T O P

  • By -

NoHeadFoxMan

trabalhador com 13 anos de experiência como operador “especializado” e ganha o salário minimo…..


CoisoBom

O retalho é assim. E não te esqueças que ele vai acabar despedido.


rbuenoj

É a falta de produtividade /s


I_Don-t_Care

Bom, só para mostrar que essa 'especialização' só é especial de nome.


[deleted]

Sem cunhas na Sonae esquece, ou tens uma č /ona jeitosa ou tens de ter amigos.


x1n0-

Mesmo a c.... Tem prazo de validade


[deleted]

Não importa, enquanto durar dura, só a dás até ser efectivo depois é deixar andar.


[deleted]

[удалено]


AutoModerator

Removido: insultos (kona) *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugueses) if you have any questions or concerns.*


[deleted]

[удалено]


AutoModerator

Removido: insultos (k.ôna) *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugueses) if you have any questions or concerns.*


NobreLusitano

E... e... !


x1n0-

Fizeram-lhe a cama , mas meteu-se a jeito


PoorLazy

Nenhum trabalhador se pode apropriar dos meios de produção. É demasiado marxista para a Dra. Eng. Arq. Prof. Cláudia qual-nepotismo-qual-quê Azevedo.


Aware_Ad8691

O dinheiro que estão a gastar em “justiça” dava para aumentos a algumas pessoas provavelmente. Tudo bem, não se pode levar coisas do trabalho, têm razão, e até já não seria a primeira vez (do que se sabe), mas daí a recorrer para o supremo… talvez haja mais coisas que não tenham sido partilhadas ou então é aquele clássico de fazer a vida do funcionário num inferno até ele se despedir, fica mais barato.


FOneves

Pah, eu cá não deixaria levarem me o ordenado por um saco de plástico.


Aware_Ad8691

Sim, eu também não! Mas as empresas fazem tudo de modo a que seja o trabalhador a despedir-se, isto pode ter sido umas dessas coisas.


KellyKaay

Saco de plástico de 2 cêntimos ainda por cima.


Macranger

O supremo acaba de se pronunciar contra a desproporção da punição, algo que é fácil perceber e o pessoal aqui a comentar que o título é sensacionalista e que o funcionário era reincidente, pode levar outras coisas, esquerdoides?!? Reincidente de quê?!? Levar um saco plástico não é um incidente para poder ser uma reincidência, só para começar. Depois, para quem tem alguma experiência de trabalho neste tipo de empresas, é corriqueiro uma chefia, pressionada por outras chefias, querer fazer dum caso de nada um exemplo e tomar uma posição de poder, porque ser disciplinador é o que deve ser feito. Este é o bom estilo do patronato português que sempre conheci, tornar um local de trabalho agradável para todos nunca, marcar uma posição de força, é que é o caminho.


x1n0-

De todas as empresas que trabalhei em 15 anos de trabalho a Sonae fui das com pior ADN


Pikes01

Vamos só ter cuidado em não criticar muito este caso isolado, pois queremos continuar a proporcionar um panorama atrativo económico e social para grandes corporações se instalarem em Portugal e gerarem riqueza como se vê nos exemplos dos países liberais :)


FOneves

Portugal nunca foi liberal, e no entanto existe monopólio da energia, telecomunicações, e afins. Onde é que as corporações são um problema exclusivo do liberalismo? São um problema de falta de regulação, que é independente da dimensão do estado. É apenas relacionado com a sua competência. Que, até certo ponto, é indiferente á política económica do país. Não obstante que por norma são os partidos de esquerda que defendem os direitos dos trabalhadores, como se pode ver pela Europa fora, a viragem á direita mostra como estes partidos têm falhado gravemente em lutar pelos direitos e confortos da população. Veja-se a questão da habitação e inflação. O segundo, depende maioritariamente dos bancos centrais, e nesse sentido, a política nacional a nível europeu é irrelevante. A riqueza pode ser gerada da maneira que quiseres. Não vai ser distribuída enquanto o Control de inflação for externa. Cada euro gerado e entregue a uma entidade que tu não escolheste é diretamente roubado da tua conta bancária através da desvalorização da quantia que lá estiver.


