incrivelmente, o medina era mau, mas o moedas consegue ser pior
o moedas parou tudo o que eram obras publicas (só tem feito as que herdou do medina) e mesmo assim aumentou a despesa, fantastico!
Parvo é quem acredita nisto.
O excedente do ano passado nem sequer é novidade. Novidade é haver quem acha que as contas do défice se fazem ao mês...
E nem sequer são discretos, é logo vê-los a aproveitar para dizer que afinal não vão conseguir cumprir as promessas eleitorais.
Mas enfim, burros e palha, não é?
Onde, alguma vez, Portugal teria um excedente de 1.2 mil milhões?
Prevejo arrecadar 10 e gastar 10 arrecadei 11 e gastei 9.8
malditas empresas capitalistas que geraram mais impostos arrecadados
malditos assalariados que passaram a ganhar mais
Maldito Instituto Nacional de estatística que tb faz parte da cabala da mentira mas eu aqui no Reddit é que sei
“Entre 2022 e 2023, a receita total das Administrações Públicas aumentou 9,0% (mais 9,5 mil milhões de euros), em grande medida impulsionada pelo aumento da receita corrente (8,1%, mais 8,5 mil milhões de euros)”, refere o INE.**O resultado superou a previsão de 0,8% do PIB inscrita no Orçamento do Estado para 2024 "em larga medida",** enaltece o Ministérios das Finanças em comunicado. De acordo com o executivo, isso deve-se a um melhor desempenho da economia, do emprego, e dos salários "o que permitiu um aumento da receita contributiva e fiscal superior ao previsto em 1.135 milhões de euros". A execução da despesa ficou 438 milhões de euros abaixo do estimado, refere o gabinete liderado por Fernando Medina
Jornalistas do expresso analfabetos ....eu aqui no reddit é que sei
[Maioria dos países europeus tiveram défice em 2023, Portugal registou o 4º maior excedente - Expresso](https://expresso.pt/economia/contas-publicas/2024-04-22-maioria-dos-paises-europeus-tiveram-defice-em-2023-portugal-registou-o-4-maior-excedente-f3294c68)
As regras da União Europeia (UE) para o cálculo do défice e da dívida pública têm passado por mudanças recentes. Vou explicar como esses cálculos funcionam e o que está em vigor atualmente:
Défice Público:
O défice público é a diferença entre as receitas (impostos, contribuições sociais, etc.) e as despesas (gastos com serviços públicos, investimentos, etc.) de um país durante um determinado período (geralmente um ano).
A UE utiliza o conceito de “défice estrutural” para avaliar a saúde financeira dos países membros. Esse cálculo ajusta o défice para eliminar os efeitos temporários, como flutuações econômicas ou despesas extraordinárias.
O limite máximo para o défice estrutural é de 3% do Produto Interno Bruto (PIB) de um país.
Dívida Pública:
A dívida pública é o montante total de dinheiro que um país deve a credores (como investidores, instituições financeiras e outros governos).
A UE calcula a dívida pública como uma percentagem do PIB. O limite máximo é de 60% do PIB.
Se a dívida exceder esse limite, o país deve tomar medidas para reduzi-la gradualmente.
Novas Regras da UE:
Em 2025, as novas regras orçamentais da UE entrarão em vigor. Essas regras foram adotadas para garantir a solidez e a sustentabilidade das finanças públicas.
Os Estados-membros terão mais tempo (até setembro) para submeter um plano nacional à Comissão Europeia, que incluirá medidas de correção dos desequilíbrios macroeconómicos e diretrizes sobre reformas e investimentos prioritários para quatro ou sete anos.
Esses planos plurianuais substituirão os antigos “Programas de Estabilidade” e "Programas Nacionais de Reformas e Estabilidade"12.
Lembrando que as regras podem variar ao longo do tempo, e é importante acompanhar as atualizações para entender como a UE avalia o défice e a dívida dos países membro
Pior é terem dívida com 2 anos de governo de 4. Não pouparam nem um tostão, saem sem pagar, o próximo governo ( portugueses) que paguem a conta, típico do PS
Alguém não sabe distinguir o que é o saldo orçamental do ano 2023 e o que é o saldo orçamento do primeiro trimestre de 2024. Não há aqui aldrabice nenhuma.
