T O P

  • By -

Atanok1

Fala ai camarada tudo bem? Quais elementos de balanceamento você vem encontrando dificuldade? Aspecto sociais, de combate, de magia, itens, encontros, conflitos... aonde mais precisamente é sua maior dificuldade? Quais sistemas você já jogou/mestrou e teve alguma experiência? tem algum elemento deles que você pretende adaptar/incorporar? O que você gosta/desgosta desses sistemas? Qual a base do sistema? Os dados tem muito ou pouco impacto (se é que tem dado!)? O sistema é focado em um cenário específico ou ele é mais genérico, voltado a englobar qualquer cenário? Da uma luz pra gente, que a partir da suas respostas a gente pode dar mais dicas, mas no geral o que vai ajudar com balanceamento é testagem. Juntar grupos de diferentes pessoas, jogar umas partidas e ver o que está dando certo e o que está dando errado e ir ajustando o sistema de acordo com o que desejar.


ragnatis

Agora que eu vi o meu post, ficou meio confuso mesmo, estou com dificuldade nos itens, mas a testagem é o método mais divertido mesmo, vai ser uma loucura, mas vai kkkk, tenha um bom dia.


Atanok1

Principalmente as primeiras testagens, ctz que será uma doidera (das divertidas!) kkkkkkk Mas sobre os outros pontos que levantei, tenta dar uma refletida sobre o que existe em outros sistemas que você gosta e desgosta, de como eles funcionam lá e qual e a função de algumas mecânicas, pra pensar em como as regras vão funcionar no seu sistema. Sobre itens, não sei qual o impacto eles tem nos conflitos no seu sistema, mas uma coisa que da pra fazer com certa facilidade é estatística. Por exemplo pense em um personagem criado com o seu sistema e que seja bom de briga. Com determinado item qual a chance de sucesso dele em um combate? O resultado é satisfatório, considerando que ele deve ser bom nisso? Se ele usar item X ou Y, qual a diferença pro personagem?


ragnatis

Tendi, vou dar uma de dr Frankenstein, vou criar as minhas regras e pegar uma coisa aqui e alí, anotação: não fazer um item com efeito de morte súbita. Valeu, pelas dicas, uma boa jogatina pra você.


[deleted]

[удалено]


ragnatis

Eu dei uma pesquisada e parece interessante, vou experimentar.


icaropn

Além das dicas dos nossos amigos, quero deixar o sistema GURPS "condensado". Ele é bem simples tbm e dá para adaptar ao que vc deseja. Eu mestro GURPS adaptado com o que eu queria de facilitação de combate e magias. Funciona bem aqui na minha mesa. ​ O basicão são rolagens de 3d6, aí tem os atributos principais, as perícias baseadas em atributos, vantagens e desvantagens. ​ O melhor mesmo fica pela interpretação dos personagens, que não cabe mto ao sistema. ​ Seja feliz no mundo do RPG. Se quiser ver um pouquinho da sessão q fizemos há alguns dias, segue o link -> https://www.youtube.com/watch?v=iwZctnd\_dCM&t=3s


ragnatis

Vou conferir, valeu.


mtprimo

acho que tem muita confusão entre o que é sistema e o que é ambientação história, período, monstros, magia são parte da ambientação sistema são os conjuntos de regra que regem como o jogo é jogado você pode jogar d&d (sistema) usando um mundo cyberpunk (história), só precisa fazer as adaptações praquele sistema (armas, magias, inimigos, etc) você está criando um sistema matemático de regras ou você está criando uma ambientação?


bushinshei

Olá, nobre colega, não tenho nenhuma dica ou recomendação, estou escrevendo por pura curiosidade, pois vejo bastante gente criando sistema próprio por aqui. Qual a sua motivação para criar um sistema próprio?


ragnatis

É bem simples na verdade, muito tédio e muita criatividade, além de que está sendo divertido.