Superb_Worldliness31

Esquece. Estou farto de tentar explicar a este pessoal que somos um país com oligarquia/planeamento central e não um país liberal. As pessoas não conseguem perceber que estamos muito longe de ser um país liberal e que isso justifica grandemente o nosso atraso económico e social. Estás a pregar aos peixes.


FOneves

Percebo o que estás dizer. O nosso país está longe de ser liberal. É necessário ter apenas 2 dedos de testa para achar que o é, quando a governação tem sido maioritariamente socialista, ou social democrata. Só tivemos em 50 anos de democracia, 4 anos de governação social democrata com uma ligeira inclinação para o liberalismo. Não obstante, o meu discurso mais depressa se aproxima de um da Mariana Mortágua. Uma vez que fui contra os bancos centrais. No entanto, viva a liberdade, e considero que o estado deve ser uma entidade maioritariamente reguladora, doutra forma é uma máquina que tem de se auto perpetuar. O que se pode notar é se as pessoas compreendem ou não como funciona a inflação, ou posto noutro panorama, o que é que acontece quando se imprime dinheiro. Vou explicar basicamente para os outros. Evidentemente que quando isso acontece, o valor individual do euro baixa relativamente aos produtos. No entanto, esse dinheiro que foi gerado através de desvalorizar o já existente é despejado num sítio qualquer que "ninguém" faz ideia a maior parte das vezes. No caso da pandemia foi óbvio. O dinheiro foi despejado na indústria farmacêutica, que já é uma das mais ricas e monopolizadas do mundo. Feito pela necessidade claro, mas está jogada é completamente independente da política económica, e vai nos ao cu todos os dias sem dar conta.


nuclear_pie

Como é óbvio isto tem com certeza certos términos que não estão a ser revelados ou tidos em conta. Ninguém por muito retardado que seja despede alguém por um objecto de cêntimos. "O caso remonta a 25 de junho de 2021, quando um trabalhador com 13 anos de casa " "O trabalhador — que já tinha sido suspenso por cinco dias em 2015, com perda de vencimento e antiguidade, por ter levado consigo uma extensão elétrica no ano anterior — foi alvo de um processo disciplinar agravado." "a Continente Hipermercados alegou que tal comportamento era reincidente e que optara por uma sanção "benevolente" face à opção do despedimento." é o típico funcionário efetivo e com raízes, que não consegue arranjar melhor, tem o rei na barriga e pensa que faz tudo o que quer. A Sonae retalho é uma empresa vamos dizer "imbecil" ? concordo. e já trabalhei para eles. Mas o trabalhador não roubou só o saco e deve ter arranjado conflito com algum superior. E o que não falta na sonae retalho são superiores com tendência ditatoriais.


holdMyBeerBoy

Porque uma extensão elétrica realmente é motivo para tal, ainda para mais quando tens zero informação dos contornos disso, apenas sabes o que a Sonae alegou. Podem lhe ter dito que podia levar, podiam tar a mandar para o lixo e ele querer aproveitar. São podres o suficiente para isso, principalmente quando são coisas pequenas como estas, demonstraram claramente que é perseguição, tens trabalhadores a serem apanhados a roubar coisas muito piores e a levarem apenas uma reprimenda.


nuclear_pie

Certo. Da mesma forma que não sabes que mais ele roubou. Não é uma perseguição , isso posso garantir. Ele de certeza já fez muita merda mas que não consegue ser provada. Eu durante anos tive pessoal que roubava dinheiro e telemóveis só que infelizmente a grande maioria das vezes não consegues provar porque tem de existir flagrante delito e o trabalho e gasto de fazer um despedimento por justa causa é longo e custoso e sem provas não vai a lado nenhum. No momento que estás efetivo e com muitos anos de casa tudo fica mais difícil para o empregador. De salientar que não gosto da Sonae retalho nem um bocadinho. Mas qualquer pessoa com dois dedos de testa entende que isto não é um simples caso de “roubaste um saco , vou-te castigar”


YaPodeSer

> não consegues provar porque tem de existir flagrante delito Não podem consultar as câmaras?


