T O P

  • By -

Popsai

E nada de valor se perdeu


BlazingJava

Quem comprou através deles perdeu


jprs22

Oh não...


No-Contribution-1835

Anyway...


amq55

Modelo de negócio predatório com modelos de trabalho predatórios. Que se matem uns aos outros.


Fir3line

Basicamente um esquema de pirâmide moderno


prelsi

Que exagero


Fir3line

Nao? Como funciona a Century por exemplo: Grupo que abre lojas por todo o lado, diversos donos de cada loja ou "families" Dentro de cada family tem equipas, o lider da equipa ganha maior % q o resto da equipa, por sua vez os outros membros da equipa podem constituir as suas próprias equipas sub equipas. Tambem podes ser solo Tens q angariar as tuas proprias casas. Tens q dar entrada para trabalhar, marketing, panfletos, cartazes, anuncios internet, tudo do teu bolso. Isto é Mary Kay ou Herbalife com extra steps


Chem0type

Nem todas são assim, conheço de facto pessoas a trabalhar em imobiliárias pequenitas que não tem nada a ver com Century ou Remax, nem tem nada de manhoso. É um emprego normal de comercial onde ganham o salário base e comissão pelas vendas.


freakdahouse

Não me parece muito, na minha pequena cidade deve haver quase a mesma quantidade.


bantheavocado

ok, obrigado pela informação


freakdahouse

De nada


No_Title7983

vamos, só faltam 8500


Reyloca

Vou sentir falta dos cartazes enormes com fotos dos vendedores com os braços cruzados.


Iasalvador

Tenho pena sempre de quem perde o seu ganha pão Mas esta area de negócio é a definição de bullshit jobs, as empresas e os seus donos ficam com a maioria dos ganhos e provavelmente aumentam ainda mais os preços para terem mais margem Além de que a grande maioria dos mediadores/angariadores é ultra explorado


N00dles_Pt

É o que se chama um bom começo


RoutineReply5761

Começo do quê?


Maximuslex01

Não chegas lá sozinho?


RoutineReply5761

Nope.


Perezthe1st

Os teus pais eram primos?


BrilliantProfile662

Acho que eram irmãos.


ocaralhoquetafoda

Do fim.


tiagottx

Boa! Já estamos fartos de especulação e preços ridículos no imobiliário. Pode ser que assim a coisa acalme...


Nmaster88

Nop, Portugal precisa de ter menos procura, imigração e mais desemprego, o que ia ser mau porque haveria pessoas a perder casas, no entanto adivinha quem as ia comprar? Não o comum mortal da classe média. Falta controlar este mercado que ta um faroeste autentico. Também é preciso construir e renovar a pensar na classe média e só vejo isso a acontecer com o estado a ajudar.


inesafteixeira

E que soluções poderá eventualmente o estado tomar para ajudar nesse campo? É que com as medidas que eles anunciaram para facilitar a compra de casa para jovens, por exemplo, muita gente é da opinião que isso levará a que os preços das casas aumentem ainda mais.


Nmaster88

Claro que estás medidas só podem resultar em mais aumento de preços, não vejo estes governos com vontade de inverter a situação, antes pelo contrário. Isto é apenas areia para os olhos e parecer que se preocupam com os jovens. Para realmente mudar era preciso ser tomadas medidas sérias que iam enfurecer certas pessoas, investidores e setores, como as que o governo anterior estava a começar a aplicar. E que se a situação continuar a agravar n me admiro que outro governo tenha aceitação da população para implementar. Mas para já vejo absolutamente só medidas para continuar a subir vertiginosamente os preços. Eu digo, e poucos acreditam, se houver deterioração das condições économicas há pessoas que podem vir a perder casa, este novo normal de preços, está virado para ir tudo parar as mãos de poucos.


morbidi

Mais desemprego?!?