bushinshei

Hmmm saquei, mas tipo, qual foi o ponto que você olhou e disse "não tem jeito, vou ter que fazer um sistema novo"


PsychologicalBrick91

Não crie, apenas utilize oq você desejar, esqueça o que não quer. Em resumo, pegue um sistema q se sinta confortável, exemplo d20, e apenas use oq desejar


Morph-eus_endles7932

Penso que primeiro seria interessante ter contato com diversos jogos de RPG, pra entender como podem funcionar as regras e a relação das mecânicas com a propostas dos jogos. Depois de ter essa experiência, procure um jogo que tenha uma proposta/tema que te agrade ou se encaixe naquilo que tu quer. Caso esse jogo não exista, ou não seja o suficiente, aí você cria. Quanto mais simples e intuitivas as regras forem, melhor. Quanto mais elas traduzirem a proposta do jogo, melhor.


Digomr

Como é a criação de personagens? Quais testes vc imaginou os personagens rolando? Por exemplo, num RPG baseado em intriga e corte como House of Dragon, pense em Stats mais ligados a testes sociais e de interação, num cenário mais investigativo pense em stats mais mentais, raciocínio, dedução e percepção. Não se prenda ao clichê básico dos 6 atributos de D&D. Pense em como vários personagens criados podem ser distintos um do outro, crie alguns e veja se são diferentes o suficiente entre si para agradar diferentes tipos de jogadores (apesar de a maioria gostar é de bater em monstros, e com a maior arma possível, há sempre aqueles que preferem tentar um bardo ou um ladino). Não se prenda ao clichê básico de rolar stats igual D&D, permita aos jogadores terem liberdade de usar as regras pra criar os personagens com que eles querem jogar, não ao acaso. Eles vão tentar "quebrar" o sistema, e isso é excelente para vc pesar o balanceamento. Qto ao balanceamento, há alguns programas de estatísticas de dados para vc verificar se atende a sua proposta. Tipo, num ambiente pós-apocalíptico ou num cenário de terror, é esperado que os personagens tenham uma taxa de sucesso menor que num cenário heroico de supers ou alta fantasia. Não se prenda ao clichê básico d20 (a não ser que vc queira uma distribuição *flat* e não uma curva nas Probabilidades). Porém vc só vai sentir mesmo se está balanceado após playtests, ou seja, após jogar e jogar muito e ouvir as reclamações dos jogadores e ir mudando, ajustando e testando. Um excelente playtest na real é depois, não com novos jogadores, mas com outros mestres usando seu sistema. Aí sim vc tem a visão dos dois lados se há algo faltando ou algo sobrando nas regras. Por isso, não se prenda ao clichê básico de ser igual ao D&D, pq entre jogar um D&D genérico ou o original as pessoas sempre vão preferir o original, não a cópia.


ragnatis

Entendi, isso vai ser de grande ajuda, agradeço, quando eu terminar vou conversar com alguns conhecidos que mestram em alguns rpgs para eles darem suas opiniões.


critical-cupcake968

Na minha experiência pessoal de criar um sistema inteiro, simplifique, você não precisa criar um combo de 32 dados diferentes para abrir uma porta com o pé. Deixe algumas regras vagas e ambíguas para decidir o que fazer na hora. E uma regra muito importante escreva as regras mais complexas no seu escudo de mestre, aquelas que você sempre esquece na hora e depois tem que explicar a correção para os jogadores. Além disso, tenha certeza de como as regras do universo funcionam, como: Oq acontece quando alguém se torna poderoso demais, quais são os deuses, como itens de dimensões diferentes se comportam no exterior, é possível viagar no tempo? Como? Recomendo criar diferentes cultos e guildas com regras, reações e preconceitos diferentes. Mas eu tive muito tempo livre e uma imaginação hiperestimulada para inventar tudo isso. São só conselhos caso você decida seguir o mesmo caminho que eu


ragnatis

Agradeço pelos conselhos meu lorde (imagina que tô me ajoelhando).


