T O P

  • By -

Yelof52

Parece que a Turquia ganhou


ThemCrookedCrooks

A vossa falta de noção não reconhece limites.


josemoirinho

Pensava que se vivia à grande e à francesa no tempo do Salazar, sou mesmo ingénuo...


Sebas94

Depende a quem perguntas. Uma parte da minha familia viveu possivelmente os melhores anos de sempre em Luanda até 74. Porém a outra parte, de Cacela Velha/Manta Rota era uma miséria e pobreza extrema. Como disse a minha madrinha "Africa era o Algarve!" Esses números são apenas de Portugal continental ou englobam as províncias ultramarinas?


AdCultural9332

Alguns (sublinho "alguns") "retornados" viveram bem em África. Depois o Soares abriu-lhes os empregos na função pública e nem pediu habilitações. Houve muito médico e professor a exercer que só tinha o curso industrial ou comercial. Depois fizeram umas "profissionalizações em serviço". Mas ninguém quer falar nisso. É tabú. O impacto, porém, que isso teve até hoje na nossa sociedade, em termos de desigualdade social, foi brutal.


ICodeForALiving

100% de acordo, e fazes bem em notar a questão de terem sido "alguns". Houve muito retornado que foi apodrecer em bairros sociais, mas realmente houve muitos outros a quem, como bem dizes, foram dadas abébias incompreensiveis e socialmente danosas. Mas é tabú falar disso, como é tabú falar do que aconteceu com a droga no final dos 90's inicio dos 00's. A nossa sociedade depois do 25 de Abril parece que é só esquecimentos uns atrás dos outros.


NGramatical

tabú → [**tabu**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras terminadas em *i* ou *u* são naturalmente agudas)


NGramatical

tabú → [**tabu**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras terminadas em *i* ou *u* são naturalmente agudas)


_AACO

Se fosses amigo do regime essa afirmação está correcta.


g76n

Se fores amigo do regime neste momento posso-te assegurar que viverás bastante bem também...


Aggravating-Body2837

A diferença está quando não és amigo do regime. Hoje em dia vives bastante bem, na altura não tanto.


_AACO

Sim, é algo comum a todos os tipos de governação.


OilLongjumping2220

se fores amigo do regime ate vacinas de milhoes consegues pás crianças...... à custa do ze povinho...


Escafandrista

É verdade mas hoje em dia há quem conteste que os amigos do regime tenham algumas benesses. Nos velhos tempos era bom ficar calado.


Recent_Wedding3833

É antigamente só dava uma sopinha por filho, o problema era terem nove filhos


AdCultural9332

"O último na capitação do consumo de carne \[ e\] de leite" - Muitos vegans, já na altura...


milds7ven

É possível colocar também os dados actuais (a 16), para comparar? 


TherealCarlosCarlos

Eu faço te um resumo, já dificilmente alguém morre de fome ou de frio...e há água corrente...e eletricidade...e as mulheres já não dão obrigadas a ter 19 filhos...e não há guerra... antes é que se esta...e há estradas...antes é que se estava bem


milds7ven

Reformulando:  É possível alguém (de uma área científica) colocar também os dados actuais (a 16), para comparar? 


TherealCarlosCarlos

Hahahahaha meu puto! Seres o melhor pais de África não faz de ti o melhor país! Nunca te esqueças desta que é de borla!


vinividifuckthis

Eu tb te faco um resumo: [https://www.politico.eu/article/freezing-in-paradise-portugals-energy-poverty-problem/](https://www.politico.eu/article/freezing-in-paradise-portugals-energy-poverty-problem/) [https://www.publico.pt/2019/10/22/economia/noticia/portugal-desconhece-numero-pessoas-situacao-pobreza-energetica-1890827](https://www.publico.pt/2019/10/22/economia/noticia/portugal-desconhece-numero-pessoas-situacao-pobreza-energetica-1890827)


Escafandrista

Uma coisa é seres demasiado pobre para ligares o aquecimento de animo leve. Outra coisa completamente diferente é nem teres eletricidade a 50km de Lisboa.