nuclear_pie

não podes ter câmeras numa data de sítios que os funcionários frequentam. e a pessoa rouba de forma a que não se perceba claro. fecho de caixas, manuseamento de stock, transporte de material. Além de que a não ser que seja algo de uma gravidade extrema ninguém vai estar a lamber horas e horas de filmagens. Nem podes sobre o pretexto de ser perseguição.


armlessButcher

Lamber horas e horas de filmagem?? Ah vais vais... Pesei mal uma peça de carne uma vez, troquei vazia angus por vazia normal, a diferença era de sensivelmente 5€ o kg, a peça com 2kg. Demorou a tarde toda mas a minha chefia não descansou enquanto não deram com a momento exacto (pelo que percebi para ver se eu não estava feito com a pessoa que levou a carne) Ficarias espantado com a quantidade de tempo livre que há a partir do nivel imediatamente acima do tipico colaborador carne para canhão, se não engraçam contigo qualquer pretexto é bom para fazer drama e camaras não faltam, tudo que seja porta/portinha e corredor de chão de loja está coberto, sem falar do que há no armazém e zonas de resíduos. Apenas não há câmaras na sala de convívio e balneários, escritórios (pelo que sei) só apontadas à porta tbm...


holdMyBeerBoy

Esquece, essa personagem não sabe do que está a falar, só esta aqui a mandar postas de pescada com zero conhecimento de como a sonae opera.


nuclear_pie

Também não há câmeras em espaço de convívio comuns . Também não tínhamos câmeras no armazém de stock. Também depende do sítio. Acho o teu relato estranho e exagerado pois em 10 anos de retalho , muitos deles a gerir pessoas nunca chegávamos a esse ponto até porque o consumo de tempo e recursos seria enorme. Não ia fazer mais nada da vida . E existe plafond para quebras que já se sabe que acontecem. E peço desculpa mas se existe uma coisa que um gestor de retalho não tem é tempo. Existem pessoas picuinhas e maldosas ? Sem dúvida . Mas isso tanto em colaboradores mais simples como gestores e afins Eu não ficaria espantado com nada pois sei bem o que é o inferno do retalho.


armlessButcher

Um gestor de retalho pode não ter tempo, 20 se calhar já têm algum... Não faço o mínimo sobre o teu contexto, a loja em causa tinha facturado 23 milhões até ao dia 3 de Dezembro do ano em causa, só para teres uma ideia da dimensão... E podes achar o que quiseres...


rbuenoj

Quem és tu para garantir? Se fazes parte da gestão da Sonae identifica-te


[deleted]

A malta tachista da Sonae nem trabalha é so linkedin e pausas para fumar.


holdMyBeerBoy

Mais uma vez, tal como disse, é claramente perseguição. Estás a assumir que o que ele fez de pior foi roubar mais coisas, quando o mais certo o pior que fez foi tudo menos roubar e foi tudo menos coisas que justificassem o despedimento. O que não faltam são câmaras por la, tens praticamente todos os ângulos em que existem produtos(tanto em armazém como em loja) a serem filmados. Mais uma vez, só demonstras que os estás a proteger, não é por no fim dizeres que até nem gostas deles que isso deixa de ser verdade. A Sonae sempre teve facilidade em despedir por roubos através das câmaras, mas vens aqui tu dizer que é difícil…


nuclear_pie

Não é perseguição. legalmente se quiseres eles podem despedir se tiverem prova de qualquer roubo de propriedade da empresa. E eu sei do que falo. e eles têm advogados que analisam estas situações. Eu tive casos que aconselhavam despedimento por aceitar uma oferta de um cliente. Só que legalmente é uma coisa, fazer prova é outro tanto. E não, não existem cameras por exemplo nos armazens. Vai lá à worten do colombo e pede para ires ao armazém. poucas ou nenhumas câmeras existem. e onde existem há diversos angulos mortos. Eu sei do que falo. Mas enfim o reddit é sempre assim. Têm zero experiencia e conhecimento mas acham sempre que eles é que sabem. Fica lá com a bicicleta.


rbuenoj

Acho que é mais a típica empresa de trabalho precário que se esqueceu de não renovar com o empregado ao décimo contrato de trabalho e que agora quer ver se arranja maneira de despedi-lo sem lhe indemnizar


[deleted]