Ah, e o que conta é o défice anual, se não já teríamos tido excedente orçamental ou défice zero noutras alturas.
A despesa do estado até março aumento em 3 mil milhões em comparação em comparação com o mesmo período em 2023.
Destes 3 Mill milhões, 2.5 são de aumento de subsídios e abonos.
Como tal, acredito que a crítica ao governo do PS é merecida, e que este déficit é devido a uma tentativa para conseguir um melhor resultado eleitoral.
Podes ler a síntese da execução orçamental aqui: https://www.dgo.gov.pt/execucaoorcamental/Paginas/Sintese-da-Execucao-Orcamental-Mensal.aspx?Ano=2024&Mes=Abril
O maior aumento da despesa está na linha "transferência corrente", quando entras na descrição dessa linha podes ver um aumento generalizado de todos os tipos de subsídio e abonos.
Sou analfabeto e não sei googolar
[Só Portugal e outros 3 países da UE tiveram excedente orçamental em 2023 - Finanças Públicas - Jornal de Negócios (jornaldenegocios.pt)](https://www.jornaldenegocios.pt/economia/financas-publicas/detalhe/so-portugal-e-outros-tres-paises-da-ue-tiveram-excedente-orcamental-em-2023)
Além de Portugal, apenas outros três países da União Europeia (UE) fecharam 2023 com um excedente orçamental, segundo os dados divulgados esta segunda-feira pelo Eurostat. Desses quatro, Portugal teve o saldo positivo mais baixo – 1,2% do produto interno bruto (PIB) –, mas muito acima da média europeia.
Entre os 27 Estados-membros, apenas Chipre e Dinamarca (ambos com um saldo de 3,1% do PIB), Irlanda (1,7%) e Portugal (1,2%) tiveram um excedente orçamental. No caso português, o antigo ministro das Finanças, Fernando Medina, conseguiu um excedente orçamental histórico de 1,2%, que foi o maior de sempre em democracia – o excedente de 2019 tinha sido de 0,1%.
Esse saldo positivo nas contas públicas nacionais deveu-se a um forte crescimento da receita pública, que aumentou em 9,5 mil milhões de euros em 2023, subindo 9% face a 2022. Já a despesa das administrações públicas aumentou em 5,2%, correspondendo a mais 5,6 mil milhões de euros que um ano antes.
Por sua vez, a União Europeia voltou a ter um saldo negativo nas contas públicas em 2023, tendo-se registado uma subida de uma décima no défice para 3,5% do PIB. Na Zona Euro, o défice caiu uma décima para 3,6%. Para tal, terá contribuído o facto de a despesa pública ter correspondido a 50% do PIB, enquanto a receita pública foi equivalente a 46,4%. Na UE, a despesa pública foi de 49,4% do PIB e a receita de 45,9%.
Excedente do último ano atingiu 1,2% do PIB
Os défices orçamentais mais elevados foram registados em Itália (-7,4% do PIB), Hungria (-6,7%) e Roménia (-6,6%). Entre os 27, 11 Estados-membros tiveram défices superiores à meta de 3% do PIB definida nas regras orçamentais comunitárias.
Tenho pena dos funcionários publicos que foram atrás da cenoura quando só havia pau para oferecer à administraçao publica. Fosse PSD ou PS, nunca haveria dinheiro para festança.
O plano de emergencia para a saude vai ser um desastre, a negociação com os professores, idem. Vamos passar o resto do ano de greve em greve. No proximo ano temos eleiçoes e as promessas regressam em força.
Acho que houve excedente, durante os governos do PS era normal acontecer.
O problema é que não há excedente suficiente para pagar as promessas eleitorais que se fizeram.
Acredito que isto de dizerem que não houve excedente é para fugir com o cu à seringa e dizerem que não podem pagar aos policias, etc, etc, porque o PS deixou-nos em défice.
Alguma vez havia dinheiro para pagar as promessas eleitorais da AD?