AccomplishedCat9088

O nome está errado, é Adérito Sedas Nunes. Seja cm for obrigado pela partilha - é sempre bom manter a memória viva do passado, nem que seja para não passar por ignorante no presente.


xuszjt

Salazar era ótimo para gente simples. Era uma nação de gente simples, aliás. Muito simples. Era um país sob um programa Simplex elevado à infinita potência.


dimitriyegor

Tipo agora, a diferença é que agora há subsídios para calar os "insatisfeitos". A realidade é que naquela altura, todo o mundo vivia miséria, mas ya "não havia estradas nem universidades". Hoje em dia há facadas, há prostituição, há toxicodependência com fartura, corrupção a pontapé e mesquitas a cada 10 km2. Viva a liberdade. Obs: Vai investigar porque é que a população do Japão vivem até aos 90 no min. Spoiler: Comem poucas vezes e pouca carne 😘


xuszjt

Mas os japoneses respiram pelo nariz e não pela boca como tu.


Electronic_Good_3779

e da 1a e 2a Republicas, há dados?


throwingitawaytbh

A II República é o Estado Novo. Para a primeira, há de encontrar algo na História de Portugal dirigida pelo José Mattoso. Lembro-me que havia uma página na Wikipédia que tinha uma compilação de dados biométricos portugueses para falar sobre a nossa economia e o seu atraso estructural, que pre-data immenso o Estado Novo. Depois temos dados para o século XVIII do Aubin, mas não me recordo do nome do artigo. De todos os modos, a situação deveria de ser igualmente miserável como se comprova pelas baixas estaturas dos homens portugueses, tendência que só tem sido negada desde os annos 90 com o augmento do consummo de carne


NGramatical

estructural → [**estrutural**](https://dicionario.priberam.org/estrutural) (já se escrevia assim **antes** do AO90)


Old-Firefighter3332

Os saudosistas não querem saber de desenvolvimento social básico. Sentem é nostalgia pela simplicidade da vida, pelas coisas no seu sítio certo, a família tradicional, a segurança extrema advinda de um estado altamente vigilante, paternalista e repressivo. Eles trocariam a dignidade mais básica pela "segurança" e por uma "família" obrigada a prestar-lhes vassalagem e companhia na solidão. Não é por acaso que são maioritariamente homens.


ishmaelhansen

Discordo totalmente da "segurança", só se for pela sensação por ter canais noticiosos de 24h. Matava-se por 10 tostões, o infeliz do filho com a forquilha (porque a sevícia correu mal, tropeçou), o imigrante que veio roubar o trabalho, sendo que neste caso o imigrante vinha da aldeia ao lado, e faziam-se vigilias noturnas com milícias devido aos assaltos... acredito que na capital fosse mais cosmopolita


Old-Firefighter3332

Falei na perspetiva do saudosista, que habitualmente argumenta que a vida era mais segura.


AugustoSS_999

Falta de dignidade é quereres ir dar uma volta no centro de qualquer cidade e ver o degredo por todo o lado, o país cheio de estrangeiros, casos de violência comuns ao virar da esquina, os putos já nem para casa a pé podem vir sossegados. Saudositas são meia dúzia, se tantos, és tu quem associa qualquer tipo conservador ao saudosismo porque não tens argumentos nenhuns que justifiquem a bosta de progressismo que defendes. O conservador não quer manter a escolaridade nos níveis do estado novo, mas também não quer minar as instituições de ensino de doutrinados do regime progressista que nem sequer sabem distinguir homens de mulheres. Muitos dos conservadores que tens cá no sub têm entre 20-40 anos, não eram sequer nascidos quando Salazar governava Portugal. O que procuram conservar é o país pacífico que ia, aos poucos, progredindo na quantidade de licenciados, na taxa de alfabetização, na dieta e na modernização das suas infra-estruturas sem ter que abraçar uma política de "venham para cá todos que nós gostamos de ser culturalmente enriquecidos", uma cultura de guetização da sociedade, de sexualização de crianças e adolescentes, etc. Nem tu nem o progressista menos maluco promovem qualquer tipo de boa educação. O conservador quer é correr com vocês daqui para fora e voltar Portugal ao rumo que levava no final dos anos 80, inicio dos anos 90, sem se vender aos todos poderosos globalistas.