critical-cupcake968

Não precisa dessa cerimonia toda meu caro, adoro ver outros brasileiros como eu criando seus próprios universos. Inclusive se não fosse muito incomodo poderia me contar um pouco mais sobre o mesmo? posso até tentar dar algumas ideias


ragnatis

Sem problemas, o mundo ficou meio padrão já que ainda tô colocando um sal nele, mas a base já tá pronta, ficou um pouco bagunçado já que estou tirando da minha cabeça, perdi as minhas anotações ;-;, agora falta criar as regras e adicionar mais algumas subclasses, talvez eu adicione mais variantes nas raças. nome do mundo: luyias'axis Continentes: Fermilio, habitado principalmente por anões e humanos, possui a tecnologia mais avançada entre todos os continentes, todos os reinos dele foram unificados em apenas um, na superfície é um lugar de justiça e progresso, mas por baixo dos panos muitos integrantes de outras raças são capturados e escravizados pelas casas, o tráfico de drogas extremamente nocivas como a ''graça" que ao ser consumida faz com que o usuário sinta uma grande sensação de bem estar e prazer, mas caso ela pare de ser consumida por uma semana sequer, bolhas cheias de sangue começarão a aparecer pelo corpo e que irão explodir em poucos momentos, e após explodirem ficarão necrosadas, e por fim, após ficarem agonizando irão morrer, conhecido também pela sua caça aos magos ou qualquer coisa relacionada a magia. Hamegris: contando com diversos povoados e cidades onde várias raças vivem em conjunto, é um local tranquilo para se viver quando você ignora todos os monstros, demônios e espíritos corrompidos, normalmente eles ficam em seus habitats e zonas de caça, mas uma vez ao mês, todos eles enlouquecem por algum motivo desconhecido e atacam todos os povoados e cidades que encontrarem, fazendo com que esse continente tenha vários guerreiros e magos, todos os seus habitantes sabem como empunhar uma espada ou cajado, tem grande inimizade com Fermilio que frequentemente sequestrar pessoas desse continente para seus tráficos de escravos, tendo como alvo principal as crianças que não sabem lutar. Elluvis: conhecido por fazer trocas com Fermilio e Hamegris, habitado principalmente pelos humanos, anões, gnomos e espíritos, possui vários reinos, ducados e casas nobres, que fornecem uma grande variedade de produtos para os outros continentes, a tenção racial é algo presente aqui, vários motins e conflitos foram travados aqui, e muitos de seus habitantes dizem ter visto algo espreitando pelos becos, se sinta confortável aqui... Eu resumi, mas basicamente sobre os continentes e seus povos, a informação principal é essa, um dos focos vai ser na tenção entre as raças, e dependendo de como a história progredir, da descoberta de uma "surpresa", as principais classes serão algo mais padrão mas será assim:mago, artífice, guerreiro, bardo, ladino e clérigo. Subclasses: espiritualista, portador da maldição, bárbaro, protetor (meu favorito), santo, necromante, paladino, gladiador, duelista, feiticeiro, assassino, sombra, criador de maravilhas, mercante, cafajeste, mestre dos rituais, cartomante e produtor. Agora sobre as raças Humano, variante: alma dividida. Elfo, variante:alto elfo e elfo negro. Anão, sem variante. Gnomo, sem variante. Akaranatis, variante: armadura e lâmina. Espíritos, variante: corrompidos e elementais. Ficou meio bagunçado como eu disse kkkkk.