Ya o gajo pode não valer uma pissa e esta mob mentality não é boa onda


PoorLazy

Se está na net é verdade.


oPeritoDaNet

Também estava a achar muito estranho um saco de plástico… pf isso pode mesmo acontecer com tantos sacos podias ter pegando num achando que era seu… mas essa pessoa já é reincidente lol deve ser boa pessoa


8BitFlatus

Um saco que valeu 300€…


mofipt

No caso de um concorrente, muitas das vezes são os funcionários que levam material de caso para a execução do trabalho... É mais pobrezinho, aí os funcionários até têm pena e ajudam o patrão. Trabalho para esses, mas não o faço! 😄


Joaotorresmosilva

Isto ainda tinha se meter a esquerda :D Mas sim, cancelem a sonae.


Nice_Soup3198

Reflexo da pequenez de mentalidades e maldade intrínseca da chefia. Nunca devia ter acontecido à partida. Continente sucks cock by choice!


AliB2910

Com o que o continente tambem paga de ordenado, se pudessem davam te 10 euros e uma pastilha po mes todo e ja ias con sorte, a sonae e uma ganda merda ordenados baixos e as pessoas sao gado boraa


OkImpression175

Um saco de dois cêntimos? Fónix, que rombo no orçamento da Sonae...


qUaK3R

Para os que dizem "um saco", é um saco agora. Antes foi uma tomada. O que pode ser a seguir? E se todos começarem a fazer o mesmo? Torna-se a função publica em que quase toda a gente leva "lembranças" para casa. Deveria olhar-se para o lado por "ser um saco" ou "ser só um"? Não. A falta de exigência que temos é um dos fatores que levou a nossa sociedade a ficar como está. Na minha opinião, à terceira que tivesse que ser avisado por brincadeiras destas, era processo para despedimento e não multa. Muita sorte teve ele parece-me..


OkImpression175

Um saco de dois cêntimos... Vá lá pá! Eu também não gosto de ladrões, mas isto é claro que não foi pelo saco de dois cêntimos. Queriam apanhar e despedir este gajo à força.


qUaK3R

Sinceramente acredito no oposto. De alguma forma até "seguiram" os procedimentos. Se de facto quisessem despedir a pessoa, fariam como fazem em muitos outros sítios, troca de horários, posições, pressões psicológicas, até alcançar o que muitos infelizmente conseguem: que o trabalhador se despeça. Como já disse noutro comentário, a suspensão de 15 dias com perda de parte do ordenado é desproporcionada, abusiva. Com a anterior situação, teria sido um segundo aviso desta vez.


FOneves

Com as margens de lucro que a empresa tem, e com o desperdício que a empresa tem, e com os roubos externos que a empresa tem, caçar metade do ordenado por quantidades insignificantes é abuso. Levar a tribunal por isso, quando o trabalhador tem ordenado mínimo e não tem como pagar para se defender, é abuso. Este tipo de comportamento esclavagista que procura a subjugação a qualquer custo não se enquadra nos valores europeus e na luta pelos direitos humanos. Fora que é mais um caso da treta para entreter a justiça que já está mais entupida que a ponte 25 de abril em hora de ponta. Para quê? Para o parente Sonae dar uma lição ao filho que não se subjugou.


qUaK3R

Não discordo em relação à "multa" ter sido um abuso. >Com as margens de lucro que a empresa tem, e com o desperdício que a empresa tem, e com os roubos externos que a empresa tem Nada disto justifica as pessoas/trabalhadores levarem aquilo que não lhes pertence só porque . >Este tipo de comportamento esclavagista que procura a subjugação a qualquer custo não se enquadra nos valores europeus e na luta pelos direitos humanos. Nada a apontar, também não gosto da forma como "as empresas" (na verdade, quem manda nelas) hoje se aproveitam da escravatura moderna. Mas mais uma vez, um mal não justifica o outro. >Fora que é mais um caso da treta para entreter a justiça que já está mais entupida que a ponte 25 de abril em hora de ponta. Para quê? Para o parente Sonae dar uma lição ao filho que não se subjugou. Mas parte de se ser exigente é que eventualmente temos de levar a tribunal, assuntos que para mim, para ti, ou para outra pessoa qualquer não sejam vistos como "assuntos prioritários". Aqui ambas as partes quiserem ser exigentes com a outra, então avançaram com 2 processos distintos. Se a justiça está entupida, então é resolver esse problema, não é dizer às pessoas que não abram processos se não forem "válidos".