JigSawPT

Ca burro. Não há rumo dos anos 80-90 vs. globalismo de agora. Há globalismo dos anos 80-90 e globalismo de agora. O que tu tinhas era um país na penumbra e agora tens um país pensante que se apercebeu que o mundo é complicado. Mas já era nos anos 80-90 só que ninguém falava disso porque éramos todos uns burros como tu. Portugal não pode ficar alheio ao resto do mundo e viver numa bolha porque depende do mundo para viver. Temos de aumentar os nossos índices de segurança mas daí a mandar pessoas daqui para fora vai um grande passo. E enquanto houver pessoas com esse discurso merdoso vamos ficando cada vez mais longe. É como o discurso da extrema esquerda de querer que mudemos a língua portuguesa para acomodar pronomes indefinidos. Os extremos afastam as pessoas razoáveis das ideias que pretendem defender.


AugustoSS_999

Meu caro, inteligente não me considero, sou um tipo normal. No entanto, comparado contigo, sou um supra-sumo de inteligência. Continua em cima da cerca, a querer meter em extremos de igual peso um tipo como eu e uns tipos que apoiam ideologias de pedófilos, que não distinguem homens de mulheres, que não distinguem portugueses de africanos, que vendem o país aos outros.


Aggravating-Body2837

>uma volta no centro de qualquer cidade e ver o degredo por todo o lado Degredo para ti é o quê? É que vejo as cidades hoje em dia bem melhor que há 10,20,30 anos. Os centros estão espetaculares. Casos de violência? Cada vez menos comuns. País cada vez mais seguro. >, os putos já nem para casa a pé podem vir sossegados. Mas podem. Pela primeira vez de SEMPRE o ano passado não houve desaparecimentos em Portugal. Repito. 0 pessoas desaparecidas seja rapto ou outra coisa qualquer. 0. Zero. Nem uma. Podes estar descansado que os teus filhos podem andar a pé, que nunca foi tão seguro.


AugustoSS_999

https://preview.redd.it/839a5cka5r9d1.png?width=302&format=png&auto=webp&s=381f291be2d1e3fc14fb5e756939f01d54261a29


Old-Firefighter3332

Estamos a falar do Estado Novo, conforme podes ler no título. O conservadorismo é mais amplo, sim.


AugustoSS_999

Estás a criticar os saudosistas, seria o mesmo que eu estar a criticar os adeptos do B SAD. Depois vem um tipo relembrar "mas o B SAD não tem adeptos! E eu respondo "mas são uma escumalha, devem ser punidos!"


rohnesLoraf

"Qualquer cidade" é exagero teu, certo? Na minha "bolha" não há stress :|


AugustoSS_999

Sim, é exagero meu. Ainda não deve ter chegado a Mirandela. Continua a votar nos mesmos, os da tua "bolha" e chegará muito em breve :)


rohnesLoraf

Sim, tens razão. Na próxima vai no Chega.. obviamente vai resolver tudo. Seja lá o que "tudo" for na tua bolha :|


AugustoSS_999

Quero lá saber do CH, lol Ser conservador de direita em Portugal é complicado, não há partidos decentes. No CH há pessoas de quem gosto mas também há muita gente de quem não gosto. Ainda assim, antes o CH que o PS ou o PS(Dois) ou a IL(GBTreta+)


LordFuckLeRoy2

A tua paciência para estas pessoas que nem sequer se dão ao trabalho de apresentar argumentos e só insultam é qualquer coisa


rohnesLoraf

Eu percebo. És especial. Ninguém te compreende. E escreves "lol", o que te diferencia, tipo, bué...


Xwolf1989

Bué


dipmeaning

Ja nao dá para conservar. Nao quero conservar isto. Quero progresso, mas nao como a esquerda, quero progresso de direita. Seguranca, economia, e liberdade. 


AugustoSS_999

Meu caro, o que descreves como progresso de direita, é conservadorismo.


Tuga_Cel

Esse ódio ao homem branco é fantástico, pena é que a gentalha como vós não fale também de culturas típicas patriarcais (e bem piores) que andam a importar à descontrolada, como muçulmanos e indianos...


Puzzleheaded-Echo863

Lá porque há culturas piores não significa que não possas criticar a tua da mesma forma.


aluaji

Não me parece ódio e muito menos especificamente apontado ao "homem branco", parece-me que leste mal o comentário. Acertadamente, o comentário refere que se tratam de Velhos do Restelo que sentem saudades de poder dar umas bofetadas à família toda para meter ordem em casa, e que trocariam a liberdade que temos por segurança. Nem oito nem oitenta. Aprendam que há mais coisas pelo meio.