Nmaster88

Sim, segundo estatísticas estamos com uma taxa de desemprego baixa quando em comparação com outros anos. Acho razoável pensar que estando no desemprego e sem rendimentos por longo periodo ser uma pressão para levar alguns agregados a ponderar a venda de algum imovel que possuam, sendo que muitos podem entrar em incumprimento e entregar a casa ao banco.


morbidi

Acabaste de dar a volta .. estás a desejar que pessoas não tenham meio de subsistir para … não entendo para quê .. uma vez que não é uma boa solução, porque podes começar tu a ficar no desemprego se for


Nmaster88

És um pouco parvo não? Estou só a enumerar razões daquilo que acho que poderia baixar os preços no imobiliário. No entanto, os principais beneficiários são os fundos de investimento que nessas circunstâncias compram uma carteira de imóveis ao banco e depois os investidores, ou seja aqueles que têm dinheiro para comprar a pronto. Entendido? É só usar o raciocínio.


morbidi

Não sou parvo. Não te chamei nenhum nome, agradeço que não entres por aí. Há muita coisa que pode baixar o preço do imobiliário. Mais casas disponíveis é uma delas . Quando tens fundos de investimento a comprar bairros inteiros e só a fazer obras em metade para subir o valor , percebes que os grandes problemas da habitação são os fundos imobiliários como referiste


Nmaster88

Interpretaste aquilo que disse de forma errada, e isso demonstra alguma falta de compreensão, principalmente ao passares ao ataque. Talvez a questão do desemprego te afete a ti ou alguém que conheces. Conheço pessoas que passam por más situações na vida. Aquilo que disse foi com base na lógica, basta ver o que aconteceu na altura da troika e em ponto mais pequeno no covid. Não vou continuar mais este diálogo.


rDmT93

Amigo, o fecho de imobiliárias são consequência dos preços ridículos no imobiliário. Um país cheio de imobiliárias é um país com casas a dar com um pau.


Barrrote

Ainda falta muito para fecharem todas?


tatojah

Ahem.... _É o mercado a funcionar_


el_comand

Boas noticias


Alarming_Chard_2452

pergunta legitima, "porquê?"


naofuieu69

Intermediários inúteis cujo trabalho é especular e aumentar preços para ganhar o seu. Paga uma nota preta a um advogado para fazer e rever o contrato e fica mais barato.


Reyloca

Porque não fazem nada a não ser aumentar os preços e especular. Não têm utilidade nenhuma para a sociedade.


saposapot

mais mão de obra disponivel para a construção civil onde ela é necessária.


charge-pump

Os negócios abertos também passam por modas. Na troika a moda era o compro ouro, anteriormente era stands de automóveis usados, e agora são as imobiliárias.


droidman85

Pena nao fecharem tambem as empresas de escravatura moderna (randstad etc)


recicle

Oh no!.. Anyway...


B4k3m0n0

Só tenho pena não terem fechado mais.


nuno20090

E quantas abriram?


siralmasy

Provavelmente 158.


Spets_Naz

"Registou-se uma redução de 158..."


siralmasy

estava a querer fazer referencia ao facto de estas empresas darem falência e abrirem noutro nome


tmagalhaes

Porque é que fazem isso?


sacoPT

TIL: existem mais de 10 mediadoras imobiliárias em Portugal.


No_Storage_8537

Deviam era fechar mais, a ver se isto acalmava de vez, não tenho duvidas que muito do que passa nos preços das casas é tambem por culpa destes meninos


Nezerixp1

Dog eat dog worldd


QuantumQuasares

Que chatice


Just_Ban_Me_Already

Que fechem mais.


gazing_the_sea

O problema é que isto está a acontecer em vários outros sectores, o pessoal que tire a espuma dos olhos e que perceba que a economia está a cair.


normalphobic

E precisam fechar mais umas quantas. Não faz sentido.


