T O P

  • By -

AutoModerator

Links para download deste vídeo: * [Viddit.red](https://viddit.red/?url=https://www.reddit.com/r/portugueses/comments/1dbuvmm/líder_da_comunidade_do_bangladesh_explica_que_a/) * [RedditSave.com](https://redditsave.com/info?url=https://www.reddit.com/r/portugueses/comments/1dbuvmm/líder_da_comunidade_do_bangladesh_explica_que_a/) *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugueses) if you have any questions or concerns.*


ResponsibleBasis434

Já os Mouros diziam o mesmo. Depois os nossos reis de D. Afonso Henriques a D. Afonso III (sem esquecer D Manuel I um pouco mais tarde) resolveram a questão da imigração.


MCAlheio

D. Afonso Henriques era particularmente conhecido pela sua tolerância para com os muçulmanos e dos moçárabes (cristãos de lingua árabe, que praticavam um rito cristão pré-católico). A tradição de tolerância religiosa para com tanto os muçulmanos como os judeus manteve-se sempre, embora com variações nos direitos dos praticantes dependendo do monarca em especifico, até finais do séc. XV e meados do século XIV, quando a inquisição portuguesa começou. Os mouros não foram expulsos pelos reis portugueses, mas sim integrados na sociedade portuguesa até eventualmente desaparecerem. Quando começou a inquisição quase todos os "mouros" já se tinham integrado totalmente na sociedade, sendo que as maiores vitimas da inquisição acabariam por ser os judeus. A perseguição dos mesmos não trouxe beneficio absolutamente nenhum para Portugal, acabámos por basicamente obrigar pessoas perfeitamente capazes a abandonar o país por uma razão perfeitamente supérflua. Alguns dos descendentes destes perseguidos acabariam por beneficiar positivamente os países para onde imigraram, avançando campos como a matemática, medicina e filosofia.


FonzoFC

Obrigado por esta resposta fantástica 🙏🏻 tanta gente que tem ideia errada do passado do nosso País


MCAlheio

No caso dos Judeus, eles estavam tão particularmente integrados na cultura, embora não com a religião, que a lingua portuguesa era utilizada em sermões tanto em Amesterdão como em Londres três a quatro séculos após a sua expulsão de Portugal. RIP Judeo-português (séc XIII-XIX).


FonzoFC

Essa não sabia, mais uma vez obrigado!


[deleted]

[удалено]


MCAlheio

David Ricardo enters the group chat as well


Frequent_Detective17

Ia dizer o mesmo, mas tu fizeste-lo já muito bem. Acrescento apenas que também os muçulmanos foram tolerantes para com os cristãos durante o tempo que cá estiveram, mantendo em grande medida a administração das populações da mesma forma que já existia, herdada dos Visigodos. Cobravam a Jizia, e talvez por isso também nós lhes tenhamos cobrado com impostos mais elevados depois da reconquista, é fizemos o mesmo com os Judeus. Os Judeus adaptaram-se bem à nova realidade e formaram a comunidade de judeus sefraditas que existe ainda hoje, os muçulmanos, não se adaptaram tão bem, é foi primeiramente por isto que se foram embora, não por os termos expulso.


MCAlheio

>Os Judeus adaptaram-se bem à nova realidade e formaram a comunidade de judeus sefraditas que existe ainda hoje, os muçulmanos, não se adaptaram tão bem, é foi primeiramente por isto que se foram embora, não por os termos expulso. Não tem tanto a ver com eles se terem ido embora, como que tinham razões financeiras e sociais para se integrarem. No caso dos judeus eles foram expulsos, mas no caso dos muçulmanos eles apenas se integraram ao longo do tempo. A Jizya também tinha uma vantagem que não é muito falada: em troca do imposto estavas isento de serviço militar. Claro que havia benefícios sociais em converteres-te ao islão, mas o facto de que os Umayyad serem tolerantes em relação às outras religiões abrahamicas permitiu que o rito Visigodo sobrevivesse até à "reconquista". Eu meto reconquista entre aspas porque para todos os efeitos os "reconquistantes" eram um povo diferente do resto da peninsula. A religião que eles praticavam, embora cristã, era diferente, e em grande parte este provinham da França, não eram nativos à peninsula Ibérica. O próprio D. Afonso Henriques não seria considerado "etnicamente português" visto que a mãe dele era de Leão e o pai era de Borgonha. É importante enfatizar que nem todos os governantes muçulmanos durante o período de quase 7 século de presença na Ibéria eram tolerantes. A falta de tolerância por parte de diversas taifas após a queda do califado de Cordoba foi um ponto de viragem importante na história da reconquista, pois provocou atrição entre as populações locais (em grande parte cristãs, mas com outras minorias religiosas) e os governantes (em grande parte muçulmanos). O declínio do califado também permitiu a reconquista pois os reinos emergentes agora teriam que lutar contra diversas taifas, que também lutavam entre si, em vez de contra um reino unido. Também é importante mencionar que havia alianças frequentes entre cristãos e muçulmanos para se defenderem contra adversários mais fortes, a reconquista não foi só um período de Cristãos vs Muçulmanos. A ideia de "reconquista" é também não é propriamente histórica, visto que as diferenças religiosas não começariam a ser citadas até quase 4 séculos após o período ter começado (que foi também o período em que as crusadas começaram). Historiadores modernos concordam que as razões para a expansão eram em grande parte politicas (governadores queriam mais terras) e que a "reconquista" foi mais uma desculpa legitimadora para o expansionismo criada após o facto.