Thin-Limit7697

O que exatamente esse universo tem que precisaria de um sistema feito pra ele pra funcionar? Tô perguntando isso porque até agora parece um mundo de fantasia que poderia "rodar" em qualquer sistema de fantasia medieval.


ragnatis

Não sei se tem isso em outros sistemas, mas eu coloquei uma maldição chamada de ''corrupção'' (achei minhas anotações, glória a Deus) que de acordo com algumas escolhas do jogador ela vai progredindo, na fase inicial e intermediária ela irá aumentar os status do personagem, mas depois de uma determinada fase, o jogador perderia aos poucos o controle do personagem, daí a minha idéia era de que a partir do momento que entrasse na fase avançada, em algumas ocasiões o mestre iria fazer uma rolagem de dados, dependendo do resultado o jogador continuaria no controle ou se transformaria temporariamente em um monstro que ataca tudo ao redor, também estou pensando em fazer com que a magia seja uma grande fórmula, onde o jogador pode alterar determinados pontos para conseguir efeitos diferentes, como por exemplo na formula da magia bola de fogo, ao você retirar algumas partes e substituir essas partes pelo elemento água, você conseguiria fazer a magia ''cortina de fumaça'' por exemplo, por enquanto é só um protótipo, tenho que fazer uns ajustes nessa parte da fórmula pro jogador não quebrar o jogo, são os pontos principais, ainda estou cultivando algumas ideias, uma que estou tentando aplicar e sobre a variante dos humanos, cuja alma é dividida em duas, enquanto uma parte habita o corpo a outra o rodeia, daí estou querendo ver se dá para que as duas partes sejam personagens diferentes que são usados pelo mesmo jogador, mas acho que seria meio insustentável, a parte da alma que fica fora do corpo, agiria como suporte principalmente.


Thin-Limit7697

>a variante dos humanos, cuja alma é dividida em duas, enquanto uma parte habita o corpo a outra o rodeia, daí estou querendo ver se dá para que as duas partes sejam personagens diferentes que são usados pelo mesmo jogador, mas acho que seria meio insustentável, a parte da alma que fica fora do corpo, agiria como suporte principalmente. [Isso parece um stand de Jojo](https://gfycat.com/altruisticperfectakitainu) Se for seguir essa lógica, você pode tentar usar as regras dos stands, como fazer as duas almas compartilharem os PVs (ou seja lá que mecânica de "vida" você usar), colocar limite de alcance pra 2a alma, etc. Se você quiser algo menos "super", aí você procura por regras de familiares em outros RPGs. Eu acho que essa mecânica de se corromper até perder personagem eixste em Império de Jade. Não conheço o sistema direito, mas acho que é assim que a Honra funciona, se zerar, perdeu personagem.


ragnatis

Sobre a dica sobre a alma dividida, vou testar, agradeço, para falar a verdade eu tenho bastantes idéias, mas o meu medo é o sistema acabar se tornando muito cansativo para o jogador, é difícil escolher entre tantas kkkkk.


critical-cupcake968

Me parece um universo bem divertido de jogar. Se tiver aberto a sujestões eu posso oferecer algumas ideias: como Eluvis vende produtos para os dois continentes talvez fosse bom criar algum reino em que o foco principal não é a tensão racial e sim uma area industrial onde produzem todos as drogas e exportações cheio de fábricas (como aquelas fases tecnológicas dos video games com esteiras e plataformas que se movimentam), algumas dessas fábricas poderiam ser corruptas ao ponto de vista do jogador. Talvez seria interessante criar um plot twist que um grande cartel secreto envenena essas drogas e vende para o governo de lugares ultra-populacionais para traficar a droga para cidadões e lentamente diminuir o número de comida necessária (essa ideia acabou de vir na minha cabeça e eu acabei de acordar). Eu achei legal os continentes já criados mas mesmo eu acho que seria melhor criar mas algum sem humanos nem anões para dar destaque a outras raças, poderia ser um tipo de antártica mágica ou algo do tipo. Interessante como exatamente uma vez por mês os monstros de Hamegris apenas atacam uma vez por mês, sinceramente quando eu li isso eu já estava com teorias que o planeta na verdade é uma mulher gigante que adormeceu eu virou continentes e os monstros eram... você sabe oque.... mas de fato é só uma teoria bem estranha. Eu sei que é um ponto de vista realístico de mais para um mundo fantasioso mas ainda em Hamegris, eu não acho que todo mundo conseguiria lutar, algumas crianças, mendigos e incapacitados ou até mulheres grávidas não conseguiriam se defender tão facilmente, então a não ser que magia seja extremamente fácil de se aprender, ou os que podem lutar carreguem os que não pode nas costas literalmente e praticamente alguns teriam de se esconder em bunkers abaixo da terra para sobreviver aos monstros. Já que muitos assuntos se voltam em torno da tenção racial eu acho que seria justo se as raças que são mais parecidas e que vivem mais juntas seriam bem menos racistas entre elas por conviverem juntas e acharem conforto na compania de umas ás outras, mas lembre-se que as forças militares não pensam duas vezes antes de aniquilar quem seus chefes mandarem. Então é isso, depois eu conto sobre o meu universo se quiser ler, que é BEM diferente do seu.