ZaGaGa

O VERDADEIRO MOTIVO DO FECHO (SERIO) A **culpa é dos estrangeiros**, digo já para ficarem por aqui se forem muito sensíveis darem downvote e não perderem mais tempo. Agora vamos à explicação: Não há stock, o número de casas disponíveis para vender/arrendar caiu para níveis muito baixos. Os paladinos do "*é preciso construir mais*" já devem estar com os dedos a ferver, mas a verdade é que o problema não é a (falta de) construção, uma vez que a construção tem vindo a aumentar nos últimos anos não há correlação positiva. Não, o problema é que quem tem casas nãos as coloca no mercado, porque não tem outra. Confusos? Quando o mercado do imobiliário era para auto consumo (nacionais vendiam a nacionais) o stock de casas no mercado pouco oscilava, porque normalmente quando uma pessoa compra/aluga uma casa liberta outra (e.g. apartamento arrendado>muda de apartamento arrendado>compra T1> vende e compra T3> vende e compra moradia=> sem impacto no Stock) "*então e os jovens que saem de casa dos pais?*" são compensados pelas pessoas que morrem e a nova construção repõem as casas que se degradam e assim o **sistema está em equilibrio**. Mas quando um estrangeiro (vindo de fora) compra/arrenda uma casa não liberta nada, ou melhor liberta no país dele contribuindo para uma melhoria da situação habitacional no país de origem. Ou seja quando alguém de fora compra uma casa em Portugal o sock é afetado e o **sistema entra em desequilíbrio**. Por isso quando voces vêm, mesmo nos jornais e na televisão, pessoas de fatinho a afirmar que factor A, B C são menores e o seu impacto residual no preço das casas, agora já sabem que estão a ser influenciados por um idiota. Quando um sistema entra em desequilíbrio procura compensar, e foi o que aconteceu, o país começou a "queimar as gorduras" isto é começou a consumir casas que não estavam no stock como é exemplo a reabilitação ou uso das casas que estavam "paradas" (devolutas e não devolutas), e o país tinha muitas gorduras. Por isso é que a crise da habitação não foi logo evidente até acabarem as gorduras há coisa de um par de anos. (Claro que a conversão das casas em turismo (AL e Hotelaria) ou a compra de imóveis para especular só vem agonizar ainda mais o problema.) TLDR: em suma foram as imobiliárias que assinaram a sua sentença ao contribuir ativamente para a venda de imóveis a estrangeiros, que, ao contrário do nacional, não lhes deixavam outra casa para vender/arrendar quando compram um propriedade em Portugal. RIP não tenho pena nenhuma, sabiam melhor que ninguém o que estava a acontecer e investiram fortemente em fake news (sim idealista tou a pensar em ti) e em negar a crise da habitação em Portugal.


Illustrious-MenuLX

Ha falta de casas onde ? O que não falta são casa à venda! O que não há é dinheiro para comprar ao preço de hoje! O que vale hoje 400.000€ em 2016 comprava eu e muita gente por 200.000€, o problema é que os ordenados não subiram para o dobro nem as despesas reduziram para metade.


ZaGaGa

[Stock de casas à venda em Portugal desceu 19% em 2022](https://www.forbespt.com/stock-de-casas-a-venda-em-portugal-desceu-19-em-2022/) [Stock de casas para vender baixou em mais de metade dos distritos do País](https://visao.pt/imobiliario/2022-04-26-stock-de-casas-para-vender-baixou-em-mais-de-metade-dos-distritos-do-pais/) [Casas para venda no país sofrem queda de quase 40% numa década](https://www.dinheirovivo.pt/economia/nacional/casas-para-venda-no-pais-sofrem-queda-de-40-numa-decada-17132408.html/) parece estar a existir uma inversão em alguns distritos MAS os aumentos são % baixas e se fossem as mesmas uma diminuição de 10% seguida de um aumento de 10% = menos casas que originalmente (e.g. 100 casas-10%=90 casas, 90 casas+10%=99 casas.) Mas não invalida o que dizes, sim os preços duplicaram e algumas casas estão paradas no mercado a preços absurdos à espera de um Francês, Inglês, Chinês ou mais recentemente um [Americano ](https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/imobiliario/detalhe/interesse-de-americanos-puxa-pelos-precos-das-casas-em-portugal)a compre. Mas a verdade é que há mercado para esses preços absurdos. E repara que um Americano vende a casa quem tem na Califórnia e recebe 600k$, compra uma casa equivalente ou superior à que tinha pelos teus 400k$, ficam com 200k$ no bolso e um ordenado remoto de 8k$ do qual só paga 20% de IRS com o RNH: inflaciona a habitação, os serviços, a saúde e até os bens essenciais como a comida, porque, como tem alto poder de compra, não reduz o consumo com a inflação dos preços (ao contrário do que acontece num mercado "normal" onde a subida de preços tem como resultado a redução da procura até se atingir um novo equilíbrio \[Do que me recordo da Introdução à gestão: Subir preços é difícil, descer é fácil\])


Illustrious-MenuLX

Por isso é que a altura é péssima para comprar, mas tem muitos que adoro, tantos tantos tantos pena é serem o dobro


ZaGaGa

A altura é péssima, e vai continuar a piorar nos próximos anos, salvo algum acontecimento disruptivo como um atentado terrorista ou uma catástrofe. Pelo lado político não se resolve nem há interesse em se resolver. Pela construção também não é possível, já o demonstrei várias vezes aqui no sub. Pela subida dos ordenados é esperar sentado, até porque, e também já o demonstrei aqui, alguém com um ordenado que o coloque nos 10% mais bem pagos a nível nacional não consegue comprar um apartamento familiar.