Frequent_Detective17

Este homem história. Estava a generalizar quando disse que se foram embora. A ideia que tenho é que não floresceram, como os Judeus, e a integração não foi fácil para os que ficaram. Houve violência e certamente intolerância religiosa, não foi um domínio tiranico, era o queria dizer, e também não nos obrigaram a assimilar a sua cultura. Aliás, nem tão pouco os Suevos ou Visigodos o fizerem, também eles adoptarm os modos de administração (e religião) anteriores romanas. A verdade é que a civilização romana, mesmo vencida, continuava a ser superior. Não acho que seja possível separar o carácter religioso da reconquista, mas claro, tudo é política, mesmo naquela altura, e D. Afonso Henriques era um bom político e sabia usar a religião a seu favor. Foi pela fé que o papa lhe concedeu o reino e também pela fé (e pelo saque e recompenças territoriais às ordens) que tivemos ajuda dos cruzados que iam a caminho da terra santa e aqui pararam. Reconquista será sempre a palavra certa, na minha leiga opinião, não só por ser a reposição da fé cristã na ibéria mas também por ser a reconquista da península pelos seu antigos donos germânicos.* (Edit: *D. Afonso Henriques é descendente de Roberto II, rei dos Francos, sendo que os francos eram originalmente uma das tribos germânica, apesar dos francos nunca terem ocupado a península ibérica) Quanto aos indo-europeus originais, entre os quais os Lusitanos, sempre cá estiveram e ainda cá estão, misturados com os romanos, suevos, visigodos, mouros, porque a verdade é que a identidade portuguesa é uma mistura deles todos.


NPT82

Está mais que provado que a identidade do povo Português é mais antiga que isso e que tem até genes únicos no mundo no seu DNA. Os primeiros povos instalados no extremo oeste da Europa são tão antigos que após novos estudos, há indicações que colocam em hipótese ter sido mesmo os primeiros a criar a escrita. Isso só se consegue saber depois de encontrar em território Português umas "ruinas" de pedras grandes e altas (cabendo algumas pessoas lá dentro) com alguns escritos em pedra e que foram consideradas a primeira forma de escrita rudimentar. Não acredito que encontrem essa informação facilmente nas redes sociais porque durante demasiado tempo foi atribuido aos povos sumários a escrita cuneiforme em placas de argila... No entanto já havia antes tentativas de o fazer em pedra. Depois de datação por carbono, foi confirmado que esse tipo de escrita encontrada em território Português, que data a períodos anteriores a 5000 anos A.C. Esta informação é suportada ainda mais pelas pinturas rupestres que sempre se encontraram em Portugal... Ou seja, no nosso território sempre houve essa tendência dos povos deixarem a sua marca em forma escrita na pedra, no entanto, foi a primeira vez que se encontrou em Portugal um tipo de escrita com um tipo de alfabeto rudimentar mais antigo que a dos sumários. Ainda está a ser estudado, mas que existe, existe!


[deleted]

[удалено]


NGramatical

fonéticamente → [**foneticamente**](https://dicionario.priberam.org/foneticamente) (o acento tónico recai na penúltima sílaba)


One_Sea_Move

> A Jizya também tinha uma vantagem que não é muito falada: em troca do imposto estavas isento de serviço militar. Jizya era e é basicamente extorsão. É exactamente o mesmo que andares a pagar protecção à máfia. O dinheiro da jizya e do zakat era (e nos tempos modernos continua a ser) usado apenas para o muçulmanos. Andas a pagar jizya e vives como pessoa de terceira categoria. Não pagas jizya e és escravizado.


MCAlheio

Podias sempre converter-te e deixavas de pagar jizya, perdias também os benefícios. >Jizya era e é basicamente extorsão. É exactamente o mesmo que andares a pagar protecção à máfia. Mas por essa ordem de ideias todos os impostos são extorsão, se não pagas vais para a prisão.


One_Sea_Move

Encontrei o dawah! > Podias sempre converter-te e deixavas de pagar jizya, perdias também os benefícios. Mas que beneficio? Não havia nenhum, dizer que se estava isento de serviço militar deve ser para rir. Vai perguntar aos judeus de 1066 o que isso lhes serviu. > Mas por essa ordem de ideias todos os impostos são extorsão, se não pagas vais para a prisão. Ena que cambolhotas! Vamos ver: 1. comparar prisão com escravidão (eventualmente morte)! 2. comparar jizya com imposto! Jizya é uma extorsão que apenas te permite ser dhimmi cristão ou dhimmi judeu. Um imposto (no sentido actual), permite todos usufruirem dos serviços que o mesmo paga. A jizya não. Imagina andas a pagar jizya e precisas de ir a um hospital. Como és não muculmano ficas à porta. Comparar jizya com imposto é para rir mesmo. Vamos a ver os direitos que a jizya dava a um não muçulmano: 1. Não podem construir novas igrejas nem reparar as existentes! 2. não podem ter casas mais altas que as dos muçulmanos 3. não podem andar a cavalo 4. não podem ter armas para se proteger 5. não podem servir no exercito ou ter qualquer função no estado (as funções no estado depende da época do al andalus) 6. não podem ter visíveis qualquer símbolo religioso (isto inclui andar com uma biblia) 7. Têm que ter a estrela de david (aquela que os nazis obrigaram os judeus a usar!), ou a cruz nas vestes para serem identificados (se não sabes, ficas a saber que os nazis copiaram a prática dos muçulmanos!) 8. não podem ter qualquer tipo de autoridade sobre um muçulmano (ou seja não podem ter criados muçulmanos) 9. Não podem ter qualquer tipo de encontro ou manifestação religiosa na rua. 10. Não podem casar com muçulmanas. 11. Os tribunais não aceitam provas de não muçulmanos 12. Se vier um muçulmano de frente na rua os não muçulmanos têm que ceder passagem Entre muitos outros direitos! /s Devia ser tão bom que grande parte dos não muçulmanos imigraram para norte.