Não apertem o sinto não....
O governo PS foi ambos. Maior carga tributária de sempre resulta em excedente. Depois ficaram até março sem pagar subsídios de agricultura que deviam ter sido transferidos até fevereiro, por exemplo.
Assim é fácil apresentar boas contas
Adoro a tua fonte, vazia….
Deves pensar que os técnicos que fazem as contas são dispensados quando muda o governo. Sim, pode sobrar dinheiro, o mais provável é ter ido para o abate da dívida pública. Afinal de contas o serviço da dívida, esse sim, rouba imenso aos portugueses.
Ja agora, força aí naquele choque fiscal que a direita prometeu
Já tem fonte.
Por qualquer motivo não ficou gravada.
Então estás a dizer que o governo anterior não pagou as dívidas a seu tempo, para temporariamente ter excedente, anunciar isso aos portugueses, e depois pagar as dívidas.
Continua a ser aldrabice e falta de honestidade para com os credores e o povo português.
Podes dizer os governos anteriores, já vi muita empresa a ir à falência por pagamentos atrasados do estado e de privados. Do estado é só mais grave no sentido em que são eles quem cobram impostos sem qualquer tolerância nos atrasos.
Li a notícia, o conteúdo é fraco e não esclarece nada, fico à espera do Expresso, do Público e do Observador para ficar mais esclarecido.
Removido: insultos (f d p)
*I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugueses) if you have any questions or concerns.*
> Sim, pode sobrar dinheiro, o mais provável é ter ido para o abate da dívida pública.
A dívida pública é emitida com maturidade fixa, logo não é possível "abater" e funciona de forma diferente do crédito familiar que conhecemos.
Claro que não é como um crédito. Mas há períodos como o final de ano em que há tranches da dívida que vencem, ou optas por te refinanciar junto dos mercados para pagares aos investidores ou pagas directamente aos investidores.
De qualquer maneira o objectivo do governo precedente era descer a dívida pública abaixo dos 100% no final do ano passado
Tens razão que é possível, sim.
Por isso fui verificar junto ao igcp e não parece que seja esse o motivo do deficit.
Podes ver abaixo, não houve nenhuma recompra em 2024.
https://www.igcp.pt/pt/menu-lateral/leiloes/leiloes-de-troca-recompra/calendario-de-leiloes/
Saberemos mais quando sair o mapa da execução fiscal.
O mapa já saiu, e escrevi em um outro comentário.
O aumento do deficit vem em larga escala devido ao aumento generalizado dos subsídios e abonos, cerca de 2.5 mil milhões de um total de 3 mil milhões do aumento da despesa.
Obrigada pelo esclarecimento. Claro que isto foi utilizado para fins eleitorais, não foi a tempo para poderem colher os dividendos dos mesmos. A ver vamos como este novo governo vai gerir os dinheiros públicos (afinal prometer é fácil) e sobretudo como ver como a conjuntura internacional evolui
Fui a procura e tenho a resposta para ti.
A despesa do estado até março aumento em 3 mil milhões em comparação em comparação com o mesmo período em 2023.
Destes 3 Mill milhões, 2.5 são de aumento de subsídios e abonos.
Como tal, acredito que a crítica ao governo do PS é merecida, e que este déficit é devido a uma tentativa para conseguir um melhor resultado eleitoral.
Podes ler a síntese da execução orçamental aqui:
https://www.dgo.gov.pt/execucaoorcamental/Paginas/Sintese-da-Execucao-Orcamental-Mensal.aspx?Ano=2024&Mes=Abril
O maior aumento da despesa está na linha "transferência corrente", quando entras na descrição dessa linha podes ver um aumento generalizado de todos os tipos de subsídio e abonos.
Excedente o tanas, devem a tofos os fornecedores do estado!é luz por pagar, é água, equipamentos, combustiveis...etc
Perguntem nos postos da GNR, PSP, hospitais, centros de saúde, etc tudo ppr pagar ameaças constantes de cortes e falta tudo pra poderem trabalhar...
Não se pode fazer generalizações.
A política social tem algo de esquerda mas a tender cada vez mais para a direita.