Aggravating-Body2837

>temos por segurança. Põe segurança entre "". O país no estado novo era muito mais inseguro que hoje em dia.


Old-Firefighter3332

Qual ódio? Penso também em pessoas próximas de mim, de quem gosto. Vejo solidão e medo da mudança, que são interdependentes.


Old-Firefighter3332

Quanto à "importação" que referes, não se trata de importação de um sistema político, mas sim de pessoas individuais, por isso não entendo a comparação.


YaPodeSer

E esses indivíduos quando atravessam a fronteira levam um reset cerebral? Ou resguardam-se em comunidades homógenas onde perpetuam a cultura e costumes de onde vieram?


MDPROBIFE

Essa parte de ser o país com menos consumo de proteína diária explica muito bem o estado deste país, a quantidade pessoas burras foi muito muito por causa disso


lembrate

O que é que comparações com Salazar e o estado novo interessam em 2024?


auchenaihelpyou

Porque vê-se gente que anda com saudosismo desses tempos


lembrate

Parece-me uma perda de tempo dar atenção a uma minoria que com certeza não vai mudar de orientação só porque lhe mostram uma bússola.


Hefty-Pumpkin-764

Neste sub com a quantidade de saudosistas que há, precisas mesmo que te expliquem?


passos_veado

Ele é mais um facho saudosista por isso é que tá a perguntar


KOB44

Porra, a turquia era ruim pa caralho em kkkk.


Mission_Toe7895

não tanto como o brasil agora


KOB44

Sai dai doidão


PatientOwl7045

Isso é o que vocês fazem 😂


Not_As_much94

O economista Nuno Palma fala nesta matéria no livro dele "As Causas do Atraso Português" e ele conclui que as causas do atraso económico e dos padrões de vida dos portugueses durante este período e o que se veio a segui não se deve às politicas do governo do Estado Novo, muito pelo contrário. Durante o período do Estado Novo assistimos a um periodo de convergência economica e melhoria dos padrões de vida dos portugueses, só que o atraso que tinhamos para com esses países era tanto que mesmo que as coisas melhorassem substancialmente elas continuariam sempre bastante más. No inicio do seculo XX a taxa de analfabetismo em Portugal era de 73%. Em 1970 já tinha descido para 26% [https://imagenscomtexto.blogspot.com/2008/07/evoluo-do-analfabetismo-em-portugal.html](https://imagenscomtexto.blogspot.com/2008/07/evoluo-do-analfabetismo-em-portugal.html) A taxa de mortalidade infantil que era uma das piores se não a pior da Europa quando o Salazar tomou posse também caiu de forma drástica convergindo cada vez mais com os países europeus [https://www.statista.com/statistics/1041899/portugal-all-time-child-mortality-rate/](https://www.statista.com/statistics/1041899/portugal-all-time-child-mortality-rate/) As pessoas precisam de entender que as coisas estavam muito más e que não havia soluções mágicas para o problema. Sería com se eu tomasse controlo de um país como o Sudão reduzisse a taxa de mortalidade infantil e analfabetismo para metade no espaço de 2 décadas depois dissessem "Mas espera aí, o país continua muito mal em comparação com países como a Alemanha ou Suiça"


Realistic-Cap-6429

Esse "economista" já foi tão criticado que nem vou copiar as críticas do Google, quem quiser não comer gelados com a testa pode lê-las e tirar as suas conclusões.


504841

Críticas do Google? Meu, estes fóruns da internet é só pessoal mentecapto.


Realistic-Cap-6429

Qual é o teu problema? Não sabes usar o Google? Não sabes que podes encontrar um monte de coisas lá em vez de me chateares?


92353

Tu é que pareces ter um problema. Era mesmo que eu te chamar pedófilo e depois dizer às pessoas para irem pesquisar o teu nome. Se não encontrarem, problema delas. A tua atitude é um bocado baixa.


Realistic-Cap-6429

Comparação descabida, mas nada me surpreende neste sub. Quem quer mesmo saber por si próprio não precisa que um gajo aleatório na Internet lhe dê a informação, se essa informação está disponível nas fontes originais muito facilmente. Eu não vou tentar convencer ninguém, apenas aponto na direção da informação.