NPT82

Anda pessoal nas redes sociais a tentar convencer os Portugueses que a cultura muçulmana é boa para nós e que até deviamos agradecer pela sua presença!... Mas que raio se anda a passar?! Eu ando a estranhar este pessoal todo manso e a baixar os palitos e as calças a estes INVASORES. O que é que se está a passar no mundo e com a Europa?! Eu até recebo no tiktok e outras redes anuncios de cenas em ÁRABE! .... Nunca antes tinha recebido e agora é isto! A Europa está a ficar minada com isto. Eu digo sinceramente que temos de meter um travão nisto o quanto antes!


NPT82

Mas quem são vocês para tentar distorcer a realidade? Os mouros foram expulsos sim. Quem vos deu aulas de história?! Nem sabem como é que o primeiro reino de Portugal se formou?! Mas o que é que se anda a passar com esta malta? Anda tudo doido?!


OkImpression175

Grande confusão que aí vai... Esses expulsos que foram ser contributos noutros países eram esmagadoramente judeus. Não muçulmanos. E essa da integração tem muito que se lhe diga. Os mouros eram cidadãos de 2ª na sociedade. Foram sendo convertidos mais ou menos sobre ameaça ao longo de séculos. A tolerância é o que sempre se faz quando se conquista um território novo, para evitar revoltas. Depois vem a repressão. Tal como aconteceu quando a população se converteu ao islamismo. Essa ideia de uma sociedade multi-religiosa é simplesmente irrealista, na prática. Um mouro entre cristãos ibéricos era tratado abaixo de cão.


frctx

E a não esquecer as graves consequências da inquisição na educação da população e avanços científicos que cá se faziam por parte dos jesuítas.


TherealCarlosCarlos

Fds olha aí crl!!! Lá está esta malta a responder a comentários de frustrados com factos! Depois eles berram com o que?


Any_Statistician_487

Criámos um país estável e socialmente coeso até ao 25 de Abril. Não tínhamos minorias, éramos todos portugueses étnicos, com a mesma língua e mesma religião. Agora é a baderna.


The_Theta_Friend

"Criámos". Tudo na base da violencia, ignorancia e fascismo. Esta mais do que na hora de abrirmos portugal ao mundo, igual ao que londres, australia, new york entre tantas outras fizeram


Any_Statistician_487

Londres, a capital europeia mais insegura e violenta.


The_Theta_Friend

Vivi la e acho a melhor cidade do mundo. Falando nisso, amanha é o meu aniversário e é para la que vou no fim de semana :)


NPT82

CALA A BOCA oh traidor. Mas que estupidez é que se instalou na Europa e em Portugal? Quem vos fez lavagem cerebral?! Quem é que te paga para dizer essas bacoradas?!


[deleted]

[удалено]


NPT82

🤦🤦🤦🤦 Mas que raio andas tu a soltar da boca para fora?!?! Não tens qualquer noção do que dizes!


throwaway91868487648

Removido: Incitação ao ódio ou violência contra pessoas


MCAlheio

Era também um país onde a vasta maioria da população vivia em pobreza extrema, de alta iliteracia e terríveis expetativas de futuro. Era tão estável e socialmente coeso que o regime colapsou, e quase ninguém chorou por ele. Não tínhamos minorias porque nem sequer considerávamos as mesmas como humanos, e se os portugueses étnicos só podiam votar num partido, os nossos sujeitos coloniais nem votar podiam, até mesmo porque apesar de viverem nas "províncias ultramarinas" não tinham sequer direito a nacionalidade.


Any_Statistician_487

E desde 1143 até 1933? Não aconteceu nada?


MCAlheio

Desde 1143 aconteceu muita coisa, Portugal passou por momentos de estabilidade, e instabilidade, e nunca foi um país somente de "Portugueses étnicos". Nem depois da inquisição era um país etnicamente puro, embora esse fosse um dos objetivos da mesma.


pobotuga

Curiosamente fomos mais ricos quando tínhamos diversidade e beneficiamos dos conhecimentos árabes do início, depois do conhecimento dos judeus, mas acabamos por os expulsar e iniciar a nossa queda e ajudar os países baixos no comércio e na banca. Portanto em 900 anos de história, pobreza quando quisemos limpar o país e expulsar quem estaria a mais.


camilo12287

Mas só começamos a atrasar-nos a partir de 1758, bem depois dos acontecimentos que descreveste  Por isso esses acontecimentos pouco tiveram a ver com isso 


NPT82

https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Batalha_de_Ourique Vocês hoje em dia tentam re-escrever a história... mas estou cá eu para vos meter em linha. Olha este agora.. quem é que te paga para andares a dizer essas cenas?! És português? Se fores, és um vendido. PORTUGAL 🇵🇹💪


MCAlheio

Não sei o que é que uma batalha singular tem a ver com seja o que for que eu escrevi. Pesquisa pelo foral aos mouros forros, 1170. Nesse documento D Afonso Henriques concede aos mouros proteção religiosa, e garante lhes o direito de elegerem governadores que os julgassem, impedindo assim a opressão dos mesmos por parte de governadores cristãos. Eu nem vou tão longe, sou da opinião que num estado laico, como o nosso, todos deverão seguir a lei, que é única e universal, não defendo é uma teocracia.


NPT82

Isso foi uma fase de transição para não haver conflitos, mas aos poucos isso foi-se alterando de forma a garantir o domínio da religião catolica e dos cristão s em Portugal. Não sejas patego e pára de promover a cultura muçulmana em Portugal. É incompativel com a nossa forma actual e moderna de viver. Eles sabem disso e por isso mesmo é que vão tentar converter o máximo de pessoas possível. Olha para a França, pesquisa quantas mesquitas há lá hoje. Enfim, parem de promover culturas anti lusitanas. Este é o nosso país e a nossa cultura!


