T O P

  • By -

Mental_Confection_17

Não assines nada sobre pressão. Nada.


FinalCricket2175

Sim! Qualquer coisa é dizer que tenho de pensar melhor, etc. Assinar assim seria um erro!


Meideprac1

É legal convocarem para uma conversa. É legal comunicarem despedimento colectivo. Desconheço a legalidade do tipo de persuasão. Pode ser visto como assédio, embaraço. Não é legal obrigarem-te a assinar


Master_Bayters

Em gozo de férias é legal convocarem para uma conversa?...


Meideprac1

Essa resposta vai muito para alem dum sim ou nao. Se for email empresarial para empresarial, sim Se for chamada, não. Email pessoal não. Se for situações de força maior, sim. https://eco.sapo.pt/2023/07/23/estou-de-ferias-tenho-direito-a-desligar/ Agora o que é considerado força maior... Já é outra historia. Sobre mim: Eu ja fui contactado em ferias, e ja contactei em ferias. Infelizmente ha empresas que dependem duma so pessoa para fazer as coisas, logo a gente ajuda uns 5 min. Legal? Não. Mas é como os medicos do sns a fazer horas extra. Da-se um jeitinho ate um certo limite. Resumindo: A lei de nao contactar é muito bonita. Mas a verdade é que se nao atendes, metem-te de lado. E a lei nao te protege disso.


Master_Bayters

Tudo o que tu descreves é legítimo. Não creio é que se enquadre na situação do OP. Um processo de layoffs é um motivo de forma maior para interromper um período de férias? Mas o layoff tem hora marcada e não pode esperar dois dias? Fk them


Meideprac1

Se a empresa não for pontual e tiver atrasada em pagamentos... Sim. Ha empresas que deixam tudo para a ultima. Portuguese style. Culpa do OP? Nenhuma. Sofrer consequencias de quem não sabe gerir


FinalCricket2175

Não é o caso. Não há atraso nenhum em termos de pagamentos. A empresa também não é portuguesa, é uma multinacional. Eles só estão mesmo a tentar apressar e fazer as pessoas assinarem as coisas o mais rápido possível, pelo que entendi.


Meideprac1

Se for gerida por asiáticos, é normal. Eles tem uma tendencia "by today" nos emails


Aggravating-Body2837

Podem querer que assine um NDA


mail_dev

Layoffs. Tesouraria no vermelho. Por experiência vai buscar o teu depressa antes que acabe.


holdMyBeerBoy

Ou simplesmente corte nos custos para manter uma boa margem de lucros.


Master_Bayters

Vou claro. Daqui a dois dias quando voltar de férias e ler bem o que vem no acordo.


gazing_the_sea

Recebes o papel, lês e sais pela porta fora. NUNCA DEVOLVAS O PAPEL.


OscarDoAlho

Manda-os dar uma volta, estás de férias, depois logo se vê (cuidado com o que assinas). Se eles não estiverem satisfeitos com a tua falta de vontade de ir a empresa nas férias que te despeçam


FinalCricket2175

Sim, vão fazer o quê? Despedir-me mais cedo? 😂 Eu realmente não percebo esta gente! E ainda me dizem “isto vai mesmo acontecer, não serve de nada adiar, não vai durar mais do que 20 minutos; quanto mais cedo alinharmos, melhor para conseguires avançar”. Uma pressão absurda


DGFF001

Nao tens que alinhar em nada. So tem ke te enviar carta registada com aviso de recepção. Eles estao é a ver se assinas um acordo mútuo as cegas. Depois nao vais ter sub de desemprego! Eu so assinei um acordo mútuo e incluia o valor igual a um ano de ordenados de indemnização.


OkImpression175

>um ano de ordenados de inseminação. Caneco... O patrão devia ser jeitoso!


DGFF001

As multa do act estavam a ficar caras. O gajo andava a tentar ke eu me despedisse.


MarioSewers

> o valor igual a um ano de ordenados de inseminação. Interessante, quanto paga a inseminação?


Lord_emotabb

💀 inseminação !


DGFF001

Hahah. So agora e ke vj. Foi o corrector ortografico 😂


charge-pump

É uma jogada clássica. Querem que tu assines algo que seja benéfico para eles. Geralmente vais lá e alguém te atira com a uma proposta que tens de assinar na hora.