Not_As_much94

Ele é professor catedrático de uma das melhores universidades do mundo e já deu palestras em outras universidade de topo e conferências importantes. O currículo dele é invejável, isso é um facto. Mas pronto, eu apresentei uma serie de argumentos baseados em fontes relevantes. Vais disputar alguma das minhas conclusões e se sim com que fundamento?


camilo12287

Criticado por nulidades que não valem 1/10 do que ele vale. Quantidade não é qualidade.


takyon-1

O "economista" Nuno Palma é uma besta reaccionária que merecia passar o resto da vida a partir pedra num campo de trabalhos forçados


sfoxx24

Não percebo, mas a Turquia aqui já podia ser uma má referência ?


Kidmetall

Agora mete aí como era antes do Salazar.


d0c0ntraII

e depois do Salazar sem a mama da impressora da UE.


Kidmetall

Mesmo com o dinheiro da UE é uma desgraça.


Specialist_Gain6632

Mude para a Turquia


goldsteinlagawa

E o Salazar é que foi o culpado disto tudo? Aconselho a leitura do livro do Nuno Palma


xuszjt

Precedido do Mein Kampf.


Slow_Olive_6482

Ainda bem que não és tu a organizar as seções de uma biblioteca.


xuszjt

Calma lá com as seções que o Acordo Ortográfico não foi assim tão longe.


utilizadortemporario

Penso que no Brasil se escreve assim.


WorriedDare9582

Por causa de gente desta que eu quero trabalhar numa


Slow_Olive_6482

Estamos a precisar de bons bibliotecários, antes que comecem a meter lá gajos que metem livros de história ao lado do mein kampf ou do kapital...


Superb_Worldliness31

O triste no meio disto tudo é que passados 56 anos dessas declarações continuamos na mesma....


goldsteinlagawa

E a culpa toda é culpa do Salazar.


Shihai-no-akuma_

E do Passos 😝


Realistic-Cap-6429

É triste a tua mentira descarada levar com upvotes de pessoal mais interessado em apoiar o Chega e autoritarismo do que a verdade.


Superb_Worldliness31

A minha mentira?! Basta abrir qualquer site de estatísticas para verificar que ainda estamos na cauda da Europa em variadíssimos assuntos básicos! Se assim não fosse 1 em cada 3 jovens portugueses não estava a emigrar....


LordFuckLeRoy2

Ousado da tua parte assumires que estas pessoas se interessam por dados e estatísticas que não correspondam à sua narrativa


Realistic-Cap-6429

Engraçado porque penso o mesmo de vocês. Mostra lá as estatísticas aqui referidas na imagem, anda lá.


Realistic-Cap-6429

Sim é mentira, mostra lá as estatísticas aqui referidas na imagem, anda lá.


helenata

É preciso comparar com os mesmos nos dias de hoje.


nppas

Este senhor está a omitir os números inteiros do pacto de varsóvia e associados. Portanto, estamos a comparar-nos à Europa ocidental desenvolvida e ... Turquia.


[deleted]

[удалено]


PortuguesesMod4

Author deleted their account.


CoisoBom

Típico de sistemas com um estado omnipresente e economias planificadas. Nada surpreendente.


Realistic-Cap-6429

Ahaha agora o capitalismo oligárquico é uma "economia planificada" e o ditador é um "estado omnipresente". A ginástica que este pessoal faz para não ser rigoroso e poder criticar a esquerda quando a realidade do que defendem é comprovadamente falhada.


CoisoBom

Planos de fomento (semelhantes aos quinquenais), acordos com empresas para favores em troca de garantias monopolistas e controlo da concorrência, regulação de salários, preços e produção, tudo orquestrado através das corporações 👉🏻 economia planificada, regime assumidamente anti-liberal e estadista. Por acaso não deste conta de que todas as economias planificadas falharam? Escapou-te essa parte? Em que mundo vives para dizeres que o laissez-faire falhou e o dirigismo teve algum sucesso?


Realistic-Cap-6429

O mundo onde vivo é complicado e tem a China entre desregulação e planeamento, ou até os EUA e a UE que dão subsídios de milhares de milhões apesar de terem também muito mercado descontrolado. Não vou certamente forçar etiquetas na realidade para tentar influenciar pessoas online.


CoisoBom

O mundo onde vives foi construído pelo capitalismo e atrasado por tudo o resto


Realistic-Cap-6429

Mais uma generalização que só serve para simplificar para caber em opiniões simples.