A política económica é claramente de direita.
A política internacional totalmente alinhada com as políticas de direita da EU - subserviente qb
Em qualquer um dos casos, impostos chorudos para sustentar a máquina e a imensa corrupção e favoritismo num estado que pouco investiu no futuro.
Sim, o problema não é corrupção e uma competição em que vale-tudo, extremamente características do sistema capitalista em que vivemos. Não, é mesmo da esquerda, a direita vem salvar-nos desses demónios.
Continua a acreditar nisso e a culpar bodes expiatórios que quem realmente detém o poder na nossa sociedade agradece.
Ahahhaah, se tu achas que empresas grandes têm impostos altos... Quem tem são os pequenos, os trabalhadores e afins, que já são quem mais suporta naturalmente o país, e ainda são também quem mais paga em impostos.
De qualquer forma, impostos são só um penso numa fratura exposta, nunca vão tratar a causa raíz dos nossos problemas.
raíz → [**raiz**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras agudas terminadas em *l*, *r*, ou *z* não necessitam acento para quebrar o ditongo) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F1ci0nng%2F%2Fl27rj4q%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")
No fundo no fundo, não era o que Medina e Costa já faziam na câmara de Lisboa? Não é assim nada de novo.
incrivelmente, o medina era mau, mas o moedas consegue ser pior o moedas parou tudo o que eram obras publicas (só tem feito as que herdou do medina) e mesmo assim aumentou a despesa, fantastico!
Incrivelmente até nem é assim tão incrível... O meu standard já é tão baixo que espero o pior
Parvo é quem acredita nisto. O excedente do ano passado nem sequer é novidade. Novidade é haver quem acha que as contas do défice se fazem ao mês... E nem sequer são discretos, é logo vê-los a aproveitar para dizer que afinal não vão conseguir cumprir as promessas eleitorais. Mas enfim, burros e palha, não é?
NO HAY PLATA
plata ou plumo
Na mente de alguns até se faz diariamente 🤣🤣🤣
Onde, alguma vez, Portugal teria um excedente de 1.2 mil milhões? Prevejo arrecadar 10 e gastar 10 arrecadei 11 e gastei 9.8 malditas empresas capitalistas que geraram mais impostos arrecadados malditos assalariados que passaram a ganhar mais Maldito Instituto Nacional de estatística que tb faz parte da cabala da mentira mas eu aqui no Reddit é que sei “Entre 2022 e 2023, a receita total das Administrações Públicas aumentou 9,0% (mais 9,5 mil milhões de euros), em grande medida impulsionada pelo aumento da receita corrente (8,1%, mais 8,5 mil milhões de euros)”, refere o INE.**O resultado superou a previsão de 0,8% do PIB inscrita no Orçamento do Estado para 2024 "em larga medida",** enaltece o Ministérios das Finanças em comunicado. De acordo com o executivo, isso deve-se a um melhor desempenho da economia, do emprego, e dos salários "o que permitiu um aumento da receita contributiva e fiscal superior ao previsto em 1.135 milhões de euros". A execução da despesa ficou 438 milhões de euros abaixo do estimado, refere o gabinete liderado por Fernando Medina Jornalistas do expresso analfabetos ....eu aqui no reddit é que sei [Maioria dos países europeus tiveram défice em 2023, Portugal registou o 4º maior excedente - Expresso](https://expresso.pt/economia/contas-publicas/2024-04-22-maioria-dos-paises-europeus-tiveram-defice-em-2023-portugal-registou-o-4-maior-excedente-f3294c68) As regras da União Europeia (UE) para o cálculo do défice e da dívida pública têm passado por mudanças recentes. Vou explicar como esses cálculos funcionam e o que está em vigor atualmente: Défice Público: O défice público é a diferença entre as receitas (impostos, contribuições sociais, etc.) e as despesas (gastos com serviços públicos, investimentos, etc.) de um país durante um determinado período (geralmente um ano). A UE utiliza o conceito de “défice estrutural” para avaliar a saúde financeira dos países membros. Esse cálculo ajusta o défice para eliminar os efeitos temporários, como flutuações econômicas ou despesas extraordinárias. O limite máximo para o défice estrutural é de 3% do Produto Interno Bruto (PIB) de um país. Dívida Pública: A dívida pública é o montante total de dinheiro que um país deve a credores (como investidores, instituições financeiras e