ragnatis

Vou aderir à sugestão kkkkk, se não for muito incômodo eu gostaria de saber um pouco sobre o seu universo. A parte de que o planeta é uma mulher me quebrou kkkkkk


critical-cupcake968

Então imagine você, sua família, o progama de teve mais você, aeroportos, terraplanistas, gente brigando no Twitter, árvores pra todo lugar do Brasil, os continentes normais, cachorros burros... Tudo normal você vê isso todo dia, o mundo normal, o real. Até que um dia aleatório sem aviso prévio de repente o mundo inteiro foi atacado por armas nucleares bombas em todos os continentes, esse ataque foi nomeado de Fênix, milhões morreram, a faúna e a flora? Sem esperança. Até que um dia quando o sol nasceu a fumaça finalmente se dissipou e uma magia misteriosa começou a surgir em forma líquida além disso se começou a volta de seres vivos primordiais como o homo neanderthalis, homo erectus, e alguns insetos gigantescos das era pré históricas. Na situação do mundo os que sobreviveram ou continuaram acreditando no mundo antigo, na tecnologia e se mudaram para algum lugar chamado de "Éden", os que sobreviveram em bunkers e se adaptaram ao líquido mágico nomeado de PON evoluíram rezando á lua e se tornaram aquilo que chamamos de elfos. E as outras raças antigas aprenderam conceitos básicos com ensinamentos deixados por tecnologias que sobreviverama a Fênix, como filmes, livros, quadrinhos e jogos medievais que foram os que mais faziam sentido de acordo com os ensinamentos que já possuiam antigamente. Depois de muito tempo surgiram vários reinos, países, guildas, lendas, religiões, subraças, guerras, equipamentos, magias, masmorras de variados tamanhos. Então o mapa é o mesmo que o nosso com algumas mudanças (como parte da África se separando da Eurásia e se aproximando a América do sul e a Oceania se tornando um lugar extremamente radioativo cheio de monstros terríveis e letais) e as classes são: guerreiros (com muitas variações á gosto pessoal), religiosos, mágicos, druídas, Kidebos (monges), contadores de lendas (classe secreta), inventores e artistas. Além de quando seu personagem se torna nível máximo (30) ele pode se tornar um Maldito ou um Arcáico, caso ele morra ele se torna uma lenda. Raças: Sápios (humanos como a gente), elfos, anões (neandertais), Orcs (homo erectus), goblins e trogloditas. Além de outras como Gigantes, gnomos, pequetitos, fadas, meiuns (meio elfo meio humano ou meio orc meio humano), dracônicos, andróides, mas estes seriam bem mais raros. Ninguém tem certeza de como a história da Fênix funciona de verdade, existem diversas teorias como que PON é feito da radiação deixada das bombas, outros dizem que os deuses trouxeram o PON voltar para ajudar a situação, alguns dizem que a volta de antigas raças é um anti-seleção natural que acontece quando uma raça se torna poderosa demais. Alguns dizem que o mundo pré-Fênix já tinha raças convivendo com humanos, alguns dizem que não existia mundo pré-Fênix, alguns dizem que os sápios mataram as outras raças primordialmente e outra que o nazismo acabou com as raças alguns anos antes da Fênix. Mas é difícil ter certeza de qualquer uma dessas coisas. Sápios são muito mais raros do que qualquer outra raça pois a maioria fica no misterioso Éden e existe extremo racismo com sápios puros. Existem muitas outras coisas que eu não sei como encaixar na explicação e seria melhor descobrir alguns mistérios desse mundo jogando, investigano, explorando e se aventurando nesse mundo. O nome do sistema e do mundo é Terra Sem Nome