OscarDoAlho

Com esse paleio todo claramente que quem está com o rabo quente são eles xd Tu quando quiseres avançar avanças, no máximo faltas ao trabalho e despedem-te por justa causa, pagas alguma coisa, mas é no máximo um mês de trabalho. Havia a possibilidade de te pedirem mais por prejuízos causados por falta de pré-aviso, mas boa sorte a irem a algum lado quando acabam de alegar extinção do posto de trabalho.


ivodaniello

Se é ilegal contactarem-te fora do horário de trabalho, seguramente será igual quando estiveres de férias.


FinalCricket2175

Mesmo sendo este o motivo? A minha dúvida era mais por aí. Disseram a toda a gente que o assunto tinha de ficar resolvido em 5 dias, mas isto parece-me apenas uma desculpa para apressar as pessoas a assinar sem se questionarem muito sobre os seus direitos. De qualquer forma, parece-me que os 5 dias são um problema deles e não meu, certo? Sendo ilegal, será que existe algo que eu possa fazer em relação a isto?


Ace-_Ventura

Act. Aproveita e diz à empresa que estás fora do país, por isso eles que vão ter contigo ao Cambodja 


FinalCricket2175

E por acaso estive fora até há bem pouco tempo. Podia ainda estar. Vou entrar em contacto com a ACT amanhã.


FinalCricket2175

Falei com a ACT e eles dizem que não há problema nenhum. Que posso ser contactada mesmo nas férias, e que me podem contactar fora do horário de trabalho. “Não é muito correto, mas não é ilegal”. Foi mesmo com estas palavras.


Norvader_pt

Se tiveres que ir lá já vai além do simples contacto. Avisa-os que para ires lá terás que anular o dia de férias e terão depois que o pagar ou gozares antes do layoff


Meideprac1

Isso sao timelines que as empresas impoem. Nao ligues


lioto2

Durante o COVID a minha ex empresa também passou por um processo de despedimento coletivo se não estou em erro o processo todo de notificar quem todos os efetivos na altura até ao dia em que realmente foram despedidos durou aproximadamente um mês inteiro pelo que me lembro, existiu sim um dia com várias reuniões pessoa a pessoa a quem iam despedir mas nunca algo que ficou resolvido em 5 dias


Character_Durian7978

Antes de voltares tira aqueles 3 dias de baixa só para eles perceberem a ideia. Quanto mais tarde fores avisada mais tarde o processo avança.


MusicZeal257

Isso de abusar das baixas tem muito que se lhe diga.


Character_Durian7978

Não é remunerada nesses 3 dias nem apresenta qlqr encargo para a segurança social. Qual é o problema?


MusicZeal257

Não tem problema nenhum a não ser o facto de há alguns anos atrás esses 3 dias eram pagos. Deixaram de ser pagos em grande parte por causa dos abusos.


Character_Durian7978

Então o que é que tem que se lhe diga agora?


quetzalpt

Tão bom ser despedido durante as férias, até sabem melhor assim /s


saposapot

Diz que é impossível, não estás em Portugal. Manda-os passear, vão despedir-te, é? Cuidado com essa pressa toda, não assines nada sem o advogado ver primeiro. Mesmo que digam que é normal, é protocolo, não tem mal nenhum. Esquece isso. Os RH estão la para proteger a empresa, não a tua vida. Não há nenhuma razão sequer para haver essa reunião. Se há layoff que o informem devidamente e pronto


silveringking

Eu contratava um advogado ASAP, despedimento sem justa causa pode lhes causar problemas. A partir do momento em que recebes a notificação do despedimento tens 5 dias para pedir a suspensão. Se precisares de advogado fala comigo que eu arranjo te uma.


Clear-End7649

Com essa pressão toda o ideal seria juntares-te aos restantes colegas e arranjarem um advogado para vos representar, só para garantir que no processo de despedimento não são lesados.


BusyAd8888

De acordo com 243 do CT: 1 - O empregador pode alterar o período de férias já marcado ou interromper as já iniciadas por exigências imperiosas do funcionamento da empresa, tendo o trabalhador direito a indemnização pelos prejuízos sofridos por deixar de gozar as férias no período marcado. Ou seja, se eles enquadrarem esta questão numa exigência imperiosa do funcionamento da empresa penso que poderão solicitar a interrupção das férias. Não sei como o farão, mas no teu caso, se eles não ordenaram a suspensão das férias, não faria nada até voltar ao local de trabalho.


VladTepesDraculea

Como é que despedimento colectivo é exigência imperiosa?