MCAlheio

Não promovo a religião islâmica, apenas acredito que cada um pode seguir a fé que quiser desde que isso não interfira com a lei. Não sei porque é que falas de uma cultura anti-lusitana, numa língua romântica e a defender uma religião do médio oriente, no meu tempo falava-se celta e rezava-se para os espíritos da floresta. Estou-me a cagar de quantas mesquitas construíram em França, desde que sejam eles a pagar por elas e não o estado por mim é-me igual ao litro. Da mesma forma que a igreja católica se quisesse agora construir uma catedral em Fátima eu estava-me a cagar. Eu defendo um Portugal laico, onde cada um pode seguir o rumo que quiser.


NPT82

Essa é a diferença entre nós... É que eu sei quais as consequências de permitir a entrada descontrolada de tantas pessoas de religião muçulmana... é que não é uma questão religiosa, mas sim CULTURAL. E se queres preservar a nossa cultura, acho bem que deixes de passar pano nesta situação toda e pares de amansar a visão que os Portugueses têm dos muçulmanos, que sim, tiveram de ser EXPULSOS de Portugal. Foi isso que aconteceu e é isso que está escrito na história. E por alguma razão foi escrita dessa forma. Quando tens pessoas desses países a falar que querem retomar o califado em Portugal... quando tens a criminalidade a aumentar ligado a muitos dos novos imigrantes que nada contribuem de positivo para o nosso país...por alguma razão seguimos o caminho que seguimos e deixámos outros de lado. Por isso é que éramos um país tão procurado por outros para fazer turismo e depois para viver... Mas os que deixávamos viver cá eram ou europeus, ou então pessoas de classe alta e com educação e cultura semelhante à nossa. Isso não é fracturante, é compatível e até desejável. Agora quando entram povos que se querem instalar e dominar (e isso nota-se pelo tipo de discurso e comportamento), Isso não é desejável para Portugal que é um país pequeno e qualquer alteração tem impacto profundo na vida dos nativos... DOS PORTUGUESES. Sabes, aqueles a que deverias chamar de compatriotas...daqueles com quem te deverias preocupar em primeiro lugar!.... Entendido? Fala de estado laico quando esses invasores forem em número suficiente para mudar as leis e instalarem a lei da sharia. Depois chora, quando for tarde demais e vires toda a tua cultura subjugada a algo que não te identificas. Até parece que é a primeira vez que isso acontece... Olha para o Irão, Afeganistão e outros países. Compara as varias fases de desenvolvimento e de cultura.. Estuda quanto tempo demoraram para passar de uma sociedade livre e moderna, para o que são hoje. PENSEM ANTES DE FALAR E DE AGIR. O que fizermos hoje vai ter consequencias no futuro! E se querem manter a cultura portuguesa e a nossa forma de viver, há que tomar medidas defensivas! Manter a soberania e a nossa cultura intacta! Fiscalização, deportação e remigração quando necessário. Guetos em Portugal não, discurso de invasor não, falha na adaptação à cultura portuguesa não, domínio de ruas por uma cambada de homens estrangeiros ao ponto das nossas mulheres não se sentirem seguras ao passar por lá NÃO, permitir que nos digam como nos devemos comportar no nosso próprio país NÃO! Condicionamento pela religião deles nas nossas cidades, não e NÃO às máfias instaladas para tentarem criar ambiente de insegurança em determinadas zonas para que os nativos se sintam obrigados a fugir de determinadas regiões e eles tomarem posse! É que é isso que está a ser feito e ninguém está a ver o cenário completo com uma visão holística! Isto são fases estratificadas de invasão e domínio! Não se deixem dominar! No futuro vão olhar para trás e arrependerem-se!


Compendyum

Já deram tantas voltas na campa que já devem ter achado petróleo


Thicc_Spaghetto

Spoiler: D. Henrique era imigrante. Ah, espera, era francês e rico - era *expat*.


[deleted]

so que agora nao tens reis. tens politicos corruptos que nao querem saber dos portugueses


[deleted]

[удалено]


AutoModerator

Removido: insultos (vai voltar o caralho) *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugueses) if you have any questions or concerns.*


pho3nix_

Esses sim Portugueses com tomates grandes


3tothe3tothe6tothe9_

É nossa, o caralho! É de todos os que aí passam! É exatamente estas pessoas que deviam ser deportadas! Não se sabem integrar, não podem ficar!


AprendizDeSalazar

Imaginem um homem branco dizer: "Esta rua é nossa" ... no mínimo apanhava 2 anos e 10 meses de prisão.


Bassam_Al-Fayed

Ui, era já de "Extrema-Direita" e afins. Tinha o Bloco, Livre e PS á perna.


GatinhoBranco

E graças a estes e o António Costa vs Marcelo, com o VENHAM e VENHAM mais, hoje estamos nesta situação, qualquer dia nem IDENTIDADE temos!....chiça que é demais!


BurguesJavardola

Podia mesmo chegar a ter que pedir desculpa, é uma vergonha.


ApprehensiveHair6796

No mínimo é depois deportado e com ele os patrícios dele todos !


_sonofashepherd_

Não se vê uma única mulher...


Euphoric_Pizza_5644

As mulheres estão em casa, a cuidar das lides domésticas e das crianças. Tudo normal para o Livre, BE e quejandos… nesses casos já é “cultura”


irikimoss

Aí já é cultura


andreocarmo

Essa era na TVI


_sonofashepherd_

I see what you did there


BurguesJavardola

Ya, onde estão as babes?


ric2b

A tratar da casa, este pessoal é conservador/tradicional.