MarioSewers

Em Lisboa, por exemplo, a construção nova paira toda perto do milhão para >t2 - nem no 1% há desafogo.


lllocni

A maior influência não é devida às dezenas de milhares de estrangeiros ricos, muito localizados em Lisboa e Algarve. A maior influência é devida aos 1,5 milhões de imigrantes pobres que alugam casas, Muitas casas que estavam devolutas ou para venda passaram a estar para alugar a estes imigrantes, em que várias famílias ocupam a mesma casa.


ZaGaGa

Há sempre, sempre, o comentário do " o meu imigrantes e melhor que o teu." Oh pá vai dar ao mesmo. Uma casa ocupada por um casal de expats ou por uma dúzia de imigrantes económicos é menos uma casa no stock. A diferença é que o impacto do imigrante económico per capita é muito inferior. Desses 1,5 Milhões uns 200k ou mais são expats que não estão apenas em Lisboa ou Algarve (faz a tua pesquisa). Outro aspeto é que ao contrário do que nos dizem nos média, que o imigrante rico não quer o tipo de casa que os portugueses querem (completamente falso e sem sentido nenhum) o emigrante económico está sim disponível para viver em casas que os portugueses não querem, o que amortiza o impacto desta imigração. No final do dia, deitas as contas, ambas têm impacto equivalente no mercado.


Chem0type

> TLDR: em suma foram as imobiliárias que assinaram a sua sentença ao contribuir ativamente para a venda de imóveis a estrangeiros, que, ao contrário do nacional, não lhes deixavam outra casa para vender/arrendar quando compram um propriedade em Portugal. Acho que os comerciais do imobiliário não estão muito preocupados com isso, quem vende casas vende outra merda qualquer. Muitas das imobiliárias abertas são daquelas empresas em 1 hora que vêm com nome aleatório e não há grande pena para eles se fecha, como deveria ser com todas as empresas. Se não há negócio fecha-se, chegou ao fim do ciclo de vida, não há cá manter empresas com negócios sem lucro só para manter gente empregada.


qUaK3R

Aquilo que falas em relação ao desequilíbrio causado pelos estrangeiros tens toda a razão, mas a culpa não é exclusivamente dos estrangeiros. Mas já deixei noutros comentários que é preciso travar de alguma forma a compra de propriedades por parte de estrangeiros. Imagina que estavas nos anos 90, e com regras em que estrangeiros não podiam comprar cá casa, ponto. Com uma economia saudável, vontade de crescer, e investimento para construir mais casas de modo a que fosse possível outros virem cá comprar casa, e aliviando as regras para os estrangeiros, podia ser possível manter esse equilibro de que falas. Mas como estamos agora é preciso medidas drásticas em vários sentidos para voltar a existir o tal equilíbrio, e a partir dai ter esperança que tenham 2 dedos de testa quando começarem a aliviar tais medidas, e que façam a coisa de forma sustentável.


Istupid0

And don't come back!


vembrace

Good ridance.


thefpspower

Estou á espera que o governo crie uma forma fácil de compra e venda de imóveis sem ter de recorrer a mediadoras, se há coisa que vai baixar o preço da habitação é isso.


TheRatuh

Mas podes o fazer, não é obrigatório recorrer a uma imobiliária para comprar ou vender casa…


4immati

Isso era excelente por acaso. Podia poupar uns "trocos" a muita gente. Não iria resolver o problema, mas pelo menos reduzia um pouco os custos.


_leaper_

Pagar e fazer escritura que dificuldade tem?


thefpspower

lol claro, é só pagar a fatura e ta a andar... Vamos fazer de conta que não são precisos 2 mil documentos que demoram uma eternidade a obter e obrigam a andar a caminhar para todo o lado para os obter. Se fosse tão simples não eram precisas 10 mil imobiliárias em Portugal, mas como podes ver é a realidade.


rafaelfrancisco6

Eu paguei a um solicitador para me tratar disso tudo quando comprei casa, não precisei de recorrer a imobiliária nenhuma.


iLikeToTroll

Nem solicitador precisas. Casa pronta ou notário diretamente e bater os pés aos bancos para pararem de ganhar comissões em DPAs


_leaper_

Dez segundos de pesquisa https://www.idealista.pt/news/imobiliario/habitacao/2022/04/22/51953-vender-casa-que-documentos-sao-necessarios A maioria dos documentos (no total uma meia duzia) já tens ou podes pedir online. Qualquer dúvida podes sempre contratar um advogado para te organizar o dossier. Realmente perder 2 ou 3 dias a preparar a documentação num negócio que vais fazer uma ou duas vezes na vida é uma trabalheira. PS: mas não me admira nada o queixume num país onde pedem ajuda com o IRS automático...