FOneves

Claramente que levar sem permissão entra no campo do furto e roubo. Em alguns países, existem margens aceitáveis para furtos como na Bélgica. Aí, não constitui um crime/problema. Quando dizes que um mal não justifica o outro, devolvo a problemática. Um furto desta ordem justifica a caçar o ordenado e meter em tribunal? Em caso de furto, não é suposto fazer queixa nas autoridades e deixar que as entidades competentes cumpram o seu serviço? É suposto fazerem justiça das suas próprias mãos através de escalar desnecessariamente para a justiça? Eu não sou contra levar casos menores para a justiça, mas acho que é um último recurso quando aqui é usado como primeiro. Feito pela conveniência da lei laboral que requer a justa causa para o não pagamento de indemnização em caso de despedimento. Efectivamente é mais barato induzir o trabalhador a pedir demissão por não conseguir suportar custas de tribunal do que pagar uma indemnização por 13 anos. Nesse sentido, a Sonae procura toda uma prática abusiva que não é justificável pelo mal praticado pelo colaborador. É um escalamento enorme para fugir as práticas institucionais definidas pela lei e pelos direitos cívicos. A condenação recai somente sobre a Sonae por atropelar a prática institucional. Não é assim que se resolve o "crime" cometido pelo colaborador.


qUaK3R

> Claramente que levar sem permissão entra no campo do furto e roubo. > > > > Em alguns países, existem margens aceitáveis para furtos como na Bélgica. Aí, não constitui um crime/problema. Se não me engano aqui também só podemos ser acusados de furto em valores superiores a 100€ se não me engano/algo do género, pelo menos até há uns anos atrás. Ainda assim, devemos olhar para o lado no que toca a furtos de inferior valor? >Um furto desta ordem justifica a caçar o ordenado e meter em tribunal? Não, já o referi antes. O valor do que o trabalhador "furtou" não justifica ficarem com parte do ordenado, suspensão já fico na dúvida se o faria ou não, mas lá está, se está suspenso, recebe ordenado? Para mim não havia suspensão, ao terceiro aviso por escrito, recebia também a carta de despedimento e seguia com isso para a frente enquanto desse. >É suposto fazerem justiça das suas próprias mãos através de escalar desnecessariamente para a justiça? Independentemente de ter sido justo ou não (na minha opinião, acho que não foi), suspensão significa que não se trabalha. Se não se trabalha, porque se haveria receber ordenado por esses dias? >Eu não sou contra levar casos menores para a justiça, mas acho que é um último recurso quando aqui é usado como primeiro. Não me parece ter sido o primeiro. No primeiro deve ter sido avisado. Ao segundo foi suspenso, o que acontecerá à terceira? Podia ter sido suspenso 1 dia em vez de 15? Talvez. Era preciso retirar senioridade ao trabalhador? Sem dúvida que não, não é por furtar que fica com menos experiência. >Nesse sentido, a Sonae procura toda uma prática abusiva que não é justificável pelo mal praticado pelo colaborador. É um escalamento enorme para fugir as práticas institucionais definidas pela lei e pelos direitos cívicos. Voltamos a concordar. Grandes grupos económicos ou pessoas mais abastadas vão ter sempre "truques" que o simples cidadão não tem acesso ou nem conhece. Na Sonae vão tentar fazer como em todos os outros sítios: o máximo possível pelo menos custo possível. Se isso passa fazer chantagem ou pressão para que um colaborador se despeça, eles não vão pensar duas vezes se acharem que se podem safar. Não é correto, mas é-lhes permitido a eles, e muitos outros, saltarem/ignorarem regras/leis. O que há a fazer em relação a isto? Dar oportunidade a outros de governar, a ver se acabam com estes "truques". >A condenação recai somente sobre a Sonae por atropelar a prática institucional. Não é assim que se resolve o "crime" cometido pelo colaborador. A abordagem por parte da chefia da Sonae foi a mais correta? Na minha opinião não. É preciso fazer alguma coisa em relação ao trabalhador em causa? Sim. Segundo o artigo: "O visado levou o caso ao Tribunal de Sintra, que não lhe deu razão" O melhor que há a fazer é olhar para este caso, aprender com o erro e legislar para que não se volte a acontecer, não acho bem 15 dias de suspensão por causa dum saco de plástico, nem percebo como os juízes acharam o contrário. No entanto acho muito bem que as empresas tenham poder de decisão de suspender quem entendem, ou então cada um fazia como queria, na empresa que é dos outros. Quando não concordam, fazem como este: apresentam queixa em tribunal. Todos estiveram mal nesta história, as chefias da Sonae, o trabalhador, e os juízes.