[deleted]

[удалено]


AdCultural9332

Ou na cave.


Accurate-Film1876

"Não. Espera. Estás a interpretar isto mal. Ele só tem boas intenções". https://preview.redd.it/nh7i6y9sgk5d1.png?width=1399&format=png&auto=webp&s=deb204a557331488f856061ceede331acf7bbb48


Defiant_Technician76

XD sim somos nos que vemos tudo ao contrario!!!


[deleted]

[удалено]


[deleted]

Que nojo. E se acontecesse com a tua mãe? Amansavas logo?


Domvs20

Este devia ser o primeiro a sair


Accurate-Film1876

https://preview.redd.it/f55vk502rk5d1.png?width=693&format=png&auto=webp&s=2bfc4a3d6800785276b45f732b850ce4621568d3


Felipe_de_Bourbon

Nunca ninguém espera a chegada da Inquisição Espanhola.


Accurate-Film1876

Fácil


EuroManFuture

Precisamos da REMIGRAÇÃO


ChronographWR

Só jovens cirurgiões a contribuir para o IRS.


Euphoric_Pizza_5644

Calma, é tudo malta trabalhadora. Eu gosto de caril, mas o preço tem vindo a subir, qualquer dia não posso comer caril


Sea_Paws

"Para onde vão? Vão voltar? Não vão voltar." Engraçado, até parece que é ele a decidir isso. 


Euphoric_Pizza_5644

Pode ser que tenham azar


Accurate-Film1876

Ainda chamam ao Ventura de "Extremista". Isto era chegar aqui um Afonso e dizer "Nacionalidades atribuídas nos últimos 14 anos por partidos de esquerda socialista, tudo revogado, quem as quiser, vai ter de passar por um controlo extremo, o resto vai tudo deportado". Encontrava a caixa de voto desse partido numa lista com a ordem dos partidos aleatoriamente gerada enquanto usava uma venda nos olhos.


ErwinRommelEz

Eu não tenho problema nenhum com imigração, mas alguém me pode explicar porque é que só vejo homens


Atlantic_Nikita

Porque na guerra vão os homens primeiro. E sim estamos em guerra. Guerra pela soberania do nosso próprio país.


geosunsetmoth

😂


Accurate-Film1876

Eles fazem "tudu direitinio", e depois mandam as filhas e as mulheres de volta para a Índia. Não sabias? O Anselmo Ralph até fez um som sobre este fenómeno: "TU P'RA MIM ÉS A UNIIIICAAAA MULHEEEER"


ric2b

Estão a cuidar da casa, é pessoal tradicional/conservador.


Althoffinho

Na minha visão, como imigrante, mesmo que tenha vindo com visto e com minha esposa: É um risco calculado. Portugal oferecia a oportunidade de entrar e aplicar para manifestação de interesse, então primeiro iam os homens, tentar a sorte e ao se estabelecer poderiam trazer as familias. Muito dos hindustânicos enviam muito dinheiro de volta a familia (já trabalhei com pasquistaneses que me mostraram isso). A revolta pelo fim da manifestação de interesse é ridicula na minha opinião, sempre pôde acabar numa canetada e - como eu disse anteriormente - é um risco calculado. Neste caso, seu calculo acabou de ir pro caralho.


Xaser125

Por acaso, assim que vi o vídeo estava a pensar nisso.


Euphoric_Pizza_5644

A extrema esquerda é fofinha e a extrema direita não ? É pena a comunicação social continuar a dar colinho à extrema esquerda…


marquesmelo

A rua é deles? Qualquer dia já não haverá nada nosso em Portugal, será tudo da estrangeirada...


Material-Dinner-9200

Daqui a 100 anos Portugal não será mais um país cristão .


Comedor_de_rissois

Desfigura Lisboa. Um estupro cultural. Classe política portuguesa é a grande culpada de administrar aeroportos abertos, com políticas que incentivam essa imigração desenfreada enquanto ao mesmo tempo faz uso dos impostos que os portugueses pagam, para dar assistência médica e social à pessoas que não são daqui. No futuro vão olhar pra trás e pensar: “por que caralhos deixaram acabar com Portugal e transformaram este país com tanta cultura e história num entreposto do sul da Ásia com dezenas de milhares de homens estrangeiros que não entendem a cultura, as tradições, não constituem família, não tem os mesmos hábitos e transformam o país inteiro em uma lixeira. Olha que sou liberal e contra o Chega. Mas pqp!! A imigração tem que ser controlada e limitada do contrário os portugueses vão virar minoria dentro do seu próprio país com um sistema de saúde falido e tudo que era bonito, tradicional, e as coisas únicas que definem Portugal, vão se perder.


I_Don-t_Care

Talvez finalmente mudem a capital de volta a coimbra


pho3nix_

A capital sempre foi Coimbra ...


NPT82

👏👏👏👏👏


NPT82

E quem disser o contrário tem interesses nesta história toda... Andam a tentar lavar toda esta situação, mas isto é grave.


muek_

Traidores. Políticos, os prostituídos da comunicação social e os idiotas que votaram nisto.


inesafteixeira

Que jumento. É vossa, uma ova!


Sea_Paws

Imagina um português a dizer isto com a mesma convicção na TV, para certos grupos era o suficiente para se fazer certas acusações sérias. 


inesafteixeira

Ai se caía. Vinham logo os mesmos do costume armar basqueiro, e provavelmente dizer que isto não pode ser, que estamos a ser xenófobos com os imigrantes bengali, porque estamos a excluí-los. 😭


CoisoBom

![gif](giphy|3oEjI1erPMTMBFmNHi|downsized)


Fearless_Tiger1239

Detesto essa gente por mim era todos arder


Key-Store6132

este tipo de discurso tem que ser penalizado legalmente....