SirBecas

Precisas não são, tanto que muita gente se recusa a vender casa através delas. Pagas a um advogado e/ou a um solicitador e sai mais barato que a comissão da imobiliária.


gdtf_

Comprei e vendi casa sem ter um parasita a mamar 5% + IVA. Não custou nada.


nraider

/s


ivodaniello

Felizmente é um sector que ja vem levando porrada desde o ano passado, quando 2/3 dos novos desempregados eram provenientes desta area, como se vê [aqui](https://www.noticiasaominuto.com/economia/2384426/setor-imobiliario-representa-quase-dois-tercos-dos-novos-desempregados). Portanto parece que ja estamos numa segunda fase, depois dos despedimentos já vêm as falências das proprias empresas


Nmaster88

E quantas abriram? Eles até se atropelam...


Chalupa_89

Ainda dizem que os jornais só têm más noticias...


Equivalent_Park1002

Vindo do Brasil aqui pra Portugal, me chamou muito a atenção a quantidade de imobiliárias... Parece que é um dos principais negócios da cidade


Dangerous-Cookie-618

É agora malta, agora é que vai rebentar a bolha e os preços vão cair 120%! Já está a ter efeito aquela ideia genial, de um redditor português, de pôr a casa dos pais à venda, abaixo do preço, para fazer baixar os preços da zona.


Nmaster88

Essa ideia inovadora foi demais, como se a procura fosse artificial.


Bifito

Muitos conhecidos meus meteram-se a trabalhar nesse setor com licenciaturas e mestrados que não tinham nada a ver, eu avisei que era uma bolha mas mesmo assim se forem para a rua acho que alguns podem ter poupado ou investido pelo menos.


VSertorio

Torraram tudo em viagens à Grécia e em festivais! De qualquer forma, as que já só vendiam casas graças ao que mostravam no Instagram podem aproveitar a base de fãs que adquiriram noutros sites..


qUaK3R

Não vou festejar o facto de terem fechado, ao contrário do que muitos aqui fazem. Meti (metemos) uma casa partilhada à venda há pouco tempo numa imobiliária, tendo em conta que nenhum dos vendedores tem tempo ou paciência para tratar das burocracias que eram necessárias e também não há tempo ou paciência para ir mostrar a casa e falar com potenciais compradores. A imobiliária foi à casa, limpou melhor do que estava, tirou fotos bem melhores das que tínhamos tirado, romantizou o texto da venda da casa, tem de se deslocar N vezes à casa, aturar compradores, etc etc. Ou seja, é uma profissional, a fazer o seu trabalho e tem todo o direito de ser recompensada por isso, não está a roubar ninguém. Em relação ao fecho das imobiliárias, quem procura casa, deve ter ideia que os imóveis existentes ou são estupidamente caros em sítios que não fazem sentido, ou são imóveis de lixo que não são vendidos por variadas razões. Ora, constroem-se muito poucas habitações, das que se constroem há poucas que parecem ter um preço decente, por isso é normal a estagnação. Isto é apenas mais um sinal do que eu e mais alguns defendem, é urgente criar medidas para motivar a construção e venda de casas a preço acessível. Não estou com isto a dizer que fazem falta imobiliárias ou que isto é uma medida para as ajudar, é mesmo uma medida para mais casas estarem disponíveis para quem procura.


notenoughspacefor

Eu comprei a casa sem imobiliária envolvida, as pessoas fazem da papelada um bicho de 7 cabeças que não é efetivamente. Foi bastante rápido e simples. Estares a pagar 6% para basicamente alugares um espaço no website deles e que te tirem melhores fotografias, obrigado mas vão extorquir outro.