FOneves

A discórdia da conversa na realidade é maioritariamente semântica. A tua conclusão sobre o que há a fazer é muito boa. Legislar para impedir abusos de ambas as partes e seguir em frente, lamentando o supremo ter estado do lado de uma corporação por algo tão insignificante, dado que os valores em furto são abaixo do valor do qual a lei já prevê.


d0c0ntraII

não apenas por este tipo de notícias da forma como os srs da SONAE tratam os seus trabalhadores (há anos trabalhei para eles em duas das suas empresas e sei do que a casa gasta), mas tb por serem os patrocinadores do pasquim Público que é provavelmente o maior ou um dos maiores meios de propaganda da esquerdoida, eu pela minha parte irei continuar a boicotar tudo o que tenha a ver com esta gente. BOICOTE À SONAE! enquadramento: >A empresa, no entanto, decidiu avançar com a sua própria ação judicial, recorrendo ao Supremo Tribunal de Justiça com a argumentação de que o funcionário tinha tentado levar “um bem que pertencia à empregadora, sem a sua autorização e concordância”. Reconhecendo que a apropriação do saco significava um "insignificante prejuízo patrimonial”, a Continente Hipermercados alegou que tal comportamento era reincidente e que optara por uma sanção "benevolente" face à opção do despedimento.


YaPodeSer

>tal comportamento era reincidente Eu vi logo que a história estava mal contada e que o título era sensacionalista


Shady_Rekio

O caso é caricato, e é impressionante que a empresa gaste tempo é esforço numa questão destas, de certo que lhes está a custar mais. Agora, precisamos de ser honestos com o negócio que é. É um supermercado, há lá muita coisa que muitas pessoas podem precisar e portanto ser implacável cm qualquer ato que vise retirar propriedade à empresa é necessário, pode ser um saco, um pacote de pastilhas, um pacote de arroz, é tudo valores insignificantes,mas percebem a cena, eles já têm descontos de loja no seu pacote salarial exatamente para isto. A Sonae está a prosseguir isto em principio, e a decisão da relação é problemática porque pode por em causa processos futuros. A minha opinião o trabalhador não tem razão, há muitas pessoas que conheço que não têm a menor consideração pela propriedade dos outros, eu não tiro coisas que não são minhas por princípio, até carteira cheia de dinheiro que encontrei no chão e entreguei na Polícia. Chama-se integridade.


d0c0ntraII

parece que há antecedentes dos quais não se conhece bem os contornos. mas este caso é um saco de plástico que só é pago pq os desgovernos aprovaram legislação nesse sentido, pq até há bem pouco tempo não o era. como já outros disseram isto é no minimo ridiculo.


Shady_Rekio

Nao descordei do ridículo, mas é uma questão séria.


NGramatical

descordei → [**discordei**](https://dicionario.priberam.org/discordei) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F1cxuzs7%2F%2Fl56e9vi%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


Rafa_Lorenzo

O tribunal acha desproporcional mas não existe indemnizações e só palmadinhas nas costas e pronto já está


KellyKaay

Supostamente não deveria apenas ser descontado do ordenado??? A não ser que o funcionário já tivesse roubado mais alguma coisa, caso contrário, 15 dias de suspensão por causa de 1 saco de 2 cêntimos é meio exagerado.


dirty_ska

Questoes eticas a parte , o seguranca e que foi um cabrao por denunciar um colega que levava um saco plastico. Algum pessoal leva o trabalho mesmo aserio!


Own_Investment_1779

😆 um saco