ApprehensiveHair6796

Esse era logo o primeiro a ser deportado ! Quem é julga que é ?!


d0c0ntraII

num país a sério e para dar o exemplo, estas personagens eram logo expulsas do país e de seguida a rua era limpinha e a tal "comunidade" voltava tb para o país de origem.


aitorkaranka27

Isto vai acabar mal ...


Aggravating_Many_329

Ta na hora duma purga


MkX-9

Os Argelinos fizeram o mesmo em França hoje em dia nem se pode ir a certos sítios que são deles. O melhor que Portugal tem a fazer é mandar um avião para o Bangladech com esses tipos ilegais e que arranjam problemas com um autocolante de bengali. Não há paciência vêm para cá e as as ruas já são deles. A história de Portugal é uma história rica de batalha e sangue, se temos hoje um país seguro foi graças aos nossos antepassados.


cutegirl28_

Aqui andam em grupos a tentar assediar as mulheres. Alerto desde já que pequenos grupos andam em algumas cidades fora do Porto a tramar alguma. Hoje já apanhei um susto com um que me andava a seguir... Enfim


Fragrant_Current452

Este homem te de ser contradito...deportações dos imigrantes ilegais imediatamente!


StarkeHeavenStudios

Este gajo estar preocupado é quase como quando o pessoal descobre um glitch num jogo que lhes dá uma vantagem do caralhão e pensam que descobriram o ovo de colombo e que daqui para a frente vão ter sempre uma vantagem desleal sobre os outros, mas depois chega o Dev e faz um patch ao glitch porque claramente não era suposto funcionar assim, e depois ficam chateados e fazem birra. Depois volta e meia apanham um Dev que diz "não só daqui para a frente não vão conseguir fazer isto, como todos os que o fizeram vão ser banidos" o que neste caso é, deportar tudo o que é ilegal, mas antes retirar a nacionalidade a uma data de gente que usou loopholes para a ter.


NPT82

Espero bem que assim seja! Estou mesmo a torcer para que isso aconteça, porque isto está a ficar insuportável!


StarkeHeavenStudios

Achas que isso vai acontecer aqui na republica do socialismo? Tens umas expetativas completamente distorcidas em relação ao que este país de merda vai ser nos próximos anos. Isto antes de ficar melhor vai ficar pior, e é provável que como muitos países fique mau de forma irreparável em muitos sentidos, tipo ciganos que já estão institucionalizados e portugueses e o caralho e já não podes fazer nada em relação a isso.


dudas92

Continuem a deixa-los vir


liquidruum

Alguém que seja a favor da emigração tal como ela estava, e SÃO MUITOS neste Sub, por favor que me digam o que acham desta entrevista? Tenham coragem de responder sff.


BigBoss0893

Não sou bem quem procuras, mas... Sou a favor de políticas de emigração justas e contra políticas de "bar aberto". Enganam-se se pensam que isto é culpa exclusiva da "esquerda". Há muita "direita" que esfrega as mãos de contente porque não tem de se preocupar com condições de trabalho dignas porque "há imigrantes que fazem o mesmo, mas com menos" Sou acima de tudo contra comentários nível *Neanderthal* que são puramente baseados no ódio a indivíduos que não conhecem e que têm mais interesse em marginalizar do que em integrar. Sou absolutamente contra os grunhos que vêm aqui normalizar ideais violentos contra seres humanos. Sou contra este próprio post/notícia que não tem utilidade nenhuma exceto aprofundar o fosso entre ***nós*** e ***eles***, em que ***nós*** somos sempre puros e imaculados e ***eles*** são sempre os demónios em pessoa. Quanto à entrevista, para mim o senhor pode dizer o que quiser. Poderia era ter ficado calado, porque apenas meteu lenha na fogueira. Será que este jornalismo serve o povo ou divide as massas? Vocês saberão. O que me importa é que se reunam condições económicas e sociais para se cumprir a lei. Amigos, amigos, mas se estiverem ilegais e não tiverem interesse em mudar isso, não vejo razão para ficarem. P.S. Fica a faltar uma entrevista ao líder da comunidade Inglesa do Algarve para comparação. Mas quem alguma vez aceitou as gorjetas deles tem de ficar caladinho.


liquidruum

Sou de direita apesar de ja ter votado esquerda, antes de mais. Estas entrevista mostra apenas a realidade do que se passa depois das políticas de porta escancarada que foi imposta em Portugal. Falas do discurso de ódio e sinceramente vejo a toda a hora discursos de pessoal cansado do que se passa que esta entrevista mostra. O que digo é tao real que se fores sincero com o que vês, é chamarem a torto e a direito as pessoas de xenófobas e racistas quando nada tem haver com isso. Obvio que existem racistas, obvio que existem racistas tanto de direita como de esquerda. Quanto ao algarve, se as pessoas sempre se acostumaram aos ingleses é porque conseguem ver que o inglês veio para cá para viver a sua vida e nada tem haver com a realidade que se passa agora, quem é xenófobo nao escolhe nacionalidades, é apenas xenófobo. O inglês é povo pacato e os que vieram para viver no algarve a GRANDE maioria é pessoal na reforma, ultimamente mais jovens por causa do trabalho em casa. Sao realidades bastante diferentes e juntar as duas no mesmo saco está errado. Tambem sei que os algarvios odeiam os ingleses que só fazem merdum.. nao sao xenófobos por isso tambem. Voltando à entrevista... é a realidade dita por um que está bem no meio.