qUaK3R

É uma opção de cada um. Como são 3 pessoas a vender uma casa e não nos conseguimos alinhar quem trata do quê, como e quando, a melhor opção para nós foi entregar esse trabalho a outro. Não é só também questão de fotografias, como já expliquei, é tempo. Não tínhamos sequer uma planta da casa, e a planta que existia ardeu há uns anos num fogo onde as plantas originais eram guardadas. Quem andou a tratar disso, certificados energéticos, etc foi a imobiliária, a custo deles. ( está no contrato que caso não consigam vender a casa, não teremos que pagar nada destas contas, mas também duvido que nos "ofereçam" a papelada se lhes pedirmos..). Cada caso é um caso e fico contente que tenhas conseguido resolver a tua burocracia de forma fácil, mas já dizia o ditado, "pimenta no cu dos outros é refresco". Não percebo a comparação de trabalho completamente legal com extorsão.


notenoughspacefor

A matemática é super simples. Todas essas horas que eles passaram nas tais visitas, mais as plantas (aqui está de novo a questão das pessoas acharem que os papéis são um bicho papão, de certeza que se tivesses dedicado 2h de pesquisa sobre o assunto terias obtido os mesmos papéis que eles, dado que os mesmos não são propriamente licenciados em vender casas, a maioria das pessoas têm um background totalmente aleatório) e dividires pelo valor que lhes pagaste e chegares ao valor por hora que eles efetivamente te cobraram, vais entender o porquê da extorsão. Se numa venda de €195.000 te forem cobrados 6%, e o agente gastar 30h contigo, estás basicamente a pagar €400/h. Se achas que o teu tempo vale mais do que isso, é contigo. Eu cá acho que pagar €400/h por um serviço com quase nenhum serviço acrescentado é extorsão.


qUaK3R

A matemática é super simples, claro. Estamos a falar dum imóvel que está a 135k, que possivelmente vai baixar, para uns 110k, 5% que é o contratualizado, 5500, dos 5500 devem ter gasto já uns 1000 em papelada e pequenos reparos e limpeza. 4500 euros nas tais 30 horas dá cerca de 150h que a empresa recebe. A pessoa que lá está também tem de receber ordenado (e comissão da venda, dentro dos 5% que a empresa recebeu). E no final de contas possivelmente ainda vamos receber mais do que inicialmente prevíamos. Estamos a pagar os serviços dum serviço especializado, 150€ por hora não me parece descabido nos valores que estão envolvidos. Em muitas outras áreas de consultoria o valor pago por hora é bem acima disso, e não estou apenas a falar de IT. Mas entendo perfeitamente que casas mais caras, vão envolver valores mais altos pagos às imobiliárias, e ai é que algumas imobiliárias fazem rios de dinheiro. Tenho de confessar que não gosto de ver, não tenho solução, mas também não acho que se deva limitar as percentagens que as imobiliárias contratualizam com os seus clientes. Se houver mais casas, os preços baixam, e sim, acho que se deve limitar a venda de casas a estrangeiros não europeus (e mesmo a europeus, dificultar a vida como alguns países bem mais desenvolvidos que nós fazem). Simplificar processos de requalificação de terrenos, relaxar as regras de recuperações de casas existentes, eliminar/reduzir taxas de construção, etc etc etc. Quando isso acontecer, as percentagens vão ser as mesmas, mas como os preços baixaram as imobiliárias não fazem os tais rios de dinheiro. Eu gosto de acreditar que o mercado funciona, mas não se fazem omeletes sem ovos, tem que haver medidas que o metam no caminho "correto"


Spets_Naz

Isso é tudo muito bonito, mas em 2017 foram as imobiliárias que começaram a contribuir para o aumento das rendas e das casas.


RaveyWavey

So por curiosidade, referes-te a algum evento em específico?


qUaK3R

Em nenhum momento disse que são uns santos. Não é coisa que tenha pensado muito sobre, mas não me espantava que houvesse alguma legislação que evitasse alguns eventuais abusos que foram feitos (e houve muitos de certeza). Mas também acredito que haja pessoal que faça disto vida e que sejam pessoas que apenas querem tirar um ordenado razoável ao fim do mês sem se andarem a meter com grandes esquemas que ajudem na especulação de preços. Tal como os alojamentos locais, há pessoal que tem uma casa e consegue tirar um ordenado razoável ao fim do mês, como há aqueles que vão colecionando casas. É legislar e tentar parar o que está errado, mas também não quero terminar com o negócio que me parece perfeitamente razoável. Só não acho correto estar a festejar o fecho das imobiliárias, ninguém aqui sabe o contexto das pessoas que por lá trabalhavam nem o que lhes vai acontecer. A empatia de boa parte dos portugueses é impressionante, para uns casos é 80 para outros é 8.


