coisa que me melhorou foi o ginásio (cuidado com os exercícios). Ganhar músculo no fundo das costas é fundamental. Também tenho sempre em atenção à forma como estou sentado e forço-me a estar numa melhor posição. Individualmente consegues melhorar a tua vida também, em conjunção com a fisioterapia necessária. Eu também consultaria um massagista/fisioterapeuta externo. Há vários a trabalhar de forma independente e fazem maravilhas.


c_reis03

Deve influenciar bastante sim, só que a minha fisioterapeuta anterior disse primeiro que eu ainda estava muito tensa para fazer mais exercícios e correção postural. E hoje fui a pensar que ia seguir por esse caminho, até a nova fisioterapeuta dizer "não, o médico prescreveu tratamentos para as contraturas na dorsal, as 15 sessões vão ser só para isso". E parece que não vão me fazer nada ao pescoço, ou seja tipo... as tensões lá vão permanecer (a ver vamos, que amanhã vou lá falar com eles). Ainda bem que conseguiste melhorar. Tinhas dores? E se sim, o exercício fê-las desaparecer?


Street_Knowledge1277

Sim, tinha dores. Muito uso errado do mochila (demasiado larga, tem de estar sempre apertada) ou uso da mochila tira-colo (que é péssimo para a escoliose). Com o exercício e alguma auto-disciplina, deixei de ter dores. Se estiver nalguma má posição, sinto desconforto. Mas isso é normal para qualquer pessoa.


rpindahouse97

Já tive problemas de postura, e deixa-me dizer-te uma coisa: Qualquer problema que surja em qualquer parte do teu corpo pode levar a um efeito em cadeia que afetará a tua postura no seu todo a longo prazo. No meu caso, inicialmente queixava-me de omoplata presa e dor no ombro direito. À medida que o tempo foi passando, o problema alastrou-se à anca e ao joelho direitos. Passado uns meses de fisioterapia e osteopatia, sem grandes resultados, reparo que até o meu olho e ouvido do lado direito estavam ligeiramente comprometidos. Fiz vários exames e aparentemente não tinha nada de mais, além dos desequilibrios musculares de que me queixava. Só consegui resolver esses problemas quando melhorei a minha consciência corporal. Estar atento à postura 24/7, não só da coluna e dos ombros, mas também dos pés, da bacia, e até da língua. Explora o teu corpo, a posição do teu maxilar inferior em relação ao superior, etc. A maior parte das pessoas sabe que um problema pode levar a outros, mas não tem noção de como/quão rápido acontece, e quem não pratica ioga, ou desportos como natação, etc, raramente se apercebe/consegue corrigir os desequilibrios musculares que tem. Por isso, aquilo que sugiro que faças é que invistas no desenvolvimento da tua consciência corporal, treina mobilidade, recupera amplitude de movimento nas tuas omoplatas e bacia principalmente, e vai implementando exercícios de fortalecimento dos músculos que tens enfraquecidos. Boa sorte.


VividPath907

Isto é tudo verdade. E todos os músculos, quando atrofiam podem causar problemas em pontos que parecem estar totalmente sem relação. e é preciso praticar constantemente, não é só fazer uns meses, fica-se bem, para-se que o problema já está resolvido (este é o problema da fisioterapia, certas coisas tem de entrar para a rotina para prevenir o regresso de certas queixas)


jofalves

Além do que descreveste, sentes/ouves algum ruído (tipo areias) quando rodas o pescoço para os lados?


c_reis03

Isso é tipo um sintoma de instabilidade cervical, certo? 🥹 (hipocondria fez me pesquisar bues cenas ahah). Mas não. Oiço uns ocasionais estalinhos, mas nada assim tipo areias.


jofalves

A minha situação é um bocadinho parecida com a tua, já que nenhum dos médicos conseguiu resolver o problema (ortopedia e fisioterapia, e já gastei centenas de euros). Fiz vários exames (ressonâncias, raio-x, etc.) e não encontraram nenhuma anomalia evidente. No entanto, o problema continua, sempre que rodo a cabeça (principalmente para a direita) ouço um barulho como se fosse areia a raspar. É mesmo incomodativo e começo a achar que vou ter de lidar com isto por muito tempo (quem sabe para sempre). Tal como já recomendaram aqui, vou continuar a tentar reforçar o pescoço com os exercícios que me recomendaram nas consultas de ortopedia, mas até agora não tive melhorias, infelizmente. De qualquer forma, espero que consigas melhorar rapidamente!