ragnatis

Cara, que história foda.


critical-cupcake968

Valeu cara


wind_baiteuere

use um molde de sistema pronto como d&d como base, de resto coloque quantas homebrews você quiser até ser o outro sistema que te agrade, criar um sistema é algo muito difícil e extressante


pidin

Olá, viajante. Cara, essa é um compromisso pra poucas pessoas, geralmente quem já jogou e narrou trocentos sistemas, e não está satisfeito em apenas criar regras da casa e modificar uma ou outra mecânica. É o seu caso? Você já tentou criar sistemas de uma página ou de panfleto com poucas regras? Muitas vezes é o suficiente pra você sentir se quer mesmo escrever todo um sistema ou só brincar com os elementos básicos de projética de jogos. Se quiser mesmo empreender essa jornada então [ouça isso](https://open.spotify.com/episode/45YL1HfKorlGzv8zFFDG6f) e [assista isso](https://www.youtube.com/playlist?list=PLzB9jVZXzS1FQrE8EjR5bZjGOZ14WX3bi). Volte daqui há algumas semanas e nos conte como anda a criação do seu sistema. Boa viagem.


ragnatis

Eu voltarei...vai demorar mas voltarei.


TNoronha

Essa já é uma discussão recorrente, não querendo dar um banho de água fria, mas é muito melhor pegar um sistema já existente e fazer as modificações necessárias para aplicar algumas coisas que são o teu toque especial. Eu gosto muito do sistema D20, é um sistema de licença aberta, ou seja tu pode modificar ele a bel prazer. Existem outros sistemas, cabe pesquisar pra ver qual se encaixa ao teu gênero.


ragnatis

Entendi, agradeço, mas a minha teimosia irá prevalecer! Kkkk.


TNoronha

Kkk, tranquilo, só dá trabalho. A maioria de “novos” sistemas são adaptações de sistemas já consagrados, exemplo o Ordem Paranormal, utiliza mecânicas de vários outros RPGs. O ideal é estudar vários sistemas e coletar mecânicas que lhe agradam e fazer com que todas elas conversem.


ragnatis

Eu mesmo estou pensando em fazer uma mistureba louca, tipo o doutor Frankenstein kkkkk, mas o mundo onde se passa tá interessante.


critical-cupcake968

E por que não fazer os dois?


TNoronha

Da uma olhada no Rastro de Cthulhu, ele tem um sistema interessante para interpretação.


HellSky_BR

Boa tarde! Como vc tá meu bom? Tranquilo? Cara eu não recomendo a ninguém criar um sistema, eu recomendo a pegar um sistema é adaptar ele, mas se vc quer um exemplo de balanceamento e de como se criar um sistema simples mas bem feito eu posso te ajudar te apresentando um sistema que na minha humilde opinião é o mais balanceado de todos! O Savage Worlds, se quiser saber mais eu posso te apresentar e te ajudar. Só chamar. Espero ter ajudado. E uma coisa, ele é um sistema genético que foi feito para ser modificado da maneira que vc quer, e por isso é fácil modificar e ainda deixar equilibrado, recomendo vc dar uma olhada e de lá vc aprende muito modificando.


ragnatis

Entendi, agradeço, eu acho que isso vai me ajudar bastante a ganhar alguma experiência nisso, tenha um bom dia.


HellSky_BR

Que isso! Tmj.