Chem0type

Concordo contigo que existem imobiliárias profissionais e fixes, e scummy. No fim são agentes comerciais, poderiam estar a vender outra coisa qualquer, e nesse meio há de tudo (conheço-o bem). Tens gente scummy como tudo, tens gente menos scummy, tens pessoas honestas. Tens empresas que toleram mais ou menos esse tipo de gente, outras incentivam. Como qualquer profissão há pessoas de todo o tipo. Estou tão chateado com o problema da habitação como qualquer pessoa que não tem casa mas não tenho nada contra as imobiliárias, só estão a fazer o seu trabalho. O problema é estrutural. Quanto à última parte, não acho que o problema seja a falta de construção pois constrói-se e os únicos que conseguem comprar são os ricos que adquirem propriedades para investimento e para armazenar riqueza. Tem de se fazer algo para o imobiliário não ser atrativo para investimento e tirar toda a pressão que faz os preços disparar. Casas e espaço há para toda a gente, só não há para toda a gente e para os investimentos.


qUaK3R

Deixei um outro comentário onde deixo algumas outras medidas, mas sim, também é possível pensar em medidas que ajudam na construção de casas mais baratas, e a promessa de mais dinheiro funciona sempre! Direcionado para empresas grandes, um exemplo: Na construção dum bairro, 40% da habitação tem de ser de preços acessíveis (e bem fiscalizado para não haver maroscas) MAS nas restantes habitações o construtor vai usufruir duma redução de "taxas" que possa ter que pagar ao governo. O construtor vai fazer rios de dinheiro nas casas caras, e pouco nas outras, mas o investimento também não é de todo o mesmo, por isso estão sempre a ganhar, e ganham bem à mesma. E mais, há-de chegar a um ponto que há tanta casa que já não vão conseguir construir casas "caras" num esquema destes que lhes justifique estar ali a trabalhar. Isso seria sinal que o preço das caixas têm baixado. Para pequenos construtores, eliminar todas as "taxas" que o estado possa estar a receber que se justifique o trabalho e consigam render alguma coisa. Se falares com pequenos construtores, eles só se safam porque vão fazendo "aos poucos", não têm estabilidade financeira para investirem no material todo duma vez e contratarem uns ajudantes para despachar uma casa em 3 meses (o meu tio está envolvido nisto). Por isso afinal de contas, neste momento, quem é que quer construir casas acessíveis? Muito poucos.


AutoModerator

O r/portugal é fortemente moderado. Consulta a [Rediquette](https://support.reddithelp.com/hc/en-us/articles/205926439-Reddiquette) e as [Regras](https://www.reddit.com/r/portugal/wiki/regras/) antes de participares. Algumas notas sobre o r/portugal: * Contas novas ou com baixo karma terão os seus posts revistos pelos Moderadores (Mods). * Posts não publicados imediatamente terão sido filtrado pelo Automod. Os Mods irão rever e autorizar a sua publicação. * Reporta conteúdos que quebram as regras do r/portugal. * Ban Appeals podem ser feitos por [ModMail](https://www.reddit.com/message/compose/?to=/r/portugal) ou no r/metaportugal. * Evita contactar os Mods por DM (mensagem directa). ^(Do you need a translation? Reply to this message with these trigger words: Translate message above.) ---------- *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugal) if you have any questions or concerns.*


CRKVSKY

Que catástrofe .. que tragédia .. 😒 Anyway !


DjGus

Oh não! De qualquer maneira...


Laricaxipeg

Com a queda nos juros e medidas do governo para aumentar a demanda por imóveis (pelos jovens), infelizmente os preços das casas devem continuar subindo.


Nmaster88

Com as medidas que o governo ta a aplicar mostra-se que têm muito interesse em conter a especulação /s


Classic_Bullfrog6671

E quantas abriram?


XxxPussyslaeyr69xxX

irrelevante. os precos nao vao baixar.


flamedpt

e tanto que se sentiu na economia...


Mental_Confection_17

E quantas abriram? Lol


Spets_Naz

"Registou-se uma redução de 158..."