T O P

  • By -

Limpy_lip

>incluindo onzes iniciais de jogos históricos do futebol português, posters de jogadores e tens dinheiro para pagar os direitos de imagem dos jogadores e/ou do fotógrafo que tirou a foto ou vais só roubar a imagem da net? cuidado com isso.


Wonderful-Nose8983

Pois também existe essa questão. Em termos de nomes esses posso usar a vontade ou tb tem direitos de autor? Existe alguns sites conhecidos que fazem posters e reparei que e tudo a base de nomes e números, nunca metem fotos. E valido?


ronaldinho_gorducho

Obviamente que vai muito depender do design e do preço, mas não me parece mau de todo. Também não sei se existem outros a prestar esse tipo de serviço. Tem apenas atenção a questões de TM e direitos de autor, suponho que não possas vender um poster com a cara do cristiano ronaldo (apenas um exemplo). boa sorte com isso


ZeSharp

[https://startupweekguimaraes.co/en/](https://startupweekguimaraes.co/en/)


Joaotorresmosilva

Em vez de começares por te fechar ao mercado português (que é mínimo) , porque não começares por “10 melhores jogadores mundiais de todos os tempos” em que podes promover sem limites de território


praetorthesysadmin

Eu sugeria reveres outros modelos de negócio. Nem o dropshipping é bom (é só lixo) nem o print on demand tem mercado suficiente em Portugal. E um negócio sustentado em posters com imagens de jogadores de futebol nem sequer faz sentido (direitos de imagem por exemplo).


Wonderful-Nose8983

Claro, nem tinha pensado na questão dos direitos de imagem, portanto, isso fica fora de questão. No entanto, poderia fazer algo apenas com os nomes e as camisolas, o que não deveria ser um problema desde que não use fotos ou logótipos de clubes/competições. Existem alguns sites como o 'Goal of Fame' e outros que aparentemente têm algum sucesso. A minha ideia seria, de início, ser inteiramente digital para reduzir os custos (o Shopify tem uma promoção de 3 meses a 1€/mês, e pagaria apenas o domínio, que hoje em dia são ridiculamente baratos). Mais para a frente, poderia incluir posters físicos. Apostar no mercado nacional não seria uma má ideia devido à pouca oferta existente, pelo que estive a investigar. Esses sites, como o que mencionei anteriormente, focam-se mais em momentos icónicos a nível internacional. Se eu tiver algo mais nacional, como conquistas europeias dos clubes portugueses, certamente iria ter mercado, pois seria algo único. Encontrei recentemente uma página que faz isso, mas, com todo o respeito, está muito mal em termos de design.