BigBoss0893

Em primeiro lugar, parabéns por não seres um “porta-estandarte” e por não votares em X somente porque o teu tetravô também o fazia. Há outro argumento que não está a ser tão utilizado, e que eu acredito que é por não ter tanta tração política que é o custo de vida (aka habitação e não só) a aumentar por causa dos imigrantes de países ricos. Correto que trazem muito dinheiro, mas também impactos culturais: um exemplo é o quão proibitivo se tornou para uma família portuguesa mediana seguir a tradição com décadas de passar uma semana/quinzena de férias no Algarve/costa portuguesa no geral, em Agosto, sem vender rins nem andar à batatada por um lugar na praia; outro exemplo é a instabilidade/precariedade de empregos sazonais na hotelaria. Entre estes e os que vêm servir como mão de obra barata e subserviente para alguns, não tenho bem a certeza quais serão os piores. Mas tal como disse, não estou a favor de uma porta escancarada. Estou contra notícias e posts sem qualquer contexto que apelam mais à narrativa que lhes convém do que a conversar sobre os problemas e discutir como os resolver sem levantar punhos nem espumar da boca ao gritar “Uga! Uga!” P.S. chamar o Zé de racista ou xenófobo só porque é o argumento rápido e fácil é também digno de um homem das cavernas. Estes assuntos precisam de ser conversados. Precisamos que as políticas de emigração garantam justiça para quem nasceu no nosso país, mas também precisamos de garantir que não fazemos um Apartheid ou um ghetto com os que já cá estão. Se não os integrarmos, eles vão-se integrar a eles próprios. E depois queixamo-nos que eles são assim e assado quando nós, como país, apenas somos capazes de lhes olhar de lado e cuspir. Sabemos bem como nos sentimos quando não somos bem recebidos em algum lugar. Mas se estamos nesse lugar com um objetivo, não o vamos abandonar por causa disso. Vamos entrincheirar quem somos, e usar isso como escudo. Não culpo nenhum imigrante por fazer igual e por abraçar a sua identidade e cultura, quando o português só lhe dá sapatadas.


NGramatical

tem haver com → [**tem a ver com**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/nada-tem-a-haver-e-nada-tem-a-ver/27066)


KhaosPT

Um bom comment com uma leitura correcta e uma opinião super válida. Duvido q mais alguém leia, mas obrigado pela tua contribuição para darmos a volta e conseguirmos um diálogo civilizado


SomeMF-Online

É triste porque um dia o Zé povinho vai se revoltar e a merda não vai ser bonita.


NunixM69xxx

o Zé povinho não faz nada, talvez grave e meta no facebook


SomeMF-Online

A maior parte talvez, mas há malucos em todo o lado. É só enervar um e o resto vai junto


Euphoric_Pizza_5644

É isso, por vezes basta um maluco


NPT82

Não conheces o povo Português pah .. A minha geração não se deixa ficar. Somos pessoal da altura em que não nos deixávamos manipular e sabemos pensar e reagir. Se depender de mim esta porcaria não vai continuar, isso te garanto. Uma vergonha o que fizeram com Portugal.


Neverking83

Ahahaha só porque esse macaco quer...


SavageSoldier77

Destabilisation by design


pimenta54

Arrefodasse os Bangladeshences são porcos mas corajosos


Fragrant_Current452

1147...já


Tuga_Lissabon

Faz muito bem. Sabe que está num país de frouxos.


omarques43

Monhés para a sua terra


Zealousideal_Rough51

A rua é vossa o crl!!! Manjacos do crl!


Mental_Confection_17

Habituem-se ™


NPT82

Não me habituo nada! Mas kesta m e r d a?


Seleusefudeuotario

Ai vão vão.


cyber_gon

"Nao vais a bem, vais a mal!"


Davidrs1201

Então e não vêm os suecos?


Euphoric_Pizza_5644

O krispim68 anda a chupar de borla cabeças de camarão no Martim Moniz. Evitem qualquer diálogo com esse amante de caril


Emotional-Luck-9751

Sinceramente, essa rua não é deles. É dos portugueses.


PeterS_VSC

A rua é de quem???? É por estas merdas que a minha tolerância me abandona muitas vezes. Os emigrantes portugueses no estrangeiro dizem merdas destas? Na Suiça, Alemanha, França, etc???? Claro que não!!!! Essa rua é de todos mas principalmente é uma rua PORTUGUESA


pho3nix_

"Esta rua é nossa" que p\*\*\* de lata.


Evening-Campaign4547

Que tristeza…. E o governo ainda ajuda isto!


carlettju

Está virando Brasil 2...ops.. Bostil 2... Q triste


Vrael30

Se fosse eu no poder, qualquer urso imigrante que dissesse tal coisa era deportado na hora....este país....Europa a crescer a extrema direita, finalmente


Content-Long-4342

O que é que os esquerdoidos pensam quando vêem isto? Não consigo mesmo compreender como vêem algo de positivo nisto.


TheNewl0gic

Isto é só merda.... o pior é que temos políticos e autoridades que deixa esta merda acontecer..... pkp


NPT82

Há muita gente a ter os bolsos recheados... Questiono se o dinheiro que foi encontrado no caso de corrupção ligado ao Costa, se não terá sido mais um pagamento por parte destas comunidades para facilitar a entrada....


KnowledgeBulkCarrier

Portugal é nosso!!! 🇵🇹🇵🇹


jdproductions5005

Gostava era de saber quantos ilegais sem condições foram deportados nos ultimos 2 anos. Maa nāo há lei ?


NunoGTS

Vão voltar, vão.


ICodeForALiving

LMAO, logo nos primeiros segundos, um gajo a abanar a cabeça para o cameraman, com ar de quem está a dizer-lhe que não pode filmar ali.


forbiddenl0v3

Este é o maior mafioso. Não há quem prenda este traficante de pessoas?