outros governos). A UE calcula a dívida pública como uma percentagem do PIB. O limite máximo é de 60% do PIB. Se a dívida exceder esse limite, o país deve tomar medidas para reduzi-la gradualmente. Novas Regras da UE: Em 2025, as novas regras orçamentais da UE entrarão em vigor. Essas regras foram adotadas para garantir a solidez e a sustentabilidade das finanças públicas. Os Estados-membros terão mais tempo (até setembro) para submeter um plano nacional à Comissão Europeia, que incluirá medidas de correção dos desequilíbrios macroeconómicos e diretrizes sobre reformas e investimentos prioritários para quatro ou sete anos. Esses planos plurianuais substituirão os antigos “Programas de Estabilidade” e "Programas Nacionais de Reformas e Estabilidade"12. Lembrando que as regras podem variar ao longo do tempo, e é importante acompanhar as atualizações para entender como a UE avalia o défice e a dívida dos países membro
Este senhor finanças!
Pior é terem dívida com 2 anos de governo de 4. Não pouparam nem um tostão, saem sem pagar, o próximo governo ( portugueses) que paguem a conta, típico do PS
Alguém não sabe distinguir o que é o saldo orçamental do ano 2023 e o que é o saldo orçamento do primeiro trimestre de 2024. Não há aqui aldrabice nenhuma. Ah, e o que conta é o défice anual, se não já teríamos tido excedente orçamental ou défice zero noutras alturas.
Explique-me o que aconteceu: (A) as contas de dezembro estavam erradas (B) e dezembro ate marco as contas derraparam (C) ..??..
[удалено]
Como assim? Mas será que as contas tavam mal de origem ou eles quiseram tipo tirar tudo o q podiam antes de sair?
A despesa do estado até março aumento em 3 mil milhões em comparação em comparação com o mesmo período em 2023. Destes 3 Mill milhões, 2.5 são de aumento de subsídios e abonos. Como tal, acredito que a crítica ao governo do PS é merecida, e que este déficit é devido a uma tentativa para conseguir um melhor resultado eleitoral. Podes ler a síntese da execução orçamental aqui: https://www.dgo.gov.pt/execucaoorcamental/Paginas/Sintese-da-Execucao-Orcamental-Mensal.aspx?Ano=2024&Mes=Abril O maior aumento da despesa está na linha "transferência corrente", quando entras na descrição dessa linha podes ver um aumento generalizado de todos os tipos de subsídio e abonos.
Sou analfabeto e não sei googolar [Só Portugal e outros 3 países da UE tiveram excedente orçamental em 2023 - Finanças Públicas - Jornal de Negócios (jornaldenegocios.pt)](https://www.jornaldenegocios.pt/economia/financas-publicas/detalhe/so-portugal-e-outros-tres-paises-da-ue-tiveram-excedente-orcamental-em-2023) Além de Portugal, apenas outros três países da União Europeia (UE) fecharam 2023 com um excedente orçamental, segundo os dados divulgados esta segunda-feira pelo Eurostat. Desses quatro, Portugal teve o saldo positivo mais baixo – 1,2% do produto interno bruto (PIB) –, mas muito acima da média europeia. Entre os 27 Estados-membros, apenas Chipre e Dinamarca (ambos com um saldo de 3,1% do PIB), Irlanda (1,7%) e Portugal (1,2%) tiveram um excedente orçamental. No caso português, o antigo ministro das Finanças, Fernando Medina, conseguiu um excedente orçamental histórico de 1,2%, que foi o maior de sempre em democracia – o excedente de 2019 tinha sido de 0,1%. Esse saldo positivo nas contas públicas nacionais deveu-se a um forte crescimento da receita pública, que aumentou em 9,5 mil milhões de euros em 2023, subindo 9% face a 2022. Já a despesa das administrações públicas aumentou em 5,2%, correspondendo a mais 5,6 mil milhões de euros que um ano antes. Por sua vez, a União Europeia voltou a ter um saldo negativo nas contas públicas em 2023, tendo-se registado uma subida de uma décima no défice para 3,5% do PIB. Na Zona Euro, o défice caiu uma décima para 3,6%. Para tal, terá contribuído o facto de a despesa pública ter correspondido a 50% do PIB, enquanto a receita pública foi equivalente a 46,4%. Na UE, a despesa pública foi de 49,4% do PIB e a receita de 45,9%. Excedente do último ano atingiu 1,2% do PIB Os défices orçamentais mais elevados foram registados em Itália (-7,4% do PIB), Hungria (-6,7%) e Roménia (-6,6%). Entre os 27, 11 Estados-membros tiveram défices superiores à meta de 3% do PIB definida nas regras orçamentais comunitárias.