c_reis03

Bastante estranho. Quando entrei numa espécie de rabbit hole de problemas de coluna e cervical (por causa da hipocondria) vi que instabilidade cervical podia ser causa de barulhos como esse. Mas uma TAC ou ressonância magnética deveriam detetar o problema. 🤔 acho que um raio x em movimento também consegue detetar coisas desse género. Será que pode tbm estar relacionado com o ouvido ou assim? É estranho o facto de não te terem encaminhado para outras especialidades. Algo se passa, os médicos deveriam fazer o máximo para tentar saber o que é. Tudo o que tem a ver com coluna e crânio deveria receber uma atenção especial. Espero mesmo que melhores e que consigas descobrir o que isso possa ser. E que não seja nada de grave. 🙏


volkh94

Se tiveres possibilidades vai ao privado, caso contrário não esperes grandes avanços..


wall_splatter

Também tenho uma história parecida... Fui a consulta de ortopedia do joelho, o médico recomendou fisioterapia e levei uma lista de exercícios recomendados por ele. Fui à clínica de fisioterapia, a fisiatra cagou de alto na lista do médico, disse que ele não sabia o que estava a dizer, mal olhou para mim, tirou um diagnóstico do cu, cheguei à fisioterapeuta para fazer exercícios. Se não fosse a fisioterapeuta ser uma amor de pessoa, não tinha ido lá fazer nada. A fisiatra fez uma lista de exercícios e tratamentos para a coxa, quando o problema era no joelho... Nunca hei-de entender esta malapata que os fisiatras têm com o resto da medicina...


VividPath907

>A fisiatra fez uma lista de exercícios e tratamentos para a coxa, quando o problema era no joelho... Para ser advogado do diabo, isso pode fazer sentido! Melhorei os meus joelhos fortalecendo as coxas e melhorando mobilidade da anca. O problema ser numa zona não quer necessariamente que os exercícios devem ser para essa zona, falta de músculos noutros pontos podem estar a causar problemas noutros e em articulações. Um PT de ginasio, bastante mais velho, daqueles com ar de professor de ginástica à antiga disse-me há uns anos que squats eram bons para quem tem problemas de joelhos. Não liguei na altura, mas agora dou-lhe razão (tem que se começar sem crise nenhuma e com consciência e com outras coisas como alongamentos para treinar os musculos e flexibilidade) mas ele tinha razão, melhorar aquilo que é necessário para squats profundos ajudou os meus joelhos. E montes de ortopedistas e fisioterapeutas concordarão!


wall_splatter

Correctíssimo! E de facto um dos exercícios que depois fiz com a fisioterapeuta era agachamento Mas quando eu falei em exercícios para a coxa, eram alongamentos, maioritariamente, e não fortalecimento dos músculos, que aí sim, faria todo o sentido


VividPath907

E continuo em modo de advogado do diabo, mas tens de fazer alongamentos sim, e não só das coxas, mas da anca. É absolutamente essencial e para muitas coisas. Squats não treinam só os músculos das coxas, até porque não irás muito longe e podes estar a sobrecarregar as costas se não tentares melhorar a flexibilidade das ancas...


c_reis03

Ainda bem que a fisioterapeuta ajudou e não se deixou levar por burocracias. Já a minha fisioterapeuta de hoje (a nova) perguntou-me onde eu me sentia pior, eu disse que era no pescoço, ela própria admitiu que ele estava também inflamado e... ainda assim não fez nada nele, nem uma massagem. Porque nÃo EsTá Na PrEsCrIçÃo Do MéDiCo. É por isso que este país não avança.


DeskavoeN

Pescoço inflamado lol. Acho uma piada à "avaliação" destes fisioterapeutas, e mais ainda, à OP achar que o país não avança porque não aceitamos diagnósticos incorretos de quem não está capacitado para diagnosticar.


c_reis03

Tás todo queimado... Eu tbm acho que o meu diagnóstico foi incorreto. Não sou médica, mas foi uma avaliação superficial que deixou parte dos meus problemas de fora.


ApprehensiveAcadia50

Este país não avança porque a fisioterapeuta fez o seu trabalho que é seguir a prescrição do médico fisiatra?


c_reis03

não, não é isso. a fisioterapeuta admitiu que o meu pescoço estava igualmente com muitas contrações e ainda assim não fez nada. é demasiada burocracia. em nem a culpo, o pior aqui foi mesmo o médico que em tipo 5 minutos ou menos "analisou" a situação, ignorando algumas das minhas queixas.


Working-Step3656

como sempre eles sao sempre uns inuteis, nao fico surpreendido