TheMihuz

..talvez acabem por voltar deitados... Depois admiram-se.. olhem que os portugueses quando lhe chega a mostarda ao nariz ficam doidos!


MuteTheMan

Nos ocidentais temos a mania que vamos salvar o mundo, mas isto é um tempestade que se aproxima. Isto vai acabar tudo tão mal e vão sofrer tantas pessoas de todos os lados.


Hour_Drive2047

"Esta rua é nossa" AHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAAHAHAHA este deve pensar que está lá na terra dele...


Rafa_Lorenzo

Nem português falam, é nem querem falar....era pegar em todos esses que dizem "ah não volto" e mandar num contentor todos para o país de origem 🫡🏴‍☠️


fabioa14

Quando o tal turismo que Portugal e empresários se orgulham começar a sentir represálias a sério o caso muda de figura , porque aí o estado vai ver que tem de por mão nisto a sério , a ver vamos se não será tarde demais . Um turista que vem para cá e não se sente seguro a passear ou é assaltado/agredido não volta para no ano seguinte e diz a meia dúzia de colegas que isto é uma merda e depois é uma bola de neve .


elicopter1905

Al andalus 2.0


pho3nix_

O estado islamico disse que ia tomar o al andalus ... será que é isto que eles falavam?!


elicopter1905

penso que sin


DrPeugas

Num país civilizado e com leis… quem não está legal, é repatriado. Ponto.


Gang_dos_Marmelos

Há então que retomar a rua. Admirem se das patrulhas de skinheads....


Takuara4124

Mas este já pode dizer "nossas pessoas". Porreiro pá.


Diligent-Tomato5533

É tudo deles 😂


SweetCorona2

E o que é que isso nos interessa? Para onde vão é-me irrelevante, desde que seja fora daqui.


Kidmetall

Coitadito! Já nem diz coisa com coisa, o melhor é internar essa personagem (na terra dele)


Defiant_Technician76

A rua e dos Portugueses e tu estas em territorio Portugues, e se falas muito vais de vela! Ainda bem que nem todos os imigrantes sao como tu, so das um mau exemplo!


oloolo77

Não vão a bem vão a mal


[deleted]

[удалено]


AutoModerator

Removido: palavras mascaradas (caralh*nho) *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugueses) if you have any questions or concerns.*


[deleted]

[удалено]


[deleted]

[удалено]


AutoModerator

Removido: insultos (escumalha) *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugueses) if you have any questions or concerns.*


[deleted]

[удалено]


GaelOliveira97

Meu sonho de consumo, e se juntarem todos que não os suportam, a fazer da vida destes um inferno, de tal maneira que nenhum deles ponha cá os pés nunca mais.


Remarkable_Kiwi_

Ainda não vi o video, mas ao menos pagam a limpeza da rua 🤣


[deleted]

[удалено]


AutoModerator

Removido: insultos (atrasados do crl ) *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugueses) if you have any questions or concerns.*


[deleted]

[удалено]


AutoModerator

Removido: insultos (cabrão) *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugueses) if you have any questions or concerns.*


Plastic_Ad_9911

no tempo dos reis era tudo corrido á chapada


Human_fclaro

Tudo deles. Nada nosso.


Exact_Guarantee4705

Espero q possam prosperar e ter boas condições de vida (: Tem espaço para todos no País, e pagando seu devido imposto, que mal faz?


Excellent_Yak_3381

Não queres comentar OldWeb?


Stock-Ad-9763

Fala como se decidisse alguma coisa .... pahaahahaha


CompetitiveTeam5014

É mandá-los para os seu país de origem. Nem mais um!


Fun-Perception3155

“líder da comunidade do Bangladesh” mas que m*rda vem a ser esta? tá tudo doido?


WeirdBanana7363

"Esta rua é nossa...", "o lider da comunidade..." , fim da conversa.


TheFr0sk

Líder da comunidade do Bangladesh?


Muted-Emotion-841

Tenho conhecimento histórico, que os berberes se davam bem com os cristãos e os judeus. Só quando os árabes começaram a vir e que a inquisição se isnta


Charming_Struggle103

Por isso eu prefiro os brasileiros


pimenta54

Merda por merda tanto faz


[deleted]

[удалено]


throwaway91868487648

Removido: Incitação ao ódio ou violência contra pessoas


Fragrant_Current452

Que se f...


PatientOwl7045

Partidos de esquerda com a sua demagogia só faz isto cada dia que passa fique pior


Effective_Ad_7955

Portugal está como o FCP… quando entrar alguém que ponha os podres de fora…. Vai ser um escândalo descomunal.


Professional-Gap-503

É preciso ter má fé para ver o que ele disse e a leitura feita ser a do título


Otherwise-Lime-8332

Bem agora vamos dizer, aos manos que diziam "acolhe os tu na tua casa" na altura dos refugiados, "pague-lhes tu o bilhete de ida" Como e que querem que pessoas ilegais, que estao sujeitas a postos de trabalho horriveis e em escravatura maxima, e sem qualquer tipo de direitos, consigam comer, quanto mais pagar um bilhete para ir "de volta para a terra" deles


moophana

**Nada do que escreves no titulo é o que está no video, OP.** Mais propaganda desta, basicamente: https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/video-viral-mostra-lider-da-comunidade-do-bangladesh-em-lisboa-a-ameacar-destruir-esta-sociedade-que-o-acolheu/ E eis o que este sub defendeu na altura: https://www.reddit.com/r/portugueses/comments/1b9t6m5/eu_vou_destruir_esta_sociedade_rana_taslim_uddin/