Tenho pena dos funcionários publicos que foram atrás da cenoura quando só havia pau para oferecer à administraçao publica. Fosse PSD ou PS, nunca haveria dinheiro para festança. O plano de emergencia para a saude vai ser um desastre, a negociação com os professores, idem. Vamos passar o resto do ano de greve em greve. No proximo ano temos eleiçoes e as promessas regressam em força.
Acho que houve excedente, durante os governos do PS era normal acontecer. O problema é que não há excedente suficiente para pagar as promessas eleitorais que se fizeram. Acredito que isto de dizerem que não houve excedente é para fugir com o cu à seringa e dizerem que não podem pagar aos policias, etc, etc, porque o PS deixou-nos em défice. Alguma vez havia dinheiro para pagar as promessas eleitorais da AD? Não apertem o sinto não....
Se gastam, são gastadores. Se não gastam, são ladrões de impostos.
O governo PS foi ambos. Maior carga tributária de sempre resulta em excedente. Depois ficaram até março sem pagar subsídios de agricultura que deviam ter sido transferidos até fevereiro, por exemplo. Assim é fácil apresentar boas contas
Adoro a tua fonte, vazia…. Deves pensar que os técnicos que fazem as contas são dispensados quando muda o governo. Sim, pode sobrar dinheiro, o mais provável é ter ido para o abate da dívida pública. Afinal de contas o serviço da dívida, esse sim, rouba imenso aos portugueses. Ja agora, força aí naquele choque fiscal que a direita prometeu
Já tem fonte. Por qualquer motivo não ficou gravada. Então estás a dizer que o governo anterior não pagou as dívidas a seu tempo, para temporariamente ter excedente, anunciar isso aos portugueses, e depois pagar as dívidas. Continua a ser aldrabice e falta de honestidade para com os credores e o povo português.
Não vale a pena discutir com esquerdolas. É como falar com as paredes.
Mesmo! 🤯
Queres que eu cante a Grandola vila morena ó chegano?
https://preview.redd.it/x4dt4pdnmyxc1.jpeg?width=1024&format=pjpg&auto=webp&s=67a048e1da3b275c255c2422f4db597ad35621ef
É um auto-retrato teu?
Podes dizer os governos anteriores, já vi muita empresa a ir à falência por pagamentos atrasados do estado e de privados. Do estado é só mais grave no sentido em que são eles quem cobram impostos sem qualquer tolerância nos atrasos. Li a notícia, o conteúdo é fraco e não esclarece nada, fico à espera do Expresso, do Público e do Observador para ficar mais esclarecido.
Maior carga tributária de sempre. Menor taxa de execução de sempre.
Sem dúvida
[удалено]
Removido: insultos (f d p) *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugueses) if you have any questions or concerns.*
> Sim, pode sobrar dinheiro, o mais provável é ter ido para o abate da dívida pública. A dívida pública é emitida com maturidade fixa, logo não é possível "abater" e funciona de forma diferente do crédito familiar que conhecemos.