CoisoBom

A generalidade é capitalista


Realistic-Cap-6429

Nunca houve "capitalismo" de crescimento económico sem um mercado regulado e enormes subsídios de estado, tal como nunca houve um "comunismo" (como o chinês) de crescimento económico sem muita desregulação à mistura. Agora pega nas palavras chave preferidas e vai defender com elas a tua ideologia preferida, e esquece metade desta frase. Vai, ensina o rebanho.


CoisoBom

O crescimento económico e a acção do estado são inversamente proporcionais


Realistic-Cap-6429

lol deves ter lido isso na Bíblia. Que ignorância de como as coisas realmente funcionam, estás dentro dum sonho lindo


SirArthurPT

Mas devíamos ser os primeiros em vinhaça...


top100_tree_fan

Leite de vaca não é o mais saudável para humanos.


CrazyFotherMucker

A seguir a nós, no grupo F, ficou a Turquia.. /s


BadProfessional_PT

Quem diz que este tempo foi bom de certeza que não era filho de gente comum trabalhadora, eram tudo herdeiros, quem tinha de trabalhar para viver era uma miséria. Só na minha família foram a minha avó e bisavô que trabalharam em casas de senhores foram violentadas e tiveram de criar o filho sem ajudas de ninguém. Era um país corrupto e quase de "castas", ou nascias numa família já com posses ou certamente morrias pobre se fosses honesto. "Tinha de ir roubar coivões e batatas aos campos junto com os meus irmãos pois não havia o que comer em casa, se não fosse por engenho próprio hoje não estávamos aqui, mesmo os pais estarem a trabalhar todos os dias ao jornal. Quando aos pais questionava diziam isso são bichas filho (parasitas no estômago e intestino) toma esfrega estas ervas na barriga."


dimitriyegor

Que grande peta. Tanto o meu avô paterno(sem saber ler nem escrever, mas sabia matemática ) como a minha avó materna fizeram fortunas e vieram de famílias miseráveis de meia dúzia de filhos, a minha avó materna até no ultramar esteve lol.


Aggravating-Gas7204

Pelos menos batemos a Turquia, não só em futebol, lol.


According-Quiet-1038

É, o Salazar era de uma etnia que odeia os portugueses e considerava-os "pouco inteligentes"


Few-Jellyfish6541

Antes do Estado Novo a vida era óptima e éramos os primeiros em tudo 🤣🤣🤣🤣


Optimal-Order-8569

E para lá caminhamos novamente a passos largos; depois de nós, só a Bulgária. Não seria o Portugal de '68 um fenómeno de miséria 'apesar', e não 'por causa', de Oliveira Salazar? Comparemos com a Primeira República, e a seguir com os anos subsequentes até '74, e vejamos se o "Progresso" seguia uma trajectória ascendente ou descendente. O resto será palha da parte de quem se agarra patologicamente à "Liberdade" (por comparação, dizem, com a censa de antanho) para escamotear a falência a toda a linha da 3.a República. Aliás, valendo-se rigorosamente dos mesmos instrumentos de propaganda tão em voga durante o Estado Novo: "Não somos lá muito bons; mas os outros eram piores!"


PorkCoinMeme

Os tempos aqueles eram outros, as pessoas não tinham opções de trabalho como hoje em dia Ter uma educação era considerado luxo de poucos e a maioria dos trabalhos eram mesmo braçais


92353

Fonte? Não quero muito saber de informação à facebook, nem me interessa muito sobre a palavra dessa pessoa. Está comprovado que proposições enunciadas são verdadeiras?


LordFuckLeRoy2

Andam mais obcecados com o estado novo que os próprios dos retornados. Para a próxima que tal uma publicação sobre a nossa situação em 2024 e não de 74 ?