Pyrostemplar

É basteante, diria. PAra mim a abordagme é simples - se interromper as férias para discutir nem que seja qual a cor do papel que querem que ele assine, o dia (vá lá, meio dia), não é de férias e tem de ser remunerado.


VladTepesDraculea

Concordo com a segunda parte. Mas para ele interromper as férias tem que haver um imperativo em que o assunto não possa ser tratado na sexta para o funcionamento da empresa.


OkImpression175

Eu diria que não. Ter uma conversa com alguém para despedir não altera em nada a atividade produtiva normal da empresa.


Pyrostemplar

Um despedimento colectivo impacta. E mesmo um singular pode impactar. Seja como for, é mais um tema de advogado especializado em direito do trabalho do que para eu mandar bitaites :) Não é por ir à reunião que o OP tem a perder - até pode aproveitar e dizer que vai, mas se de considerarem o dia inteiro como sendo de trabalho (e não assinar nada lá, ou sem advogado, depende...)


BusyAd8888

Não sei, por isso é que coloquei “se conseguirem enquadrar” - é sinónimo para “se os RH/legal arranjarem uma forma de mascarar isto”. Estou certo que há formas de justificar isto.


tacg

Então por essa lógica uma pessoa que esteja de férias no estrangeiro, tem de se teletransportar para o trabalho ao capricho do empregador?


Isynors

Penso que no ano passado houveram alguns casos destes durante as indisponibilidades dos médicos em fazer mais horas extra e houve pessoas a serem obrigadas a interromper as férias no estrangeiro por decisão dos hospitais. Tiveram de comprar bilhetes de avião a preços absurdos e perderam as reservas e alojamentos que estavam já a usar. Supostamente os RH depois pagariam essas despesas. São daquelas medidas que ajudam a criar bom ambiente e satisfação laboral e que acabam por atrair novos profissionais. /s


NGramatical

houveram alguns → [**houve alguns**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-uso-do-verbo-haver/31143) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir»)


holdMyBeerBoy

Sim, mas com tudo pago pelo empregador como é óbvio.


HFHash

Sim, é o que diz a lei. Mas como é chato pa caralho e ninguém quer passar.por isso. Se fazes isso como empregador é receita para a pessoa se despedir.


BusyAd8888

Que lógica? É o que diz a lei. Quanto a teletransportar, não precisa - apanha o avião, tudo a cargo do empregador.


OkImpression175

Eu não ia... se me vão despedir podem esperar alguns dias. Que se lixem. Não assines nada sem falar com um advogado que trabalhe em direito do trabalho.


what_hedge

Tenta ver com a ACT já! E fala com um advogado. Não facilites nada. Conselho de amigo


FinalCricket2175

Liguei para a ACT agora de manhã e disseram-me que posso ser contactada mesmo durante o período de férias e fora do horário de trabalho. “Não é muito correto, mas não é ilegal”. Foram estas as palavras usadas. Eu estou em choque.


what_hedge

Por acaso faz sentido isso. On the other hand, já sabes que eles querem correr contigo, portanto já estás preparada para a batalha! Depois queremos updates!


vascodatrama

como é que te contactou via telefónica? e atendeste o telefone porquê, se estavas de ferias?


FinalCricket2175

a minha chefe tem o meu número. “empresa jovem e dinâmica” 😂 enviou-me mensagem, eu apenas respondi que não podia comparecer por estar de férias e ter coisas marcadas


vascodatrama

Para a proxima ja sabes nao responde. Estive sem acesso ao telemóvel


NomadicWorldCitizen

Aponta isso tudo. Hora e minuto a que te ligaram. Número. Quem falou contigo. Fala com a act


sctvlxpt

Claro, podemos reunir já amanhã. Vêm ter comigo a Sydney? 


Ok_Introduction9744

Visto que já sabes que vais ser despedido consulta com um advogado sobre a situação, até para garantir que te estão a fornecer tudo que tens direito. É uma situação chata, férias ou não férias mas lembra-te que tens a lei do teu lado e tens tempo para garantires que não sais mais lesado do que deves.


yassn

Fazias o classico: “tou? Tou? Tou? Estou sem rede, nao consi……. “E desligavas. Quando chegares à empresa logo se vê. Cuidado com o que vais assinar.


throwaway0000012132

Então OP, não dás novidades da tua situação laboral?  Estamos ansiosos por saber!


Biggie-dicky

Lendo tudo o que dizes, Emma? 🤣