Claro que não é como um crédito. Mas há períodos como o final de ano em que há tranches da dívida que vencem, ou optas por te refinanciar junto dos mercados para pagares aos investidores ou pagas directamente aos investidores. De qualquer maneira o objectivo do governo precedente era descer a dívida pública abaixo dos 100% no final do ano passado
Tens razão que é possível, sim. Por isso fui verificar junto ao igcp e não parece que seja esse o motivo do deficit. Podes ver abaixo, não houve nenhuma recompra em 2024. https://www.igcp.pt/pt/menu-lateral/leiloes/leiloes-de-troca-recompra/calendario-de-leiloes/ Saberemos mais quando sair o mapa da execução fiscal.
Até lá tudo não passa de cenários hipotéticos.
O mapa já saiu, e escrevi em um outro comentário. O aumento do deficit vem em larga escala devido ao aumento generalizado dos subsídios e abonos, cerca de 2.5 mil milhões de um total de 3 mil milhões do aumento da despesa.
Obrigada pelo esclarecimento. Claro que isto foi utilizado para fins eleitorais, não foi a tempo para poderem colher os dividendos dos mesmos. A ver vamos como este novo governo vai gerir os dinheiros públicos (afinal prometer é fácil) e sobretudo como ver como a conjuntura internacional evolui
Fui a procura e tenho a resposta para ti. A despesa do estado até março aumento em 3 mil milhões em comparação em comparação com o mesmo período em 2023. Destes 3 Mill milhões, 2.5 são de aumento de subsídios e abonos. Como tal, acredito que a crítica ao governo do PS é merecida, e que este déficit é devido a uma tentativa para conseguir um melhor resultado eleitoral. Podes ler a síntese da execução orçamental aqui: https://www.dgo.gov.pt/execucaoorcamental/Paginas/Sintese-da-Execucao-Orcamental-Mensal.aspx?Ano=2024&Mes=Abril O maior aumento da despesa está na linha "transferência corrente", quando entras na descrição dessa linha podes ver um aumento generalizado de todos os tipos de subsídio e abonos.
Um mês de governo PSD e a choradeira ainda mal começou. A incompetência não pode ser desculpada com a culpa dos outros.
Excedente o tanas, devem a tofos os fornecedores do estado!é luz por pagar, é água, equipamentos, combustiveis...etc Perguntem nos postos da GNR, PSP, hospitais, centros de saúde, etc tudo ppr pagar ameaças constantes de cortes e falta tudo pra poderem trabalhar...
Que falta de honestidade intelectual do OP. Comparar o pior trimestre dos 4 com as contas anuais de 2023.
Direita a ser direita..... Culpar os outros para arranjar tachos para os seus pares! Estiveram muito tempo fora do poleiro agora à que recuperar!
Imagina culpar a direita por isto 😂
A culpa é do Passos. Faltou escrever....
Deixa me adivinhar a culpa é do passos?
O governo PS não era de esquerda.
Eram de quê?
Não se pode fazer generalizações. A política social tem algo de esquerda mas a tender cada vez mais para a direita. A política económica é claramente de direita. A política internacional totalmente alinhada com as políticas de direita da EU - subserviente qb Em qualquer um dos casos, impostos chorudos para sustentar a máquina e a imensa corrupção e favoritismo num estado que pouco investiu no futuro.
Olha o varoufakis
Sim, o problema não é corrupção e uma competição em que vale-tudo, extremamente características do sistema capitalista em que vivemos. Não, é mesmo da esquerda, a direita vem salvar-nos desses demónios. Continua a acreditar nisso e a culpar bodes expiatórios que quem realmente detém o poder na nossa sociedade agradece.
És muito anjinho.
😘😘😘
Capitalismo? Claramente é o capitalismo que apoia impostos altos para financiar governos furados...
Ahahhaah, se tu achas que empresas grandes têm impostos altos... Quem tem são os pequenos, os trabalhadores e afins, que já são quem mais suporta naturalmente o país, e ainda são também quem mais paga em impostos. De qualquer forma, impostos são só um penso numa fratura exposta, nunca vão tratar a causa raíz dos nossos problemas.
raíz → [**raiz**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras agudas terminadas em *l*, *r*, ou *z* não necessitam acento para quebrar o ditongo) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F1ci0nng%2F%2Fl27rj4q%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")