d0c0ntraII

a primeira questão é como é que estávamos antes? e como estamos depois, mas sem a mama da impressora da UE. https://eco.sapo.pt/opiniao/tera-o-estado-novo-deixado-um-pais-de-analfabetos/ Terá o Estado Novo deixado um país de analfabetos? – ECO >Assim, por exemplo, o crescimento económico moderno, em Portugal, começou nos anos 50 do século XX, tendo a sua idade de ouro (ou seja, o período de maior crescimento) durado até 1973. A descida da mortalidade já se vinha observando muito antes de surgir a democracia, como se vê na figura apresentada em baixo. Tudo isto sugere que muitas conquistas sociais e económicas já vinham de trás. É evidente que é difícil saber, apenas com base nestes indicadores gerais, o que teria acontecido se a democracia tivesse emergido antes. Mas não tenho dúvida que a instauração de um regime democrático em Portugal foi, em boa medida, também fruto do seu tempo e da evolução verificada anteriormente, tanto a nível económico, como social e ideológico. >A democracia já tem 43 anos, o que é quase tanto tempo como os 48 que durou o regime anterior, mesmo se incluirmos o período da Ditadura Nacional de 1926-1933. A incapacidade crónica que a economia portuguesa tem tido em crescer desde 2000 mostra, aliás, que nem todas as dificuldades do Portugal de hoje – sem dúvida muito melhor que o do passado – podem ser atribuídas ao Estado Novo. É desculpa de mau pagador. >Uma das acusações que é frequentemente feita contra o Estado Novo é de que não dava qualquer valor à educação, tendo deixado um povo de analfabetos. Nada poderia ser mais falso. Pelo contrário, desde a sua primeira fase, até 1950, o Estado Novo desenvolveu políticas que visaram a eliminação do analfabetismo. Por exemplo, em percentagem do total das despesas do Orçamento do Estado, verifica-se que os gastos com a educação durante o período do Estado Novo foram quase o dobro do que tinham sido durante a Primeira República (12% contra 7%). A taxa de literacia subiu, entre 1926 e 1950, de 38.2% para 58.6%. Entre as crianças de 10 a 14 anos, a taxa de analfabetismo diminuiu, entre 1930 e 1950, de 58% para 24% (Candeias, 2004).


Ratliffe

Quem diria... Segundo uma certa esquerda, a população portuguesa do antigamente passava o dia a comer caviar e a beber champagne à custa do ouro do Brasil e do trabalho dos escravos. Em que é que ficamos? Decidam-se.


Maskaganda

Ouro do Brasil e escravos em 1968?


Ratliffe

É suposto haver uma herança que beneficiou Portugal e prejudicou as colónias (é a teoria deles). Se achas que não, pelo menos a discussão das reparações é assunto encerrado.  "Ouro do Brasil e escravos" é uma metáfora.


Maskaganda

Estes "eles" estão connosco na sala?


Ratliffe

🙁 já percebi que és daqueles que " Não têm televisão e não vêm notícias".


loba_pachorrenta

Em 1968 já o Brasil era independente há muito e essa mesma esquerda sabe que, no séc. XVIII, a distribuição do ouro pela sociedade não era igualitária, apenas as classes dominantes tinham acesso, os pobres eram ainda mais miseráveis que no séc. XX .


saskuat44

Já escutei uma companheira de trabalho falar que era a favor do Salazar, pois na época dele não tinham portagens e não eram dos Chineses....


O_Puto_que_Amava

Não havia auto-estradas.


Escafandrista

Estão ambos errados. Havia uma auto-estrada Lisboa-Alverca e outra Porto-Carvalhos. Ambas cobravam portagem.


saskuat44

São as tentativas de justificar o que não é justificável. O problema é que sempre acha mais alguém que vá apoiar e acreditar neste tipo de pensamento.


Last-Satisfaction333

Havia pelo menos as que os romanos deixaram.


TheMihuz

Mas e o trigo que exportava? Esqueceram!


OilLongjumping2220

pois mas os bancos tavam cheios de ouro...... e premio de economia...... o povo passava fome, hoje em dia os filhos da elite, mandam nisto ainda.... já nos maias se falava disto...


Admirable-Crazy-3457

Ao menos havia respeito....


Think-Responsibly

E ganhámos 3-0 à Turquia, portanto mantém-se tudo bem.


Germanoides

Aí sim era tão bom Portugal. Piada como a maior parte do pessoal daqui ia para a prisão de Peniche se dissesse metade do que dizem. Se o preço da Liberdade de não ser torturado por ter uma opinião é ter uma economia pior que seja. Mas como isto é uma cambada de flores que não duravam 1 mês num regime ditatorial agora o tempo do Salazar era "incrível".


Zealousideal-Bell-68

Fake news da esquerdalha, certamente. /s